Sie sind auf Seite 1von 46

ESTACAS PRPR-FABRICADAS DE CONCRETO (CONTROLES)

Engo CLAUDIO GONALVES

MTODOS PRTICOS NO DESTRUTIVOS PARA AVALIAO DA QUALIDADE

Ensaios laboratoriais do concreto Inspeo visual; Esclerometria; Esclerometria ; Auscultao; Avaliao de trincas e fissuras; Inspeo visual do fuste em estacas vazadas; PIT Ensaio Dinmico de baixa deformao.

ENSAIOS LABORATORIAIS DO CONCRETO COMPRESSO


A resistncia compresso simples, tambm denominada fc, , em geral, considerada a caracterstica mecnica mais importante a ser analisada. Sua estimativa efetuada por amostragem atravs da coleta e moldagem de corpos de prova em lotes de concreto, em conformidade com a metodologia estabelecida na NBRNBR-5738 (Moldagem e cura de corpos de prova cilndricos ou prismticos de concreto), sendo posteriormente ensaiados segundo a NBRNBR-5739 (Concreto Ensaio de compresso de corpos de prova cilndricos Mtodo de ensaio).

ENSAIOS LABORATORIAIS DO CONCRETO TRAO


Este ensaio conhecido internacionalmente como Ensaio Brasileiro ou, Ensaio Lobo Carneiro, como aluso ao engenheiro brasileiro que o desenvolveu em 1943 e encontraencontra -se normalizado pela NBR NBR7222 (Argamassa e Concreto Determinao da resistncia trao por compresso diametral de corpos de prova cilndricos Mtodo de ensaio). Este ensaio consiste na colocao de um corpo de prova cilndrico (15x30cm), horizontalmente sob uma prensa, sobre o qual se aplica um carregamento at que ocorra sua ruptura por trao indireta (ruptura por fendilhamento fendilhamento) ).

INSPEO VISUAL
Cada segmento de estaca produzido, pode ser previamente inspecionado visualmente por todas as partes envolvidas na execuo da obra, ou seja, o executor, o projetista, o gerenciador e o cliente. Essa inspeo visual permite que sejam conferidas previamente todas as caractersticas geomtricas de todas as estacas entregues na obra, permitindo s partes envolvidas a tomada de providncias tcnicas antes da instalao das estacas no subsolo e, por conseqncia, sua utilizao como elementos de fundao.

INSPEO VISUAL (Cont...)


A inspeo visual de cada estaca produzida, possibilita ainda que eventuais problemas sejam claramente identificados e quantificados em conformidade com determinados parmetros de engenharia, possibilitando a todas as partes envolvidas na execuo da obra que sejam tomadas providncias tcnicas adequadas antes da instalao das estacas no subsolo e, por conseqncia, sua utilizao como elementos de fundao.

ESCLEROMETRIA
Esse tipo de ensaio apresenta uma srie de vantagens, pois utiliza um equipamento muito simples de operar, leve, compacto e barato, fornecendo uma srie de dados muito simples de serem analisados. TrataTrata-se de um ensaio no destrutivo e permite a avaliao da uniformidade do concreto e o monitoramento do desenvolvimento da sua resistncia no decorrer do tempo

AUSCULTAO
Quando a qualidade do concreto muda, a velocidade do som varia e o rudo que se ouve bastante peculiar, assemelhandoassemelhando -se ao som que se obtm em um coco maduro quando submetido a batidas de um martelo. Esse procedimento permite reconhecer irregularidades da mistura do concreto e determinar partes danificadas internamente por fissuras, defeitos de concretagem, entre outros. Quando h uma fissura ou defeito de concretagem, ocorre um retardo na onda, permitindo assim avaliar sua intensidade.

AVALIAO DE TRINCAS E FISSURAS


CLASSE 1 - FISSURAS TRANSVERSAIS So aquelas que apresentam aberturas inferiores a 1 mm (Figura 2), em plano transversal ao eixo da estaca. Neste caso, no so consideradas preocupantes quando as fissuras (ou pelo menos 85% delas) no ultrapassem os seguintes valores: 0,4 mm para estacas no protegidas e cravadas em meio de agressividade ambiental fraca; 0,3 mm para estacas no protegidas e cravadas em meio de agressividade ambiental moderada a forte; 0,2 mm para estacas no protegidas e cravadas em meio de agressividade ambiental muito forte. Se as fissuras estiverem dentro dessas faixas, nenhuma providencia especial dever ser adotada. adotada . Quando as fissuras ultrapassarem esses valores, porm no excederem 1 mm, a estaca dever ser marcada com lpis de cera no local da ocorrncia da fissura para identific identific-la, posicionposicion -la na torre do bate estacas e, novamente medi medi-la. la. Como as trincas tendem a fechar at os limites acima estabelecidos, principalmente no caso das estacas protendidas, protendidas, indicando assim que a armadura longitudinal no ultrapassou o estado elstico, segue segue-se normalmente a cravao da estaca estaca. . Caso contrrio, a estaca dever ser rejeitada rejeitada. .

AVALIAO DE TRINCAS E FISSURAS (Cont...)

Classe 2 Fissuras Longitudinais (estacas ainda no cravadas) So aquelas que apresentam abertura no superior a 1 mm, paralelamente ao eixo longitudinal das estacas. Neste caso, as estacas devero ser sempre rejeitadas, pois na maioria das vezes no suportam a cravao a que sero submetidas.

AVALIAO DE TRINCAS E FISSURAS (Cont...)

CLASSE 3 FISSURAS LONGITUDINAIS (ESTACAS EM PROCESSO DE CRAVAO) So aquelas que apresentam abertura no superior a 1 mm, paralelamente ao eixo longitudinal das estacas. Neste caso, as estacas devero ser sempre avaliadas, ou seja: Se ainda em processo de cravao e estando em deslocamento, haver a tendncia de propagao da fissura para toda a extenso longitudinal do fuste da estaca medida que os golpes do martelo vo sendo desferidos. Nesse caso aconselhaaconselha-se rejeitar a estaca. Se a trinca ocorrer no final da cravao quando da coleta das ultimas negas e/ou repiques elsticos, recomendarecomenda-se inspecionar a posio at onde a trinca se propagou, recompondo recompondo-se esse trecho e aceitandoaceitando-se a estaca, pois esta j se encontra devidamente cravada.

AVALIAO DE TRINCAS E FISSURAS (Cont...)


CLASSE 4 TRINCAS TRANSVERSAIS So aquelas que apresentam abertura superior a 1 mm em relao ao plano transversal das estacas. Esse tipo de trinca sinal que a armadura longitudinal ultrapassou o estado elstico de deformaes e, portanto, as estacas armadas devero ser rejeitadas. No caso das estacas protendidas, protendidas , no so raras as vezes onde o procedimento adotado para a classe 1 apresenta resultado satisfatrio, sendo recomendvel neste caso, tentar adotadot-lo.

AVALIAO DE TRINCAS E FISSURAS (Cont...)


Evidentemente, estamos nos referindo neste caso a trincas eventuais, as quais podem aparecer em um ou outro ponto ao longo do fuste. No caso de ocorrncia de inmeras trincas, principalmente em um determinado trecho do fuste, a estaca deve ser recusada.

AVALIAO DE TRINCAS E FISSURAS (Cont...)


CLASSE 5 TRINCAS LONGITUDINAIS So aquelas que apresentam aberturas superiores a 1 mm paralelamente ao eixo longitudinal das estacas e, analogamente ao transcrito na classe 3, 3, as estacas que apresentarem tal problema eventualmente devero ser rejeitadas. Se tais trincas ocorrerem prximas s cabeas das estacas, durante o processo de cravao, o trecho assim danificado pode ser demolido, recomposto e prossegueprosseguese a cravao.

AVALIAO DE TRINCAS E FISSURAS (Cont...)


CLASSE 6 DESAGREGAES LOCALIZADAS DE CONCRETO Neste caso, consideraconsidera-se a ocorrncia de pequenas falhas de concretagem localizadas, pequenas partes superficiais que podem se soltar em decorrncia de eventuais impactos decorrentes do manuseio, entre outros. Nestes casos, devedevese proceder recuperao das partes afetadas.

AVALIAO DE TRINCAS E FISSURAS (Cont...)


CLASSE 7 ESMAGAMENTO DE CABEAS DE ESTACAS Procedimento anlogo ao descrito na classe 5 5, , ou seja, removeremove-se o concreto danificado, incorporaincorpora-se um anel metlico e recomperecompe-se a parte danificada conforme metodologia apropriada.

AVALIAO DE TRINCAS E FISSURAS (Cont...)


CLASSE 8 FISSURAS E/OU TRINCAS TRANSVERSAIS E LONGITUDINAIS CONCOMITANTES Nestes casos, embora bastante raros de ocorrerem, as estacas devero ser rejeitadas

AVALIAO DE TRINCAS E FISSURAS (Cont...)


CLASSE 9 FISSURAS E/OU TRINCAS DE RETRAO Em geral, esse tipo de problema aparece na superfcie das estacas e, sempre na parte superior, a qual fica exposta ao tempo aps a concretagem. Fissuras ou trincas de retrao esto quase sempre associadas ao elevado consumo de cimento e/ou a alguma deficincia no processo de cura adotado. No devem ser encaradas como um problema srio que deva justificar a rejeio de estacas, porm recursos tcnicos devem ser adotados para que sejam evitadas. Raramente ultrapassam alguns centmetros de comprimento e 2 a 3 milmetros de profundidade, apresentandoapresentando -se sempre de forma desordenada na superfcie das estacas.

AVALIAO DE TRINCAS E FISSURAS (Cont...)


CLASSE 10 FALTA DE COBRIMENTO ADEQUADO DA ARMADURA TRANSVERSAL Neste caso, a armadura transversal (estribos), ficando muito prxima superfcie das estacas, acaba por provocar o surgimento de fissuras ou at trincas, exatamente nos pontos onde se encontra posicionada. No raras as vezes esse tipo de problema confundido com retrao. Ocorre, porm, que neste caso, o surgimento dessas fissuras ou trincas, obedece ao mesmo espaamento dessa armadura. No se constitui motivo para recusa das estacas, porm deve ser reavaliada a carga de trabalho a ser adotada nas mesmas, uma vez que a oxidao dessa armadura pode provocar, com o passar do tempo, a ruptura localizada do concreto que cobre essa armadura, reduzindo assim a seo til a ser considerada dessas estacas

Pausa para...
Esticar as pernas... Caf... X....

INSPEO VISUAL DO FUSTE EM ESTACAS VAZADAS


Estacas vazadas possibilitam a inspeo da integridade do fuste aps sua cravao. Para que isso seja efetuado, recorrerecorre-se insero de uma lmpada ou lanterna por dentro do furo central do fuste, de tal forma a permitir a iluminao interna do mesmo e, por conseqncia, sua inspeo visual.

PIT ENSAIO DINMICO DE BAIXA DEFORMAO


Todas as estacas podem ser inspecionadas atravs da execuo de ensaios dinmicos de baixa deformao (PIT Pile Integrity Tester). Tester ). Trata Trata-se de um ensaio bastante prtico, rpido e relativamente barato. Apesar de apresentar alguma limitao quanto utilizao em estacas longas, prestapresta -se razoavelmente ao controle da qualidade de estacas cravadas.

CONTROLES EXECUTIVOS
As estacas pr fabricadas so, em geral, instaladas no solo por percusso. Assim sendo, os controles de capacidade de carga e cravabilidade mais usualmente adotados so os seguintes: Cravao por percusso; Controles individuais e sentimento de reao e interao com o solo, atravs da execuo de diagramas de cravao; Controles individuais e sentimento de reao e interao com o solo, atravs de coleta de negas e repiques elsticos em todas as estacas cravadas; Controles amostrais atravs de Ensaios de Carregamento Dinmicos (PDA). Controles amostrais atravs de Provas de Carga Esttica.

CRAVAO POR PERCUSSO


O processo de cravao das estacas prpr-fabricadas de concreto efetuado por percusso. Esse procedimento induz em cada uma das estacas instaladas no solo, um nvel de tenses bastante superior ao que lhes ser imposto posteriormente quando da sua utilizao como elementos de fundao profunda. Assim sendo, fazfazse razovel admitir que cada estaca cravada testada a um limite de carregamentos superior quele que lhe ser posteriormente atribudo.

CONTROLE ATRAVS DA EXECUO DE DIAGRAMAS DE CRAVAO


Durante o processo de cravao, so efetuados diagramas de cravao, os quais consistem basicamente em registrar o grau de dificuldade de penetrao das estacas no solo, associado a uma determinada energia de cravao. Esse procedimento permite a anlise do comportamento das cravaes, do sentimento de reao do solo, da variabilidade das camadas que compem o macio de solos onde as pontas das estacas estaro apoiadas e tambm da credibilidade das sondagens preliminarmente efetuadas.

CONTROLE ATRAVS DE NEGAS E REPIQUES ELSTICOS


No final da cravao de cada estaca, uma ficha de papel colada em seu fuste e, com auxlio de um lpis de carpinteiro e um referencial fixo ao solo, so coletados os correspondentes sinais de negas e repiques elsticos, os quais devidamente interpretados nos do uma noo do comportamento da estaca assim controlada no que tange sua capacidade de carga e tambm do comportamento de sua interao com o solo onde se encontra instalada.

CONTROLE ATRAVS DE NEGAS E REPIQUES ELSTICOS (Cont...)


Quando ocorre o aumento dos deslocamentos permanentes (negas) e a manuteno dos valores dos repiques elsticos com o incremento de energia aplicada, diz diz-se que a cravao, neste caso, est sendo comandada pelo solo, ou seja, a concluso da cravao no est limitada pelo elemento estrutural da estaca. estaca. Este procedimento simples permitepermite -nos interagir com o comportamento de reao proporcionado pelo macio onde a estaca se encontra apoiada. apoiada.

CONTROLE ATRAVS DE ENSAIO DE CARREGAMENTO DINMICO (PDA)


Este mtodo, que se baseia na Teoria de Propagao de Ondas, consiste em acoplar sensores em uma determinada seo da estaca, atravs dos quais so coletados sinais que devidamente interpretados por equipamento apropriado (PDA) permite avaliar a capacidade de carga e aferir o sistema de cravao de tal modo a permitir ajustajust-lo adequadamente minimizando eventuais quebras.

DETALHES DA PREPARAO DA ESTACAS E FIXAO DOS SENSORES

BATE ESTACA POSICIONADO PARA EXECUO DO ENSAIO DE CARREGAMENTO DINMICO (PDA)

CONTROLE ATRAVS DE ENSAIO DE CARREGAMENTO DINMICO (PDA) Cont...

O ENSAIO DE CARREGAMENTO DINMICO (PDA) PERMITE AVALIAR Eficincia do Sistema de Cravao; Tenses de compresso e trao durante a cravao dinmica das estacas; Integridade e localizao de eventuais danos estruturais; Deformaes do conjunto estacaestaca-solo. Capacidade de Carga das estacas ensaiadas.

PROVAS DE CARGA ESTTICA

QUEBRAS, VIBRAES E RUDOS

QUEBRAS, VIBRAES E RUDOS (Cont...)

Uma margem de quebras situada entre 2% e 4% bastante razovel e representativa da grande parte das obras executadas. Quando a margem de quebras de estacas em uma determinada obra aproximaaproxima-se de 5%, fazfaz-se prudente atentar que medidas imediatas devam ser tomadas, no intuito de analisar suas causas provveis. Nesses casos, devedeve-se efetuar reunio conjunta, na obra, entre o cliente, o executor e o projetista para a tomada imediata de medidas corretivas. Ao contrrio, quando a margem de quebras de estacas em uma determinada obra aproximaaproxima-se de 1%, certamente devedeve-se desconfiar que algo esteja errado no controle efetuado em campo. Valores inferiores a 1% so diretamente proporcionais probabilidade de ocorrncia de problemas srios no futuro, problemas esses decorrentes de total falta de controle operacional durante a execuo da obra, tais como a no observncia de que estacas foram mal cravadas e at mesmo que estacas quebradas foram admitidas como satisfatrias.

QUEBRAS, VIBRAES E RUDOS (Cont...)

H de se frisar que, na grande maioria dos casos, as vibraes decorrentes do processo de cravao de estacas percusso no representam risco algum estabilidade das edificaes que se encontram situadas nas proximidades onde tal operao executada, porm h de se observar tambm, que as vibraes decorrentes dessa operao podem causar algum incomodo aos habitantes dessas edificaes. Existe certa subjetividade relacionada ao referido assunto, principalmente quanto ao aspecto da caracterizao do grau de desconforto aos seres humanos ocasionado por esse tipo de atividade.

QUEBRAS, VIBRAES E RUDOS (Cont...)

O corpo humano, fsica e biologicamente possui uma natureza extremamente complexa e, procurar quantificar com parmetros de engenharia a incomodidade humana perante fenmenos acsticos torna torna-se tarefa mais complexa ainda, at porque existe certo subjetivismo em toda essa questo, pois inmeras tarefas cotidianas, se quantificadas igualmente quanto emisso de rudos em grande intensidade, resultariam em situaes reais de riscos sade muito mais evidentes e caracterizveis que aquelas decorrentes da cravao de estacas percusso. Pesquisas tm sido feitas nesse sentido e os dados obtidos apontam no sentido inverso pressuposio de que a cravao de estacas prpr-fabricadas de concreto percusso venha a encabear qualquer lista relacionada ao incomodo oriundo dos rudos emitidos ao meio ambiente. A liderana de uma lista nesse sentido, segundo estudos efetuados no Brasil e em diversos outros pases, parece estar atribuda ao trnsito e aos incmodos provocados por vizinhos, estando a construo civil (de um modo geral) apenas em 10 lugar, lembrando que nessa atividade de engenharia, a cravao de estacas prpr-fabricadas de concreto percusso no a que mais se destaca quanto emisso de rudos com elevados nveis de presses sonoras.

Finalizando, uma estaca amplamente testada, quer seja no seu transporte, cravao e ensaios sofisticados a que submetida, deve merecer o devido diferencial de destaque em relao a outros tipos de fundaes...

... at mesmo porque, determinados tipos de fundaes inmeras vezes escondem uma srie de problemas por no permitirem o prvio controle e a inspeo dos elementos que a constituem....

... problemas esses que embora imperceptveis, muitas vezes podem levar uma determinada estrutura ao colapso com o passar do tempo.

REFLEXO ...

REFLEXO....

REFLEXO....

REFLEXO....

REFLEXO...

Agradecemos a todos os colegas presentes que acompanharam com pacincia a apresentao deste trabalho

Das könnte Ihnen auch gefallen