Sie sind auf Seite 1von 21

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-RIDO DEPARTAMENTO DE CINCIAS AMBIENTAIS E TECNOLGICAS CURSO DE ENGENHARIA AGRCOLA E AMBIENTAL

GREGO
PLSTIKOS RELATIVO S DOBRAS DO BARRO

PLSTICO

LATIM
PLASTICU

QUE PODE SER MOLDADO

- O Dicionrio Michaelis (2013) define o plstico como um material capaz de ser moldado e facilmente se adapta a novas condies de meio.

- Os plsticos de engenharia podem ser definidos como plsticos que esto sujeitos a esforos mecnicos, trmicos ou ambientais.

FSICA

QUMICA

MECNICA

Densidade 0,92 e 2,70 g/cm;


Calor especifico 0,2 e 0,5 cal/gC; Condutividade trmica mal condutor;

Dilatao trmica bastante varivel,


ficando entre 0,5x10-5 e 18x10-5C-1 ;

Fuso ou derretimento:
material polimrico que possui capacidade de amolecer e fluir quando aquecido, podendo ser moldado no formato desejado. Termorrgidos so produtos de polimerizao em que ocorre formao de ligaes cruzadas entre cadeias, tornando-os rgidos, fenmenos conhecidos como cura.
Termoplsticos

Resistncia oxidao;
Solues alcalinas so bastante agressivas: Carboxila; Hidroxila; Fenlica; e ster. Absoro de gua pode variar entre 0 e 14%;

Resistncia ao impacto bastante divergente;


Resistncia trao 60 e 3500 kgf/cm; Resistncia compresso 560 kgf/cm;

Resistncia flexo 120 kgf/cm e 1410


kgf/cm.

Instalaes hidrulicas Pisos, Revestimentos e Forros

Instalaes eltricas

Fechamento de coberturas

Instalaes hidrulicas:
gua; Esgoto sanitrio e captao;

Conduo de guas pluviais.

Instalaes eltricas:
Eletrodutos para a passagem de fios e cabos;

Fios e cabos com isolamento;


Componentes terminais da instalao como:

caixas, espelhos, tomadas, interruptores e outros.

Fechamento de coberturas Telhas: PVC neste caso de apresentarem-se translcidos ou opacos, com grande resistncia qumica e apresentarem boa absoro acstica e trmica.

Pisos, Revestimentos e Forros Os pisos vinlicos so materiais produzidos a partir do PVC, so pisos semiflexveis ou mantas que so adaptados para aplicao em qualquer ambiente interno como residncias; Papis de parede confeccionados em PVC tem capacidade de suportar a lavabilidade, a estabilidade da cor, e a instalao fcil, rpida e econmica; Os forros possui uma instalao mais limpa e eficiente, a facilidade de limpeza, a baixa densidade, o timo isolamento acstico e eltrico, e um bom desempenho trmico devido s cavidades internas que formam vazios de ar.

TIPOS

USOS Molduras e perfis de acabamento, caixas d'gua e drenagem de solo. Molduras e perfis de teto, drenagem de muro de arrimo, gramados e pisos. Esquadrias (portas e janelas), telhas, revestimentos de fachadas, forros e divisrias, pisos, tubos e mantas de impermeabilizao. Para coberturas e fachadas em que se deseje efeito de transparncia.

POLIURETANO

POLIESTIRENO
PVC (POLICLORETO DE VINILA)

POLICARBONATO

ABIPLAST. Aplicaes das Principais Resinas Plsticas. So Paulo: SINDIPLAST, 2005. 42 p.

HADDAD, Michel; SAMPAIO, Reinaldo. Polmeros: propriedades, aplicaes e sustentabilidade na construo civil. So Paulo: Escola Politcnica da Universidade de So Paulo, 2006. 23 p.
LIMA, Ana Carolina A. C. de; ROCHA, Gabrielle S. da; KONAGANO, Noemy Yuri H. A utilizao de plsticos na construo civil. Belm: Universidade Federal do Par, 2012. 10 p. MECNICA, Tecnologia. Processamento de plsticos: moldagem por sopro. Disponvel em: <http://in3.dem.ist.utl.pt/mscdesign/02ed/01tecmec/file6.pdf>. Acesso em: 17 jun. 2013.

MICHAELIS, Dicionrio. Significado de "plstico". Disponvel em: <http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portug ues-portugues&palavra=pl%E1stico>. Acesso em: 18 jun. 2013.
PIATTI, Tania Maria; RODRIGUES, Reinaldo Augusto. Plsticos: caractersticas, usos, produo e imactos ambientais. Macai: UFAL, 2005. 51 p. SILVA, Alex. Plsticos na Construo Civil. As Edificaes e a Atualidade, 2012. Disponvel em: <http://tecnico-emedificacoes.blogspot.com.br/2012/11/plasticos-na-construcao-civil.html>. Acesso em: 17 jun. 2013. VICENTE, Jos Aparecido. Materiais plsticos de engenharia e suas aplicaes: poliamida e poliacetal. So Paulo: Faculdade de tecnologia da Zona Leste, 2009. 47 p.

OBRIGADO!

andrezza_grasielly@hotmail.com

Das könnte Ihnen auch gefallen