Sie sind auf Seite 1von 77

Aluno: Wellington Ribeiro de Oliveira.

(Fsica, Qumica e Biologia).


Volume 1 1 ano

So Lus, Ma 2012

BIOLOGIA
Introduo Biologia Caractersticas gerais dos seres vivos Composio qumica complexa. Organizao celular. Capacidade de nutrio. Reage conforme estmulos do ambiente. Homeostase ( manter seu equilbrio interno de temperatura, independente do ambiente) Crescimento e reproduo, originando descendentes frteis. Evoluo.

o Seres vivos: elementos qumicos mais abundantes so carbono (C), hidrognio (H), oxignio (O), nitrognio (N) e, em menor quantidade, fsforo (P) e enxofre (S). o No vivos: elementos qumicos mais abundantes so: oxignio (O), silcio (Si) e alumnio (Al).

Seres vivos: o Substncias orgnicas possuem elemento qumico o carbono (C) e estrutura molecular complexa.. o So representadas por carboidratos, lipdios, protenas, vitaminas, cidos nucleicos (DNA) e (RNA) o Substncias inorgnicas no possuem carbono (C) e estrutura simples. o So representadas por gua e sais minerais.

Nveis de estudo da Biologia o O aspecto biolgico de um ser vivo: Estudamos do nvel de tomo ao nvel de organismo. Aprendemos somente a organizao a nvel de um s individuo.

tomos

Molcula

Substncia

Clula Tecido rgos

Sistemas

Organismo

o Interao homem-natureza: Estudamos do nvel de espcie ao nvel de biosfera . Aprendemos o aspecto biolgico.

Espcie

Populao

Comunidade

Ecossistema

Biosfera

o Conceitos:

Molculas: conjunto de tomos. Clula: grande quantidade de molculas reunidas. Tecido: clulas pluricelulares reunidas em grupos semelhantes, com o mesmo tipo de funo. rgo: conjunto de tecidos semelhantes. Sistemas: conjunto de rgos com funes semelhantes. Organismo: o conjunto de sistemas. Espcie: conjunto de organismos com caractersticas morfofisiolgicas semelhantes capazes de reproduzirem-se deixando descendentes frteis. Comunidade: conjunto de todas as espcies vivas que habitam determinado ambiente. Ecossistemas: constitudo por seres vivos, fatores fsicos e fatores qumicos.

Biosfera: soma de todos os ecossistemas do planeta.

Organizao celular o Clula: unidade morfolgica e funcional dos seres vivos, com exceo dos vrus, que no so formados por clulas. o Unicelulares: nica clula (amebas). o Multicelulares ou pluricelulares: muitas clulas. o Quanto ao tamanho:

Clulas macroscpicas: So aquelas que podem ser observados sem auxilio de microscpio. EX: gema de ovo, vulo humano, alga nitella. Etc.

Clulas Microscpicas: So aquelas que s podem ser observadas com o auxilio de microscpio. Ex: Hemcias, ostecitos, leuccitos, etc.

Maior clula: gema do ovo do avestruz. Menor: micoplasma.

o Quanto a organizao celular:

Clula procaritica: Integrantes do reino Monera ( bactrias e algas cianofceas.) Ausncia de Carioteca. (membrana que reveste o ncleo.) Ribossomo como nico organoide citoplasmtico. Fornecimento de energia feito pelo Mesossomo.(compartimento que aumenta rea da bactria e possui algumas enzimas. Parede Celular de Bactrias. Material Gentico disperso no citoplasma. Ausncia de nuclolo. Ausncia de nucleoplasma.

Clula Eucaritica: Integrantes dos reinos protista, fungi, vegetal e animal. Presena de carioteca. Ncleo individualizado. Citoplasma rico em organoides membranosos. Presena de Nuclolo. Presena de Nucleoplasma.

o Quanto ao numero de clulas: Seres unicelulares: nica clula. Ex: Bactrias, Protozorios e algas unicelulares. Seres pluricelulares: vrias clulas. Ex: alguns fungos, vegetais e animais.

o Quanto ao grau de individualidade:

Livres: isoladas umas das outras. Ex: vulo, espermatozoide, hemcias, leuccitos.etc. Federadas: vivem juntas (justapostas). Ex: clulas epiteliais, hepatcitos. Anastomosadas: se unem por pontes citoplasmticas. Ex: clulas cardacas e vegetais.

o Quanto ao ciclo vital:

Lbeis: clulas de curta durao, baixa especializao, grande poder de regenerao e alta capacidade de multiplicao. Ex: Hemcias, espermatozoides, vulos e clulas epiteliais.

Estveis: clulas com durabilidade compatvel com a do organismo durante o desenvolvimento do organismo. Capacidade de multiplicao mediana. Ex; a maioria das clulas cartilaginosas e vegetais, clulas sseas, fibras musculares lisas.

Perenes, permanentes ou perptuas: ciclo vital longo, alto grau de diferenciao, nenhum poder de regenerao. Ex: neurnios e fibras musculares estriadas cardacas.

o Reproduo:

Ocorre atravs de dois organismos: Assexuada ou agmica: mais rpida e mais simples. Poder ser feita por um nico organismo, que se separam clulas ou partes que do origem a novos indivduos. Descendente geneticamente igual ao organismo que o originaram. (clones). Sexuada ou gmica: mais lenta e mais complexa. Realizada por dois organismos de sexo oposto (fecundam gametas) ou por organismo hermafrodita. (troca gametas) Descendentes diferentes dos organismos que o originaram.

o Nutrio, Crescimento, Respirao e Metabolismo:

A Nutrio serve para a formao de novas clulas durante o perodo de crescimento. H o crescimento por intuscepo dentro para fora e o crescimento por deposio ou aposio - fora para dentro. A respirao celular o processo de converso das ligaes qumicas de molculas ricas de energia, e o processo de obteno de energia utilizada pelos seres vivos. Processo de respirao celular: ocorre a oxidao ou queima de compostos orgnicos de alto teor energtico, como o gs carbnico e gua, alm da liberao de energia, que utilizada para que possam ocorrer as diversas formas de trabalho celular.

Metabolismo: Conjunto de reaes qumicas que ocorre no corpo dos seres vivos, responsvel pela transformao e utilizao da matria e energia. So divididos em dois processos: anabolismo e Catabolismo.

Anabolismo: So processos metablicos que implicam na construo de molculas a partir de outras.

Catabolismo: So processos metablicos que implicam na quebra de substancias complexas em mais simples.

o Nutrio autotrfica e Heterotrfica:

Autotrfica: produz seu prprio alimento por meio da fotossntese, onde retira do ambiente, gua, sais minerais e gs carbnico, e libera oxignio (o). Heterotrfica: no produz seu prprio alimento, ingerem molculas orgnicas prontas.

Origem da vida o Biognese versus Abiognese: Duas correntes de pensamento.

Abiognese e Biognese Abiognese: os seres vivos originam-se espontaneamente da matria bruta Aristteles a.C. Biognese: os seres vivos originam-se de outros seres vivos

Representantes: 1 Redi : Investigou a suposta origem de vermes na carne em decomposio. Concluiu, que essas larvas no surgem espontaneamente a partir da decomposio da carne, mas so resultantes da ecloso dos ovos postos por moscas atradas pelo corpo em decomposio. 2 John Needham: Fez vrios experimentos, onde fervia frascos contendo substancias nutritivas. Aps a fervura, fechava os frascos com rolhas e deixava-os em repouso por alguns dias, e depois observou a presena de microrganismos. Concluso, organismos surgiram por gerao espontnea.

3Lazzaro Spallanzani: Ele repetiu os experimentos de Needham com algumas modificaes. Ele colocou substancias nutritivas em bales de vidro e as submeteu a fervura em seguida selou hermeticamente, antes que sofresse contaminao. Louis Pasteur 1860. A biognese passou a ser mais aceita. Fez experincia em frascos de pescoo de cisne e um frasco do mesmo tipo so que este estava, quebrado o pescoo de cisne. Concluiu que no h uma fora vital, como dizia os defensores da abiognese.

Hipteses sobre a origem da vida o A mais aceita por evoluo qumica: hiptese de Oparin e Haldame.

chamada de atmosfera primitiva ou evoluo qumica. Na sua hiptese ele evidenciaram a origem dos coacervados (sistema isolado do meio) que no so os primeiros seres vivos, mas um aglomerado de molculas de gua + protenas.

o O experimento de Miller.

Fez a experincia pela primeira vez da possibilidade de ter ocorrido evoluo gradual dos sistemas qumicos. Construiu um aparelho que simulava as condies da Terra primitiva e introduziu nele os componentes que provavelmente constituam a atmosfera naquela poca: amnia, hidrognio, metano, e vapor-dgua.

o Evoluo do Metabolismo:

Hiptese heterotrfica: Estruturas muito simples. Viviam em ambientes aquticos, rico em substancias nutritivas. No havia gs oxignio. Sem oxignio para degradar os alimentos utilizava-se da fermentao (processo anaerbio.) Segundo essa hiptese a fermentao foi o primeiro processo de metabolismo energtico. Processo de fermentao: o acar glicose degradado em lcool etlico e gs carbnico, liberando energia. Surgiu aps os alimento dissolvido ficarem escasso, seres capazes de realizar fotossntese. E com a fotossntese houve a liberao de gs oxignio, e com isso o aparecimento de seres capazes da respirao.

Fermentao - - Fotossntese --- Respirao

Hiptese autotrfica: Vida surgiu em locais protegidos, como o assoalho dos mares primitivos. Alguns cientistas acreditavam que os primeiros seres vivos vieram primeiro da Quimiossntese. Quimiossntese: processo metablico, que consiste na oxidao de substancias inorgnica para obteno de substancias orgnica. Primeiros seres vivos foram s bactrias.

Quimiossntese -- Fermentao - - Fotossntese --- Respirao

Os primeiros seres vivos

o Primeiras clulas procariticas. o Seres multicelulares: Concluindo: os primeiros seres vivos foram provavelmente procariticos e com o processo evolutivo surgiram os eucariticos que, da mesma forma, deram origem aos seres multicelulares, trazendo grandes vantagens evolutivas: Maiores discusses e maior diversidade, proporcionando melhor adaptao a diferentes ambientes. Valorizao eficaz da energia devido a especializao celular Garantia homeostase. o Bactria nico procaritico.

Bioqumica celular

1. Substancias dos seres vivos:

Inorgnicas: Estruturas moleculares simples e no possuem elemento qumico carbono (C). gua 75% a 85%. Sais minerais 1%.

Carboidratos 1% Orgnicas: Estruturas moleculares complexas e possuem elemento qumico carbono (C). Lipdios 2 a 3% Protenas 10 a 15% Vitaminas 1% cidos Nuclicos 1%

1. gua:

1.1 Denominaes para a gua: a) Monxido de hidrognio b) Hidrxido de hidrognio c) Protxido de hidrognio

1.2 Caractersticas: a) Incolor (sem cor). b) Inodora (sem cheiro). c) Inspida (sem sabor). d) Mais abundante no meio ambiente.

1.3 Distribuio da gua: a) 2,3 % disponvel para uso. b) 97,7% gua salgada. Obs.: agricultura utiliza mais gua.

1.4 Estados fsicos da Matria:

Vaporizao ocorre de 3 formas: a) Ebulio: a vaporizao que acontece a uma determinada temperatura. Se colocarmos gua para esquentar, notaremos que quando sua temperatura chega a 100C, ela ferve, entrando em ebulio. Isso acontece ao nvel do mar, onde a presso exercida pelo ar (presso atmosfrica) corresponde a uma atmosfera - 1 atm. A essa temperatura damos o nome de ponto (ou temperatura) de ebulio.

b) Evaporao: acontece com lquidos a qualquer temperatura. o caso, por exemplo, da gua lquida colocada em um prato que aps algum tempo desaparece, ou seja, transforma-se em vapor e mistura-se atmosfera.

c) Calefao: um processo rpido de vaporizao, que ocorre quando h um aumento violento de temperatura. o que acontece quando colocamos gua em pequenas

quantidades em uma frigideira bem quente. Ela vaporiza de modo brusco, quase instantneo.

1.5 A molcula da gua:

a.Constituda por 2 tomos de hidrognio (positivos) e 1 tomo de oxignio(negativa). Ligao de hidrognio.

b.So molculas polares (apresentam zonas positivas e negativas).

Obs.: A gua considerada uma substncia polar - devido a propriedade de zonas positivas e negativas.

1.6 Propriedades da gua:

a.Coeso e Adeso:

Coeso quando uma molcula de gua est ligada a outra (mais presente no estado slido), sendo responsvel pela alta tenso superficial da gua no estado liquido. Menor rea maior a adeso e coeso

Adeso entre gua e outras substancias polares. Maior rea menor adeso e coeso.

Obs. : a coeso e adeso uma capacidade importante para os vegetais, pois so elas que garantem a vida.

b.Capilaridade: condicionada pela coeso e adeso. Sendo assim, as

molculas do lquido conseguem se aderir s paredes internas da estrutura por adeso e arrastam as demais molculas por coeso. Em estruturas maiores a coeso e adeso ocorre at uma parte, aps essa parte, ocorre a transpirao.

c. Poder de dissoluo: a gua considerada um solvente universal (relacionada com a polaridade da molcula e seu grande poder de adeso). d. Calor especfico: quantidade de calor necessria para mudar seu estado fsico. Obs.: As aves e mamferos so os nicos que conseguem sofrer a homeostase. e. Calor de vaporizao: quantidade de calor necessria para que uma substancia passe do estado liquido para o estado de vapor. (principal mecanismo de equilbrio da temperatura corporal). f. Calor de Solidificao: passagem de uma substancia do estado liquido para o slido, sendo necessrio liberar calor da substancia. Importante para a vida na terra: pois se a gua congelasse em TC elevados, os seres vivos morreriam facilmente. Calor Especifico Calor de vaporizao Calor de solidificao So propriedades da gua influenciadas pela absoro ou liberao de calor, sendo que a gua necessita de uma grande quantidade de calor para mudar o seu estado fsico (calor especfico e vaporizao); ou liberar calor (solidificao).

1.7 Funes da gua:

a) Transporte de substancias: A presena de gua permite a difuso nos seres mais primitivos. Facilita o sistema circulatrio. (hermolinfa, sangue, seiva vegetal) A urina a maneira de eliminar as toxinas. As clulas apresentam-se ricas em gua.

b) Controle de reaes qumicas: A maior parte das reaes metablicas em nossos organismos so na presena da gua. Dessa forma as reaes podem ser: sntese por desidratao ou reaes hidrlise.
Sntese por desidratao: Produo de um novo composto sendo necessria a perda de molculas de gua. A + B = C (perda de H2O) Reaes hidrlise: Produo de um novo composto sendo necessrio ganhar molculas de gua. C = A + B (ganho de H2O)

c) Termorregulao: Seres vivos podem existir em uma estreita faixa de temperatura. A gua evita reaes bruscas de temperatura dos organismos. A transpirao diminui a temperatura corporal de mamferos.

d) Lubrificante: Nas articulaes e entre os rgos a gua exerce um papel lubrificante para diminuir o atrito entre essas regies. A lgrima diminui o atrito das plpebras sobre o globo ocular. A saliva facilita a deglutio dos alimentos.

e) Variedades do percentual: Idade Metabolismo ( quanto maior a atividade maior a quantidade de gua.) Grupo Celular Espcie

2. Sais minerais: a) Importncia: Funo plstica (construtora) e reguladora do organismo. Ingeridos pela gua e pelos alimentos. Constituintes da estrutura molecular de diversos compostos orgnicos. Controlam a regulao osmtica celular. O ph (nvel de acidez). Ativao enzimtica.

b) Classificao: Nas clulas podem ser encontrados sob duas formas bsicas: imobilizados e dissociados ou ionizados. Obs: se apresentam sob a forma imobilizado (construir) como componentes de estruturas de proteo e esquelticos (cascas de avos, ossos, carapaa de invertebrados, esmalte do dente...) Sob a forma dissociada ou ionizado: o sdio e o potssio so muito importantes em relao as clulas nervosas. O iodo entra na formao de hormnios tireoidianos.

3. Vitaminas:

a) Importncia: So reguladores das atividades metablicas. So substancias orgnicas necessrias em pequenas quantidades no corpo. No so sintetizados pelo organismo. Podem ser solveis em gua (hidrossolveis complexo B; C) ou em lipdio (lipossolveis A; D; E ; K) O tempo de armazenamento das vitaminas nas clulas do corpo varia de acordo com o tipo de vitamina. Com a carncia podem causar avitaminoses ou hipovitaminoses com o excesso podem causar hipervitaminoses.

Obs: Doenas causadas pela falta de algumas vitaminas: b) Vitamina A: Cegueira noturna ou xeroftalmia, cegueira total.

c) Complexo B: (todas as vitaminas B): Beribri (homem) e polineurite (pssaros); Ruptura da mucosa; Falta de energia Pelagra (homem) Lngua preta (ces) Doenas de pele, distrbios nervosos e anemia.

d) Vitamina C: Sangramento das gengivas. Inflamaes nas juntas. Escorbuto. Dentes alterados.

e) Vitamina D: Ossos fracos; Raquitismo;

f) Vitamina E: Favorece um envelhecimento mais acelerado de organismos.

g) Vitamina K: Hemorragia; Retarda o processo de coagulao.

4. Carboidratos:

a) Denominaes: acares, sacardeos, hidratos de carbono, glicdios ou glucdios. b) Composto: carbono, hidrognio, oxignio. c) So fontes primarias de energia. d) Apresenta funes estruturais, isto , formar estruturas celulares.

Obs: As plantas produzem seus prprios carboidratos, os animais incorporam-nos atravs do processo de alimentao.

e) Esto divididos em trs grupos: monossacardeos dissacardeos ou oligossacardeos e polissacardeos. Monossacardeos- so os aucares mais simples, muito solveis em gua e facilmente transportados para as partes do corpo (imediatamente aproveitados como fonte de energia) que apresentam formula geral (CHO). Mais usados: Pentose - ribose e desoxirribose. --- ajudam produo de acido ribonucleico. Hexose glicose, frutas e galactoses. --- ajudam ---produo de DNA.

Dissacardeos unio de dois monossacardeos (sntese por desidratao).

Solveis em gua. No so imediatamente aproveitados como fonte de energia, pois precisam ser quebrados (reao de hidrlise).

Principais carboidratos: Sacarose: glicose + frutose. Lactose: glicose + galactose. Maltose: glicose + glicose.

Polissacardeos: podem ser:

Estruturais Quitina (animal) Celulose (vegetal)

Reserva energtica Glicognio (animal) Amido (vegetal)

Principais polissacardeos: Amido Celulose Glicognio muitas molculas de glicose

5. Lipdios: Lipdios - - diferena - - Carboidratos

Tambm so fontes de energia para o organismo, porem no so aproveitados imediatamente; assim funcionam principalmente como uma reserva energtica.

So formados por C, H, O. So insolveis a gua. Fazem parte desse grupo as gorduras e os leos (triglicerdeos), as ceras, e os esteroides (colesterol, estrgeno e testosterona).

Funes nos seres vivos:

Compem a membrana plasmtica das clulas (fosfolipdios). Fornecem energia quando oxidados pelas clulas. Usados como reserva energtica. Fazem parte de algumas vitaminas (A, D, E e K) lipossolveis. Originam alguns hormnios.

Ajudam na proteo, as ceras so encontrados na pele, nos polos, nas penas, nas folhas, impedindo a desidratao dessas estruturas, atravs de um efeito impermeabilizante.

a) Grupos:

Os triglicerdeos: leos e gorduras.

So formados pela unio de quatro molculas menores, um glicerol e trs cidos graxos. (havendo perda de gua) Os leos so encontrados principalmente em plantas (algodo, amendoim, milho, arroz e soja. E tambm podem ser encontrados em animais (leo de fgado de bacalhau).

Gordura - - diferente - - leo. Obs: a origem de gordura animal e em temperatura ambiente solida. O leo de origem vegetal e em temperatura ambiente liquido ou viscoso.

cidos Graxos: substancias que participam de importantes processos metablicos. Classificao Saturados Insaturados Ocorrem nos leos presentes em plantas

Formam a maior parte da gordura animal.

como: girassol, o milho e a canola, e em certos peixes, como salmo e o bacalhau.

Alguns desse grupo so considerados essenciais (no so sintetizados pelo organismo), como: linoleico famlia Omega 6, e o linolnico famlia Omega 3.

Carotenoides:

So lipdios que nas plantas e em certas algas atuam como pigmentos.

Existem dois grupos de carotenoides: carotenos e xantofilas.

Carotenos

Xantofilas Pigmentos que podem variar de amarelo a marrom avermelhado.

Pigmentos alaranjados (colorao da canoura)

Fazem parte da alimenta o humana. (Vitamina A)

-----------------------------------------------------------------------------------

Fosfolipdios:

So formados por duas molculas de cido graxo e uma contendo fosfato, ligadas a uma molcula de glicerol.

A membrana plasmtica e todas as membranas celulares so formadas basicamente por duas camadas de fosfolipdios, com protenas imersas nessas camadas. (membranas lipoproteicas).

As molculas de fosfolipdios tm um comportamento particular em relao gua:

A cabea hidroflica tem afinidade com a gua. E a cauda hidrofbicas no tem afinidade com a gua (medo de gua).

Cerdeos:

So representados pelas ceras. As ceras impermeabilizam as superfcies de folhas, frutos e ptalas, reduzindo a evaporao. ou seja servem como um mecanismo para evitar a perda de gua em plantas.

Esteroides:

Formam um grupo particular de lipdios relativamente complexos. O esteroide mais abundante nos tecidos animais o colesterol naturalmente produzido em nosso fgado. Colesterol: Participa da composio qumica das membranas celulares das clulas animais e o precursor do hormnio sexual masculino (testosterona), do hormnio sexual feminino (estrgeno), dos sais biliares e da vitamina D. Ingerimos essa substancia em alimentos de origem animal. Seu excesso pode ser nocivo a sade humana.

Podem ser associados a lipoprotenas: LDL (baixa densida de) mau colesterol. cidos graxos insaturados e prevenido doenas circulatrias. J os colaboram reduzindo o

saturados causam o efeito contrrio. HDL (alta densidade) bom colesterol. Plantas e fungos no tm colesterol, mas apresentam outros esteroides. 6. Protenas

So formadas essencialmente por carbono, oxignio, nitrognio e hidrognio, mas podem apresentar enxofre. So macromolculas formadas pela unio de vrias molculas menores denominadas aminocidos. Elas participam da composio de muitas estruturas do corpo dos seres vivos, tendo, principalmente, funo estrutural, embora tambm possam ter funo energtica.

Existem protenas que desempenham muitas outras funes importantes para os seres vivos. So elas: Enzimas: substancias que aumentam a velocidade das reaes qumicas. Anticorpos: substancias fundamentais em certos mecanismos de defesa do corpo de seres vivos, Alguns hormnios: como a insulina e o glucagon, que atuam no metabolismo de aucares.

Essa grande diversidade de funes esta relacionada ao imenso numero de tipos de protenas, onde cada uma desempenha uma funo especifica.

Aminocidos: So tambm chamados de monopeptdeos. Importante: Em suas molculas todos eles apresentam um agrupamento amina e um agrupamento carboxila ou cido carboxlico, de onde deriva o nome aminocido. Esses agrupamentos esto ligados a um mesmo tomo de carbono, que por sua vez, est ligado a um tomo de hidrognio e a um radical que varia de aminocido para aminocido. (diferenciao).

Os aminocidos produzidos por um organismo so chamados de naturais e os que so ingeridos, por no serem sintetizados pelo organismo so chamados de essenciais.

Ligao peptdica:

Ligao que une os aminocidos.

Caracterizada pela reao do grupamento amina de um aminocido com o grupamento carboxila de outro, havendo liberao de uma molcula de gua. Dois aminocidos unidos por uma ligao peptdica formam uma molcula denominada dipeptdeo. Vrios aminocidos unidos por ligaes peptdicas formam uma macromolcula denominada polipeptdeo.

Estrutura da protena:

A estrutura primria da protena corresponde sequencia linear de aminocidos, que denominada geneticamente. A molcula de protena, no entanto no um fio esticado. Ela apresenta dobramentos e enrolamentos determinados por atraes qumicas entre os aminocidos. Esses dobramentos conferem s protenas formas tridimensionais, que

correspondem s estruturas secundrias e s terciarias. Quando duas ou mais cadeias se unem para formar uma protena, temos a estrutura quaternria.

A funo de cada protena est associada sua forma, que determinada pela estrutura primria, ou seja, pela sequencia dos aminocidos na protena. Alteraes na sequencia, causam mutaes: como, anemia falciforme ou siclemia. As alteraes ocorrem por diversos fatores: como, aumento da temperatura (denominamos desnaturao). As protenas podem ser classificadas em simples e conjugadas: Simples: so formadas apenas por aminocidos. Conjugadas: so formadas por aminocidos e outros componentes, que so denominados de grupos prostticos (hemoglobina). E podem ser classificadas em: Cromoprotenas: o grupo prosttico confere cor a protena. Glicoprotenas: o grupo prosttico um glicdio Lipoprotenas: o grupo prosttico um lipdio Nucleoprotenas: o grupo prosttico um cido nucleico.

. 7. Enzimas

Fazem que as reaes qumicas ocorram em velocidade adequada, mas sem aumento significativo da temperatura para que no ocorra a desnaturao de protenas. Nos seres vivos as enzimas aumentam a velocidade das reaes sem elevar a temperatura. Isso porque elas diminuem a energia de ativao necessria para a ocorrncia da reao.

Elas so molculas extremamente especificas, ou seja, atuam somente sobre um determinado composto e participam sempre do mesmo tipo de reao. (teoria da chave-fechadura)

Fatores que influenciam a atividade enzimtica: Elevao da temperatura; PH;

8. Os cidos nucleicos

Existem dois tipos de cidos nucleicos: o cido desoxirribonucleico (DNA) e o cido ribonucleico (RNA). O DNA o principal constituinte dos cromossomos, onde esto localizados os genes. O RNA formado a partir do DNA pelo processo de transcrio. As molculas de RNA participam, principalmente, do processo de sntese de protenas,chamado traduo. Tanto do DNA como o RNA so formados por nucleotdeos. Cada nucleotdeo formado pela combinao de trs componentes: Fosfato; Acar, que no DNA a desoxirribose e no RNA a ribose; Base nitrogenada. As bases nitrogenadas podem ser: Pricas: adenina e guanina. Pirimdicas: timina, citosina e uracila. A adenina (A), a guanina (G) e a citosina (C) so comuns s molculas de DNA e RNA. A base timina (T) s ocorre no DNA, e a base uracila (U), s no RNA.

DNA

A=T G=C

DNA

A T=U

RNA

Citologia e envoltrios celulares

1. Clulas observadas ao microscpio de luz a) As primeiras anlises permitiram concluir que elas so formadas por uma massa de natureza viscosa, gelatinosa, que recebeu o nome de citoplasma, e por uma estrutura de forma varivel, mas geralmente arredondada ou ovulada, que recebeu o nome de ncleo. b) Foi tambm observado a membrana plasmtica.

2. Microscpios eletrnicos a) Permitem observar clulas com aumentos muitos maiores. b) Podem ser de transmisso ou de varredura. Transmisso: so empregados para analisar estruturas cortadas em fatias muito finas. Varredura: so empregados para analisar a superfcie do corpo dos seres vivos, das clulas e at mesmo das molculas.

3. Medidas usadas no estudo das clulas a) Milmetro (mn) : metro dividido por mil; b) Micrmetro (um): metro dividido por milho; c) Nanmetro(nm) : metro dividido por bilho.

4. A teoria celular

a) Matthias Schleiden e Theodor Schwann, formularam essa teoria. b) Todos os seres vivos so formulados por clulas. As clulas so, portanto, as unidades morfolgicas e funcionais dos seres vivos. c) Hoje sabemos que os vrus so as nicas excees a essa teoria celular.

5. Os envoltrios celulares

5.1 Membrana plasmtica:

Envoltrio presente em qualquer tipo de clula. Essa membrana lipoproteica, constituda principalmente de fosfolipdios e protenas. O modelo estrutural da membrana plasmtica o do mosaico fluido.

Possui permeabilidade seletiva: a membrana permevel, mas no tudo, ocorrendo seleo do que pode ou no passar. Manuteno da composio qumica da clula. Reconhecimento entre as clulas. Identificao de substncias.

Composio qumica da membrana plasmtica. 60% de protenas 40% de lpidos(fosfolipdios)

Outras caractersticas: As protenas constituintes da membrana so de tipo globular. Atuam no transporte de substncias para dentro e fora da clula. Receptoras de substncias externas desencadeiam alguma reao dentro da clula. Possuem ligao especfica. Ex: Especificidade para o hormnio do crescimento que promove a diviso celular. Ex: Especificidade para insulina nas clulas musculares. Os lpidos das membranas so molculas longas e anfipticas: (possuem duas extremidades com propriedades de solubilidade, diferentes) uma das extremidades hidroflica (polar) e portanto solvel em meio aquoso ; outra hidrofbica (apolar), consequentemente insolvel em meio aquoso mas com afinidade para outros lpidos; Os glicdios da membrana so cadeias de monossacarideos que se encontram na face externa da membrana. As arborescncias glicdicas dos glicolpidos e das glicoprotenas, em superfcie da membrana plasmtica, so muito abundantes e constituem um revestimento externo da clula, designado por glicoclice(adeso e Limitador)

5.2 Envoltrios externos membrana plasmtica:

a) Glicoclice ou glicoclix: presente nas clulas animais e de muitos protistas. formado por uma camada frouxa de glicdios, associados aos lipdios e s protenas da membrana. Funes: Resistncia membrana plasmtica; Barreira contra agentes fsicos e qumicos do meio externo; Capacidade de reconhecimento; Forma uma malha protetora que retm nutrientes e enzimas ao redor das clulas.

b) Parede Celular: uma estrutura mais rgida que o glicoclice. Clulas que tem parede celular tem menor possibilidade de modificar sua forma. permevel e no exerce controle sobre as substancias que penetram na clula ou que dela saem.

c) Plasmodesmos: So pontes protoplasmticas.

6. Processos de troca entre a clula e o meio externo 7. Difuso 8. Osmose 9. Difuso facilitada 10. Bomba de sdio e potssio um processo ativo. 11. Endocitose e exocitose

Citoplasma

1. Metabolismo Energtico 1. Reaes qumicas, acoplamento de reaes e ATP 2. Transportadores de Hidrognio: NAD+, NADP+ e FAD 3. Fotossntese 4. Quimiossntese 5. Respirao 6. Fermentao

QUMICA
A constituio da matria 1) Estrutura atmica:

2) Principais Caractersticas do tomo e suas relaes:

a) Conjunto dos nmeros qunticos: O nmero quntico principal ou primrio: (n) - representado pela letra (n). Representa as camadas ou nveis eletrnicos.

Nveis K

7 7 camadas ou nveis eletrnicos.

O nmero quntico secundrio: (l) - representa a subcamada ou subnveis eletrnicos. Subnveis L S 0 P 1 D 2 F 3

O nmero quntico magntico: (m) representa a localizao do eltron no orbital.

Subnveis L S 0

M 0

Sentido Horrio: Sentido Anti-horrio:

P D F

1 2 3

-1 0 1 -2 -1 0 1 2 -3 -2 -1 0 1 2 3

O nmero quntico spin: representa a orientao do eltron no orbital.

-1 2

+1 2

Exemplo: 3d N= 3 L= 2
M= -2 -1 0 1 2

M= 0 S= - 1 2

3) Distribuio Eletrnica:

Obs: Gases Nobres: [He]: Hlio- 2 eltrons. [Ne]: Nenio - 10 eltrons. [Ar]: Argnio 18 eltrons. [Kr]: Criptnio 36 eltrons. [Xe]: Xennio 54 eltrons. [Rr]: Rondnio 86 eltrons. [Uno]: 118 eltrons.

4) Evoluo dos Modelos Atmicos:

1 Demcrito:

A palavra tomo foi utilizada pela primeira vez na Grcia antiga.

Acreditava que todo tipo de matria fosse formado por pequenas partculas que denominou tomos (sem diviso). 1 modelo atmico, mas meramente filosfico: como esta ideia no pde ser comprovada por Demcrito e seus contemporneos.

2 Dalton:

Dalton retomou as ideias de Demcrito sob uma nova perspectiva: a experimentao. Toda matria formada por diminutas partculas esfricas, macias, neutras e indivisveis chamadas tomos.

Existe um nmero finito de tipos de tomos na natureza.

A combinao de iguais ou diferentes tipos de tomos originam os diferentes materiais. Bola de Bilhar

3 Descoberta das Partculas Subatmicas:

a) Thomson: descobriu os eltrons Descobriu por meio de um experimento num tubo de vidro denominado de Ampola de Crookes so colocados dois eletrodos: o ctodo (plo negativo) e o nodo (plo positivo).

---------Os raios catdicos: Propagam em linha reta - quando incidem sobre um anteparo, produzem uma sombra na parede So dotados de massa - movimentam um molinete ou cata-vento de mica.

oposta do tubo.

Dotados de carga eltrica negativa - so desviados no sentido da placa carregada positivamente.

b) Eugen Goldstein: descobriu os prtons.

Os raios canais so, na realidade, prtons.

4 Thomson:

Com a descoberta dos prtons e eltrons, Thomson props um modelo de tomo no qual os eltrons e os prtons, estariam uniformemente distribudos, garantindo o equilbrio eltrico entre as cargas positiva dos prtons e negativa dos eltrons.

Pundim de Passas

5 Chadwick:

Descobriu o nutron. O nutron uma partcula que no possui carga eltrica - eliminado ao atravessar um campo eltrico, no sofre desvio. Possui massa praticamente igual a do prton.

6 Rutherford: Descobriu as Partculas , e

a) A radiao alfa possui massa e carga eltrica relativamente maior que as demais radiaes. b) As partculas beta so mais penetrantes e menos energticas que as partculas alfa, conseguem atravessar o papel alumnio, mas so barradas por madeira. c) Os Raios gama no so to energticos, mas so extremamente penetrantes, podendo atravessar o corpo humano, so detidos somente por uma parede grossa de concreto ou por algum tipo de metal.

7 Bohr:

Um tomo irradia energia quando um eltron salta de uma rbita de maior energia para uma de menor energia.

O tomo possui um ncleo pequeno e denso com eltrons girando em orbitas quantizadas

A linha vermelha - eltrons saltando da terceira rbita para a segunda rbita.

A linha verde-azulada - causada por eltrons saltando da quarta para a segunda rbita. A linha azul - causada por eltrons saltando da quinta para a segunda rbita. A linha violeta - causada por eltrons saltando da sexta para a segunda rbita.

Summerfeld

Summerfeld sugeriu que as rbitas fossem elpticas, pois em uma elipse h diferentes excentricidades (distncia do centro), gerando energias diferentes para uma mesma camada.

O modelo Atmico Atual:

um modelo matemtico - probabilstico que se baseia em dois princpios:

a) Princpio da Incerteza de Heisenberg: impossvel determinar com preciso a posio e a velocidade de um eltron num mesmo instante.

b) Princpio da Dualidade da matria de Louis de Broglie: o eltron apresenta caracterstica DUAL, ou seja, comporta-se como matria e energia, sendo portanto, uma partcula-onda.

9 Schrdinger :

A partir das equaes de Schrdinger no possvel determinar a trajetria do eltron em torno do ncleo, mas, a uma dada energia do sistema, obtm-se a regio mais provvel de encontr-lo.

Semelhanas Atmicas

a) Representao de um tomo:

b) Em um tomo:

No ncleo do tomo = prtons e nutrons.

Clculos:

Z=P+E A=Z+N

Istopos Isbaros Isotonos

Mesmo numero de prtons (Z) Mesmo numero de massa (A) Mesmo numero de nutrons (n)

A tabela Peridica dos Elementos

1. Propriedades peridicas:

a) Primeira denominao: parafuso telrio. b) Linhas orientais perodos - 7 perodos. c) Linhas verticais - famlias.

Classificao dos Elementos:

a) Metais: estado slido. Apresentam brilho metlico (aparncia que certos corpos possuem a luz refletida). So maleveis (podem ser transformados em laminas). So dcteis (podem ser transformados em fios).

b) Ametais: encontrado em qualquer estado fsico, no conduzem energia, nem calor. So utilizados na produo de plvora e na fabricao de pneus.

c) Gases Nobres: encontrado em forma gasosa e tem estabilidade eletrnica.

d) Hidrognio: elemento atpico, pois possui propriedade de se combinar com metais, ametais e semimetais. Nas condies ambientais, um gs inflamvel. Obs: O hidrognio o que gerou tudo (sua unio). Obs: Existiam sete semimetais: agora no existem mais, so considerados agora como: Metais: Ge; Sb; Po.

Ametais: B; Si; As; Te.

A linha vermelha:

A linha vermelha, de acordo com sugesto da Sociedade Brasileira de Qumica, separa os metais dos ametais. Os elementos prximos a linha so conhecidos por semimetais.

Tabela Peridica:

a) Foi organizada em ordem crescente de nmero atmico por Moseley.

Estrutura da Tabela:

a) Perodo: so as linhas horizontais da tabela que tem o mesmo nmero de camadas dos elementos. b) Grupos ou Famlias: so as linhas verticais que definem o nmero de eltrons da camada de Valencia. Obs: Sua estrutura baseada na distribuio eletrnica dos elementos em ordem de nmero atmico.

Subdiviso da Tabela Peridica:

a) Grupos ou Famlia A:

Suas configuraes eletrnicas terminam no subnivel s ou p.

Ex: 4s

Grupo 1. 4 perodo.

Obs: Grupos Famlias ou Colunas: Grupo IA ou metais alcalinos ns (encontradas em cinzas de plantas) so reaproveitados. Grupo IIA ou metais alcalinos terrosos ns (encontrados na terra).

Grupo IIIA ou famlia do Boro ns np Grupo IVA ou famlia do Carbono ns np

Grupo VA ou famlia do Nitrognio - ns np Grupo VIA - ou calcognio ns np4

Grupo VIIA ou Halognio - ns np5 formadores de sais Grupo VIIIA ou Gases Nobres ns np6

Obs: Grupo B elementos de transio. Grupo IIIB trade da tabela peridica mesma propriedade: atrao eltrica magntica ns (n-1) d.

So os ims da natureza ferromagnticos.

So atrados por ims.

Grupo IVB ns (n-1) d. Grupo VB ns (n-1) d. Grupo VIB ns (n-1) d4 Grupo VIIB ns (n-1) d5.

Ns (n-1) d6 Grupo VIIIB Ns (n-1) d7 Ns (n-1) d8

Grupo IB: ns (n-1) d9. Grupo IIB: ns (n-1) d10

Sries dos Lantenildeos Lantnio e Actnio: so os elementos de transio interna que suas configuraes eletrnicas terminam no subnivel d (elementos de transio). Propriedades Peridicas

Explica a localizao dos elementos. Depende do nmero atmico (Z) do elemento.

Propriedades Peridicas:

medida que o nmero atmico aumenta, assumem valores semelhantes para intervalos regulares, isto , repetem-se periodicamente.

Raio Atmico: a distncia do ncleo do tomo ao eltron mais externo. Se aumenta o Z o raio aumenta (mais camadas).

Li

[He] 2s KL

Na

[Ne] 3s
KLM

[Ar] 4s
K LMN

Rb

[Kr] 5s
KLMNO

Be

[He] 2s
KL

Mg

[Ne] 3s
KLM

Ca

[Ar] 4s
KLMN

Sr

[Kr] 5s
KLMNO

FAMLIAS

PERODO ssS

Obs: Em famlias ou grupos o raio atmico cresce para baixo devido ao aumento das camadas eletrnicas. Obs: Em perodos devido ao aumento de nmero de prtons o raio atmico diminui, pois o nmero de camada permanece constante.

Raio Inico: o raio do ction, menor que o raio do tomo.

Ex: O ction trivalente do Alumnio.

A z-13 3+

Z=13

1s

1s K L M

2s 2p6

2s 2p6 Z= 10

3s 3p KLM

Raio do nion: O raio do ction maior que o raio do tomo.

Ex: nion bivalente do enxofre.

S z=16 2-

1s; 2s. 2p6; 3s; 3p4 = [Ne] 3s; 3p4 1s; 2s. 2p6; 3s; 3p4 + = 1s; 2s. 2p6; 3s; 3p6

K L M

K L

Raio Izoeletrnico: ons com mesmo nmero de eltrons.

Obs: quanto menor o nmero atmico menor o raio inico.

Propriedades Aperidicas: so aquelas cujos valores variam (crescem ou descressem) medida que p nmero atmico aumenta, no se repetindo em perodos determinados ou regulares.

FSICA Movimento Uniforme: usamos quando a velocidade permanece constante.

Frmula de velocidade:

Movimentos:

a) Movimento progressivo:

b) Movimento retrgrado:

Sentido positivo

Sentido negativo

D= v x t

S=d

Funo horria do espao do Movimento Uniforme: s = f(t). usada quando queremos descobrir o espao em funo do tempo.

Frmula do sorvete:

Frmula quando querermos descobrir a velocidade quando houver paradas e estiver em funo do tempo:

Frmula para quando querermos descobrir o tempo em que dois corpos iram se encontrar, em sentidos diferentes:

Frmula para quando querermos descobrir o tempo em que dois corpos iram se encontrar, em sentidos iguais:

Movimento Uniformemente Variado (MUV): usada quando a velocidade aumentada e quando a variao na velocidade

Formula da acelerao:

Movimentos:

a) Movimento progressivo acelerado:

b) Movimento retrgrado e retardado:

v= + a= +
Fica mais rpido.

v= a= +

Fica mais lento

c) Movimento progressivo e retardado: v= + a= -

d) Movimento retrgrado e acelerado:


v= a= -

Fica mais lento

Fica mais rpido

Funo horria da velocidade do MUV: v=f(t)

Funo horria do espao do MUV: s=f(t)

Equao de Torricelli: usamos quando no tem tempo.

Lanamento Vertical:

Para cima:

Tempo de subida:

Altura:

Para baixo:

Corpo lanado:

For abandonado:

Tempo total

Tt = ts + td Tt = 2ts

(Geografia, Histria, Filosofia).

GEOGRAFIA Meios de Orientao

1. Orienta-se significa determinar a sua posio em relao a um determinado referencial.

2. Os pontos principais de orientao so:

a.cardeais (norte, sul, leste e oeste)

b.colaterais (noroeste, nordeste, sudeste, sudoeste)

c.subcolaterais ( norte-nordeste, leste-nordeste, leste-sudeste, sul-sudeste, sul sudoeste, oeste-sudoeste, oeste-noroeste, norte noroeste.)

3. Os meios de Orientao podem ser naturais e artificiais:

a) Naturais - usam pontos de referencia da prpria natureza (sol, lua, estrelas).


Estrela polar Hemisfrio Norte

O Equador

Linha do

S HS

Cruzeiro do Sul -

Obs: o sol nasce no leste e se pe no oeste. Ento das 6 hrs s 12 hrs o sol est no leste. E das 12:01 pra frente est no oeste.

Obs: Quando a noite a lua no estiver vista, podemos nos orientar no Hemisfrio Norte pela Estrela polar e no Hemisfrio Sul pelo Cruzeiro do Sul.

b) Os meios artificiais utilizam mecanismos criados pelo homem (bussola, mapas, GPS, coordenadas geogrficas (latitude - paralelos e longitude meridianos). Coordenadas Geogrficas so linhas imaginarias (paralelos e meridianos) que usamos para localizarmos em certo ponto.

Latitude: distncia de certo ponto a linha do Equador. Longitude: distncia de certo ponto em relao ao meridiano de Greenwich. Altitude: distncia vertical em relao ao nvel do mar. Paralelos: linhas imaginrias horizontais paralelas linha do equador. Meridianos: linhas imaginrias verticais em relao ao meridiano de Greenwich.

Greenwich

Linha do Equador

Longitude

Latitude

Fusos Horrios

1. Fusos horrios: espao da superfcie que corresponde a 15 graus ou 1 hora.

15 ou 1 hora

1.665 Km

2. A terra possui 24 fusos, os localizados a direita esto adiantados, e os da esquerda esto atrasados.
1 Fuso =1 hora = 15 1 = 4 minutos = 111 km

Hora

Aumenta

Diminui

Linha Internacional de Data

1. O meridiano 180 o referencial para mudana de data na terra, qualquer pessoa que ultrapasse esse meridiano dever mudar a sua data da seguinte forma:

Diminui dia
Passou do 180 (direita) diminui dia.

Aumenta dia

Passou do 180 (esquerda) aumenta o dia.

180

Cartografia

1. Cincia que tem a finalidade de confeccionar mapas. Os mapas antigos eram feitos de forma manual, por isso, eram poucos precisos, os mapas atuais so feitos com fotos de satlites e computao grfica.

2. Os mapas so imagens reduzidas e simplificadas da Terra.

Obs: todo mapa possui alguma deformao, pois a terra redonda e no pode ser planificada

3. Elementos de um mapa:

a) Titulo: serve para identificar o objeto de estudo. b) Sistema de Orientao: serve para determinar as direes. (Norte, Sul, Leste, Oeste).

Ex:

1 2 4 3 S

O N E

N=3 S=2

O=1 E=4

c) Coordenadas: conjuntos de linhas imaginrias que utilizamos para localizar um ponto qualquer. (latitude e longitude).

d) Sistema de projeo: so as formas que utilizamos para representar a terra.

Cilndrica:

Utilizada para representar as regies que ficam na rea Intertropical. Os pases entre o Trpico de Cncer e o Trpico de Capricrnio.

Cnica:

Representar: Estados Unidos Europa frica do Sul

Azimutal ou Central:

Representar: reas pequenas

e) Legenda: so smbolos e cores que esto nos mapas para passar uma informao. Acompanham os mapas para auxiliar na sua leitura. f) Escala: a relao entre a medida real e a medida do mapa.

Escala numrica: representada por uma frao ou razo:

Escala grfica: representada por um seguimento de reta onde cada espao corresponde a 1 cm.

Formula Geral:

(D) - Medida Real: em metro ou quilmetro. (E) - Escala: em centmetro. (d) - Grfica: em centmetro. d

D E

D=dxE d=D/E E=D/d

Para converter de uma escala para outra:

a) 1/2500 =

b) 1/350.000=

c) 0

30

60 =

Km

HISTRIA Introduo ao estudo de Histria (Filosofia da Histria) discusses abstratas.

Registro do cotidiano humano: dificuldade do ser humano.

Pr-histria: os seres humanos faziam pinturas nas paredes das cavernas (pinturas rupestres) como forma de registro da vida(cena) Esse registro feito sem preocupao cronolgica, cada desenho conta uma historia inteira, e cada desenho no tem data determinada. (assistemtica).

Antiguidade clssica (Grcia e Roma):

Na Grcia: surge um personagem chamado Herdoto, que foi o primeiro a se preocupar em criar um registro cronolgico e sistemtico, (narrar um fato e dizer quando aconteceu) considerado pai da Histria.

Gregos e romanos: exageravam nos elogios, aos gregos (guerreiros) Herodoto exagerava as vitrias eram consideradas heroicas, as derrotas falhas, ou seja, praticava o panegirico. ( histria contada elogiado demais uma das partes.)

A partir disso o papel do historiador na antiguidade clssica tinha uma grande caracterstica: Tinha carter arbitrrio - os fatos ocorrem como o historiador conta sempre com herosmo para os gregos (atos heroicos),

E a histria passa a ser tendenciosa. (historia contada como eles querem.) A Igreja Catlica tinha influencia no pensamento intelectual.

Frases: (Reflexo): Um fato s histrico se for escolhido(definido) por um historiador. Nenhum fato histrico por se s.

Idade Moderna: ou modernidade: O historiador moderno. Pensamento: A histria parte inteligente da filosofia, e ela ganha importncia, pois passa a ser responsvel a ser responsvel por desvendar os mistrios do passado e revelar a verdade sobre ele.

Idade Contempornea ou contemporaneidade:

Aconteceu entre o sec. XVIII at meados do sec. XX. Os historiadores falam que essa poca a idade ps-moderna, ou ps-modernidade. A histria passa por fases: 1Fase: aconteceu do sec. XVIII at o fim do sec. XIX, a histria passa a ser cincia, separa-se da filosofia, at ento era apenas um ramo do conhecimento filosfico. A partir do momento em que a histria tornou-se uma cincia ela passou a ter as mesmas caractersticas das outras cincias. A histria passou a ter hiptese, teorias, leis e objeto de estudo. A histria filosofia pois no dar para provar que aconteceu. Mtodo caminho que voc vai percorrer para realizar o seu estudo. Rene Descartes: elaborou no sec. XVII a teoria do mtodo cientifico. Segundo ela existem dois conhecimentos: Filosfico: no tem como realizar experincia, pois a filosofia ideia. Cientifico: aquilo que voc pode submeter a uma experincia. Segundo Descartes: o conhecimento nasce de uma dvida (problema) por isso descartes disse: penso logo existo.

Na contemporaneidade o objeto de estudo da histria o passado (nessa poca).

Ps-moderno 1960. No mundo ps-moderno a coisa um pouco diferente da idade contempornea. Hoje em dia pouqussimas pessoas dizem que a histria tem o papel de desvendar o papel do passado. Muitos historiadores trabalham com a ideia de que no existe uma verdade absoluta, existem verdades. O historiador estuda o fato histrico. (episodio escolhido de maneira arbitraria.) Frase: (Reflexo): O passado no existe j existiu Pois no tem como eu provar que o passado aconteceu como os historiadores esto narrando.

Correntes ou escolas de pensamento historiogrfico:

Historiografia? o ato de escrever sobre histria.

As correntes (escolas) so estilos literrios, estilos de escrita, cada historiador tem o seu prprio modo de escrever e narrar.

Positivismo ou escola metdica:

O positivismo surgiu no sec. XIX na Europa, dizem na Frana e na Alemanha. Os principais representantes so Auguste Cante, Rank, Fant. Os positivistas acreditavam em uma nica e absoluta verdade que poderia ser encontrada nos documentos oficiais (documentos do governo), O historiador positivista no analisa criticamente o documento. Os tratados os dados estatsticos, os mapas, cartas, relatrios, os documentos oficiais em geral, so a verdadeira fonte de verdade histrica. Frases (Reflexo): O historiador positivista conta uma historia vista de cima. A histria vista de cima

Explicao: Narra a historia do ponto de vista dos poderosos, da elite, com isso a historia vira uma narrativa exaustiva de datas, nomes, fatos ligados s elites.

Materialismo histrico ou marxismo: do sec. XIX, na Inglaterra. Os principais representantes do materialismo: so Karl Marx e Angels. Os aspectos principais: cr na existncia em uma verdade e esta verdade absoluta. O materialismo utiliza-se o modo(mtodo) dialtico, como forma de analisar a sociedade. Em resumo, o mtodo dialtico baseava-se na ideia de que o universo dinmico e est em constante transformao e que o elemento condutor das transformaes do universo so as condies matrias, e; A historia das sociedades se resumi na historia da luta de classes As condies materiais so as atividades econmicas, praticadas pela sociedade, ou atividades produtivas. E o que predomina a economia. Existe uma verdade absoluta. As atividades econmicas determinam as aes do povo. A histria se organiza a partir disso: Dominador x dominado Mestre x servo Senhor x escravo Rico x pobre Patro x empregado Bares x proprietrios

O historiador marxista faz uma analise critica do documento. A histria humana determinada pelo inicio geogrfico. Determinismo geogrfico.

O historiador ver a historia como um conflito. O homem o nico responsvel pela histria.

Possibilsmo romntico A historia do homem depende das condies materiais que se aproximam diante dele. Hbitos

Escola das mentalidades ou analles:

Surgiu no sculo XX, dcada de 1930 na Frana. Os principais representantes foram: Mark Bloch, Lucien Febvre, Jean Delemeau. O papel do historiador analisar o homem em um s momento.

Caractersticas: No h verdade absoluta, existem verdades, vrios pontos de vistas. A historia um discurso que pode ser manipulada. Alguns historiadores seguidores dessa escola dizem que a historia um discurso literrio, e no uma cincia, e o fato da historia no ser uma cincia torna ela livre. (Tudo histria). O historiador trabalha de forma multidisciplinar.

o Outros conceitos:

Conceito de cultura: todo comportamento inventado e aceito pela populao. Cultura no precisa ser herdada do passado. A tradio fruto daquilo que o homem produz em sociedade. Festa, folclore, hbitos, grias, brincadeiras.

Frase (Reflexo): no existe cultura inferior ou superior. Pois todos produzem alguma coisa, pois nos comportamos diferentes por meio de cdigos, hbitos, praticas nos grupos sociais.

Patrimnio Cultural: So elementos que realam a identidade de um povo. Existem dois tipos: Materiais: tudo que pode ser visto e tocado, e nos remete a identidade de um povo. Imateriais: msicas,hbitos,brincadeiras,grias. Coisas que no podem ser tocadas mas nos remete a identidade de um povo.

Fontes Histricas: So registros que o historiador usa como base ou ponto de partida, para sua pesquisa. Existem as fontes escritas e no escritas. Escritas: marcar um tratado, dirio, mapa, livro, e as no escritas so as narrativas so os prdios, instrumentos, musicas, etc.

Documento Histrico: Toda fonte definida pelo historiador. Fundamentao e noo ao historiador.

Monumento Histrico: Feita de proposito para celebrar um fato histrico Registro proposital da histria.

o Antiguidade oriental: Consideraes iniciais: Diviso da histria em cinco fases: 1 Fase: Idade antiga ou antiguidade, inicia com o surgimento da escrita at o ano de 476 d.C ( queda do imprio Romano do Ocidente. Subdivide-se em dois blocos: antiguidade oriental relaciona-se a povos que viveram no continente asitico e na frica Antiguidade ocidental: referem-se a povos que viveram na guerra com destaque aos gregos e romanos. 2 Fase: Idade Mdia perodo medieval medieva, comea 476 d.C 1453termina com a queda do imprio Bizantino.

3 Fase: Idade Moderna ou modernidade (1453 1789) Revoluo Francesa. 4 Fase: Contempornea ( 1789 - 1989) Queda do Muro de Berlim. 5 Fase: Idade Ps-moderna ( 1989-Hoje)

O mundo oriental: extremamente importante, pois na regio que compreende a sia e frica, que surgiu os primeiros vestgios da civilizao no mundo. (recebe o nome de crescente frtil) No crescente frtil: Regies pertencentes: Sria, Lbia, Fencia(Lbano), Prsia(Ir), Mesopotmia (Iraque), Egito. Surgiu 3 tipos de civilizaes: Imprios teocrticos de Regadio: o regime poltico(de governo) em que o monarca possui atribuies politicas e religiosas. Em alguns imprios os monarcas representavam os deuses. Monarca confundido com os deuses estado poder. Regadio: essas civilizaes surgiram com a necessidade do homem de se aproveitarem das cheias peridicas de alguns rios perenes. Na Mesopotmia: Tigre e Eufrates. No Egito: Nilo Os povos que surgiram na Mesopotmia e Egito desenvolveram o:

Mtodo de produo asitico: Criao dos imprios teocrticos de regadio. Forma como as sociedades desenvolvem suas atividades econmicas (trabalho). Como o estado se relaciona com o povo. Caractersticas do modo de produo asitico: a) Presena de teocracia monarcas; deus; estado; poder. b) O Estado controla o meio de produo (terras frteis, rebanhos, pastos pertencem ao Estado.

c) Servido coletiva: os camponeses eram obrigados a abandonarem suas atividades, para trabalhar na construo de obras hidrulicas, onde eram coordenadas pelo estado.

Talassocracias: Eram tipo de civilizao cujo o desenvolvimento econmico estava relacionados ao comercio martimo. Ex: Fencia.

Nmades Pastoreis: So pastores de ovelhas que pastaram pelo crescente frtil.

Civilizao sc. XIX Chamamos de etnocentrismo: Conceito elaborado pelos europeus. Para ser civilizado preciso ter estado, escrita, ncleos humanos ( etino).

No Crescente Frtil Entre os imprios teocrticos que mais se destacam: Mesopotmia; Egito;

Mesopotmia 1. Analise do Quadro Natural: Mesopotmia terra entre rios (Tigre e Eufrates)

Tais rios nascem na Montanha da Armnia e durante o vero ocorre o degelo e desemborcam no golfo Prsio.

O solo era frtil graas as cheias peridicas dos rios (humos).

Composta por trs regies: Assria (norte); Acad (centro); Summer (sul).

Regio de fcil acesso: pois no h nenhum obstculo natural que impede a penetrao na Mesopotmia. Permitindo invases:; sumrios, acdios, amoritas, assrios e caldeus.

2. Povos que Habitaram:

a) Sumrios:

Primeiros habitantes. Desenvolveram a escrita cuneiforme (feitas atravs de estiletes, onde eram feitos placas de Argila, furavam a argila e faziam smbolos.) A escrita foi desenvolvida pelos sumrios e utilizadas pelos outros povos que ocuparam a Mesopotmia. Em termos polticos: tinham as Cidades-Estados (patesis). Unidades autnomas que cada uma possua seu prprio governo, suas prprias leis, seu prprio exrcito e sua prpria moeda. Em alguns essas cidades eram rivais. As principais: Ur, Uruck, Lagash e Gridu. Cidades governadas por patsis que tinham poder poltico e religioso.

Acabaram caindo sob o domnio dos acdios.

b) Acdios:

Regio central (3000 a.C). Entre os reis destacou-se o rei Sargo I pois unificou a Mesopotmia, passou a ter uma nica organizao. Em 2180 a.C , as cidades sumrias libertaram-se do domnio acdio.

c) Amoritas ou Antigos Babilnios:

Semitas reagiram e dominaram os acdios; Surge a grande cidade Babilnia. Entre os reis destacou-se o rei Hamurabi, pois criou o cdigo Hamurabi (cdigo inspirado na lei do Talio olho por olho, dente por dente.) Cdigo Hamurabi vai muito alm da questo penal ou criminal. Ele se refere a todos os setores da vida dos amoritas. Foram dominados pelos assrios.

d) Assrios:

Ocuparam o norte. Tinham grande habilidade militar: guerreiros que tratavam o derrotado com muita crueldade, utilizam equipamentos que outros povos no tinham: carruagens, arco e flexa a cavalo.

Maior obra: biblioteca de Nnive. Maior reinado: Assurbanipal.

e) Caldeus ou novos caldeus:

O imprio assrio caiu, por revoltas e disputas internas e ataque de uma aliana externa (medos e caldeus).

Conquistaram a Babilnia, e ela voltou a florescer (Nabucodonosor, construo da Torre de Babel, Jardins Suspensos...).

3. Aspectos Culturais:

a) Escrita: Desenvolvida a escrita cuneiforme, herana dos sumrios.

b) Religio: Crena na existncia de vrios deuses com forma humana politesmo antropomrfico. Existem deuses csmicos (ar, terra, mar) e os astrais (sol, lua, planetas.)

c) Literatura: Os amoritas tambm se notabilizaram na literatura e a principal obra literria escrita na Mesopotmia epopeia de Gilgamesh.

Egito Antigo. 1. O Egito um presente do Nilo?

Herdoto teria dito que o Egito uma ddiva do Nilo. Entretanto, essa viso determinista negada por boa parte dos historiadores que consideram o desenvolvimento da civilizao egpcia como fruto de ao humana somada s condies geogrficas.

2. Perodos do Egito:

a) Perodo Pr-dinstico:

Anterior aos faras. Egito composto por nomos eram como se fosse cls ou famlias e cada cl era chefiada por um nomarca. Os nomos dividiam-se em dois Reinos: Baixo (Norte) e o Alto (Sul). At que um dia um dos nomarcas (sul) unificou os dois reinos e gerou o 1 fara Mens (Nar-Mer) e com a unificao do Egito apareceu o perodo: Dinstico.

b) Perodo Dinstico:

Monarquia teocrtica: poder poltico e religioso nas mos dos soberanos, considerado um deus vivo. Fara dono de todas as terras. Sociedade: nobreza (sacerdotes, militares e escribas); artesos, camponeses, servos e escravos.

Dividiu-se em:

Antigo Imprio: Houve a construo das pirmides de Gir (Qufren, Quops e Minquennes. Capital: Mnfis.

Nomarcas em busca de afirmao, influenciaram revoltas, pois o fara ainda no tinha consolidado o poder, com isso houve o enfraquecimento da economia.

Mdio Imprio: Houve o reestabelecimento do poder do fara. Capital: Tebas. Os Hicsos invadiram e dominaram a regio, trazendo novidade: Trouxeram as bigas (carros de combate). Usaram cavalos Armas forjadas a ferro e fogo. Nessa poca aos poucos foi abandonando o isolamento. Novo Imprio: Hicsos derrotados fara voltou ao poder. Os egpcios apreenderam tcnicas de combate com os hicsos. Nessa poca houve a construo das milhares pirmides, varias esfinges, poca de mais ouro e etc. (Reinado mais prspero). Amenfis IV (Amenotep). Tcnicas de Expanso territorial e conquistas militares. Reinado de Amenfis IV: promoveu uma reforma religiosa (diminuir o poder dos sacerdotes) e obrigou os egpcios a cultuarem s um deus Atons (sol) Reforma monotesta. Amenotep passou a se chamar Ichnaton (aquele que adora ao sol). Ramss auge militar econmico e cultural. O Egito entrou em decadncia 40 a.C

3. Cultura Egpcia:

a) Escrita (3 sistemas):

Hieroglfica: Utilizada pelos escribas.(faziam parte da nobreza, e eram responsveis pelo registro de tudo que ocorria no Egito e s eles dominavam a escrita.) a mais sofisticada, mais complexa, difcil. E eram encontradas em catatumbas.

Hiertica: Era a escrita sagrada Usada apenas pela famlia real e sacerdotes.

Demtica: Era de cunho popular. Eram mais simples. E era tambm utilizada pelos militares, etc.

Famlia Real

Fel (camponeses)

Escravos

b) Religio: Politesta Politesmo Antropozoomrfico. (vrios deuses): crena em vrios deuses com forma humana e animal.

Crena na vida aps a morte: A morte era uma mudana desta para uma vida onde o esprito ia se encontrar com o prprio corpo, por isso era mumificado. (gerou o conhecimento da anatomia humana, entretanto era proibido o estudo para fins cientficos.

Durante o Novo Imprio houve a reforma Monotesta de Amenfis IV. Medicina muito avanada: esquecida por aspectos religiosos, eram considerados pagos.

FILOSOFIA O QUE FILOSOFAR?

OS CONCEITOS DO FILOSOFAR Como simplesmente um sinnimo de pensar; Como sinnimo de saber pensar; Como filosofar ocidental: Modo peculiar de pensar dos gregos a partir dos sculos VI a.C. E V a.C.; procurar a crtica das bases culturais.

MITO X FILOSOFIA

Ponto comum: Linguagens que estruturam as bases culturais; Diferenas: O mito procura justificar-se pela Antiguidade; A Filosofia busca a critica aos fundamentos da cultura; A tenso entre mito e filosofia uma caracterstica da cultura ocidental.

LEGADOS DO SABER FILOSFICO

Conceitos de verdade; Conceitos de natureza; Conceito de responsabilidade.

O NOVO CONCEITO DE VERDADE

Como busca da verdade definitiva sem possibilidade de refutao; A verdade universal necessria; Como libertao do medo e da insegurana; Como abrangncia de toda a realidade.

O NOVO CONCEITO DE NATUREZA

A natureza manifesta-se inteligncia sem intermedirios; O filosofo contempla a realidade sem projetar nela interpretaes culturais; A realidade manifesta suas leis sem precisar das revelaes religiosas; A verdade da natureza para todos.

O NOVO CONCEITO DE RESPONSABILDADE

Os valores fundamentais na filosofia orientam o individuo e a comunidade. Toma-se conscincia da prpria realidade no agir; A atividade mais importante o estudo da verdade racional; A verdade mexe com as estruturas da sociedade e promove a democratizao.

VISO PANORMICA DO NICIO DA FILOSOFIA

OS PR-SOCRTICOS OU FILSOFOS DA NATUREZA:

Escola Jnica: Localizada na sia Menor; Despertaram o interesse pelas questes filosficas mais integrantes at hoje: A verdade; a totalidade; a tica e a poltica; Representantes: Tales de Mileto, Anaximandro, Anaxmenes e Herclito.

Escola Pitagrica:

Localizada em Siracusa;

Seus representantes manifestaram em suas teorias tendncias MticoReligiosa e Cientfico-racionais; Representantes: Pitgoras, Filolau, Arquitas e Alcmen.

Escola Eletica: Localizada em Elia; Discutiram sobre o conhecimento sensvel e o conhecimento racional com privilgio ao ltimo; Representantes: Xenfanes, Parmnides; Zeno e Melisso.

Escola Pluralista: Preocupam-se em explicar a origem de todas as coisas no apenas por um nico principio, mas pela multiplicidade das coisas existentes; Representantes: Anxgoras, Empdocles e Demcrito.

OS SOFISTAS Foram professores ambulantes; Preparavam os lderes polticos; Ensinaram o poder de persuaso / convencimento / da argumentao; Rejeitavam as convenes da poca e a hierarquia vigente; Entendiam que o conhecimento era relativo;

SCRATES

Patrono da Filosofia; Buscou entender sobre os conceitos universais;

Despertou o interesse pelo conceito universal de justia; Prope o autoconhecimento: conhece-te a ti mesmo; Usou o mtodo do dilogo crtico: a ironia e a maiutica;

PLATO

Retoma os conceitos e valores universais e os insere no mundo das ideias; A realidade constituda de dois mundos: Mundo sensvel realidade ilusria e aparente fundada nas crenas da realidade ilusria e aparente fundada nas crenas e doxas; Mundo da ideias realidade perfeita, das essncias puras produzidas pela alma; Investigou sobre poltica e surpreende com a concepo do estado ideal, em a repblica.

ARISTTELES

Teorizou sobre variados campos. Teoria do conhecimento, tica, poltica, biologia, cosmologia, lgica... Segundo ele o conhecimento universal formado a partir dos conhecimentos dos sentidos; Busca, a partir da abstrao, a essncia das coisas; Dispe de dois mtodos para a busca da verdade: deduo e induo.

Das könnte Ihnen auch gefallen