Sie sind auf Seite 1von 7

DEVOCIONAL

TEMA: COMO SER UM CRISTO VERDADEIRO

INTRODUO:
Segundo pesquisa do IBOPE, 99% dos brasileiros crem em Deus. No entanto, poucos so aqueles que preenchem os requisitos necessrios para serem considerados como seguidores de Jesus. Antes de deixar seus discpulos Jesus falou-lhes algo poderoso a respeito de como seria possvel segui-lo, sendo um cristo verdadeiro. Nesta DEVOCIONAL estaremos estudando na Palavra de Deus princpios espirituais relacionados a estes requisitos, os quais devem ser preenchidos pelos seguidores de Jesus e de como possvel alcanar os padres de um cristo verdadeiro.

TEXTO BASE:

Jo 14:15 - Se me amardes, guardareis os meus mandamentos. 16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dar outro Ajudador, para que fique convosco para sempre. 17 a saber, o Esprito da verdade, o qual o mundo no pode receber; porque no o v nem o conhece; mas vs o conheceis, porque ele habita convosco, e estar em vs. 18 No vos deixarei rfos; voltarei a vs. 19 Ainda um pouco, e o mundo no me ver mais; mas vs me vereis, porque eu vivo, e vs vivereis. 20 Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vs em mim, e eu em vs. 21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse o que me ama; e aquele que me ama ser amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.

DESENVOLVIMENTO:
1. CRISTOS VERDADEIROS TM QUE AMAR A JESUS ACIMA DE TUDO: muito fcil dizer que se ama algum. As pessoas dizem isso sem perceber a importncia desta afirmao (Ex.: Vamos fazer amor?). Difcil demonstrar verdadeiramente que se ama. Com relao a Deus, a maioria diz que o ama, cada um de sua prpria maneira, ou seja, elas mesmas determinam como am-lo. No entanto, Deus nos deixou revelado em sua palavra como realmente am-lo e Ele demanda isso.
Jo 21:17 - Disse-lhe terceira vez: Simo, filho de Jonas, amas-me? Simo entristeceu-se por

lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas. Repita: QUEM AMA FAZ TUDO PARA AGRADAR O (A) AMADO (A) - PROVAS DE AMOR. 1.1. QUEM AMA A JESUS GUARDA OS SEUS MANDAMENTOS: Jo 14:15 - Se me amardes, guardareis os meus mandamentos. No texto em questo, no se trata de uma referncia direta aos dez mandamentos, mas h uma aluso especial ao novo mandamento, que a lei do amor, o qual de destaca entre todos os mandamentos. Mt 22:39 - E o segundo, semelhante a este, : Amars ao teu prximo como a ti mesmo. Rm 13:8 - A ningum devais coisa alguma, seno o amor recproco; pois quem ama ao prximo tem cumprido a lei. 10 O amor no faz mal ao prximo. De modo que o amor o cumprimento da lei. O amor, como a f (Tg 2.14-26), no pode ser separado da obedincia. 1Jo 2:5 - Mas, se algum obedece sua palavra, nele verdadeiramente o amor de Deus est aperfeioado. Desta forma sabemos que estamos nele.

Algum com o amor de Deus verdadeiramente aperfeioado algum que o amor de Deus o leva a realizar atos de obedincia (Jo 4:12), ou seja, o amor a Deus aperfeioado quando se manifesta em atos de obedincia (Jo 3:16-18). Quando isso acontece, h uma verdadeira unio espiritual com Deus (Jo 17.21). Desta forma sabemos que estamos nele. Jo 13:35 - Nisto todos conhecero que sois meus discpulos, se vos amardes uns aos outros. Jesus sabia da grande dificuldade existente para o cumprimento desta demanda ( Mt 5:44 - Eu, porm, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que est nos cus) , por essa razo, Ele apresentou, de imediato a ajuda necessria (1 Co 10:13). 1.1.1. JESUS PROMETEU QUE MANDARIA AJUDA PARA QUE SEUS DISCPULOS PUDESSEM GUARDAR OS SEUS MANDAMENTOS: Jo 14:16 - E eu rogarei ao Pai, e ele vos dar outro Ajudador, para que fique convosco para sempre. Outro Ajudador ou Conselheiro um termo jurdico, mas com significado mais amplo que advogado de defesa. 1Jo 2:1 - Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocs no pequem. Se, porm, algum pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo. A palavra intercessor aqui traduzida como advogado, aquele que se pronuncia diante do tribunal a favor do ru. Justo. Diante do tribunal de Deus, o advogado de defesa deve ser impecvel e Cristo o . Referia-se a qualquer pessoa que ajudasse quem estivesse tendo dificuldades com a lei. 1.1.1.1. UMA AJUDA DIRECIONADA DE FORMA ESPECFICA: Jo 14:17a a saber, o Esprito da verdade, o qual o mundo no pode receber; porque no o v nem o conhece; a) INICIALMENTE NO EST DISPONVEL PARA TODOS: 1Co 2.14 - Quem no tem o Esprito no aceita as coisas que vm do Esprito de Deus, pois lhe so loucura; e no capaz de entend-las, porque elas so discernidas espiritualmente. O no-cristo basicamente dominado pela vida meramente fsica, carnal ou natural. Como no possui o Esprito Santo, no tem condies de acolher com apreo a verdade oriunda do Esprito. Pessoas assim precisam do novo nascimento (Jo 3.1-8).
Tt 3:5 - No pelas obras de justia que houvssemos feito, mas segundo a sua misericrdia,

nos salvou pela lavagem da regenerao e da renovao do Esprito Santo, (6) Que abundantemente ele derramou sobre ns por Jesus Cristo nosso Salvador; b) EST DISPONVEL PARA AQUELES QUE CONHECEM A JESUS: Em essncia e em ao, o Esprito caracterizado pela verdade. Ele leva as pessoas verdade de Deus. As trs pessoas da trindade esto ligadas verdade. Rm 8:9 - Vs, porm, no estais na carne, mas no Esprito, se que o Esprito de Deus habita em vs. Mas, se algum no tem o Esprito de Cristo, esse tal no dele. Ele atua neste mundo de maneira invisvel, sem ser reconhecido, convencendo as pessoas de pecado e testificando a respeito da retido, iluminando as conscincias e dirigindo todos para a pessoa de Cristo, para que o mundo o conhea. Jo 16:8 - E quando ele vier, convencer o mundo do pecado, da justia e do juzo: 1Jo 4:6 - Ns viemos de Deus, e todo aquele que conhece a Deus nos ouve; mas quem no vem de Deus no nos ouve. Dessa forma reconhecemos o Esprito da verdade e o esprito do erro.

c) PERMANECER COM OS DISCPULOS DE JESUS PARA SEMPRE: Jo 14:17b - ... mas vs o conheceis, porque ele habita convosco, e estar em vs. O Esprito estar com os discpulos de Jesus e dentro deles. Isto fala do ltimo relacionamento (habitao), antevendo especificamente a descida do Esprito Santo no Dia de Pentecostes (At 2). Repita: ESTA AJUDA SER PARA SEMPRE. Jo 14:18 - No vos deixarei rfos; voltarei a vs. O contexto aqui pode ser traduzido como No vos deixarei sem consolo, destitudos. Sua morte poderia deix-los sozinhos por algum tempo, mas essa condio no seria permanente. Mt 28:20 - ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, at a consumao dos sculos. Repita: O ESPRITO SANTO FICAR DO LADO DO POVO DE CRISTO PRA SEMPRE. 2. CRISTOS VERDADEIROS CONFIAM QUE DESFRUTARO DAS PRERROGATIVAS DO REINO DE DEUS: Jo 14:19 - Ainda um pouco, e o mundo no me ver mais; mas vs me vereis, porque eu vivo, e vs vivereis. A cruz faria a separao entre o mundo (que no veria Jesus a partir de ento) e os discpulos (que o veriam). O Senhor Jesus asseverou que existe Nele um tipo de vida que o mundo desconhece posto no compreend-la e nem ao menos busc-la. Porm, os seus discpulos, contrariamente ao mundo, haveria de desfrutar de tal vida, tanto na terra (Jo 10:10), como no cu. Jo 5:24 - Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e cr naquele que me enviou, tem a vida eterna, e no entrar em condenao, mas passou da morte para a vida. Jo 11:25 - Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreio e a vida; quem cr em mim, ainda que esteja morto, viver; 3. CRISTOS VERDADEIROS ESTO INTIMAMENTE LIGADOS A JESUS: Jo 14:20 - Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vs em mim, e eu em vs. A ressurreio mudaria radicalmente o modo de pensar deles. 3.1. AMAM A JESUS E SO AMADOS POR ELE: Jo 14:21a - Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse o que me ama; O amor que temos por Cristo e a obedincia a seus mandamentos no podem estar separados. amado por meu Pai [...] eu tambm o amarei. O amor do Pai no pode ser separado do amor do Filho. A manifestao de Deus vem por meio de seu Esprito agora que a misso terrena de Jesus terminou. 3.2. EXPERIMENTARO A INTIMIDADE COM O SENHOR: Jo 14:21b - e aquele que me ama ser amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. Amar mais do que dizer que o amamos, mas seguir o seu exemplo, viver suas palavras; fazendo assim Ele mesmo afirma que se manifestaria aos que o amam, e se observarmos a palavra manifestar que quer dizer "tornar conhecido", ento entendemos que se o amamos, guardamos seus mandamentos, e Ele se manifesta ou se torna conhecido a ns, ou seja, Ele passar a morar dentro de ns, fazendo assim conhecida (manifesta) sua obra atravs de ns. Essa a concepo de Deus sobre o que realmente am-lo, qualquer outra, diferente desta ser errnea.

CONCLUSO:
COMO SER UM CRISTO VERDADEIRO 1. CRISTOS VERDADEIROS TM QUE AMAR A JESUS ACIMA DE TUDO: 1.1. QUEM O AMA GUARDA OS SEUS MANDAMENTOS: 1.1.1. JESUS PROMETEU QUE MANDARIA AJUDA PARA QUE SEUS DISCPULOS PUDESSEM GUARDAR OS SEUS MANDAMENTOS: 1.1.1.1. DIRECIONADA DE FORMA ESPECFICA: a) INICIALMENTE NO EST DISPONVEL PARA TODOS; b) EST DISPONVEL PARA AQUELES QUE CONHECEM A JESUS; c) PERMANECER COM OS DISCPULOS DE JESUS PARA SEMPRE. 2. CRISTOS VERDADEIROS CONFIAM QUE DESFRUTARO DAS PRERROGATIVAS DO REINO DE DEUS. 3. CRISTOS VERDADEIROS ESTO INTIMAMENTE LIGADOS A JESUS: 3.1. AMAM A JESUS E SO AMADOS POR ELE. Pr. Edmar Roberto dos Santos Mota
Ministrio Palavra & Poder Obs.: Ministrao disponvel em DVD (Vendas p/ fone: 091 8876-3044)

22 Perguntou-lhe Judas (no o Iscariotes): O que houve, Senhor, que te hs de manifestar a ns, e no ao mundo? 23 Respondeu-lhe Jesus: Se algum me amar, guardar a minha palavra; e meu Pai o amar, e viremos a ele, e faremos nele morada. 24 Quem no me ama, no guarda as minhas palavras; ora, a palavra que estais ouvindo no minha, mas do Pai que me enviou. 25 Estas coisas vos tenho falado, estando ainda convosco. 26 Mas o Ajudador, o Esprito Santo a quem o Pai enviar em meu nome, esse vos ensinar todas as coisas, e vos far lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito. 27 Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; eu no vo-la dou como o mundo a d. No se turbe o vosso corao, nem se atemorize. 28 Ouvistes que eu vos disse: Vou, e voltarei a vs. Se me amsseis, alegrar-vos-eis de que eu v para o Pai; porque o Pai maior do que eu. 29 Eu vo-lo disse agora, antes que acontea, para que, quando acontecer, vs creiais. 30 J no falarei muito convosco, porque vem o prncipe deste mundo, e ele nada tem em mim; 31 mas, assim como o Pai me ordenou, assim mesmo fao, para que o mundo saiba que eu amo o Pai. Levantai-vos, vamo-nos daqui. 14.22 por que...? Ele (e tambm os demais) provavelmente esperava que Jesus cumprisse expectativas messinicas populares. No seria fcil, nesse caso, entender como ele se mostraria aos discpulos, mas no ao mundo. 14.23 ama [...] obedecer [...] amar. Mais uma vez, o amor e a obedincia esto vinculados entre si (cf. v. 15,21). 14.24 Mais uma vez, ressalta-se a estreita associao entre as palavras de Jesus e as do Pai (cf. v. 10; 7.16).

14.26 Conselheiro. V. nota no v. 16. Esprito Santo. Ttulo freqente no NT (mas, nesse evangelho, somente aqui e em 1.33; 20.22) frisando a sua santidade, mais que seu poder ou grandeza. que o Pai enviar. Tanto o Pai quanto o Filho participam do ato de enviar (v. 15.26). nome. V. notas no v. 13; 2.23. lhes far lembrar tudo o que eu lhes disse. Crucial para a vida da igreja e para a composio do NT. 14.27 Paz [...] a minha paz. Saudao hebraica comum (20.19,21,26), que Jesus emprega aqui, porm, de modo raro. O termo refere-se, para todos os efeitos, salvao que a obra de redeno de Cristo conceder a seus discpulos i.e., o total bem-estar e descanso interior do esprito em comunho com Deus. Toda a verdadeira paz dom dele, como faz frisar a repetio. No a dou como o mundo a d. Nas suas saudaes de paz, o mundo somente consegue expressar um anseio ou um desejo. Mas a paz de Jesus real e presente. perturbe. V. nota no v. 1. 14.28 me ouviram dizer. Cf. v. 3. o Pai maior do que eu. Revelando o papel subordinado que Jesus aceitou como aspecto inevitvel da encarnao. A declarao deve ser entendida com base na unidade entre o Pai e o Filho (10.30). 14.30 prncipe deste mundo. V. nota em 12.31. no tem nenhum direito sobre mim. Satans tem direito sobre os seres humanos por causa do estado decado deles. Como Cristo era sem pecado, Satans no podia ter direito sobre ele. 14.31 fao o que meu Pai me ordenou. Jesus ressaltara a importncia de seus seguidores serem obedientes (v. 15,21,23) e deu o exemplo. Com essas palavras, parte para cumprir sua misso (caps. 18, 19). Primeiro de uma srie de textos importantes a respeito do Esprito Santo (v. 26; 15.26; 16.715), ddiva do Pai. outro. Alm de Jesus. V. tb., a esse respeito, o Pai (4.23,24; cf. Sl 31.5; Is 65.16) e o Filho (14.6). O mundo.
JESUS AMA OU NO AMA? Joo 14-15 Dias atrs, recebi uma pergunta de uma ouvinte do programa Por Dentro da Bblia. A pergunta est relacionada com um versculo que est na leitura de hoje. Ela questiona: As igrejas crists dizem que Cristo ama a todos, no dizem? Mas ento, por que o prprio Cristo diz que ama apenas os que obedecem a Sua palavra? Essa moa baseou-se em Joo 14:21, na verso de Joo Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada no Brasil, onde diz: Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse o que me ama; e aquele que me ama ser amado por meu Pai, e eu tambm o amarei e me manifestarei a ele. Na Nova Verso Internacional, est escrito: Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse o que me ama. Aquele que me ama ser amado por meu Pai, e eu tambm o amarei e me revelarei a ele. Ao receber a pergunta, percebi que essa pessoa se preocupa em amar a Jesus e tambm receber do amor dEle. E isso muito bom, no mesmo? Alis, essencial. D para perceber, tambm, que essa moa est bem preocupada se Cristo ama ou no os que no guardam os mandamentos de Deus. O que voc acha? Para responder a essa pergunta, em primeiro lugar, vamos praticar algo muito bsico que aprendemos na escola primria: interpretao de texto. Observe que quando essa questionadora redigiu sua pergunta, ela atribuiu ao texto algo que no existe nele, que a palavra apenas. Por exemplo, o fato de eu dizer que amo minha esposa (e ponto final), no implica que no ame os meus filhos. Concorda? Portanto, o foco do texto no dizer quem Cristo ama e quem Ele no ama. O sinal sobre quem ama a Ele. Como Ele mesmo diz: se me amais guardareis os meus mandamentos. Para saber se os

seguidores de Jesus amam a Jesus existe um critrio, pois pode existir algum ser humano que no o ame. Como diz 1 Joo 4:19, ns o amamos porque Ele nos amou primeiro. No entanto, para medir o amor dEle para conosco no tem um critrio, porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unignito, para que todo o que nele cr no perea, mas tenha a vida eterna. Ento, finalizo com as palavras de Jesus registradas em 1 Joo 4:10: Nisto consiste o amor: no em que ns tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amor e enviou seu Filho como propiciao pelos nossos pecados. Deus ama a todos, inclusive a voc. Ame-O tambm!

Das könnte Ihnen auch gefallen