Sie sind auf Seite 1von 28

PROGRAMA DE AQUISIO DE ALIMENTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR

Renda para quem produz e comida na mesa de quem precisa!

PAA

Programa de Aquisio de Alimentos - PAA


Programa de Aquisio de Alimentos - PAA
Renda para quem produz e comida na mesa de quem precisa!
O Programa de Aquisio de Alimentos PAA possui duas finalidades bsicas: promover o acesso alimentao e incentivar a agricultura familiar. Para o alcance desses dois objetivos, o Programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitao, e os destina s pessoas em situao de insegurana alimentar e nutricional e quelas atendidas pela rede socioassistencial e pelos equipamentos pblicos de alimentao e nutrio. O PAA tambm contribui para a constituio de estoques pblicos de alimentos produzidos por agricultores familiares e para a formao de estoques pelas organizaes da agricultura familiar. Alm disso, o Programa promove o abastecimento alimentar por meio de compras governamentais de alimentos; fortalece circuitos locais e regionais e tambm redes de comercializao; valoriza a biodiversidade e a produo orgnica e agroecolgica de alimentos; incentiva hbitos alimentares saudveis e estimula o associativismo. Para o alcance de todos os objetivos a que se prope, o PAA desenvolvido em cinco modalidades diferentes: Doao Simultnea, Compra Direta, Formao de Estoques, PAA Leite e Compra Institucional. O oramento do PAA composto por recursos do Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome (MDS) e do Ministrio do Desenvolvimento Agrrio (MDA).
3

Programa de Aquisio de Alimentos - PAA


Pblico beneficirio
O PAA possui dois pblicos beneficirios: os fornecedores e os consumidores de alimentos. Os beneficirios fornecedores so os agricultores familiares, assentados da reforma agrria, silvicultores, aquicultores, extrativistas, pescadores artesanais, indgenas, integrantes de comunidades remanescentes de quilombos rurais e demais povos e comunidades tradicionais, que atendam aos requisitos previstos no art. 3 da Lei n 11.326, de 24 de julho de 2006. Os beneficirios consumidores so os indivduos em situao de insegurana alimentar e nutricional e aqueles atendidos pela rede socioassistencial e pelos equipamentos de alimentao e nutrio.

Programa de Aquisio de Alimentos - PAA


Como participar
Beneficirios fornecedores
Os beneficirios fornecedores podem participar do PAA individualmente ou por meio de suas cooperativas ou outras organizaes formalmente constitudas como pessoa jurdica de direito privado. Para participar do Programa individualmente, os beneficirios fornecedores devem possuir a Declarao de Aptido ao PRONAF (DAP), instrumento que qualifica a famlia como da agricultura familiar. J as organizaes de agricultores, para participarem do PAA, devem deter a Declarao de Aptido ao PRONAF (DAP) Especial Pessoa Jurdica ou outros documentos definidos pelo Grupo Gestor do PAA (GPAA).

Programa de Aquisio de Alimentos - PAA


Para a maior parte dos agricultores familiares, a DAP pode ser obtida junto a instituies previamente autorizadas, entre as quais esto as entidades oficiais de Assistncia Tcnica e Extenso Rural ou as Federaes e Confederaes de Agricultores, por meio de seus sindicatos. Para pblicos especficos, a DAP tambm pode ser fornecida por outras organizaes, segundo a Portaria do MDA n 17 de 23 de maro de 2010 tais como: a FUNAI, para populaes indgenas; a Fundao Cultural Palmares, para populaes de Remanescentes de Quilombos; o Ministrio da Aquicultura e Pesca ou Federao de Pescadores e suas colnias filiadas, para pescadores artesanais; o INCRA, para assentados da reforma agrria, entre outros.

Beneficirios consumidores
As pessoas em situao de insegurana alimentar e nutricional devem procurar a rede socioassistencial ou os equipamentos de alimentao e nutrio em seus municpios. Estas entidades devem procurar as Unidades Executoras do Programa para serem includas como beneficirias. As entidades tambm podem buscar grupos da agricultura familiar e articular projetos junto s Unidades Executoras.

Estados, Distrito Federal, Municpios ou Consrcios Pblicos


Os entes podem tornar-se Unidades Executoras do PAA por meio da celebrao de Termo de Adeso com o MDS.

Grupo Gestor
O regramento do PAA definido por um Grupo Gestor (GGPAA), rgo colegiado de carter deliberativo e formado por representantes dos seguintes ministrios: Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome; Ministrio do Desenvolvimento Agrrio; Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento; Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto; Ministrio da Fazenda; e Ministrio da Educao.

Programa de Aquisio de Alimentos - PAA


O Grupo Gestor tem como objetivo principal orientar e acompanhar a execuo do PAA, normatizando-o por meio de suas Resolues. O GGPAA responsvel por definir, no mbito do PAA: a forma de funcionamento das modalidades do Programa; a metodologia para a definio dos preos de referncia de aquisio de alimentos, considerando as diferenas regionais e a realidade da agricultura familiar; as condies de doao dos produtos adquiridos; as condies de formao de estoques pblicos; os critrios de priorizao dos beneficirios fornecedores e consumidores; as condies para a aquisio e doao das sementes, mudas e outros materiais propagativos de culturas alimentares; e outras medidas necessrias para a operacionalizao do PAA. As resolues do GGPAA podem ser encontradas no site do MDS: http://www.mds.gov.br/ segurancaalimentar/aquisicao-e-comercializacao-da-agricultura-familiar/resolucoes-do-grupo-gestor.

Programa de Aquisio de Alimentos - PAA


Legislao
O PAA foi institudo pelo Art. 19 da Lei n 10.696, de 02 de julho de 2003, no mbito do Programa Fome Zero. Esta Lei foi alterada pela Lei n 12.512, de 14 de outubro de 2011. O PAA foi ainda regulamentado por diversos decretos, o que est em vigncia o Decreto n 7.775, de 4 de julho de 2012. A legislao e os normativos referentes ao PAA podem ser encontrados aqui: http://www.mds.gov. br/segurancaalimentar/aquisicao-e-comercializacao-da-agricultura-familiar/saiba-mais/legislacaonormativos.

Programa de Aquisio de Alimentos - PAA


Operacionalizao
O PAA operacionalizado por estados, Distrito Federal e municpios e, ainda, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), empresa pblica, vinculada ao Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento (MAPA) , responsvel por gerir as polticas agrcolas e de abastecimento. Para execuo do Programa, a Conab firma Termo de Cooperao com o MDS e com o MDA. Entre os anos de 2003 e 2012, o PAA foi executado por estados, o Distrito Federal e municpios, por meio de convnios com o MDS. Para esta parceria com estados, municpios e consrcios pblicos com a Lei n 12.512/2011, regulamentada pelo Decreto n 7.775/2012, abriu-se a possibilidade de execuo do PAA mediante a celebrao de Termo de Adeso, dispensada a celebrao de convnio. Esse novo instrumento proporciona a ampliao do Programa, tem menos burocracia, alm de possibilitar a realizao do pagamento pela Unio, por intermdio do MDS, diretamente ao agricultor familiar, que o recebe por meio de um carto bancrio especfico para o recebimento dos recursos do PAA.

10

Programa de Aquisio de Alimentos - PAA


Termo de Adeso: a nova forma de operar o PAA
O novo modelo de operao segue o seguinte fluxo: Solicitao de senha para acessar ao SISPAA, assinatura de Termo Adeso, pactuao de valores e metas entre os entes (estados, municpios e consrcios pblicos) e o MDS, publicao de portaria ministerial propondo valores e metas fsicas, aceite por parte dos entes do Plano Operacional, pactuao local, cadastramento da Proposta no SISPAA, aquisio e distribuio de alimentos, pagamento de Fornecedores e Apoio Financeiro aos Executores. O Termo de Adeso tem carter geral de pactuao, mas no trata de aporte de recursos. Contm informaes como os compromissos de cada partcipe e tem vigncia de cinco anos. Foram previstos quatro modelos de adeso de acordo com as Unidades Executoras: a) Unio - estado ou Distrito Federal, b) Unio - Estado ou Distrito Federal com participao de entidade da administrao indireta, c) Unio - Municpio ou Consrcio Pblico e d) Unio - Estado - Municpio ou Consrcio. A Pactuao de Valores e Metas ser realizada, por modalidade, em Planos Operacionais Anuais, propostos pelo MDS e ratificados pelas Unidades Executoras, conforme os seguintes passos: 1) Termo de Adeso publicado, a Unidade Executora elabora proposta preliminar de participao (preenchimento da Ficha Preliminar de Levantamento da Demanda), 2) MDS avalia a demanda do conjunto de executores compatibilizando com a dotao oramentria disponvel e publica portaria ministerial estabelecendo valores e propondo metas de execuo e 3) Unidade Executora distribui os recursos para execuo por trimestre, com reviso dos montantes e metas pactuadas ao longo do ano (4 janelas), redistribuindo a destinao dos recursos em funo da execuo.

11

Programa de Aquisio de Alimentos - PAA


A Pactuao Local ser feita por meio de um sistema informatizado: o Sistema de Informao do PAA (SISPAA). Consiste na insero de entidades (CNPJ obrigatrio) aptas a receber alimentos e de beneficirios fornecedores de alimentos (ou organizaes de fornecedores); envio para gerao dos cartes de pagamento; insero de produtos, suas quantidades e preos; vinculao em uma Proposta de Participao e assinatura de termo de compromisso com os fornecedores. Durante a etapa da Aquisio e Entrega de Alimentos sero utilizadas as estruturas pblicas de recebimento de alimentos (Centrais de Recebimento e Distribuio, pontos volantes de coleta de alimentos ou estruturas congneres) que sero entregues a um agente pblico designado pelo executor para tal. O ateste ser realizado no ato do recebimento de alimentos por meio de Termo de Recebimento e Aceitabilidade e ser admitido, como comprovao da entrega e da qualidade dos produtos. A distribuio ser realizada pela prpria Unidade Executora do Programa, junto a entidades da rede socioassistencial, ou creches, hospitais, Restaurantes Populares, Bancos de Alimentos, Cozinhas Comunitrias, entre outros. O Pagamento aos Fornecedores ser realizado diretamente pela Unio, por intermdio de instituio financeira oficial. O pagamento ao agricultor ser feito a partir de informaes inseridas no SISPAA, com autorizao da SESAN/MDS. Cada agricultor familiar que fornece alimentos ter um carto magntico e receber o pagamento por meio dele. A Unio realizar, na forma de Apoio Financeiro aos Executores, repasses condicionados execuo das aes de implementao do Programa, com a finalidade de contribuir com as despesas de operacionalizao das metas acordadas no Plano Operacional, sem prejuzo dos recursos que os executores tambm aplicaro para essa operacionalizao. Para fazer jus ao apoio financeiro, a unidade Executora dever atender a
12

Programa de Aquisio de Alimentos - PAA


todos os requisitos de adeso ao Programa, alm de cumprir outras exigncias definidas pelo Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome em Portaria.

Controle Social
Por sua intersetorialidade e abrangncia, o PAA um Programa que conta com ampla participao da sociedade civil. instncia de controle do PAA o Conselho de Segurana Alimentar e Nutricional (CONSEA) nas esferas nacional, estadual e municipal. Na hiptese de inexistncia desses, os Conselhos de Desenvolvimento Rural Sustentvel ou os Conselhos de Assistncia Social podero ser responsveis pelo acompanhamento da execuo do PAA. O PAA conta ainda com a participao social no Comit composto por representantes governamentais e da sociedade civil, de carter consultivo, que assessora o Grupo Gestor e acompanha a implementao do Programa.

13

Programa de Aquisio de Alimentos - PAA


Modalidades
Compra com Doao Simultnea Qual o objetivo da Modalidade?
A Compra com Doao Simultnea tem como finalidade o atendimento de demandas locais de suplementao alimentar, promovendo o Direito Humano Alimentao Adequada. A Modalidade incentiva que a produo local da agricultura familiar atenda s necessidades de complementao alimentar das entidades da rede socioassistencial, dos equipamentos pblicos de alimentao e nutrio (Restaurantes Populares, Cozinhas Comunitrias e Bancos de Alimentos) e, em condies especficas definidas pelo Grupo Gestor do PAA, da rede pblica e filantrpica de ensino.

Quais alimentos podem ser adquiridos?


Produtos alimentcios prprios para o consumo humano, incluindo alimentos perecveis e caractersticos dos hbitos alimentares locais. Podem estar in natura ou processados. Os alimentos devem ser de produo prpria dos agricultores familiares e devem cumprir os requisitos de controle de qualidade dispostos nas normas vigentes.

14

Programa de Aquisio de Alimentos - PAA


Como funciona?
Esta Modalidade executada apenas com recursos do MDS, que pode utilizar trs tipos de instrumentos para sua implementao: Parcerias estabelecidas por meio do Termo de Adeso, com estados, Distrito Federal, municpios ou consrcios pblicos de municpios, e Formalizao de Termo de Cooperao com a Conab. Quando a modalidade executada por estados, e consrcios os agricultores podem vender, individualmente, at R$ 4.500,00 (quatro mil e quinhentos reais) por unidade familiar/ano. Se fornecerem por meio de organizaes, o limite passa a ser de at R$4.800,00 (quatro mil e oitocentos reais) por unidade familiar/ano. Os agricultores entregam os alimentos em uma Central de Distribuio, onde so pesados e separados para serem doados.

15

Programa de Aquisio de Alimentos - PAA


No mbito dos Termos de Adeso, o pagamento feito pela Unio, por intermdio do MDS, diretamente ao agricultor, por meio de um carto bancrio prprio para o recebimento dos recursos do PAA. No mbito do Termo de Cooperao, os recursos financeiros para execuo do PAA so repassados pelo MDS para a Conab, que fica responsvel pelo pagamento aos agricultores. Para participar da Compra com Doao Simultnea pela Conab, os agricultores familiares devem estar organizados em cooperativas ou associaes. Essas organizaes precisam encaminhar Proposta de Participao Conab. Aprovada a Proposta de Participao, a organizao emite uma Cdula de Produto Rural (CPR-Doao) e passa a fornecer alimentos s entidades conforme definido na Proposta. Aps a confirmao da entrega dos produtos, a Conab disponibiliza os recursos pactuados na conta da organizao, que realiza o pagamento aos agricultores at o limite de R$ 4.800,00 (quatro mil e oitocentos reais) por unidade familiar/ano. Na execuo pela Conab, as organizaes de agricultores entregam os produtos diretamente nas entidades beneficirias.

Compra Direta Qual o objetivo da Modalidade?


A Compra Direta tem como finalidade a sustentao de preos de uma pauta especfica de produtos definida pelo Grupo Gestor do PAA, a constituio de estoques pblicos desses produtos e o atendimento de demandas de programas de acesso alimentao.

16

Programa de Aquisio de Alimentos - PAA


Quais alimentos podem ser adquiridos?
Dentre os produtos adquiridos pela modalidade esto: arroz, feijo, milho, trigo, sorgo, farinha de mandioca, farinha de trigo, leite em p integral, castanha de caju, castanha-do-brasil e outros que venham a ser definidos pelo Grupo Gestor do PAA. Os alimentos devem ser de produo prpria dos agricultores familiares e devem cumprir os requisitos de controle de qualidade dispostos nas normas vigentes.

Como funciona?
Para execuo dessa modalidade, os Ministrios do Desenvolvimento Social e Combate Fome (MDS) e do Desenvolvimento Agrrio (MDA) repassam, por meio de Termos de Cooperao, recursos financeiros para a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), responsvel pela operacionalizao. A Compra Direta permite a aquisio de produtos at o limite anual de R$ 8.000,00 (oito mil reais) por unidade familiar, e acessada individualmente. Quando o preo de mercado de algum dos produtos amparados pela modalidade est abaixo do seu preo de referncia, a Conab divulga amplamente na regio afetada que instalar um Polo de Compra (Unidade Armazenadora prpria ou credenciada, depsito ou outro local indicado pela Conab), para onde os agricultores familiares interessados se deslocam de posse de seus produtos bem como da documentao exigida.
17

Programa de Aquisio de Alimentos - PAA


A Conab analisa a documentao e providencia a classificao do produto. Se tudo estiver em conformidade com as exigncias, emite nota fiscal de aquisio. Os produtos passam a compor os estoques pblicos que so gerenciados pelo Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento - MAPA, em articulao com o MDA e o MDS. Quando constitudos por alimentos adquiridos com recursos do MDS, os estoques devem ser prioritariamente doados, podendo ser vendidos somente em casos excepcionais, mediante autorizao do Ministrio. Esses alimentos tm sido utilizados especialmente para compor as cestas distribudas a grupos populacionais especficos.

Apoio Formao de Estoques Qual o objetivo da Modalidade?


O Apoio Formao de Estoques tem como finalidade apoiar financeiramente a constituio de estoques de alimentos por organizaes da agricultura familiar, visando agregao de valor produo e sustentao de preos. Posteriormente, esses alimentos so destinados aos estoques pblicos ou comercializados pela organizao de agricultores para devoluo dos recursos financeiros ao Poder Pblico.

18

Programa de Aquisio de Alimentos - PAA


Quais alimentos podem ser adquiridos?
Produtos alimentcios da safra vigente, de produo prpria dos agricultores familiares e que cumpram os requisitos de controle de qualidade dispostos nas normas vigentes.

Como funciona?
Para execuo dessa modalidade, os Ministrios do Desenvolvimento Social e Combate Fome (MDS) e do Desenvolvimento Agrrio (MDA) repassam, por meio de Termos de Cooperao, recursos financeiros para a Companhia Nacional de Abastecimento - Conab, responsvel pela operacionalizao. Ao identificar a possibilidade de formao de estoque de determinado produto, a organizao de agricultores envia uma Proposta de Participao Conab. A Proposta deve conter a especificao do produto, sua quantidade, o preo proposto, o prazo necessrio para a formao do estoque e os agricultores a serem beneficiados. Com a aprovao da Proposta, a organizao emite a Cdula de Produto Rural (CPR-Estoque) e a Conab disponibiliza o recurso para que a organizao compre a produo dos seus agricultores familiares, beneficie os alimentos e os mantenha em estoque prprio. A CPR-Estoque tem prazo de vencimento de 12 meses, devendo ser quitada pela organizao ao final desse prazo. Quando a operao feita com recursos do MDS, o pagamento deve ser feito em produtos,
19

Programa de Aquisio de Alimentos - PAA


ou seja, a organizao deve entregar para os estoques pbicos parte dos alimentos beneficiados. Quando a operao feita com recursos do MDA, o pagamento da CPR feito financeiramente, ou seja, a organizao deve vender o alimento beneficiado no mercado convencional e devolver Unio o recurso que lhe foi repassado pela Conab, acrescido de encargos de 3% (trs por cento) ao ano. O limite financeiro de participao de R$ 8.000,00 (oito mil reais) por unidade familiar/ano. O valor total no pode ultrapassar R$ 1,5 milho por cada organizao/ano.

Incentivo Produo e ao Consumo de Leite PAA Leite Qual o objetivo da Modalidade?


O PAA Leite tem como finalidade contribuir com o aumento do consumo de leite pelas famlias que se encontram em situao de insegurana alimentar e nutricional e tambm incentivar a produo leiteira dos agricultores familiares.

Quais alimentos podem ser adquiridos?


A modalidade adquire leite de vaca e tambm de cabra, que deve ser de produo prpria dos agricultores familiares e deve cumprir os requisitos de controle de qualidade dispostos nas normas vigentes.

20

Programa de Aquisio de Alimentos - PAA


Como funciona?
Esta modalidade executada pelos estados do Nordeste e Minas Gerais (Regio Norte). As Unidades Executoras contratam laticnios que sero responsveis por recepcionar, coletar, pasteurizar, embalar e transportar o leite para os pontos de distribuio, locais pr-definidos onde as famlias beneficiadas retiram sua cota diria de leite. O agricultor familiar fornecedor deve entregar sua produo diria de leite no laticnio contratado mais prximo da sua propriedade ou depositar o produto em tanques de resfriamento, de onde ser coletado pelo laticnio em caminhes adequados para o transporte. Para participar do PAA Leite, o agricultor familiar deve seguir as seguintes exigncias: possuir Declarao de Aptido ao Pronaf (DAP), produzir no mximo 150L de leite/dia e ter comprovante de vacinao dos animais. O produtor pode receber pela venda de seu produto at R$ 4.000,00 (quatro mil reais) por unidade familiar/semestre, diferente das demais modalidades nas quais o limite anual. Caso este valor no seja utilizado totalmente no semestre, no poder ser compensado no semestre seguinte. O valor do litro de leite pago ao produtor prefixado de acordo com metodologia definida pelo Grupo Gestor do PAA. As famlias que recebem o leite so selecionadas pela Unidade Executora e devem preencher no mnimo os seguintes critrios: ter renda per capita de at meio salrio mnimo e possuir, dentre os membros
21

Programa de Aquisio de Alimentos - PAA


da famlia, crianas de 2 a 7 anos de idade, nutrizes at seis meses aps o parto, gestantes ou idosos a partir de 60 anos de idade. Para outros casos, preciso autorizao do Conselho Estadual de Segurana Alimentar e Nutricional. Em geral, cada famlia beneficiada recebe 1 litro de leite por dia. Para as famlias com mais de um membro que preencha aos critrios acima mencionados, podero ser distribudos at dois litros de leite.

Compra Institucional Qual o objetivo da Modalidade?


A Modalidade Compra Institucional foi uma inovao do Decreto n 7.775/2012. Sua finalidade garantir que estados, Distrito Federal e municpios, alm de rgos federais tambm possam comprar alimentos da agricultura familiar, com seus prprios recursos financeiros, dispensando-se a licitao, para atendimento s demandas regulares de consumo de alimentos. Podero ser abastecidos hospitais, quartis, presdios, restaurantes universitrios, refeitrios de creches e escolas filantrpicas, entre outros.

22

Programa de Aquisio de Alimentos - PAA


Quais alimentos podem ser adquiridos?
Produtos alimentcios prprios para o consumo humano, incluindo alimentos perecveis e caractersticos dos hbitos alimentares locais. Podem estar in natura ou processados. Os alimentos devem ser de produo prpria dos agricultores familiares e devem cumprir os requisitos de controle de qualidade dispostos nas normas vigentes.

Como funciona?
Aps a definio da demanda, o rgo comprador elabora Edital de Chamada Pblica, que deve ser divulgado em locais de fcil acesso a organizaes da agricultura familiar. As organizaes da agricultura familiar elaboram suas propostas de venda de acordo com os critrios da Chamada Pblica. O rgo comprador habilita as propostas que contenham todos os documentos exigidos no edital e preos de venda dos produtos compatveis com o mercado. O rgo responsvel pela compra realiza, no mnimo, trs pesquisas no mercado local ou regional. Para produtos orgnicos ou agroecolgicos, caso no tenha como fazer pesquisa de preo, possvel o acrscimo em at 30% do valor do produto em relao ao preo dos produtos convencionais.
23

Programa de Aquisio de Alimentos - PAA


O comprador e o fornecedor assinam o contrato que estabelece o cronograma de entrega dos produtos, a data de pagamento aos agricultores familiares e todas as demais clusulas de compra e venda. O incio da entrega dos produtos deve atender ao cronograma previsto e os pagamentos so realizados diretamente aos agricultores ou suas organizaes. Seu limite financeiro por unidade familiar/ano R$ 8.000,00 (oito mil reais), independente dos fornecedores participarem de outras modalidades do PAA e do Programa Nacional de Alimentao Escolar (PNAE).

24

Programa de Aquisio de Alimentos - PAA


Dinmica dos limites entre as modalidades

25

Programa de Aquisio de Alimentos - PAA

26

Programa de Aquisio de Alimentos - PAA

27

Programa de Aquisio de Alimentos - PAA


ASCOM/MDS/NOVEMBRO 2012

Outras informaes sobre o PAA:


http://www.mds.gov.br/segurancaalimentar E-mail: paa@mds.gov.br http://www.mda.gov.br/paa E-mail: paa@mda.gov.br http://www.conab.gov.br E-mail: supaf@conab.gov.br

PAA-DATA http://www.mds.gov.br/sagi SISPAA http://aplicacoes.mds.gov.br/sispaa 0800 707 2003

28

Das könnte Ihnen auch gefallen