Sie sind auf Seite 1von 6

MATRIA: Direito e Processo do Trabalho PROFESSOR: Andr Veneziano Anotador: Mauricio A. S.

Prado Aula 1

Bibliografia: Coleo OAB-Nacional - Ed. Saraiva - Vol. 06 - Direito do trabalho - Andr Veneziano.

Motivao = motivo + ao (ou motivo para a ao) Todos sonhamos com o sucesso profissional, mas nem todos agem para isso. Falta ao. Os dois motivos mais comuns so: - gosto - necessidade

A maioria de ns no gosta de estudar, mas necessitamos estudar. Isso faz parte do motivo. comum pessoas de sucesso profissional contarem como foram pobres em suas infncias. comum os play-boys, filhos de ricos, serem frustrados, alcolatras, viciados, etc. Eles no precisam, no tm necessidade, moram num apartamento confortvel, tm seu carro zero, etc. muitas vezes eles viram alcolatras. Eles no tm necessidade, no tm motivo. Exemplo da veja: jovem de 17 anos que queria ser engenheiro e a me tem cncer. Decidiu ser mdico para curar o cncer. Ele foi o primeiro colocado no vestibular de medicina da USP. A motivao dele foi salvar a me ou outras pessoas com aquela doena. Ele foi contratado pelo hospital. pesquisador do hospital, desde que entrou na faculdade. Muitas pessoas dizem que voc no tem capacidade, mas se voc tem motivao, alcanar grandes objetivos, muito alm, muito mais do que a OAB.

ORIGENS DO DIREITO DO TRABALHO

O direito do trabalho nasceu do capitalismo, logo aps a revoluo industrial do sc. XVIII. O capitalismo visa lucro. Empregado X Empregador O empregado trabalha. O empregador detm o capital.

MATRIA: Direito e Processo do Trabalho PROFESSOR: Andr Veneziano Anotador: Mauricio A. S. Prado Aula 1

Quem detm o poder no capitalismo quem detm o capital, o dinheiro. O poder gera abusos. No incio do capitalismo, o empregador contratava crianas de 6 anos e mulheres, pagando 50% ou menos do que pagavam aos homens. Isso revoltou os trabalhadores.

UNIO DE TRABALHADORES A primeira coisa que os trabalhadores fizeram foi unir-se em sindicatos. Decidiram atacar o ponto fraco do empregador: o lucro. Fizeram greves com o intuito de atacar o empregador e pressionar o estado para a criao de leis. A seqncia a seguinte: Capitalismo - abuso do poder econmico - unio dos trabalhadores - ataque ao empregador - greves - presso ao estado para criao de leis.

PRINCPIOS Quais so os princpios que inspiraram o legislador a criar as leis trabalhistas? Inicialmente as leis nasceram num contexto em que h um desequilbrio: um fraco (empregado) e um forte (empregador). Com isso nasceu o direito do trabalho tendo por base no princpio protetor.

1 - Princpio protetor Todo o direito do trabalho nasceu para proteger o empregado. o que inspira toda a legislao trabalhista. Este princpio divide-se em trs outros que dele decorrem: - o princpio do in dubio pro operario. - aplicao da norma mais favorvel - manuteno da condio mais benfica (no posso piorar o que foi combinado)

MATRIA: Direito e Processo do Trabalho PROFESSOR: Andr Veneziano Anotador: Mauricio A. S. Prado Aula 1

2 - Princpio da primazia da realidade Prevalece a realidade sobre a aparncia, porque nem sempre os documentos espelham a verdade. Privilegia-se a verdade em detrimento da forma.

3 - Princpio da irrenunciabilidade As normas trabalhistas so cogentes, imperativas, de ordem pblica, so irrenunciveis - o empregado no pode renunciar a elas, porque so ligadas sade, higiene, higidez fsica e mental do trabalhador. Sempre houve simetria do poder. Nessa simetria, quem tem o poder pode impor sua vontade ( a filosofia do empregador, que pode ser resumida na frase: se voc no quer, tem quem queira).

Normas aplicveis Constituio federal: art. 7 ao 11. Consolidao das leis trabalhistas (CLT) - voltada especificamente relao de emprego (art. 1, CLT). Ficaram de fora: autnomos (taxistas, advogados, mdicos, etc.), etc. Para se identificar a relao de emprego, precisamos analisar os sujeitos da relao.

Empregado (art. 3, CLT) Para ser caracterizado como empregado, necessrio que estejam presentes 5 caractersticas, cumulativamente: - Pessoa fsica - Pessoalidade - Habitualidade - Salrio - Subordinao (sub ordinare - sub ordens - abaixo de ordens)

MATRIA: Direito e Processo do Trabalho PROFESSOR: Andr Veneziano Anotador: Mauricio A. S. Prado Aula 1

A grande distino entre o empregado e o autnomo est na subordinao. O empregado trabalha para outrem, no trabalha para si. O autnomo trabalha para si. Cuidado: no h necessidade de exclusividade. Ex. professor, ascensorista, etc. So empregados, mas muitas vezes trabalham para mais de um empregador.

Empregador (art. 2, caput, CLT) Dica: empregador todo aquele que tem empregados. Assim, empregador pode ser pessoa fsica ou jurdica, de direito pblico ou privado, com ou sem fins lucrativos, desde que tenha empregados empregador. - Poder de direo: - Organizar - Fiscalizar - Punir Os limites do poder de direo so as atitudes que ferem a intimidade e a dignidade da pessoa. Ex. do pior jogador do internacional gacho em campo que teria que usar camisola rosa. Fere a dignidade do jogador. Ex2 da patroa que bateu na empregada porque ela no queria fazer orao antes de iniciar a jornada de trabalho. Fere vrios direitos constitucionais. A empresa pode determinar que o empregado use uniformes, mas no pode pedir a um vendedor de carros que vista fantasia e v para semforos fazer propaganda. Para isso tem que ser pessoa contratada de empresas de diverso e entretenimento. A empresa pode fiscalizar e-mails, telefonemas, etc., pode por cmeras, mas cmera no banheiro fere a dignidade, a intimidade da pessoa humana. A revista permitida, desde que no fira a dignidade. Ex. revista de bolsa: tem que ser em ambiente reservado, por outra mulher e a mulher no pode ser escolhida, deve ser por sorteio. A revista ntima (tirar a roupa) da mulher proibida (art. 373-A, VI, CLT). Entende-se que tambm no pode haver revista ntima masculina.

MATRIA: Direito e Processo do Trabalho PROFESSOR: Andr Veneziano Anotador: Mauricio A. S. Prado Aula 1

Poder de punir Tipos de punio: - advertncia (bronca) - verbal/escrita - Suspenso (at 30 dias) - Demisso por justa causa (em casos de falta grave)

Nota: h faltas que precisam ser contnuas para configurar falta grave (ex. chegar atrasado todos os dias), mas h faltas que no precisam ser contnuas, basta uma vez. Ex. sexo no banheiro, furtar a empresa, etc.

Risco do negcio O empregador assume integralmente o risco do negcio (alteridade).

Grupo econmico Para efeitos de responsabilizao trabalhista, o empregador o grupo. Quem trabalha para uma empresa do grupo, trabalha para o grupo. Responsabilidade solidria. Ainda que quem tenha se defendido seja apenas uma das empresas, pode-se executar qualquer das empresas do grupo, independente de citao, pois entende-se que a empresa que constou na inicial, representou e defendeu o grupo todo.

Contrato de trabalho

Validade do contrato de trabalho: Para que o contrato seja vlido, ele deve conter alguns elementos: 1 - agente capaz (capacidade): o empregado tem que ter pelo menos 16 anos, exceto aprendiz, a partir dos 14 anos e se estiver em curso de aprendizagem. O empregador tem que ter 18 anos. 2 - objeto lcito: atividade lcita

MATRIA: Direito e Processo do Trabalho PROFESSOR: Andr Veneziano Anotador: Mauricio A. S. Prado Aula 1

So exemplos de atividades ilcitas: trfico, jogo do bicho, contrabando, clnicas clandestinas de aborto, etc. Atividade proibida: trabalhadora carregando 40 KG (o limite de 20 kg); menores de 16 anos cortando cana; policial trabalhando de segurana, etc. No trabalho proibido o contrato se forma (o empregador tem que pagar), no trabalho ilcito no. O trabalho proibido para proteger o trabalhador. - forma: Para prxima aula.

Das könnte Ihnen auch gefallen