Sie sind auf Seite 1von 1

5.

Declarao de incio de actividade O requerente para poder registar o inicio da actividade na DGCI, INPS, IGT, e DGT, deve indicar o tcnico de contas, o termo de responsabilidade do mesmo e os dados previsionais de: inicio da actividade, volume de negcios e nmero de trabalhadores.

9. Comunicaes

Aps a criao da Empresa no Dia a entidade que efectua o atendimento (Casa do Cidado) deve assegurar o envio do dossier, via electrnica, as diversas orgnicas envolvidas no processo, para ser arquivado. Os documentos tero a mesma fora probatria dos originais. Para que as empresas 6. Registos/servios facultativos possam, mais tarde, solicitar alteraes sociais, uma cpia do dossier enviada conservatria da Facultativamente o requerente pode tambm solicitar o competncia da Sede. registo na Cmara do Comrcio, no Portal Porton di ns ilha e ainda obter um site para a sua empresa que inclui 10. Publicao O cial o registo do domnio. O acto de constituio e o pacto social sero 7. Acto Constituio imediatamente publicados no site o cial da Imprensa Nacional de Cabo Verde - www.incv.gov.cv . Com base nos dados fornecidos pelos scios ser elaborado o pacto social e quali cado o acto de constitu- 11. Dossier da empresa io. Aps a aceitao e assinatura dos scios e do pagamento, a empresa registada nas diversas orgni- Aps a criao da Empresa no Dia ser entregue ao cas envolvidas: requerente uma pasta contendo os seguintes documentos: DGRNI Registo da constituio; Registo Comercial; Certido Registo Comercial da Empresa; INCV Publicao do contrato de constituio e dos Contrato de constituio da Empresa estatutos; DGCI- Enquadramento Fiscal e registo do inicio da (incluindo Estatuto); actividade; Cpia da Publicao da Constituio; DGT/IGT- Enquadramento laboral; Declarao de inicio de actividade na DGCI INPS - Enquadramento social.
Mod 110;

Casa do Cidado

Empresa no dia
Empreendedorismo e Competitividade

8. Custos O custo de criao da empresa de 10 000$00 (dez mil escudos) e pode ser pago em dinheiro, cheque ou utilizando o terminal POS. Se tiver solicitado a inscrio na Cmara do Comrcio, o valor ser acrescido de mais 1 000$00 (mil escudos).

Comprovativo do registo na Cmara do Comrcio (facultativo);

Comprovativo do registo de inscrio no INPS; Comprovativo do registo de inscrio na IGT; Comprovativo do registo de inscrio no DGT;

Comprovativo do registo no Portal (facultativo); URL do site da empresa.

www.portondinosilha.cv

Empresa no dia

Empreendedorismo e Competitividade
A graduao de Cabo Verde a Pas de Desenvolvimento Mdio obriga a uma maior exigncia em termos de crescimento endgeno. Isto s possvel com o aumento da competitividade do tecido empresarial para, simultaneamente, dinamizar a concorrncia interna e preparar as empresas para competirem no mercado global. A possibilidade de criao de uma empresa num s dia constitui uma das medidas do Governo que visam criar um ambiente de negcios facilitador e capaz dar corpo ao empreendedorismo e inovao. No portal PORTON DI NOS ILHA esto disponveis todas as informaes respeitantes ao processo de criao da Empresa no Dia nomeadamente os requisitos e a documentao necessria para o efeito. Num balco de atendimento presencial da Casa do Cidado, espec co para o efeito, poder constituir a sua empresa e iniciar o seu funcionamento. Podero ser criados os seguintes tipos de empresas: O processo simples e possvel graas integrao dos sistemas de informao das orgnicas envolvidas na criao e funcionamento da empresa (DGRNI, DGCI, INCV, INPS, IG, DGT). tambm possvel porque, neste processo, os interessados tm sua disposio uma bolsa de rmas (nomes de fantasia) e modelos de estatutos, pr-aprovadas pela Direco Geral de Registo Notariado e Identi cao. Ambos esto disponveis para consulta no Portal PORTON DI NOS ILHA. A publicao o cial do contrato de constituio da sociedade imediata, via electrnica no site da INCV (Imprensa Nacional de Cabo Verde). O pacote de servios para a criao de Empresa no Dia inclui ainda a inscrio facultativa na Cmara do Comrcio, o Registo no portal Porton di Ns Ilha e disponibilizao de um site da empresa. Numa primeira fase, o servio de criao de Empresa no Dia ir funcionar na Casa do Cidado no Sal estendendo-se depois para os outros Concelhos do pas. Etapas e Requisitos para a constituio de uma Empresa no Dia: Dever sempre adicionar nome ao escolhido uma expresso alusiva ao objecto e ao de sociedade. Exemplo: BOM DIA ( o nome de fantasia escolhido) - BOM DIA MERCEARIA Lda ( a expresso alusiva ao objecto e ao tipo de sociedade). Hiptese B: Se o requerente tiver um certi cado de admissibilidade de rma que esteja dentro do prazo de validade e do tipo admitido para a Empresa no Dia, pode utiliz-lo.

1. Identi cao
Dirigir a um balco de atendimento Empresa no Dia da Casa do Cidado com os documentos de identi cao do requerente e dos scios ou accionistas da empresa a constituir.

Pessoas singulares, Nacionais ou Estrangeiros:


- Bilhete de identidade ou passaporte; - NIF de pessoa singular.

- NIF da pessoa colectiva; - Certido de Registo Comercial actualizada; - Acta da Assembleia-geral que confere poderes para a constituio de sociedade.
Obs: quando se trate de pessoa colectiva estrangeira, os documentos devem ser traduzidos e legalizados.

Pessoas colectivas:

3. Escolha de pacto social


O requerente pode escolher um dos modelos de pacto praprovados, de acordo com o tipo escolhido para a rma. Exemplo: BOM DIA MERCEARIA LD (poder escolher um dos estatutos referentes a sociedades por quotas - Unipessoal Lda se for scio nico ou Lda no caso de dois ou mais scios).

Uma sociedade annima; Uma sociedade por quotas; Uma sociedade unipessoal por quotas; Uma sociedade unipessoal annima.
A criao de Empresa na Dia foi instituda por Decretolei, como um regime especial de constituio e funcionamento imediato de sociedades, que abrange as sociedades comerciais do tipo por quotas e annimas. No mbito deste regime, possvel constituir uma sociedade num dia.

Representante dos scios dever levar:

- Bilhete de identidade ou passaporte; - Nmero de Identi cao Fiscal, NIF; - Procurao devidamente autenticada e traduzida se for estrangeiro.

4. Capital Social
Ser necessariamente em escudos Cabo-verdianos e deve-se indicar a distribuio pelos scios. Fazer/apresentar a declarao dos scios em como o capital se encontra disponvel, depositado numa conta ordem da futura sociedade ou que o estar nessas condies no prazo mximo de 2 dias.

2. Escolha de nome (Firma)


Hiptese A: Escolher um nome na bolsa de rmas pr-aprovadas, no site PORTON DI NOS ILHA ou numa lista disponibilizada no balco de atendimento.

www.portondinosilha.cv

Service Center: 800 2008

Das könnte Ihnen auch gefallen