Sie sind auf Seite 1von 29

Comportamento Alimentar

Oficina de Psicologia www.oficinadepsicologia.com

O que a fome?
Pode definir-se fome como sendo uma necessidade fisiolgica bsica, tendo a espcie humana desenvolvido um conjunto complexo de mecanismos que a regulam.

A Teoria do Ponto de Equilbrio pressupe a existncia de uma espcie de balana interna responsvel por equilibrar constantemente as necessidades energticas do corpo com a energia ingerida. Quando se perde o ponto de equilbrio, por exemplo, por reduo da massa gorda, surge a fome e a necessidade de ingerir alimentos que reponham o equilbrio na balana. Por outro lado, a ingesto de energia em excesso conduzir a um aumento da massa gorda, o que obrigar a um maior gasto energtico. O Excesso de Peso surge quando os mecanismos de aumento de gasto energtico no conseguem compensar o excesso de energia que fica disponvel. O corpo armazena, ento, calorias que ficaram por gastar sob a forma de gordura. Para alm disso, o corpo pode habituar-se a ficar com este excesso de gordura, avanando para um novo ponto de equilbrio: o aumento do metabolismo deixa de ser eficaz, originando a acumulao de gordura. Cria-se ento um ciclo vicioso, particularmente perigoso nas dietas i-i, uma vez que o facto de se perder peso repetidamente num curto espao de tempo desencadeia mecanismos de compensao, procurando-se recuperar as reservas perdidas a todo o custo, por vezes surgindo uma descontrolada vontade de comer.

2 www.oficinadepsicologia.com | contacto@oficinadepsicologia.com | 210 999 870

Que importncia tem a alimentao?


A alimentao um dos fatores que mais influencia a sade e a durao de vida de qualquer um de ns. Atravs da alimentao o organismo obtm os nutrientes indispensveis ao seu bom funcionamento. O que comemos afeta a forma como nos sentimos. Espera-se que a comida contribua para o nosso bem-estar geral, ao dar-nos prazer a sabore-la e ao nutrir o nosso corpo. Contudo, quando ingerida em pequena ou excessiva quantidade a nossa sade a aparncia podem sofrer alteraes, que podero criar sentimentos negativos dirigidos comida.

Ao aprendermos a fazer melhores escolhas seremos capazes de controlar a ingesto compulsiva e o ganho de peso. Como consequncia da regulao do apetite surge a aptido de experienciar sentimentos de tranquilidade, altos nveis de energia e a conscincia no momento presente dos alimentos ingeridos.

3 www.oficinadepsicologia.com | contacto@oficinadepsicologia.com | 210 999 870

Que fatores influenciam a nossa alimentao?


Com base na investigao realizada existem diversos fatores que podem influenciar os nossos sentimentos acerca da comida bem como o nosso comportamento alimentar, tais como:

Fatores culturais (sociedade e pas onde nos integramos) Fatores sociais (estilo de vida, padres alimentares, caractersticas do grupo social mais prximo) Fatores familiares (educao alimentar, estilo alimentar da famlia, histria de excesso de peso) Fatores individuais (estilo de resoluo de conflitos, capacidade de regulao emocional, caractersticas metablicas, significado atribudo comida)

4 www.oficinadepsicologia.com | contacto@oficinadepsicologia.com | 210 999 870

O impacto das emoes no nosso comportamento alimentar


Quantos de ns j devormos um pacote de bolachas enquanto aguardamos por um telefonema importante, parmos na pastelaria a caminho de casa em busca de consolo por um dia mau ou oferecemos a caixa de biscoitos favoritos para animar a sobrinha triste? A comida conforta, e este efeito reconfortante est presente em quase todas as fases da vida ou culturas. A fome comea ento a surgir quando determinada situao se apresenta e o que comanda o comportamento de ingesto alimentar so as emoes e no as necessidades nutricionais.

Este tipo de padres alimentares enquadra-se dentro da designada fome emocional, a chamada fome sem fome, uma fome que no tem ligao com a sustentao da vida, que no surge por sinais fisiolgicos (fome real), pelo contrrio ignora-os, e que se relaciona fortemente a fatores psicolgicos podendo constituir uma estratgia para lidar com o cansao e stress, uma forma de ataque ao prprio corpo ou um mecanismo de compensao face a emoes negativas.

O problema principal advm da repetio destes episdios de ingesto alimentar, sendo que o prazer e bem-estar associado aos alimentos aquando da ingesto inicial, rapidamente d lugar a sentimentos de culpa, perda de controlo e arrependimento, tendendo a repetir-se o mesmo padro numa situao futura de tristeza e ansiedade, iniciando-se assim um ciclo vicioso de crises de gula.

5 www.oficinadepsicologia.com | contacto@oficinadepsicologia.com | 210 999 870

Por outro lado, podemos encontrar um padro de alimentao emocional baseado na restrio. Nestes casos, as emoes levam diminuio de ingesto de comida numa tentativa de encontrar controlo ou poder, sendo a fome fsica ignorada. Numa fase inicial podem igualmente surgir sentimentos de bem-estar associados ao controlo absoluto da alimentao mas a curto-mdio prazo surgiro consequncias fsicas e psicolgicas graves tendo por base um desligamento do corpo uma vez que no tem as suas necessidades bsicas asseguradas.

Quando o comportamento alimentar adoece


Por confluncia de fatores psicolgicos, determinantes biolgicos e fatores socioculturais podem surgir alteraes significativas do comportamento alimentar que se passam a designar de doenas ou perturbaes do comportamento alimentar. Estas abrangem comportamentos de controlo alimentar mais ou menos extremos, episdios de compulso alimentar e comportamentos compensatrios para controlo do peso, diferenciando-se Anorexia Nervosa, Bulimia Nervosa e Binge Eating.

6 www.oficinadepsicologia.com | contacto@oficinadepsicologia.com | 210 999 870

ANOREXIA NERVOSA
Sinais e Sintomas Medo de engordar intenso e irracional Negao quando questionada a perda de peso Perda excessiva de peso Os perodos menstruais tornam-se irregulares ou mesmos inexistentes Dores de cabea Perturbaes do sono Irritabilidade Alteraes repentinas de humor Atrofia muscular Lanugo disseminado (penugem no tronco) Problemas de microcirculao Obstipao Dores abdominais Critrios Diagnsticos Recusa em manter um peso corporal igual ou acima do mnimo normal para a idade e altura. ndice de massa corporal menor ou igual a 17,5 kg/m2 moderada; anorexia severa se o IMC for inferior a 15 e crtica se o IMC rondar os 12,5. Medo intenso de ganhar peso ou engordar, apesar de ter peso abaixo do normal. Perturbao no modo de vivenciar o peso ou a forma do corpo, influncia indevida do peso ou da forma do corpo sobre a auto-avaliao ou negao do baixo peso corporal. Amenorreia nas raparigas psmenarca (ausncia de pelo menos trs ciclos menstruais consecutivos). Nos rapazes perda de lbido e potncia.

7 www.oficinadepsicologia.com | contacto@oficinadepsicologia.com | 210 999 870

Tipos de Anorexia Tipo Restritivo durante o episdio atual no ocorrem comportamentos regulares de ingesto compulsiva ou atitudes purgativas, restrio severa da alimentao. Tipo Ingesto Compulsiva/ Purgativo durante o episdio atual ocorrem comportamentos regulares de ingesto alimentar compulsiva ou atitudes purgativas (vmitos, abuso de laxantes e diurticos, ou aumento do exerccio fsico)

Interveno Se encararmos as doenas do comportamento alimentar como doenas com uma base biolgica desencadeadas por fatores ambientais, necessrio uma equipa multidisciplinar intervir a nvel fsico, comportamental, emocional e cognitivo de forma a conseguir-se superar to complexa condio. Objetivos concretos: obter um peso mnimo aceitvel com um IMC de 18,5; garantir aportes energticos suficientes para manter um peso saudvel; desenvolver um comportamento sem culpa nem medo; reestruturar crenas negativas e pensamentos enviesados para possibilitar uma boa auto-estima e as pazes com o espelho.

8 www.oficinadepsicologia.com | contacto@oficinadepsicologia.com | 210 999 870

BULIMIA NERVOSA
Sinais e Sintomas Medo de engordar Peso normal Alimentao compulsiva (incapacidade de controlar estes episdios) Os perodos menstruais tornam-se irregulares Uso excessivo de laxantes e/ou induo do vmito. Sentimentos de culpa e angstia Baixa auto-estima Vmitos recorrentes Dores de cabea e fadiga Dores abdominais Azia Eroso do esmalte dentrio Critrios Diagnsticos Episdios recorrentes de ingesto alimentar compulsiva e comportamentos compensatrios desadequados para prevenir o aumento de peso, ocorrendo duas ou mais vezes por semana por um perodo mnimo de trs meses. Auto-avaliao inapropriadamente influenciada pela forma e peso corporal. Perturbao que no ocorre exclusivamente durante episdios de anorexia.

9 www.oficinadepsicologia.com | contacto@oficinadepsicologia.com | 210 999 870

Tipos de Bulimia Tipo Purgativo durante o episdio atual ocorrem comportamentos regulares de induo do vmito e abuso de laxantes. Tipo No Purgativo durante o episdio atual ocorrem outros comportamentos compensatrios inadequados como o jejum ou exerccio intenso, sem uso regular de induo do vmito, laxantes ou diurticos.

Interveno Por ser uma doena mais silenciosa do que a Anorexia Nervosa uma vez que no est associada a grandes oscilaes de peso, pode passar mais tempo despercebida e assim dificultar uma interveno precoce. Tambm na Bulimia surge a necessidade de se intervir a nvel multidisciplinar. Objetivos concretos: quebrar o ciclo destrutivo de compulses alimentares, seguido de culpa, angstia e depresso, que leva a uma restrio alimentar temporria (horas, por vezes) que desequilibra todo o organismo desencadeando a necessidade sentida como descontrolada de comer, a par dos significados emocionais que a comida adquire. Assim torna-se necessrio fornecer ferramentas de regulao emocional, auto-conhecimento e controlo de impulsos.

10 www.oficinadepsicologia.com | contacto@oficinadepsicologia.com | 210 999 870

BINGE EATING PERTURBAO DA INGESTO ALIMENTAR COMPULSIVA


Sinais e Sintomas Excesso de peso ou obesidade Alimentao compulsiva (incapacidade de controlar estes episdios) Ingesto mais rpida do que habitual de grandes quantidades de comida, de comer sem sentir fome e de comer sozinho com grande voracidade Sentimentos de culpa e angstia Baixa auto-estima Colesterol elevado Presso arterial elevada Problemas respiratrios, renais e sseos Menstruao irregular Problemas de pele Critrios Diagnsticos Episdios recorrentes de ingesto alimentar compulsiva sem comportamentos compensatrios desadequados para prevenir o aumento de peso pelo menos duas vezes por semana durante um perodo de seis meses. Estes episdios tendem a ser desencadeados devido a alteraes de humor, tenses emocionais ou problemas dirios, funcionando esta ingesto de comida como um ansioltico que tem como funo a estabilizao emocional.

11 www.oficinadepsicologia.com | contacto@oficinadepsicologia.com | 210 999 870

Binge Eating nveis de gravidade Excesso de Peso por vezes o quadro Binge Eating est instalado h menos de um ano, com episdios em alguns dias da semana que levaram a um aumento de peso ainda sem muitas consequncias fisiolgicas. Obesidade em algumas situaes o Binge Eating dura h muito tempo, em que as solues procuradas incidiram no campo esttico com permanentes perdas e ganhos de peso num crescendo, em que as consequncias de sade se verificam em grau significativo e proporcional ao excesso de peso.

Interveno Tratando-se o Binge Eating de uma disfuno a nvel mental o tratamento passa por um plano estruturado e integrativo com apoio psicoteraputico, educao nutricional, aconselhamento familiar e acompanhamento psiquitrico. Objetivos concretos: quebrar o ciclo destrutivo de compulses alimentares, identificar e corrigir pensamentos, crenas e sentimentos que perpetuam a voracidade alimentar e dificultam a sua modificao.

12 www.oficinadepsicologia.com | contacto@oficinadepsicologia.com | 210 999 870

Resumo: Os ciclos fechados e de manuteno das doenas de comportamento alimentar


ANOREXIA NERVOSA

Insegurana, rigidez, perfeccionismo

Manifestaes fsicas variadas, negao do problema, oscilaes de humor, corpo doente mas mente forte

Dificuldade em lidar com o imprevisto, com a contrariedade, com a imperfeio

Comportamentos de manuteno do baixo peso associado a manuteno de poder e afirmao

Restrio alimentar associada a controlo e poder

13 www.oficinadepsicologia.com | contacto@oficinadepsicologia.com | 210 999 870

BULIMIA NERVOSA

Inquietao, Insegurana, Dieta alimentar rgida

Culpa, auto-recriminao, vergonha, mal-estar

Incapacidade de manter a rigidez da dieta, quebra de regras e perda de controlo

Escape: comportamentos alimentares compulsivos como compensao

Sentimentos de ineficcia, baixa auto-estima

14 www.oficinadepsicologia.com | contacto@oficinadepsicologia.com | 210 999 870

BINGE EATING PERTURBAO DA INGESTO ALIMENTAR COMPULSIVA

Dieta alimentar rgida, stress intenso

Ganho de peso, culpa, autocrtica, vergonha, isolamento, inatividade, mal-estar

Quebra do plano alimentar repetidamente, sentimentos de ineficcia e incapacidade

Escape: comportamentos alimentares compulsivos sem compensao

Baixa auto-estima, perda do controlo, desmotivao e desesperana

15 www.oficinadepsicologia.com | contacto@oficinadepsicologia.com | 210 999 870

Como so os pensamentos caractersticos das doenas de comportamento alimentar?


As doenas de comportamento alimentar instalam-se e mantm-se com base em vrios tipos de pensamentos enviesados, isto , pensamentos que surgem de forma automtica e que transportam um contedo pejorativo consigo. Aqui esto alguns exemplos dos tipos de pensamento mais frequentes: Pensamento preto e branco (tudo ou nada): as situaes so encaradas de forma extremada. Exemplo J comi uma bolacha a mais, j sa fora do plano, perdido por um perdido por mil, vou comer o pacote todo. Generalizao abusiva: a partir de um acontecimento especfico conclui-se algo mais global e absoluto com uma atitude de negativismo e falhano pessoal. Exemplo Hoje no consegui ir ao ginsio como combinado, realmente nunca consigo fazer nada do que me proponho, sou um(a) fraco(a). Filtro mental: no se vem todos os aspetos da situao mas os negativos ou os que servem para confirmar a nossa forma de sentir/pensar, com desvalorizao dos pontos positivos. Exemplo Hoje consegui cumprir o plano alimentar estabelecido, mas foi s hoje. Nos ltimos dias s tenho falhado, um dia todos conseguem. Leitura de mentes: interpretaes dos comportamentos de outros feitas com base em pressupostos distorcidos e nada realistas. Exemplo Aquela rapariga no se sentou aqui porque me acha muito gorda e com mau aspeto, linda como no se d com gente gorda obviamente.

16 www.oficinadepsicologia.com | contacto@oficinadepsicologia.com | 210 999 870

Leitura do futuro: antecipao arbitrria de um tempo futuro negativo. Exemplo Esta semana no perdi peso. Eu sei que vou ser sempre gorda, nunca vou mudar. Maximizao ou diminuio: exacerbao de acontecimentos fora da sua proporo ou reduo desapropriada da sua real importncia. Exemplo O nutricionista quer que eu engorde 1 kg, mas eu sei que o plano que me fez se o cumprir faz-me ganhar 10 kg numa semana facilmente.; Consegui perder 2 kgs estes ltimos quinze dias, mas h quem perca o mesmo em poucos dias, claramente esta alimentao no est a funcionar comigo. Raciocnio emocional/ Confuso ser-sentir: extrapolao racional a partir das emoes, confundido estado emocional com identidade. Exemplo: Eu sinto-me sempre a falhar, devo ter nascido mesmo para ser uma falhada. Devos: utilizao do devo e do tenho persistentemente remetendo para a noo de falta de alternativa de escolha. Exemplo: Tenho de emagrecer.; J devia ter ido ao ginsio hoje.

17 www.oficinadepsicologia.com | contacto@oficinadepsicologia.com | 210 999 870

DICAS PARA TRABALHAR PENSAMENTOS DISTORCIDOS


Os pensamentos distorcidos (alguns j listados), emaranhados em distores irracionais e exageros, podem desencadear respostas de stress e a manuteno de estados emocionais e de comportamentos causadores de mal-estar. possvel, contudo, aprender a analis-los e desmont-los (com algum treino e em casos mais severos com a ajuda de um terapeuta) atravs de tcnicas da terapia cognitiva. Identificar a distoro consciencializar-se que uma determinada linha de pensamento est a ser causadora de ansiedade. Descrever e registar o pensamento. Distrair-se e mudar de foco partilhe o seu espao mental com outros pensamentos que no apenas as distores cognitivas desorganizadoras. Este exerccio de distrao poder durar uns segundos ou uns minutos consoante a persistncia e intensidade do pensamento em questo. A ideia ser realizar uma qualquer atividade distratora e prazerosa que reduza o nvel de intensidade do pensamento, mesmo que apenas por uns segundos inicialmente, tais como: jogo mental de cultura geral exemplo: enumerar capitais da europa; puzzles; palavras cruzadas; saltar corda; outras atividades fsicas. Examinar as evidncias (teste de realidade) procurar evidncias que o pensamento verdadeiro ao invs de partir desse pressuposto. Observador de Si procurar observar-se de fora, colocar-se no papel de um amigo, por exemplo, e imaginar o que ele lhe diria contrariando assim a tendncia imediata de se culpar e recriminar.

18 www.oficinadepsicologia.com | contacto@oficinadepsicologia.com | 210 999 870

Pensamento com gradao de cores em vez de perspetivar apenas duas hipteses (preto e branco) considere vrias possibilidades graduais numa lgica de espetro contnuo. Descrever e descolar etiquetas procure definir determinados adjetivos que utiliza com frequncia tal como fraco, ridculo, falhado. Ser que essas etiquetas absolutistas existem ou teremos dias e aes menos bem sucedidas? Anlise custo/benefcio liste as vantagens e desvantagens da sua forma atual de pensar bem como formas de pensar alternativas; para que lhe est a servir pensar da forma como tem pensado.

Resumindo, perante a existncia de pensamentos txicos o primeiro passo reconhecer a sua existncia, identificar as suas causas e tentar ento prevenir e reduzir o seu impacto.

19 www.oficinadepsicologia.com | contacto@oficinadepsicologia.com | 210 999 870

Estratgias para detectar e contornar a fome emocional


A alimentao emocional, como j referido, visa regular emoes o que despoleta uma ingesto suplementar de doces e comidas com alto teor calrico por serem as que provocam mais intensamente um gosto agradvel nas nossas pupilas gustativas e gerarem, consequentemente, prazer proveniente da libertao do neurotransmissor dopamina no nosso crebro.

No ser o simples ato de ir procurar um chocolate ou comer uma comida mais calrica que configura um problema. A comida , efetivamente, uma fonte de prazer e energia e como tal natural e saudvel que gostemos de comer. O problema principal advm da frequncia com que se tem este tipo de alimentao emocional, da intensidade da culpa que pode surgir, do grau de conscincia relativamente ao que est acontecer (Dei conta que estava stressada e como tal fui buscar um bolo ao invs do iogurte que consumo todas as tardes? Conseguia parar, se quisesse?), da intensidade da sensao de perda de controlo (Uma bolacha ou o pacote inteiro?) e do comprometimento que pode trazer vida quotidiana (J s penso em sair do escritrio e ir para casa comer sozinha porque frente dos outros no posso, o melhor momento do meu dia quando como aquelas bolachas com doce e chocolate..).

20 www.oficinadepsicologia.com | contacto@oficinadepsicologia.com | 210 999 870

Fatores de risco
Existem fatores de risco que nos deixam mais suscetveis a iniciar uma alimentao emocional e aos quais devemos por isso prestar ateno, nomeadamente: A dificuldade em identificar, reconhecer e descrever estados emocionais Um baixo nvel de conscincia das variaes internas do nosso corpo Dificuldade em correlacionar sentimentos com

sensaes fsicas Alimentao irregular.

Fatores de proteo
Por outro lado existiro fatores de proteo que podemos promover: Incluso de momentos de prazer no nosso dia-a-dia no relacionados com a comida mas passveis de gerar a produo de dopamina no crebro (prtica de exerccio fsico, estar com pessoas de quem se gosta, hobbies prazerosos seja leitura, actividades manuais ou ouvir msica) Conscincia de ns e como tal identificao do impacto fsico que certas emoes derivadas de situaes da vida diria provocam em ns (ex.: prazo apertado para terminar um trabalho, emoo de preocupao, sensao fsica de tenso muscular nas costas e um n no estmago) Capacidade de relaxar e auto regularmo-nos (exerccios de respirao, mindfulness).

21 www.oficinadepsicologia.com | contacto@oficinadepsicologia.com | 210 999 870

Perigo: Ataques de Fome


Um ataque de fome consiste num pensamento intenso que nos diz que precisamos de comer algo de imediato, urgentemente.

Nesses momentos ser importante pararmos (STOP!) e pensarmos "Isto s um pensamento", "Eu sou muito mais do que um s pensamento, por mais forte que ele seja". Depois faz-se uma mudana do foco da ateno para a respirao e em seguida para outra atividade durante uns minutos, "E agora, qual a fora do meu pensamento?". Outra possibilidade por exemplo realizarmos um exerccio de mindfulness (estado de ateno plena e ativa no momento presente), como o que se descreve em seguida.

Preparao: 1) lembre-se que os impulsos so como ondas do mar que chegam altas e diminuem depois, so pequenas quando comeam crescem em tamanho e depois perdem fora, quebram-se e dissipam-se.

Mindfulness: 1) Observe a respirao, no a altere, deixe o ar circular por si mesmo;

2) D conta dos seus pensamentos;

22 www.oficinadepsicologia.com | contacto@oficinadepsicologia.com | 210 999 870

3) Sem julg-los, refor-los ou combat-los foque novamente a sua ateno na respirao;

4) Observe a experincia de desejo incontrolvel e como o seu corpo afetado;

5) Foque uma rea do corpo onde consegue sentir particularmente as sensaes fsicas associadas ao impulso ou fora do seu desejo e perceba o que est a acontecer - note o tipo, posio, fronteiras e intensidade dessas sensaes e perceba como as mudanas que ocorrem medida que inspira e expira;

6) Repita o processo de focagem com cada parte do corpo envolvida;

7) Seja curioso com o que ocorre e note alteraes ao longo do tempo.

O ponto-chave substituir o desejo amedrontado que o impulso desaparea por um interesse na experincia subjetiva. Quando faz isso deteta as mudanas associadas ao surgimento do impulso, desde a fora com que crescem no incio at ao seu rebentamento e dissipao. Desta forma torna-se mais gervel.

23 www.oficinadepsicologia.com | contacto@oficinadepsicologia.com | 210 999 870

Fome Emocional: 10 Estratgias prticas


1. A maioria das vezes o processo de alimentao emocional feito de forma inconsciente, da que o primeiro passo para quebrar este padro alimentar assente em perceber o seu funcionamento atravs de uma autoanlise.

Por exemplo: de quantas em quantas horas come, perante uma situao de contrariedade ou cansao que sinais fsicos deteta, em que momentos do dia sente mais vontade (impulso) do que necessidade em comer, qual o sentimento que associa ao aumento da quantidade ou tipo de comida que ingere, o que estava a fazer e com quem estava aquando dos seus momentos de refeio.

2. Um mtodo simples e prtico para detetar a fome emocional prende-se com a utilizao de uma Escala de Fome (0 a 10, de sem nada no estmago a demasiado cheio como um balo). O objetivo preenche-la sempre que pensar em comer, situando o seu grau de fome na escala, para que depois possa fazer uma escolha mais consciente do que vai comer, da quantidade que vai ingerir, dos sinais que o seu corpo est a emitir e das emoes que esto presentes.

24 www.oficinadepsicologia.com | contacto@oficinadepsicologia.com | 210 999 870

3. Anote o que comer ao longo do dia numa tabela, e identifique o grau de fome com que estava.

4. Concentre-se nas refeies, evitando fazer outra atividade em simultneo, de forma a no dispersar a sua ateno.

5. Faa as suas refeies sentado numa mesa e coloque a comida num prato. Quando comemos de um pacote ou de p tendemos a perder a noo da real quantidade que j ingerimos. Ao comermos sentados e atentos ao que estamos a degustar saboreamos mais e melhor as nossas refeies. Se limitarmos a quantidade da nossa comida a um prato de dimenso regular estaremos a ajudar-nos a definir o que vamos comer.

6. Delineie um esquema de refeies ao longo do dia para que no passe muito tempo sem comer nem salte refeies, evitando assim a fome descontrolada.

7. Se falha no planeamento, ento planeie falhar. Quando no conseguir concretizar as refeies programadas ou sentir mais fome do que o habitual, tenha consigo snacks ligeiros e saudveis que sirvam como plano B ou como complemento num dia de maior apetite.

25 www.oficinadepsicologia.com | contacto@oficinadepsicologia.com | 210 999 870

8. Construa uma lista de atividades que lhe proporcionem prazer , que sejam incompatveis com comer e que possam constituir uma estratgia alternativa para lidar com emoes menos positivas (por exemplo: passear o co, tomar um banho relaxante, fazer uma caminhada ou corrida, ir ao cinema, danar ao som de msica, ligar para um amigo e combinar algo).

9. No atribua comida um valor simblico, usando-a como recompensa ou castigo, aconchego ou equivalente de amor. Perceba as suas motivaes ao comer, distinguindo a fome fsica da fome emocional. As nossas necessidades emocionais so satisfeitas com sentimentos no com alimentos e o inverso igual. Ao sentir-se triste e compensar-se com uma caixa de bolachas ao invs de ligar para um amigo ou ir fazer alguma atividade de prazer, ficar no momento um pouco mais calmo, mas pouco depois perceber que continua triste e culpado.

10. Guarde os alimentos mais calricos para dias especiais. No os banalize e consciencialize-se dos riscos associados de um consumo frequente e excessivo destes produtos.

26 www.oficinadepsicologia.com | contacto@oficinadepsicologia.com | 210 999 870

Gesto da imagem corporal


O conceito de imagem corporal refere-se perceo individual que cada pessoa tem do seu corpo, bem como a atitude que demonstra face sua aparncia, sendo portanto algo mais subjetivo do que objetivo. A imagem corporal difere assim de imagem fsica por tratar-se de uma imagem mental que desenvolvemos acerca do nosso corpo.

Nos nossos dias, e na sociedade ocidental em particular, existe uma presso social para um determinado tipo de aparncia (apenas possvel para alguns) o que constitui um fator preponderante para uma imagem corporal negativa e at disfuncional, com distores cognitivas (por exemplo: magreza associada a sucesso em todas as dimenses da vida versus ausncia de magreza implicar falhano e rejeio). Torna-se ento essencial quebrar a associao distorcida entre aparncia e qualidade de vida. No ser um nmero de roupa ou um nmero na balana que medem o valor de uma pessoa.

27 www.oficinadepsicologia.com | contacto@oficinadepsicologia.com | 210 999 870

Estratgias prticas para desenvolver uma imagem corporal saudvel


Eu e os Outros distinga os comentrios dos outros dos seus pensamentos e opinies prprias. Poder ter pessoas sua volta que avaliam o todo por uma parte mas isso no implicar que faa o mesmo. importante separar as atribuies externas daquelas que lhe fazem sentido. Desafie os pressupostos errados da associao aparncia-vida tenha em considerao todas as dimenses da sua vida para alm da imagem. Verifique o que realista para si analise o que tem sido a sua estrutura corporal enquanto adulto e chegue a um ponto razovel do que poder ser o seu corpo ideal e no a projeo de photoshop que v nas revistas. Trace metas de peso e forma saudveis com moderao. No adie mais a sua vida faa uma lista de todas as situaes que evita por causa do seu aspeto fsico e classifique de 1 a 10 o receio que tem em enfrentlas. Escolha a situao que menos intimidante, defina um prazo limite e superese. Identifique aquilo de que gosta no seu corpo cultive o hbito de apreciar aquilo de que gosta no seu corpo, habitue-se a ver o seu corpo no espelho. Despenda tempo a identificar a sua parte favorita no momento presente. Trate bem o seu corpo crie o hbito de mimar a sua relao com o seu prprio corpo colocando-se em situaes de prazer e relaxamento, em que poder estimular os sentidos. Exemplos: caminhada beira mar, banho relaxante, leo de massagem.

28 www.oficinadepsicologia.com | contacto@oficinadepsicologia.com | 210 999 870

Separe a imagem corporal de auto estima distinga o exterior do interior, a sua personalidade e histria de vida so bem mais do que medidas, pelo que no se reduz apenas a um invlucro. Pratique atividade fsica - a atividade fsica tem um papel fundamental a vrios nveis. A relao com o corpo tambm promovida, ao descobrir a forma como o seu corpo funciona, explorando diversas sensaes experienciadas aquando da realizao de exerccios e desenvolvendo fora e resistncia. Pode assim descentrar-se do volume e centrar-se na fora, substituir o foco nas imperfeies pela ateno aos desafios superados a que se vai propondo.

Muito importante: Este pequeno documento no visa substituir o acompanhamento por um profissional de sade qualificado! Apenas se pretende clarificar aspetos inerentes s doenas de comportamento alimentar e dar visibilidade sobre estratgias prticas que podem fazer toda a diferena, em termos de bem-estar. Salientamos que as perturbaes do comportamento alimentar, como a anorexia, bulimia e binge eating, so problemticas que se revestem de uma gravidade que pode ser muito sria e exigir medidas imediatas, por isso, no facilite e procure um profissional de sade.

29 www.oficinadepsicologia.com | contacto@oficinadepsicologia.com | 210 999 870

Das könnte Ihnen auch gefallen