Sie sind auf Seite 1von 3

PERELMAN

- Michel Meyer: a retrica ressurge sempre em tempos de crise (Ex: derrocada do mito entre os gregos, derrocada do racionalismo cartesiano no ps-guerra). - A noo de aplicao do direito perelmaniana afasta o raciocnio apodtico, buscando o que ele chama de lgica do razovel, nica adequada ao direito. Nesse contexto, Perelman desenvolve uma teoria da argumentao inspirada na retrica aristotlica. - Perelman questiona a verdade absoluta cartesiana, fundada em evidncia demonstrveis universalmente e irrefutveis para todo homem, ser racional. - O pensamento perelmaniano caracteriza-se pela busca de uma racionalidade voltada para a vida prtica, capaz de lidar com valores, organizar preferncias e possibilitar decises pautadas em um ideal de razoabilidade. - Perelman restaura o pensamento valorativo do ocaso em que foi jogado pela filosofia cartesiana, que o tachava de irracional, reconhecendo uma racionalidade a respeito das aes morais, pautadas pela possibilidade de discutibilidade (prxis aristotlica). - Perelman visa a recuperar a vertente mais material e criativa da retrica aristotlica, enquanto racionalidade argumentativa, destacando a importncia dos laos entre aquilo que se quer admitir, por um lado, e aquilo em que partida o auditrio acredita. - A conduta prtica comporta mais de um resultado ou significado, conforme a aceitao por uma ou outra escala de valores e e conforme o problema especificamente considerado. - O fundamento de validade das decises dado pela fora do argumento que a justifique convincentemente dentro de uma concepo valorativa, tornando-a eticamente correta, mesmo que no necessria. Proporciona-se, assim, um tipo de racionalidade intersubjetiva, que se utiliza da tcnica argumentativa e cujo padro de verdade o consenso. - A busca da verdade a partir de opinies, por meio do mtodo dialtico, pressupe o dilogo, construtivo para alm da coerncia interna de suas teses, na medida em que os interlocutores procuram chegar a um acordo sobre o que consideram verdadeiro ou, pelo menos, sobre as opinies que reconhecem como as mais slidas.

Retrica perelmaniana

- entimema: premissa do silogismo retrico, caracterizada por uma freqncia que as torna verossmil, em vez de estritamente necessria. So, simplesmente, premissas provveis que implicam um consenso sobre os principais parmetros da vida prtica em sociedade.

- A composio e a caracterizao do auditrio so, pois, condicionantes do discurso do orador, reavivando a trade ethos, pathos e logos no mbito do discurso jurdico, tido por Aristteles como o exerccio de uma arte reconstrutiva de uma factualidade passada com o intuito de influenciar a ao julgadora de seu auditrio. - O ato deliberativo, ou a ao deliberativa, corresponde preferncia valorativa de uma posio em detrimento de outras. a razo orientando a ao (prxis). Essa escolha s prevalecer caso o auditrio referencial a aceite, o que depender da fora dos argumentos justificantes. - Distino entre tpica e retrica: aquela trata do processo dialtico do dilogo e do confronto entre opinies, com destaque para a habilidade no manejo entre teses contrrias, e a segunda, do discurso orientado para a arte do bem falar, voltado para a persuaso e para o convencimento. - A retrica, em Perelman, tem como elemento central a ao exercida pela via do discurso, que fundamenta-se em uma relao hermenutica e dialgica, de compreenso e acordo, o que pressupe uma relao intersubjetiva (pathos, ethos e logos), diferentemente do solipsismo tpico do cartesianismo. - A retrica perelmaniana no restringe-se questo da persuaso, mas preocupa-se especialmente com o problema do convencimento, ou seja, da fundamentao racional que justifica o agir humano. - A retrica perelmaniana no depende tanto de sua performance, mas da qualidade dos seus argumentos e do auditrio ao qual ele se dirige.

Concepo de justia

- Perelman, conforme explica Atienza (2006, pp. 59 e ss.), estudou, durante o perodo de ocupao nazista, a justia e as teses positivistas de Frege, as quais advogavam a neutralidade axiolgica. A tais propostas, Perelman contrape uma concepo de justia pautada na idia clssica de igualdade formal, enunciada da seguinte forma: Deve-se tratar do mesmo modo os seres pertencentes mesma categoria. Nesse ponto, Perelman indica um apreo pela idia de legalidade como parmetro para a ao justa (justia legal), bitola impositiva de uma medida igual no tratamento jurdico de todos os que se enquadrem na hiptese legal abstrata (justia concreta: A cada qual segundo determinadas caractersticas tidas como essenciais). - No entanto, essa caracterizao dos seres em uma mesma categoria requer critrios materiais de justia, os quais o autor tambm vem a elaborar. Nesse ponto, surge o problema de como raciocinar a respeito dos valores, os quais so naturalmente introduzidos na discusso jurdica ao assumirem-se esses critrios materiais de justia. - Perelman elege o consenso como critrio de justificao pr-positivo para a escolha dos valores a serem positivados nas regras jurdicas, de forma a restaurar um ideal de

legitimidade dos valores selecionados como relevantes a iluminar os elementos da estrutura hiptese-conseqncia da regra jurdica. - Colaborao de Perelman contra o positivismo: o autor retorna filosofia do direito preocupada com a justia material, assumindo a necessidade de que a aplicao do direito (em sentido lato, considerando tambm o ato de legislar) concretize a idia de justo, no descambando para um mero ato de vontade ctico garantia de ideais de objetividade justa e que elege arbitrariamente os valores a serem positivados - Justificao externa: possibilidade de no-reconhecimento de uma regra como materialmente jurdica por descumprimento aos valores pr-positivos consensuais. - Perelman difere-se de Viehweg por sua maior densidade filosfica, por sua preocupao em elaborar diversos tipos de argumentos aos quais se pode recorrer e, por fim, pela sua nfase noo de auditrio, motivo pelo qual trata propriamente a sua tese como retrica, e no meramente dialtica. - O autor busca, especialmente, a possibilidade de convencer um auditrio universal (e, nesse ponto, distingue o convencimento da persuaso, a qual s vale para um auditrio particular), o qual, assim, concretizaria a sua busca por justia, evitando a discricionariedade positivista, pela prpria noo de consenso nsita ao conhecimento que qualquer um, como auditrio, poderia reconhecer racionalmente.

Auditrio - A questo no tanto a de localizar a presena concreta do auditrio, mas sim a de constru-lo mentalmente, tendo como referncia os seus atributos intelectuais. uma construo imaginria do orador: um ideal que lhe serve como idia regulatria. - A finalidade do discurso reforar a comunho em torno de valores que devero prevalecer de forma a orientar a ao futura. - Distino entre persuaso e convencimento: aquela um incitamento imaginao e ao sentimento provocador da ao por parte de um auditrio particular; este o incitamento da razo, que pode levar ou no ao por parte de um auditrio universal. - O auditrio universal aquele para o qual o filsofo se dirige. a fonte imanente da razo. Em Perelman, a universalidade da verdade pretendida historicamente condicionada. Cada cultura e indivduo tem sua prpria concepo de auditrio universal.

Das könnte Ihnen auch gefallen