Sie sind auf Seite 1von 5

LOG DA TERA AMBIENTAL

Current Articles | RSS Feed

Conhea as etapas do tratamento biolgico de efluentes


Posted on Wed, Feb 20, 2013

Email Article inShare33 Um novo artigo foi postado em nosso blog:

Os efluentes dos clientes da Tera Ambiental so tratados na Estao de Tratamento de Esgotos (ETE) de Jundia em conjunto com os efluentes residenciais, comerciais e industriais gerados no municpio. O tipo de tratamento da ETEJ o biolgico aerbio, onde a principal pea do sistema so as lagoas de aerao com difusores flutuantes de membrana. Trata-se de um sistema moderno e robusto que no emite aerossis, como ocorre nos sistemas onde a aerao feita por grandes misturadores. Neste sistema podem ser tratados: Efluentes industriais biodegradveis; Lquido proveniente da limpeza de fossas spticas, caixas de gordura e esgoto sanitrio; Lquido percolado de aterro classe 2 (chorume);

Lodo lquido de ETE biolgica. Para confirmar a possibilidade de tratamento, os efluentes so testados em laboratrio e devem atender s legislaes estaduais e federais, assim como no causar impacto negativo na ETEJ e no esgoto tratado que ser posteriormente lanada no Rio Jundia. Para isso ser garantido, a Tera faz constantemente o monitoramento e validao dos efluentes dos clientes. O tratamento comea quando os efluentes chegam via caminho tanque. Em seguida, eles passam por um longo processo at serem descartados na natureza e o lodo ser aproveitado na compostagem. Vamos conhecer cada etapa:

Gradeamento

A primeira etapa a passagem pelo gradeamento para retirar grandes e pequenos slidos. importante que os slidos sejam retirados nessa fase para proteger as demais etapas de tratamento, as bombas e tubulaes. As grades impedem a passagem de pedaos de madeira, plsticos, trapos e papis, por exemplo.

Elevatria

O poo de elevatria ou poo de recalque, um tanque com bombas e vlvulas que permitem que as diferenas de topografia do terreno sejam ultrapassadas.

Caixa de areia

A caixa de areia retm os slidos menores, que passaram pelo gradeamento. A caixa tem velocidade baixa de fluxo, o que permite a deposio de areia e outras partculas no fundo, que constantemente raspado e limpo. Os resduos retirados so enviados para aterro sanitrio licenciado pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), pois no conseguem ser reaproveitados em qualquer outro processo.

Lagoas aeradas

Nas lagoas aeradas ocorre a principal e mais delicada etapa do tratamento. O ar soprado atravs dos difusores e sua vazo regulada por um sistema automatizado. O importante manter o nvel de oxignio dissolvido em patamares que permitam a existncia de bactrias e outros microrganismos aerbios (tambm chamados de biota), que vo consumir e digerir a matria orgnica poluente. considerada a etapa mais delicada, pois variaes na biota podem afetar a eficincia na digesto do esgoto. O tempo de deteno mdio nesta etapa de trs dias.

Lagoas de decantao

Os microorganismos e bactrias mencionados na etapa anterior formam pequenos flocos e seguem, junto com o esgoto, para as lagoas de decantao. Aqui, o tempo de deteno de cerca de um dia. Durante este tempo, os flocos, que so mais densos, decantam e formam o que conhecido como lodo. O esgoto tratado, atendendo as legislaes federais e estaduais, segue para o Rio Jundia.

Dragagem

As lagoas de decantao so constantemente dragadas para evitar acmulo de lodo em excesso. Esta operao evita que o excesso de lodo nas lagoas de decantao seja carregado junto com a gua tratada.

Secagem e Tratamento do Lodo

O lodo dragado ainda est na forma lquida, com cerca de 3% de slidos. Nesta etapa, acrescentado um polmero ao lodo para que os flocos fiquem maiores e mais firmes, facilitando assim a separao do lquido por meio de grandes centrfugas. Aps passar pelas centrfugas, o lodo fica no estado pastoso (cerca de 20% de slidos).

Compostagem

O lodo gerado na ETEJ rico em matria orgnica, possui um pouco de macronutrientes (NPK) e vrios micronutrientes. Portanto sua destinao agricultura muito desejvel do ponto de vista agronmico e tambm ambiental. Para que isso ocorra, foi implantado um sistema de compostagem.

Voc conseguiu entender o nosso processo de tratamento? Quer saber mais sobre o tratamento biolgico e suas etapas? Agende uma conversa!

Das könnte Ihnen auch gefallen