Sie sind auf Seite 1von 2

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

O fenmeno Bullying pode gerar malefcios irreparveis e crimes diversos


por Archimedes Marques Na trajetria da vida nos deparamos com situaes inusitadas e surpreendentes. Em algumas delas podemos agir, interferir e at mesmo remediar algo de errado, porm noutras, apenas lamentar.

Dia desses, em visita a cidade de Salvador, fui ao Mercado Modelo e ali nas suas imediaes um fato ocorrido me chamou ateno para o termo ingls conhecido por Bullying, cujos atos decorrentes so antigos, mas que no presente tempo com a propagao das aes inerentes trs imensa preocupao para os educadores, pais de alunos, autoridades diversas e para a sociedade em geral, vez que os seus resultados sempre se esbarram em situaes criminosas ou deprimentes, por vezes com malefcios irreparveis principalmente para as suas vtimas.

O fenmeno Bullying usado no sentido de identificar aes provindas dos termos zoar, gozar, tiranizar, ameaar, intimidar, isolar, ignorar, humilhar, perseguir, ofender, agredir, ferir, discriminar e apelidar pessoas com nomes maldosos, que na grande maioria das vezes tem origem nas escolas atravs dos jovens alunos que assim praticam tais maldades contra determinados colegas que possuem algum defeito fsico, assim como, os relacionados crena, raa, opo sexual ou aos que carregam algo fora do normal no seu jeito de ser.

De volta ao Mercado Modelo, chegava um nibus de turismo quando diversos vendedores ambulantes assediavam os turistas para venderem os seus produtos, quando apareceu um velho mendigo, barbudo, cabeludo, maltrapilho, imundo, de ps descalos, tipo daqueles cidados que vivem ou sobrevivem espera da morte na misria absoluta, morando debaixo das marquises das lojas ou dos viadutos que o tempo e a vida lhes deram de presente e, ao se aproximar daquele grupo de pessoas, ento um dos vendedores o enxotou em verdadeira humilhao:

- Sai pr l GAMB que voc espanta qualquer um com o seu fedor de fossa insuportvel!

Vendo aquela cena deprimente e desumana me aproximei daquele mendigo que j saa sem reclamar com o rabinho entre as pernas para lhe dar um trocado qualquer e ento, do seu jeito de caminhar, dos seus gestos com as mos, de um sinal no rosto e de um tic nervoso a piscar a todo tempo um dos olhos quase j fechado pela amargura do seu viver, o reconheci

De imediato naveguei pelo tnel do tempo de volta ao passado e aportei em uma Escola da rede pblica ali prxima na prpria cidade baixa da capital baiana, no incio dos anos 70, onde estudei por quase dois anos antes de voltar para Aracaju e, l encontrei o colega de classe apelidado de GAMB, ento perseguido implacavelmente, ofendido na sua cidadania, discriminado pelo seu jeito de ser e humilhado incondicionalmente pela grande maioria dos seus jovens colegas, meninos e meninas com idades aproximadas de 13 e 14 anos.

Aquele jovem que talvez no gostasse de tomar banho ou que talvez no tivesse oportunidade freqente para tanto, pelo fato de possivelmente morar em alguma invaso desprovida de saneamento bsico e, que sempre chegava suado e cheirando mal em sala de aula, talvez pelo provvel fato de tambm no possuir produtos higinicos na sua casa, logo ganhou de algum colega gaiato o apelido de gamb que nele grudou qual uma sanguessuga a sugar a sua dignidade e, ento passou a ser menosprezado e ofendido por quase todos da classe e at das salas circunvizinhas. Por onde passava os alunos tapavam o nariz e na sala de aula sentava na ltima carteira, isolado de todos. De tanto humilhado e discriminado que era ningum dele se aproximava, principalmente por receio de tambm ser hostilizado.

Senti uma fisgada no peito ao me ver tambm culpado pelo que se transformou o jovem colega conhecido por gamb. Confesso ter sido cmplice por omisso, no por ao, pois eu tambm era uma vtima das aes nefastas advindas do Bullying, por ser um menino tmido ao extremo ao ponto de todos os dias entrar calado e sair mudo em sala de aula, ento isolado pelos colegas da classe que preferiam lidar com os mais falantes e extrovertidos.

Como vtima parceira de tais aes depreciativas, o certo era eu ter me juntado ao colega gamb, mas no o fiz por covardia, por medo, por receio de ser mais rechaado ainda pelos demais estudantes e assim sofremos individualmente em propores diferentes a dor do isolamento e da humilhao naquele interminvel ano de 1972. No ano

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.
seguinte gamb, aps ter sido reprovado com as menores notas da classe em todas as matrias possveis no mais retornou ao Colgio, enquanto que, para minha alegria logo retornei para o meu querido Estado de Sergipe para crescer e esquecer aquele deprimente, humilhante e sufocante tempo.

Essa triste lio de vida me mostrou o quanto as chamadas inocentes brincadeiras de criana podem ser malficas para tantos outros, se que essas aes escolares agora conhecidas por Bullying podem ser consideradas inocentes, vez que para muitos estudiosos no assunto, tais ofensores sofrem de distrbios psquico que precisam de tratamento sob pena de exploses mais desastrosas ainda, como de fato vem ocorrendo em muitos lugares.

A agressividade e a violncia advindas do fenmeno Bullying assumem alm de tudo, o carter etiolgico do violar, no s referente s normas de conduta, a moral e a disciplina, mas principalmente viola os direitos do cidado relacionados a sua integridade fsica e psquica, a sua liberdade de opinio ou sua escolha de vida, a sua liberdade de expresso e at de locomoo, enfim, fere de morte o princpio constitucional da dignidade da pessoa humana em sociedade.

A psiquiatria e a psicologia mostram que alm do sofrimento dos jovens vtimas do fenmeno Bullying, muitos adultos ainda experimentam aflies intensas advindas de uma vida estudantil traumtica.

Nos ltimos anos a populao mundial freqentemente assiste atnita as diversas situaes estarrecedoras quase sempre nascidas e advindas do fenmeno Bullying, com agresses fsicas e assassinatos por parte de alunos contra os seus prprios colegas, contra professores, guerras de gangues, de torcidas organizadas, de trfico de drogas com participao de jovens estudantes at mesmo dentro das prprias instalaes escolares.

As diversas Escolas espalhadas pelo pas, destarte para as situadas nos ambientes perifricos das grandes cidades se tornaram espao de intolerncia, competies absurdas e conflitos de todos os tipos possveis, em especial para os problemas relacionados s drogas, assim como, para os pertinentes liberdade sexual, ou seja, para as meninas que no aderem a esse tipo de pratica livre, passando ento as mesmas a sofrer diversos tipos de perseguies, em verdadeiras inverses de valores por conta das aes absurdas do fenmeno Bullying.

tica, solidariedade e humanismo so realmente palavras desconhecidas e perdidas em muitas comunidades de jovens estudantes que as substituem pelo desrespeito e pela afronta ao direito individual do seu colega que pretende prosperar e vencer na vida honestamente, pelo seu prprio esforo e valor.

preciso dar um basta nestes tipos perniciosos de vandalismo e delitos juvenis. O jovem necessita acima de tudo de limites. Precisa entender os seus direitos e os seus deveres e at onde eles chegam. Precisa de disciplina e autoridade. Precisa entender que todos so cidados em igualdade de condies. Entretanto, para que consigamos chegar a tal gerao de jovens politizada, s com uma boa educao familiar e escolar possvel alcanar tal objetivo.

Assim, no h como deixar de concluir que estamos diante de um srio problema relacionado s reas educacional, social, da psiquiatria e de segurana pblica, com real tendncia para sua resoluo na educao preventiva, curativa psiquiatra ou psicolgica, por isso, necessrio se faz, da conscincia absoluta do Ministrio da Educao com a elaborao de verdadeiro e efetivo Programa de combate a este grande malefcio conhecido por Bullying, tomando por gerentes os bons educadores, estudiosos e pesquisadores no assunto que em alguns Estados brasileiros j se fazem presentes nas suas respectivas secretarias de educao, mas que necessitam, sem sombras de dvidas, de melhores investimentos financeiros para as suas conseqentes vitrias que por certo sero galgadas no trabalho junto aos pais de alunos, professores e dos prprios estudantes autores e vitimas do fenmeno.

Alm dessa medida, necessrio se faz uma batalha mais ampla dentro do Legislativo, at com uma reforma no prprio Estatuto de Criana e do Adolescente com reais modificaes e acrescentando-se a esta Lei bons artigos inerentes ao tema para possibilitar ao Estado Nao um melhor campo de atuao, pois desejo de todos ns vermos os nossos jovens estudantes crescendo e somando-se a construo coletiva e permanente para o pleno exerccio da cidadania.

Archimedes Marques delegado de Policia no Estado de Sergipe e ps-graduado em Gesto Estratgica de Segurana Pblica pela Universidade Federal de Sergipe.

Das könnte Ihnen auch gefallen