Sie sind auf Seite 1von 6

1a. SITUAO DE APRENDIZAGEM- 9 ano : (S.

A PIONEIRA ELABORADA EM GRUPO NAS AULAS PRESENCIAS, DURANTE O CURSO: MELHOR GESTO MELHOR ENSINO FORMAO DE PROFESSORES DE LNGUA PORTUGUESA - NA D.E-SAO CARLOS/SP ) Competncias e Habilidades: Localizar informaes explcitas no texto;

Inserir informao pressuposta ou subentendida em um texto literrio, com base na sua compreenso global; Identificar o vocabulrio; Inferir opinies ou conceitos pressupostos ou subentendidos em um texto.

Atividades :

Levantamento de hipteses; Linguagem; Compreenso; Interpretao; Pesquisa; Produo textual.

Texto : O Primeiro Beijo

A partir do ttulo, quais as perspectivas de leitura que podemos obter?


1. Como era o beijo no sculo XIX? E nos dias de hoje? 2. Como foi sua experincia do primeiro beijo? 3. O que voc sabe sobre Machado de Assis? Voc j leu algum conto ou livro do autor? 4. Vocs conhecem msicas que abordam o beijo com tema? 5. Tipos de beijos:

(Imprima

e leia com seus alunos o Captulo XIV/ Memrias Pstumas de Brs Cubas de Machado de Assis, a priori uma leitura silenciosa por partes dos alunos, seguida de uma leitura compartilhada )
Link do livro: http://www.cursoroma.com.br/Down/Obras/Memorias_Postumas_de_Bras_Cubas.pdf

Aps a leitura do texto : 1- Pode-se afirmar que o texto que voc leu conta uma histria? Por qu?
2. Justifique

o ttulo do captulo?

3. Quais

so as personagens?

3.1 possvel identificar algum trao da personalidade dessas personagens? Por qu?
3.2

possvel pressupor alguma manifestao de emoo entre as personagens? 4. Onde acontecem os fatos narrados? 5. H marcas temporais? Quais?
6. Qual

o principal acontecimento que envolve as personagens? do texto uma frase que indica o tipo de relacionamento entre as personagens. o foco narrativo?

7. Copie

8. Qual 9. No

incio desse captulo, h uma passagem que descreve uma personagem. Quem essa personagem? Descreva-a? 10. Em sua concepo houve realmente o beijo? Como foi?

Estudo do Vocabulrio :
a) Procure

o significado das palavras que voc no conhece. linguagem do captulo podemos afirmar que: . os perodos so longos;

b) Quanto

. os perodos so curtos; . o vocabulrio no usual; . as frases ou expresses so da linguagem cotidiana; c) H elementos de ligao( coeso)explcitos , claros no texto.
d) H

elementos de ligao (coeso), implcitos, subentendidos. Tarefa: Pesquisar em grupo de 4 pessoas, na Internet, contos ou crnicas e letras de msica, cujo tema seja o beijo. Fazer uma anlise das principais ideias. Depois comparar com o captulo de Memrias Pstumas de Brs Cubas-Machado de Assis e verificar diferenas e semelhanas. Produo de texto:

Use a sua imaginao e crie um texto a partir da proposta abaixo : Reescreva a histria sob a sua perspectiva, mantendose fiel ao enredo.

Das könnte Ihnen auch gefallen