Sie sind auf Seite 1von 22

13 dicas teis para voz

Share

07.09.2007 - 11:09
Poder j saber como equalizar vozes, escolher o microfone que funciona melhor com determinado tipo de voz, mais isto por si s no chega. Estas 13 dicas iro ajud-lo a melhorar as suas capacidades de processamento de vozes.

1 Arranjos de composio de voz

Imagine que quer criar uma parte de uma msica com voz dobrada e para tal gravou trechos das vozes em diferentes pistas, possibilitando assim a escolha das melhores partes para mais tarde as poder juntar numa nica faixa. Infelizmente, para uma pequena frase apenas uma pista ficar "perfeita", talvez as outras possuam pequenas falhas, ou o cantor(a) acertou em cheio numa e no consegue voltar a duplicar esse momento. No se preocupe: copie a parte perfeita para a outra pista, altere um pouco o pitch e depois aplique um delay de 20-35 ms.

2 Optimize a difuso do reverb

Grandes vozes necessitam de grandes reverbs, por isso experimente valores de parmetros de baixa difuso. Porque? A difuso controla o "espessura" do eco. Locais de alta difuso ecoam com mais proximidade, enquanto que a baixa difuso os espalha para longe. Com sons de percusso a baixa difuso cria imensos "ataques" pouco espaados, tal como berlindes quando chocam com ao. No entanto com a voz, que muito mais sustenida, o caso diferente, j que a baixa difuso confere muito efeito de reverb protegendo a voz de excessivas reflexes.

3 Optimize o "Reverb Decay"

Muitos reverbs oferecem um ponto de cruzamento da frequncia, com tempos de decay separados para altas e baixas frequncias. Para prevenir demasiada competio entre os instrumentos de mdia frequncia, utilize menos decay nas frequncias mais baixas e

aumente-o nas altas. Isto ir adicionar "ar" s vozes enquanto d nfase a sibilantes e sons vocais que caracterizam e humanizam uma voz. Varie a definio do ponto de cruzamento da frequncia para determinar o que funciona melhor para determinada voz em particular.

4 A beleza do "panning" automtico

Quando se trata de voz duplas (ou dobradas), efectuar panning de ambas para o centro ou uma para a direita e outra para a esquerda cria um efeito geral muito diferente. Por exemplo, se a faixa possui vozes de coro, experimente pr a voz principal no centro. Se quiser que a voz ceda alguma da sua proeminncia aos instrumentos, deve espalhar as duas pistas para desfocar um pouco a voz. Utilize panning automtico quando quer definir a voz para partes em particular da msica.

5 Vozes "sussurrantes"

Lembra-se daquelas vozes "sussurantes" que os Pink Floyd costumavam utilizar? Experimente isto em msicas cujas vozes so mais proeminentes que a prpria melodia (exemplo: hiphop/rap). Ligue o seu vocoder (software ou hardware) utilize a voz como modelador e pink voice como transporte (carrier), poder ter de reduzir as altas-frequncias do pink noise. Efectue a mistura por trs da voz, apenas o suficiente para conferir um efeito "sussurante". Tente tambm efectuar o delay por algum valor rtmico e depois ajustar o seu nvel para o mais apropriado.

6 Ecos selectivos

Poder ser interessante adicionar voz efeitos de eco sincronizados, mas apenas para

palavras especficas e breves passagens. Poder fazer isso com os controlos de envio auxiliares automatizados. Para tal insira o delay sincronizado num bus auxiliar e suba o fader quando quiser aplicar delay, ou ento corte as partes em que deseja inserir o eco, copie-as para outra pista mas na mesma posio e adicione delay sincronizado para essa pista. Esta ltima hiptese prefervel se possuir um nmero limitado de bus auxiliares.

7 Step up the plate

Se o seu reverb digital possui mltiplos algoritmos, experimente utilizar uma predefinio "plate-based" para a voz. Nos tempos "old school" de gravao, os reverbs de "plate" eram regularmente favorecidos em relao a outros reverbs chambers, que eram utilizados em instrumentos. As verdadeiras "plates" possuem um som mais apertado, com mais brilho e menos difundido, que funciona bem com vozes. Claro que no existem garantias que o algoritmo do reverb dessas "plates" soe ao mesmo do que uma "plate" verdadeira, mas j agora faa uma tentativa.

8 Alteraes de pitch parte 1

Se o seu homestudio possui cassetes digitais (exemplo: ADAT), provavelmente existir um controlo para variar a velocidade - utilize esta funo para engrossar vozes duplas. Quando est a gravar vozes duplas, acelere ou abrande um pouco a cassete, para que a voz fique com um timbre um pouco diferente quando a estiver a reproduzir com o pitch normal. Uma preocupao: se acelerar a cassete para um som com pitch baixo, o timing da performance tem de ser muito bom. Abrandar a cassete aumenta as discrepncias do tempo.

9 Alteraes de pitch parte2

Este truque to antigo quanto o harmonizador: quando os engenheiros de som descobriram que alterar o pitch em cerca de 10/15 % e misturar o sinal harmonizado por trs da linha da voz, estava-se a adicionar um efeito muito til de thickening ou "engrossamento". Pode fazer

isto com qualquer processador digital de alterao de pitch, seja hardware ou software. Se planeia triplicar a voz, aumente o segundo alterador de pitch numa determinada quantidade equivalente ao "redutor" ou downward. Quando estiver a fazer isso ser melhor a quantidade geral de shift.

10 Retire o Dolby do desemprego

A certa altura, as unidades Dolby Noise Reduction eram utilizadas em estdio para reduzir o rudo das cassetes analgicas e eram tambm usadas em vozes de coro, conferindo-lhes uma sonoridade mais "arejada" e colorida. Isto acontecia utilizando Dolby durante a gravao e cancelando-o durante a reproduo. O que o Dolby fazia era comprimir tudo que estivesse acima de uma determinada frequncia e adicionando-lhe pr-nfase. No assim to fcil encontrar antigas unidades de Dolby, mas se o conseguir estas tem tendncia a ser muito baratas.

11 Processadores de Voz

Os processadores de voz de companhias como a TC-Helicon, Antares ou Digitech, oferecem um vasto leque de efeitos de voz, desde harmonias a uma ferramenta de formatao da voz que consegue transformar rapazes de coro em amadurecidos cantores de blues (e vice-versa). As funes de harmonia so tambm muito teis e poucas pessoas esto atentas s funcionalidades destas ferramentas. Se gravar muitas vozes, ou se fizer um trabalho com sobreposio de voz, estes processadores oferecem um vasto leque de "truques"

12 Expandir ou comprimir?

de senso comum que a maioria das vozes no estilo pop so comprimidas a uma certa extenso. Poder aplicar uma ligeira compresso enquanto faz a gravao (apenas o suficiente para suavizar algumas das variaes de nvel mais abruptas), para de seguida processar o

som com um tipo de expanso do loudness (exemplo: Waves, iZotope Ozone ou processadores Wave Art). Esta tcnica oferece um som mais "cru" (em oposto a um mais "suave") do que se estivesse a utilizar apenas compresso.

13 Ecos de modelao

Ok, gostamos de ecos na voz. Uma caracterstica do campo do digital, a capacidade de modelar ligeiramente o tempo de delay. Esta funo era uma parte inerente do eco das cassetes, j que a velocidade desta nunca era perfeita. Se o seu delay no oferecer modelao, poder simular o mesmo efeito. Para tal ter de dividir o som delayed atravs de chorus ou flanger definido para um intervalo de tempo curto e com uma dose ligeira de modelao (experimente uma fonte de modelao aleatria se possvel).

Como montar o seu Homestudio


Share

19.07.2007 - 06:07
Aqui encontram-se uma variedade de exemplos de como dever definir e montar o seu Homestudio com um computador, teclado e guitarra.

Isto provavelmente o que todas as pessoas querem mesmo saber - como configurar tudo. O problema, do meu ponto de vista, que na verdade tudo depende do material que possui e do que est a tentar fazer. Recebo muitos e-mails de pessoas que me dizem que possuem aquela e a outra componente e no sabem como as ligar convenientemente. A minha resposta geralmente esta: "No sei, como pretende lig-las?". Por exemplo, se possui uma mesa de mistura e um processador de efeitos poder lig-las de diferentes maneiras consoante o que deseja fazer - isto aplica-se da mesma forma a componentes (hardware/software) de um computador. Dito isto, existem algumas regras chave que poder seguir e o que ir ter de fazer tentar aplicar o que lhe vou mostrar ao seu prprio equipamento. Em primeiro lugar se no sabe porque precisa de alguma componente porque no precisa dela de todo. As mesas de mistura so um exemplo clssico. Conheo um vasto nmero de casos em que pessoas acabaram por comprar uma mesa de mistura apenas porque lhes disseram que iriam precisar - no entanto no fazem a mnima ideia de como manusear uma! S ir precisar de uma mesa de mistura se souber o porqu dessa necessidade. Se no tiver a certeza, em principio porque no ir precisar de uma. Outra boa dica em relao a mesas de mistura contar quantas caixas possui que produzam som, se for apenas o seu PC ento no ir necessitar de uma mesa. Se possuir RACKS de sintetizadores hardware e um teclado Trinity (por exemplo), ento ir querer misturar todos esses sons para que saam atravs do mesmo par de colunas - ir necessitar de uma mesa de mistura.

Exemplo 1 - Setup bsico


Para poder criar musica no seu computador ir necessitar de uma placa de som. A maioria dos computadores traz includo uma placa simples incorporada, que costuma ter uma entrada de microfone, entrada de linha e sada de linha e/ou sada de speakers. Agora, no pense que por possuir uma placa SoundBlaster 7.1 surround ir conseguir produzir msica de qualidade, talvez funcione para iniciantes, mas com tempo ir descobrir que estas placas possuem limitaes frustrantes e se der o salto para uma placa desenhada para produo musical profissional a sua experincia na produo ir aumentar exponencialmente. Um PC, placa de som incorporada, teclado MIDI (opcional) e um par de colunas (podem ser auscultadores)

Legenda desta figura: 1- Ligue um cabo de guitarra sua guitarra. A guitarra est a ser utilizada como exemplo de um instrumento. Pode ser qualquer instrumento ou apenas um microfone. 2- A placa de som standard possui entradas mini-jack, por isso em principio ter de usar um adaptador de cabo jack(1/4 inch) para mini-jack (3.5mm). 3- Ligue o cabo com adaptador entrada de microfone na placa. 4- Teclados MIDI costumam vir equipados com conectividade USB, se este for o seu caso poder saltar para o ponto 6. Em caso negativo pegue num cabo MIDI e ligue-o sada MIDI do teclado. 5- Ao utilizar um adaptador MIDI/Joystick ligue a outra extremidade do cabo MIDI na entrada do joystick. Lembre-se que s ira usar este processo se o seu teclado MIDI no possuir conectividade USB. 6- Um teclado MIDI com conectividade USB fornece o seu prprio interface MIDI ao um computador. Ligue o cabo USB entre o teclado e a entrada USB do seu computador, instale os drivers e o teclado ficar ligado ao computador. 7- A sada de linha da placa de som tambm uma sada mini-jack, por isso o cabo usado, dever ter stereo mini-jack numa extremidade e o tipo de entrada que as suas colunas necessitam do outro. 8- A sada de linha vai at as suas colunas activas (com amplificao) (lado direito e esquerdo). Se as suas colunas so passivas, ligue o cabo ao amplificador que est por trs delas. O seu programa de gravao ser capaz de gravar a guitarra, e o teclado consegue agora

reproduzir sons de um sintetizador no seu computador. Todo o som, desde a guitarra aos sintetizadores (por software) iro sair atravs da sada de linha at as suas colunas. V, at foi fcil! Ligar cabos udio muito simples e poder adaptar qualquer conector udio a qualquer outro - mini-jack para jack, phono para XLR, linha de coluna simples em jacks conforme o que ir necessitar.

Exemplo 2 - Como utilizar uma mesa de mistura antiga


Como disse anteriormente, no ir necessitar de uma mesa de mistura a no ser que saiba que necessita mesmo de uma, contudo, uma das questes que mais vez me perguntada, por isso aqui vai um exemplo de como deve operar uma pequena mesa de mistura. O que a mesa de mistura oferece um nmero de entradas para microfone e instrumentos mais alargado no tendo de utilizar a pequena entrada de microfone na placa de som. Um PC, uma placa de som de qualidade com entradas de alta qualidade, um teclado MIDI com os seus prprios sons, uma guitarra, um microfone e um par de colunas. Veja o esquema seguinte.

1- Ligue um cabo de guitarra sua guitarra. 2- Ligue o cabo apropriado ao seu microfone 3- Ligar o microfone e guitarra a canais separados da mesa de mistura. Poder utilizar um pr amplificador separado para a guitarra e microfone se assim o desejar. 4- O teclado possui entrada/sada MIDI, assim poder enviar sinal MIDI para o seu computador onde este gravado, e depois volta a receber o sinal MIDI do sequenciador para que o sintetizador reproduza os sons (bateria, outros instrumentos de suporte). Isto assumindo que o teclado possui os seus prprios sons, que planeia usar, caso contrario s ir necessitar da MIDI OUT. 5- O interface MIDI da placa de som fornece a entrada e sada MIDI. Lembre-se que a sada do teclado ligado entrada na placa de som e vice-versa. Se o teclado possuir conectividade USB, ento poder utilizar essa opo em detrimento do canal MIDI. 6- Queremos poder ouvir o sintetizador, por isso ligamos a sada de udio mesa de mistura. 7- Esta a parte que as pessoas costumam ter mais problemas. Queremos poder gravar a guitarra e o microfone para o seu computador. Se usssemos o canal master da mesa de mistura, enquanto estivssemos a gravar a guitarra estaramos a gravar ao mesmo tempo o retorno do sintetizador no mesmo canal. No queremos que isto acontea! Na verdade queremos gravar tudo em diferentes canais e no queremos gravar o sintetizador at que tenhamos a certeza absoluta sobre a configurao MIDI no software. Ento necessitamos de enviar o sinal do microfone e da guitarra para a placa de som por si prprio. Como fazer isto? Temos de utilizar os SENDS. Todas as mesas de mistura possuem um ou dois SEND auxiliar, por vezes apelidado de "FX Sends", pois para essa funo que normalmente so usados enviar o sinal dos canais para os efeitos. Contudo desta vez vo ser utilizados como uma sada, isto , e vamos enviar o sinal da guitarra e do microfone atravs do SEND para a placa de som. Suba a nvel do SEND nos canais da guitarra e do microfone, e faa com que os SENDS dos restantes canais estejam a 0. Agora poder ouvir o sintetizador, mas este no ser gravado com a guitarra. 8- A sada do aux SEND, idealmente duas para stereo, est ligado na entrada de linha da placa de som. 9- Agora queremos poder ouvir o sinal de guitarra gravado ao mesmo tempo que a sada do sintetizador hardware, por isso a sada de linha da placa de som necessita de estar ligada mesa de mistura. 10- Faa com que o SEND do aux nos canais de sada da placa de som estejam a 0 ou poder obter feedback atravs do seu computador. 11- A sada do monitor na mesa de mistura, leva as faixas gravadas do seu computador e da sada do sintetizador e dever ser ligada s suas colunas. 12- Todo o som sair das suas colunas, amplificador ou arranjo de colunas. Uma boa nota a ter em conta neste ponto, que, apesar de estar a usar uma mesa de mistura, na verdade no est a misturar nada. Todo o que tem uma sada stereo do sintetizador, possivelmente a levar mltiplas faixas de diferentes instrumentos e a sada stereo do computador, que poder levar um par de guitarras, voz e harmonia. Ento, toda a mistura necessita de ser efectuada no computador, no Cubase ou programa similar. Tenha tambm em conta que se a sua mesa de mistura possuir sadas directas ou de tape (ou ainda busses), ento no ir necessitar de auxiliares, simplesmente utilize o computador como um gravador fsico.

Exemplo 3 - Gravar uma banda utilizando o interface de gravao apropriado


O esquema apresentado de seguida um ptimo exemplo. O termo placa de som no obviamente o mais correcto a usar neste sistema, j que o Firepod um interface Firewire, contudo vou usar a palavra "placa de som" para cobrir todos os interfaces udio, sejam PCI cards, PCMCIA, Firewire ou USB - portanto no fique confuso!

Sumrio
Como pode ver pode no necessitar de uma mesa de mistura. O Firepod, por exemplo, fornece todas as entradas e pr amplificadores que ir necessitar, seja para microfones, guitarras, ou para o que quiser utilizar. Toda a mistura feita no computador dentro do seu programa udio de eleio, resultando numa sada para monitor stereo que leva o sinal at as suas colunas. Se no lhe agrada a ideia de misturar com um rato ento ir ter de entrar no mundo de superfcies de controlo MIDI onde atravs de uma superfcie de plstico com uma srie de botes, faders e knobs, que ir utilizar para controlar a componente software da mesa de mistura no ecr - total controlo tctil com faders monitorizados e todo o gnero de avisos de luz.

Gravar Baterias
Share

30.06.2006 - 04:06
Utilizar samples de bateria nas suas gravaes, pode ser mais barato e mais rpido do que usar uma bateria real, mas ainda se notam bastantes diferenas quando um baterista a tocar numa bateria real. Para efectuar uma boa gravao deste instrumento necessrio utilizar arte e engenho se quiser capturar um som fidedigno, sem se fazer notar os sons e rudos indesejados. Alm disso, um dos factores importantssimos a qualidade e experincia do msico. Por mais bom material e condies que se tenha, nada consegue combater a falta de jeito e inexperincia de um baterista. A melhor soluo instalar a bateria num ambiente acstico controlado, especialmente configurado para esse efeito, com um bom isolamento, embora possa ser muito til o baterista poder ver o resto da banda. As opinies sobre o ambiente acstico ideal diferem: alguns podem querer ter um cho de madeira e paredes de pedra para dar vida ao som, enquanto que outros podem querer ter o cho com carpetes e materiais absorventes para "secar" o som. A melhor acstica vai depender claramente do estilo musical em que se deseja enquadrar a bateria, mas talvez seja melhor preferir um ambiente "morto", pois ir permitir a criao de diferentes acsticas para obter uma grande variedade de sons sem ter a necessidade de recolocar a bateria e os microfones. Se um ambiente acstico controlado no estiver disponvel, a bateria ter de ser colocado na mesma sala que o resto dos instrumentos, o que ir obrigar a uma seleco acstica, j que o som da bateria ir misturar-se com os restantes instrumentos e vice-versa.

Posicionamento dos microfones A tcnica mais simples para gravar bateria, e que se continua a usar nos dias de hoje, a abordagem dos 3 microfones. Esta tcnica, serve como base para outra mais elaboradas Posicione dois deles por cima, de modo a captar todo o som emitido pelos pratos, caixa e timbales - so estes microfones overhead que iro cobrir o stereo principal de todo o som da bateria; Utilize outro no bombo para lhe dar mais definio e destaque. Este mtodo, apesar de simples, funciona extremamente bem e obtm resultados muito naturais e puros. Uma verdadeira lufada de ar fresco para os inmeros processos de compresso e sintetizao a que estvamos habituados nestas ultimas dcadas.

Qualquer uma das tcnicas habituais de gravao pode ser utilizada na disposio dos microfones overhead, mas a mais comum ser um par com espaamento. Os microfones de condensador e dinmicos so geralmente usados pela sua aptido para capturar transies muito rpidas, com um microfone posicionado em cada um dos lados da bateria, em direco as extremidades exteriores por cima dos pratos, mas colocados de forma a que capturem alguma parte da bateria. Quando a bateria est montada numa cabine separada, os "overheads" podem ser colocados a uma altura elevada e a uma distncia maior o que ir permitir gravar um som mais amplo e aberto no entanto tenha cuidado para evitar capturar demasiado som ambiente (da sala), pois este no poder ser removido mais tarde! Se a bateria estiver colocada na mesma sala que os restantes instrumentos, ter de colocar os overhead bastante prximos desta. No entanto se os overheads estiverem prximos demais, os pratos tero uma sonoridade mais metlica, o som manter-se- por mais tempo e o seu balano em relao ao resto da bateria ser mais pobre. Uma abordagem alternativa, consiste num par de microfones direccionados para o centro da bateria. Isto permite obter uma imagem stereo muito precisa e como os microfones no esto dirigidos para nenhum dos pratos, estes podem ser colocados com mais proximidade do que os overheads espaados, sem interferir com o balano. Se a bateria estiver colocada num bom ambiente acstico, poder obter uma boa gravao colocando apenas dois microfones com espaamento (1m ou 2m) dependendo da sala.

O Bombo Resumidamente, as opes que tem para captar um bombo colocar um microfone dentro ou fora dele. O clssico AKG D12 um clssico, assim como o seu sucessor D112. O Electrovoice RE20, sennheiser MD421 ou o Beyerdynamic M88, so tambm bastante populares, mas basicamente qualquer microfone robusto do tipo dinmico servir para este trabalho, claro que o SM57s ou at o 58s tambm funcionam bem mas no sero os mais adequados. Tenha em conta que ao colocar um microfone a poucos centmetros do bombo, vai sujeit-lo a enormes presses sonoras e a grandes variaes, estes factores vo cobrar mais do diafragma do microfone. Por consequncia, a melhor opo marcar um ou dois microfones especificadamente para esta tarefa ou usar um modelo apropriado como o D112. Uma tcnica alternativa utilizar microfones do tipo pressure-zone, como o AKG C547 ou o Crown PCC160 (ambos possuem resposta cardiide) e coloc-los numa almofada dentro do prprio bombo, ou no cho mesmo na sua frente. Existem duas opes principais para o posicionamento do microfone: em frente ao bombo ou dentro deste. Como as ressonncias da bateria so extremamente complexas impossvel especificar um posicionamento ideal para o microfone ou seja triagem e erros esto inerentes a este processo. Porm existem princpios gerais e pontos de partida. Por exemplo, evite o posicionamento do microfone exactamente no centro e em frente da pele do bombo, j que assim o som tender a ser registado sem vida quase morto porm com um nvel de sinal muito elevado. Ao mover o microfone para uma das extremidades geralmente ir dar-lhe um maior balano das ressonncias e atenuar as grandes variaes acsticas. Algumas peles frontais do bombo possuem um pequeno orifcio - Coloque o microfone dentro desse buraco e a poucos centmetros da pele dianteira (confirme que nem o microfone nem o cabo estejam em

contacto com o bombo), nesta posio o som gravado ser preciso e bem definido, o ideal para trabalhar na fase da mistura. Ao aproximar o microfone do batente ir progressivamente apanhar mais ressonncia da pele, adicionando assim mais peso e corpo mas com bastante definio e ataque. A colocao perto das extremidades tende a capturar um som muito boomy (som caracterizado por frequncias mdias, sem agudos e com intervalos apertados nas baixas frequncias) e pouco definido.

Equalizao, reverb e dinmica Em principio se tiver necessidade de utilizar exageradamente equalizao porque utilizou os microfones errados ou posicionou-os de forma no muito correcta, mas no entanto, devido as variaes inerentes a este instrumento, poder ter equalizar um pouco. No caso em que os microfones overhead so usados apenas para cobrir os pratos em vez da imagem stereo principal, a extremidade inferior (abaixo de 700Hz) pode ser filtrada para reduzir limitar o mais possvel as frequncias dos pratos, de modo a no captar tanto os restantes sons envolventes provenientes das restantes peas da bateria. Na outra extremidade do espectro de frequncias, poder remover tudo acima dos 5kHz no microfone do bombo, de forma reduzir a influncia do prato de choques, pratos e restante bateria.

Reverb No aplique reverb antes do tempo: aguarde sempre at a mistura estar completa antes de tomar qualquer deciso e use o mesmo programa para todos os efeitos de reverb: lembre-se que est a tentar criar a iluso que a bateria est localizada numa sala real e ao utilizar programas diferentes para a caixa, bombo e overheads apenas servir para confundir e misturar todo o som! Um pouco de compresso, ou limitar a caixa e o bombo, poder ajudar a manter um nvel consistente e sem distoro, mas no exagere! Experimente uma relao de compresso na ordem de 3:1 ou 5:1, com uma reduo modesta no ganho em cerca de 8dB. No existe uma resposta 100% correcta e especifica para cada situao, pelo que se dever adaptar todos os parmetros em funo do tipo de som pretendido e da configurao da bateria.

Gravar com proximidade Os overheads e o microfone do bombo iro dar uma boa cobertura e uma boa imagem stereo, mas poder desejar mais ataque e definio da caixa e/ou timbaes. Talvez queira a flexibilidade de poder processar individualmente cada elemento da bateria de maneiras diferentes como a equalizao, compresso, efeitos e outros. Uma boa separao e isolamento, so a chave do sucesso e a soluo gravar com proximidade cada elemento da bateria. A nica desvantagem que a partir do momento em que optar por utilizar este mtodo, ser obrigado a adicionar muito mais material extra, como microfones, mesa de mistura com mais canais, mais perifricos e potencialmente mais pistas de gravao independentes, por isso, esteja preparado para o trabalho e custos aumentarem exponencialmente! Para capturar a caixa, um microfone direccional essencial geralmente um cardide ou hiper-cardiide. J que o microfone est colocado muito perto, o efeito de proximidade ser muito forte, o que ir adicionar muito peso ao som, por isso tome isto em conta quando estiver a nivelar a caixa e timbales. Um microfone dinmico tender a capturar um som com mais corpo do que um microfone de condensador, porque a sua inrcia vai abrandar a resposta para as situaes de variao mais rpidas de som. Os microfones de condensador, tero ? partida melhores parmetros de ataque e um som mais cristalino e definido. O Shure SM57 e o Beyerdynamic M201 so a escolha clssica para captar a caixa, mas no entanto, qualquer microfone robusto do tipo dinmico obter resultados satisfatrios. O

M201 tem a vantagem de ter um padro cardiide muito apertado o que ajuda na separao dos sons. Nos microfones de condensador apropriados (a ttulo de exemplo), incluem-se o Neumann KM184, Audio Technica AT4041, AKG C460/CK61, o AKG C1000S, Blueline CK91 e o Sennheiser MKH40. O microfone tem de ser direccionado para a extremidade da batter head, pois ser atingido se for colocado noutro local. A principal armadilha a evitar posicionar o microfone da caixa num stio onde este no leve com rajadas de ar provenientes dos pratos. Ajustar o ngulo do microfone de forma a favorecer o centro ou o lado da pele da bateria resultar na obteno de uma maior escala de tonalidades, mas o aspecto mais critico do seu posicionamento, a minimizao de distoro no desejados dos pratos. Se o baterista for experiente, o som da caixa ser bem mais elevado do que o do prato de choques, e este ultimo ser gravado mais eficientemente atravs do lado do microfone da caixa. A posio relativa destes ir definir o equilbrio inicial entre os dois (Pode ser usado um equalizador para afinar o balano). Se um microfone do tipo figure-of-eight for utilizado entre a caixa e o prato de choques, uma correcta escolha do seu ngulo e posicionamento tambm ir permitir que o balano entre os dois possa ser optimizado, e em teoria a qualidade dos pratos de choques vai melhorar. Se for bem aplicada, esta tcnica aumentar a separao dos sons dos timbaes devido ao lado nulo do padro polar do microfone. Para alguns gneros musicais, pode ser bastante til adicionar um segundo microfone por baixo da caixa - geralmente um microfone de condensador. Uma combinao de um microfone de condensador por baixo e um moving-coil por cima funciona muito bem, mas importante lembrar que os microfones esto acusticamente fora de sintonia entre eles.

Equilibrar todo o equipamento Quando tem ? sua frente uma floresta de microfones ? volta da sua bateria, conseguir equilibrar todo o equipamento pode dar muito trabalho. A primeira coisa que deve fazer ouvir cuidadosamente cada microfone de proximidade e ajustar todos os processos dinmicos (gating ou compresso) para cada efeito desejado. Aplicar uma equalizao correctiva aconselhvel para minimizar a interferncia dos microfones uns com os outros . De seguida ajuste a panormica para combinar com as perspectivas criadas pelos overheads. O faseamento de cada microfone de proximidade ter de ser verificado em relao aos overheads. Para isso ter de subir o nvel de cada um dos microfones, um de cada vez, e mudar a sua polaridade para encontrar a posio ideal. Um balano mais primrio pode ento ser construdo, e aqui existem duas abordagens. Poder comear com os overheads e ir adicionado os outros microfones, para preencher o som como achar necessrio. Adicione simplesmente o suficiente de cada um, para que atinja o peso e a definio desejada, a comear pelo bombo, de seguida adiconar a caixa, prato de choques e por fim os timbaes. A tcnica alternativa construir um ncleo de som com os microfones de proximidade antes de adicionar os overheads para obter mais definio ao nvel dos pratos. Esta abordagem pode comprometer um pouco o processo de captao, j que geralmente resulta numa imagem stereo um pouco confusa a panormica dos microfones de proximidade pode compensar a imagem gerada pelos overhead. A prxima etapa aplicar a equalizao que achar necessria, mas isto ter de ser feito com toda a mistura efectuada em vez de o fazer individualmente para cada pista, j que o objectivo fazer cada parte do instrumento soar bem no contexto geral. A chave para uma boa equalizao adicionar ou subtrair apenas o necessrio analise o que est errado e arranje isso antes de seguir para o prximo problema. Lembre-se que o ouvido facilmente enganado e pensa que mais alto e com mais brilho melhor, por isso compare sempre o som equalizado com o original, compensando qualquer nvel de diferena. Escute tudo com ateno para ter a certeza que ouve de facto melhoramento na qualidade do som, mude o balano da mistura com os botes da mesa ou simplesmente ponha uma parte do instrumento mais alto e brilhante!

Se a sua mesa possuir entradas em ps-equalizao, talvez seja necessrio reajustar o threshold de qualquer processo dinmico aps definir a equalizao. Uma forma para evitar este problema, que funciona durante a mistura e quando est a gravar com microfones pramplificados, ligar os processos dinmicos entre a tape return e a prpria mesa. Uma vez definidos, os processos dinmicos no sero afectados por qualquer alterao na equalizao. Timbaes e Pratos Na altura em que o sistema de gravao inclui um par de overheads, caixa, prato de choques, bombo e trs ou mais microfones para os timbales, a bateria ter desaparecido por trs de uma floresta de metal cromado. Se o espao for um problema, ou no possuir todo este equipamento, uma boa soluo utilizar um microfone especializado como o Sennheiser 504s desenhado para encaixar directamente no lado das vrias componentes da bateria. Estas so muito discretas, podem ser facilmente posicionadas, e capturam um som bastante fiel. Um mtodo alternativo para a gravao dos timbales que no possuam peles na extremidade inferior consiste em colocar o microfone dentro destes por baixo exactamente como no bombo. Dentro das vantagens incluem-se uma melhor separao do som para o resto da bateria, ma a maior vantagem que o baterista no consegue atingir o microfone! Por outro lado com este mtodo o som gravado pode ser algo estranho, com falha no ataque mas com uma maior ressonncia, ou seja poder ter que usar muito mais equalizao. Poder tambm pensar numa mistura das duas tcnicas: um microfone por cima e outro por baixo. O nico elemento da bateria que ainda no foi tratado o prato de choques, que geralmente pode ser controlado efectivamente atravs de um posicionamento cuidadoso do microfone da caixa. No entanto se tiver a necessidade de colocar mais um microfone alm deste, um microfone de condensador geralmente o mais indicado. Posicione o microfone por cima do prato do lado oposto ao da caixa e apontado para baixo. Nunca ponha o microfone de lado apontado para o meio dos pratos, pois pe este lado que o ar expelido cada vez que os eles fecham, o que iria provocar um som um pouco confuso. Direccionar o microfone para favorecer a extremidade exterior torna o som mais puro e cheio, enquanto que se o apontar para o sino central o som ficar mais metlico. No esquecer a anulao do padro polar e como usar este aspecto de forma a maximizar a separao entre a caixa e/ou overheads dos pratos. 2 Regras de ouro no uso de microfones de proximidade: 1) Assegure que nenhuma das pernas de apoio dos microfones esteja em contacto com a bateria e os seus suportes de forma a evitar sons mecnicos sejam capturados por estes. 2) Tenha cuidado na colocao dos microfones de forma a evitar que o baterista lhes possa acertar, o microfone pode at sobreviver, as suas colunas que provavelmente no.

Como gravar guitarras eltricas

Autor: Tamaba, traduzido por Germano Lins

Como encarar uma sesso com guitarras Uma tcnica comum para gravar a guitarra limpa fazer isso por linha, isto significa passar a guitarra por uma caixa de injeo (para adaptar a impedncia) e mand-la mesa, e depois ao gravador ou, caso no se possua mesa, direto ao gravador (um computador, por exemplo). Esta tcnica tem suas vantagens e suas desvantagens. O bom que no se precisa de um amplificador, no se precisa de um microfone e no se preciso do entorno acstico especial para captar bem o sinal. O ruim que seguramente no soar como soou no ensaio. Este detalhe pode ser solucionado (ao menos parcialmente) se intercalarmos entre a guitarra e o gravador um equalizador e um compressor, ou, se no tivermos estes efeitos mo, podemos gravar sem eles e depois colocar na mixagem. No entanto, a tcnica tradicional a de conectar a guitarra em um amplificador (usando a distoro deste ou intercalando um pedal de distoro) e colocar um microfone frente ao amplificador. Algumas variantes de microfonao para esta tcnica centralizar o microfone no meio do cone do amplificador e aproxim-lo bem da tela do equipamento para conseguir um som grave e profundo, ou afast-lo para ir perdendo graves e ganhando efeito dde reverberao natural do ambiente onde estejam o equipamento e o microfone. Caso possua 3 microfones, voc pode colocar um bem prximo do centro, os outros dois mais afastados e separados para que tomem diferentes reverberaes do ambiente e depois, na mixagem, posicionar um esquerda, e outro direita e o que est prximo do amplificador no meio. Esta tcnica tambm pode ser utilizada nos equipamentos com 2 amplificadores e mais recomendada ainda nos equipamentos estreo. Amplificadores Existe uma grande variedade de amplificadores: de vlvulas, transistorizados, alguns combinam vlvulas e transistores... mas para conseguir uma boa distorop, todos os guitarristas esto de acordo que um bom amplificador de vlvulas o melhor. Isto se deve ao som clssico de distoro harmnica produzida pela saturao das vlvulas, algo difcil de simular com efeitos digitais. Existem dois tipos de equipamentos; o combo, com um altofalante integrado na caixa, e o composto por cabeote e uma caixa de altofalantes independente . Os mais comuns so os de altofalantes de 12 polegadas. Dois destes so utilizados

nos modelos de combos AC30 da Vox e Fender Twin Reverb. E 4 destos (Celestion) so os que vo dentro da clssica caixa Marshall acompanhados por seu respectivo cabeote. Um erro muito comum cometido pelos guitarristas levar seu muro Marshall (um exemplo de potncia) para o estdio no momento da gravao, mas depois da passagem de som se depara com um tcnico que baixa o volume para 1 ou 1,5, porque seno estoura o microfone. E o resultado que o equipamento no soa nem um pouco parecido nesse volume. Ento muitas vezes o mais recomendvel para ganhar espao, ter volume e conseguir uma boa distoro, utilizar um equipamento pequeno todo volume e no um grande meio volume do total, o importante o som que ser captado pelo microfone e no a vibrao do prdio... Durante a gravaco muito importante ter tudo preparado para o momento de entrar no estdio. Um problema comum que surge aos guitarristas de bandas com uma s guitarra que sempre ouviro essa banda com uma s guitarra (tanto nos ensaios como em shows ao vivo) e no momento de gravar grava-se vrias guitarras. At a tudo bem, mas o rpoblema surge quando terminam de gravar a guitarra que sempre tocam e tentam inventar outras com ponteios e arranjos de estdio. Com isso se perde tempo e geralmente se d em um mal resultado musical, com arranjos improvisados ou guitarras que se repetem sem sentido (e que com certeza faro perder tempo na mixagem, imagine ... mixar dez canais de guitarra). Por isso, importante planificar todas as guitarras que sero gravadas antes de ir para o estdio, e t-las bem ensaiadas. Para planific-las considere alguns aspectos sonoros: fazer duas tomadas de uma mesma guitarra base pode resultar interessante se o desejo que a base soe densa e compacta (geralmente com bases distorcidas) conveniente fazer vrias tomadas, tocando exatamente o mesmo e com o mesmo som. Mas se o objetivo ter bases com variaes musicais de cada guitarra melhor que seja feita uma variao no som de cada tomada para que no momento da mixagem os arranjos de cada uma possam ser distinguidos. Isto pode ser feito de vrias formas: Diferentes equipamentos para cada tomada Diferentes efeitos Diferentes microfones Diferente combinao de microfones Diferentes guitarras Diferentes inverses de acordes Diferentes afinaes

Algumas destas tcnicas podem ser realizadas diretamente enquanto se toca uma s tomada. Por exemplo, dividindo o sinal com um direct box e enviando para dois equipamentos distintos, ou uma sada da caixa direta para um equipamento e a outra por linha, ou pondo no mesmo equipamento diferentes tipos de microfones. Tambm podemos, ao mesmo tempo em que estamos gravando a tomada, gravar o som acstico das cordas da guitarra com um microfone (ou dois, em estreo, um no captador e o outro no dcimo-segundo traste aproximadamente, ou os dois no meio, um apontando para as cordas graves e o outro para as agudas). Mixando As guitarras eltricas tm um amplo espectro de frequncias (e as distorcidas mais ainda), o que torna necessrio trat-las com muito cuidado na mixagem para

no mascarar instrumentos que atuem na mesma zona de frequncias, como teclados, pianos, vozes, dobras e etc... Para conseguir isso isso faa uso de equalizadores e tambm da sensao estreo. Leve em conta que os instrumentos de uma mixagem podem ser separado por volume, tonalidade, timbre e espacialmente. Por isso, caso tenha gravado duas guitarras iguais, arme a base paneando uma esquerda e outra direita. Isto lhe dar uma boa imagem estreo e lhe deixar livre o centro para colocar um ponteio ou uma voz. Caso tenha gravado uma s guitarra e agora ficou com vontade de ter vrias, no se preocupe, mande a guitarra para diferentes equipamentos, posicione um microfone e volte a gravar em um outro canal. Desta forma voc pode conseguir diferentes sons de guitarra no momento da mixagem. Tambm podemos dobrar uma guitarra aplicando-lhe um pequeno delay, ou manando a guitarra original para um lado e a mesma, com a fase de sinal invertida, para outro lado. Caso depois de tudo isso a sua guitarra continue no soando bem, comece a pensar em trocar o guitarrista, que afinal de contas, o mais importante disso tudo!

Das könnte Ihnen auch gefallen