Sie sind auf Seite 1von 1

Ingrosso - ITLIA "Direito Financeiro a disciplina que estuda o ordenamento jurdico das finanas do Estado e das demais entidades

s de direito pblico, e as relaes jurdicas criadas pelo Estado, e pelas referidas entidades no desempenho da sua atividade financeira". Antnio L. Sousa Franco Portugal (...)logo no sculo XVIII surge um Direito Financeiro autonomizado do (...) Direito Administrativo (salvo nas reas da organizao da administrao financeira do Estado e em certos aspectos da gesto patrimonial, menos imbudas de garantias individuais e subtradas ao controle parlamentar), como o ramo de Direito que delimita os poderes do Estado perante o patrimnio dos particulares (sendo irrelevante que nele se inclua ou no, por acessoriedade, a disciplina jurdica da organizao financeira interna do Estado).

Octvio Manuel Gomes Alberto - Portugal Trata-se da definio dos poderes das entidades pblicas na obteno e no emprego dos meios econmicos destinados realizao dos seus fins. Este conceito, baseia-se numa ideia central de limitao de poderes das entidades pblicas, como tais. Quando as entidades pblicas obtm receitas nos mesmos termos que os particulares no faz sentido qualquer ideia de limitao especfica dos poderes dessas entidades. Como disciplina jurdica da utilizao de meios econmicos pelas entidades pblicas, o Direito Financeiro abrange um amplssimo sector de receitas pblicas, todo o sector das despesas pblicas e a coordenao das despesas e das receitas pblicas. Excluem-se do Direito Financeiro, fundamentalmente, as receitas pblicas de origem privada, cujas relaes jurdicas respectivas hode ser definidas por outros ramos de Direito. RODRGUEZ BEREIJO - ESPANHA "a delimitao do campo de estudo do direito financeiro e, portanto, a definio desta disciplina jurdica pode ser feita a partir de duas abordagens distintas: uma abordagem objetiva ou material, que delimitar o campo do direito financeiro em razo do tema sobre o qual recaem suas regras, e assim chegar concepo objetiva de direito financeiro como o decreto-lei que regula a atividade financeira das entidades pblicas do Estado e outros. A abordagem subjetiva, devido ao sujeito a quem atribudo o exerccio do desempenho financeiro das receitas e despesas do programa. Defendendo-se em consequncia, a concepo subjetiva de direito financeiro como a lei Finanas Pblicas e Gesto Financeira. " DIREITO INGLS No existe uma definio geralmente aceita de direito financeiro. Geralmente, o conceito relaciona-se com as regras legais relativas ao financiamento, finanas e financiadores - em outras palavras, as normas se referem ao processo de criao ou fornecimento de fundos ou de capital ou crdito mobilirio para outra pessoa. Direito financeiro , portanto, um conceito amplo, que pode incluir o regime jurdico aplicvel aos investidores, os depositantes e credores, intermedirios financeiros, emitentes e emissores, instrumentos financeiros, transaes e contratos, mercados e bolsas, ou at mesmo as autoridades pblicas supervisionando esse processo. Em suma, o assunto to grande que no pode ser examinado na sua totalidade.

Das könnte Ihnen auch gefallen