Sie sind auf Seite 1von 38

Arte e Conhecimento

2
1. OBJETIVOS
Conhecer os principais pensadores da Antiguidade grega e suas concepes sobre Arte e Esttica. Compreender a interseco entre Esttica e manifestaes artsticas na escultura, pintura e teatro gregos. Conhecer os principais pensadores da antiga China e suas ideias sobre o mundo, a Arte e a beleza.

2. CONTEDOS
Conceitos gerais. Filsofos gregos: Scrates, Plato e Aristteles. Teatro grego. Artes plsticas gregas. Filsofos chineses: Confcio e Lao-Tzu. O Belo na China. Escultura e pintura.

EAD

62

Esttica I

3. ORIENTAES PARA O ESTUDO DA UNIDADE


Antes de iniciar o estudo desta unidade, importante que voc leia as orientaes a seguir: 1) Para saber mais sobre a vida e a obra de Scrates, assista ao filme Scrates, produzido pela televiso italiana e dirigido pelo cineasta italiano Roberto Rosselini, lanado pela Verstil Home Vdeo em 1974. 2) Para fazer e manter contato com a filosofia platnica, leia o livro de bolso lanado pela Editora L&PM, em 2009, Apologia de Scrates, que reproduz os dilogos de Plato: Crton e Eutfron. 3) interessante fazer a leitura de A Potica de Aristteles e dipo Rei, ambos com vrias tradues para o portugus.

4. INTRODUO UNIDADE
Na Unidade 1, tivemos uma viso geral dos conceitos relacionados aos estudos de Esttica. Nesta, conheceremos os principais filsofos gregos e chineses que influenciaram esses estudos, e de que maneira as reflexes desses pensadores da Antiguidade ainda ecoam nos dias de hoje. Perceber o alcance atual de ideias surgidas h tantos sculos algo que vem se tornando recorrente. H algum tempo, as filosofias da Antiguidade grega e oriental voltaram a ser valorizadas e compreendidas como parte de um corpo de conhecimento holstico. O holismo busca abarcar todos os aspectos do saber, vendo-o como um conjunto e no como algo divisvel, que possa ser estudado em partes. Alm disso, essas filosofias voltaram a integrar o conhecimento metafsico, regido pela razo pura ou seja, abdicando de experincias empricas em prol de proposies e dedues lgicas. Nesta unidade, embarcaremos, portanto, nesse processo de revalorizao, tratando da origem dos estudos acerca da percepo
Centro Universitrio Claretiano

Arte e Conhecimento

63

do belo e do surgimento dos conceitos filosficos aos quais hoje chamamos de componentes dos estudos estticos. importante perceber que o conceito de beleza estava diretamente relacionado sociedade da poca e a seu modo de vida. Tendo isso em mente, poderemos tambm perceber a diferena entre a Esttica do Oriente e a do Ocidente por meio de seus grandes filsofos. A Esttica (enquanto estudo) na Antiguidade teve grande influncia no apenas no campo filosfico, mas sobretudo na aplicao de ideias e vises do mundo da Arte. Veremos nesta unidade como tudo isso se deu. Bons estudos!

5. CONCEITOS GERAIS
A tarefa dos estudos de Esttica no est propriamente em ditar regras de como deve ser uma boa obra de arte, nem em teorizar normativamente, ou seja, de maneira prescritiva, enumerando o que deve ser feito, a respeito da Arte. Em vez disso, os estudos estticos analisam as obras de arte segundo critrios filosficos bem fundamentados. Tampouco se pode dizer que a Esttica determina tcnicas ou materiais que devem ser empregados, mas compreende a importncia deles no campo das artes, conectando-os aos estilos artsticos, Histria, Sociologia e prpria Filosofia. Pode-se dizer, ento, que a Esttica o prprio conhecimento relacionado Arte e s questes que a envolvem. Devemos salientar que a Esttica, alm de no ser Arte, mas sim um estudo sobre a Arte, no um estilo artstico, tampouco uma teoria que defenda este ou aquele estilo artstico. A Esttica um estudo especulativo e no pragmtico, tendo fim em si mesma. Sua finalidade est sempre no conhecimento, no exerccio filosfico e na crtica reflexiva a respeito da Arte. Os primeiros filsofos surgiram na Antiguidade. Alguns deles discutiram a essncia do belo em um contexto histrico de importantes definies, sobretudo polticas e sociais. A seguir, conheceremos mais sobre alguns desses filsofos.

64

Esttica I

6. FILSOFOS GREGOS
Iniciaremos este tpico com uma citao na qual Plato cita Scrates discutindo a respeito de juzos ticos ou estticos:
Ento, qual seria o assunto que, por no ser passvel de deciso, causaria entre ns inimizade e nos tornaria reciprocamente irritados? Pode ser que no esteja a teu alcance, mas considera, pelo fato que estou dizendo, se se trata do justo e do injusto, do belo e do feio, ou do bom e do mau. Com efeito, no por causa disso que, justamente devido s nossas diferenas e por no poder conseguir uma deciso unnime, nos convertemos em inimigos uns dos outros, quando chegamos a s-lo tanto tu como eu e todos os outros homens? (PLATO, 1999, p. 43).

Veremos logo frente quem foi Plato. Antes, porm, vejamos quem foi Scrates, um dos personagens representados no texto. Scrates foi, segundo os prprios gregos, um dos maiores (seno, o maior) filsofos da Antiguidade. Teria vivido aproximadamente entre 470 e 399 a.C. Ateniense, Scrates representou o apogeu do chamado "perodo de ouro" da cidade-estado grega de Atenas, quando, no sculo 5 a.C., se tornou o principal centro poltico e econmico da Grcia, desenvolvendo a democracia, as artes e a filosofia. Consta que Scrates (Figura 1) exercia a Filosofia, mas no a tomava como um "trabalho", no sentido moderno da palavra. Via, portanto, o exerccio filosfico como busca incessante da Verdade, mas no encarava tal atividade como profisso. Assim, no cobrava dinheiro dos discpulos que o acompanhavam e, principalmente, no chegou a deixar nenhum trabalho escrito. Todos os registros que se tm das falas e pensamentos de Scrates chegaram at ns pelos alunos, principalmente por Plato.

Centro Universitrio Claretiano

Arte e Conhecimento

65

Figura 1 Busto de Scrates no Museu do Vaticano.

Scrates desenvolveu um mtodo filosfico conhecido como "Maiutica". Tal mtodo se guia pela dvida e pelo questionamento incansvel das ideias pr-concebidas a respeito de qualquer assunto, para que, ao final do processo, possamos atingir o ponto do conhecimento verdadeiro (como vimos na unidade anterior, para os gregos antigos, os conceitos de Verdade, Beleza e Bem estavam intimamente ligados). De rigor intelectual e tico inabalveis, Scrates, por sua posio de questionamento em relao a diversos tabus, acabou perseguido e condenado morte em Atenas. Segundo os escritos que relatam o fato, ele poderia ter se salvado da condenao caso tivesse voltado atrs em alguns dos seus princpios, ou mesmo se tivesse fugido; at o fim da vida, porm, o filsofo manteve suas convices, preferindo defend-las e acatando sua condenao: tomar cicuta (um veneno).

66

Esttica I

No apenas a vida, mas tambm a morte do filsofo foram representadas em diversas obras de arte. Rafael (1483-1520) representou Scrates como personagem principal de seu afresco A Escola de Atenas, apresentado na Figura 2, na qual aparecem alguns dos principais pensadores que viveram em Atenas nesse "perodo de ouro da cidade. Rafael foi um dos artistas mais famosos do Renascimento italiano. As caractersticas pictricas de suas obras so a fuso entre figuras e espao, a harmonia de gestos e o equilbrio de massas. Na obra (Figura 2), Rafael retratou vrios dos grandes artistas de seu tempo. Para representar Plato (a figura esquerda central no fundo, ao lado de Aristteles), retratou Leonardo da Vinci, no primeiro plano, no degrau mais baixo esquerda, Michelangelo representa o filsofo grego, Herclito. Rafael utiliza o seu autorretrato para representar Apelles, o famoso pintor da Grcia Antiga (extrema direita no primeiro plano). H ainda vrias outras pessoas da poca de Rafael representando personagens famosos da cultura ateniense nesta obra.

Figura 2 A Escola de Atenas (Scrates aparece ao centro, com um manto vermelho, ao lado de Plato, com um manto azul), Rafael, 1506-1510, afresco, Palcio Apostlico, Vaticano.
Centro Universitrio Claretiano

Arte e Conhecimento

67

Tambm o pintor francs Jacques-Louis David, um dos mais importantes representantes do estilo neoclssico, ilustrou a morte de Scrates em um de seus mais famosos quadros, como mostra a Figura 3. Entre as principais caractersticas das obras desse artista, esto os chiaroscuros, reas de luz e sombra que auxiliam na impresso de volume, a simplicidade, a severidade, o desenho impecvel e o grande apreo pela Antiguidade. O estilo neoclssico surgiu em meados do sculo 18, quando houve na Europa uma redescoberta do mundo clssico grego e romano, redescoberta que influenciou as mais diversas reas da cultura. Esse fator, aliado a outros, teve reflexos no s no lado esttico do cotidiano ocidental, mas tambm em reas como a Filosofia e a poltica. Surge, assim, o Neoclassicismo, que se baseava na ideia de que a magnitude da Antiguidade grega representava a norma mais reluzente que havia, e tudo, at ento, fora apenas triste decadncia e implacvel desmoronamento cultural. Diversos artistas, nos mais variados campos, passaram realizao de obras seguindo esse estilo.

Figura 3 A morte de Scrates, Jacques-Louis David, 1787, leo sobre tela, 130 x 196 cm, Museu Metropolitan (Nova York).

68

Esttica I

Plato Plato (428/427-348 a.C.), ilustrado na Figura 4, foi outro dos grandes filsofos gregos da Antiguidade. Ateniense como Scrates, foi discpulo deste, seu maior divulgador e autor de enorme quantidade de escritos, realizados principalmente na forma de dilogos, ou seja, obras em que vrios personagens discutem sobre determinado tema em busca das concepes verdadeiras. Plato sucedeu Scrates como grande nome da filosofia grega e teve tambm muitos discpulos, principalmente em sua Academia, uma espcie de escola fundada por ele, na qual havia a dedicao busca filosfica. Um dos discpulos de Plato foi Aristteles, que abordaremos mais frente.

Figura 4 Busto de Plato.

Pode-se dizer que parte da filosofia de Plato deriva tambm da sua resposta, enquanto pensador, ao contexto de sua poca e de sua regio. Atenas passava por acontecimentos marcantes, tais como a Guerra do Peloponeso, que opunha os atenienses a foras lideradas por cidados de Esparta (outra cidade-estado grega,
Centro Universitrio Claretiano

Arte e Conhecimento

69

de vocao eminentemente guerreira); e o prprio Plato reagia ao que imaginava ser uma precoce decadncia da democracia ateniense, dedicando-se filosofia ao invs de ingressar na poltica, como chegara a intentar fazer. Em um de seus escritos, Plato (apud CHRISTOPH, 2006, p. 25) faz o seguinte relato:
Planejara, assim que alcanasse minha independncia, comear imediatamente a participar dos assuntos pblicos. Como nossa constituio do Estado estivesse sendo alvo de muitas crticas, ela estava sofrendo reformulaes. Essa reformulao era conduzida por cinqenta e um homens; [...] ocorria que alguns desses homens eram meus parentes ou conhecidos. [...] Logo percebi, porm, que esses homens em pouco tempo faziam o antigo estado de coisas parecer uma idade de ouro. [...] Infelizmente, algumas pessoas poderosas arrastaram diante dos tribunais nosso [...] amigo Scrates, levantando contra ele uma acusao das mais graves e no mnimo imerecida; [...] medida que voltava minha ateno para isso e para os homens que conduziam a poltica, e tambm para a boa educao e as leis, e quanto mais eu me entregava a essas observaes [...], mais me parecia difcil a conduo dos negcios do Estado. [...] Num modo de melhorar a administrao como um todo, esperando sempre o momento oportuno para agir, finalmente compreendi que todos os Estados atuais so mal governados. [...] Fui ento irresistivelmente levado a louvar a verdadeira filosofia e a proclamar que somente sua luz se pode reconhecer a justia.

Como j foi dito, boa parte da obra de Plato foi escrita na forma de dilogos em que vrios personagens discutem um tema. O prprio Plato, no entanto, no figura como personagem (ao contrrio de Scrates, por exemplo). Os dilogos, brilhantemente escritos, possuem clareza e tm como finalidade a busca da Verdade de acordo com o desenrolar dos itens expostos ao longo dos discursos. Parte da exposio da filosofia de Plato se d pela utilizao de alegorias (narrativas ou imagens metafricas que visam remeter ao significado de algo ou mesmo resumi-lo). Uma dessas alegorias, por exemplo, apresenta os requisitos necessrios, mencionados a seguir, para a busca da verdade e do conhecimento: 1) Percepo indireta: suposies feitas a respeito de uma imagem.

70

Esttica I

2) Percepo direta: opinies emitidas considerando as experincias vivenciadas. 3) Cincia: abstrao matemtica. 4) Conhecimento filosfico: ideias relacionadas cincia, percepo e ao objeto que permitem a compreenso. Para Plato, existem os valores do Belo, do Bom e do Verdadeiro que, unindo-se, fazem da alma uma entidade imortal, fazendo parte de sua essncia. Sobre a essncia, ela est sempre ligada ideia, que funciona como o princpio verdadeiro de todas as coisas. Nesse sentido, devemos diferenciar a acepo platnica de "ideia" da nossa acepo moderna, que diz respeito a concepes intelectuais ou cognitivas relativas aos fatos e ao mundo. Em Eutfron, dilogo de Plato que tem como personagens Scrates e Eutfron e que versa sobre a piedade e a religiosidade, surge a palavra ideia derivada de um verbo cuja significao est relacionada ao ver, ou seja, s formas visveis no sentido pitagrico, geomtrico, do termo. Plato (1999, p. 19) expe que: "Admitamos pois o que me servir de ponto de partida e de base que existe um belo em si e por si, um bom, um grande e assim por diante". Tomando tal ponto de partida, Plato diferencia-se de filsofos anteriores a ele, que partiam de outros elementos como princpio e origem de todas as coisas. Para Plato, o belo belo, pois existe um belo pleno, relacionado ao bom e verdade e independente de quaisquer relativizaes. O templo grego da poca clssica exposto na Figura 5 pode ser usado como ilustrao dos conceitos estticos presentes na estrutura de um espao religioso: alm da simplicidade da forma, a escala est relacionada com a presena humana e a construo e a decorao so adequadas ao material utilizado. Algumas de suas caractersticas so:
Centro Universitrio Claretiano

Arte e Conhecimento

71

1) 2) 3) 4) 5) 6) 7)

forma retangular; plataforma num nvel superior; trs degraus para chegar ou prtico; fileira de colunas sustentando o entablamento; capitis de colunas decorados; frisos esculpidos; prtico de entrada para o interior do templo onde encontramos o Pronaus e atrs deste o Cela, lugar sagrado onde se encontra a esttua de um deus ou deusa.

Desse modo, temos na Figura 5 um exemplo daquilo que os gregos definiam como propores, ritmo e harmonia.

Figura 5 Gravura representando templo grego do perodo clssico.

Plato utiliza como base de seu pensamento filosfico uma condio plena e supostamente atemporal. A partir desse princpio, discute, em seus dilogos, os diferentes nveis de compreenso

72

Esttica I

do belo. As causas invisveis e passveis de deduo dos objetos fsicos so nomeadas como ideia. Assim, a razo dos objetos fsicos encontra-se na sua inteligibilidade e no na sua matria. O pensador trabalha com a hiptese de materialidade condicionada pela essncia, ou seja, pela "ideia, usando essa hiptese para compreender o universo material. O intelecto pode conceber e absorver as ideias, pois tambm no possui fisicalidade. Para Plato, a alma humana estaria conectada diretamente com as ideias e com os arqutipos incorpreos dos deuses, mas, ao encarnar, no nascimento humano ficaria distanciada de sua origem imaterial e, assim, durante a vida, poderia recuperar, reconhecer e relembrar parmetros relacionados s ideias plenas de uma alma imortal. Para Plato, a relao entre a forma material e sua ideia inteligvel est conectada noo de imitao. A imitao, mimesis, diferente do conceito geomtrico, matemtico e concreto de Pitgoras, estava, segundo Plato, relacionada ligao metafsica entre o plano inteligvel e o plano sensvel. O homem poderia, portanto, fazer arte imitando a natureza, mas tambm, de uma forma ou de outra, baseando-se em ideias. Observe na Figura 6 a escultura Vnus de Milo, do inteligvel com o visvel: representao de beleza ideal por meio de formas sensuais e procura da perfeio nas propores humanas.

Centro Universitrio Claretiano

Arte e Conhecimento

73

Figura 6 Esttua de Afrodite conhecida como Vnus de Milo, c. 130 a.C.

Resumo da Teoria do Belo para Plato Ao analisarmos as obras de arte gregas, podemos usar as teorias de Plato para fundamentar a nossa apreciao crtica: 1) Esttica = aisthesis em grego antigo. 2) Plato identifica o esttico com a percepo do sensvel. 3) Percepo = representao = imitao = mimese = imagem. 4) Belo = princpio de unidade = harmonia. 5) Na escultura e na pintura, a beleza da forma e da graa torna-se visvel para a Arte. 6) As imagens e a imaginao so sempre inferiores cincia e natureza. 7) Sendo a Arte uma mera cpia da realidade, , alm de imitao da natureza, uma materializao das ideias.

74

Esttica I

Vale ressaltar que Aristteles continua desenvolvendo as ideias de Plato adicionando a elas o conceito de "emoo que se materializa na obra de arte. Assim, a funo da Arte seria a de aprofundar o conhecimento dos sentimentos humanos. Aristteles Aristteles (384-322 a.C.), ilustrado na Figura 7, nasceu em Stagira, na Macednia, numa famlia de mdicos. Foi aluno de Plato na Academia de Atenas e, depois disso, nomeado professor do filho do rei Felipe II da Macednia (382-336 a.C.). Esse aluno era "Alexandre, o Grande" (356-223 a.C.). importante frisar que Felipe II da Macednia deu incio expanso macednica, que incorporou as cidades-estado da Grcia e grande parte das suas colnias no Mar Mediterrneo, e expandiu a cultura grega.

Figura 7 Busto de Aristteles.

Alexandre, o Grande (356-223 a.C.), foi um dos maiores (seno o maior) conquistadores da Antiguidade. Continuou a expanso macednica iniciada por seu pai e a expandiu enormemente, construindo um dos maiores imprios de que j se teve notcia.
Centro Universitrio Claretiano

Arte e Conhecimento

75

Destaca-se no imperialismo de Alexandre seu apreo pela cultura grega (lembre-se de que ele foi aluno de Aristteles) e a difuso desta por todos os domnios do imprio, o que configurou o incio do perodo "helenstico". Aristteles fundou em Atenas a escola Liceu. O filsofo produziu uma obra escrita imensa, da qual somente uma pequena parte chegou at os nossos tempos. Como veremos na prxima unidade, sua filosofia teve influncia enorme sobre toda a filosofia da Idade Mdia, a ponto de ser, nessa poca, a referncia intelectual mais "obrigatria" para os filsofos e telogos. As principais obras de Aristteles foram Organon, Metafsica, Fsica, Poltica, tica e a Potica. O princpio bsico da filosofia de Aristteles concerne s correlaes de proposies chamadas de silogismos, por meio dos quais se chega verdade. O silogismo exatamente o encadeamento de proposies que, por meio da lgica, nos leva a outra proposio mais sofisticada, porm igualmente comprovvel. Um exemplo clssico de silogismo : "Todo o homem mortal. Scrates homem. Portanto, Scrates mortal". Em termos estticos, ao lermos textos ou citaes de Aristteles, no devemos nos esquecer de que o antigo conceito grego de Arte difere essencialmente do nosso. Para os gregos, as artes eram apreciadas de acordo com a promoo de certos objetivos ou ideias. Considerava-se o artista um "manufaturador" especial entre os outros artesos, sendo seu trabalho definido como techne e o prprio artista como criador/artfice (demiourgos). Plato refere-se a Fdias (c. 490-c. 430 a.C.), um grande escultor da Grcia Antiga, como um demiourgos no pinculo de sua profisso e, portanto, autoridade no que era correto e apropriado para a realizao de uma escultura, como a representada pela Figura 8. Pouco se sabe a respeito de Fdias, porm, h dados que comprovam que ele foi no apenas autor de obras reconhecidas,

76

Esttica I

como tambm supervisor da confeco das esculturas de famosos templos atenienses durante o sculo 5 a.C.

Figura 8 Atena, Fdias, 447-438 a.C.

A palavra grega techne denota habilidade ou ofcio. O conceito no se referia apenas habilidade manual cultivada segundo regras da tradio, mas a um verdadeiro ramo do conhecimento, uma forma de cincia prtica ou capacidade de fabricar ou fazer bem alguma coisa. Os gregos, s vezes, referiam-se s artes que identificamos como "belas-artes" falando de "ofcios cuja funo produzir fontes de prazer". Aristteles, por exemplo, escreveu na sua Potica a respeito do prazer "apropriado" que encontramos nas grandes tragdias teatrais. Voltando s diferenas entre as definies de "beleza" para Aristteles e as nossas, podemos dizer que, para o filsofo, a beleza (kalos) estava ligada adequabilidade e utilidade da obra, isto ,
Centro Universitrio Claretiano

Arte e Conhecimento

77

deveria haver adaptao eficiente a um propsito prvio. A arte visual grega da poca de Aristteles registrou o desenvolvimento de tcnicas cujo motivo principal derivava da vontade de produzir representaes convincentes das aparncias visveis das coisas. O domnio gradativo da representao figurativa mais "realista" pode ser percebido na escultura, por exemplo, do rgido formalismo dos arcaicos kouroi, at nas figuras de aparncia realista de Fdias e Praxteles, este um dos maiores escultores da Grcia no sculo 4 a.C. e um dos responsveis pela passagem, na arte grega, ao chamado "Classicismo tardio", que levava adiante algumas das conquistas estticas do perodo clssico. importante saber que kouroi um tipo de esttua grega basicamente com trs funes: representar deuses, servir como oferenda s divindades e representar postumamente algumas pessoas. O estilo dessas obras foi, no entanto, modificando-se com o passar do tempo, encaminhando-se cada vez mais para uma representao realista que resultaria na famosa estaturia grega do perodo clssico. Alis, quando nos deparamos com esculturas de Fdias (Figura 8) e Praxteles (Figura 9) e as comparamos com os kouroi (Figura 10), percebemos como a escultura grega evoluiu rapidamente rumo ao realismo.

78

Esttica I

Figura 9 Hermes com o infante Dioniso, Praxteles.

Figura 10 Um dos kouroi mais conhecidos, c. 530 a.C., Museu Nacional de Atenas.
Centro Universitrio Claretiano

Arte e Conhecimento

79

A habilidade dos artistas em produzir obras semelhantes "realidade" persistiu durante a Antiguidade. A representao da emoo ou do carter pelas imagens visuais diretas, em vez de represent-los simblica ou conceitualmente, tornou-se mais importante nos anos posteriores ao perodo Clssico Grego, nos sculos 2 e 1 a.C. e, principalmente, no "Perodo Helenstico". Os gregos denominaram esse tipo de realismo de "imitao da alma". Na Potica, Aristteles retoma algumas proposies de Plato, afirmando que a Arte a criao por imitao, e as artes tanto se distinguem pelo que imitam como pelo que se servem para imitar. Ao escrever sobre o teatro, especificamente sobre as "Tragdias", sustentou a teoria da catarse emocional. Ele afirmava que as emoes fortes e at negativas da "piedade ou pena e do medo podem ajudar a purgar os sentimentos ruins dos espectadores. Assim, o pblico obteria alvio pela libertao emocional ocasionada por criaes artsticas. O efeito de "catarse" nas artes consistiria no fato de que, ao entregar-nos a elas, poderamos assegurar o despertar de impulsos emocionais em ns mesmos e desfrutar-lhes a organizao no mais rico e mais amplo dos sistemas criativos sem a menor interferncia, pois eles no seriam extravasados numa ao manifesta. Assim, a apreciao seria um modo de cognio, de percepo particularmente intensa do objeto de arte. Vamos abordar de forma mais detalhada a arte grega em manifestaes como o teatro e as artes plsticas. Teatro grego O teatro ou, mais especificamente, a tragdia grega teve seu desenvolvimento e auge no sculo 5 a.C. Trata-se de um perodo em que Atenas, maior cidade-estado da Grcia, encontravase economicamente prspera. Paralelamente, buscava-se o estabelecimento de uma nova ordem poltica, em que a democracia (como j sabemos, era privilgio de poucos: homens, nascidos em

80

Esttica I

Atenas e proprietrios de terras) viria substituir formas de governo at ento tradicionais. A Figura 11 traz o infogrfico de um anfiteatro grego, e a Figura 12 a fotografia de um anfiteatro grego.

Figura 11 Ilustrao mostrando como seria um anfiteatro grego.

Figura 12 Anfiteatro grego.


Centro Universitrio Claretiano

Arte e Conhecimento

81

Para o desenvolvimento das novas formas de governo, parte dos governantes de Atenas viu a classe at ento menos privilegiada (comerciantes e pequenos proprietrios, por exemplo) como forte aliada. Passou a haver uma espcie de aliana que levou a poltica e tambm outros aspectos, como a cultura e a religio, a voltarem os olhos para as classes menos favorecidas. O processo conduziu certas mudanas religiosas e culturais: passavam a perder fora os cultos ligados aos deuses olmpicos (Zeus, Hera, Atena, Apolo etc.) e a ganhar fora cultos mais populares, como aqueles ligados a Dioniso. Este, como sabemos, era o deus do vinho e da festa; mas ligava-se fortemente aos aspectos da agricultura e da fertilidade, sendo um deus at ento muito mais cultuado no campo do que na cidade. A Figura 13 apresenta uma representao de Dioniso em uma obra-prima da pintura grega.

Figura 13 Representao de Dioniso em vaso grego.

82

Esttica I

Ocorreu que, com os donos do poder voltando seus olhos para as classes menos privilegiadas, ganhou fora em Atenas o culto a Dioniso, gerando os festivais dionisacos, nos quais o deus era celebrado por meio de rituais que j contavam com certa carga de teatralidade. Desses rituais surgiram as primeiras representaes de narrativas ligadas ao mito de Dioniso, e dessas primeiras representaes nasceu a tragdia, ou seja, o gnero teatral voltado para a representao de histrias que contribussem com a cristalizao da nova ordem e da nova moralidade que passavam a vigorar na Grcia. A "nova moralidade" dava conta de um homem cada vez mais dono de seu prprio destino, que, apesar disso, vivia a "rachadura" cultural de um mundo em plena transformao, rachadura que se traduzia em enormes conflitos ocorridos dentro das trajetrias pessoais dos heris trgicos. Um bom exemplo de "personagem dividido" dipo: tentando construir seu prprio destino, dipo depara-se com os desgnios dos deuses, que o levam a, de certa forma inadvertidamente, cometer falhas como o assassinato do prprio pai e o incesto com a prpria me, falhas pelas quais posteriormente castigado. A Figura 14 traz uma representao de dipo ilustrada em um vaso grego.

Figura 14 Representao de dipo frente Esfinge em vaso grego.


Centro Universitrio Claretiano

Arte e Conhecimento

83

dipo foi tema de algumas tragdias, entre elas a famosa obra dipo Rei, de Sfocles. Os maiores tragedigrafos da Grcia antiga foram Sfocles (497/496-406/405 a.C.), squilo (525/524456/455 a.C.) e Eurpedes (c. 485-406 a.C.). No que concerne especificamente Esttica, podemos dizer que o teatro grego em geral e a tragdia em particular foram bastante discutidos por filsofos como Aristteles, que em sua Potica dedica todo um captulo tragdia. A partir desses textos teatrais, surgiram uma srie de conceituaes estticas que passariam a ajudar no apenas os escritores da Antiguidade, mas tambm os que viriam depois. Pode-se dizer que a Esttica de Aristteles , at hoje, uma das mais fecundas fontes de referncia para a construo de obras de arte em geral e de obras literrias ou principalmente teatrais em particular. Artes plsticas H outros exemplos da Arte que influenciaram e foram influenciadas pelas discusses estticas dos filsofos gregos na arquitetura e nas artes plsticas. Dentre estas, podemos destacar a escultura e a pintura. J vimos que a escultura grega, em seus primrdios, contava com gneros como os kouroi, representaes pouco realistas, mas que, com o passar dos tempos, tornaram-se prximas da realidade, realizando melhor o que os filsofos chamavam de mimesis (imitao). Pode-se dizer que o auge desse processo ocorreu no sculo 4 a.C. Atribuem-se estaturia grega trs principais traos: Naturalismo. Procura de perfeio nas propores das figuras. Crescente especializao dos artistas, que se tornaram peritos na representao de emoes e de aes.

84

Esttica I

A Figura 15 apresenta uma obra-prima da Antiguidade. Observe.

Figura 15 Laocoonte e seus filhos.

Segundo a lenda, Laocoonte (Figura 15) foi o sacerdote troiano que advertiu seus conterrneos para que no aceitassem o cavalo de madeira dado a eles de presente pelos gregos. Tendo despertado a ira de Poseidon por ir contra os gregos, foi ento estrangulado, juntamente com seus filhos, por uma serpente marinha.

7. FILSOFOS CHINESES
Para falar da Arte e da Esttica na China, vamos citar uma passagem de Read (1968, p. 71-72), que serve como introduo ao nosso tema:
[A arte chinesa se inicia] no sculo 13 a.C. e continua, com perodos de escurido e incerteza, at os nossos dias. Nenhum outro pas
Centro Universitrio Claretiano

Arte e Conhecimento

85

do mundo pode dispor de tamanha riqueza de atividade artstica, e nenhum outro pas, levando tudo em conta, possui nada que iguale as realizaes mais altas desta arte. uma arte que tem as suas limitaes (...) que nunca cultivou o grandioso e que, portanto, nunca teve uma arquitetura comparvel com a grega ou a gtica.

A Figura 16 ilustra uma pea da Arte chinesa.

Figura 16 Vaso de porcelana da Dinastia Ming, perodo Jiajing (1522-1566).

Podemos perceber, portanto, que no h nada "menor" na Arte oriental (chinesa, no caso) em relao Arte ocidental, apenas que o foco de desenvolvimento da Arte chinesa foi outro. Da mesma forma, pode-se dizer que, assim como a Arte ocidental passou por vrias mudanas, o mesmo ocorreu com a oriental. Para entender no apenas a Arte, mas a vida como um todo, surgiram na histria da China grandes pensadores cujas ideias chegaram apenas recentemente (a partir, principalmente, do sculo 19) at o Ocidente. Entre eles podemos citar Kung-Fu-Tze (551-479 a.C.), conhecido como Confcio (Figura 17).

86

Esttica I

Figura 17 Confcio representado em gravura, Wu Daozi (685-758, Dinastia Tang).

Confcio foi um grande seguidor do Tao, encaminhamento espiritual bastante comum na China. Tao significa caminho, sendo tanto uma filosofia quanto uma religio, ou, indo alm, uma maneira de encarar o mundo. Com base no Taosmo, o pensador realizou algumas adaptaes criando o Confucionismo, nova vertente que buscava um princpio de ordenao do mundo para torn-lo melhor, mais harmonioso em termos sociais. Seus princpios estavam ligados justia, cortesia, fidelidade, ao altrusmo, ao conhecimento e integridade. Sua filosofia pregava uma sociedade culturalmente forte e capacitada. J Lao Tzu pensava de maneira diferente. Para esse grande pensador chins, as "doenas sociais no poderiam ser tratadas com simples frmulas e qualquer movimento que tentasse reordenar a sociedade terminaria por aumentar a desordem e a ganncia pelo poder. Pode-se dizer, ento, que as teorias de Lao
Centro Universitrio Claretiano

Arte e Conhecimento

87

Tzu se fundamentavam, principalmente, no relaxamento do corpo e na conexo deste com as energias da natureza. Imagina-se que Lao Tzu (tambm conhecido como Lao-Tze, Lao-Ts ou Lao-Zi) possa ter nascido por volta de 500 a.C., mas, para muitos, trata-se apenas de uma figura lendria. Lao Zi significa "velho mestre" e essa alcunha deriva, segundo as tradies chinesas, do fato de Lao-Tzu ter nascido com o rosto de um velho. Podemos localizar escritos atribudos a ele entre os sculos 7 e 4 a.C. O pensador deixou como legado escritos encontrados no Tao Te King, livro que consiste em uma das bases da tradio chinesa, alm de outras obras importantssimas como o Chu Ching, Livro dos documentos, e I Ching, Livro das mutaes etc. A Figura 18 apresenta uma obra-prima da dinastia Ming.

Figura 18 Confcio apresentando o jovem Buda a Lao-Tzu, pintura da dinastia Ming.

88

Esttica I

Parte importante dos escritos tradicionais chineses aparece na forma de provrbios, algo prximo dos ditados que, hoje em dia, esto impressos em calendrios, por exemplo. Eles sempre se relacionam renovao dos laos de harmonia entre o homem, a natureza e o destino. Os escritos so, portanto, metforas da vida cotidiana, que tinham o objetivo de corrigir e instruir. O Belo Na filosofia chinesa no se fala do belo com o mesmo sentido que era tratado no pensamento ocidental. Porm, podemos perceber que as preocupaes estticas aparecem diludas em questes gerais, que buscam a harmonia do mundo como um todo (e no de um continuum "dividido" em sesses fragmentadas, como o vemos atravs dos parmetros ocidentais). Na arte chinesa tambm no h tanta preocupao com a "imitao" quanto na arte ocidental, especialmente na arte grega. Assim, no h na arte chinesa muita preocupao em delimitar tempo e espao ou em registrar fatos, seres ou objetos. Ao contrrio, o smbolo muito empregado. Pode-se dizer que na arte chinesa os "fatos" perdem espao para as "metforas" e smbolos recorrentes (Figura 19) e muito pouco mutveis dentro de uma sociedade que tambm procura a imutabilidade, ao contrrio da nossa sociedade ocidental. Para os chineses, as aparncias no importam tanto quanto as essncias. Estas, derivam do Tao, que no a sua causa primria, mas o todo, o meio responsvel por todas as causas. Assim, o pensamento chins no procura exercitar-se num campo que seria o do movimento e da quantidade. Segundo Granet (1997, p. 208), [...] entrincheira-se obstinadamente num mundo de emblemas, que no quer se distinguir do Universo real. Assim, ao analisarmos o signo-smbolo do Tao (Figura 19), descobrimos nas suas formas contrastantes e ao mesmo tempo complementares um universo de harmonia.
Centro Universitrio Claretiano

Arte e Conhecimento

89

Figura 19 O ba qua, ou ba gu smbolo relacionado ao Tao e suas atribuies.

Escultura e pintura Como exemplos do universo cultural e filosfico chins aplicado s artes, podemos citar a escultura e a pintura. Esculturas chinesas das dinastias Qin (ou Quin) e Han, de aproximadamente 221 a.C. a 220 d.C., so representaes de grande importncia para a histria da arte chinesa. Da dinastia Qin foram encontradas, h pouco tempo, em Xian, mais de seis mil figuras de terracota, conhecidas como os Guerreiros de Terracota ou Guerreiros de Xian (Figuras 20 e 21), que se apresentam em tamanho natural de soldados, alm de cavalos equipados. A descoberta ocorreu no tmulo do imperador Qin Shi Huangdi.

90

Esttica I

Figura 20 Guerreiros de Xian.

Figura 21 Detalhe de Guerreiros de Xian, ou Exrcito de Terracota.

Outra grande obra do imperador Qin foi a Muralha da China, representada na Figura 22, iniciada por volta de 200 a.C. que
Centro Universitrio Claretiano

Arte e Conhecimento

91

chega a mais de trs mil quilmetros de extenso. A construo foi finalizada pela dinastia Han e destinava-se proteo contra invasores estrangeiros, principalmente mongis.

Figura 22 Trecho de Muralha da China.

Quanto pintura tradicional chinesa, pode-se dizer que em linhas gerais representa paisagens, heris e lendas, mas atendose tambm ao aspecto simblico (como vimos anteriormente este o ponto defendido inclusive pela filosofia chinesa), traduzido, por exemplo, em imagens como o drago (smbolo de poder), representado na Figura 23.

92

Esttica I

Figura 23 Detalhe da gravura "Nove Drages", Che Rong, 2 metade do sculo 13, Dinastia Song do Sul.

Aps esta trajetria por diversas teorias estticas, podemos concluir que ao estudarmos as artes de outras civilizaes e de pases distantes, no s aumentamos a nossa bagagem cultural como aprimoramos a nossa capacidade de discusso e crtica de toda produo artstica.

8. QUESTES AUTOAVALIATIVAS
Confira, a seguir, as questes propostas para verificar o seu desempenho no estudo desta unidade:
1) Houve continuidade e evoluo nas ideias de Scrates, Plato e Aristteles sobre a Arte? Se a resposta for afirmativa, como isso ocorreu? 2) Para Plato, o conceito de Belo algo relativo ou est ligado viso de mundo que inclua tambm outros valores fundamentais? Justifique sua resposta. 3) Para Aristteles, a Arte era imitao? Explique. 4) Em que o conceito de Belo diferente na filosofia grega antiga e na filosofia chinesa?

Centro Universitrio Claretiano

Arte e Conhecimento

93

9. CONSIDERAES
Nesta unidade, voc conheceu dois universos filosficos da Antiguidade, o grego e o chins. Pde perceber que, assim como a tradio esttica do Ocidente deve muito cultura e filosofia gregas, o mesmo ocorre no Oriente com relao cultura e aos pensadores chineses. Scrates, Plato, Aristteles, Confcio e Lao-Tzu traduziram em filosofia os modos segundo os quais suas sociedades viam o mundo, mas tambm interferiram nessas vises, contribuindo para um aprimoramento dos conceitos relacionados Arte e mesmo para o crescimento da discusso esttica em suas sociedades. Na prxima unidade, centraremos nossa ateno na Idade Mdia, sua arte e sua esttica. At l!

10. E-REFERNCIAS
Lista de figuras
Figura 1 Busto de Scrates no Museu do Vaticano. Disponvel em: <http:// mitologiagregaeromana.zip.net/images/414px-Vatsoc.jpg>. Acesso em: 28 fev. 2011. Figura 2 A Escola de Atenas (Scrates aparece ao centro, com um manto vermelho, ao lado de Plato, com um manto azul), Rafael, 1506-1510, afresco, Palcio Apostlico, Vaticano. Disponvel em: <http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/03/ Escola_de_atenas_-_vaticano.jpg >. Acesso em: 28 fev. 2011. Figura 3 A morte de Scrates, Jacques-Louis David, 1787, leo sobre tela, 130 x 196 cm, Museu Metropolitan, Nova York. Disponvel em: <http://upload.wikimedia.org/ wikipedia/commons/archive/8/8c/20090310031438!David_-_The_Death_of_Socrates. jpg>. Acesso em: 28 fev. 2011. Figura 4 Busto de Plato. Disponvel em: <http://www.nova-acropole.pt/images/artigos/ saudade_platao_apolo.jpg>. Acesso em: 7 abr. 2011. Figura 5 Gravura representando templo grego do perodo clssico. Disponvel em: <http://www.philosophy.umd.edu/Faculty/jhbrown/BtyAdds/greek-temples-3.jpg>. Acesso em: 28 fev. 2011. Figura 6 Esttua de Afrodite conhecida como "Vnus de Milo", c. 130 a.C. Disponvel em: <http://www.catholiceducation.org/images/venus_de_milo.jpg>. Acesso em: 28 fev. 2011.

94

Esttica I

Figura 7 Busto de Aristteles. Disponvel em: <http://el-parlante.com/wp-content/ uploads/2010/04/aristoteles1.jpg>. Acesso em: 28 fev. 2011. Figura 8 Atena, Fdias, 447-438 a.C. Disponvel em: <http://1.bp.blogspot.com/_ wyOQq3rG2wE/TENKTFJLHhI/AAAAAAAAAWM/7YvCSCsdo44/s1600/fidias.JPG>. Acesso em: 28 fev. 2011. Figura 9 Hermes com o infante Dioniso, Praxteles. Disponvel em: <http://pt.wikipedia. org/wiki/Ficheiro:Hermes_di_Prassitele,_at_Olimpia,_front.jpg>. Acesso em: 28 fev. 2011. Figura 10 Um dos kouroi mais conhecidos, c. 530 a.C., Museu Nacional de Atenas. Disponvel em: <http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/04/0006MANKouros2.jpg>. Acesso em: 28 fev. 2011. Figura 11 Ilustrao mostrando como seria um anfiteatro grego. Disponvel em: <http:// historianet.com.br/imagens/teatro_anfiteatro.jpg>. Acesso em: 28 fev. 2011. Figura 12 Anfiteatro grego. Disponvel em: <http://arte.com.educacao.sites.uol.com.br/ epid_teatro.jpg>. Acesso em: 13 mar. 2012. Figura 13 Representao de Dioniso em vaso grego. Disponvel em: <http://www.ifcs. ufrj.br/~aisthe/vol%20I/imagens/dioniso.jpg>. Acesso em: 28 fev. 2011. Figura 14 Representao de dipo frente Esfinge em vaso grego. Disponvel em: <http://movimentoculturalgaia.files.wordpress.com/2009/08/edipo.jpg>. Acesso em: 28 fev. 2011. Figura 15 Laocoonte e seus filhos. Disponvel em: <http://upload.wikimedia.org/ wikipedia/commons/thumb/7/7e/Laoco%C3%B6n_and_His_Sons.jpg/300pxLaoco%C3%B6n_and_His_Sons.jpg >. Acesso em: 13 mar. 2012. Figura 16 Vaso de porcelana da Dinastia Ming, perodo Jiajing (1522-1566). Disponvel em: <http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/39/Porcelaine_chinoise_ Guimet_271108.jpg>. Acesso em: 28 fev. 2011. Figura 17 Confcio representado em gravura, Wu Daozi (685-758, Dinastia Tang). Disponvel em: <http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/54/Confucius_ Tang_Dynasty.jpg>. Acesso em: 28 fev. 2011. Figura 18 Confcio apresentando o jovem Buda a Lao-Tzu, pintura da Dinastia Ming. Disponvel em: <http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/76/Confucius_ Laozi_Buddha.jpg>. Acesso em: 28 fev. 2011. Figura 19 O ba qua, ou ba gu smbolo relacionado ao Tao e suas atribuies. Disponvel em: <http://en.wikipedia.org/wiki/File:Pakua_with_frame.svg>. Acesso em: 28 fev. 2011. Figura 20 Guerreiros de Xian. Disponvel em: <http://olhares.aeiou.pt/guerreiros_de_ terracota_foto1573860.html>. Acesso em: 28 fev. 2011. Figura 21 Detalhe de Guerreiros de Xian, ou Exrcito de Terracota. Disponvel em: <http:// upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a0/Xian_guerreros_terracota_detalle. JPG>. Acesso em: 28 fev. 2011.

Centro Universitrio Claretiano

Arte e Conhecimento

95

Figura 22 Trecho de Muralha da China. Disponvel em: <http://upload.wikimedia.org/ wikipedia/commons/1/1a/Gran_muralla_badalig_agosto_2004JPG.jpg>. Acesso em: 28 fev. 2011. Figura 23 Detalhe da gravura "Nove Drages", Che Rong, 2 metade do sculo 13, Dinastia Song do Sul. Disponvel em: <http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/3e/ Nine-Dragons1.jpg>. Acesso em: 28 fev. 2011.

Sites pesquisados
CATOLIC EDUCATION RESOURCE CENTER. Homepage. Disponvel em: <http://www. catholiceducation.org>. Acesso em: 28 fev. 2011. ______. Historical Imagination and the Renewal of Culture. Disponvel em: <http://www. catholiceducation.org/articles/arts/al0006.html>. Acesso em: 28 fev. 2011. CIVILIZAO GREGA. Disponvel em: <http://discoverybrasil.uol.com.br/guia_grecia/>. Acesso em: 13 fev. 2012. ______. Teatro grego. Disponvel em: <http://liriah.teatro.vilabol.uol.com.br/historia/ teagrego.htm>. Acesso em: 13 fev. 2012. EL PARLANTE. Home page. Disponvel em: <http://el-parlante.com>. Acesso em: 28 fev. 2011. ______. Cocina de autor: el plato del dia: Aristteles. Disponvel em: <http://el-parlante. com/2010/04/28/cocina-de-autor-el-plato-del-dia-aristoteles>. Acesso em: 28 fev. 2011. FILOSOFIX. Home page. Disponvel em: <http://www.filosofix.com.br>. Acesso em: 28 fev. 2011. ______. Sobre as partes e o todo no jardim platnico. Disponvel em: <http://pt.wikipidia. org/wiki/Platonismo>. Acesso em: 13 fev. 2012. GAIA CULTURAL. Home page. Disponvel em: <http://movimentoculturalgaia.wordpress. com>. Acesso em: 28 fev. 2011. ______. Tragdia Grega em foco. Disponvel em: <http://movimentoculturalgaia. wordpress.com/2009/09/16/edipo-tragedia-grega-em-foco>. Acesso em: 28 fev. 2011. HISTORIANET. Home page. Disponvel em: <http://historianet.com.br>. Acesso em: 28 fev. 2011. ______. Nos bastidores do teatro grego. Disponvel em: <http://historianet.com.br/ conteudo/default.aspx?codigo=660>. Acesso em: 28 fev. 2011. I LOVE TECNOLOGY. Portiflio virtual. Disponvel em: <http://ilovetecnology.blogspot. com>. Acesso em: 28 fev. 2011. ______. Escultores: Fdias, Policleto e Praxteles. Disponvel em: <http://ilovetecnology. blogspot.com/2010/07/escultores-fidias-policleto-e.html>. Acesso em: 28 fev. 2011. INSTITUTO DE FILOSOFIA E CINCIAS SOCIAIS DA UFRJ. Home page. Disponvel em: <http://www.ifcs.ufrj.br>. Acesso em: 28 fev. 2011. ______. Revista de Esttica do PPGF/UFRJ. Disponvel em: <http://www.ifcs.ufrj. br/~aisthe/20082.htm>. Acesso em: 28 fev. 2011. MITOLOGIA GREGA E ROMANA. Home page. Disponvel em: <http:// mitologiagregaeromana.zip.net>. Acesso em: 28 fev. 2011.

96

Esttica I

______. Grcia. Disponvel em: <http://mitologiagregaeromana.zip.net>. Acesso em: 28 fev. 2011. OLHARES FOTOGRAFIA ONLINE. Home page. Disponvel em: <http://olhares.aeiou.pt>. Acesso em: 28 fev. 2011. ______. Guerreiros de terracota. Disponvel em: <http://olhares.aeiou.pt/guerreiros_ de_terracota_foto1573860.html>. Acesso em: 28 fev. 2011. UNIVERSITY OF MARYLAND DEPARTMENT OF PHILOSOPHY. Home page. Disponvel em: <http://www.philosophy.umd.edu>. Acesso em: 28 fev. 2011. WIKIMEDIA COMMONS. Home page. Disponvel em: <http://commons.wikimedia.org>. Acesso em: 28 fev. 2011. ______. David The Death of Socrates. Disponvel em: <http://commons.wikimedia.org/ wiki/File:David_-_The_Death_of_Socrates.jpg>. Acesso em: 28 fev. 2011. WIKIPEDIA. Home page. Disponvel em: <http://www.wikipedia.org>. Acesso em: 28 fev. 2011. ______. Escola de Atenas. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Escola_de_ Atenas>. Acesso em: 28 fev. 2011. ______. Praxteles. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Praxiteles>. Acesso em: 28 fev. 2011. ______. Kouros. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Kouros>. Acesso em: 28 fev. 2011. ______. Laocoonte. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Laocoonte>. Acesso em: 28 fev. 2011. ______. Dinastia Ming. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Dinastia_Ming>. Acesso em: 28 fev. 2011. ______. Confcio. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Conf%C3%BAcio>. Acesso em: 28 fev. 2011. ______. Lao Zi. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Lao_Zi>. Acesso em: 28 fev. 2011. ______. Tao. Disponvel em: <http://en.wikipedia.org/wiki/Tao>. Acesso em: 28 fev. 2011. ______. Exrcito de terracota. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/ Ex%C3%A9rcito_de_terracota>. Acesso em: 28 fev. 2011. ______. Muralha da China. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Muralha_da_ China>. Acesso em: 28 fev. 2011. ______. Pintura da China. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Pintura_da_ China>. Acesso em: 28 fev. 2011.

11. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS


ALDRICH, V. C. Filosofia da arte. 2. ed. Traduo de lvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1976. ARANHA, M. L. A.; MARTINS, M. H. P. Filosofando: introduo Filosofia. So Paulo: Moderna, 1991.
Centro Universitrio Claretiano

Arte e Conhecimento

97

ARISTTELES, LONGINO, HORCIO. A potica clssica. So Paulo: Cultrix, 1995. BENSE, M. Pequena esttica. So Paulo: Perspectiva, 1971. CHRISTOPH, H. Histria da Filosofia. So Paulo: Martins Fontes, 2006. GOMBRICH, E. H. A Histria da Arte. 16. ed. Traduo de lvaro Cabral. Rio de Janeiro: LTC, 2000. GRANET, M. O pensamento chins. Traduo de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997. LAO-TZU. Tao-Te King: o livro do sentido da vida. 15. ed. Comentado por Richard Wilhelm. So Paulo: Pensamento, 2005. PANOFSKY, E. Idea: a evoluo do conceito de belo. So Paulo: Martins Fontes, 1994. PLATO. Apologia de Scrates. Traduo de Andr Malta. Porto Alegre: L&PM, 1999. ______. A Repblica. Traduo de Pietro Nassetti. So Paulo: Martin Claret, 2004. SFOCLES. dipo Rei. Traduo de Trajano Vieira. So Paulo: Perspectiva, 2001.

12. REFERNCIA VIDEOGRFICA


SCRATES. DVD. Direo de Roberto Rossellini. Itlia: Verstil Home Vdeo, 1974.

Centro Universitrio Claretiano Anotaes

Das könnte Ihnen auch gefallen