Sie sind auf Seite 1von 8

A MACONHA , COCAINA E UM ENFOQUE A PERSONALIDADE DO DEPENDENTE.

Romilson da Silva Lima Prof. Centro Universitrio Leonardo da Vinci UNIASSELVI geografia (geod0118) geografia humana 10/05/13

RESUMO Os prejuzos causados pelas drogas tem se agravado cada vez mais e em termos globais, a preocupao em conhec-las, para traarmos estratgias de combate e de crucial importncia a maconha e a cocana ainda e as duas substancias de maior popularidade no Brasil visando estes fatos este trabalho visa trazer a tona a motivao em cada leitor para que busque cada vez mais informao e se previna contra um perigo eminente que e as drogas. PALAVRAS CHAVES: maconha, cocana,personalidade.

INTRODUO

1 PORQUE USAR DROGAS.


O uso de drogas e um fenmeno global que precisa de , ateno , nada melhor para quebrar o

tabu do que falar sobre os tendo em vista que a melhor forma de se prevenir e a informao necessrio saber dos risco que corre uma pessoa sobre influncia das tais substancia e os impactos gerados na famlia , sociedade e ate de forma global que envolve o processo de produo transporte e distribuio e consumidor final. Este artigo aborda duas das principais drogas consumida no mundo haxixe e maconha apesar de ser tratada muitas vezes como uma droga usais leve, o uso da maconha pode ser bem mais arriscado do que parece e a cocana droga produzida com um principio ativo das erythroxylon coca e outras substancias qumicas. Pode ser cherada, injetada ou fumada sob a forma de pedra de crak que produz em efeitos mais internos e dependncia Por meio de a informao oferecer a oportunidade e despertar o interesse do leitor em fazer a sua prpria busca e ter aceso aos dados cientficos numa rea dominada por crenas e preconceitos.

2 CANABIS ( MACONHA E HAXIXE)

Segundo. (COLVENO 1988 pg. 30)


A maconha tem sido usado h sculos como droga psicotrpica na sia na frica e em regies na Europa atualmente seu consumo espalhou-se pelo mundo todo. Documentos arqueolgicos comprovam que a maconha e conhecida pelos chineses h pelo menos 5000 anos. Um livro de medicina chins do sculo 11. a.c e recomenda o uso da maconha como analgsico, antiespanotico e sedativo, para aplicaes em abscessos, angina, furnculo e perturbaes do sono. Os antigos persas, gregos, romanos, indianos e assrios usavam a droga para controle de esparmos muscular para reduzir a dor e no tratamento da indigesto a maconha era ingrediente importante das pores medicinais feitos em casa por muitos povos da antiguidade europia , asitica, e africana. Os assrios tambm usavam a maconha como incenso ou defumador no sculo IX a.C. Entre os rabes o uso da maconha antecede a reunio das tribos sob a f islmico na idade media.)

A historia da maconha no Brasil tem seu inicio logo na descoberta tendo em vista que as velar e os cordame das embarcaes eram fabricadas de fibra de cnhamo como tambm era chamado a maconha. Sabe se que a maconha no e nativa do brasil. provavelmente deve se aos negros a penetrao da drogas no pais porem no sculo XVIII a coroa portuguesa procurava incentivar a cultura da maconha . Com o passar do tempo o uso no medico da maconha se disseminou entre os negros e os ndios, no entanto a partir de 1930 a droga foi realmente considerada nociva e sua represso ganhou fora.

2,1 O QUE A MACONHA?

A maconha e o nome popular de um grupo de plantas arbustivas de origem asitica talvez nativa da ndia cujo nome cientfico e canabis. Esta planta possui substancia qumicas responsveis por efeitos psicotrpicos, a principal substancia e o canabinol. Delta -9-THC (tetraidrocanabinol ) tambm conhecido THC. A ele deve se a ``viagem H trs espcies de canabis a sativa a indica e a ruderalis elas se definem no porte no formato das folhas e teor de THC.

A maconha e preparada de varias formas fumo: Maconha sem semente, haxixe (obtidos a partir de flores femininas secas e folha com bastante resino). leo de haxixe cristais de haxixe. Em sntese todos os tipos de maconha podem ser fumados sobre forma de cigarro ou em cachimbos. As drogas afetam a sade fsica e mental, ao chegar a fumaa da maconha no pulmo, diludo na corrente sangunea, absolvida pelo celebro, e por quase todo os tecidos do corpo, prejudicando o sistema respiratrio, o sistema imunolgico e o aparelho circulatrio.

2,3 EFEITOS COMPORTAMENTAIS.

Segundo. (COHEN 1988, pg.45).


Pesquisas experimentais com usurios de maconha revelam alguns problemas relativamente comuns: Distoro de percepo, da maneira de pensar do senso de realidade. Confuso mental. Dificuldade de concentrao. Distrao exagerada e dificuldade em manter fixa ateno. Dificuldade de expressar conceitos e articular o pensamento. Apatia (falta de interesse pelo trabalho, pelos estudos e pela vida em geral. Perda de motivao e de vontade prpria. Irritabilidade. Agressividade. Perda de controle emocional. Timidez e retraimento Falta de ambio e tendncia a vida econmica parasitaria. Crises de parania.

Nota-se que mesmo sendo considerada uma droga relativamente leve o vicio da maconha pode trazer profunda dependncia fsica e mental. No tratamento a parte mais difcil e convencer o viciado a admitir que a droga e um problema para ele, e a estratgia mais eficaz e fixar os pontos em que a droga esta trazendo prejuzo para o individuo e seus familiares. Segundo (MCLELLAN,BRAGG,COCCIOLA, 1988P55.)

Os dados analisados permitem concluir que o uso da maconha no alivia o stress no age como estimulante e no intensifica as sensaes de prazer. Esses efeitos positivos s so sentidos no inicio do uso da droga e sob certas condies especiais ( uso apenas espordicos etc.). Comprovou-se que o uso continuo elimina os efeitos favorveis da droga e ironicamente leva a um aumento do stress afetando o corao e os pulmes . A maconha, portanto aumenta a ansiedade e frequentemente leva o

individuo a um estado de pnico e parania. Por isso pode tornar-se uma ponte para outras drogas mais pesadas prejudiciais. esse e um dos mais graves problemas associados ao uso dessa droga.

3 COCANA E UMA INTRODUO A HISTORIA. A cocana e um derivado do arbusto erythroxylun coca. Um alcide usado como droga, que contem em sua substancia qumica nitrognio ,carbono oxignio e hidrognio branco e cristalino. A cocana no e uma droga nova (johanson 1988 p 13 ) afirma que j era usada na America do sul muito antes da chegada dos conquistadores e que ha evidencia arqueolgica de que ndios peruanos utilizam substancias a base de cocana a mais de 3000 anos. Porem a cocana usada nos dias atua isso foi refinada em 1850, embora suas propriedades farmacolgicas no fossem estudadas a fundo at 1970. Em 1884 Sigmund Freud publicou um artigo indicando o uso da droga como anestsico local. No entanto ainda hoje com todo o conhecimento acumulado sobre a substancia ainda e rodeada de mitos e concepes errneas. A cocana de certa forma conseguiu vincular-se a pessoas fascinantes famosas e ricas e esta imagem foi pelo menos em parte responsvel pelo aumento do consumo e sua distribuio em todas as camadas sociais visto que em virtude do preo, considerava-se a cocana uma droga de elite. A cocana comeou a ter o seu uso difundido na dcada de 70 em quanto os males da anfetamina era divulgada a cocana era tida como uma droga com toxidade menor e o ndice de dependncia crnica era baixa. Portanto tornou-se uma epidemia nos anos 80. As espcies de coca so cultivadas quase em sua totalidade na America do sul principalmente Peru, na Bolvia na Colmbia, no Equador e no Brasil. O processo de fabricao do cloridrato de cocana envolve varias qumicas, so necessrios 200 kg de folhas no mnimo para produzir 1 kg da pasta a base 2,5 kg de pasta para 1 kg de p. Entretanto com o aumento da procura nos anos 80 automaticamente cresceu a oferta, tornando o trafico dessa droga um grande e rentvel negocio.

3,1 A COCANA NO BRASIL.

O uso da cocana no e novidade no Brasil os ndios amaznicos j conhecem e consomem a substancia a sculos eles retiram do arbusto erythroxylum cataractum o seu nome comum e ipadu , com as folhas do ipdu e cinzas fazem uma bola chamada de padu que colocam na boca ao sarem para casar ou pescar com o intuito de ganhar energias e no sentirem fome durante os vrios dias em jornadas. Em meados da dcada de 70 a droga comeou a descentralizar da elite e comeou a frequentar cada vez mais o grupo de classes media e ate mesmo nos morros e as favelas. Mesmo a droga j sendo conhecida por os ndios amaznicos a cocana comeou a inundar o pais com o aumento da produo dos pases andino e o aumento da vigilncia norte-americana, sobre o trafico areo e martimo do caribe o Brasil comeou a ser usado como rota inicialmente comearam a usar a ``rota amaznica. Segundo (ANTONIO CARLOS FON 1988 ).
Em fins da dcada de 60, Ricord que vivia no Paraguai por ser procurado na frana por trafico de drogas, colaborao com os nazistas durante a segunda guerra mundial e que viciou a prpria filha em herona passou a ter a colaborao dos italianos, que enviaram para o Brasil o chefe mfia Tommaso Buscetta. Don Masio concordou com a idia de Ricord de usar o Brasil de usar para levar drogas para estados Unidos, mas discordava da opinio de que a rota fosse usada para o trafico de herona. Como a herona era produzida principalmente no oriente, por que ter o trabalho de contrabandear atravs do mundo para chegar America Latina? Em vez disso, podemos usar a cocana , que produzida aqui mesmo propunha Don Tommaso Buscetta.

3,2 PROBLEMAS EM CONSEQUENCIA DO VICIO EM COCANA.

O uso compulsivo da cocana causa ao individuo consequencia indesejveis, nota-se que h uma queda no desempenho profissional rompimento em seus relacionamento interpessoais e tambm prejuzo econmico, em virtude de ser uma droga cara provoca um rombo financeiro fazendo com que o indivduo perde sua casa, automvel, empresa, ou seja tudo o que pode ser vendido ou trocado por drogas , no final o viciado comea envolver em atividade ilcitas como roubar, o traficar a fim de manter o consumo da droga. As praticas ilcitas desencadeadas pelo trafico de drogas envolve cada vez, mas crianas e adolescentes tendo em vista as polticas de protecionismo do estado. Causando um dano imensurvel na formao do carter do indivduo que ser o futuro do pas. Aproveitando a omisso

governamental os traficantes prestam assistencialismo as comunidades carentes fazendo com que a comunidade os proteja criando um estado paralelo.

4 A FORA DAS DROGAS SOBRE O COMPORTAMENTO DO DEPENDENTE

Sabe-se que as substancia causa um efeito de euforia alterando o humor do individuo e que domina a sua personalidade fazendo com que a pessoa atropela seus valores em prol das foras das drogas, causando transtorno a famlia e a sociedade. Considera-se um viciado quando o uso das drogas se torna o centro da existncia e torna-se mais importante que outros aspectos de sua vida. Segundo (COX-1988 p.15).
O comportamento dependente costuma envolver o uso excessivo de drogas estimulantes como o lcool; a herona, a cocana, a maconha, a nicotina e mesmo a cafena, entretanto, distrbio do apetite tais como anorexia (recurso da alimentao) bulimia (Apetite voraz). Tambm so formas de comportamentos depende , assim como jogar, fazer exerccio ou mesuro ver televiso exageradamente.

Nota-se tambm que nem todas as pessoas usurias de droga podem ser considerada um viciado, o que deixa claro que uma juno de comportamentos internos e esternos na formao da personalidade, de um individuo pode determinar uma pr disposio ao uso. Segundo (COX 1988 p. 65).
A pessoa que no amadureceu ou no esta amadurecido adequadamente, assusta se com a dureza da vida e tende a regredir, seja para o tero materno , seja para o preventivo paraso. A volta impossvel, mas o paraso artificial das drogas esta bem ali na esquina e por preo aparentemente mais em conta que os cobrador pelo processo de um amadurecimento a maturidade psicolgica que tem obviamente diversas causas e sem duvida uma razo que empurram a pessoa para o vicio .

O que no pouco, mas tambm no e suficiente para explicar o numero crescente de pessoa drogadas no mundo. Nos ltimos sculos a evoluo tecnolgica trouxe consigo mudanas globais na formao da famlia e na forma de enxergar outros valores como religio. O consumismo tambm tem sua potencial parcela de atuao na formao da personalidade, fazendo o individuo cada vez querer mais e mais rpido trazendo tona as diferenas sociais empurrando a classe menos favorecida para atividades ilcitas como o trafico.

Em vista as mudanas atuais cabem aos pais procurar assumir o papel de orientadores construtores dando estmulos atravs de palavras, informao, exemplos e atos de amor no deixando a cargo do estado que reprime e s vezes um pouco tarde.

REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS

COHEN, Mirian. Maconha. So Paulo: Nova cultura 1988. (Coleo Tudo sobre drogas). T. MCLELLAN. A. BRAGG. EJ. CACCIOLA. ANSIEDADE E STRESS. So Paulo: Nova cultura1988. (coleo Tudo sobre drogas). JOHANSON, chris ellyn. Cocana. So Paulo: nova cultura1988. (coleo tudo sobre drogas ). COX, wmiles .PERSONALIDADE DO VICIADO. So Paulo: Nova cultura1988. (Coleo tudo sobre drogas).

Das könnte Ihnen auch gefallen