Sie sind auf Seite 1von 23

,

PROVA DE CINCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS PROVA DE CINCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES SEGUINTES.
1 Este CADERNO DE QUESTES contm 90 questes numeradas de 1 a 90, dispostas da seguinte maneira: a. as questes de nmero 1 a 45 so relativas rea de Cincias da Natureza e suas Tecnologias b. as questes de nmero 46 a 90 so relativas rea de Cincias Humanas e suas Tecnologias; Confira se o seu CADERNO DE QUESTES contm a quantidade de questes e se essas questes esto na ordem mencionada na instruo anterior. Caso o caderno esteja incompleto, tenha qualquer defeito ou apresente divergncia, comunique ao aplicador da sala para que ele tome as providncias cabveis. ATENO: aps a conferncia, escreva e assine seu nome nos espaos prprios do CARTORESPOSTA com caneta esferogrfica de tinta preta. No dobre, no amasse nem rasure o CARTORESPOSTA, pois ele no poder ser substitudo. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no CADERNO DE QUESTES no sero considerados na avaliao.

10 Quando terminar as provas, acene para chamar o aplicador e entregue este o CARTO-RESPOSTA. 11 Voc poder deixar o local de prova somente aps decorridas duas horas do incio da aplicao e poder levar seu CADERNO DE QUESTES ao deixar em definitivo a sala de provas. 12 Voc ser excludo do exame no caso de: a) prestar, em qualquer documento, declarao falsa ou inexata; b) agir com incorreo ou descortesia para com qualquer participante ou pessoa envolvida no processo de aplicao das provas; c) perturbar, de qualquer modo, a ordem no local de aplicao das provas, incorrendo em comportamento indevido durante a realizao do Exame; d) se comunicar, durante as provas, com outro participante verbalmente, por escrito ou por qualquer outra forma; e) utilizar qualquer tipo de equipamento eletrnico e de comunicao durante a realizao do Exame; f) utilizar ou tentar utilizar meio fraudulento, em benefcio prprio ou de terceiros, em qualquer etapa do Exame; g) utilizar livros, notas ou impressos durante a realizao do Exame;

2 3

4 5

6 Para cada uma das questes objetivas, so apresentadas 5 opes identificadas com as letras A, B, C, D e E. Apenas uma responde corretamente questo. 7 No CARTO-RESPOSTA, preencha todo o espao compreendido no crculo correspondente opo escolhida para a resposta. A marcao em mais de uma opo anula a questo, mesmo que uma das respostas esteja correta. 8 O tempo disponvel para estas provas de quatro horas e trinta minutos. 9 Reserve os 30 minutos finais para marcar seu CARTO RESPOSTA.

ENEM MAIS 1 ETAPA MANH

Cincias da Natureza e suas Tecnologias


QUESTO 01 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Leia o texto: Entre as provncias de Alberta e Columbia Britnica no Canad, situa-se uma das mais bonitas e visitadas cordilheiras do mundo, conhecida como Montanhas Rochosas canadenses ou Canadian Rockies. [...] Nesta regio encontram-se quatro grandes parques nacionais: Parque Nacional de Jasper, Parque Nacional de Banff, Parque Nacional Yoho e o Parque Nacional Kootenays. Todos de grande beleza cnica e interligados, formando uma rea verde natural enorme.
<http://search.babylon.com/? s=web&babsrc=lnkry_nt&rlz=0&q=montanhas+rochosas&start=10>, acesso em 20 de agosto de 2012.

e) o clima um dos empecilhos para o desenvolvimentos das atividades agrrias nos EUA. QUESTO 03 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Leia o texto. Uma das preocupaes envolvendo os biocombustveis a destruio de habitats para expanso das novas plantaes. Nos EUA, por exemplo, o biocombustvel feito principalmente com milho do meio-oeste. Aumentar a rea de produo implicaria em destruir os ecossistemas circundantes (que ainda existam).
<http://search.babylon.com/? s=web&babsrc=lnkry_nt&rlz=0&q=pradaria+nos+EUA&start=30>, acesso 20 de agosto de 2012.

As montanhas rochosas as quais o texto se refere a) so dobramentos antigos. b) ocupam a pare leste da Amrica do Norte. c) so dobramentos modernos. d) abrigam grandes reservas de hidrocarbonetos. e) so resultado de falhamentos tectnicos. QUESTO 02 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Faa a leitura da imagem e do texto:

Os Estados Unidos possuem uma poderosssima produo de milho a) nas faixas de clima temperado ocenico. b) voltada para as exportaes, sobretudo para pases emergentes. c) e esta altera toda a biomassa primitiva que ainda resta no pas. d) voltada para diversas finalidades, inclusive como fonte de energia alternativa. e), sobretudo associada ao cultivo de laranja, na Flrida. QUESTO 04 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Leia o texto. O constante avano da colonizao para o Oeste e para o Sul da Amrica do Norte fez brotar em meio quela sociedade em formao a ideologia do Destino Manifesto, que expressava um dogma de autoconfiana e ambio supremas - a ideia de que a incorporao aos Estados Unidos de todas as regies adjacentes, mesmo que estivessem bem afastadas de Washington, constitua a realizao virtualmente inevitvel de uma misso moral assinalada nao pela prpria Providncia. O Destino Manifesto era de certa forma, uma adaptao americanizada da ideologia do imperialismo providencialista que comeava a surgir na Europa e que teve, posteriormente, no poeta Rudyard Kipling, sua forma literria mais acabada, explicitada na frase "o fardo do homem branco", na qual o europeu era visto vagando pelo mundo primitivo dos demais continentes encarregado de civilizar os nativos. E, sob o ponto de vista teolgico, uma verso secularizada, adaptada aos americanos, da ideia bblica do povo eleito, escolhido pelo Todo-Poderoso para aambarcar toda a Terra da Promisso.
<http://search.babylon.com/? q=destino+manifesto&babsrc=lnkry_nt&s=web&rlz=0&as=2>, acesso 20 de agosto de 2012.

O porto de Nova York em fins do sculo 18 A geografia do continente norte-americano influenciou o desenvolvimento econmico das colnias. O Norte, com um clima ruim, rios estreitos e pouco propcios navegao, solo rido e pedregoso, no conheceu um desenvolvimento agrcola. Seus habitantes voltaram-se para a pesca e posteriormente para a explorao de madeira. No Centro e no Sul, os montes Apalaches se afastam progressivamente do litoral. As duas regies possuem plancies de solo frtil que, auxiliado por veres quentes e invernos amenos, favoreceu a agricultura. Assim, nas quatro colnias do Centro, alm da navegao, da pecuria e de um bem-sucedido comrcio de peles, desenvolveram-se as culturas de trigo, cevada e centeio.
<http://educacao.uol.com.br/historia/colonizacao-dos-eua-2-as-trezescolonias-autonomas-da-costa-oeste.jhtm>, acesso em 20 de agosto de 2012.

O contedo do texto nos possibilita compreender que a) a colonizao do EUA foi de carter exploratrio. b) o Destino Manifesto foi uma estratgia expansionista. c) o Destino Manifesto no teve teor fundamentalista. d) o expansionismo estadunidense no prejudicou os nativos. e) os europeus impediram a aplicao do Destino Manifesto. QUESTO 05 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Leia o texto: A maioria dos muulmanos compartilha com os no muulmanos a preocupao com a ameaa do extremismo religioso e o medo do terrorismo [...] j que Osama bin Laden no foi apenas o maior inimigo do Ocidente, mas tambm do Isl e do mundo islmico. Ele e seus seguidores mataram muulmanos e no muulmanos nos atentados de 11 de setembro de 2001, em Nova York e Washington, e de 7 de junho de 2005, no metr de Londres. Em diversas outras ocasies, eles explodiram as bombas em pases de maioria islmica. Sua declarao de Guerra aos Estados Unidos e

Os relatos nos permite concluir que a) no sculo 18 o rio Mississipi j era usado para o escoamento de gros. b) a agricultura h muito tempo se destaca como atividade econmica nos EUA. c) o povoamento dos EUA iniciou de oeste para leste. d) os montes Apalaches tm grande importncia econmica movida pela pecuria de leite.

3
AS MELHORES CABEAS

ENEM MAIS 1 ETAPA MANH

Europa, aos judeus e cristos e o seu apoio a atos de terrorismo no mundo agride a f da vasta maioria de muulmanos [...] ADAPTADO. Veja, 11 de maio, 2011. Levando em conta o texto e o contexto do terrorismo internacional a) inegvel que Israel, devido questo palestina, tem sido o maior alvo das aes da Al Qaeda, que j realizou ataques nas principais cidades israelenses. b) ntida a preocupao de vrios povos em relao s aes terroristas, partindo de vrios grupos extremistas, j que o terrorismo uma modalidade muito nova de ataque e os sistemas de preveno antiterrorismo no sabem como combat-lo. c) verdade afirmar que os motivos que levam a Al Qaeda ter como alvos preferenciais os Estados Unidos e a Europa so por causas bastante antagnicas. d) verdade que os muulmanos, aqueles que professam a religio com plena convico e desapegados dos interesses polticos fundamentalistas, no concordam com as aes extremas dos grupos terroristas; e) claro que os estados muulmanos jamais apoiaram aes de cunho terrorista, mesmo que essas aes sejam empreendidas contra os Estados Unidos, pas que considerado o inimigo n1 do ISL. QUESTO 06 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Leia o texto e observe os mapas: O Vale do Silcio, na Califrnia, nos EUA (em ingls Silicon Valley), uma regio na qual est situado um conjunto de empresas implantadas a partir da dcada de 1950 com o objetivo de gerar inovaes cientficas e tecnolgicas, destacando-se na produo de Chips, na eletrnica e informtica. O Vale do Silcio abrange vrias cidades do estado da Califrnia, ao sul de So Francisco, como Palo Alto e Santa Clara, estendendo-se at os subrbios de San Jos. A industrializao dessa regio teve incio nos anos 90, mas o impulso para o seu desenvolvimento se deu com a Segunda Guerra Mundial e principalmente durante a Guerra Fria, devido corrida armamentista e aeroespacial. Foram as indstrias eletrnicas do Vale do Silcio que forneceram transistores para msseis e circuitos integrados para os computadores que guiaram as naves Apollo. Muitas empresas que hoje esto entre as maiores do mundo foram gestadas na regio: Apple, Altera, Google, NVIDIA Corporation, Electronic Arts, Symantec, Advanced Micro Devices (AMD), eBay, Maxtor, Yahoo!, Hewlett-Packard (HP), Intel, Microsoft (hoje est em Redmond, prximo a Seattle), entre muitas outras.
<http://www.adrenaline.com.br/forum/papo-cabeca/185299-vale-dosilicio-california.html>, acesso em 12. O9. 2011

Fonte: Tamdjian, J. O. S. Paulo: FTD, 2011. p. 480 Esses so espaos industriais dos Estados Unidos, respectivamente, o Manufacturing belt e o Sun belt, sendo que. a) o Manufacturing belt uma rea de indstrias tradicionais que ainda praticam o modelo fordista de produo. b) o Manufacturing belt uma rea em franco processo de crescimento industrial em microeletrnica. c) o Manufacturing belt uma rea de atrao para novos empreendimentos industriais. d) o Sun belt abriga indstrias de tecnologias clssicas. e) O Sun belt inclui o Silicon Valley, um tecnopolo de abrangncia global. QUESTO 07 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Observe a imagem do muro de Tijuana, que foi erguido na fronteira do EUA como o Mxico:

A existncia desse muro traduz que a) o NAFTA um mercado comum e prope a livre circulao de trabalha dores no EUCAMEX. b) os braceros mexicanos e demais hispnicos no so aceitos nos Estados Unidos. c) o Mxico um espao potencial para o ingresso de terroristas no EUA. d) os EUA ainda temem que o Mxico tente recuperar territrios anexados pelos norte-americanos, no sculo XIX. e) nessa fronteira da Amrica do norte inicia o territrio da Amrica Latina.

Fonte: Tamdjian, J. O. S. Paulo: FTD, 2011. p. 480 QUESTO 08 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

4
AS MELHORES CABEAS

ENEM MAIS 1 ETAPA MANH

Observe a imagem abaixo:

motivos pela qualidade de suas condies microclimticas: em geral, pode-se encontrar ali um ar mais mido e com temperaturas mais amenas em relao ao resto da cidade. O esquema grfico a seguir representa a variao de temperaturas do ar numa certa hora do dia, tpica das grandes cidades:

Fonte: uipi.com.br

O fenmeno El Nio : a) um fenmeno atmosfrico-ocenico caracterizado por um resfriamento anormal das guas superficiais na poro Oriental do Oceano Pacfico, nas proximidades da Indonsia. O fenmeno local, porm causa as chuvas de mones com graves consequncias. b) termos sazonais, o fenmeno ocorre com mais 5requncia no perodo do carnaval, em fevereiro, o que explica o seu nome que significa, em espanhol, o menino, uma aluso a um garoto travesso. c) o fenmeno, por ter uma ocorrncia bem delimitada, causa uma alterao regional que assume dimenses locais, entretanto, o desarranjo climtico grave, ocasionando chuvas fortes com queda de temperatura. d) o fenmeno climtico e decorre da forte influncia das condies dos ventos frios. O Anti-El Nio (tambm chamado La Nia), ao contrrio do El Nio, representado pelo aquecimento anormal das guas do Pacfico e tambm desempenha considerveis impactos nas atividades humanas. e) o fenmeno se faz notar com maior evidncia nas costas peruanas, pois as guas frias provenientes do fundo ocenico (ressurgncia) e da Corrente Marinha de Humboldt so ali interceptadas por guas quentes provenientes do norte e oeste. QUESTO 09 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . INSTRUO: Responder questo com base nas informaes a seguir, referentes aos diferentes tipos de clima:

Esse fenmeno climtico, tpico das grandes cidades, conhecido como: a) aquecimento global. b) ilhas de calor. c) inverses trmicas. d) buraco na camada de oznio. e) frentes quentes e frentes frias. QUESTO 11 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Observe os climogramas, a seguir, referentes a localidades do continente asitico:

So respectivamente os climas a) tropical, clima temperado, clima equatorial. b) subtropical, clima mediterrneo, clima frio. c) frio, clima mediterrneo, clima tropical. d) temperado, clima equatorial, clima tropical. e) equatorial, clima frio, clima desrtico. QUESTO 12 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . A atmosfera terrestre dividida em camadas. Das alternativas que seguem, identifique a que descreve corretamente a camada da atmosfera. a) Na Estratosfera, a temperatura aumenta com a altitude. Essa camada concentra a maior parte do oznio da atmosfera. b) Na Mesosfera, a temperatura aumenta com a altitude, devido absoro da radiao ultravioleta pelo oxignio atmico. Existe uma regio onde a atmosfera muito afetada pelos Raios X e Radiao Ultravioleta, que provoca a ionizao. c) Na Ionosfera, os tomos de Oxignio, Hidrognio e Hlio formam uma camada muito tnue e as leis dos gases deixam de ser vlidas. d) Na Troposfera, a temperatura aumenta com a altitude e pode chegar a 50 C. e) A Exosfera contm 75% dos gases da massa total da atmosfera e a quase totalidade do vapor de gua e aerossis. Portanto, nela onde os fenmenos do tempo atmosfrico e a turbulncia so mais marcantes.

Analisando os climogramas I e II, correto afirmar que representam, respectivamente, os climas a) tropical e polar. b) equatorial e desrtico. c) temperado continental e mediterrneo. d) frio de montanha e temperado ocenico. e) subpolar e subtropical. QUESTO 10 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Sabe-se que os parques pblicos nas grandes cidades funcionam como importantes locais de lazer, entre outros

5
AS MELHORES CABEAS

ENEM MAIS 1 ETAPA MANH

QUESTO 13 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Observe a imagem abaixo:

a) a atmosfera atua como uma enorme manta protetora que conserva grande parte do calor solar recebido pela Terra. b) quanto maior a altitude, maior a quantidade de calor aprisionada pela atmosfera e, conseqentemente, mais elevada a temperatura. c) as isotermas da Terra tm uma orientao geral Norte-Sul ou meridiana, porque um dos fatores determinantes da variao da temperatura a longitude. d) o efeito estufa um fenmeno atmosfrico provocado pela ao humana. e) nas reas tropicais e nas reas polares, as variaes anuais de temperatura so mais marcantes do que nas reas temperadas. QUESTO 16 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Durante a Repblica Romana, a escravido aumentou consideravelmente sua importncia na sociedade e na economia, contribuindo para a crescente dependncia da Repblica Romana em relao mo de obra escrava.

Sobre a representao de uma nuvem na ilustrao, a) o relevo fator determinante nas precipitaes locais. b) a serra o principal fator do efeito estufa, por reter nuvens e provocar chuvas. c) o ar aquecido e mido no transpe a serra, por ser retido pelas nuvens e produzir chuva. d) as cabeceiras dos rios so fatores determinantes na precipitao. e) o ar seco da camada superior da atmosfera retm as nuvens na serra e provoca chuva. QUESTO 14 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Observe a imagem abaixo:

A dependncia da mo de obra escrava na Repblica Romana devia-se a) expanso das grandes propriedades e ao aniquilamento da pequena propriedade rural. b) s guerras de conquista empreendidas por Roma, as quais contriburam decisivamente para predomnio dessa relao de trabalho. c) inexistncia de mo de obra livre e ao desinteresse da populao pelos trabalhos manuais. d) aos conflitos entre patrcios e plebeus na luta pela terra. e) necessidade de ampliao da oferta de mo de obra para o desenvolvimento do artesanato. QUESTO 17 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . A cena retratada no quadro simboliza a

Analisando a curva de temperatura apresentada na figura, podemos afirmar que: a) todas as camadas da atmosfera apresentam uma temperatura menor quanto mais prximas da Terra. b) a temperatura na estratosfera aumenta medida que se aproxima da regio da camada de oznio. c) sendo considerada a camada mais fria da atmosfera, a mesosfera apresenta-se mais fria quanto mais prxima da Terra. d) a termosfera a regio de maiores temperaturas da atmosfera. e) na regio da troposfera a temperatura cresce medida que diminiu a presso atmosfrica.

QUESTO 15 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Considerando que a temperatura da atmosfera depende da insolao,

a) estupefao diante da destruio e da mortalidade causadas por um tipo de guerra que comeava a ser feita em escala at ento indita. b) Razo, propalada por filsofos europeus do sculo XVIII, e seu triunfo universal sobre o autoritarismo do Antigo Regime. c) perseverana da f catlica em momentos de adversidade, como os trazidos pelo advento das revolues burguesas. d) fora do Estado nacional nascente, a impor sua disciplina civilizatria sobre populaes rsticas e despolitizadas. e) defesa da indstria blica, considerada fora motriz do desenvolvimento econmico dos Estados nacionais do sculo XIX. QUESTO 18 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Considere a foto para responder questo.

6
AS MELHORES CABEAS

ENEM MAIS 1 ETAPA MANH

O Arco do Triunfo foi iniciado por ordem de Napoleo Bonaparte em 1806, e a Paris dos boulevares (das avenidas) surgiu a partir da reforma urbana implantada pelo baro Haussmann, prefeito de Paris entre 1853 e 1870, perodo em que a Frana era governada por Lus Bonaparte. A foto demonstra o resultado final dessas duas iniciativas que representam a vitria do projeto a) socialista de uma cidade em que seus espaos devem pertencer igualmente a todos os cidados. b) burgus em que o embelezamento da cidade, os parques, novos edifcios e monumentos devem atender mais s necessidades da classe burguesa do que s da populao mais pobre. c) anarquista de uma cidade onde a populao no precisaria de um rgo governamental, pois os prprios cidados a governariam. d) neoliberal em que a economia da cidade deve ser gerada no mais pelo investimento do Estado e sim pelo livre investimento das empresas privadas. e) comunista de uma cidade moldada nas diretrizes da Primeira Internacional Comunista. QUESTO 19 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . A expanso napolenica no sculo XIX influenciou decisivamente vrios acontecimentos histricos no perodo. Dentre esses acontecimentos podemos destacar: a) A Independncia dos Estados Unidos. Com a ateno da Inglaterra voltada para as batalhas com a marinha napolenica, os colonos americanos declararam sua independncia, vencendo rapidamente os ingleses. b) A formao da Santa Aliana, um pacto militar entre ustria, Prssia, Inglaterra e Rssia que evitou a ecloso de movimentos revolucionrios na Europa e impediu a independncia das colnias espanholas e inglesas na Amrica. c) A Independncia do Brasil. Com a ocupao de Portugal pelas tropas napolenicas, houve um enfraquecimento da monarquia portuguesa que culminou com as lutas pela independncia e o rompimento de D. Pedro I com Portugal. d) A Independncia das colnias espanholas. Em 1808 a Espanha foi ocupada pelas tropas napolenicas ao mesmo tempo em que se difundiam os ideais liberais da Revoluo Francesa que inspirou as lutas pela independncia. e) O Congresso de Viena. A Frana de Napoleo assinou um pacto com a ustria, Inglaterra e Rssia cujo objetivo maior era estabelecer uma trgua e reorganizar todo o mapa europeu.

europeu. No entanto, a expanso francesa com seus ideais burgueses encontrou muitas resistncias principalmente entre as naes dominadas por setores aristocrticos. Assinale a opo que identifica corretamente uma ao implementada pelo governo napolenico. a) O estabelecimento do catolicismo cristo e romano como religio de estado. b) A descentralizao das atividades econmicas, o que permitia que as economias locais prosperassem sem o pagamento de impostos. c) A adoo do Cdigo Civil que garantia a liberdade individual, a igualdade perante a lei e o direito propriedade privada. d) O estmulo, por parte das leis francesas, criao de sindicatos de trabalhadores, livres da influncia do Estado. e) A estatizao de toda a propriedade agrcola, comercial e industrial nas regies dominadas pelo exrcito napolenico. QUESTO 21 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Os soberanos do Antigo Regime venceram Napoleo, em que eles viam o herdeiro da Revoluo, e a escolha de Viena para a realizao do Congresso, para a sede dos representantes de todos os Estados europeus, simblica, pois Viena era uma das nicas cidades que no haviam sido sacudidas pela Revoluo e a dinastia dos Habsburgos era o smbolo da ordem tradicional, da Contra-Reforma, do Antigo Regime. (Ren Remond, "O sculo XIX: introduo histria do nosso tempo") Acerca do Congresso de Viena (1815), correto afirmar que a) tornou-se a mais importante referncia da vitria do liberalismo na Europa, na medida em que defendia a legitimidade de todas as dinastias que aceitavam a limitao dos seus poderes por meio de cartas constitucionais. b) pases como a Inglaterra, Portugal e a Espanha, os mais prejudicados com o expansionismo napolenico, defendiam que a Frana deveria tornar-se republicana, com o intuito de evitar novos surtos revolucionrios. c) foi orientado, entre outros, pelo princpio da legitimidade que determinava a volta ao poder das antigas dinastias reinantes no perodo pr-revolucionrio, alm do recebimento de volta dos territrios que possuam em 1789. d) presidido pelo chanceler austraco Metternich, mas controlado pelo chanceler francs Talleyrand, decidiu-se por uma soluo conciliatria aps o caos napolenico: haveria a restaurao das dinastias, mas no a volta das antigas fronteiras. e) criou, a partir da sugesto do representante da Prssia, um organismo multinacional, a Santa Aliana, que detinha a tarefa de incentivar regimes absolutistas a se modernizarem com o objetivo de sufocar as lutas populares. QUESTO 22 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . "Os romanos costumavam vender uma parte das terras conquistadas, anexar outras e arrend-las aos cidados que nada possussem, mediante um ligeiro censo (renda anual) ao tesouro pblico. Os ricos, porm, tinham conseguido apoderar-se dessas terras; eis por que foi feita uma lei que proibia a todos os cidados ter mais de 125 hectares. Mas os ricos conseguiram a obteno de terras sob nomes de emprstimos; por fim, tomaram-nas abertamente em seu nome, ento os pobres, espoliados da sua posse, trataram de evitar o servio militar e a criao de filhos. Assim, a Itlia seria em breve despovoada de habitantes livres e cheia de escravos brbaros que os ricos empregavam na cultura das

QUESTO 20 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Como general, cnsul e, depois, imperador, Napoleo Bonaparte transformou a Frana de um pas sitiado numa potncia expansionista com influncia em todo o continente

7
AS MELHORES CABEAS

ENEM MAIS 1 ETAPA MANH

terras, para substituir os cidados que haviam expulsado delas."


PLUTARCO. Vida de Tibrio e de Caio Graco. In: ARRUDA & PILETTI. Toda a Histria - vol. 1. So Paulo: tica, 2008. p.76.

O texto aponta as modificaes na estrutura fundiria da Itlia, no sculo II a.C. Sobre essas transformaes, incorreto afirmar: a) A substituio dos camponeses por escravos, nas terras da pennsula itlica, est relacionada com a expanso militar romana e com o aumento da oferta de escravos. b) O Senado romano, dominado pelo patriciado, barrou a formao de latifndios com mo de obra escrava, pois entendeu que essa mudana alterava a base social da sociedade. c) O Senado romano, controlado por grandes proprietrios de terra, viu de forma favorvel a formao do latifndio escravista e o desmantelamento das unidades de produo camponesa. d) A vitria militar sobre Cartago e a expanso territorial pelas terras banhadas pelo Mediterrneo favoreceram o aumento da oferta de mo de obra escrava no mercado romano. e) A expanso poltico-militar da Repblica romana pelo Mediterrneo teve implicaes no sistema socioeconmico e transformou as relaes da sociedade com o meio ambiente da pennsula itlica. QUESTO 23 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . At o incio dos anos 20, o movimento grevista foi intenso. O nvel de vida dos assalariados continuava declinando, enquanto vitrias socialistas na Europa () estimulavam a luta dos operrios. Entre 1917 e 1921, ocorreram 150 greves na capital paulista, 46 no interior e 84 no Rio de Janeiro. ALENCAR, Francisco et al. Histria da Sociedade Brasileira. Durante esses primeiros anos do sculo XX, a hegemonia do movimento operrio combativo esteve com os: a) socialistas utpicos; b) socialistas cristos; c) anarquistas; d) marxistas-leninistas; e) sindicalistas catlicos. QUESTO 24 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . O Mestre da charge era Artur Bernardes, que presidiu o Brasil entre 1922 e1926. A crtica exposta na capa da revista Careta dizia respeito ao fato de:

c) Bernardes, em visita ao Velho Continente, receber de seus governantes homenagens por seu excelente governo. d) a fora econmica do caf impor aos governantes europeus um grande respeito pelo ex-presidente brasileiro. e) o governo Bernardes ter sido exercido sob Estado de Stio e forte represso aos movimentos militares ocorridos na poca. QUESTO 25 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . A Histria do Brasil vivenciou movimentos contra as injustias sociais, entre eles o demonstrado no mapa:

SILVA, Francisco de Assis. "Histria do Brasil: Colnia, Imprio e Repblica", So Paulo: Moderna, 1992 [adapt.]

O traado no mapa demonstra a trajetria: a) dos adeptos do monge Joo Maria, no exdo aps a Guerra do Contestado, na ltima dcada da Repblica Velha. b) dos federalistas, na Revoluo de 1893, aps a derrota para os adeptos do Partido Republicano Rio-Grandense (PRR). c) da Coluna Prestes, associada ao "Tenentismo" em sua luta contra as oligarquias, na Repblica Velha. d) da coluna gacha que se deslocou pelo pas para assegurar a vitria de Getlio Vargas, na Revoluo de 1930. e) do movimento dos "Mckers", em sua expanso religiosa pelo interior brasileiro, ao final do perodo Imperial.

a) Bernardes ter-se recusado a entregar o cargo ao final do mandato, tendo sido necessrio um movimento militar para demov-lo. b) o governo de Bernardes ter caractersticas fascistas como o governo de Mussolini ento na Itlia.

QUESTO 26 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

8
AS MELHORES CABEAS

ENEM MAIS 1 ETAPA MANH

Observe a caricatura.

A caricatura refere-se: a) b) c) d) e) s disputas em torno do nome do candidato s eleies presidenciais de 1930, vencidas nas urnas por Getlio Vargas. a Luiz Carlos Prestes, que se contrapunha aos polticos tradicionais que dominaram as primeiras dcadas republicanas. revolta do eleitorado feminino diante das fraudes, violncias e compra de votos que caracterizavam o processo eleitoral brasileiro. ao predomnio de paulistas e mineiros no jogo poltico conhecido como poltica do caf-com-leite e que contou com a adeso de Prestes. tentativa de golpe efetuada pelo Exrcito, que pretendia derrubar o presidente e colocar Luiz Carlos Prestes no lugar de Washington Luiz.

Brasil totalmente diferente a partir do levante. Podemos considerar tal episdio poltico como sendo a vitria da burguesia industrial sobre as tradicionais oligarquias cafeeiras e que as Foras Armadas promoveriam a integrao e a unio nacional. d) a derrota do paulista Jlio Prestes, nas eleies presidenciais de 1930, precipitou o levante revolucionrio, responsvel por entregar o poder a Getlio Vargas, que governou durante 15 anos. Para se manter na liderana poltica, o poltico gacho contou com o apoio irrestrito das Foras Armadas. e) ao assumir o comando poltico da nao, logo aps o movimento de 1930, Getlio Vargas divulgou imagens envergando um uniforme militar, influenciando a opinio pblica de que, sob sua liderana, iniciava-se um novo perodo de combate aos males da Velha Repblica e em prol da ordem e do progresso. QUESTO 28 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Getlio Vargas que estais no Rio Grande do Sul, glorificada seja a vossa luta. Venha a ns a vossa fora, seja vitoriosa a vossa causa assim no sul como no norte. Perdoai as nossas covardias, assim como ns perdoamos aos legalistas. No nos deixai cair em poder de Washington Lus e livrai-nos de Jlio Prestes. Amm. (O Padre Nosso dos Revolucionrios) A causa revolucionria em 1930 estava vinculada: a) ao fato dos aliancistas no aceitarem a derrota nas urnas e defenderem abertamente a revoluo, liderados por Antonio Carlos. b) priso de Joo Pessoa por agentes do governo federal. c) vitria aliancista nas eleies, gerando a retaliao da oligarquia cafeeira paulista. d) ao rompimento do pacto entre oligarquia cafeeira e militares tenentistas. e) eleio do candidato oficial Jlio Prestes, acusado de fraude e s perseguies polticas lideradas por Washington Lus contra os aliancistas. QUESTO 29 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . O general Gis Monteiro, Ministro da Guerra de Getlio Vargas, afirmava em uma carta dirigida ao presidente, em 1934: "O desenvolvimento das idias sociais preponderantemente nacionalistas e o combate ao estadualismo (provincialismo, regionalismo, nativismo ) exagerado no devem ser desprezados, assim como a organizao racional e sindical do trabalho e da produo, o desenvolvimento das comunicaes, a formao das reservas territoriais e milcias cvicas, etc., para conseguir-se a disciplina intelectual desejada e fazer desaparecer a luta de classes, pela unidade de vistas e a convergncia de foras para a cooperao geral, a fim de alcanar o ideal comum nacionalidade". No trecho dessa carta esto expressos pontos centrais do regime instalado aps a Revoluo de 1930, entre elas: a) b) c) d) e) organizao de milcias estaduais, regulamentao das relaes trabalhistas e educao. estmulo autonomia dos Estados, organizao de milcias estaduais e nacionalismo. organizao de milcias estaduais, centralizao poltica e educao. centralizao poltica, regulamentao das relaes trabalhistas e nacionalismo. estmulo autonomia dos Estados, regulamentao das relaes trabalhistas e educao.

QUESTO 27 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Atribui-se ao governador mineiro Antnio Carlos uma frase que simboliza a tenso existente no Brasil, em 1930: Faamos a revoluo, antes que o povo a faa. Tal demonstrao de preocupao, por parte das elites da Aliana Liberal, mostra que elas tinham conscincia de que era necessrio agir para assumir o controle poltico e conter as insatisfaes populares. A respeito da Revoluo de 1930, como ilustra a foto da poca, correto afirmar que: a) a ascenso do gacho Getlio Vargas, como novo presidente, representava a aliana das antigas oligarquias e tambm dos setores sociais urbanos e do tenentismo, aparentemente vitorioso dentro das Foras Armadas. O compromisso entre esses grupos era o de permanncia do sistema econmico e poltico do governo anterior com o apoio das Foras Armadas. b) a Revoluo de 1930 no pode ser considerada um rompimento decisivo na histria do pas, pois alm da permanncia de grupos ligados ao governo anterior, no ocorreu nenhuma mudana no sistema representativo brasileiro. Continuamos verificando a defesa dos interesses polticos e econmicos de uma nica categoria social e o prestgio dos militares. c) os que assumiram o poder, com a Revoluo de 1930, buscaram, de todas as maneiras, criar a imagem de um

QUESTO 30 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

9
AS MELHORES CABEAS

ENEM MAIS 1 ETAPA MANH

"Os cavalinhos correndo, / E ns, cavales, comendo... / A Itlia falando grosso, / A Europa se avacalhando...// [...] O Brasil se politicando, / Nossa! A poesia morrendo." ("Rond dos cavalinhos", de Manuel Bandeira.) O poema, publicado em 1936, no livro Estrela da Manh, refere-se: a) b) ao incio da 2 Guerra Mundial e democratizao da Repblica brasileira, acontecimentos marcados pela difuso do iderio fascista. consolidao do fascismo na Europa e radicalizao poltica no Brasil, caracterizada essa ltima pelo confronto entre Aliana Nacional Libertadora e Ao Integralista Brasileira. crise dos Estados europeus decorrente da expanso do capitalismo liberal e ao esgotamento do modelo agroexportador no Brasil. ao fracasso do iderio socialista tanto na Itlia quanto no Brasil, no que se refere a arregimentar os trabalhadores para enfrentar o Estado fascista. grandeza do iderio e do movimento fascistas, graas aos quais a Itlia e o Brasil se ergueram e tornaram-se Estados fortes e economias exitosas no conjunto dos Estados-naes do mundo.

c) d) e)

QUESTO 32 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Toda sociedade desenvolve mecanismos de controle social com o objetivo de fazer com que cada indivduo adote comportamentos esperados. Sobre esse assunto, assinale a alternativa incorreta. a) A famlia, como esfera privada da vida regida por sentimentos e laos de sangue, no participa dos processos de controle social. b) A polcia e o judicirio so instituies que exercem controle social de tipo formal e so prprias de sociedades complexas. c) A religio uma importante instituio de controle social, devido a sua alta eficincia na definio de comportamentos socialmente aceitos. d) O controle social para ser eficiente deve combinar a transmisso de valores com estratgias de coero. e) Nas sociedades complexas, ocorre uma tendncia de substituio de estratgias difusas de controle pela sua institucionalizao formal, o que pode ser observado pelo incremento do aparato jurdico e policial. QUESTO 33 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Leia o texto a seguir: Desde o incio a criana desenvolve uma interao no apenas com o prprio corpo e o ambiente fsico, mas tambm com outros seres humanos. A biografia do indivduo, desde o nascimento, a histria de suas relaes com outras pessoas. Alm disso, os componentes no sociais das experincias da criana esto entremeados e so modificados por outros componentes, ou seja, pela experincia social.
(BERGER, Peter L. e BERGER, Brigitte. Socializao: como ser um membro da sociedade. In FORACCHI, Marialice M. e MARTINS, Jos de Souza. Sociologia e Sociedade. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos, 1977, p. 200).

QUESTO 31 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Leia o texto a seguir. O primeiro beijo sempre o ltimo. Assim um informante dene, com certa nostalgia, o surgimento de uma nova rotina na prtica de car entre os jovens ao longo da night. Ficar essencialmente beijar, beijar em srie, beijar muito. O primeiro beijo, marcado por algo absolutamente fugaz, registro imediato do ttil, desliga--se do que outrora era ritual do enamoramento, preldio de uma trajetria sentimental. [...] No campo do afeto e do exerccio da sociabilidade, essa mesma noite propicia comportamentos que revelam a transitoriedade, a seriao e o deslocamento afetivo como um novo mecanismo de agrupamento dos jovens.
(ALMEIDA, M. I. M. de. Guerreiros da noite - cultura jovem e nomadismo urbano, In Cincia hoje, v. 34, n. 202, p. 28.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a sociabilidade moderna, considere as armativas a seguir. I. As prticas assinaladas entre os jovens identicam-se ao que se deniu como ps-modernidade, isto , relaes uidas, marcadas pela instantaneidade e por rupturas contnuas com referenciais pr-estabelecidos. II. O comportamento dos jovens que optam pela prtica do car diferente do estado anmico, analisado por Durkheim, na medida em que as bases da existncia social mantm seu funcionamento normal. III. A vida social moderna, ao individualizar os sujeitos, eliminou a necessidade, entre os jovens, de participar de agrupamentos identitrios e de estabelecer vnculos sociais com outras pessoas. IV. A adoo da prtica antissocial do car fruto de uma juventude sem valores morais, como famlia, tradio e propriedade privada, presentes desde os primrdios da humanidade. Assinale a alternativa correta. a) Somente as armativas I e II so corretas. b) Somente as armativas I e IV so corretas. c) Somente as armativas III e IV so corretas. d) Somente as armativas I, II e III so corretas. e) Somente as armativas II, III e IV so corretas.

Podemos concluir do texto que: 01) os indivduos, desde o nascimento, so influenciados pelos valores e pelos costumes que caracterizam sua sociedade. 02) a relao que a criana estabelece com o seu corpo no deveria ser do interesse das cincias biolgicas, mas apenas da sociologia. 04) o fenmeno tratado pelo autor corresponde ao conceito de socializao, que designa o aprendizado, pelos indivduos, das regras e dos valores sociais. 08) as experincias individuais, at mesmo aquelas que parecem mais relacionadas s nossas necessidades fsicas, contm dimenses sociais. 16) o desconforto fsico que uma criana sente, como a fome, o frio e a dor, pode receber dos adultos distintas respostas de satisfao, dependendo da sociedade na qual eles esto inseridos. Somatrio das alternativas corretas: a) 07 b) 15 c) 28 d) 29 e) 31 QUESTO 34 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Assinale o item que melhor completa a frase Os dois conceitos sociolgicos: famlia e parentesco ajudam no desenvolvimento sociolgico ao: a) desvelarem a forma, a intensidade e finalidade da reproduo sexual da humanidade, pela qual a humanidade se perpetua. b) provocarem a constatao de que esto na origem das classes sociais, por meio do nascimento dos indivduos.

10
AS MELHORES CABEAS

ENEM MAIS 1 ETAPA MANH

c) serem o local do amor e outras tantas e importantes relaes afetivo-emocionais experimentadas pela sociedade. d) possibilitarem a compreenso da organizao social apenas nas sociedades de menor densidade. e) tornarem compreensveis as relaes de afinidade e consanguinidade experimentadas pelos membros de um determinado grupo. QUESTO 35 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Algumas transformaes que antecederam a Revoluo Francesa podem ser exemplificadas pela mudana de significado da palavra restaurante. Desde o final da Idade Mdia, a palavra restaurant designava caldos ricos, com carne de aves e de boi, legumes, razes e ervas. Em 1765 surgiu, em Paris, um local onde se vendiam esses caldos, usados para restaurar as foras dos trabalhadores. Nos anos que precederam a Revoluo, em 1789, multiplicaram-se diversos restaurateurs, que serviam pratos requintados, descritos em pginas emolduradas e servidos no mais em mesas coletivas e mal cuidadas, mas individuais e com toalhas limpas. Com a Revoluo, cozinheiros da corte e da nobreza perderam seus patres, refugiados no exterior ou guilhotinados, e abriram seus restaurantes por conta prpria. Apenas em 1835, o Dicionrio da Academia Francesa oficializou a utilizao da palavra restaurante com o sentido atual. A mudana do significado da palavra restaurante ilustra a) a ascenso das classes populares aos mesmos padres de vida da burguesia e da nobreza. b) a apropriao e a transformao, pela burguesia, de hbitos populares e dos valores da nobreza. c) a incorporao e a transformao, pela nobreza, dos ideais e da viso de mundo da burguesia. d) a consolidao das prticas coletivas e dos ideais revolucionrios, cujas origens remontam Idade Mdia. e) a institucionalizao, pela nobreza, de prticas coletivas e de uma viso de mundo igualitria. QUESTO 36 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . O movimento operrio ofereceu uma nova resposta ao grito do homem miservel no princpio do sculo XIX. A resposta foi a conscincia de classe e a ambio de classe. Os pobres ento se organizavam em uma classe especfica, a classe operria, diferente da classe dos patres (ou capitalistas). A Revoluo Francesa lhes deu confiana; a Revoluo Industrial trouxe a necessidade da mobilizao permanente.
HOBSBAWM, E. J. A era das revolues. So Paulo: Paz e Terra, 1977.

e) a melhoria das condies de vida dos operrios seria conquistada com as manifestaes coletivas em favor dos direitos trabalhistas. QUESTO 37 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Eu no tenho hoje em dia muito orgulho do Tropicalismo. Foi sem dvida um modo de arrombar a festa, mas arrombar a festa no Brasil fcil. O Brasil uma pequena sociedade colonial, muito mesquinha, muito fraca.
VELOSO, C. In: HOLLANDA, H. B.; GONALVES, M. A. Cultura e participao nos anos 60. So Paulo: Brasiliense, 1995 (adaptado).

O movimento tropicalista, consagrador de diversos msicos brasileiros, est relacionado historicamente: a) expanso de novas tecnologias de informao, entre as quais, a Internet, o que facilitou imensamente a sua divulgao mundo afora. b) ao advento da indstria cultural em associao com um conjunto de reivindicaes estticas e polticas durante os anos 1960. c) parceria com a Jovem Guarda, tambm considerada um movimento nacionalista e de crtica poltica ao regime militar brasileiro. d) ao crescimento do movimento estudantil nos anos 1970, do qual os tropicalistas foram aliados na crtica ao radicionalismo dos costumes da sociedade brasileira. e) identificao esttica com a Bossa Nova, pois ambos os movimentos tinham razes na incorporao de ritmos norte-americanos, como o blues. QUESTO 38 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Leia, a seguir, texto sobre o significado do zapatismo. Marcos gay em So Francisco, negro na frica do Sul, asitico na Europa, chicano em San Isidoro, anarquista na Espanha, palestino em Israel, indgena nas ruas de San Cristbal (...) judeu na Alemanha (...) feminista nos partidos polticos, comunista no ps-guerra fria (...) pacifista na Bsnia (...) artista sem galeria, nem portflio, dona-de-casa sbado noite em qualquer colnia de qualquer cidade de qualquer Mxico (...) machista no movimento feminista, mulher sozinha no metr s 10 da noite (...) campons sem terra, editor marginal, operrio desempregado, mdico sem lugar para trabalhar, estudante no conformista, dissidente no neoliberalismo, escritor sem livros nem leitores e, seguramente, zapatista no sudeste mexicano.
(CECEA,A. E. Pela humanidade e contra o neoliberalismo: linhas centrais do discurso zapatista. In: SEOANE, J.; TADDEI, E. (Orgs.) Resistncias mundiais, de Seattle a Porto Alegre. Petrpolis: Vozes, 2001. p.187, 188.)

No texto, analisa-se o impacto das Revolues Francesa e Industrial para a organizao da classe operria. Enquanto a confiana dada pela Revoluo Francesa era originria do significado da vitria revolucionria sobre as classes dominantes, a necessidade da mobilizao permanente, trazida pela Revoluo Industrial, decorria da compreenso de que: a) a competitividade do trabalho industrial exigia um permanente esforo de qualificao para o enfrentamento do desemprego. b) a completa transformao da economia capitalista seria fundamental para a emancipao dos operrios. c) a introduo das mquinas no processo produtivo diminua as possibilidades de ganho material para os operrios. d) o progresso tecnolgico geraria a distribuio de riquezas para aqueles que estivessem adaptados aos novos tempos industriais.

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, correto afirmar que o zapatismo um movimento: a) Que atua internacionalmente em diversas frentes voltadas emancipao dos Estados Nacionais. b) Fundado na contraposio a qualquer forma de opresso. c) Moderno porque visa ruptura com os tradicionais preceitos de esquerda. d) Que organiza os desempregados do mundo inteiro visando conquista do poder estatal. e) Que visa a armar a populao para um enfrentamento blico com o poderoso vizinho do Norte. QUESTO 39 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Leia o texto a seguir: Mudana social refere-se s modificaes que ocorrem nos padres de vida de um povo. Essas modificaes so causadas por uma variedade de fatores, de natureza interna ou externa, isto , por foras decorrentes de condies existentes dentro do grupo ou fora dele.
(KOENIG, S. Elementos de Sociologia. Traduo de Vera Borda, 5. ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1976. p. 326.)

11
AS MELHORES CABEAS

ENEM MAIS 1 ETAPA MANH

Com base no texto e nos conhecimentos das diferentes abordagens tericas sobre o tema, correto afirmar: a) mile Durkheim props a teoria cclica da mudana social, isto , as sociedades atravessam perodos de vigor poltico e declnio que se repetem. b) Max Weber considerou que a mudana de um estado para outro decorre de modificao nos fatores econmicos essenciais, ou seja, nos mtodos de produo e distribuio. c) Segundo Karl Marx, a mudana social causada pela interao de vrios setores de uma cultura, nenhum deles podendo ser considerado primordial. d) Os positivistas entendiam a mudana social como sinnimo de progresso, isto , definiam os estgios das sociedades, desde os nveis mais baixos at os mais elevados, pois consideravam o homem capaz de atingir uma ordem social perfeita. e) Tanto Karl Marx como Max Weber defendiam a teoria do ciclo biolgico, ou seja, consideravam que a raa o mais importante determinante da cultura, e que a raa nrdica, superior s outras, a principal responsvel pelo alto estado de civilizao. QUESTO 40 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Leia o texto a seguir: Uma notvel virada na histria do casamento teve incio na dcada final do sculo XX, com a institucionalizao oficial do casamento homossexual, ou parceria. [...] O reconhecimento da homossexualidade como forma legtima de sexualidade foi parte da revoluo sexual do ocidente. Ela est agora descriminalizada onde era ainda um delito, e em 1973 foi retirada da lista de desordens mentais da Associao Psiquitrica Americana. Em 1975, a Comisso de Servios Civis dos EUA retirou sua interdio contratao de homossexuais. Logo, a discriminao dos homossexuais que passou a ser considerada um delito. A igualdade em relao orientao sexual esteve nas normas para a nomeao de prefeitos na Holanda na dcada de 1980, por exemplo. Grande avano internacional foi sua incluso na Constituio Sul-Africana ps-apatheid [em 1996]. [...] Entretanto, o que interessante nesse nosso contexto particular so as reivindicaes de gays e lsbicas pelo direito ao casamento e a aceitao parcial de sua exigncias. O maior progresso aconteceu no norte da Europa [...]. [...] as parcerias de mesmo sexo foram inicialmente institucionalizadas na Escandinvia como tantas outras coisas da moderna mudana da famlia. Desde 1970, as autoridades suecas reconheciam alguns direitos gerais de coabitao dos parceiros do mesmo sexo, reconhecimento sistematizado em 1987 no Ato dos Coabitantes Homossexuais. A primeira legislao nacional sobre parcerias registradas entre casais do mesmo sexo foi aprovada na Dinamarca, em 1989, e serviu de modelo para outros pases escandinavos. Na Holanda, a lei sobre parcerias registradas est em efeito desde 1998, na Frana desde 1999, abrangendo tambm relaes pessoais solidrias que no apenas homossexuais. [...] No Brasil, um projeto de lei do Partido dos Trabalhadores, ento na oposio, foi apresentado antes das eleies de 2002, mas no foi ainda votado. O casamento no est desaparecendo. Est mudando.
(THERBORN, G. Sexo e poder: a famlia no mundo, 1900-2000. So Paulo: Contexto, 2006. p.329-331.)

b) tradicionais movimentos religiosos da Amrica Latina e outros pases no sculo XX, voltados pela humanizao das relaes sociais, direitos humanos, incluso social e poltica, fortemente impulsionados pelos lderes eclesisticos. c) recentes movimentos sociais surgidos em vrios continentes na dcada de 2000, voltados para a manuteno dos direitos civis, fortalecimento do casamento como instituio familiar slida e eficaz na preservao da estrutura social patriarcal. d) modernos movimentos sociais surgidos em todo o mundo na dcada de 1930, voltados para a consolidao dos laos de solidariedade, unio e civilidade, fortemente impulsionados pelos lderes do sindicalismo corporativo. e) novos movimentos sociais surgidos em vrios pases a partir dos anos de 1960, voltados para os problemas identitrios de grupos, gnero, etnias e polticas do corpo, fortemente impulsionados pelas ativistas feministas. QUESTO 41 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . De diferentes formas e portando objetivos variados, os movimentos sociais tiveram presena constante na histria de muitas sociedades. A respeito desse tema, assinale o que for correto. I. A represso exercida pelo regime militar instaurado no Brasil em 1964 sobre a sociedade civil conseguiu bloquear a organizao dos movimentos sociais. Durante toda a sua vigncia at o perodo da transio para o regime democrtico, o pas no experimentou movimentos de resistncia. II. Como os movimentos sociais no visam apropriao do Estado, a sua histria, de forma geral, mostra que eles sempre tiveram impactos muito reduzidos no sistema poltico. III. Movimentos como o ecolgico, o feminista e os tnicos passaram a ter uma presena marcante nas sociedades contemporneas. Alguns dos seus intrpretes afirmam que eles contriburam decisivamente para deixar visveis novas dimenses das contradies e das opresses existentes nas relaes sociais. IV. Os movimentos sociais expressam aes coletivas que, dependendo dos seus princpios norteadores e dos grupos que mobilizam, podem tanto visar a mudanas na sociedade como opor-se a elas. So verdadeiras as alternativas: a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas III e IV. d) Apenas II, III e IV. e) I, II, III e IV. QUESTO 42 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Leia o texto a seguir. As Copas do Mundo so ricos observatrios. Em 1938, o goleiro das ndias Holandesas Orientais, futura Indonsia, pretendeu proteger seu gol do ataque hngaro amarrando na rede uma boneca como amuleto. Como parte do equipamento que a Esccia levou para a Copa da Argentina, estavam 456 garrafas de usque. Na Espanha, em 1982, a seleo do Kwait queria que, antes da partida de estreia, seu mascote, um dromedrio, desse a volta em torno do campo.
(Adaptado de: FRANCO Jr., H. Futebol e orgulho nacional, Le Monde Diplomatique Brasil, So Paulo, Instituto Polis, jun. 2010, p. 8.)

Os direitos dos homossexuais relatados no texto constituemse em demandas expostas pelos a) clssicos movimentos operrios organizados em vrios pases desde o sculo XIX, voltados para os problemas de classes sociais, direitos trabalhistas, participao poltica e sindical, fortemente impulsionados pelos lderes sindicais.

12
AS MELHORES CABEAS

ENEM MAIS 1 ETAPA MANH

Com base no texto e nos conhecimentos sobre esporte e cultura, considere as afirmativas a seguir. Jogos Olmpicos so diferentes das Copas do Mundo, pois se mantm fiis ao princpio de que esporte e interesses econmicos so incompatveis. II. A instrumentalizao poltica de eventos como a Copa do Mundo caracterstica de regimes totalitrios, mostrando-se ausente em pases tradicionalmente democrticos. III. A despeito do esprito que deveria norte-las, as prticas desportivas internacionais evidenciam a rearmao do primado do nacionalismo em detrimento do cosmopolitismo. IV. Apesar de o futebol depender de habilidades individuais e estratgias objetivas, prticas culturais locais, ancoradas no senso comum, continuam presentes no esporte. Assinale a alternativa correta. a) Somente as armativas I e II so corretas. b) Somente as armativas I e III so corretas. c) Somente as armativas III e IV so corretas. d) Somente as armativas I, II e IV so corretas. e) Somente as armativas II, III e IV so corretas. QUESTO 43 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . No dia 16 de junho de 2010, o Senado brasileiro aprovou o Estatuto da Igualdade Racial. Os senadores [...] suprimiram do texto o termo fortalecer a identidade negra, sob o argumento de que no existe no pas uma identidade negra [...]. O que existe uma identidade brasileira. Apesar de existentes, o preconceito e a discriminao no serviram para impedir a formao de uma sociedade plural, diversa emiscigenada, defende o relatrio de Demstenes Torres.
(Folha.com. Cotidiano, 16 jun. 2010. Disponvel em: <http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/751897-sem-cotas-estatutoda-igualdade-racial-e-aprovado-na-ccj-do-senado.shtml>. Acesso em: 16 jun. 2010.)

I.

Com base no texto e nas teorias sociolgicas clssicas a respeito da relao entre indivduo e sociedade, correto afirmar: a) Para a concepo materialista da histria, a sociedade um aglomerado de indivduos, o que impede compreender a vida social em sua totalidade. b) Para a concepo weberiana, o assunto tratado no um problema sociolgico, haja vista a impossibilidade de encontrar as relaes de sentido nos agentes envolvidos nestas aes. c) Na concepo durkheimiana, o caminho adequado para se compreender a vida social priorizar as aes individuais em detrimento das manifestaes coletivas. d) Na perspectiva positivista, a violao de princpios norteadores de uma instituio tende a conduzi-la a um estado patolgico, o que demanda reformas para manter a sade do corpo social. e) Na sociedade comunista, indivduo e sociedade podem viver em paz e harmonia, pois as contradies da vida social desaparecero. QUESTO 45 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Sobre o fenmeno religioso, assinale o que for incorreto. a) possvel afirmar que a religio uma obra humana que liga os homens ao mundo do sagrado. b) No h registro de experincias de governo que conjuguem aes de Estado e da Igreja no processo legislativo. c) O exerccio da tolerncia religiosa indica a construo de um mundo menos etnocntrico e mais heterogneo. d) Para Durkheim, as cerimnias e rituais religiosos mostram como a religio tem a funo de fortalecer os laos de coeso social. e) O estudo sociolgico de Weber busca compreender como a tica protestante contribuiu para a gnese do capitalismo moderno.

Com base no texto e nos conhecimentos atuais sobre a questo da identidade, correto afirmar: a) A identidade nacional brasileira fruto de um processo histrico de realizao da harmonia das relaes sociais entre diferentes raas/etnias, por meio da miscigenao. b) A ideia de identidade nacional um recurso discursivo desenraizado do terreno da cultura e da poltica, sendo sua base de preocupao a realizao de interesses individuais e privados. c) Lutas identitrias so problemas tpicos de pases coloniais e de tradio escravista, motivo da sua ausncia em pases desenvolvidos como a Alemanha e a Frana. d) Embora pautadas na ao coletiva, as lutas identitrias, a exemplo dos partidos polticos, colocam em segundo plano o indivduo e suas demandas imediatas. e) As identidades nacionais so construdas socialmente, com base nas relaes de fora desenvolvidas entre os grupos, com a tendncia comum de eleger, como universais, as caractersticas dos dominantes. QUESTO 44 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Leia o texto a seguir. Em recente debate em torno das denncias de pedolia na Igreja Catlica, um membro do clero brasileiro declarou que a culpa da sociedade. De acordo com repercusso na revista Veja, sociedade, nestes termos, uma abstrao destinada a escamotear a verdade a de que so os indivduos os responsveis por seus delitos. (Veja, So Paulo, 12 maio 2010, p. 101.)

13
AS MELHORES CABEAS

ENEM MAIS 1 ETAPA MANH

Cincias Humanas e suas Tecnologias


QUESTO 46 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . A Folha de S.Paulo de 9 de abril de 2010, na pgina A10, publicou uma pesquisa estatstica a respeito das crenas dos brasileiros em relao origem do ser humano. A pesquisa mediu a porcentagem de concordncia dos entrevistados com cada uma das trs frases reproduzidas no esquema a seguir De onde viemos? Concordancia com a frase, em % I. Deus e evoluo

A leitura de duas dessas frases, I e III, mostra uma concordncia parcial entre 59% e 8% dos entrevistados, que aceitam a evoluo como um processo de mudana. Segundo sua interpretao e seus conhecimentos das ideias atuais sobre a evoluo biolgica, voc diria que, para as pessoas que aceitam a frase III, o processo de evoluo seria determinado no por Deus, e sim: a) pela necessidade da aquisio de estruturas novas ao longo do tempo, de acordo com as exigncias do ambiente. b) por uma fora vital existente na matria viva e dirigida para situaes de progresso evolutivo, levando adaptao. c) pelas exigncias das condies do ambiente, que escolhe as variedades de seres vivos mais aptos a nele sobreviver. d) pela utilizao repetida de certos rgos e estruturas, que os levaria a se desenvolver mais, em direo a uma maior adaptao. e) pela transmisso aos descendentes das adaptaes adquiridas pelo organismo durante sua vida. QUESTO 47 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Farmcias tero que reter receitas de antibiticos Ainda neste ano, a compra de antibiticos s poder ser feita mediante a apresentao de uma receita que ser retida na farmcia ou drogaria Atualmente, a regra determina apenas que o paciente apresente a receita, mas ele pode ir embora do estabelecimento com ela. Mesmo essa exigncia, porm, costuma ser descumprida, e o medicamento vendido sem prescrio, como reconhece a prpria Anvisa. Esse foi um dos motivos que levaram o rgo a propor regras mais rgidas para a comercializao de antibiticos. O outro evitar a automedicao e o uso incorreto, que podem tornar as bactrias resistentes aos medicamentos e dificultar o tratamento de algumas doenas e infeces
(Trecho de texto de Angela Pinho, acessado em 25/03/2010, na Folha Online, no endereo http://www1.folha.uol.com.br/ folha/equilibrio/noticias/ult263u711759.shtml)

Os seres humanos se desenvolveram ao longo de milhares de anos a partir de formar menos evoludas de vida, mas com Deus guiando esse processo de evoluo.

II. Ado e Eva

Deus criou os seres humanos de uma s vez praticamente do jeito que so hoje em algum momento nos ltimos dez mil anos.

III. Darwin

Considerando o texto e seus conhecimentos sobre os mecanismos de evoluo biolgica, analise as afirmaes abaixo: I. O fato de no se exigir a reteno, na farmcia, da receita de qualquer remdio, seja ele um antibitico ou no, estimula a prtica da automedicao. II. O uso de antibiticos abusivo e sem critrios pode propiciar a seleo de bactrias naturalmente resistentes a eles, favorecendo sua disseminao na populao humana e nas de outras espcies animais. III. A recomendao para a utilizao criteriosa de antibiticos, respeitando-se as doses recomendadas e o tempo correto de administrao, visa evitar que essas substncias provoquem mutaes no material gentico das bactrias, o que as tornaria resistentes totalidade dos antibiticos atualmente existentes. aceitvel o que se afirma: a) em I, apenas. B) em I e II, apenas c) em I e III, apenas d) em II e III, apenas... e) em I, II e III.

Os seres humanos se desenvolveram ao longo de milhes de anos a partir de formas menos evoludas de vida, mas sem a participao de Deus nesse processo.

14
AS MELHORES CABEAS

ENEM MAIS 1 ETAPA MANH

QUESTO 48 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . O uso prolongado de lentes de contato, sobretudo durante a noite, aliado a condies precrias de higiene representam fatores de risco para o aparecimento de uma infeco denominada ceratite microbiana, que causa ulcerao inflamatria da crnea. Para interromper o processo da doena, necessrio tratamento antibitico. De modo geral, os fatores de risco provocam a diminuio da oxigenao corneana e determinam mudanas no seu metabolismo, de um estado aerbico para anaerbico. Como decorrncia, observa-se a diminuio no nmero e na velocidade de mitoses do epitlio, o que predispe ao aparecimento de defeitos epiteliais e invaso bacteriana.
CRESTA, F. Lente de contato e infeco ocular. Revista Sinopse de Oftalmologia. So Paulo: Moreira Jr., v. 04, n. 04, 2002 (adaptado).

e) As mutaes, sendo eventos direcionados pelo ambiente, representam a base molecular universal no processo evolutivo. QUESTO 50 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

A instalao das bactrias e o avano do processo infeccioso na crnea esto relacionados a algumas caractersticas gerais desses microrganismos, tais como: a) A grande capacidade de adptao, considerando as constantes mudanas no ambiente em que se reproduzem e o processo aerbico como a melhor opo desses microrganismos para a obteno de energia. b) A grande capacidade de sofrer mutaes, aumentando a probabilidade do aparecimento de formas resistentes e o processo anaerbico da fermentao como a principal via de obteno de energia. c) A diversidade morfolgica entre as bactrias, aumentando a variedade de tipos de agentes infecciosos e a nutrio heterotrfica, como forma de esses microrganismos obterem matria-prima e energia. d) O alto poder de reproduo, aumentando a variabilidade gentica dos milhares de indivduos e a nutrio heterotrfica, como nica forma de obteno de matriaprima e energia desses microrganismos. e) O alto poder de reproduo, originando milhares de descendentes geneticamente idnticos entre si e a diversidade metablica, considerando processos aerbicos e anaerbicos para a obteno de energia. QUESTO 49 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . A evoluo humana tormou-se 100 vezes mais rpida e provocou um aumento das diferenas genticas entre pessoas que vivem em continentes diferentes [...]. As evidncias encontradas por um grupo de antroplogos americanos das universidades de Utah e Winconsin-Madison pem em xeque a antiga teoria de que a evoluo desacelerou ou parou por completo no homem. A anlise dos cientistas sugere, no entanto, que o processo de seleo natural se tornou cada vez mais veloz. [...] Quando os seres humanos surgiram na frica e se dispersaram por outras regies, h 40 mil anos, o ritmo da evoluo se acelerou em comparao com os seis milhes de anos anteriores. Desde ento, mais mutaes so produzidas.
(EVOLUO..., 2007)

A imagem representa, simbolicamente, um processo evolutivo em que as mutaes e a seleo natural participam de forma ativa na modificao do conjunto gnico de populaes, ao longo do tempo. Considerando-se as caractersticas desse evento evolutivo representado, possvel afirmar: a) A partir de um ancestral comum, novos indivduos podero ser originados por um processo de irradiao adaptativa. b) A semelhana entre rgos presentes em espcie distintas mostra o efeito da casualidade dentro do processo evolutivo. c) A homologia um evento evolutivo em que semelhanas estruturais so herdadas a partir de uma ancestralidade comum entre espcies. d) A convergncia evolutiva justifica a existncia de rgos semelhantes em diferentes espcies atuais que tambm tenham tido ancestrais filogeneticamente distintos. e) O isolamento geogrfico favorece o estabelecimento de semelhanas que aproximam geneticamente indivduos de populaes distintas. QUESTO 51 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Sabendo-se que os rpteis so ectotrmicos, assinale a alternativa em que o grfico apresentado melhor descreve a riqueza de espcies esperada desse grupo, em funo da latitude (expressa em graus). a)

A partir da anlise das informaes do texto e de conhecimentos sobre a evoluo biolgica, correto afirmar: a) O processo evolutivo na espcie humana cada vez mais dependente de caractersticas adquiridas. b) As epidemias de doenas graves, que em muitos momentos da histria reduziram o tamanho das populaes humanas, atuaram naturalmente como fator de seleo. c) O fluxo gnico entre populaes humanas contribui para acentuar diferenas fenotpicas entre essas populaes. d) O potencial de manipulao do ambiente de Homo sapiens, que vem sendo ampliado com o desenvolvimento tecnolgico, contribui para tornar a espcie mais suscetvel a evoluir.

b)

15
AS MELHORES CABEAS

ENEM MAIS 1 ETAPA MANH

c)

d)

e)

QUESTO 52 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Observe o quadro 1 abaixo. Os algarismos I, II e III correspondem s trs Classes de Annelida, e os outros algarismos referem-se a caractersticas morfolgicas enumeradas no quadro 2.

O desenho acima representa uma experincia para verificar alteraes de pH. Em cada tubo, alm dos elementos indicados, foram colocadas algumas gotas de Azul de Bromotimol, um indicador que se torna amarelo em meio cido. Partindo desses dados, conclui-se que a variao de cor vai ocorrer com maior destaque no(s) tubo(s) a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 4 e 3. QUESTO 54 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Em um laboratrio, montou-se um experimento a fim de estudar a fotossntese em determinada planta. Folhas de igual tamanho foram colocadas em tubos, hermeticamente fechados, contendo gua e azul de bromotimol, soluo indicadora que apresenta colorao verde em meio neutro, amarela em meio cido e azul em meio bsico. Sabe-se que, em meio neutro, a concentrao de CO2 normal; em meio cido, alta; em meio bsico, baixa.

Ao final do experimento, traou-se um grfico que representa a variao das taxas de fotossntese e respirao dessa planta em funo da intensidade luminosa. Assim, I, II e III representam, respectivamente, as Classes a) Oligochaeta, Polychaeta e Hirudinea. b) Polychaeta, Hirudinea e Oligochaeta. c) Oligochaeta, Hirudinea e Polychaeta. d) Hirudinea, Oligochaeta e Polychaeta. e) Hirudinea, Polychaeta e Oligochaeta.

QUESTO 53 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Com relao ao experimento descrito, conclui-se que

16
AS MELHORES CABEAS

ENEM MAIS 1 ETAPA MANH

a) a letra A do grfico representa a planta que estava no tubo 1. b) o tubo 2 corresponde, no grfico, letra B. c) plantas mantidas no ponto de compensao esto representadas no grfico pela letra C. d) plantas mantidas no ponto de saturao esto representadas no grfico pela letra B. e) os tubos 1, 2 e 3 correspondem respectivamente, no grfico, s letras A, B e C. QUESTO 55 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . O grfico a seguir representa a eliminao de cercrias de Schistossoma mansoni, por caramujos do gnero Biomphalaria, durante as 24 horas do dia.

e) equilbrio populacional porque h sempre alimento disponvel. QUESTO 57 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Que fator abitico tem o menor impacto direto na distribuio dos animais? a) Composio do solo b) Temperatura do ar c) Acesso gua doce d) Luz e) Padro da chuva QUESTO 58 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Organismos como bactrias so capazes de reproduzir-se a cada vinte minutos, o que num espao de trs dias daria uma populao suficiente para cobrir toda a superfcie da Terra. No entanto, isso NO acontece graas, entre outros, ao seguinte fator: a) quantidade de alimento. b) potencial bitico. c) fixao de nitrognio. d) radiao infravermelha. e) imigrao progressiva. QUESTO 59 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . As afirmaes a seguir esto relacionadas ao conceito de nicho ecolgico.

A anlise do grfico, associada aos seus conhecimentos sobre o assunto, permite concluir que a) o hospedeiro intermedirio ter maior chance de contaminao nas horas mais quentes do dia. b) o risco de infeco praticamente nulo noite e nas primeiras horas do dia. c) a intensidade da transmisso do parasita independe das condies sanitrias e dos nveis de poluio ambientar. d) a temperatura e a luz so fatores inibidores da liberao de cercrias. e) a repetio de hbitos cotidianos da populao, como banhos e lavagem de roupa em guas contaminadas, no interfere na carga helmntica. QUESTO 56 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . O CONAMA reconheceu a necessidade de restringir o uso de reas prximas a aeroportos s atividades que no representam perigo operao das aeronaves. Mesmo assim, os lixes continuaram a se multiplicar perto dos aeroportos. Em todo o Brasil, o urubu, rastreador de restos de comida em estado de putrefao e o principal beneficiado da falta de tratamento dos dejetos urbanos, tem sido apresentado como o causador nmero um de coliso entre aeronaves e aves no pas.... ...A caturrita no foi extinta com as alteraes ambientais, pelo contrrio, hoje considerada praga para as lavouras do Rio Grande do Sul e perigo s operaes de vo. Antes, ela construa seu ninho em arbustos de 1,5m. Hoje capaz de reproduzir em rvores de 30m o que, para o seu predador natural, a cobra, inatingvel.
(Andra Amorim. "Polmica no Ar". Folha do Meio Ambiente. Braslia, setembro de 1999, p.25-6)

I - A grande variedade de formas de vida que freqentemente os ectonos apresentam pode ser explicada por seu elevado nmero de nichos ecolgicos. II - Em determinado ecossistema, espcies diferentes que tm o mesmo habitat podem, durante muito tempo, ocupar um nicho ecolgico idntico. II - Espcies taxonomicamente distantes, como o biso norteamericano e os grandes cangurus australianos, podem ocupar nichos ecolgicos semelhantes em regies geogrficas diferentes. Quais afirmativas esto corretas? a) Apenas I b) Apenas II c) Apenas III d) Apenas I e III e) Apenas II e III QUESTO 60 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Uma populao de parasitas e seus hospedeiros esto em interao. Eliminando-se os parasitas, espera-se que a populao de hospedeiros: a) cresa continuamente. b) entre em declnio e depois permanea em equilbrio. c) cresa at certo limite e depois permanea em equilbrio. d) entre em equilbrio imediatamente. e) entre em declnio imediatamente. QUESTO 61 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Em um experimento, para determinar o nmero x de grupos carboxlicos na molcula de um cido carboxlico, volumes de solues aquosas desse cido e de hidrxido de sdio, de mesma concentrao, em mol L-1, mesma temperatura, foram misturados de tal forma que o volume final fosse sempre 60 mL. Em cada caso, houve liberao de calor. No grfico abaixo, esto as variaes de temperatura (DT) em funo dos volumes de cido e base empregados:

De acordo com o texto, pode-se esperar que as populaes de urubus dos lixes apresentem a) crescimento populacional rpido devido ao aumento na taxa de emigrao. b) crescimento populacional rpido devido fartura de alimento. c) declnio populacional lento por esgotarem seu alimento. d) declnio populacional acentuado devido falta de alimento.

17
AS MELHORES CABEAS

ENEM MAIS 1 ETAPA MANH

a) mais rpida em II porque em soluo a frequncia de colises entre os reagentes maior. b) mais rpida em I porque no estado slido a concentrao dos reagentes maior. c) ocorre em I e II com igual velocidade porque os reagentes so os mesmos. d) mais rpida em I porque o cido actico liberado na forma de vapor. e) mais rpida em II porque o cido actico se dissolve na gua. QUESTO 64 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . A determinao do teor de cloro ativo em uma amostra de gua sanitria pode ser realizada por mtodo iodomtrico indireto, que consiste na dosagem de espcies oxidante pela adio de um excesso de iodeto (I-). O iodeto oxidado a iodo e, posteriormente, este titulado com uma soluo padro de tiossulfato de sdio (Na2S2O3). A padronizao de Na2S2O3 faz-se indiretamente, utilizando como padro primrio o dicromato de potssio (K2Cr2O7) em meio cido e iodeto em excesso de acordo com a seguinte reao no balanceada:

Partindo desses dados, pode-se concluir que o valor de x a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5 Nesse experimento, o calor envolvido na dissociao do cido e o calor de diluio podem ser considerados desprezveis. QUESTO 62 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Magnsio interage com cidos segundo a equao: Mg(s) + 2 H+(aq) Mg2+(aq) + H2(g) Para o estudo dessa reao, duas experincias foram realizadas, tendo-se usado massas iguais de magnsio e volumes iguais de HC 1mol/L e CH 3COOH 1mol/L. Os volumes de hidrognio liberado foram medidos a cada 30 s. Os resultados foram projetados em grfico, como se mostra a seguir.

Cr2O72 + I Cr3+ + I2
Sabendo que a taxa de desaparecimento dos ions Cr 2O72, em um certo instante da reao, 1,2 x 10 -2 mol/L.s, a taxa de formao do iodo (I2) ser a) 1,2 x 10-2 mol/L.s . b) 3,6 x 10-2 mol/L.s . c) 5,4 x 10-2 mol/L.s . d) 7,3 x 10-3 mol/L.s . e) 9,2 x 10-2 mol/L.s . QUESTO 65 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . O cido oxlico, H2C2O4, reage com o on permanganato de acordo com a equao no balanceada abaixo.

H2C2O4(aq) + MnO4 (aq) + H+ (aq) Mn2+ + CO2(g) + H2O(l)


Aps o balanceamento dessa equao, o somatrio dos coeficientes de todos os reagentes e produtos, ser igual a: Das afirmaes feitas sobre esse estudo, todas esto corretas, exceto uma. Assinale-a. a) A rapidez de liberao de H2 foi maior na exp. 1 do que na 2. b) Na soluo cida usada na exp. 1 havia maior concentrao de ons H+. c) O cido utilizado na exp. 1 foi CH3COOH 1 mol/l. d) Pode-se estimar que na exp. 1 todo o magnsio foi consumido ao fim de 55 s, aproximadamente. e) Pode-se estimar que, em ambas as experincias, o volume total de H liberado foi 150 cm 3, embora em tempos diferentes. QUESTO 63 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . NaHSO4 + CH3COONa CH3COOH + Na2SO4 A reao representada pela equao acima realizada segundo dois procedimentos: I. Triturando reagentes slidos. II. Misturando solues aquosas concentradas dos reagentes. Utilizando mesma quantidade de NaHSO4 e mesma quantidade de CH3COONa nesses procedimentos, mesma temperatura, a formao do cido actico: a) 23 b) 25 c) 33 d) 30 e) 28 QUESTO 66 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . A formao do brometo de etila pode ser representada pelo mecanismo indicado pelas equaes I, II e III.

Em relao a esse mecanismo, assinale a opo que apresenta corretamente as operaes representadas pelas equaes.

18
AS MELHORES CABEAS

ENEM MAIS 1 ETAPA MANH

a) I corresponde a uma ciso heteroltica e II, a uma adio nucleoflica. b) I corresponde a uma ciso homoltica e III, a uma adio eletroflica. c) II corresponde a uma adio eletroflica e III, a uma adio nucleoflica. d) I corresponde a uma ciso homoltica e II, a uma por radical livre. e) II corresponde a uma adio nucleoflica e III, a uma adio por radical livre. QUESTO 67 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

c) o produto Y o 2,2-dibromo-3-metil-butano, e a reao obedece ao mecanismo de adio radicalar. d) o produto Y o 1,2-dibromo-3-metil-butano, e a reao obedece ao mecanismo de adio eletroflica. e) o produto Y o 2,2-dibromo-3-metil-butano, e a reao obedece ao mecanismo de adio eletroflica. QUESTO 69 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . As reaes abaixo justificam a depleo da camada de oznio da Terra pelos CFCs (Clorofluorcarbonos presentes no Freon, gas de refrigerao), como o Diclorodifluormetano (CFC 12), presentes na estratosfera.

Observe as reaes orgnicas relacionadas abaixo:


O O OCH3 1. NaOH/ 2. H 3O + OH I.

H II. H H H 2O/H+

OH CH3

OH III. +

CH3Cl

Na 2CO 3

CH3

Analise as seguintes afirmativas: 1. A reao I uma substituio nucleoflica no carbono insaturado de um ster metlico para gerar um cido carboxlico aromtico. 2. A reao II uma adio nucleoflica uma olefina monossubstituda para gerar um lcool secundrio. 3 A reao III uma substituio nucleoflica no carbono saturado do cloreto de metila para a formao de um ter aromtico. Considerando as afirmativas 1, 2 e 3, assinale a alternativa correta.
a) Somente 2 verdadeira.

Levando em considerao todas as etapas, o processo reacional pode ser mais corretamente denominado: a) reao de substituio nucleoflica. b) reao de adio nucleoflica. c) reao radicalar em cadeia. d) reao de adio eletroflica mediada pela luz. e) reao de substituio eletroflica mediada pela luz. QUESTO 70 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . A anilina, matria-prima importante na obteno de corantes, pode ser preparada, sinteticamente, de acordo com a seqncia:

b) 1 e 2 so verdadeiras. c) 1 e 3 so verdadeiras. d) 2 e 3 so verdadeiras. e) Somente 1 verdadeira. QUESTO 68 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Observe o esquema a seguir:

As reaes I e II so, respectivamente, a) adio e oxidao. b) substituio e reduo. c) adio e reduo. d) substituio e oxidao. e) eliminao e reduo. QUESTO 71 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Paredes pintadas com cal extinta (apagada), com o tempo, ficam recobertas por pelcula de carbonato de clcio devido reao da cal extinta com o gs carbnico do ar. A equao que representa essa reao : a) CaO + CO2 CaCO3 b) Ca(OH)2 + CO2 CaCO3 + H2O c) Ca(HCO3)2 CaCO3 + CO2 + H2O d) Ca(HCO3)2 + CaO 2 CaCO3 + H2O e) 2 CaOH + CO2 Ca2CO3 + H2O

A partir da anlise deste esquema, correto afirmar que: a) o reagente X o HBr, e a reao obedece ao mecanismo de adio radicalar. b) o produto Y o 1,2-dibromo-3-metil-butano, e a reao obedece ao mecanismo de adio radicalar.

QUESTO 72 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . O "leite de magnsia" o resultado da mistura de sulfato de magnsio com hidrxido de sdio e gua destilada, aquecida ao fogo e submetida a vrias lavagens. usado como anticido e laxante. No combate acidez estomacal o "leite de magnsia" reage produzindo:

19
AS MELHORES CABEAS

ENEM MAIS 1 ETAPA MANH

a) MgSO4 b) Na2SO4 c) NaCl d) Mg(OH)2 e) MgCl2 QUESTO 73 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . O composto NaHCO3 (carbonato cido de sdio ou bicarbonato de sdio), usado em fermentos para bolo, anticidos estomacais e alguns extintores de incndio. Na produo do HNO3 (cido ntrico) pela reao do salitre do Chile NaNO3 (nitrato de sdio) com excesso de H2SO4 (cido sulfrico concentrado) forma-se tambm bissulfato de sdio, de frmula: a) Na2SO4 b) NaHSO4 c) Na2SO3 d) NaHSO3 e) Na2SO3 QUESTO 74 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Em situaes distintas, admita que ocorram vazamentos, para o meio ambiente, de: I. gs clordrico (cloreto de hidrognio) II. resduos radioativos III. anidrido sulfrico IV. freon (composto cloro-flor-carbonado) Para diminuir danos ambientais, pode-se, eventualmente, fazer uso de reagentes com propriedades bsicas nas ocorrncias: a) I e II b) I e III c) I e IV d) II e III e) II e IV QUESTO 75 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Sabe-se que a chuva cida formada pela dissoluo, na gua da chuva, de xidos cidos presentes na atmosfera. Entre ao pares de xidos relacionados, qual constitudo apenas por xidos que provocam a chuva cida? a) Na2O e NO2. b) CO2 e MgO. c) CO2 e SO3. d) CO e N2O. e) CO e NO. QUESTO 76 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Uma famlia, passando suas frias num camping, resolveu fazer uma macarronada. Aps o preparo desse prato, a me improvisou uma mesa, usando a caixa de madeira que serviu para transportar parte da bagagem. Sobre a tampa fechada, ela estendeu a toalha e por cima colocou os talheres, pratos, copos e a panela com a macarronada. A ela se deu conta de que tinha esquecido o pegador de macarro dentro da caixa. Tradicional quanto aos costumes, ela no admitia servir macarro sem o pegador, mas no desejava desfazer a mesa j arrumada. Suponha que ela precise de um ngulo mnimo de 15, com a horizontal, na abertura da tampa, para conseguir colocar o brao dentro da caixa e alcanar o pegador. Qual deve ser o valor mnimo do coeficiente de atrito esttico entre a madeira da tampa e a toalha sobre a qual est a loua para que o desejo da me seja satisfeito? (Considere sen 15 = 0,26 e cos15 = 0,96.) a) 0,03 b) 0,09 c) 0,11 d) 0,18 e) 0,27

QUESTO 77 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Uma pequena esfera de massa m, eletrizada com uma carga eltrica q > 0 , est presa a um ponto fixo P por um fio isolante, numa regio do espao em que existe um campo eltrico uniforme e vertical de mdulo E, paralelo acelerao gravitacional g, conforme mostra a figura. Dessa forma, inclinando o fio de um ngulo em relao vertical, mantendo-o esticado e dando um impulso inicial (de intensidade adequada) na esfera com direo perpendicular ao plano vertical que contm a esfera e o ponto P, a pequena esfera passa a descrever um movimento circular e uniforme ao redor do ponto C.

Na situao descrita, a resultante das foras que atuam sobre a esfera tem intensidade dada por E) cos a) (m g + q b) (m g q E 2) sen

E) sen cos c) (m g + q E) tg d) (m g + q E tg e) m g + q
QUESTO 78 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Antes da Jabulani, a famosa bola da Copa do Mundo de 2010, no se discutia a bola, mas sim quem a chutava. O jogador Roberto Carlos ficou conhecido por seus gols feitos com fortes chutes de longa distncia e efeitos imponderveis. Um dos seus mais famosos gols foi no Torneio da Frana de 1997, no jogo entre as selees brasileira e francesa quando, com um chute de bola parada a 35 metros das traves, a bola passou a mais de 1 metro direita do ltimo homem da barreira, parecendo que ia para fora, quando mudou de trajetria e entrou com violncia no canto do gol. A figura ilustra a cobrana da falta, vista de cima, que resultou no gol de Roberto Carlos.

Suponha que na Copa de 2210, a humanidade tenha desenvolvido tecnologia suficiente para realizar a primeira Copa do Mundo na superfcie da Lua, e um atleta cobre falta da mesma forma como Roberto Carlos, na Frana em 1997. Assinale a alternativa que representa a trajetria da bola nesse novo contexto.

20
AS MELHORES CABEAS

ENEM MAIS 1 ETAPA MANH

b) a resultante das foras que atuam sobre ele tender a se tornar nula, levando-o, necessariamente, ao repouso no ar. c) a sua velocidade tender a um valor limite, chamada de velocidade terminal, independentemente da resistncia do ar. d) a sua acelerao ser nula em todo o percurso, independentemente da resistncia do ar. a) QUESTO 80 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Um carro desloca-se para frente em linha reta sobre uma estrada horizontal e plana com uma velocidade que varia em funo do tempo, de acordo com o grfico mostrado na figura.

b)

c)

Escolha a opo que representa a fora resultante que o solo faz sobre o carro. a)

b)

d) c)

d) e) QUESTO 79 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Entre os poucos animais que desenvolveram paraquedismo est o sapo voador de Bornu Rhacophorus dulitensis, apresentado na figura a seguir. o e)

QUESTO 81 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Campos eletrizados ocorrem naturalmente em nosso cotidiano. Um exemplo disso o fato de algumas vezes levarmos pequenos choques eltricos ao encostarmos em automveis. Tais choques so devidos ao fato de estarem os automveis eletricamente carregados. Sobre a natureza dos corpos (eletrizados ou neutros), considere as afirmativas a seguir: I. Se um corpo est eletrizado, ento o nmero de cargas eltricas negativas e positivas no o mesmo. II. Se um corpo tem cargas eltricas, ento est eletrizado. III. Um corpo neutro aquele que no tem cargas eltricas. IV. Ao serem atritados, dois corpos neutros, de materiais diferentes, tornam-se eletrizados com cargas opostas, devido ao princpio de conservao das cargas eltricas. V. Na eletrizao por induo, possvel obter-se corpos eletrizados com quantidades diferentes de cargas. Sobre as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.

r v Na ilustrao, Fa e m g so, respectivamente, a fora de


resistncia do ar e a fora peso. Considerando que esse animal tenha se atirado do alto de uma rvore em direo ao solo, o seu paraquedas ser utilizado e, durante sua queda, a) as suas membranas interdigitais nas patas favorecem o aumento da fora de resistncia do ar, haja vista que elas aumentam a rea de contato com o ar.

21
AS MELHORES CABEAS

ENEM MAIS 1 ETAPA MANH

a) Apenas as afirmativas I, II e III so verdadeiras. b) Apenas as afirmativas I, IV e V so verdadeiras. c) Apenas as afirmativas I e IV so verdadeiras. d) Apenas as afirmativas II, IV e V so verdadeiras. e) Apenas as afirmativas II, III e V so verdadeiras. QUESTO 82 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Um objeto metlico carregado positivamente, com carga +Q, aproximado de um eletroscpio de folhas, que foi previamente carregado negativamente com carga igual a -Q.

a) x=5 cm b) x= 10 cm c) x= 15 cm d) x = 20 cm e) x = 25 cm QUESTO 85 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . No modelo atmico atual, o nutron tem a composio (u, d, d), no qual (u) representa o quark up e (d) representa o quark down. O quark up (u) tem carga eltrica positiva e igual a 2/3 do valor da carga eltrica do eltron, em mdulo. A alternativaque apresenta corretamente a carga eltrica do quark down (d) : a) Carga positiva e igual eltrica do eltron. b) Carga positiva e igual eltrica do eltron. c) Carga negativa e igual eltrica do eltron. d) Carga negativa e igual eltrica do eltron. e) Carga nula. a 1/3 do valor da carga a 2/3 do valor da carga a 1/3 do valor da carga a 2/3 do valor da carga

I. medida que o objeto for se aproximando do eletroscpio, as folhas vo se abrindo alm do que j estavam. II. medida que o objeto for se aproximando, as folhas permanecem como estavam. III. Se o objeto tocar o terminal externo do eletroscpio, as folhas devem necessariamente fechar-se. Nesse caso, pode-se afirmar que: a) somente a afirmativa I correta b) as afirmativas II e III so corretas c) as afirmativas I e III so corretas d) somente a afirmativa III correta e) nenhuma das afirmativas correta QUESTO 83 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . No centro do quadrado abaixo, no vcuo, est fixa uma carga eltrica +q. Nos vrtices do quadrado temos fixas, as cargas +Q, -Q e +Q. Para qual das direes aponta a fora eltrica resultante na carga central?

QUESTO 86 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Na figura a seguir, a luz incide segundo o mesmo ngulo de incidncia 1 a partir do filme superior de um conjunto de dois filmes superpostos. Os ndices de refrao dos filmes esto indicados na figura. Aumentando-se progressivamente 1, em que caso o raio refratado no filme inferior desaparecer primeiro?

a) A b) B c) C d) D e) E QUESTO 84 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Duas cargas eltricas puntiformes Q1 e Q2 = 4Q1 esto fixas nos pontos A e B, distantes 30cm. Em que posio (x) deve ser colocada uma carga Q3 = 2 Q1 para fazer em equilbrio sob ao somente de foras eltricas?

QUESTO 87 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Uma fibra tica, mesmo encurvada, permite a propagao de um feixe luminoso em seu interior, de uma extremidade outra, praticamente sem sofrer perdas (veja a figura abaixo).

22
AS MELHORES CABEAS

ENEM MAIS 1 ETAPA MANH

A explicao fsica para o fato acima descrito a seguinte: Como o ndice de refrao da fibra tica, em relao ao ndice de refrao do ar, a) baixo, ocorre a reflexo interna total. b) alto, ocorre a reflexo interna total c) alto, a refrao favorecida, dificultando a sada do feixe pelas laterais. d) baixo, a refrao favorecida, dificultando a sada do feixe pelas laterais. e) todas esto erradas QUESTO 88 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . O grfico mostra a relao entre os ngulos de incidncia e de refrao entre dois materiais transparentes e homogneos, quando um raio de luz incide sobre a superfcie de separao entre esses meios, qualquer que seja o sentido do percurso.

Com base nesses dados, pode-se concluir que os lquidos A e B so, respectivamente, a) 1 e 2 b) 1 e 3 c) 2 e 3 d) 2 e 4 e) 3 e 4 QUESTO 90 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Um pssaro sobrevoa em linha reta e a baixa altitude uma piscina em cujo fundo se encontra uma pedra. Podemos afirmar que: a) com a piscina cheia o pssaro poder ver a pedra durante um intervalo de tempo maior do que se a piscina estivesse vazia. b) com a piscina cheia ou vazia o pssaro poder ver a pedra durante o mesmo intervalo de tempo. c) o pssaro somente poder ver a pedra enquanto estiver voando sobre a superfcie da gua. d) o pssaro, ao passar sobre a piscina, ver a pedra numa posio mais profunda do que aquela em que ela realmente se encontra. e) o pssaro nunca poder ver a pedra.

Se esses materiais fossem utilizados para produzir a casca e o ncleo de fibras pticas, deveria compor o ncleo da fibra o meio a) A, por ser o mais refringente. b) B, por ser o menos refringente. c) A, por permitir ngulos de incidncia maiores. d) B, porque nele a luz sofre maior desvio. e) A ou B, indiferentemente, porque nas fibras pticas no ocorre refrao. QUESTO 89 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Deseja-se realizar uma experincia de reflexo total na interface entre dois lquidos imiscveis, usando um feixe de luz monocromtica que incide de cima para baixo, como ilustrado na figura 1. Dispe-se dos seguintes lquidos, conforme figura 2:

23
AS MELHORES CABEAS

Das könnte Ihnen auch gefallen