Sie sind auf Seite 1von 29

Sumrio:1. Introduo; 2. O Dolo; 2.1 Consideraes Iniciais; 2.2 Conscincia e Vontade; 2.3 Espcies de Dolo; 3. A Culpa; 3.

1 Consideraes Iniciais; 3.2 Elementos do Crime Culposo; 3.3 Modalidades da Culpa; 3.4 Culpa Consciente e Inconsciente; 3.5 Culpabilidade; 4. O dolo Eventual; 4.1 Consideraes Iniciais; 4.2 Dolo Eventual x Culpa Consciente; 4.3 Culpabilidade do Agente; 4.4 Conceito; 4.5 Previso e Aceitao; 4.6 Identificao do Dolo Eventual; 4.6.1 Conduta Anterior; 4.6.2 Conduta Concomitante; 4.7 Aplicao da Pena; 4.8 Pesquisa de Julgados; 5. Concluso; 6. Referncias Bibliogrficas.

1.INTRODUO O Recente Cdigo de Trnsito Brasileiro (Lei n 9.503, de 23 de setembro de 1997, que entrou em vigor em 22 de janeiro de 1998) foi uma resposta do legislador aos anseios sociais na busca da diminuio do nmero de vtimas do catico sistema de trfego nacional. As negras estatsticas ptrias colocam o Brasil no grupo dos pases que apresentam os piores ndices de violncia no trnsito. A formao deficiente do condutor, somada ao precrio estado de conservao de nossas vias, redunda em um alarmante nmero de pessoas lesionadas ou mortas. A maior punio aos delitos de trnsito, trazida pelo novo Cdigo, aparece como um importante elemento na busca pela reduo da violncia viria. Pari passucom esse incremento punitivo, e talvez em resposta aos clamores da sociedade, indignada com as baixas penas concretamente aplicadas aos autores de delitos do trnsito, e frente ao imenso nmero de vidas inocentes ceifadas, a jurisprudncia ptria, principalmente a de 1 grau de jurisdio, tem apresentado um crescente entendimento em direo possibilidade de se reconhecer o dolo eventual nas condutas tpicas de homicdio e leso corporal praticados no trnsito. Apesar da mais abalizada doutrina encontrar-se dividida, no tendo ainda chegado a um consenso pela aceitao desta possibilidade, a corrente arrebata a cada dia mais defensores, no s entre os catedrticos como tambm nos tribunais.

Embora muitos magistrados e agentes do Parquetvislumbrarem, no estudo dos casos de morte e leso corporal resultantes de acidentes de trnsito, uma possvel conduta eivada de dolo eventual, sentem-se desamparados de teses jurdicas que possam embasar suas denncias ou sentenas. A par desta aridez doutrinria, e filiados tendncia que acredita na possibilidade, em determinados casos, de configurao do dolo eventual na conduta do agente ativo de delito de trnsito, desenvolvemos a presente pesquisa tendo como objetivo possibilitar a melhor identificao das aes virias eventualmente dolosas, alm de produzir de argumentos jurdico-doutrinrios que possam subsidiar teses condenatrias nesta seara. Tivemos como objetivo, alm de analisar os institutos jurdicos do dolo e da culpa, primordialmente traar diretrizes que facilitem a identificao das hipteses de conduta delitiva no trnsito, que poderiam configurar a existncia do dolo eventual do agente. Como metodologia utilizamos a reviso bibliogrfica, onde buscamos apresentar o pensamento de vrios autores consagrados, no s na rea penal tradicional como tambm cotejamos estudos especficos na rea do direito do trnsito. Efetuamos, ainda, extensa pesquisa jurisprudencial, trazendo lume vrios julgados que comprovam, na prtica, a viabilidade de aplicao da tese proposta. Objetivando facilitar a compreenso do tema central do trabalho, desenvolvemos nos captulos dois e trs a anlise dos institutos do dolo e da culpa, enumerando seus conceitos, elementos e modalidades. No captulo quatro abordamos o tema jurdico objeto central do trabalho, o dolo eventual, discorrendo sobre seu conceito e elementos conformadores. Neste segmento do trabalho apresentamos a tese das condutas anterior e concomitante, criada para facilitar a identificao do dolo eventual do agente ativo dos delitos de trnsito. Ao final enumeramos julgados sobre o tema que corroboram a teoria proposta.

2.O DOLO 2.1.Consideraes Iniciais

Entre os elementos constitutivos da culpabilidade lato sensu, juntamente com a imputabilidade e a exigibilidade de conduta conforme o dever, encontra-se o elemento psicolgico-normativo. Este materializa-se na ligao intelectiva que existir entre a conduta do agente e o evento lesivo. A doutrina ensina que este nexo de ligao poder se apresentar na forma do dolo ou da culpa. A necessidade de a criao legiferante levar em considerao estes elementos (dolo e culpa) na formulao dos tipos penais, apresenta-se ao ru como uma garantia de que o elemento psicolgico da sua conduta ser corretamente mensurado. A este respeito, Giuseppe Bettiol esclarece: Assim como, em nome de um critrio de segurana jurdica, se considera necessrio que os factos que constituem crime, sejam claramente estabelecidos pelo legislador, na medida em que pela determinao do facto que os poderes discricionrios do juiz so limitados e garantida a liberdade individual, de igual modo se torna necessrio que as atitudes psicolgicas do sujeito, em relao ao facto perpetrado, sejam claramente fixadas pelo legislador, de forma a poder excluir-se, a tal respeito, qualquer arbtrio judicial. H efectivamente legislaes em que os limites do dolo e da culpa no esto, de facto, estabelecidos no cdigo, sendo confiada doutrina a tarefa de faz-lo. (1) 2.2.Conscincia e vontade O nosso Cdigo Penal, no art. 18, I, diz que doloso o crime no qual o agente quis o resultado ou assumiu o risco de produzi-lo. Para Basileu Garcia, o dolo " a inteno mais ou menos perfeita de praticar um ato que se sabe contrrio lei." (2) Bettiol, em sua definio de dolo, ressalta bem os dois elementos que o compem. Para ele, dolo a "conscincia e voluntariedade do facto conhecido como contrrio ao dever." (3) Magalhes Noronha d nfase ao elemento vontade ao definir sucintamente o dolo como "a vontade de executar um fato que a lei tem como crime." (4) Tais conceitos ressaltam os elementos que compem o dolo: a conscincia e a vontade. Zaffaroni e Pierangeli, ao discorrerem sobre o tema, acrescentam:

O reconhecimento de que o dolo uma vontade individualizada em um tipo, obriga-nos a reconhecer em sua estrutura os dois aspectos em que consiste: o do conhecimento pressuposto ao querer e o prprio querer (que no pode existir sem conhecimento). Isto d lugar aos dois aspectos que o dolo compreende: a) o aspecto de conhecimento ou aspecto cognoscitivo do dolo; e b) o aspecto do querer ou aspecto volitivo do dolo. (5) O primeiro elemento, a conscincia, tambm identificada como representao mental, aborda o conhecimento integral do agente da conduta a ser executada, seja uma ao omissiva ou comissiva, do comportamento necessrio prtica da conduta e do resultado lesivo que originar-se- deste comportamento. Estar presente, tambm, a conscincia do nexo que une sua conduta ao resultado. Integra-se tambm ao elemento conscincia, o conhecimento da antijuridicidade do comportamento que se pratica. a certeza do agente de que aquela sua conduta no aceita pela sociedade, merecendo forte reprimenda do ordenamento jurdico. Esta conscincia do carter proibido do agir, como reconhece Noronha (6), no o conhecimento da letra da lei, do artigo legal violado, mas a percepo do ilcito do ato, de sua nocividade ao corpo social. No necessrio conhecer o art. 155 do CP, para saber que subtrair um bem de algum crime. O conhecimento do antijurdico da conduta est na concepo normativa do dolo, em oposio concepo psicolgica, que prescinde desta informao. O componente restante do dolo seria a vontade, que o querer aquele resultado danoso j antevisto, e objetivo final perseguido pelo sujeito ativo, sua meta optata. Como elemento volitivo na realizao do tipo, a vontade somente ser relevante quando exteriorizada, vale dizer, quando levar o agente a, no mnimo, iniciar a realizao da conduta. Se a vontade no se exterioriza e permanece apenas na esfera mental, ser penalmente irrelevante (7). Duas teorias tentam explicar a natureza do dolo. Para a teoria da representao, para que se configure o dolo basta que o agente represente mentalmente o resultado, ou seja, a simples realizao intelectiva o bastante para caracterizar como doloso o ato. Contra tal teoria, impende reconhecer que a simples previso do resultado nenhuma relevncia jurdica apresenta. O nosso Cdigo Penal ateve-se teoria da vontade, onde, alm da representao do resultado (conscincia), exige-se do sujeito ativo o elemento volitivo, configurado como a vontade dirigida a

este resultado. A ela juntou-se a teoria do assentimentoou consentimento, onde tem-se como dolosa a conduta que, mesmo no visando diretamente o resultado, assente ou assume o risco de produzilo (dolo eventual). 2.3Espcies de dolo Vrias so as espcies de dolo. O mais comum seria o dolo direto ou determinado, onde o agente sabe exatamente qual resultado deseja atingir. Ocorre, no dizer de Anbal Bruno (8), quando o resultado corresponde exatamente ao previsto e vontade do autor. Este queria matar a vtima e efetivamente a matou. Opondo-se a este encontra-se o dolo indireto ou indeterminado, onde a vontade do agente no est perfeitamente delimitada quanto ao fim visado. Ser alternativo quando desejar qualquer dos resultados possveis: atira na vtima desejando lesion-la ou mat-la. Ser eventual ou condicionado quando, conforme entende Nlson Hungria (9), apesar de a conduta dirigir-se a um certo resultado, quase sempre lcito, no recua ante a probabilidade de ocorrer outro resultado, danoso, previsto, e secundariamente aceito na rbita de sua vontade. Paulo Jos da Costa Jr. (10)inclui no dolo indeterminado uma terceira possibilidade, que seria o dolo cumulativo, onde o infrator intenciona a realizao de dois resultados distintos. Entendemos que, mesmo sendo mltiplos os objetivos, se o agente procede realizao da conduta necessria aos resultados visados, existe dolo direto. Outra produo recorrente seria a classificao em dolo de dano e dolo de perigo. No primeiro, o sujeito ativo deseja efetivamente causar uma leso a bem juridicamente protegido. No outro o desejo de, to-somente, expor o bem a perigo. Anbal Bruno (11) e Frederico Marques (12)consideram irrelevante tal distino, porque o conceito no se ajusta perfeitamente na hiptese de delitos que atingem bens imateriais, alm de abordar um elemento perifrico da conduta, tratando-se apenas de dolo de ndole especial. O dolo especfico, em oposio ao dolo geral ou genrico, que o comum, est presente quando o tipo exige uma finalidade especial desejada pelo agente, ao praticar a conduta descrita no ncleo. Ocorre, no esclio de Bettiol (13), quando a norma exige um determinado fim ou um determinado

escopo, como elemento constitutivo do delito. O configura, v.g., o fim libidinoso no crime de rapto (art. 219 do CP). Os crimes com dolo geral identificam-se com os tipos com congruncia simtrica, que caracterizamse por apresentar um elemento subjetivo dirigido to-somente realizao do tipo objetivo (dolo). J o dolo especfico est relacionado aos tipos com congruncia assimtrica, que no se limitam realizao do tipo objetivo, mas exigem, para sua consumao, uma finalidade especial, a qual desenvolve o elemento subjetivo em relao ao objetivo, redundando em assimetria na congruncia entre eles, e que precisamente o escopo especfico identificador desta modalidade de dolo (14). Existe, ainda, uma classificao que remonta ao Direito Romano, relativa ao perodo de tempo transcorrido entre a representao do resultado e a realizao da conduta, que, na tipificao de Hungria (15), seria o dolo de propsito ou premeditao, quando o agente planeja uma ao que ser executada posteriormente; e o dolo de mpeto ou passional, onde o interregno entre a representao volitiva e sua exteriorizao mnimo.

3.A CULPA 3.1.Consideraes Iniciais A segunda modalidade possvel na qual o elemento psicolgico do crime poderia configurar-se seria a culpa. Crime culposo poderia ser definido como a conduta voluntria do agente, causadora de um resultado involuntrio, que viola um bem jurdico protegido. Este resultado danoso era previsvel e poderia ter sido evitado se o agente procedesse com maior cautela. Anbal Bruno, magistralmente, apresenta sua definio de culpa: Consiste a culpa em praticar voluntariamente, sem a ateno ou o cuidado devido, um ato do qual decorre um resultado definido na lei como crime, que no foi querido nem previsto pelo agente, mas que era previsvel. O processo do crime culposo se desenvolve nestes dois momentos: a) uma conduta voluntria contrria ao dever; b) um resultado involuntrio, definido na lei como crime, que no foi, mas deveria e poderia ser previsto pelo agente. (16)

3.2.Elementos do crime culposo Na anlise do conceito, encontramos os vrios elementos necessrios composio do delito culposo (17): Conduta. o modo de agir do autor quando no observa o dever de cuidado. Este voluntariamente se conduz. O fim visado pelo agente normalmente lcito, porm o seu modo de agir para alcanar o objetivo causou o resultado. Inobservncia do dever de cuidado objetivo. O ser humano, por viver no meio social, dever, ao desenvolver suas atividades, manter-se atento para no causar qualquer dano a outros membros da comunidade. Resultado lesivo involuntrio. Decorre da conduta do agente que no observou o dever de cuidado, causando dano a bem jurdico protegido. Existe no resultado um componente de azar, pois, apesar da conduta do agente, o resultado involuntrio pode ou no ocorrer. Previsibilidade objetiva. a condio que teria o homem mdio, na situao em que se encontrava o agente, de antever a possibilidade de ocorrer o resultado danoso. Este ser o principal critrio a ser levado em conta quando da qualificao da conduta do agente em negligente, imprudente ou imperita. Tipicidade. a previso, no tipo penal, de punio quele resultado, mesmo que acontea involuntariamente. Normalmente a ao delituosa vem prevista na forma dolosa, sendo a forma culposa um tipo aberto. 3.3.Modalidades da culpa O art. 18, II, do CP, enumera as modalidade de culpa: imprudncia, negligncia e impercia. Nos valemos do magistrio de Vicente Greco Filho, que sucintamente define as modalidades: A negligncia o oposto da diligncia; o descuido, a falta de ateno. A imprudncia a ousadia precipitada, a falta de ponderao.

Ambas, porm, revelam escassa considerao pelos interesses alheios. Como tambm a impercia, que a falta de conhecimento ou habilitao para o exerccio de determinado mister. (18) A primeira modalidade, imprudncia, caracteriza-se por ser uma conduta ativa, a culpa in agendo. O sujeito ativo age positivamente, de forma precipitada, sem tomar as cautelas devidas, sem fazer uso dos poderes inibitrios, terminando por realizar uma conduta perigosa. Ocorre, exemplificando, quando o motorista retira o veculo da garagem, de marcha r, sem olhar para trs, e vem a atropelar um transeunte. A negligncia a culpa in ommitendo, a inrcia ou passividade, que poder ser fsica ou intelectual. O agente deveria e poderia agir, mas, por preguia mental, nada faz, e o resultado lesivo termina por ocorrer. Seria a conduta do motorista que trafega com as pastilhas de freio do veculo gastas e, no momento crucial, os freios falham. A ltima modalidade seria a impercia, que, na definio de Noronha (19), "consiste na incapacidade, na falta de conhecimento ou habilitao para o exerccio de determinado mister". Ocorrer sempre no desempenho de atividade profissional, configurando a inaptido para aquela arte ou profisso. Est presente, v.g., quando um caminhoneiro, ao realizar uma curva em velocidade na estrada, assusta-se e aciona os freios, desgovernando o veculo. Discorrendo sobre impercia, Bettiol lembra que: Nela se inclui, tambm, a temeridade profissional, de que exemplo o cirurgio que queira realizar uma difcil e arriscada operao, embora sabendo que no est altura da tarefa; no cabe, porm, aqui, a deficiente habilidade profissional, na medida em que nem todos podem ser <<astros>>. (20) (grifos no original) 3.4.Culpa consciente e inconsciente Para existir o juzo de culpabilidade lato sensu, necessria a possibilidade de anteviso do resultado pelo sujeito ativo. Se, mesmo sendo diligente e atento, o autor no teve condio de prever o resultado danoso, no haver conduta ilcita a ser repreendida. Se o evento era previsvel para o agente, que, por qualquer motivo, no o anteviu, ser hiptese de culpa inconsciente (culpa ex ignorantia).

Ao contrrio, se a conseqncia lesiva, apesar de no desejada, foi representada pelo agente, que tinha certeza de que esta no se realizaria, estaremos diante da culpa consciente (culpa ex lascivia). Esta culpa baseia-se, fundamentalmente, na confiana do agente de que o resultado no ir ocorrer. Confiana esta ancorada na certeza de sua habilidade na realizao da conduta, ou na crena de que incidir uma circunstncia impeditiva do evento lesivo (21). 3.5.Culpabilidade O magistrado, ao calcular a pena, arrimado no art. 59 do CP, que impe seja levada em considerao a culpabilidade do agente, aplicar uma de maior ou menor intensidade, de acordo com a culpa apresentada pelo infrator, devendo a culpa consciente ser mais fortemente repreendida
(22)

. No outro o entendimento de Paulo Lcio Nogueira, quando aduz:

Data venia, parece-nos que a razo est justamente com o mestre Frederico Marques, quando patrocina maior punio para a culpa consciente, pois no s se trata de conduta mais grave, como tambm no pode haver equiparao para efeitos de punio culpa inconsciente, que mais branda. No se justifica uma mesma punio para condutas diferentes. verdade que nos crimes de trnsito h um "risco permitido", mas no se pode negar que h condutas diferentes, em que alguns motoristas se conduzem de maneira mais perigosa, descuidada, do que outros que procuram ser diligentes. Nenhum motorista por mais experiente que seja, pode estar seguramente convicto de no produzir um evento, se dirige em alta velocidade, ou embriagado, pois se o acidente ocorrer, at mesmo por culpa da vtima, no o isentar de culpa, j que concorreu tambm com sua conduta para o evento, no havendo, na esfera penal, compensao de culpas. (23) Origina-se no Direito Romano a graduao da culpa em grave ou lata, leve e levssima. Mendes Pimentel (24) ensina ser a culpa grave aquela que se apresenta quando o evento danoso era previsvel para todos os homens. Se s os indivduos diligentes pudessem prever o resultado, haveria culpa leve. Porm, se somente fosse previsto por aqueles de diligncia extraordinria, haveria, ento, culpa levssima. A mais abalizada doutrina considera despicienda tal classificao, pois somente ao juiz, ao aplicar a pena aps anlise in concreto, interessaria avaliar o grau da culpa. possvel, nos crimes culposos, o concurso de agentes, porm, somente na modalidade de coautoria, uma vez que o nosso ordenamento no aceita a participao neste tipo de delito.

O direito penal brasileiro no admite a teoria da compensao de culpas para excluir a incidncia do delito. Um motorista que trafega em alta velocidade em rua movimentada e colhe um ciclista que desatentamente cruza a via. Neste caso, apesar da culpa tambm da vtima, ir responder o condutor pela infrao. Outrossim, no haver incidncia do delito quando a culpa for exclusiva da vtima. Exemplificando: Um pedestre cruza correndo uma rodovia de trnsito rpido e vem a ser colhido por veculo que trafegava regularmente. In casu, inexiste culpabilidade do condutor. A culpa concorrente poder ocorrer, e se dar, por exemplo, quando dois veculos se chocam, resultando leses recprocas nos condutores, e verifica-se que ambos agiram com culpa (25).

4.O DOLO EVENTUAL 4.1.Consideraes Iniciais Conforme leciona Paulo Lcio Nogueira (26), podemos classificar os acidentes de trnsito da seguinte maneira: naturais, imprevisveis ou fortuitos, por culpa exclusiva da vtima, dolosos e culposos. De regra, nos acidentes de trnsito que configuram crimes de homicdio ou leso corporal, o sujeito ativo incide em culpa, seja do tipo comum, inconsciente, ou mesmo na modalidade consciente. Age sem observar o dever de cuidado, ao qual est obrigado, e sua conduta termina redundando em resultado lesivo a outrem, o qual, se no foi previsto, era previsvel, e apresenta-se penalmente relevante ao ordenamento jurdico. Vicente Greco Filho (27)lembra que o reconhecimento do dolo, seja direto ou eventual, exceo nesta modalidade de delito, e dever ser feito livre de qualquer presso externa e detalhadamente fundamentado, para permitir uma possvel reviso em 2 grau. Ora, a fundamentao das decises judiciais exigncia constitucional, e a excepcionalidade do dolo eventual nos crimes de trnsito no significa a certeza de sua inocorrncia. Frederico Marques, discorrendo sobre a dificuldade de reconhecimento do dolo eventual nos delitos virios, esclarece:

Em muitos acidentes chega a registrar-se o dolo eventual, que s se no atribui ao autor do evento lesivo, em face da dificuldade da prova. E por funcionar o in dubio pro reo que, em muitos delitos dolosos de trnsito, a acusao se apia apenas na responsabilidade penal a ttulo de culpa. (28) Os magistrados devem perceber que o reconhecimento do dolo eventual, quando presentes os elementos conformadores da espcie, no imputao por responsabilidade objetiva, nem muito menos vingana social, mas somente a efetivao de um instituto previsto na lei. 4.2.Dolo eventual x culpa consciente Se o agente visualiza o resultado lesivo e sinceramente acredita que no ir ocorrer, estar incidindo em culpa consciente. Ao contrrio, se antev o resultado e prossegue na conduta, pouco lhe importando as conseqncias danosas da advindas, haver dolo eventual. Dada a proximidade existente entre a culpa consciente e o dolo eventual, a linha que estrema os conceitos apresenta-se tnue, quase imperceptvel. Na tentativa de permitir uma diferenciao dos institutos, a doutrina germnica (29) valeu-se de duas teorias. Para a Teoria da Probabilidade, a diferena se dar de acordo com o grau de probabilidade de ocorrncia do evento danoso, previsto pelo sujeito ativo. Se o resultado previsto apenas como possvel, h culpa consciente; ao contrrio, se representado mentalmente como provvel, estaremos no campo do dolo eventual. A Teoria do Consentimento tem como despicienda a considerao do resultado ser possvel ou mesmo provvel, concentrando-se em identificar se, na vontade do sujeito ativo, encontrava-se ou no o consentimento ou anuncia quanto ao resultado. Subdivide-se em Teoria Hipottica do Consentimento, para a qual, mesmo a anteviso da certeza da ocorrncia do resultado lesivo no faz o agente recuar sua conduta; e na Teoria Positiva do Consentimento, onde o agente ignora a possibilidade da consumao ou no de qualquer evento danoso e realiza a conduta (30). Paul Logoz, citado por Nlson Hungria, desenvolveu uma frmula de diferenciao entre dolo eventual e culpa consciente, a qual acreditamos importante transcrever:

(...) a diferena entre essas duas formas de culpabilidade (dolo eventual e culpa consciente) apresenta-se quando se faz a seguinte pergunta: por que, em um e outro caso, a previso das conseqncias possveis no impediu o culpado de agir?. A esta pergunta uma resposta diferente deve ser dada, segundo haja dolo eventual ou culpa consciente. No primeiro caso (dolo eventual), a importncia inibidora ou negativa da representao do resultado foi, no esprito do agente, mais fraca do que o valor positivo que este emprestava prtica da ao. Na alternativa entre duas solues (desistir da ao ou pratic-la, arriscando-se a produzir o evento lesivo), o agente escolheu a segunda. Para ele o evento lesivo foi como que o menor de dois males. Em suma, pode dizer-se que, no caso de dolo eventual, foi por egosmo que o inculpado se decidiu a agir, custasse o que custasse. Ao contrrio, no caso de culpa consciente, por leviandade, antes que por egosmo, que o inculpado age, ainda que tivesse tido conscincia do resultado malfico que seu ato poderia acarretar. Neste caso, com efeito, o valor negativo do resultado possvel era, para o agente, mais forte que o valor positivo que atribua prtica da ao. Se estivesse persuadido de que o resultado sobreviria realmente, teria, sem dvida, desistido de agir. No estava, porm, persuadido disso. Calculou mal. Confiou em que o resultado no se produziria, de modo que a eventualidade, inicialmente prevista, no pde influir plenamente no seu esprito. Em concluso: no agiu por egosmo, mas por leviandade; no refletiu suficientemente. (31) (grifos no original) Na culpa consciente existe, aps a previso positiva do resultado lesivo, uma previso negativa de que este no ocorrer; no dolo eventual, aps a previso positiva do resultado, sucede outra, de feio ao menos parcialmente positiva, de que provvel a ocorrncia do evento lesivo, no tendo fora, entretanto, para impedir o infrator de realizar a atividade. Destarte, o elemento principal presente no dolo eventual o elemento volitivo, a vontade de praticar a conduta, aceitando o provvel resultado ilcito, que, apesar de no querido, tolerado (32). A vontade do autor, vale enfatizar, dirigida ao ato inicial, e no ao resultado. 4.3.Culpabilidade do agente Analisando-se pela tica da intensidade da culpabilidade do agente e, consequentemente, da necessidade de uma repreenso legal mais consistente, as vrias modalidades de dolo e culpa poderiam ser ordenadas, iniciando-se pelo dolo direto determinado, onde a culpabilidade mxima, vindo em seguida, o dolo indeterminado alternativo, o dolo indeterminado eventual, a

preterintencionalidade, a culpa consciente, a culpa inconsciente ou sem previso, finalizando com o acaso ou caso fortuito, onde inexiste culpabilidade do agente (33). Nessa ltima hiptese, no sobrevm culpabilidade porque no h conduta tpica do sujeito ativo. Um resultado danoso poder ocorrer quando, v.g., um veculo trafegando regularmente, tem um de seus pneus, ainda em bom estado de conservao, estourado, ocasionando a perda do controle do veculo, que, desgovernado, vem chocar-se contra pedestre, lesionando-o. Neste caso no houve dolo ou culpa na conduta do agente e sem conduta tpica inexiste culpabilidade. (34) Na anlise da conduta do sujeito ativo, quando se busca aferir se no seu procedimento ateve-se ao dolo eventual, no se pode olvidar que, permeando as regras de conduta que orientam o comportamento virio, encontra-se o Princpio da Confiana, onde est inserto que o condutor, ao trafegar regulamente, confia que o restante dos motoristas e transeuntes tero tambm comportamentos regulares (35). Se cruza um semforo verde, porque fia-se que os condutores que trafegam na via transversa iro observar a ordem do semforo vermelho; se trafega em estrada fora da zona urbana, onde permitido desenvolver maior velocidade, acredita que nenhum pedestre ir, inopinadamente, cruzar a via. Destarte, nos acidentes com resultados lesivos a pessoas, deve-se analisar se o comportamento da vtima no violou o princpio da confiana, configurando sua culpa exclusiva (36). 4.4.Conceito O Cdigo Penal, na parte final do inciso I do art. 18, diz que o crime doloso quando o agente assume o risco de produzir o resultado, definindo, de forma extremamente sucinta, a modalidade de dolo eventual. exceo de Anbal Bruno e Nlson Hungria, que adentraram o tema mais profundamente, a grande maioria dos doutrinadores penais brasileiros pouco se detiveram na anlise profcua do dolo eventual. Muitos quedaram-se satisfeitos com a mera repetio do conceito do jurista tedesco Frank
(37)

, que identifica o dolo eventual na famosa frmula: Seja como for, d no que der, em qualquer

caso no deixo de agir.

Enumeraremos, inicialmente, os principais conceitos expostos na doutrina para o dolo eventual. Giuseppe Bettiol entende que o dolo eventual estar presente quando "o evento no previsto como conseqncia certa da prpria conduta, mas como uma conseqncia meramente possvel, como efeito que pode verificar-se mas que tambm pode no se verificar." (38) Para Nlson Hungria, "no dolo eventual o agente presta anuncia ao advento desse resultado, preferindo arriscar-se a produzi-lo, ao invs de renunciar ao" (39) Anbal Bruno entende que no dolo eventual "o agente prev o resultado apenas como provvel ou possvel, mas, apesar de prev-lo, age, aceitando o risco de produzi-lo." (40) Basileu Garcia, discorrendo sobre o tema, leciona que, "Se, porm, o agente pratica o ato sem querer propriamente certo resultado, mas, de forma implcita, assentindo a le, tolerando-o, est agindo com dolo indeterminado eventual." (41) No entender de Magalhes Noronha, haver dolo eventual quando "O sujeito ativo prev o resultado e, embora no seja este a razo de sua conduta, aceita-o" (42) Para conceituar o instituto, Jos Frederico Marques, diz que neste, "o agente prev o resultado como possvel e o admite como conseqncia de sua conduta, muito embora no queira propriamente atingi-lo." (43) Para Damsio de Jesus, "No dolo eventual o agente tolera a produo do resultado, o evento lhe indiferente, tanto faz que ocorra ou no. Ele assume o risco de produzi-lo." (44) Paulo Jos da Costa Jr., em um conceito mais extenso, leciona que existir dolo eventual quando: (...) o agente assume o risco da realizao do evento. Ao representar mentalmente o evento, o autor aquiesce, tendo uma anteviso duvidosa de sua realizao. Ao prever como possvel a realizao do evento, no se detm. Age, mesmo custa de produzir o evento previsto como possvel. (45) 4.5.Previso e aceitao

Aps a analise das vrias definies existentes na doutrina de dolo eventual, verifica-se que este composto de dois elementos: a previso ou representao mental de um resultado lesivo e a aceitao ou anuncia a este resultado. O primeiro componente identifica-se com a previsibilidade objetiva, ou seja, a possibilidade de o sujeito ativo antever que, da realizao de sua conduta, via de regra lcita, poder advir um resultado danoso a outrem. Esta previsibilidade medida ou balizada pela capacidade de previso do homem mdio, ou seja, as condies que teria um cidado tpico de nossa sociedade, usando de sua ateno ordinria, nem a ateno extremamente diligente ou extraordinria, nem o comportamento desleixado ou impensado, encontrando-se na mesma situao do agente, de prever a possibilidade de resultar, de seu comportamento, um evento lesivo. Baseado nesta previsibilidade objetiva, o julgador dever avaliar a previsibilidade subjetiva do agente, vale dizer, ir analisar se, no contexto especfico do fato, aquele indivduo, com sua pessoal e nica experincia de vida, teria condies de antever a possibilidade de originar-se uma conseqncia danosa de sua atividade. Do cotejo entre a previsibilidade objetiva ou in abstrato e a previsibilidade subjetiva ou in concreto, ir surgir um dos elementos conformadores da culpabilidade do agente. O segundo componente do dolo eventual, a anuncia, apresenta-se de identificao bem mais complexa que o primeiro. Anuncia o posicionamento ou conformao mental do agente que, aps a representao do evento lesivo como provvel resultado de sua conduta, no desiste de seu procedimento, mas, ao invs, d continuidade ao, pouco importando-se, vale dizer, anuindo com o evento lesivo que poder ocasionar e cuja consumao lhe indiferente. Jos Frederico Marques, ao comparar dolo eventual e culpa consciente, aduz o seguinte: Distinguem-se ambos porque no dolo eventual o resultado querido, pois o agente assume o risco de produzi-lo, ao passo que na culpa consciente a leso no querida, visto que o agente esperava no produzir. (46) (grifamos)

No podemos concordar com tal entendimento. Se o resultado querido pelo agente, haver dolo direto, e no dolo eventual. O querer o resultado exatamente o elemento volitivo que compe o dolo direto e o distingue do eventual. Anuir ao resultado no necessariamente equivale a quer-lo. Se assim fosse, no haveria distino legal entre o dolo direto e o dolo eventual. Outrossim, no aceitamos a corrente doutrinria que preceitua, para existir o dolo eventual, ser necessrio provar que o agente teria agido de igual modo, mesmo prevendo o evento lesivo como certo. Basileu Garcia, discorrendo sobre o tema, leciona: Se contudo, na compreenso do dolo eventual, se levasse a rigor a proposta, de alguns ilustres penalistas, de s identific-lo quando a certeza da produo necessria do resultado, que no diretamente pretendido, no faria o agente renunciar ao crime, ter-se-ia de entrever a diferente modalidade de elemento subjetivo. (47) Ora, se o agente tem como certo o resultado, e mesmo assim age, atuar com dolo, se no direto, ao menos genrico, e no com dolo eventual, que requer, para sua configurao, a anuncia a um resultado provvel, e no a um resultado induvidoso. Neste, estar presente sempre um componente de azar, pois a consumao danosa, apesar de possvel ou provvel, poder no ocorrer. Anbal Bruno ressalta a necessidade de se averiguar as circunstncias do fato, quando da identificao do dolo eventual, ao expor: A representao do resultado como possvel e a anuncia a que ele ocorra so dados ntimos da psicologia do sujeito, que no podem ser apreendidos diretamente, mas s deduzidos das circunstncias do fato. Da observao destas que pode resultar a convico da existncia daqueles elementos necessria ao julgamento da situao psquica do agente em relao ao fato como dolo eventual. (48) Para Nlson Hungria, necessrio, para a configurao do dolo eventual, apenas que o agente, antevendo o resultado, prossiga na ao. o que expe ao dizer:

Para a existncia do dolo eventual, basta que o agente, na dvida sobre se o resultado previsto sobreviria ou no, atravesse o Rubicon, no se abstendo da ao, pois quem age em tal dvida assume o risco de quanto possa acontecer. (49) 4.6.Identificao do dolo eventual 4.6.1.Conduta anterior A grande dificuldade de identificar o dolo eventual na conduta do agente reside, precisamente, em saber se este anuiu ou no ao provvel resultado lesivo. Como saber se o sujeito ativo aceitou a possibilidade de ocasionar o evento danoso? Somente pela anlise da conduta anterior e da conduta concomitante ao evento ser possvel identificar a anuncia ao resultado. No que concerne aos delitos de trnsito, a conduta anterior do agente identificada como aquela realizada at o momento em que assume a conduo do veculo automotor, e o pe em movimento. A partir deste momento sua conduta ser tida como concomitante ao evento. Ser relevante a conduta anterior do agente quando configuradas quaisquer das situaes seguintes: I O condutor no possui permisso ou habilitao para dirigir. No possuir autorizao legal para guiar, seja sob a forma de permisso precria ou mesmo a prpria CNH, pressupe que o agente no se submeteu ainda aos exames no rgo de trnsito competente; ou, se o fez, no foi aprovado; ou ainda, se aprovado, teve seu direito de dirigir suspenso ou cassado, por ter cometido infrao administrativa grave ou mesmo delito de trnsito. Quaisquer das hipteses comprova a ausncia de habilidade tcnica para guiar veculo automotor, seja por impercia, seja por insubmisso s regras da legislao viria. Deste modo, o indivduo que, no possuindo autorizao legal para guiar, ciente de sua inaptido para a atividade de direo, mesmo assim assume a conduo do veculo, certamente anteviu e aceitou a possibilidade de lesionar ou mesmo ceifar a vida de algum. Vejamos um exemplo de julgado onde o elemento inabilitao, juntamente com outros, levou ao reconhecimento do dolo eventual:

DELITO DE TRNSITO. DOLO EVENTUAL. Deficiente fsico que dirige automvel no adaptado sua condio, embora inabilitado, e, em alta velocidade, aps derrapagem, colhe criana nas proximidades do cordo da calada, assume alto risco do resultado morte produzido. Apelo improvido". (Apelao Crime n 694038860, 3 Cmara Criminal do TJRS, Canela, Rel. Des. Aristides Pedroso de Albuquerque Neto, 29.09.94). II O condutor encontra-se sob efeito de lcool, drogas ou qualquer substncia anloga que cause perturbao na higidez mental. Todos conhecem os efeitos deletrios que o lcool ou outras substncias anlogas causam na mente do ser humano. Em relao atividade de dirigir, tais conseqncias so ainda mais significativas. Geraldo de Faria Lemos Pinheiro enumera vrios efeitos que o lcool causa sobre o crebro humano, entre os quais podemos destacar a perda do autocontrole, autoconfiana crescente, diminuio da capacidade de julgar, diminuio de ateno, transtornos da viso estereoscpica (de apreciao de distncias, reconhecimento de formas etc), apatia, tremor, entorpecimento, alteraes do equilbrio. Discorrendo sobre o assunto, acrescenta o autor: O lcool influencia negativamente a sensao de equilbrio e a capacidade de coordenao, e sse fato exerce um efeito perigoso nos ciclistas e motoristas, assim como nos condutores de triciclos, a uma velocidade relativamente baixa. (...) As perturbaes visuais ocasionadas pela ingesto de bebidas alcolicas compreendem a diplopia de origem alcolica, diminuio da acuidade visual, e diminuio da capacidade de distino de duas impresses luminosas. O lcool possui sbre a vista do condutor um efeito comparvel ao que se obtm olhando por vidros fumados ou culos de sol colocados ao crepsculo. (50) No se pode alegar que o embriagado no tinha conscincia de sua incapacidade de dirigir ao assumir o controle de um veculo. As campanhas educativas que mostram a incompatibilidade entre lcool e direo so constantes. Ou o sujeito ativo estava desacordado e em total inconscincia, ou encontrava-se ainda acordado, restando-lhe um mnimo de conscincia de seu estado de embriaguez. Aquele que, fora de casa, consome bebidas alcolicas, ciente que ter de retornar conduzindo veculo, anui, de antemo, ocorrncia de atentado incolumidade fsica de outrem.

A possibilidade de o agente, mesmo embriagado, estar ciente de sua incapacidade de dirigir, corroborada por Vicente Greco Filho ao lecionar: No plano da culpa e sua reprovabilidade, igualmente, o agravamento adequado, porque aquele que dirige embriagado, alm de causar, pela prpria conduta, um perigo social maior, merece a acentuao da pena tendo em vista que sabe que no estaria em condies fsicas de dirigir. (51) (grifamos) Deste modo, a embriaguez do condutor, seja por lcool ou qualquer outra substncia inebriante, mais um fator conformador do dolo eventual. Transcrevemos ementa de julgado onde o elemento embriaguez foi decisivo para o reconhecimento do dolo eventual: RECURSO EM SENTIDO ESTRITO HOMICDIO TRNSITO EMBRIAGUEZ DOLO EVENTUAL PRONNCIA O motorista que dirige veculo automotor embriagado causando a morte de outrem assume o risco de produzir o resultado danoso, restando caracterizado o dolo eventual. Em delitos desta natureza, neste momento processual impe-se a pronncia, cabendo ao tribunal do jri julgar a causa. (TJRS RSE 70003230588 3 C.Crim. Rel. Des. Danbio Edon Franco J. 18.04.2002) III O condutor ir assumir a direo de um veculo que sabe no possuir condies de trafegar em segurana. No poucas vezes, veculos envolvidos em acidentes no obedeciam s normas de segurana exigidas pela legislao de trnsito. Tais inobservncias podem dizer respeito, por exemplo, aos pneus, que encontram-se gastos e j sem a banda de rodagem (carecas); ao sistema de freios, que no funciona a contento; aos sistemas de iluminao ou sinalizao, que apresentamse deficitrios; ou at mesmo ausncia de equipamentos obrigatrios, tais como espelhos retrovisores ou limpadores de pra-brisa. A assuno de veculo nestas condies denota descaso com os semelhantes e indcio da configurao do dolo eventual. 4.6.2 Conduta concomitante

As condutas concomitantes ao evento dizem respeito maneira como o infrator conduz o veculo e podem configurar-se das seguintes formas: I O agente desenvolve velocidade incompatvel com o local. Conforme analisado no item 2.10, esta conduta configura o delito autnomo previsto no art. 311 do CTB, e ocorre quando o agente, nas proximidades de locais onde grande o fluxo de pessoas, tais como escolas, hospitais, estaes de embarque e desembarque de passageiros, conduz a uma velocidade inadequada rea onde se encontra, no necessariamente violando o limite de velocidade, mas em grau que ponha em risco a incolumidade dos viandantes. O elemento repressivo se justifica porque, em velocidade alta, o tempo de reao a qualquer obstculo diminui sensivelmente, tornando-se muito mais difcil evitar um acidente. No julgado transcrito abaixo, a velocidade excessiva foi suficiente para configurao do dolo eventual do agente: HOMICDIO DOLOSO PRONNCIA PRETENDIDA DESCLASSIFICAO PARA A FORMA CULPOSA INADMISSIBILIDADE ACIDENTE AUTOMOBILSTICO RU QUE IMPRIMIA EXCESSIVA VELOCIDADE AO VECULO QUE CONDUZIA RISCO ASSUMIDO DE PRODUZIR O RESULTADO LESIVO DOLO EVENTUAL DECISO MANTIDA Recurso no provido. Quem desenvolve velocidade excessiva em seu veculo, no obstante advertido para o perigo, na melhor das hipteses, assume o risco de produzir o resultado lesivo. (TJSP RSE 249.097-3 So Paulo 2 C.Crim. Rel. Des. Geraldo Xavier J. 28.04.1999 v.u.) II O agente conduz o veculo de forma perigosa. Este tipo de conduta se caracteriza pela realizao de manobras que pem em risco a integridade fsica dos outros condutores e de transeuntes. Tais manobras, via de regra, so tipificadas como infraes administrativas ou at mesmo como crime de trnsito, e demonstram a insubmisso do guiador aos ditames da legislao viria. So exemplos de conduta perigosa no trnsito, entre outras, conduzir com cansao fsico, ultrapassagem pela direita, cruzamento de semforo fechado, invaso da preferencial, conduo pela contramo, trafegar com excesso de velocidade, conduo noturna sem faris acesos, realizao de derrapagens propositais (cavalo-de-pau) e principalmente aquela que, aps a embriaguez, talvez seja a mais arriscada e perigosa conduta no trnsito, tipificada como crime no art. 308 do CTB, que a participao em disputa no autorizada de veculos em via pblica, os mal-

afamados pegas ou rachas, onde dois ou mais condutores realizam disputa ou competio em avenidas ou rodovias, a fim de verificar qual deles apresenta maior habilidade no volante ou possui veculo mais potente, concorrendo, nas palavras de Paulo Jos da Costa Jr., ao trofu da imprudncia. A realizao de pegas ou rachas configura atividade de alto risco porque, no intento de vencer a disputa e levados pelo calor da contenda, os competidores ignoram as regras bsicas do trnsito e, por desenvolverem velocidades excessivas, tero dificuldades em reagir, a tempo hbil, a qualquer obstculo que se apresente, o que resulta, no poucas vezes, em graves acidentes. Vejamos exemplo de julgado onde a prtica de racha foi suficiente configurao do dolo eventual: HOMICDIO Desclassificao para a modalidade culposa. Inadmissibilidade. Fundada suspeita de racha. Dolo eventual. Hiptese em que o sujeito assumiu o risco de produzir o resultado. Circunstncia que obriga o julgamento dos rus pelo Tribunal do Jri. Recurso no provido. Quem se lana numa competio automobilstica de velocidade, numa cidade populosa, custa da possibilidade de produo de um resultado lesivo, age igualmente com dolo eventual de homicdio, leses e danos. (TJSP RSE 249.440-3/5 5 C.Crim. Rel. Des. Dante Busana J. 30.11.2000) As condutas enumeradas como anteriores ou concomitantes ao evento representam indcios da configurao do dolo eventual do sujeito ativo, que devero ser levados em considerao pelo magistrado. A existncia de apenas um elemento ou conduta normalmente no ser suficiente para a comprovao do dolo eventual. Exige-se, ento, a concomitncia de dois ou mais elementos para uma maior probabilidade de configurao. Outras vezes, porm, a existncia de apenas um elemento ser forte indicador do dolo eventual. o que acontece com o elemento de conduo perigosa na forma de pegas ou rachas. Os comportamentos listados so apenas parmetros indicadores da anuncia do agente possibilidade de resultar evento lesivo de seu comportamento, e devero ser cotejados com a situao de fato, na anlise detalhada de cada caso concreto, visando identificao do dolo eventual.

Transcrevemos ementa de julgado onde, para configurao do dolo eventual, concorreram vrios elementos, no s condutas anteriores como tambm concomitantes ao evento: RECURSO EM SENTIDO ESTRITO DELITO NO TRNSITO DOLO EVENTUAL CIRCUNSTNCIAS EXCEPCIONAIS PRONNCIA JUZO ACUSATRIAS ADMISSIBILIDADE Delitos causados por veculos nas vias pblicas, em regra so culposos, no se excluindo o dolo eventual quando as circunstncias indicarem conduta de risco que extrapola os limites da inobservncia das normas de segurana do trnsito. Admissvel o dolo eventual quando o condutor, em completo estado de embriaguez (27dg lcool por litro de sangue), dirige caminho que transporta toras de eucalipto e, ciente de defeito nos freios, imprime velocidade inadequada, realiza ultrapassagem arriscada invadindo a pista contrria e colhe o coletivo, causando a morte de 14 pessoas. Pronncia e juzo de admissibilidade da acusao; s se afasta a classificao pelo dolo eventual se os elementos probatrios forem slidos e contundentes no sentido de que, embora previsvel o resultado, o agente acreditou que poderia evit-lo (culpa consciente). Recurso improvido. (TJRS RSE 70003504610 3 C.Crim. Rel Des Elba Aparecida Nicolli Bastos J. 14.03.2002) 4.7.Aplicao da pena Uma das dificuldades do reconhecimento do dolo eventual diz respeito aplicao da pena em concreto. O Cdigo Penal, no art. 18, ao definir crime doloso e ali incluir a previso do dolo eventual, no fez nenhuma referncia a maior ou menor punibilidade em relao a cada modalidade de dolo. De acordo com a escala de grau de culpabilidade nas vrias espcies de dolo e culpa, anteriormente mostrada, verificamos que ao dolo direto corresponde uma maior intensidade de culpabilidade do que ao dolo eventual, sendo certo merecer maior punio aquele que objetiva o evento lesivo, do que o agente que somente assumiu o risco de produzi-lo. Deste modo, ao se analisar a culpabilidade do agente, conforme dispe o art. 59 do CP, aquele que agiu com dolo eventual ter sua pena-base fixada mais prxima dos limites mnimos, em relao ao infrator que agiu com dolo direto, merecedor de uma reprimenda mais severa. No se deve olvidar, porm, que a pena aplicada deve estar em conformidade com o desvalor e gravidade do evento antijurdico resultante. 4.8.Pesquisa de julgados

Para permitir conhecer o posicionamento da jurisprudncia, em relao ao reconhecimento do dolo eventual nos crimes de trnsito, enumeramos algumas condutas onde este foi tido como configurado: - Ultrapassar semforo fechado em alta velocidade (RT 571:404). - Efetuar derrapagem proposital em alta velocidade (RT 522:468). - Participar de racha (STF HC 71.800/RS). - Arremessar veculo contra pessoas que realizavam protesto em via pblica (TJSP SER n 256.9753). - Conduzir em alta velocidade (TJSP SER n 249.097-3). - Conduzir em alta velocidade, invadindo a via de sentido contrrio (TJRS Ap. Crim. n 697153161). - Conduzir em alta velocidade, com faris apagados, em local de aglomerao de pessoas (TJSP, RT 728:529). - Conduzir em alta velocidade, colhendo pedestre no acostamento, aps tentativa de ultrapassagem em local proibido (TJRS, Emb. Inf. n 6950554000). - Dirigir embriagado (TJRS RSE n 70003230588). - Dirigir embriagado, em alta velocidade (Informativo n 59 STJ). - Dirigir embriagado, fugindo de perseguio policial (TJRS RSE n 70003963063). - Dirigir embriagado, ingressando com caminho em via de trnsito intenso (TJSC Rec. Crim. n 97.000335-8). - Dirigir embriagado, em alta velocidade, ingressando em trevo rodovirio na contramo (TJRS Ap. Crim. n 694099524). - Dirigir embriagado, em alta velocidade, em trecho com lombadas (TJSC Rcr. n 00.002552-6).

- Dirigir embriagado, em alta velocidade, perseguindo motocicleta (TJCE APen. n 1998.07780-4). - Dirigir embriagado, sem habilitao, veculo com freios defeituosos, em rua ngreme e movimentada (TJPR Apcr. n 0116422-5). - Dirigir embriagado, em alta velocidade, veculo com freios defeituosos, realizando manobra inadequada (TJRS SER n 70003504610). - Dirigir embriagado, veculo sem adaptao especial, sendo deficiente fsico, e em alta velocidade (TJRS Ap. Crim. n 694038860).

5.CONCLUSO O presente trabalho teve como objetivo primordial analisar a possibilidade de, nos crimes de homicdio ou leso corporal cometidos no trnsito, serem reconhecidos na conduta do agente os elementos conformadores do dolo eventual. Em relao aos elementos constitutivos da culpabilidade, analisamos o dolo, os elementos que o compem e as vrias espcies em que pode configurar-se. Concernente a culpa, estudamos os elementos que constituem a conduta culposa, as suas modalidades, bem como a culpabilidade dos agentes que nela incidem. O estudo dos elementos constitutivos da culpabilidade mostrou-se necessrio para uma melhor apreenso de conceitos desenvolvidos no captulo subseqente, onde abordamos o tema central do trabalho. Na anlise do dolo eventual, na tentativa de fixar parmetros que auxiliem a sua identificao quando da ocorrncia de delitos de trnsito, formulamos a teoria das condutas anteriores e concomitantes. Nesta tese so relevantes, para configurao do dolo eventual, as condutas desenvolvidas pelo agente antes de assumir o comando do veculo bem como aquelas desenvolvidas durante a conduo.

Entendemos que a realizao das condutas enumeradas como anteriores e concomitantes indcio da anuncia do agente ao resultado lesivo antevisto. Deste modo, quanto mais intensa a presena dos elementos das condutas, maior a probabilidade da efetivao do dolo eventual. Entretanto, no podemos olvidar que a presena dos elementos no prescinde de uma anlise percuciente do contexto ftico do delito. verdadeiro que a aceitao da teoria proposta no ocorrer facilmente e crticas decerto surgiro. Entretanto, ao traarmos parmetros facilitadores da identificao, acreditamos ter aventado uma possibilidade que, fugindo de uma responsabilidade penal objetiva, tornar vivel o enquadramento de aes delituosas onde o agente assumiu o risco de produzir o resultado. A violncia no trnsito presente na nossa sociedade exige uma resposta enrgica dos setores competentes. O Cdigo de Trnsito, ao criminalizar vrias condutas, disponibilizou ferramentas para uma maior represso aos delinqentes virios. Cabe agora aos operadores do direito avanar nesta direo. Acreditamos, outrossim, que o reconhecimento do dolo eventual, quando perfeitamente delineados seus elementos conformadores, caracteriza uma resposta justa aos alarmantes ndices apresentados pelo trnsito brasileiro, configurando-se como importante elemento de pacificao social.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BETTIOL, Giuseppe. Direito penal parte geral. Trad. Fernando de Miranda. Coimbra: Coimbra, 1973. t. III BRUNO, Anbal. Direito penal parte geral: fato punvel. 3 ed. Rio de Janeiro: Forense, 1967. t. II. COSTA JNIOR, Paulo Jos da; QUEIJO, Maria Elizabeth. Comentrios aos crimes do cdigo de trnsito. 2 ed. atual. So Paulo: Saraiva, 1999. COSTA JNIOR, Paulo Jos da. Direito penal: curso completo. 7 ed. So Paulo: Saraiva, 2000.

GARCIA, Basileu. Instituies de direito penal. 4 ed. So Paulo: Max Limonad, 1972. v. 1 t. I. GRECO FILHO, Vicente. A culpa e sua prova nos delitos de trnsito. So Paulo: Saraiva, 1993. HUNGRIA, Nlson; FRAGOSO, Heleno Cludio. Comentrios ao cdigo penal. 5 ed. Rio de Janeiro: Forense, 1978. v.1 t. II. JESUS, Damsio E. de. Crimes de trnsito. 4 ed. So Paulo: Saraiva, 2000. . Imputao objetiva. 2 ed. So Paulo: Saraiva, 2002. MARQUES, Jos Frederico. Tratado de direito penal. ed. atual. Campinas: Bookseller, 1997. v. 2. MIRABETE, Jlio Fabbrini. Manual de direito penal. 8 ed. rev. amp. So Paulo: Atlas, 1994. v. 1. . Cdigo penal interpretado. 2 ed. So Paulo: Atlas, 2001. NOGUEIRA, Paulo Lcio. Delitos do automvel. 5 ed. rev. atual. amp. So Paulo: Saraiva, 1988. NORONHA, E. Magalhes. Direito penal. 32 ed. atual. So Paulo: Saraiva, 1997. v. 1. PINHEIRO, Geraldo de Faria Lemos. Cdigo nacional de trnsito (comentado): veculos e culpa. So Paulo: Saraiva, 1967. ZAFFARONI, Eugenio Ral; PIERANGELI, Jos Henrique. Manual de direito penal brasileiro parte geral. 4 ed. rev. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2002.

Notas
1

Direito penal parte geral, p. 12. Instituies de direito penal, p. 248. Ibidem, p. 24. Direito Penal, p. 136.

Manual de direito penal brasileiro parte geral, p. 481. Op. cit., p. 137. Jlio Fabbrini Mirabete, Cdigo penal interpretado, p. 174. Direito penal parte geral: fato punvel, p. 71. Comentrios ao cdigo penal, p. 116. Direito penal: curso completo, p. 83. Op. cit., p. 77-78. Tratado de direito penal, p. 261. Op. cit., p. 28. O conceito de congruncia nos tipos desenvolvido por Eugenio Ral Zaffaroni e Jos Henrique

10

11

12

13

14

Pierangeli na obra Manual de direito penal brasileiro parte geral.


15

Op. cit., p. 178. Direito penal parte geral: fato punvel, p. 80. Jlio Fabbrini Mirabete, Manual de direito penal, p. 138. A culpa e sua prova nos delitos de trnsito, p. 94. Direito penal, p. 144. Direito penal parte geral, p. 53. Damsio de Jesus, Crimes de trnsito, p. 83. Esposando entendimento contrrio: Magalhes Noronha, op. cit., p. 143. Delitos do automvel, p. 89.

16

17

18

19

20

21

22

23

24

Lies de direito penal, p. 38-39, 1954, apud Frederico Marques. Tratado de direito penal, p. 282. JTACrimSP, 44:388 Delitos do automvel, p. 61. A culpa e sua prova nos delitos de trnsito, p. 98. Tratado de direito penal, Saraiva, 1961, apud Paulo Lcio Nogueira, ibidem, p. 130. Schnke, Engisch, Lobe, Mezger, Frank. Anbal Bruno, Direito penal parte geral: fato punvel, p. 75. Commentaire du code pnal suisse v.1, Paris, 1955, apud Nlson Hungria, Comentrios ao cdigo

25

26

27

28

29

30

31

penal, p. 117.
32

Paulo Jos da Costa Jr. e Elizabeth Queijo, Comentrios aos crimes do cdigo de trnsito, p. 83-

84.
33

Basileu Garcia, Instituies de direito penal v.1 tomo 1, p. 273-274. Damsio de Jesus, Crimes de trnsito, p. 78. Idem, Imputao objetiva, p. 46-47. RT 580:347, 577:406, 576:431. Reinhard Von Frank, autor da obra "Das strafgesetzbuch fr das deutsche reich, Kommentar", de

34

35

36

37

1931.
38

Direito penal parte geral, p. 31. Op. cit., p. 116. Op. cit., p. 73. Op. cit., p. 255.

39

40

41

42

Direito penal, p. 138. Tratado de direito penal, p. 260. Op. cit., p. 83. Direito penal: curso completo, p. 83. Op. cit., p. 276. Op. cit., p. 257. Op. cit., p. 76. Op. cit., p. 119. Cdigo nacional de trnsito (comentado) veculos e culpa, p. 257 ss. Op. cit., p. 106.

43

44

45

46

47

48

49

50

51

Das könnte Ihnen auch gefallen