Sie sind auf Seite 1von 2

Aula 09 Disciplina: Princpios de Sistemas Operacionais Prof.

: Jlio Csar Benedito Estrutura do Sistema Operacional Os sistemas operacionais podem ser vistos de dois pontos de vista: gerenciadores de recursos e mquinas estendidas. Na viso de gerenciador de recursos, o trabalho do sistema operacional gerenciar eficientemente as diferentes partes dos sistemas e os recursos oferecidos por elas. Na viso de mquina estendida, o trabalho do sistema oferecer aos usurios uma mquina virtual mais conveniente para usar do que a mquina real. Basicamente podemos dividir a estrutura do SO em quatro diferentes concepes: Sistemas Monolticos a organizao mais comum entre todas as concepes de estrutura de Sistema Operacional. A estrutura tal que no h nenhuma estrutura. O SO escrito como uma coleo de procedimentos, cada um dos quais pode chamar qualquer um dos outros sempre que precisar. Em termos de proteo de informaes, no h essencialmente nenhuma, pois cada procedimento visvel para todos os demais (em oposio a uma estrutura contendo mdulos, onde todas as informaes so ocultas dentro de mdulos e s os pontos de entrada oficialmente designados podem ser chamados de fora do mdulo). Programa de Usurio
1 4

Kernel do SO
2

Procedimento de Servio

3 Tabela de despacho

Sistemas em Camadas Outra forma de organizar um SO como uma hierarquia de camadas, construdas uma sobre a outra. O primeiro sistema construdo desta maneira foi elaborado por Dijkstra e seus alunos (1968) na Holanda. O sistema THE era um sistema de lote simples para um computador holands, o Electrologica X8. O Sistema possua 6 camadas, onde: A camada 0 lidava com a alocao do processador, como compartilhamento de tempo de processamento e atendimento interrupes. Acima desta camada o sistema consistia em processos seqenciais, cada um dos quais podia ser programado sem ser necessrio preocupar-se com o fato de que mltiplos processos estavam executando num nico processador. A camada 1 era a responsvel pelo gerenciamento de memria, alocando espao para processos na memria principal. Acima desta camada os processos no tinham que se preocupar com endereamento de memria ou liberao de espao na mesma para o seu uso. A camada 2 manipulava a comunicao entre cada processo e o console do operador. Acima dessa camada, cada processo efetivamente tinha seu prprio console de operador. A camada 3 cuidava de gerenciar os dispositivos de E/S e de armazenar os fluxos de informao para eles e a partir deles. Acima desta camada cada processo podia lidar com dispositivos abstratos de E/S com propriedades amigveis. A camada 4 eram os programas de usurios propriamente ditos. No havia a preocupao com gerenciamento de processos, de memria, de console ou de E/S.

Pgina 1 de 2

Aula 09 Disciplina: Princpios de Sistemas Operacionais Prof.: Jlio Csar Benedito A camada 5 poderia ser definida como os procedimentos do operador do sistema.

Mquinas Virtuais Em termos gerais, uma mquina virtual , em Cincia da Computao, um software que cria um ambiente entre a plataforma e o utilizador final, onde este pode operar outro software. Uma mquina virtual (Virtual Machine VM) pode ser definida como uma duplicata eficiente e isolada de uma mquina real. A IBM define uma mquina virtual como uma cpia de um sistema fsico totalmente protegida e isolada. Ao invs de ser uma mquina real, isto , um computador real, feito de hardware e executando um sistema operacional especfico, uma mquina virtual um computador fictcio criado por um programa de simulao. Sua memria, processador e outros recursos so virtualizados. uma forma de dividir os recursos de um computador em mltiplos ambientes de execuo.
Instrues de E/S Chamada de Interrupo

VM

VM SO Principal Hardware Bsico

VM

Modelo Cliente-Servidor Uma tendncia nos sistemas operacionais modernos mover o mximo possvel de cdigo para as camadas mais altas deixando o mnimo possvel no Kernel. A abordagem mais normal implementar a maior parte das funes do sistema operacional em processos de usurio (cliente) e processos de servidor. Por exemplo, ao requisitar um servio, como ler um bloco de um arquivo, um processo cliente envia a requisio para um processo servidor que, ento, faz o trabalho e remete de volta a resposta. Neste modelo a nica funo do kernel gerenciar a comunicao entre clientes e servidores, dividindo o sistema operacional em partes menores responsveis por pequenas facetas do sistema como servios de arquivo, servios de processo, servios de terminal ou servios de memria. Assim, caso ocorra algum bug no servidor de arquivos, por exemplo, o servio em si ficaria indisponvel, mas a mquina poderia continuar com o seu funcionamento.

Processo Cliente

Processo Cliente

Processo Servidor Kernel

Servidor Arquivos

Servidor Memria

Pgina 2 de 2

Das könnte Ihnen auch gefallen