Sie sind auf Seite 1von 16

TESOURONACIONAL

Escola de Administrao Fazendria


Misso: Desenvolver pessoas para o aperfeioamento da gesto das nanas pblicas e a promoo da cidadania.

Edital ESAF n. 88, de 27/12/2012

Prova 2
rea de Conhecimento

Conhecimentos Especcos Cargo:

Econmico-Financeira

Analista de Finanas e Controle

Instrues
1. Escreva seu nome e nmero de inscrio, de forma legvel, nos locais indicados. N. de Inscrio:

Nome: 2. 3.

O CARTO DE RESPOSTAS tem, obrigatoriamente, de ser assinado. Esse CARTO DE RESPOSTAS no poder ser substitudo, portanto, no o rasure nem o amasse. Transcreva a frase abaixo para o local indicado no seu CARTO DE RESPOSTAS em letra legvel, para posterior exame grafolgico:

As ideias e estratgias so importantes, mas o verdadeiro desafio a sua execuo.


4. 5. 6. DURAO DA PROVA: 3 horas, includo o tempo para o preenchimento do CARTO DE RESPOSTAS. Na prova h 60 questes de mltipla escolha, com cinco opes: a, b, c, d e e. No CARTO DE RESPOSTAS, as questes esto representadas pelos seus respectivos nmeros. Preencha, FORTEMENTE, com caneta esferogrca (tinta azul ou preta) fabricada em material transparente, toda a rea correspondente opo de sua escolha, sem ultrapassar as bordas. Ser anulada a questo cuja resposta contiver emenda ou rasura, ou para a qual for assinalada mais de uma opo. Evite deixar questo sem resposta. Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, conra este CADERNO com muita ateno, pois nenhuma reclamao sobre o total de questes e/ou falhas na impresso ser aceita depois de iniciada a prova. Durante a prova, no ser admitida qualquer espcie de consulta ou comunicao entre os candidatos, tampouco ser permitido o uso de qualquer tipo de equipamento (calculadora, tel. celular etc.). Por motivo de segurana, somente durante os 30 (trinta) minutos que antecederem o trmino da prova, podero ser copiados os seus assinalamentos feitos no CARTO DE RESPOSTAS, conforme subitem 8.34, do edital regulador do concurso. A sada da sala s poder ocorrer depois de decorrida 1 (uma) hora do incio da prova. A no-observncia dessa exigncia acarretar a sua excluso do concurso pblico. Ao sair da sala, entregue este CADERNO DE PROVA, juntamente com o CARTO DE RESPOSTAS, ao Fiscal de Sala.

7. 8. 9. 10.

11. 12.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. vedada a reproduo total ou parcial desta prova, por qualquer meio ou processo. A violao de direitos autorais punvel como crime, com pena de priso e multa (art. 184 e pargrafos do Cdigo Penal), conjuntamente com busca e apreenso e indenizaes diversas (arts. 101 a 110 da Lei n 9.610, de 19/02/98 Lei dos Direitos Autorais).

ECONOMIA BRASILEIRA 1 - Entre 1968 e 1973, o PIB real apresentou extraordinrio crescimento no Brasil. Relativamente a esse perodo, conhecido como o do "milagre brasileiro", correto armar que: a) a taxa mdia de crescimento foi superior a 14%. b) o forte crescimento foi obtido apesar do fraco desempenho da economia mundial no perodo e da piora nos termos de troca para o Brasil. c) embora tenha havido crescimento do PIB real, a produtividade total dos fatores no cresceu no mesmo perodo. d) foi um importante determinante do milagre brasileiro o menor grau de abertura da economia para o exterior que resultou das reformas do Governo Castelo Branco. e) foram cruciais para o "milagre brasileiro" as reformas institucionais do Plano de Ao Econmica do Governo (PAEG), entre 1964 e 1966, em particular as reformas scais/tributrias e nanceira, que criaram as condies para a acelerao subsequente do crescimento. 2 - O perodo 1981-1984 foi especialmente difcil para a economia brasileira. Sobre esse perodo, pode-se dizer que: a) a crise da dvida que se congurou foi impulsionada pela segunda crise do petrleo de 1979 e por forte elevao das taxas de juros internacionais. Estas foram as nicas causas da forte deteriorao da situao externa do Pas. b) as polticas de restrio da demanda agregada do perodo contriburam signicativamente para corrigir o desequilbrio do setor externo. c) a crise deste perodo foi amenizada pela estratgia expansionista executada por Delm Netto em 19791980. d) as necessidades de nanciamento do balano de pagamentos levaram o governo, j em 1983, a recorrer ao FMI. e) as polticas de restrio da demanda agregada foram bem-sucedidas em atenuar a inao do perodo.

3 - Com relao ao Plano Cruzado, no correto armar que: a) o Plano baseava-se no diagnstico de que a inao seria inercial. b) o Plano levou a uma queda real nos salrios, de modo que apesar do congelamento dos preos houve uma queda do poder aquisitivo da populao gerando uma retrao da demanda. c) antes do Plano Cruzado ser anunciado, j havia grande expectativa de um plano heterodoxo no Brasil devido ao exemplo do Plano Austral, que havia sido implementado na Argentina em 1985. d) o Plano inclua um congelamento dos preos nos nveis do dia 27 de fevereiro de 1987, atravs do qual se pretendia eliminar a memria inacionria. e) houve pouca preocupao com o dcit pblico no Plano Cruzado. Com eleies parlamentares marcadas para aquele ano, o governo nanciou gastos atravs de emisses de moeda o que contribuiu para o retorno da inao. 4 - Ao longo dos anos 1990, o Brasil passou por profundas transformaes estruturais. Assinale a opo que no foi uma consequncia destas transformaes, sentida na segunda metade desta dcada. a) Uma maior insero internacional do pas. b) A transformao do papel do Estado na economia de um Estado-empresrio para um Estado mais regulador e scal. c) Uma reduo signicativa no gasto pblico. d) Um aumento da produtividade industrial. e) Uma taxa de cmbio valorizada. 5 - Indique qual das opes a seguir no fez parte da concepo e implementao do Plano Real. a) O programa do Plano foi apresentado com antecedncia, sem surpresas e sua implementao foi gradativa e transparente. b) Introduo de uma nova moeda sujeita a uma poltica monetria mais restritiva. c) Reduo da taxa de juros para fomentar o consumo e evitar a formao de estoques especulativos. d) Um signicativo ajuste scal composto de aumento de impostos, corte nos gastos pblicos e a criao do Fundo Social de Emergncia. e) Uma ncora cambial, ou seja, cmbio xo como instrumento para manter a inao baixa.

Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/STN/2013

Prova 2 - rea: Econmico-Financeira

6 - A partir da crise cambial sofrida pelo Brasil em 1999, um forte ajuste scal foi promovido na economia. Fazem parte deste ajuste scal uma elevao do supervit primrio e a promulgao da Lei de Responsabilidade Fiscal. Indique qual das seguintes opes no descreve caractersticas deste ajuste scal. a) As metas de supervit primrio foram atingidas nos anos subsequentes, mas a cada ano as metas foram reduzidas, podendo assim ser atingidas com um esforo scal cada vez menor. b) A maior parte do esforo para atingir as metas de supervit scal foi feita pelo Governo Central, com os Governos Regionais contribuindo em menor grau. c) Houve um forte aumento da carga tributria. d) A promulgao da Lei de Responsabilidade Fiscal de fato obteve xito em modicar alguns comportamentos scais perversos, especialmente em nvel subnacional. e) Embora o ajuste tenha levado a uma elevao da receita, ele no logrou obter uma reduo concomitante dos gastos pblicos. 7 - Desde o Plano Real, estabilidade monetria tem sido um dos objetivos centrais da poltica econmica. Indique qual dos seguintes itens no faz parte dos poderes e instrumentos que tm sido usados ativamente pelos governos para garantir o controle da inao. a) Grande exibilidade para contingenciar despesas oramentrias. b) A ausncia de restries no uso de receitas oramentrias. c) Grande capacidade de arrecadao de tributos. d) Facilidade de manter uma coalizo de apoio no Congresso, permitindo ao Executivo grande sucesso para aprovar sua agenda de polticas. e) Liberdade para o Banco Central perseguir estabilidade monetria apesar de no haver independncia formal da autoridade monetria. 8 - A Lei de Reponsabilidade Fiscal foi promulgada no ano 2000 com o objetivo de promover maior controle do gasto pblico e maior transparncia na gesto scal. Indique qual das seguintes restries sobre Estados, Municpios e/ou Unio no consta da Lei de Responsabilidade Fiscal. a) Limite superior para gastos com pessoal como porcentagem da receita corrente lquida. b) Limites mximos para a relao entre a dvida consolidada lquida e a receita corrente. c) Diculdades para renncia de receita. d) Metas de inao. e) Proibio de socorro nanceiro entre a Unio e governos subnacionais em determinadas circunstncias.

9 - Indique qual das seguintes opes de fato contribuiu para a notvel expanso da produo e exportao agrcola a partir de 1999 no Brasil. a) Um aumento considervel do apoio governamental na forma de subsdios, crditos e incentivos scais relativo s dcadas anteriores. b) Uma taxa de cmbio valorizada. c) nfase em importao de tecnologias de pases desenvolvidos. d) A reduo dos preos internacionais de commodities estimulando assim a produo para o mercado interno. e) Um aumento signicativo da produtividade, atravs da qual a produo cresceu a taxas signicativamente acima da taxa de incorporao de novas reas. 10- Contriburam diretamente para a queda da desigualdade brasileira a partir de 1993 todos os seguintes determinantes, exceto: a) a Lei de Responsabilidade Fiscal. b) declnio da inao. c) convergncia rural-urbana. d) reduo no retorno educao. e) programas sociais de transferncias governamentais.

ECONOMIA DO SETOR PBLICO 11- As instituies so importantes para o desenvolvimento econmico porque: a) o estado incapaz de promover uma estratgia para o desenvolvimento econmico. b) o mercado uma construo social e, por isso, no se congura como uma instituio. c) denem valores e normas sociais e, assim, o comportamento social. d) os objetivos polticos do Estado se contrapem aos objetivos econmicos. e) a garantia do direito propriedade e a manuteno dos contratos no so condies necessrias para que o mercado funcione.

Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/STN/2013

Prova 2 - rea: Econmico-Financeira

12- Por denio, a presena de externalidades signica que o nvel de bem-estar de um consumidor ou as possibilidades de produo de uma rma so afetados pelas aes de outros agentes econmicos. Assim, a) mesmo com a presena de externalidades, pelo modelo de Cournot, possvel demonstrar que o equilbrio competitivo tambm um equilbrio timo, no sentido de Pareto. b) as externalidades negativas geradas por uma empresa so um incentivo para que ela saia do mercado, pois seus custos privados so maiores que os custos sociais. c) na existncia de externalidades positivas na produo de um dado bem, o benefcio marginal privado equivale ao benefcio marginal social. d) pelo Teorema de Coase, na existncia de externalidades, a possibilidade de negociao entre as partes que geram benefcios mtuos e custo zero determina um resultado eciente e independe de quem detm o direito de propriedade. e) a inecincia gerada pela existncia de externalidades na produo de um dado bem no gera custos para a sociedade, somente para a empresa que produz o bem. 13- Quando uma empresa gera externalidade negativa, pode-se dizer que: a) a empresa maximizar o seu lucro quando o custo marginal que a empresa incorre para a reduo dessa externalidade igual ao custo marginal social da externalidade. b) o nvel eciente de controle da externalidade aquele em que o custo marginal que a empresa incorre para a reduo dessa externalidade igual ao custo marginal social da externalidade. c) a empresa, em um mercado perfeitamente competitivo, ter lucro econmico zero se o custo marginal de produo somado ao custo marginal da reduo da externalidade for igual sua receita total. d) o custo marginal da empresa para o controle da externalidade cresce com o nvel de externalidade que ela gera. e) o custo marginal da empresa para o controle da externalidade constante em relao ao nvel de externalidade. 14- No modelo em que os agentes so racionais e o mercado opera dentro de uma estrutura perfeitamente competitiva, a quantidade tima que uma rma deve ofertar no mercado aquela que iguala a sua receita marginal ao seu custo marginal. No caso de bens pblicos, pode-se dizer que: a) essa mesma regra se aplica, pois a diferena entre bens privados e bens pblicos est somente no fato destes ltimos serem no exclusivos e no rivais. b) o custo marginal zero e o preo, por denio, tambm ser zero, dado que em um mercado competitivo, no equilbrio, o preo ser igual ao custo marginal.
Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/STN/2013

c) a sua produo afeta o equilbrio no mercado de bens privados, dado que a produo desses bens est limitada pela fronteira de possibilidades de produo, segundo o modelo de Samuelson. d) o equilbrio com preos personalizados de Lindahl no eciente no sentido de Pareto. e) pela regra de Samuelson, no equilbrio, com mltiplos bens privados, a taxa marginal de substituio equivale derivada do custo marginal. 15- Supondo que os agentes econmicos so idnticos em suas preferncias e que os mercados so independentes, a adoo da Regra de Ramsey para tributao tima signica que: a) a adoo de um imposto eciente de carter regressivo, dado que bens de menor elasticidadepreo da demanda ocupam uma parcela maior da renda dos mais pobres, em relao aos mais ricos. b) os bens de luxo sero tributados com alquotas maiores. c) no permite o uso de tributos do tipo Lump Sum. d) fundamenta-se na busca de maior equidade. e) necessrio conhecer as preferncias de cada agente. 16- Em relao s Necessidades de Financiamento do Setor Pblico (NFSP), pode-se dizer que: a) uma medida de estoque e corresponde ao dcit nominal, medido pelo critrio acima da linha. b) uma operao de emprstimos do Banco Central para o Tesouro Nacional elevam as NFSP no perodo em anlise. c) excluem os gastos no nanceiros e as receitas no nanceiras. d) podem ser nanciadas por emisso de ttulos pblicos. e) uma operao de emprstimos do Banco Central para o Tesouro Nacional, como forma de nanciamento das NFSP, reduz a base monetria da economia. 17- A sustentabilidade da poltica scal est associada ao tamanho do dcit pblico. Com base nessa armao, podemos considerar que: a) incondicionalmente, o estoque futuro esperado da dvida pblica, descontado pela taxa de juros da economia, tende a zero quando o horizonte temporal tende para o innito. b) o estoque futuro esperado da dvida pblica, descontado pela taxa de juros da economia, tende a zero quando o horizonte temporal tende para o innito, desde que o governo pague sua dvida corrente por meio da emisso de dvida nova. c) admitindo a condio de jogo no Ponzi, o estoque futuro esperado da dvida pblica nunca tender a zero, mesmo com o tempo tendendo para o innito. d) o estoque futuro esperado da dvida pblica, descontado pela taxa de juros da economia, tende a zero quando o horizonte temporal tende para o innito se, e somente se, a dvida crescer na mesma velocidade do crescimento da taxa de juros.
4 Prova 2 - rea: Econmico-Financeira

e) o estoque futuro esperado da dvida pblica, descontado pela taxa de juros da economia, tende a zero quando o horizonte temporal tende para o innito, desde que a dvida cresa mais lentamente que a taxa de juros. 18- A relao entre alquotas de tributo e receitas obtidas com o tributo, conhecida como curva de Laffer: a) uma relao linear direta, com inclinao de 45 graus. b) uma relao linear inversa, com inclinao de 45 graus. c) mostra que as receitas podem crescer com o aumento das alquotas, at um nvel mximo e, a partir da, cair se as alquotas continuarem a crescer. d) mostra que a arrecadao com o tributo ser mxima se este tiver uma alquota de cem por cento. e) mostra que a arrecadao com o tributo ser mxima se a alquota for igual a zero. 19- Segundo a teoria convencional da dvida pblica: a) a reduo de impostos, com tudo mais constante, gera uma diminuio da dvida pblica, no curto prazo, pois tem efeitos positivos sobre a renda disponvel das famlias e, consequentemente, no produto. b) o efeito da reduo de impostos sobre a dvida pblica, no curto prazo, positivo, ou seja, aumenta a dvida pblica, mas tambm aumenta o consumo e a renda da economia. c) no longo prazo, a reduo de impostos pode levar a uma queda na taxa de juros da economia. d) a reduo de impostos no gera qualquer impacto sobre a economia, somente sobre o oramento do governo. e) no longo prazo, um aumento da dvida pblica pode reduzir a produtividade marginal do capital, como consequncia da diminuio do estoque de capital na economia. 20- Em relao s formas de organizao do Estado, pode-se dizer que: a) pelo modelo de Tiebout, possvel induzir os agentes econmicos a revelarem suas preferncias e disposies a pagar pela quantidade de bens pblicos por meio da descentralizao scal e livre mobilidade de pessoas entre os governos locais. b) o modelo de Oats cuja melhor organizao do Estado se daria na forma de federalismo scal assim como o modelo de Tiebout, faz uma anlise da estrutura horizontal do setor pblico. c) na anlise de Roger Gordon, a descentralizao completa do setor pblico eciente, pois permite que cada governo local tome suas decises considerando os efeitos destas sobre outros governos locais. d) a estrutura de governo descentralizada, com a presena de externalidades positivas, elimina a possibilidade de existncia do problema do free rider. e) a existncia de guerra scal uma possibilidade que surge devido a uma estrutura de governo totalmente centralizada.
Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/STN/2013

FINANAS E ADMINISTRAO FINANCEIRA 21- As opes de compra de aes negociadas no prego da BM&FBovespa so do tipo americano, o que signica que: a) s podem ser exercidas na sua data de vencimento. b) podem ser exercidas a qualquer momento dentro do prazo da opo. c) s podem ser exercidas dentro da ltima semana antes da data de vencimento. d) no podem ser exercidas quando o preo da aoobjeto est acima do preo de exerccio da opo. e) seu preo de exerccio varivel com o valor do Ibovespa. 22- Uma das principais caractersticas da metodologia de clculo do ndice Bovespa a determinao das aes componentes da carteira terica: a) com base em sua participao no volume de negcios no mercado. b) com base no valor de mercado de cada ao em relao ao valor total das aes contidas na carteira. c) por votao realizada em assembleia quadrimestral de corretoras de valores. d) somente se a empresa estiver inscrita no segmento de governana corporativa mais elevado. e) com a incluso de todas as aes negociadas no mercado, excluindo-se as aes de empresas em processo de recuperao judicial. 23- Caracteriza-se como carteira eciente a carteira que: a) tem risco igual ao do ativo livre de risco. b) tem risco menor do que o da carteira terica de mercado quando o mercado est em equilbrio. c) torna o CAPM vlido como modelo de equilbrio de mercado. d) tem o maior retorno esperado para um dado nvel de risco. e) tem risco igual ao da carteira terica de mercado, mesmo que o mercado no esteja em equilbrio. 24- As curvas de indiferena entre risco e retorno esperado resultam da suposio de que os investidores possuem preferncias descritas por funes utilidade com inclinao positiva, porm decrescente. Essas caractersticas correspondem suposio de que os investidores: a) so indiferentes ao retorno esperado quando o risco sucientemente baixo. b) exigem retornos adicionais para assumir riscos maiores. c) so indiferentes a risco. d) s correriam riscos adicionais se fossem irracionais. e) no toleram riscos muito elevados.

Prova 2 - rea: Econmico-Financeira

25- De acordo com a verso simplicada do CAPM, aplicada a qualquer ativo, o beta de um ativo representa: a) b) c) d) e) o risco diversicvel do ativo. o risco de crdito do ativo. o coeciente de correlao do ativo com o mercado. o risco de liquidez do ativo. o risco no diversicvel do ativo.

30- Caso se eleve o nvel geral dos coecientes de correlao entre retornos das aes negociadas no mercado, as carteiras de investidores diversicados, que queiram atingir uma determinada meta de risco e s possam assumir posies compradas em aes: a) devero ser menos diversicadas do que antes. b) tero retorno esperado mais baixo, de acordo com o CAPM. c) devero conter maior nmero de aes diferentes. d) incluiro somente aes com liquidez elevada. e) tero retorno esperado mais alto, de acordo com o CAPM. MACROECONOMIA 31- De acordo com a Teoria Clssica de determinao da renda, supondo plena exibilidade de preos e salrios, de tal forma que o salrio real de equilbrio seja alcanado, a economia encontra-se: a) em equilbrio aqum do pleno emprego. b) em desequilbrio, mas com pleno emprego. c) em equilbrio acima do pleno emprego. d) em equilbrio com o salrio nominal superior ao valor da produtividade marginal do trabalho. e) em pleno emprego e sua taxa de desemprego a natural. 32- A curva LM mostra combinaes de a) renda e taxa de juros que equilibram o Balano de Pagamentos. b) renda e taxa de juros que equilibram o mercado de bens. c) preo e taxa de juros que equilibram o mercado monetrio. d) renda e taxa de juros que equilibram o mercado monetrio. e) cmbio e taxa de juros que equilibram o mercado monetrio. 33- Considere o modelo keynesiano bsico para uma economia fechada e sem governo. Admitindo que a economia esteja em equilbrio a tal ponto que uma elevao de 50 unidades monetrias no investimento provoca um aumento de 250 unidades monetrias no produto, nesse caso: a) a propenso marginal a consumir de 0,8. b) a propenso marginal a poupar de 0,8. c) o multiplicador keynesiano de 0,2. d) o multiplicador keynesiano de 2. e) a propenso mdia a consumir de 0,8.

26- Se o mercado da ao de uma empresa for eciente, pode ser armado que: a) os mercados das aes com riscos idnticos tambm sero ecientes, nas formas fraca e semiforte, mas no na forma forte. b) o risco da ao ser igual ao do ativo livre de risco. c) o retorno esperado do investimento nessa ao ser igual ao custo de oportunidade. d) o risco da ao ser igual ao da carteira terica de mercado. e) os investidores no se interessaro por operar no mercado dessa ao. 27- A teoria da preferncia pela liquidez explica o formato da estrutura a termo das taxas de juros usando, como principal premissa, a de que os investidores: a) s aplicam em ttulos de longo prazo quando lhes oferecido um prmio por risco. b) acreditam que os ttulos de curto prazo e os ttulos de longo prazo possuem o mesmo nvel de risco. c) so indiferentes a risco de crdito. d) exigem taxas de juros mais altas ou mais baixas em funo das caractersticas das carteiras de ttulos que eles possuem. e) no so capazes de estimar adequadamente a volatilidade das taxas de juros de mercado. 28- Conforme indicado pela durao de um ttulo de renda xa com cupom, mas no qual no h opes implcitas, a exposio do preo unitrio do ttulo a um deslocamento paralelo da curva de taxas de juros de mercado tanto maior quanto, supondo outros fatores constantes: a) b) c) d) e) menor o peso do ttulo na carteira do investidor. mais curto o prazo de vencimento do ttulo. mais elevado o nvel original geral das taxas de juros. mais alta a taxa passada de inao. menor a taxa de cupom do ttulo.

29- Em geral, a precicao de derivativos (opes e contratos futuros) feita com base num raciocnio de arbitragem. Isso quer dizer que o derivativo assim precicado: a) no tem risco diversicvel. b) proporciona retorno esperado igual taxa de juros do ativo livre de risco. c) s poder ser comprado ou vendido para ns de especulao. d) gera uxos de caixa idnticos ao de uma carteira replicante. e) s dever ser comprado quando o seu preo gerar oportunidades de arbitragem.
Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/STN/2013

Prova 2 - rea: Econmico-Financeira

34- Considere o modelo IS/LM. Em uma situao conhecida como Armadilha da Liquidez, um aumento no consumo: a) aumenta a taxa de juros de equilbrio da economia e diminui a demanda agregada. b) no produz efeito sobre o produto da economia, mas aumenta a taxa de juros de equilbrio. c) aumenta a renda agregada, mas no altera a taxa de juros de equilbrio. d) aumenta a taxa de juros e a renda de equilbrio. e) reduz a demanda agregada e a taxa de juros de equilbrio. 35- Suponha uma economia representada pelas seguintes equaes: I. Lei de Okun: 1 t-1 = 0,5gyt 0,5

37- De acordo com o modelo IS/LM/BP com perfeita mobilidade de capitais e regime de cmbio xo, e admitindo que a economia esteja em equilbrio (interseo entre as curvas IS, LM e BP), uma elevao do gasto pblico: a) aumentar a renda, mas sem efeito sobre a taxa de juros de equilbrio. b) o novo equilbrio ser com dcit no balano de pagamentos. c) a poltica scal no ter nenhum efeito sobre a renda quando h perfeita mobilidade de capitais. d) reduzir a renda e a taxa de juros de equilbrio. e) aumentar a renda e levar, necessariamente, a uma apreciao cambial. 38- O modelo ps-keynesiano de fragilidade nanceira, desenvolvido por Hyman Minsky, aponta que os bancos, como captadores de depsitos a vista (obrigaes), esto sempre sujeitos a ter que nanciar seus passivos a todo instante, o que leva estas instituies a diversicar suas fontes de captao para mitigar o risco de descasamento entre ativo e passivo em situaes de retiradas excessivas de recursos pelos depositantes. Um dos principais pilares desse modelo : a) o acmulo de ativos com alta liquidez, apesar da baixa rentabilidade, tornam-se uma estratgia fundamental de hedge dessas instituies, tornando a preocupao com liquidez inerente natureza da instituio bancria. b) a poltica monetria no possui nenhum efeito sobre o comportamento do setor bancrio. c) as tcnicas de administrao de passivo e a introduo de inovaes nanceiras no confere ao sistema bancrio a capacidade de contornar as restries impostas em funo de uma poltica monetria restritiva. d) a administrao de ativos e passivos pelos bancos no levam em considerao a preferncia pela liquidez destas instituies. e) a administrao do passivo est sujeita apenas ao volume de reservas exigidas pelas autoridades monetrias. 39- Um indivduo pode decidir entre consumir no presente ou postergar seu consumo, com base na sua renda permanente. Considere que sua renda no presente seja y0 e sua renda futura seja representada por y1. Suponha tambm que este indivduo tenha acesso a crdito taxa de juros r. a) Com base na hiptese de renda permanente, uma elevao da taxa de juros reduz o consumo presente, mas aumenta a possibilidade de consumo no futuro. b) Um aumento da renda futura reduz o consumo presente e eleva o consumo futuro. c) Se o governo tributar este indivduo com um imposto tipo lump-sum apenas no presente, reduz o consumo presente, mas deixa o consumo futuro inalterado. d) Um aumento na renda futura eleva o consumo tanto no presente quanto no futuro. e) De acordo com a hiptese de renda permanente, a propenso marginal a consumir a partir da renda transitria maior que a propenso marginal a consumir a partir da renda permanente.
7 Prova 2 - rea: Econmico-Financeira

II. Demanda agregada: gyt = gmt t III. Curva de Phillips: t t-1 = ( 0,02) a) caso a taxa de desemprego vigente seja igual natural e a taxa de inao em vigor seja de 2%, uma taxa de crescimento monetrio de 6% manter constante a taxa de desemprego. b) a taxa de desemprego natural igual a 2%. c) para manter a inao nula necessrio expandir a demanda em 10%. d) se a taxa de desemprego vigente for maior que a taxa natural, a taxa de inao vigente ser maior que aquela que seria observada caso a taxa de desemprego vigente fosse igual taxa natural. e) admitindo a hiptese das expectativas racionais, a taxa de inao ser igual a 5%. 36- A hiptese de expectativas racionais considera que: a) em sua verso fraca, os agentes usam as informaes passadas e os agentes no comentem erros sistemticos. b) o valor esperado da inao igual inao efetiva e a covariana dos erros igual a zero. Assim, a principal hiptese de que a poltica monetria tem pleno efeito sobre o produto e os preos da economia. c) a curva de Phillips vertical, tanto no curto quanto no longo prazo, de modo que os desvios ocorrem apenas em funo de choques no antecipados. d) em sua verso forte, considera que os agentes s levam em conta as informaes do passado. e) a curva de Phillips horizontal no curto prazo.

Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/STN/2013

40- De acordo com o modelo de crescimento econmico de Solow: a) na ausncia de progresso tecnolgico, uma reduo da taxa de crescimento populacional aumenta a taxa de crescimento do produto per capita correspondente ao estado estacionrio. b) nos estgios acima do estado estacionrio, o investimento superior depreciao do capital. c) no estado estacionrio, com progresso tecnolgico, o produto per capita cresce taxa (g+n), em que g a taxa de progresso tecnolgico e n a taxa de crescimento populacional. d) uma elevao da taxa de crescimento populacional altera o estado estacionrio ao reduzir o estoque de capital per capita. e) economias com elevado nvel de poupana possuem grande estoque de capital, o que garante a manuteno do crescimento sustentado por um longo perodo. 41- No que concerne s hipteses de Ciclo de Vida e de Renda Permanente (HCV-RP), todas as informaes a seguir esto corretas, exceto: a) a hiptese HCV-RP assume que a propenso marginal a consumir da renda permanente substancialmente superior propenso marginal a consumir da renda transitria, o que leva os indivduos a manterem os seus pers de consumo relativamente suaves (smooth) durante a vida. b) segundo o modelo de Ciclo de Vida, um aumento da renda permanente das famlias levar a um aumento da taxa de poupana. c) de acordo com o modelo de Renda Permanente, uma valorizao das aes em bolsa de valores pode elevar o nvel de consumo. d) entende-se por restrio de liquidez a situao em que o consumidor estiver impedido de tomar emprstimos para nanciar o consumo corrente com base na expectativa de uma renda futura maior. e) a hiptese do Ciclo de Vida sugere que a distribuio etria da populao e a taxa de crescimento da economia so fatores determinantes da poupana agregada. 42- Um consumidor tpico, fazendo escolhas com vistas a maximizar sua utilidade, vai sempre se ver diante do problema de escolher quanto consumir hoje e quanto consumir no futuro (amanh). Ele sabe que, quanto maior o consumo hoje (t), menor o estoque de riqueza carregado para amanh (t+1) e, portanto, menor seu consumo amanh. Assim, o acrscimo no valor da sua utilidade em t (Vt) decorrente da postergao parcial do consumo ser igual ao: a) acrscimo no valor do retorno bruto multiplicado pelo valor da utilidade em t trazido a valor presente por um determinado fator subjetivo de desconto. b) acrscimo no valor do retorno bruto multiplicado pelo valor da utilidade em t + 1 trazido a valor presente por um determinado fator subjetivo de desconto.
Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/STN/2013

c) acrscimo no valor esperado do retorno bruto multiplicado pelo valor da utilidade em t + 1 trazido a valor presente por um determinado fator subjetivo de desconto. d) valor da riqueza acumulada em t trazido a valor presente por um determinado fator subjetivo de desconto. e) valor da riqueza acumulada em t trazido a valor presente por um determinado fator objetivo de desconto. 43- Se o pblico retm 80% dos meios de pagamentos em depsitos a vista nos bancos comerciais, supondo que alquota de depsito compulsrio de 30% e que, alm disso, os bancos retm 7,5% dos depsitos a vista como reserva para contingncia e se o saldo de papel moeda em circulao for de 5 trilhes de unidades monetrias, pode-se armar que: a) o multiplicador da base monetria igual a 2. b) o volume do papel moeda em poder do pblico de 10 trilhes de unidades monetrias. c) a base monetria igual a 2 trilhes de unidades monetrias. d) o total de depsitos a vista nos bancos comerciais de 2 trilhes de unidades monetrias. e) o estoque dos meios de pagamento de 50 trilhes de unidades monetrias. 44- O regime de metas de inao, que comeou a ser implementado em diversos pases no incio da dcada de 1990, teve como um dos pressupostos o fracasso do regime de expanso monetria ao estilo Friedman pelo FED no nal da dcada de 1970, em funo, sobremaneira, da impossibilidade de prever o comportamento da demanda por moeda em um sistema nanceiro com inovaes nanceiras e mobilidade de capitais. Pode-se considerar tambm como um pressuposto terico que serviu como ponto de partida para o regime de metas de inao: a) a no independncia do Banco Central. b) a poltica monetria inecaz para afetar varireis reais da economia de forma duradoura. c) para o sucesso do regime de metas de inao, necessrio o uso da taxa nominal de cmbio como principal instrumento de poltica monetria. d) a poltica scal totalmente ecaz independentemente do regime de taxa de cmbio. e) a existncia da taxa natural de desemprego seria condio necessria para a adoo do regime de metas de inao.

Prova 2 - rea: Econmico-Financeira

45- O nanciamento do gasto pblico por intermdio da criao de moeda de alta potncia gera uma espcie de tributao explcita. Sendo assim, o governo pode obter montantes signicativos de recursos ano aps ano pela emisso de moeda. a) Essa receita tributria ser aumentada se a economia estiver operando sob o regime de metas de inao. b) Essa fonte de receita no absorvida pelo pblico sob a forma de moeda. c) O efeito inacionrio dessa expanso monetria para nanciar o gasto pblico anulado com a reduo da alquota do imposto de renda. d) O efeito inacionrio dessa expanso monetria para nanciar o gasto pblico anulado quando h regime de cmbio xo. e) Essa fonte de receita conhecida como senhoriagem, que a capacidade de o governo arrecadar receita por meio de seu direito de criar moeda.

48- Considere uma rma que produz de acordo com a seguinte funo de produo: q = x10,5x20,5, onde q representa o total produzido pela rma, x1 a quantidade utilizada do insumo um e x2 a quantidade utilizada do insumo dois. O insumo um custa R$ 4,00 por unidade e o insumo dois custa R$ 16,00 por unidade. Suponha que a rma deseja escolher as quantidades que vai usar de cada insumo de modo a produzir 80 unidades do produto ao menor custo possvel. Assinale a opo a seguir que indica quanto a rma deve escolher de cada insumo. a) x1 = 400 e x2 = 16 b) x1 = 256 e x2 = 25 c) x1 = 100 e x2 = 64 d) x1 = 16 e x2 = 400 e) x1 = 160 e x2 = 40 49- Sobre escolha envolvendo risco, pode-se armar: a) prmio de risco pode ser entendido como a reduo no valor esperado que o indivduo aceita em troca de uma carteira com menor varincia. b) um indivduo com propenso ao risco tende a escolher uma carteira com menor retorno esperado desde que a varincia do retorno da carteira seja pequena. c) a escolha da carteira tima no depende da varincia, independente da atitude em relao ao risco o indivduo escolhe a carteira com o maior retorno esperado. d) quanto maior a averso ao risco, menor a tendncia do indivduo diversicar seus investimentos. e) indivduos com averso ao risco no investem no mercado nanceiro dado o alto risco das operaes neste mercado.

MICROECONOMIA 46- Sobre a teoria do consumidor, correto armar que: a) as preferncias so ditas completas se para duas cestas quaisquer for possvel dizer que uma prefervel outra. b) se duas cestas de consumo estiverem na mesma curva de indiferena, a cesta com maior consumo do bem mais caro est associada a um maior nvel de utilidade. c) quando todos os axiomas de preferncias so observados, possvel armar que curvas de indiferena no podem interceptar-se. d) se duas cestas pertencem mesma curva de indiferena, porque as duas cestas tm o mesmo custo. e) quanto mais cara a cesta, mais alta a curva de indiferena a que a cesta pertence. 47- De acordo com as condies gerais da teoria da produo com um insumo varivel, pode-se armar que: a) a quantidade de insumo que maximiza o produto mdio a mesma que maximiza o produto marginal. b) se a quantidade de insumo escolhida maximiza o produto mdio, ento o produto marginal ser superior ao produto mdio. c) quando o produto marginal maior que o produto mdio, um aumento na quantidade utilizada do insumo reduz o produto mdio. d) o produto mdio ser mximo quando a quantidade de insumo utilizada tal que o produto mdio seja igual ao produto marginal. e) quando o produto marginal menor que o produto mdio, um aumento na quantidade utilizada do insumo aumenta o produto mdio.

Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/STN/2013

Prova 2 - rea: Econmico-Financeira

50- Um servidor pblico decide se deve ou no mandar uma declarao de imposto de renda para a malha na. A deciso no trivial, mandar a declarao para malha na tem um custo e s trar ganhos para receita se o contribuinte tiver sonegado. Suponha que a probabilidade do contribuinte ter sonegado 0,5. A arrecadao lquida da receita com o contribuinte ser dada por:
No mandar para Mandar para malha malha na na No Sonegador Sonegador R$ 25,00 R$ 25,00 R$ 9,00 R$ 81,00

52- Considere um mercado e suponha diferentes formas de organizao deste mercado. Assinale qual das opes a seguir est correta. a) Caso o mercado seja dominado por um monopolista que no discrimina preos, o total produzido ser maior do que no caso do mercado ser caracterizado como um mercado de concorrncia perfeita. b) Caso o mercado seja dominado por um monopolista que no discrimina preos, o lucro ser mximo e a quantidade produzida ser igual que seria produzida em concorrncia perfeita. c) Caso o mercado seja caracterizado por um duoplio do tipo Cournot, o total produzido pelas duas rmas ser igual quantidade que seria produzida sob monoplio, porm a soma do lucro das duas rmas seria menor do que o lucro do monopolista. d) Caso o mercado seja caracterizado por concorrncia perfeita, o lucro econmico ser igual a zero, mas a quantidade produzida ser maior do que seria produzido sob monoplio. e) Caso o mercado seja caracterizado por concorrncia perfeita, o lucro econmico ser igual a zero, mas a quantidade produzida ser menor do que seria produzido sob monoplio. 53- Considere um jogo no qual existem dois jogadores, jogador A e jogador B. O jogador A pode escolher entre duas estratgias, cooperar e no cooperar, o jogador B tambm pode escolher entre estas duas estratgias, cooperar e no cooperar. O jogo descrito pela matriz abaixo (em cada clula da matriz, o primeiro nmero representa o resultado do jogador A e o segundo nmero representa o resultado do jogador B): Jogador B Cooperar Cooperar No Cooperar -6, -6 -12, 0

Considere que a funo de utilidade do servidor dada por u(w) = w onde w a arrecadao lquida da receita. Assinale a opo correta. a) O servidor vai mandar o contribuinte para a malha na, pois a utilidade esperada de mandar para malha na maior do que a utilidade esperada de no mandar para malha na. b) O servidor no vai mandar o contribuinte para a malha na, pois a utilidade esperada de mandar para malha na menor do que a utilidade esperada de no mandar para malha na. c) No possvel determinar se o servidor vai mandar o contribuinte para malha na, pois a utilidade esperada de mandar para malha na igual utilidade esperada de no mandar para malha na. d) A utilidade esperada de no mandar o contribuinte para malha na igual a 25. e) A utilidade esperada de mandar o contribuinte para malha na igual a 40. 51- Assinale a opo a seguir que representa a relao entre custo marginal, receita marginal e preos de uma rma que opera como monopolista. a) A rma obtm o mximo de lucro quando a receita marginal igual ao preo. b) A rma obtm o mximo de lucro quando o custo marginal igual ao preo. c) A rma obtm o mximo de lucro quando o custo marginal igual receita marginal. d) A receita marginal igual ao preo, pois a rma toma preos como dados. e) A receita marginal igual ao custo marginal, no importando a quantidade produzida.

No Cooperar 0, -12 -2, -2

Indique qual das armativas a seguir correta. a) Este jogo no admite nenhum equilbrio de Nash em estratgias puras. b) Se o jogador A escolher No Cooperar e o jogador B escolher No Cooperar, estar caracterizado um equilbrio de Nash, pois, para melhorar um jogador, preciso piorar o outro. c) Se o jogador A escolher Cooperar e o jogador B escolher no cooperar, estar caracterizado um equilbrio de Nash, pois, dada a escolha do jogador B, o jogador A fez a melhor escolha. d) Se o jogador A escolher Cooperar e o jogador B escolher Cooperar, estar caracterizado um equilbrio de Nash, pois, dada a escolha do jogador A, o jogador B fez a melhor escolha e, dada a escolha do jogador B, o jogador A fez a melhor escolha.

Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/STN/2013

10

Prova 2 - rea: Econmico-Financeira

e) Neste jogo no existe nenhuma estratgia dominante para o jogador A. 54- Considere um jogo em que dois amigos vo ao estdio assistir a um jogo de futebol, os dois gostam de ir ao estdio, mas no torcem pelo mesmo time. A torcida do time do amigo A ca do lado direito do estdio, e a torcida do time do amigo B ca do lado esquerdo do estdio. Se ambos foram para o lado direito, o jogador A recebe o equivalente em utilidade a dois reais e o jogador B recebe o equivalente a um real. Se ambos escolherem o lado esquerdo, ento o jogador A recebe o equivalente a um real e o jogador B recebe o equivalente a dois reais. Se for cada um para um lado, eles recebem utilidade equivalente a zero. Assinale a opo correta. a) A situao em que ambos vo para o lado direito um equilbrio em estratgias dominantes. b) A situao em que ambos vo para o lado esquerdo no um equilbrio de Nash. c) Considere a situao na qual o amigo A vai para o lado direito com probabilidade 2/3 e para o lado esquerdo com probabilidade 1/3, enquanto o amigo B vai para o lado direito com probabilidade 1/3 e para o lado esquerdo com probabilidade 2/3. Esta situao corresponde a um equilbrio de Nash em estratgias mistas. d) Considere a situao na qual cada amigo joga uma moeda no viciada, ou seja, a probabilidade de dar cara igual probabilidade de dar coroa. O amigo A diz que vai para o lado esquerdo se a moeda dele der cara, e o amigo B diz que vai para o lado direito se a moeda dele der coroa. Esta situao caracteriza um equilbrio de Nash em estratgias mistas. e) Considere o caso no qual o amigo A opta sempre em ir para o lado direito, no importando o que o amigo B faz. Esta estratgia uma estratgia estritamente dominante para o amigo A. 55- Considere uma atividade econmica na qual existam externalidades positivas na produo e assinale a opo correta. a) Um planejador central benevolente escolheria produzir uma quantidade menor do que a produzida pelo mercado. b) Um planejador central benevolente escolheria produzir uma quantidade maior do que a produzida pelo mercado. c) No possvel determinar se a quantidade produzida escolhida por um planejador central benevolente maior ou menor do que a quantidade produzida escolhida pelo mercado. d) Um planejador central benevolente escolheria produzir a mesma quantidade produzida pelo mercado. e) A existncia ou no de externalidades irrelevante para um planejador central.

56- Considere um mercado em que existem externalidades. Indique qual das armativas abaixo correta. a) Caso as externalidades sejam positivas, o benefcio social do bem maior do que o benefcio privado, neste caso subsidiar a produo pode ser uma maneira de aumentar o bem-estar. b) Caso as externalidades sejam negativas, o custo social do bem maior do que o benefcio privado, neste caso subsidiar a produo pode ser uma maneira de aumentar o bem-estar. c) Caso as externalidades sejam positivas, o benefcio social do bem maior do que o benefcio privado, neste caso taxar a produo pode ser uma maneira de aumentar o bem-estar. d) A presena de externalidade no pode justicar nem impostos nem subsdios produo, pois o Primeiro Teorema Fundamental do Bem-Estar Social estabelece que o equilbrio de mercado timo no sentido de Pareto. e) A presena de externalidades s afeta a quantidade produzida, portanto no afeta o bem-estar. 57- Sobre os bens pblicos, bens rivais e bens excludentes, pode-se armar: a) bens rivais so bens em que o consumo de uma unidade por uma pessoa elimina a possibilidade de que algum desfrute do bem, desta forma, ser um bem no rival uma condio suciente para que um bem seja considerado um bem pblico puro. b) bens no excludentes so bens que impossvel ou muito difcil negar o acesso, desta forma se um bem rival, ele tambm excludente. c) um bem pblico puro um bem oferecido pelo setor pblico. d) um mesmo bem no pode ser simultaneamente rival e excludente. e) um bem pblico puro um bem em que o consumo por uma pessoa no elimina a possibilidade que algum desfrute do bem e que impossvel ou muito caro impedir algum de consumir. Desta forma um bem pblico puro um bem que no rival e no excludente.

Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/STN/2013

11

Prova 2 - rea: Econmico-Financeira

58- Considere duas rmas que operam em um oligoplio de Cournot. As duas rmas trabalham com custos marginais constantes e iguais a c. Suponha que a demanda inversa deste mercado dada por: p(y) = a by, onde p(y) o preo cobrado pelas rmas e y a quantidade ofertada no mercado (a soma da quantidade produzida por cada rma). Indique a opo correta. a) Cada rma produzir a mesma quantidade e a soma ac. da produo das duas rmas ser dada por b) Cada rma produzir a mesma quantidade e a soma da produo das duas rmas ser dada por

60- Assinale a armao correta. a) Uma situao de risco moral ocorre quando um indivduo toma uma deciso ilegal para ajudar outro indivduo. b) Se um mercado est sujeito a risco moral ento as rmas que operam neste mercado vo maximizar lucro quando ofertarem zero unidade do produto, nestes casos apenas o governo pode fornecer uma oferta positiva do bem. c) Considere o mercado de carros usados e suponha que, devido incapacidade de os compradores distinguirem entre os carros bons e os carros ruins, apenas os carros ruins so vendidos. Este um exemplo de modelo principal-agente. d) Considere o mercado de carros usados e suponha que, devido incapacidade de os compradores distinguirem entre os carros bons e os carros ruins, apenas os carros ruins so vendidos. Este um exemplo de seleo adversa. e) Uma situao em que um gerente tenha de escolher contratar um entre dois vendedores e no saiba qual escolher por no ter informaes sucientes para tomar sua deciso a tpica situao em que se aplica o problema do agente e do principal.

2b

2(a c) . 3b

c) Cada rma produzir a mesma quantidade e a soma da produo das duas rmas ser dada por

d) No possvel determinar a quantidade produzida por cada rma. e) A quantidade produzida por cada rma no depende da estrutura de mercado. 59- Considere a teoria de equilbrio geral em uma economia de trocas com dois produtos e dois indivduos (chame-os de indivduo A e indivduo B). Assinale a opo correta. a) Em uma caixa de Edgeworth, a curva de contrato representa os pontos de interseo das curvas de indiferena do indivduo A com as curvas de indiferena do indivduo B. As alocaes na curva de contrato so timas no sentido de Pareto. b) Em uma caixa de Edgeworth, o equilbrio competitivo caracterizado por um ponto fora da curva de contrato onde a curva de indiferena do indivduo A tangente reta oramentria do indivduo B. c) Em uma caixa de Edgeworth, a curva de contrato representa os pontos de tangncia das curvas de indiferena do indivduo A com as curvas de indiferena do indivduo B. As alocaes na curva de contrato no so timas no sentido de Pareto. d) O equilbrio competitivo ponto fora da caixa de Edgeworth. e) Em uma caixa de Edgeworth, o equilbrio competitivo caracterizado por um ponto na curva de contrato onde as curvas de indiferena so tangentes reta oramentria do indivduo A e reta oramentria do indivduo B.

ac . b

Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/STN/2013

12

Prova 2 - rea: Econmico-Financeira

Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/STN/2013

13

Prova 2 - rea: Econmico-Financeira

Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/STN/2013

14

Prova 2 - rea: Econmico-Financeira

Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/STN/2013

15

Prova 2 - rea: Econmico-Financeira

Escola de Administrao Fazendria www.esaf.fazenda.gov.br

Das könnte Ihnen auch gefallen