Sie sind auf Seite 1von 21

Recife, 08 de julho de 2013.

SECULT - Secretaria de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco Att. V. Ex. Fernando Duarte, Secretrio de Cultura Assunto: Pedido de Tombamento

Ns, abaixo assinados e membros do grupo Direitos Urbanos, solicitamos por meio desta o tombamento dos remanescentes do conjunto fabril da Fbrica da Torre, de propriedade da Massa Falida do BANORTE e de outros proprietrios, localizado no bairro de mesmo nome na cidade do Recife, compreendendo ao edifcio da Fbrica de Tecidos, os remanescentes das Vilas Operrias e as outras edificaes relacionadas dinmica industrial, delimitados pelas poligonais de tombamento descritas e visualizadas no mapa do Anexo 01.

Justificativa Integrando a 4 Regio Poltico-Administrativa do Recife, o bairro da Torre tem sua origem remontando ao final do sculo XVI, com a construo do Engenho de Marcos Andr, que acabou recebendo a denominao de Engenho da Torre graas a torre da sua antiga capela, de invocao a Nossa Senhora do Rosrio. Ocupado durante o sculo XVII por holandeses que buscavam atacar o Arraial Velho do Bom Jesus (localizado no atual Stio da Trindade), ao longo do perodo colonial, o engenho foi mudando de proprietrio at ser, por fim, extinto no sculo XVIII. Embora o nome Torre remeta a uma torre de um passado que se perdeu ao longo do tempo, na realidade uma outra torre quem se tornou a responsvel pelo processo de ocupao e desenvolvimento daquela rea a partir do sculo XIX, mais precisamente em 1884, quando foi instalada ali a Fbrica da Torre, fazendo com que esse arrabalde do Recife sofra um grande impulso de urbanizao causado pela influncia da indstria txtil (Ver figura 01).

Figura 01 Carto Postal: Torre (arrabalde do Recife), Sem data (cerca de 1910). Coleo Jos de Paiva Crespo, Acervo Fundao Joaquim Nabuco.

O Processo de Industrializao em Pernambuco teve incio na segunda metade do Sculo XIX, num perodo considerado por alguns historiadores como aquele onde ocorreu o primeiro surto de industrializao no Brasil, que se estendeu at a dcada de 1920. Segundo o historiador Lus Manuel Domingues, esse processo em Pernambuco se deu a partir do setor de bens de consumo no durveis, principalmente atravs das indstrias alimentcia e txtil. Na regio, o Recife se tornou um polo de concentrao do capital industrial, por diversos motivos enumerados por Gadiel Perruci: as razes da concentrao comercial e industrial em Recife parecem simples: um grande porto que atraia todo o comrcio exportador e importador, operaes financeiras concentradas na capital regional, um mercado de consumo em relativa expanso, um interior desprovido de indstrias, uma rede de transporte em forma de leque e cujo centro formado pela cidade, um imenso reservatrio de mo-de-obra, inchado pela abolio dos escravos e pelo xodo rural. (PERRUCI, 1978: 139)

Dominado at ento pela monocultura aucareira, a partir de meados do sculo XIX, o cultivo do algodo passou a representar uma das atividades econmicas de destaque no estado, sendo que na virada do sculo a indstria txtil chegou, em alguns momentos, at mesmo a ultrapassar a de alimentos na centralizao de capitais. Isso fez com que essa indstria se desenvolvesse bastante, principalmente, a partir do ltimo quartel do sculo XIX. nesse momento que so fundadas as primeiras indstrias txteis no estado. Segundo o levantamento realizado por Apolnio Perez e apresentado na Conferncia Algodoeira do Rio de Janeiro, realizada em julho de 1916, a primeira indstria do tipo fundada em Pernambuco foi a Fbrica da Torre, em 1874, seguida pela Fbrica de Camaragibe, fundada em 1892 e pelas Fbricas de Paulista e Goiana, fundadas em 1893. As atividades da fbrica tiveram incio nos primeiros meses de 1875, com a razo social de Pernambuco Barroca Ltda (posteriormente alterada para Companhia Fiao e Tecidos de Pernambuco), no bairro da Madalena, no entanto, com o aumento na fabricao de tecidos e as melhoras na qualidade do material surgiu a demanda para uma ampliao das instalaes fabris, foi quando ocorreu a mudana para o bairro da Torre, em 1884. L, a Companhia Fiao e Tecidos de pernambuco chegou a realizar, na primeira metade do sculo XX, uma das maiores produes txteis do estado:

Com seus mil e setecentos teares, rodopiando as bobinas, incessante entrecruzando dos os as fios, o martelar e as carretis, fiadeiras

carpideiras, as mquinas complicadas a estrugir pelos sales enormes, dispostas em coluna como soldados em marcha, executando tarefas num esfregar dolhos, automticas e de velocidade incrvel, vo dia a dia aumentando a produo de tricolines, xadreses, paupelines, cambraias, brins e variados tipos de tecidos, os quais so transportados para todos os recantos do pas (...). (COTONIFCIO, 1945: 164).

Figura 02 Autor no identificado, Fbrica da Torre. Vista Interna da Seco de Fiao, 1937. Fonte: Revista Espelho, Rio de Janeiro, Ano 3, Nmero 22

Figura 03 Autor no identificado, Fbrica da Torre. Um aspecto da Seco de Tecelagem, 1937. Fonte: Revista Espelho, Rio de Janeiro, Ano 3, Nmero 22.

Figura 04 Autor no identificado, Vista Exterior do Edifcio da Fbrica de tecidos de Pernambuco (Fbrica da Torre), 1937. Fonte: Revista Espelho, Rio de Janeiro, Ano 3, Nmero 22.

Figura 05 Autor no identificado, Vista Exterior do Edifcio da Fbrica de tecidos de Pernambuco (Fbrica da Torre), 1937. Fonte: Revista Espelho, Rio de Janeiro, Ano 3, Nmero 22.

A Fbrica da Torre, nesse momento empregando cerca de 1400 pessoas, atuava desde o tratamento do algodo natural at o enfardamento dos tecidos de todas as variedades e, segundo a matria publica na Revista Espelho (A FABRICA, 1937), no final da dcada de 1930, a indstria algodoeira ocupava o segundo lugar na produo econmica do estado, com um destacado nmero de fbricas e mo de obra empregada, e que A Companhia Fiao e Tecidos de Pernambuco, popularmente conhecida de todo o Recife como Fbrica da Torre, nome que lhe deu o formoso bairro onde se erguem as suas construes, dominadas por altas chamins, dentro da prpria rea da capital um admirvel centro dessa indstria. (A FABRICA, 1937: 59)

A fbrica apareceu no anurio estatstico de Pernambuco de 1927 como a terceira em valor da produo no estado, ficando atrs apenas da Companhia de Tecidos Paulista e da Societ Cotonnire Belge-Bresiliense, na cidade de Moreno. Nessa primeira metade do sculo XX, ela ainda fazia parte de um cinturo fabril, localizado nos arredores do Recife e descrito por Francisco de Oliveira em Noiva da Revoluo:

num extremo, na Macaxeira, a fbrica do mesmo nome do grupo Othon; noutro, na zona sul, a fbrica Yolanda (...) a meio caminho, na praa Srgio Loreto, o Cotonifcio Othon e, nas margens do Capibaribe, o Cotonifcio da Torre, no antigo e afamado bairro; ao norte, no porto, a fbrica da Pilar e o Moinho Recife, e, flanqueando-os, ainda mais ao norte, no caminho pra Olinda, a Fbrica da Tacaruna. (...) Uma geografia poltica esquadrinhada pela manufatura da primeira e da segunda revolues industriais. (OLIVEIRA, 2008: 81-82)

No entanto, no era s o Cotonifcio da Torre que se destacava na paisagem industrial do bairro, outros estabelecimentos, alm de residncias, pequenos comrcios e stios suburbanos atrados pela dinmica fabril, fizeram parte do processo de ocupao do bairro. Descrito nas primeiras dcadas do sculo XX pelo historiador Pereira da Costa, a vizinhana da Fbrica da Torre era toda cortada de extensas e largas ruas, muito bem alinhadas, de boa casaria em geral, com elegantes prdios e grandes stios, e no pequena populao, notando-se ainda os seus estabelecimentos industriais, como fbricas de tecidos e de fsforos, usina de acar e destilao de lcool, olarias mecnicas e outras que ainda seguem o sistema da antiga rotina. iluminada a gs, tem boa viao pblica, tanto terrestre como fluvial, e uma linha de bondes eltricos. (PEREIRA DA COSTA, 2001: 156161)

Figura 06 Alexandre Brzin. Olaria na Torre, Sem data (cerca de 1940). Acervo Museu da Cidade do Recife.

possvel observar parte dessa conformao urbana descrita por Pereira da Costa a partir da observao da Planta da Cidade do Recife, elaborada a partir dos levantamentos da cidade feitos por Douglas Fox e outros membros do Instituto de Engenheiros Civis de Londres em 1906. (Ver figura 07)

Figura 07 Douglas Fox, Planta da Cidade do Recife [trecho mostrando o bairro da Torre, com destaque para o volume construdo da Fbrica de Tecidos], 1906. Acervo Fundao Joaquim Nabuco.

Nesse mapa, percebemos claramente a presena dominante da Fbrica da Torre na malha urbana do bairro, onde observamos tambm a presena de outras tipologias de edifcios localizados na vizinhana, como stios e vilas operrias, alm de outras edificaes diretamente relacionas dinmica fabril locados na rbita de influncia da fbrica. Se compararmos esse mapa com uma ortofotocarta feita sessenta anos depois (Ver Figura 08), possvel constatar que nesse perodo alm da ampliao dos galpes tambm foi possvel compreender o crescimento do bairro ao redor do ncleo fabril inicial.

Figura 08 Autor no identificado, Ortofotocarta [trecho mostrando o bairro da Torre], 1966. Acervo URB-Recife

O crescimento do nmero de residncias operrias no entorno da fbrica se deu em razo de uma iniciativa da prpria direo da Companhia Fiao e Tecidos. No artigo publicado no Documentario ilustrado do Tricentenario da Restauraao Pernambucana (COTONIFICIO, 1945), vemos que a direo tinha o objetivo de ampliar a quantidade de vilas operrias no entorno da fbrica, a fim de evitar que os trabalhadores perdessem parte do dia numa longa jornada entre a sua residncia e o local de trabalho e, tambm, de ter uma controle maior da sua prpria mo de obra.

Alm disso, a Fbrica ainda dotou o lugar de aspectos citadinos, construindo e favorecendo o surgimento de um leque de equipamentos que tornavam o arrabalde quase autossuficiente do resto da cidade. Por outro lado, esse crescimento e a dinmica urbana da rea fizeram com que a fbrica se inserisse mais facilmente no cotidiano do restante da cidade de tal modo que os seus dirigentes chegaram at mesmo a fundar um clube de futebol, chamado Torre Sport Club, que teve torcedores ilustres como o governador Estcio Coimbra. Fundado em 13 de Maio de 1909, o Madeira Rubra como era chamado pela torcida, organizou campeonatos prprios, com times do bairro da Torre e conquistou diversos ttulos durante o seu perodo de atividade, sendo as mais importantes os Campeonatos Pernambucanos nos anos de 1926, 1929 e 1930.

Figura 09 Alexandre Brzin. Rio Capibaribe nas proximidades da Torre, Sem data (cerca de 1940). Acervo Museu da Cidade do Recife.

O processo de desenvolvimento do Bairro da Torre est inegavelmente atrelado dinmica fabril, foi ela quem o moldou e o proveu de equipamentos que fizessem com que esse arrabalde cresce e de desenvolvesse seguindo essa lgica at o ltimo quartel do sculo XX quando, segundo a historiadora Telma de Barros Correia, a partir de meados dos anos 1980, ocorreu no Brasil um processo de reestruturao empresarial, acarretando mudanas nas relaes entre o capital e trabalho. Com isso, muitas empresas fecharam, e terceirizou-se diversos segmentos da produo, com objetivo de reduzir e at mesmo eliminar custos com mo de obra. Para a autora, nesse momento que se deu um profundo desmonte de vila operrias e ncleos fabris ao longo do pas, e a Fbrica da Torre no escapou desse processo. Com as atividades encerradas em 1982, as instalaes fabris foram compradas pelo BANORTE, e a partir da a maior parte das vilas operrias comearam a ser desocupadas e demolidas. O patrimnio construdo pela Fbrica ao longo de quase um sculo de produo comeou a entrar em decadncia. No campo preservacionista, a partir da dcada de 1960, com a expanso do campo de estudo das cincias sociais e os novos conceitos de bem patrimonial, os registros relacionados a uma produo arquitetnica no-erudida e tambm mais recente passaram ser objeto de preservao. A memria da produo industrial passa, a partir de ento, a ser vista como detentora de valores simblicos, culturais, histricos e estticos. Sendo esse legado industrial amplo e abarcando desde conjuntos edificados relacionados extrao de matria prima, processamento, produo e armazenamento at mesmo configuraes urbanas relacionadas dinmica industrial. Segundo Lus Manuel Domingues, a indstria txtil de Pernambuco representava, poca, o melhor exemplo de formao e desenvolvimentos do capital industrial, era a ponta do processo de industrializao constitudo a partir da maturao da economia de mercado local (DOMINGUES, 2000:75), sendo perfeitamente possvel afirmar que a Fbrica da Torre foi um elemento importantssimo nesse cenrio, que ainda guarda nas ambincias do bairro uma memria desse perodo na histria de Pernambuco. Embora o ciclo econmico do algodo tenha sido de grande importncia para Pernambuco (no braso do estado, no lado oposto onde h um ramo de cana de acar h um galho de um algooeiro) pouco da sua produo edilcia,

que a forma mais tangvel de evidenciar esse passado, uma vez que a tangibilidade dos monumentos construdos os distinguem, por exemplo, dos textos e de outras representaes histricas, sobrevive preservado nas cidades do estado. O enorme crescimento do bairro da Torre ocorrido nos ltimos 20 anos acelerou o processo de renovao das estruturas edificadas constitudas a partir da memria fabril, fazendo com que se perdessem algumas dessas edificaes, no entanto, sem causar um comprometimento a essa memria que moldou o bairro e que foi extremamente importante para a economia pernambucana no dois ltimos sculos. J relao ao Patrimnio Industrial de maneira geral, pouco dessa memria encontra-se salvaguardada pelo poder pblico estadual, onde somente est tombado o Conjunto Fabril da Tacaruna, no Recife, e encontram-se em processo de tombamento a Fbrica Caro, em Caruaru, e a Vila Operria de Pontezinha, no Cabo de Santo Agostinho. Embora a Fbrica da Tacaruna tenha num determinado perodo sido tambm uma indstria txtil, em nenhum desses trs casos encontramos materializados os valores que existem no conjunto fabril da Fbrica da Torre. O bairro da Torre est impregnado de valores de uma memria industrial txtil pernambucana, em sua essncia, representado pelo conjunto arquitetnico selecionado que ora se busca a salvaguarda. Atenciosamente,

Leonardo Cisneiros, Professor - UFRPE CPF: 027.594.734-30

Nadja Granja Falcone Arquiteta e Urbanista CPF:529.588.684-00

Lucas Alves CPF:

No do Rego Barros Arquiteto e Urbanista CPF: 070.592.802-72

Mrcio Erlich Arquiteto e Urbanista CPF:

Rodrigo Cantarelli Arquiteto e Urbanista CPF: 024.827.287-52

ANEXOS

ANEXO 01 - Mapa e descrio das poligonais de tombamento e de entorno.

A primeira poligonal de tombamento compreende ao lote urbano onde est edificada a Fbrica da Torre e tem como ponto inicial o cruzamento dos eixos da Rua Marcos Andr e da Avenida Beira Rio e por essa ltima vai seguindo at o o encontro com o eixo da Rua dos Operrios. Deflete a direita e segue pela Rua dos Operrios at o encontro com o eixo da Rua Vinte e Quatro de Fevereiro, onde novamente deflete a direita, seguindo pela linha limite entre os lotes nmero 894 e 944 da Rua Jos Bonifcio at encontrar o eixo dessa ltima via, onde novamente deflete a direita. Seguindo pelo eixo da Rua Jos Bonifcio a poligonal vai at o encontro com o eixo da Rua Ana Nery, onde novamente deflete a direita e segue pelo eixo da via at encontrar o encontro do eixo dessa ltima com o eixo da Rua Marcos Andr, onde novamente deflete a direita, seguindo pelo eixo da via at encontrar o ponto inicial, fechando assim a poligonal dessa rea Tombada.

A segunda poligonal de tombamento compreende ao conjunto urbano formado pelo trecho mais bem preservado de uma das Vilas Operrias da Fbrica da Torre bem como outras edificaes que surgiram condicionadas pela dinmica fabril. Essa poligonal tem como ponto de partida o eixo de encontro das Ruas Jos de Holanda e Jos Bonifcio e por essa ltima segue at a altura do nmero 650, includo, onde deflete a esquerda, e segue at o fundo desse lote, onde novamente deflete a esquerda e segue pelos fundos dos lotes da Rua jos Bonifcio at encontrar o eixo da Rua Benjamim Constant, onde deflete a direita. Seguindo pelo eixo dessa ltima via at o nmero 79, a poligonal deflete a esquerda e segue pela lateral do lote 79, includo, at encontrar o eixo da Rua Jos de Holanda onde deflete a esquerda. Seguindo pelo eixo da Rua Jos de Holanda, a poligonal contorna o lote 300, includo, dessa via at o seu limite com

a Rua dos Operrios e retorna ao eixo da Rua Jos de Holanda, onde deflete a Direita e segue o eixo da via at encontrar o ponto inicial, fechando assim a poligonal dessa rea Tombada.

A poligonal de preservao de ambincia tem incio no cruzamento do eixo do Rio Capibarie com a Rua Marcos Andr, seguindo por essa ltima at o seu encontro com a Rua Jos Bonifcio, onde deflete a esquerda. A poligonal segue pelo eixo dessa ltima rua at o seu encontro com a Rua Jos de Holanda, onde deflete a direita e segue pelo eixo dessa via at o lote 443, excludo. Seguindo pelos fundos dos lotes, a poligonal vai at o nmero 108, includo, da Rua Benjamim Contant e segue em linha reta pela lateral desse lote at o encontro com o eixo da rua Jos Bonifcio, onde deflete a direita e segue at o encontro com o eixo da Rua Conde de Iraj. Defletindo a esquerda, a poligonal segue at a altura do lote 214, includo, onde deflete a esquerda e segue em linha reta at o encontro dos eixos das Ruas 24 de Fevereiro e dos Operrios, onde deflete a direita e segue, pelo eixo dessa ltima at o encontro com o eixo do Rio Capibaribe, onde deflete a esquerda e segue pelo eixo at o ponto inicial dessa poligonal de entorno.

Essas poligonais podem ser visualizadas no mapa da pgina a seguir:

ANEXO 02 - Referncias

A FABRICA da Torre e sua importncia. Espelho. Rio de Janeiro, a. 3, n. 22, p.59-60, jan./fev., 1937. BARROS CORREIA, Telma de. Moradia e trabalho: o desmonte da cidade empresarial. Anais: Encontros Nacionais da ANPUR, 2013, p715-727. CHOAY, Franoise. A alegoria do patrimnio. So Paulo: UNESP. 2001. COTONIFCIO da Torre. In: Coelho, Arnaldo Barbosa; Lins, Joao Batista; Carneiro Leao, Hilton. Documentario ilustrado do Tricentenario da Restauraao Pernambucana. Recife: s.n, 1945. p. 163-164 DOMINGUES, Lus Manuel. O Processo de industrializao em Pernambuco (1890-1920). In: Revista SymposiuM. Recife, a. 4, n.1, p.57-76, janeiro-junho, 2000. PEREIRA DA COSTA, Francisco Augusto. Arredores do Recife. 2. Ed. autnoma. Recife: FJN. Ed. Massangana, 2001. PEREZ, Apolnio. O Algodo e sua indstria em Pernambuco. Monografia apresentada na Conferncia Algodoeira do Rio de Janeiro, julho de 1916. PERRUCI, Gadiel. A Repblica das usinas. Rio de Janeiro: Ed. paz e Terra, 1978. OLIVEIRA, Francisco de. Noiva da revoluo/ Elegia para uma re(li)gio. So Paulo: Boi tempo editorial, 2008 VAINSENCHER, Semira Adler. Torre (bairro, Recife). Pesquisa Escolar Online, Fundao Joaquim Nabuco, Recife. Disponvel em: <http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/>. Acesso em: 18 jun 2013.

ANEXO 03 - Fotos atuais dos edifcios e do entorno

Mrcio Erlich, Fbrica da Torre na paisagem do Recife: adensamento e presena de equipamentos de impacto, 16 de junho de 2013

Mrcio Erlich, Fbrica da Torre na paisagem do Recife: Rio Capibaribe e o adensamento do entorno, 16 de junho de 2013

Mrcio Erlich, Fbrica da Torre, 16 de junho de 2013

Mrcio Erlich, Chamin da Fbrica da Torre, 16 de junho de 2013

Mrcio Erlich, Remanescentes da Vila Operria e de outras edificaes relacionada dinmica fabril no bairro da Torre, 16 de junho de 2013

Mrcio Erlich, Telhados da Vila Operria da Fbrica da Torre, 16 de junho de 2013

Google Street View, Vila Operria na rua Benjamim Constant, novembro de 2011

Google Street View, Vila Operria na Rua Jos de Holanda, novembro de 2011

Das könnte Ihnen auch gefallen