Sie sind auf Seite 1von 3

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO DE EDUCAO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTRIA II PROF RICARDO PACHECO ALUNAS:

S: DENISE DIAS E ELIANE LINS

Atividade proposta: 1. Elaborar um projeto de pesquisa 2. Elaborar um plano para apresentar o projeto de pesquisa (1 aula)

Projeto de Pesquisa Tema: O tempo. Ttulo: Trabalhando a noo do tempo cronolgico. Pblico Alvo: 3 ano Questo central: Voc sabe usar seu tempo? Justifique sua resposta. Questo secundria: Quais instrumentos so utilizados para registrar a passagem do tempo na atualidade e em outras pocas?

Hipteses: -Questo Central: Sim, acordo bem cedo e d pra aproveitar bastante o dia. No, acordo muito tarde j pertinho da hora de ir escola. -Questo secundria: Possivelmente a grande maioria responderia o relgio de pulso, por se tratar de um dos instrumentos mais utilizados para medir o tempo.

Fontes: Livros, revistas, internet.

Contedos: Calendrios Temporalidade Ordenao de fatos da vida cotidiana Oralidade Elaborao de um projeto de pesquisa

Metodologia: 1 etapa: Iniciaremos a aula cumprimentando-os invertendo o horrio de forma proposital para, a partir disso, iniciarmos a discusso sobre o tempo. Por exemplo: se a aula estiver sendo dada no turno da tarde cumprimentaremos os alunos com um sonoro bom dia! O objetivo que eles identifiquem o equvoco e a partir da iniciaremos uma discusso sobre a importncia do tempo para nossas vidas. Dando continuidade traremos algumas adivinhaes referentes ao tempo, tais como: O que o que ? Corre, corre e nunca para? (O TEMPO) O que o que ? So sete irmos cinco tm sobrenome, dois no? (A SEMANA) Quando a gente perde, nunca mais recupera? (O TEMPO).

Leremos em voz alta cada uma das adivinhas e pediremos que eles respondam oralmente. Para melhor sistematizao do conhecimento explicaremos aos alunos que o nosso dia geralmente repleto de atividades como: estudar, brincar, comer etc. A partir disso, abordaremos os seguintes questionamentos: Vocs acham que todas as crianas praticam atividades semelhantes no dia a dia? O que voc faz em cada um dos perodos do dia? (manh, tarde, noite). Solicitaremos que em dupla eles comparem as atividades sobre as seguintes questes: Quais atividades dirias vocs tm em comum? Quais atividades dirias so diferentes? Orientar os alunos pedindo que eles observem e escrevam acerca das atividades que realizam no momento em que no esto na escola. Estaremos registrando na lousa as semelhanas e diferenas encontradas. Aps criar esse clima de curiosidade com as etapas descritas anteriormente, vamos instigar os alunos com questes do tipo: Seria possvel descobrir mais sobre o tempo? O que vocs gostariam de saber sobre esse assunto? O que vocs acham de aprofundarmos esse conhecimento? Vocs j ouviram falar sobre projeto de pesquisa? A partir deste ponto estaremos apresentando o que um projeto de pesquisa, o esqueleto que envolve sua construo bem como suas etapas, seu objetivo em responder a questo inicial levantada por eles, a necessidade da construo de um cronograma, que fontes de consulta seguras podemos utilizar e a realizao de um produto final como culminncia do projeto. Diante disso, ser proposto que: os alunos se dividam em quatro grupos, formulem e anotem dvidas e certezas sobre o tema observado, e explorando seus conhecimentos, apontem uma resposta provisria para a questo formulada. Estaremos a partir da propondo tambm que os alunos escrevam em seus cadernos as etapas de um projeto de pesquisa, iremos propor a construo

de um cronograma onde os alunos podero estabelecer quais sero as etapas da pesquisa e ainda discutiremos o que podemos fazer como produto final. Cada grupo dever apresentar o esboo escrito do projeto de pesquisa.

2 etapa: Com a turma j dividida em quatro grupos iremos solicitar que pesquisem sobre as diferentes formas de organizao temporal. Daremos destaque ao uso do Calendrio por isso cada grupo ir pesquisar calendrios de alguns povos, um grupo ficar responsvel por pesquisar o calendrio chins, outro calendrio judaico, outro muulmano e outro calendrio maia, por exemplo. Aps dividir as atividades com os grupos, listaremos as fontes de informaes a serem consultadas para solucionar tais interesses. Os grupos estaro se revezando entre consultas na biblioteca da escola e na sala de informtica. No que se refere consulta pela internet, explicaremos aos estudantes nossos critrios de escolha das pginas indicadas, lembrando-os que acessem diferentes fontes sobre as diferentes formas de organizao temporal. No que se refere ao trabalho na biblioteca estaremos demonstrando quais critrios devemos utilizar para a pesquisa neste tipo de fonte, para isso iremos reforar as orientaes sobre a questo da cpia (usar uma informao no copi-la), sobre como tomar notas, elaborar resumos e a importncia de fazer referncia aos dados usados. Para manter a organizao das atividades desenvolvidas durante o projeto iremos propor que os estudantes estejam atentos ao cronograma por eles elaborados bem como os prazos possveis para sua realizao. Como ltima tarefa da formalizao do projeto de pesquisa os alunos escolhero o ttulo para o trabalho. Esse deve apresentar, de forma clara, o tema de estudo, pois acaba servindo como um termo de identidade e referncia do trabalho realizado.

3 etapa:

Nessa etapa iremos orientar a produo escrita deixando claro que esses registros ajudaro na anlise e na escrita da concluso da investigao, tendo em mente a necessidade de responder pergunta inicial e secundria. Aps organizarem seus dados e responderem as questes levantadas no incio da pesquisa partimos para a realizao do produto final que ser a confeco de cartazes. Estaremos realizando juntamente com os alunos um levantamento de quais informaes estaro expostas nesses cartazes.

4 etapa: Produto final: Como produto final da pesquisa estaremos confeccionando os cartazes, que ficaro expostos em um mural no ptio da escola, com as respostas s perguntas surgidas durante a pesquisa.

Das könnte Ihnen auch gefallen