Sie sind auf Seite 1von 14

Alberflex Indstria de Mveis Ltda. Av.

Rudolf Dafferner, 867 18085-005 - Sorocaba-SP Fone 15 3238-5200 Fax 15 3238-5249 alberflex@ alberflex.com.br www.alberflex.com.br

SUMRIO

1 2 2.1 2.2 2.3 2.4 2.5 3 3.1 3.2 3.3 3.4 4 4.1 4.2 5 5.1 5.2 5.3 5.4 5.5 5.6 5.7 6 7

SIGLAS INTRODUO ................................................................................................05 TPICOS DE ERGONOMIA ....................................................................06 CONCEITOS ...................................................................................................07 HISTRIA DA ERGONOMIA ..................................................................08 DOMNIOS DE ESPECIALIZAO DA ERGONOMIA ...............08 A IMPORTNCIA DA ERGONOMIA ..................................................09 QUEM O ERGONOMISTA? .................................................................09 QUALIDADE DE VIDA E ERGONOMIA ...........................................10 STRESS .............................................................................................................10 DEFINIES DE QUALIDADE DE VIDA ..........................................10 O QUE POSTURA? ..................................................................................11 DISTRBIOS OSTEOMUSCULARES ...............................................15 CONSIDERAES SOBRE O TRABALHO SENTADO ...............16 A COLUNA VERTEBRAL ..........................................................................17 TRABALHAR EM CASA / O TELE-TRABALHO............................20 O POSTO DE TRABALHO NO ESCRITRIO.....................................21 CADEIRA .........................................................................................................21 APOIO PARA OS PS ................................................................................23 PORTA DOCUMENTOS ............................................................................23 TECLADOS ......................................................................................................24 MONITORES ..................................................................................................24 MOUSE .............................................................................................................25 MESA .................................................................................................................26 REFERNCIAS CONSULTADAS
.........................................................27

CRDITOS ........................................................................................................27

Ergonomia l Alberflex l

03

SIGLAS
ABERGO Associao Brasileira de Ergonomia DORT Distrbios Osteomusculoligamentares Relacionados ao trabalho IEA Associao Internacional de Ergonomia ISMA International Stress Management Association L.E.R Leses por Esforos Repetitivos NR -17 Norma Regulamentadora do Ministrio do Trabalho e Emprego Q.V.T. Qualidade de Vida no Trabalho

1. INTRODUO
Vivemos na era da informao,onde o nosso dia a dia est cada vez mais atrelado a tecnologia (celulares,notebooks,interne t...) possibilitando a construo de uma sociedade 24 horas. O conceito de sociedade 24 horas nos leva a refletir sobre qualidade de vida, seja ela no trabalho ou em atividades de vida diria. O que voc faz para manter e ou melhorar sua Qualidade de vida e daqueles que o cercam? Os conceitos ergonmicos se aplicados corretamente podem contribuir para uma melhor qualidade de vida. Entretanto muitas vezes estes conceitos so superficialmente utilizados e ou definidos de forma errnea. de uma forma ampla (fsica, cognitiva e organizacional). Substituir paradigmas necessrio para realizar uma boa ergonomia. Estima-se que mais de 75% dos postos de trabalho utilizem computadores, favorecendo a postura sentada por tempo prolongado. Um trabalhador de escritrio passa durante a sua carreira profissional, mais de 80.000 horas sentado. Diante destes nmeros deve-se considerar a ergonomia nos projetos de arquitetura e design para uma contribuio significativa na qualidade de vida das pessoas.

Atualmente normal nos depararmos com propagandas utilizando a palavra ergonmico para promover produtos como automveis, computadores, canetas, cadeiras, mesas, etc. Mas ser que so realmente ergonmicos?
Em uma consulta aleatria a revistas renomadas da rea de arquitetura e design, verificou-se diversas frases que se referem a ergonomia somente como promoo de conforto para as pessoas,sem explicar o por que desta afirmao. Observa-se a utilizao de forma equivocada dos conceitos ergonmicos para a promoo dos produtos. Em um mundo globalizado onde paradigmas so substitudos no trabalho e na vida pessoal, temos que pensar em ergonomia Dentro de um mundo globalizado a residncia um espao para relaxar, brincar, conviver, enfim fugir do dia a dia estressante, passamos em mdia 60% de nossa vida em casa. Muitos desconfortos que levam a problemas osteomusculares ocorrem no trabalho e ou em casa, em decorrncia de produtos sem enfoque ergonmico e pelas caractersticas dos projetos arquitetnicos. Esta apostila no tem a pretenso de esgotar o assunto,mas trazer conhecimentos ergonmicos.

04

l Alberflex l Ergonomia

Ergonomia l Alberflex l

05

2. TPICOS EM ERGONOMIA
2.1. CONCEITOS
Afinal o que Ergonomia? A etimologia da palavra ergonomia, ergonomos deriva do grego ergon, que significa trabalho e nomos, normas, regras. A Ergonomia (ou Fatores Humanos) uma disciplina cientfica relacionada ao entendimento das interaes entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas, e aplicao de teorias, princpios, dados e mtodos a projetos a fim de otimizar o bem estar humano e o desempenho global do sistema (IEA,2000). Outra definio de ergonomia : O conjunto de conhecimentos cientficos relativos ao homem e necessrios para a concepo de ferramentas, mquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o mximo de conforto, segurana e eficcia (WISNER,1987). Qual o objeto de estudo da ergonomia? a anlise da atividade humana, a fim de compreender as interaes que se manifestam entre o ser humano e o seu envolvimento nas atividades de trabalho e pessoal. Qual o objetivo da ergonomia? Otimizar as interaes do ser humano com suas atividades de forma integrada, promovendo eficcia, segurana, sade e bem estar do usurio. Resumidamente objetiva-se adaptar o trabalho ao ser humano e tudo o que o cerca em suas atividades de vida diria. A ergonomia difere de outras reas do conhecimento por seu carter multidisciplinar, apoiando-se em diversas reas cientficas, gerando conhecimentos aplicveis s necessidades do usurio.

2.2. HISTRIA DA ERGONOMIA


Desde a pr-histria a ergonomia j estava presente. O homem prhistrico ao fixar na ponta de uma vara uma lasca de pedra afiada para facilitar a caa de uma forma mais confortvel,segura e eficaz estava inconscientemente realizando ergonomia. Em 1949, na Inglaterra, o termo ergonomia foi oficializado pelo engenheiro ingls Murrell ao criar a primeira sociedade de ergonomia do mundo: a Ergonomic Research Society. No entanto, o termo Ergonomia teve origem em 1857, quando o polons W. Jastrzebowski intitulou um de seus trabalhos como Esboo da Ergonomia ou Cincia do trabalho baseada sobre as verdadeiras avaliaes das cincias da natureza. A ergonomia teve seu reconhecimento cientfico e desenvolveu-se em funo dos avanos tecnolgicos do sculo XX, principalmente aps a 2 guerra mundial, onde as incompatibilidades entre o progresso humano e o progresso tcnico exacerbaram-se. Os equipamentos militares (avies mais velozes, radares, submarinos e sonares) exigiam dos operadores decises rpidas e complexas em situaes crticas de combate. Segundo HENDRICK (1993) a ergonomia teve vrias fases, a saber: Ergonomia de Hardware ou Tradicional Ergonomia do Meio Ambiente Ergonomia de Software ou Cognitiva Macroergonomia A Ergonomia de Hardware ou Tradicional concentrou os estudos nas caractersticas (capacidades e limites) fsicas e perceptivas do ser humano, e a aplicao dos dados no design de controles,displays e arranjos de interesse militar. A Ergonomia do Meio Ambiente tem o interesse de compreender melhor a relao do ser humano com seu meio ambiente (natural ou construdo). Preocupa-se com efeitos de temperatura, rudo, vibrao,iluminao e aerodispersides.

06

l Alberflex l Ergonomia

Ergonomia l Alberflex l

07

TPICOS EM ERGONOMIA

A Ergonomia de Software ou Cognitiva lida com questes de processamento de informao. Seu campo de trabalho fortalecido pela informatizao de processos e produtos que exige, cada vez mais uma Ergonomia de interface com o usurio. A Macroergonomia enfatiza a interao entre os contextos organizacional e psicossocial de um sistema. Diferencia-se das demais fases por priorizar o processo participativo.Isto garante que a interveno ergonmica tenha um melhor resultado,reduzindo a margem de erros de concepo e que as modificaes tenham melhor aceitao por parte dos trabalhadores.
A ergonomia embora no seja uma descoberta deste sculo vem sendo uma ferramenta amplamente utilizada por profissionais de diversas reas que querem agregar funcionalidade aos seus projetos e contribuir para uma melhor qualidade de vida de seus clientes.

2.4. A IMPORTNCIA DA ERGONOMIA


A importncia da ergonomia est na contribuio para a promoo da segurana e bem estar das pessoas e conseqentemente a eficcia dos sistemas que estas se encontram envolvidas. No Brasil a ergonomia vem ganhando notoriedade devido s exigncias de uma norma regulamentadora do Ministrio do Trabalho e Emprego, a NR-17. A atual redao da NR-17 foi estabelecida pela Portaria n 3.751, de 23 de Novembro de 1990. Esta norma traz vrios itens, sendo que o item 17.3 refere-se ao mobilirio dos postos de trabalho, preconizando que o mobilirio deve ser adaptado no s s caractersticas antropomtricas da populao, mas tambm natureza do trabalho, ou seja, as exigncias da tarefa.

2.3. DOMNIOS DE ESPECIALIZAO


A ergonomia por sua abrangncia apresenta domnios de especializao,conforme descrito pela ABERGO: Ergonomia fsica - est relacionada com as caractersticas da anatomia humana, antropometria, fisiologia e biomecnica em sua relao a atividade fsica. Os tpicos relevantes incluem o estudo da postura no trabalho, manuseio de materiais, movimentos repetitivos, distrbios msculo-esqueletais relacionados ao trabalho, projeto de posto de trabalho, segurana e sade. Ergonomia cognitiva - refere-se aos processos mentais, tais como percepo, memria, raciocnio e resposta motora conforme afetem as interaes entre seres humanos e outros elementos de um sistema. Os tpicos relevantes incluem o estudo da carga mental de trabalho, tomada de deciso, desempenho especializado, interao homem computador, stress e treinamento conforme esses se relacionem a projetos envolvendo seres humanos e sistemas. Ou seja, lida principalmente com as questes de processamento de informao (ex: tomar uma deciso precisa durante uma situao adversa ou escolhas dirias para realizar uma atividade, como um operador de uma sala de controles de uma usina de gases industriais,que precisa acionar diversos dispositivos para garantir a produtividade e a segurana no local) . Ergonomia organizacional - concerne otimizao dos sistemas *sciotcnicos, incluindo suas estruturas organizacionais, polticas e de processos. Os tpicos relevantes incluem comunicaes, gerenciamento de recursos de tripulaes (CRM - domnio aeronutico), projeto de trabalho, organizao temporal do trabalho, trabalho em grupo, projeto participativo, novos paradigmas do trabalho, trabalho cooperativo, cultura organizacional, organizaes em rede, tele-trabalho e gesto da qualidade.

2.5. QUEM O ERGONOMISTA?


So profissionais que tem uma formao em ergonomia e contribuem para o planejamento, projeto e a avaliao de tarefas, postos de trabalho, produtos, ambientes e sistemas de modo a torn-los compatveis com as necessidades, habilidades e limitaes das pessoas. No Brasil existem cursos de especializao em ergonomia, com carga horria mnima de 360 horas/aula. Aps a concluso da especializao o candidato a ergonomista deve submeter-se a uma prova pela ABERGO para certificarse em ergonomia e ter direito ao ttulo de ergonomista. Os locais de atuao do ergonomista podem ser: universidades e escolas tcnicas (ensino); instituies de pesquisa e rgos normativos (legislao); prestao de servios (consultorias); setor produtivo (departamentos de projeto, pesquisa e desenvolvimento, sade ocupacional, treinamentos e outros)
Ergonomia l Alberflex l

* Sistemas Sciotcnicos so critrios fundamentados na noo de conforto,eficincia e segurana.Levar estes critrios em considerao durante as aes ergonmicas visa assegurar melhorias nas condies de trabalho no nvel da sade ocupacional e da eficincia produtiva.

08

l Alberflex l Ergonomia

09

3. QUALIDADE DE VIDA E ERGONOMIA


3.1. STRESS
No podemos falar em qualidade de vida sem antes refletir sobre o que o stress. A palavra stress comumente empregada no nosso dia a dia para caracterizar qualquer tipo de aflio ou cansao do corpo e da mente, um estado de esprito. De acordo com ROSSI (2005) stress no um estado de esprito, o stress a reao do indivduo a uma adaptao e pode causar um conjunto de sintomas fsicos, psicolgicos e comportamentais. Uma pesquisa em 2002-2003 da ISMA do Brasil com 1000 profissionais, mostrou que 70% dos brasileiros, economicamente ativos,sofrem as conseqncias do excesso de tenso do dia a dia.

3.3. O QUE POSTURA?


Segundo JEAN OLIVER (1999) a atitude que a pessoa assume, utilizando a menor quantidade de esforo muscular e ao mesmo tempo, protegendo as estruturas de suporte contra traumas. Muitas vezes proporciona-se o mobilirio adequado, mas esquece-se de ensinar s pessoas como utiliz-lo ou ainda as pessoas aprendem como regular o mobilirio mas simplesmente no o fazem. As posturas neutras so as mais indicadas para realizar as tarefas do dia-a-dia. Entende-se por posturas neutras aquelas em que os segmentos corporais esto corretamente apoiados e alinhados (figura 01 e 02).

No podemos viver sem stress, este por vezes impulsiona as pessoas a alcanarem seus objetivos. O segredo em um mundo competitivo e globalizado est em como gerenciar o stress. Desta forma podemos dizer que a ergonomia pode auxiliar no combate ao stress. Um exemplo disto que uma cadeira ergonmica pode ajudar a reduzir tenses corporais do dia a dia,aliada a boa postura do usurio.

3.2. DEFINIO DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO


O tema qualidade de vida no trabalho (Q.V.T.) tem despertado o interesse das empresas pela contribuio que pode oferecer para trazer motivao e satisfao ao trabalhador em seu ambiente de trabalho e consequentemente uma melhor performance produtiva deste trabalhador. Podemos dizer que qualidade de vida um fator de excelncia pessoal e organizacional. Compreende ser saudvel, desde a sade fsica, cultural, espiritual e a sade profissional, intelectual e social. Ter qualidade de vida no trabalho requer acima de tudo um compromisso pessoal em parceria com a empresa. Um ambiente de trabalho onde alm de questes organizacionais desfavorveis existem questes fsicas, como mobilirio no ergonmico, podem predispor a desconfortos osteomusculares que iro interferir na Q.V.T. deste trabalhador. Considerando-se as interfaces existentes na qualidade de vida pode-se vislumbrar a contribuio da ergonomia no domnio fsico da Q.V.T. minimizando e ou solucionando problemas de desconforto em ambientes construdos. 10
l Alberflex l Ergonomia

Figura 01

Os punhos e cotovelos esto apoiados na mesa, proporcionando o relaxamento dos ombros e braos ao longo do tronco. A coluna vertebral (costas) est totalmente apoiada no encosto da cadeira.

Ergonomia l Alberflex l

11

QUALIDADE DE VIDA E ERGONOMIA

Embora as posturas neutras sejam preconizadas para proteger o corpo de problemas osteomusculares, devemos lembrar que a adoo de posturas mesmo que corretas por tempo prolongado no so indicadas. Nosso corpo dinmico e requer pequenos ajustes durante as atividades realizadas. Alternar tarefas na postura sentada com tarefas que requerem deslocamentos uma das opes para prevenir problemas osteomusculares.

Alongamentos na cadeira em perodos diferentes do dia, podem contribuir significativamente para interromper a postura por tempo prolongado (figuras 03, 04 e 05). Mas lembre-se, se voc j teve ou tem algum problema de coluna, joelhos, etc., consulte um profissional da rea de sade antes de executar os exerccios. Se voc no tem nenhuma restrio para praticar alongamentos, seguem algumas dicas:

Figura 02

Punho em neutro, ou seja, o punho no est flexionado para baixo (flexo de punho) ou estendido para cima (extenso de punho). No temos tambm os desvios para a direita (desvio ulnar) ou para a esquerda (desvio radial). Respeita-se o eixo que passa pelo dedo mdio e antebrao para manter o punho em neutro.

Figura 03

Estique seu corpo para trs inspirando pelo nariz profundamente, alongando braos, coluna e tracionando os ps em direo ao seu corpo. Conte 20 segundos, relaxe e volte expirando lentamente pela boca. V para o segundo alongamento.

12

l Alberflex l Ergonomia

Ergonomia l Alberflex l

13

QUALIDADE DE VIDA E ERGONOMIA

3.4. DISTRBIOS OSTEOMUSCULARES


Os distrbios osteomusculares podem estar ou no relacionados ao trabalho. Quando estes esto relacionados ao trabalho utilizamos o termo DORT, em consonncia com a Previdncia Social do Brasil e pesquisadores renomados neste assunto. Os DORT j se constituem na principal causa de afastamento do trabalho no Brasil, com reflexos sociais e econmicos. O termo DORT destaca a palavra distrbios ao invs de leses referindo-se ao que realmente acontece na prtica. Os distrbios (como fadiga, peso nos membros superiores, dolorimento...) ocorrem em uma fase precoce e se no tratados corretamente podem favorecer ao aparecimento das leses. Os DORT podem ser definidos segundo COUTO (1998) como: Transtornos funcionais, transtornos mecnicos e leses de msculos e/ou de tendes e/ou de fscias e /ou de nervos e/ou de bolsas articulares e pontas sseas nos membros superiores, que resultam em dor,fadiga,queda da performance no trabalho e incapacidade temporria Os mecanismos principais que predispe aos DORT so a interao de quatro fatores biomecnicos como: fora, posturas incorretas, repetitividade, vibrao e compresso mecnica. Portanto o termo L.E.R. (Leses por Esforos Repetitivos) no traduz o que realmente ocorre. Este termo desde 1986 j tinha indicao da Real Sociedade de Medicina Australiana para ser substitudo. A terminologia L.E.R. indica somente a repetio como mecanismo causador das leses e estava sendo utilizada indevidamente como diagnstico, causando muitos problemas no meio mdico. Os DORT tm diminudo a qualidade de vida das pessoas, a aplicao dos conceitos ergonmicos no ambiente de trabalho e nos envolvimentos do dia a dia, possibilita traar as estratgias de preveno para estes problemas. Ergonomia l Alberflex l 15

Figura 04

Expirando lentamente pela boca v flexionando a coluna a sua frente, apie bem os ps no cho, abra um pouco suas pernas e se possvel apie a palma das mos no cho. Conte 20 segundos, relaxe e retorne lentamente inspirando pelo nariz e retorne a posio inicial. No esquea de relaxar o pescoo. V para o terceiro alongamento.

Figura 05

Apie as costas na cadeira, cruze uma perna sobre a outra e puxe com as duas mos a perna em direo ao seu tronco. Rode a cabea para o lado contrrio da perna que est sendo alongada. Conte 20 segundos, relaxe e troque a perna.

14

l Alberflex l Ergonomia

4. CONSIDERAES SOBRE O TRABALHO SENTADO


A informatizao dos postos de trabalho favoreceu a adoo da postura sentada por tempo prolongado, a resultante disto que passamos menos tempo nos deslocando no nosso dia a dia. Vrios estudos relatam um aumento do risco de dores lombares (lombalgias) nas pessoas que realizam tarefas predominantemente na postura sentada. Outros estudos ao contrrio do anterior no encontraram indicadores do aumento do risco de lombalgias em indivduos que trabalham predominantemente na posio sentada. Entretanto estudos com homens que passam mais da metade da jornada de trabalho dentro do automvel, sugerem que estes trabalhadores tm risco triplicado de desenvolver hrnia de disco (um tipo especfico de dor lombar). A alternncia de postura no trabalho, reduz a fadiga postural e o absentesmo, por isso importante que a cadeira permita alteraes posturais. No geral a postura de uma pessoa sentada depende no s do formato da cadeira, mas tambm de hbitos pessoais de postura adotados na execuo da tarefa. O posto de trabalho na posio sentada requer no apenas uma boa cadeira,mas uma boa altura da superfcie de trabalho para se ajustar ao trabalhador.
Figura 06

4.1. A COLUNA VERTEBRAL


Saber proteger sua coluna essencial e conhecer sua estrutura facilita o cuidar. A coluna vertebral (espinha) formada por 33 vrtebras, separando as vrtebras encontra-se os discos intervertebrais que so os principais componentes na transmisso de cargas, incluindo o peso corpreo de um corpo vertebral para o seguinte (figura 6). Processos espinhoso

Corpo Vertebral

Disco

Faceta

Sempre existe uma presso intrnseca no interior dos discos (presso intradiscal), mesmo quando eles no esto suportando carga. A coluna vertebral vista de lado curva. A primeira curva localizada no pescoo (curva cervical) comea a se formar durante a vida uterina e ganha fora quando o beb comea a segurar a cabea reta.

Quando a criana comea a andar forma-se a curva lordtica (regio lombar), esta curva concluda quando a criana faz 10 anos de idade. As demais regies (torcica e sacral) preservam as concavidades durante toda vida. Funcionalmente a coluna vertebral composta por quatro partes,duas partes mveis, as colunas cervical e lombar e duas partes relativamente imveis, a regio torcica e sacral (figura 7).

16

l Alberflex l Ergonomia

Ergonomia l Alberflex l

17

CONSIDERAES SOBRE O TRABALHO SENTADO

Constituindo-se dessa forma a coluna vertebral faz com que o trabalho sentado tenha vantagens e desvantagens.
As vantagens do trabalho sentado so: Estabilidade nas atividades que requerem muito controle visual e motor; Consome menos energia do que a posio em p; Menor sobrecarga sobre as articulaes; Reduz a presso nas veias dos membros inferiores. As desvantagens do trabalho sentado so: Sentar-se por tempo prolongado favorece a flacidez dos msculos da barriga Proporciona o desenvolvimento da cifose (corcunda), ao sentar-se para a frente, sendo uma postura ruim para os rgos da digesto e respirao.

Na vista posterior de uma coluna vertebral normal deve-se observar um alinhamento entre todas as vrtebras (figura 8).

18

l Alberflex l Ergonomia

Ergonomia l Alberflex l

19

CONSIDERAES SOBRE O TRABALHO SENTADO

5. O POSTO DE TRABALHO NO ESCRITRIO


5. O POSTO DE TRABALHO NO ESCRITRIO

4.2. TRABALHAR EM CASA / O TELE-TRABALHO


O tele-trabalho ou trabalho a distncia tem sido cada vez mais uma realidade no contexto empresarial brasileiro. Agenda flexvel para se trabalhar em momentos que se sinta mais produtivo, menor exigncia de espao nas empresas so alguns itens que incentivam este tipo de trabalho, trazendo novas possibilidades e tambm alguns problemas, tais como: Na grande maioria dos casos o espao fsico designado para o trabalho em casa no proporciona condies de trabalho adequadas. O mobilirio geralmente no ergonmico e muitas vezes improvisado, no atendendo as necessidades da tarefa e colocando em risco a sade do trabalhador; Outra situao so os projetos sugeridos para escritrios na residncia que levam em considerao somente tendncias, esquecendo-se do funcional; Programas de segurana e sade no trabalho no fazem parte da rotina dos tele-trabalhadores, traduzindo-se em risco para a sade dos mesmos;

Nas atividades em escritrio o computador passa a ser o ferramental indispensvel para a realizao das tarefas, exigindo bastante de nossos olhos e da musculatura dos ombros, cotovelos e punhos. As adequaes ergonmicas devem ser feitas levando-se em considerao cada item que compe o ambiente de trabalho.

5.1. CADEIRA
A cadeira pode ser considerada o elemento mais crtico de um posto de trabalho informatizado, por ser responsvel pelo suporte para a postura sentada. A escolha da cadeira est diretamente atrelada ao perfil antropomtrico do usurio e a atividade a ser executada. Dimenses antropomtricas so importantes para a discusso do projeto de cadeiras e mesas. Cadeiras no ergonmicas podem contribuir para dificuldade de concentrao e desempenho do usurio. Uma cadeira adequada e confortvel deve permitir a adoo de posturas neutras de todos os segmentos corporais, evitando o aparecimento de problemas osteomusculares. O conhecimento pelo usurio da funo de cada item da cadeira favorece na escolha do modelo. No quadro a seguir foram selecionados alguns itens da cadeira correlacionando-os com sua funo e os benefcios para a sade do usurio.

Alteraes nos ritmos biolgicos destes trabalhadores podem ocorrer pela flexibili dade de horrios.

20

l Alberflex l Ergonomia

Ergonomia l Alberflex l

21

O POSTO DE TRABALHO NO ESCRITRIO

Dependendo da cadeira e da postura adotada ao sentar, uma parte do peso do corpo ser transferida para o piso, para os braos e para o encosto da cadeira (figura 9).

Um espao mnimo de 10cm entre a parte posterior dos joelhos (regio popltea) e o assento til para facilitar o ficar de p e permitir movimentos com as pernas.

5.2. APOIO PARA OS PS


Dever utilizar apoio para os ps aqueles usurios que aps regular a cadeira no conseguem apoiar os ps no cho. Algumas caractersticas de bons apoios de p so:

Ser ajustvel em altura e inclinao Profundidade superior ao compri mento dos sapatos Fcil remoo Ter revestimento antiderrapante

Figura 09

5.3. PORTA DOCUMENTOS


ITEM
Braos da cadeira regulveis

FUNO
Facilita o alinhamento dos antebraos com o tampo a mesa. Reduz os estresses sobre a coluna lombar, diminui a presso sobre a superfcie do assento e facilita levantar-se da cadeira Diminuir a carga sobre a coluna lombar na posio sentada

BENEFCIO
Apoio confortvel para os antebraos, prevenindo problemas osteomusculares dos msculos dos ombros e dos braos.

So dispositivos interessantes para prevenir problemas osteomusculares, pois evitam: A rotao ou tores de cabea ao visualizar os documentos sobre a superfcie de trabalho A fadiga visual

Encosto com regulagens e acompanhando as curvaturas da coluna vertebral

Diminui a presso nos discos intervertebrais da coluna, inibe posturas estticas e conseqentemente problemas osteomusculares e desconfortos ao final do dia. Aumentando a inclinao para trs at 110 os msculos da regio da coluna estaro relaxados e a presso nos discos intervertebrais diminuda, prevenindo problemas osteomusculares.

Encosto e assento com regulagem de inclinao

Regulagem da inclinao do assento e encosto, levando em considerao o ngulo tronco coxa. Este ajuste importante para atender os diversos perfis antropomtricos.

22

l Alberflex l Ergonomia

Ergonomia l Alberflex l

23

O POSTO DE TRABALHO NO ESCRITRIO

5.4. TECLADOS
Se considerarmos que ao digitar 30 palavras por minuto, pressionaremos 9000 teclas por hora aproximadamente, devemos escolher teclados que exijam pouca aplicao de fora ao pressionar as teclas. A posio do punho em neutro deve ser mantida ao utilizar o teclado para evitar distrbios osteomusculares. Enquanto estiver utilizando o teclado evite apoiar os punhos na borda do teclado ou da mesa, para evitar compresso dos tecidos moles (figura 10).
Figura 10

5.6 . MOUSE
O uso freqente do mouse predispe a desconfortos osteomusculares.Enquanto no teclado o trabalho dividido por dez dedos no mouse utiliza-se dois dedos.

As atividades realizadas com o mouse exigem movimentos pequenos e precisos com a articulao do punho.
Alguns cuidados podem ajudar a prevenir os problemas advindo do mouse, tais como: Posicione o mouse no mesmo nvel do teclado, mantendo o alinhamen to da mo enquanto move o antebrao; Mova o mouse com todo o membro superior (ombro, cotovelo e punho); Na medida do possvel adquira mouses pticos, que esto menos sujeitos a falhas por acumulao de sujeira; Existem vrias dimenses de mouses, verifique o que melhor se adapta a sua mo; Tente alternar as mos no uso do mouse.

5.5. MONITORES
O posicionamento incorreto do monitor pode predispor o usurio a dores de cabea, no pescoo, nos ombros e fadiga visual. O monitor deve estar a frente do usurio de maneira que se possa visualizar o mesmo, sem rodar ou inclinar a cabea. Posicione o monitor de maneira que possa conseguir toc-lo com os dedos no seu topo,com o brao completamente estendido (figura11).

Figura 11

24

l Alberflex l Ergonomia

Ergonomia l Alberflex l

25

O POSTO DE TRABALHO NO ESCRITRIO

6. REFERNCIAS CONSULTADAS
CHAFFIN,D.B Biomecnica Ocupacional HENDRICK,H Good ergonomics is good economics
Santa Monica - C.A,USA: Hfes publishing, 1997, p.2-4

5.6. MESAS

Traduo de Fernanda Salatiel Barbosa da Silva. Belo Horizonte - Ed. Ergo Ltda, 2001. p.276-312. Titulo original: Occupational biomechanics.

COUTO,H.A. Como gerenciar a questo das LER/DORT.


Belo Horizonte: Ed.Ergo ltda,1998. 437 p.

OLIVER,J. Cuidado com as costas: um guia para terapeutas.


So Paulo: Ed.Manole,1999. 162 p.

Diversos modelos de mesas de escritrio so desenvolvidos no mercado moveleiro todos os anos. Saber as caractersticas de conforto da mesa de real importncia para escolher corretamente. Portanto cinco caractersticas so relevantes: A profundidade possibilita ter um espao de trabalho entre teclado e monitor; A largura deve permitir colocar acessrios e materiais de trabalho mais utilizados; A altura ideal para trabalhar com os antebraos e braos apoiados na mesa, sem elevao de ombros; O espao para acomodar confortavelmente as pernas do usurio; A flexibilidade para modificao da disposio dos equipamentos e acessrios se necessrio.

DUL,J.;WEERDMEESTER,B. Ergonomia prtica

Traduo de Itiro Iida. 2 Ed. - So Paulo: Edgard Blucher, 1995. p. 147 Ttulo original: Ergonomics for beginners.

NORDIN, M.;WEISER, S.R.; DOORN, J.W.V.;HIEBERT, R Nonspecific low back pain

Environmental and occupational medicine. 3 Ed. - Willian N. Rom. Lippincort Raven Publishers, Philadelphia, 1998.

GRANDJEAN,E. Manual de Ergonomia

REBELO,F. Ergonomia no dia-a-dia


Lisboa - Ed.Slabo,2004. p. 156

Traduo de Joo Pedro Stein. 4 Ed. - Porto Alegre: Ed. Artes Mdicas Sul Ltda, 1998. p. 338 Titulo original: Physiogische arbeitsgestaltung: leitfaden der ergonomie.

ROSSI, A.M.(Org);PERREW,P.L.(Org) ;SAUTER,L.S(Org). Stress e qualidade de vida no trabalho: perspectivas atuais da sade ocupacional.
So Paulo: Ed.Atlas,2005. 197p.

GUIMARES,L.B.M. Ergonomia de Processo

5 Ed.- Porto Alegre:Ed. FEEng, 2004. p. 347, v1.

WISNER,A. A inteligncia no trabalho.


So Paulo: Fundacentro, 1994. 191p

Recomenda-se que a altura da mesa deve estar funcionalmente relacionada posio do cotovelo e ser ajustada aps ter sido ajustada a altura da cadeira. Estando a pessoa sentada o ajuste da altura da mesa deve ser de 3 a 4 cm acima do nvel do cotovelo. O modelo de mesa orgnica tem sido o mais indicado pelos ergonomistas por possibilitar o apoio do cotovelo, antebrao e punho na mesa, prevenindo problemas osteomusculares (figura 12).

7. CRDITOS
Autora: Symone Antunes Miguez (Fisioterapeuta e Ergonomista Certificada /ABERGO) Reviso: Dov Armoni (Arquiteto /Alberflex) Ilustraes: Ricardo Matsushita Produo e Projeto Grfico: Myat Publicidade

26

l Alberflex l Ergonomia

Ergonomia l Alberflex l

27

Das könnte Ihnen auch gefallen