Sie sind auf Seite 1von 4

Do Tema/Objeto ao problema, passo-a-passo

(Suely Fragoso)

Sejamos realistas: a maioria dos candidatos a uma vaga de mestrado ou doutorado no tem idia do que os programas de ps-graduao esperam receber quando solicitam a apresentao de um 'projeto de pesquisa'. Eu mesma, ao tentar uma vaga para o mestrado, no sabia por onde comear a escrever o tal projeto e olhe que eu dispunha da rara vantagem de ter 'alguma idia' do que constitua uma pesquisa, j que fui privilegiada com duas experincias de iniciao cientfica durante diferentes cursos de graduao. Este texto pretende auxiliar eventuais candidatos ao mestrado ou doutorado a ultrapassar as barreiras iniciais e dar incio formulao de um projeto de pesquisa 'de verdade'. Comecemos pelos casos mais freqentes, que corresponderiam a patamares aos quais vou dar os nomes provisrios de 'TC' e 'Tema ou Objeto'.

TC

Diante da necessidade de redigir um projeto de pesquisa para ingressar no Mestrado, uma sada que ocorre a quase todo mundo retomar o prprio Trabalho de Concluso da Graduao (TC) e envi-lo como uma proposta nova. Para os candidatos a Doutorado, vale o mesmo raciocnio apenas o que se redige tende a ser uma reproposio da Dissertao de Mestrado e no do Trabalho de Concluso. Apesar de que no se poderia chamar de 'boa f' propor uma pesquisa que j foi feita, alguns candidatos realmente no o fazem com m inteno: de fato acreditam que esto propondo avanar o conhecimento adquirido no TC (ou na Dissertao) e no apenas repetir a receita. Com honrosas excees, no entanto, o resultado costuma ser um projeto de mera reedio da pesquisa j realizada e que, apesar das esperanas de seu autor, no aponta para maiores conquistas. Para o aluno, esse tipo de projeto pode parecer perfeito: est tudo l, no lugar certinho, sem maiores dvidas, sem contradies, comeo, meio e fim. Fechadinho. Para os olhos de uma banca examinadora minimamente experiente (e ningum chega a fazer parte da banca de seleo de um ps-graduao sem esse mnimo de experincia) esse mesmo carter 'resolvido' indica que se trata de uma 'pseudo-proposta' e que, caso aceito, aquele candidato ter que construir um outro projeto de pesquisa porque aquele no o levar muito longe. Enfim, um projeto de Mestrado ou Doutorado pode muito bem ser inspirado em um TC ou Dissertao, mas no pode se limitar a repetir o que j foi feito. Ciente disso, o candidato que pretenda dar continuidade ao seu TC ou Dissertao estar em situao bastante similar ao 'meio do

caminho' do outro patamar mencionado no incio deste texto, o do 'Tema ou Objeto'. Mas voltemos um pouco para o incio de modo a discutir essa outra situao desde seus provveis pontos de partida.

Tema e/ou Objeto

Bastante lcido o candidato que compreende a solicitao de um projeto de pesquisa como uma declarao de 'inteno de vnculo'. Trata-se, de fato, de fazer opes que devero permanecer para alm da mera aceitao como aluno do Programa de Ps-Graduao: apesar de que a maioria dos Mestrados e Doutorados aceita a possibilidade de que o aluno mude de projeto durante o curso, este tipo de alterao que vem sempre acompanhado de muitos desdobramentos e conseqncias e significa, no mnimo, perigosos atrasos de cronograma. O primeiro movimento em direo a um projeto de pesquisa com boas chances de sobrevivncia consiste, portanto, em refletir sobre a seguinte pergunta: 1. O que o que ... que lhe interessa o suficiente para que voc ache boa a idia de passar os prximos dois anos (ou quatro, no caso do Doutorado) pensando a respeito? No exagero: um projeto de pesquisa comea pela escolha de dedicar seus prximos dois (ou quatro) anos a uma curiosidade, uma dvida, uma paixo. Voc vai ler sobre ela, vai pensar sobre ela, vai sonhar com ela. Vai brigar com os colegas e professores por causa dela e vai chorar quando todas as hipteses iniciais forem para o espao e vai, se a pesquisa mesmo a sua praia, achar o mximo reconstruir as hipteses e comear tudo de novo, quantas vezes for preciso, s para saber mais, para ir mais longe, para conhecer melhor. Pensando sobre o que que voc gosta tanto assim, chega-se (comumente) a um entre dois tipos de resposta: um Tema ou um Objeto. Para decidir qual ser, entre as milhares de possibilidades, o tema/objeto da sua futura pesquisa, s h um jeito: olhar para dentro de voc mesmo at revelar a natureza dos seus interesses. Do que voc gosta? Sobre qual tema acadmico j se pegou pensando sem que fosse obrigado a faz-lo? Do que tratavam as aulas da graduao ou mestrado das quais voc se lembra com mais prazer? A busca do Tema/Objeto individual, mas vale buscar ajuda nos amigos, nos livros, nos ex-professores. Vale tambm buscar inspirao nas ementas das reas de Concentrao, Linhas de Pesquisa e Disciplinas do Programa de Ps-Graduao o que j ajuda a encontrar a necessria consonncia entre o que voc gostaria de fazer e o que possvel fazer num determinado Curso. Uma vez encontrado o 'assunto', muitas vezes ainda bastante genrico, sobre o qual parece que valer a pena debruar-se nas futuras noites em claro como aluno de ps-graduao (que ningum

me acuse de ter feito parecer que era fcil!), os candidatos que 'comearam do zero' e os que haviam resolvido continuar o percurso do TC ou Dissertao encontram-se no mesmo ponto do percurso. Como prosseguir?

Alm do Tema/Objeto

Se, depois de muito pensar, voc ultrapassou a fase um e agora sabe sobre o que quer fazer sua pesquisa de Mestrado ou Doutorado, hora de dar o segundo passo. Este um pouco mais fcil (talvez seja realista dizer que menos difcil): tente escrever em poucas palavras e com clareza qual foi o Tema ou Objeto de pesquisa que voc escolheu. Alguns exemplos tpicos podem ajudar a compreender o que eu quero dizer com 'um assunto ainda genrico' e 'poucas palavras, com clareza': Os sites de leilo na Internet As revistas brasileiras para mulheres O programa de rdio que a empregada da prima da minha me ouve pela manh As fotografias da primeira pgina dos jornais de grande circulao Diante de uma descrio sucinta e imprecisa, como as transcritas acima, possvel realmente comear o trabalho: o terceiro passo 'afinar' esse interesse amplo para que seja possvel problematiz-lo e construir um verdadeiro projeto de pesquisa. (No se iluda: no ser possvel formular perguntas inteligentes sobre o seu tema/objeto sem que voc localize melhor o seu interesse). hora de se perguntar, ento: 2. O que que torna esse tema/objeto particularmente interessante para voc? Um bom truque para encontrar uma resposta para a questo acima pensar no que o tema ou objeto escolhido tem de diferente (e de igual) em relao a outros, semelhantes a ele. Por exemplo, se o seu Objeto o programa de rdio que a empregada da prima da sua me ouve pela manh, pergunte a voc mesmo porque esse programa e no aquele que voc mesmo ouve no caminho para casa todos os dias, ou porque um programa de rdio e no de TV, etc. Por que os sites de leilo na Internet e no os anncios classificados? Boas respostas pergunta nmero dois j devem tomar algumas linhas eis a as primeiras palavras do seu projeto de pesquisa! (Certo, no sero necessariamente as palavras que o seu leitor ver primeiro, mas as primeiras que voc est escrevendo e que j podem ser consideradas parte do projeto). Diante de uma redao que lhe satisfaa, hora de passar quarta fase:

3. O que voc j sabe sobre esse Tema ou Objeto? Tome cuidado para no enveredar por caminhos que levem para longe do foco de interesse que voc localizou anteriormente. Mantendo sempre no horizonte a resposta que voc redigiu para a pergunta dois, experimente escrever em itens as coisas que que lhe parecem mais importantes sobre o seu tema ou objeto (por exemplo: as capas das revistas femininas so retratos de mulheres jovens, as primeiras pginas dos grandes jornais so coloridas). Definidos os itens, estenda-se um pouquinho sobre cada um deles: vale notar que, por incrvel que parea, para escrever com alguma consistncia sobre o que j sabe voc vai ter que consultar algumas fontes e referncias. O conjunto das descries e explicaes de cada um dos itens assinalados deve equivaler, ao final do processo, a uma razovel introduo ao seu tema ou objeto. A quinta fase crucial e um tanto difcil embora parea muito simples. A pergunta-chave : 4. O que voc NO sabe e gostaria de saber sobre esse tema ou objeto? A dificuldade (comum) para dar conta desta demanda deriva da crena generalizada de que o trabalho de pesquisa significa demonstrar (na melhor das hipteses, cientificamente) as coisas nas quais a gente acredita. Nada disso para escrever um projeto 'de peso' preciso superar a expectativa de fazer uma 'profisso de f' reafirmando o que voc acredita ser verdadeiro. Uma pesquisa de sucesso no culmina necessariamente em c.q.d. (como queramos demonstrar), mas em conhecimento novo: trata-se de descobrir o que no sabido, no de demonstrar aquilo em que se acredita. Para os menos prevenidos, a idia de registrar num projeto de pesquisa que no sabe uma determinada coisa pura insanidade: como que vo me aceitar para o Mestrado (ou Doutorado) se j de cara eu dou tamanha bandeira sobre o que no sei? No entanto, ser capaz de reconhecer o que no sabe um indicador fundamental do fato de que um candidato tem o chamado 'esprito cientfico' e portanto estar disposto a descobrir o que o objeto ou tema venha a revelar (sem nunca a forar a barra para provar o que lhe convm). Resista tentao de esquecer a pergunta quatro e ficar s com aquilo que voc sabe e redija, em poucas palavras e com clareza, o que voc ignora sobre seu tema ou objeto. Feito isso, voc est pronto para passar para a prxima etapa, a problematizao. Um texto especfico sobre o problema de pesquisa, redigido pelo Prof. Jos Luis Braga, est disponvel neste mesmo WebSite.

Das könnte Ihnen auch gefallen