Sie sind auf Seite 1von 2

Medio e anlise de resistncias fora do circuito com um multmetro.

Com um multmetro analgico.


Se conhece o valor da resistncia (atravs do cdigo de cores ou do cdigo alfanumrico) dever seleccionar o campo de medida imediatamente acima desse valor.

Seleccionar o campo de medida de resistncias. Ligar as pontas de prova ao multmetro. Curto circuitar as pontas de prova e ajustar o zero. (Sempre que mudar de campo de medida ter que ajustar o zero). Se a resistncia sobre teste der 0 a resistncia est em curto-circuito ou o campo de medida seleccionado muito superior ao valor da resistncia a medir. Se a resistncia sobre teste der (infinito) a resistncia est em aberto ou o campo de medida seleccionado muito inferior ao valor da resistncia a medir.

Com um multmetro digital.


Se conhece o valor da resistncia (atravs do cdigo de cores ou do cdigo alfanumrico) dever seleccionar o campo de medida imediatamente acima desse valor.

Seleccionar o campo de medida de resistncias. Ligar as pontas de prova ao multmetro. Se a resistncia sobre teste der 0 a resistncia est em curto-circuito ou o campo de medida seleccionado muito superior ao valor da resistncia a medir. Se a resistncia sobre teste der (infinito) a resistncia est em aberto ou o campo de medida seleccionado muito inferior ao valor da resistncia a medir.

Cuidados complementares

Quando se pretender medir resistncias de elevado valor (aproximadamente 1 M ou mais) no se deve tocar com as mos nos terminais do componente, j que colocaremos a resistncia elctrica prpria do nosso corpo (que elevada) em paralelo com a resistncia que se est a medir o que falsear o resultado da medio.

http://www.prof2000.pt/users/lpa

Lucnio Preza de Arajo

Medio e anlise de resistncias no circuito com um multmetro.

Desligar o circuito. No utilizar o multmetro para medir resistncias que se encontram inseridas num circuito sob tenso. Se tiver que medir resistncias que fazem parte de um circuito, necessrio antes, desligar o circuito.

Componentes em paralelo com a resistncia a medir. A medio de resistncias num circuito pode ser problemtica, j que frequentemente podem existir outras (resistncias, indutncias, transformadores, semicondutores) em paralelo com a que se quer medir. Para combater o problema das resistncias em paralelo deve-se desligar um dos terminais da resistncia a medir.

Juno PN em paralelo com a resistncia a medir.

A maioria dos aparelhos de medida de resistncias funciona com uma tenso de teste que superior tenso de polarizao directa de uma juno PN de silcio (0,6 - 1 V) ou de germnio (0,2 - 0,4 V).

N P N _ +

Qualquer juno PN polarizada directamente que esteja em paralelo com a resistncia a medir pode colocar em derivao a referida resistncia da juno PN e fornecer uma leitura baixa.

N P N + _

Um semicondutor polarizado inversamente (atravs das pontas de prova) ficar com uma resistncia muito elevada e obtm-se assim uma leitura correcta.

http://www.prof2000.pt/users/lpa

Lucnio Preza de Arajo

Das könnte Ihnen auch gefallen