Sie sind auf Seite 1von 3

5.

As novas representaes da Humanidade

O encontro de culturas
Como as viagens, ao longo dos sculos XV e XVI aumentaram consideravelmente, os Europeus alargaram o conhecimento que tinham de si mesmos e do resto mundo, tomando conscincia do resto dos povos e culturas existentes pelo globo. As relaes que se estabeleceram foram de diferentes naturezas e, por isso, deram aso a diferentes significados e consequncias. No continente africano, os Europeus encontraram, pela primeira vez, populaes de cor negra (maioritariamente, em regime tribal), que eram seminmadas e viviam da caa, da pesca, da pastorcia e de uma agricultura primitiva. Os Europeus acreditavam que estas civilizaes eram atrasadas e brbaras e que necessitavam de serem civilizados, ou seja, na altura isso significava cristianizar, muito devido ao seu atraso material, estranheza fsica e barbrie de alguns dos seus modos de vida. Os padres missionrios, em especial os jesutas, foram, ento, companheiros dos descobridores. Contudo, a fixao em territrio Africano at ento desconhecido no foi grande, notando-se mais apenas em certas feitorias comerciais do litoral e alguns casos isolados do interior. O maior impacto cultural realizou-se atravs da escravatura, cujo trfico comeou no sculo XV. Sendo que a escravatura j era praticada entre as tribos, os portugueses aproveitaram-no e comearam a traficar escravos para o reino (sobretudo, para servios domsticos). A captura e comrcio de escravos africanos intensificou-se aps a descoberta e explorao do Brasil. No continente Asitico, as relaes tiveram incio j na idade mdia, com as primeiras viagens dos descobrimentos. Os portugueses foram, no entanto, os primeiros a chegar, por mar, s regies orientais e a iniciar um perodo de contactos mais frequentes e intensos. Os europeus encontraram, no oriente, terras densamente povoadas, com grande variedade tnica e cultural, com civilizaes como a hindu, a chinesa e a japonesa civilizaes muito bem estruturadas e milenares. Estas civilizaes comearam por admirar os europeus pelo exotismos prprio dos seus costumes, pela religio e arte e pelos conhecimentos que possuam, mas consideravam-nos brbaros, pois eram fechados a influncias estrangeiras. Por este motivo, poucos foram os valores ocidentais que penetraram no oriente e a missionao foi igualmente difcil. O Ocidente ficou, claramente, a ganhar: conseguiu produtos para comrcio (que influenciaram, obviamente, a economia europeia), adotaram inventos tcnicos e importaram saberes na rea da cincia, da medicina, da filosofia e das artes. No continente Americano, as civilizaes naturais (os ndios) eram diversificadas. Na Amrica Central, encontraram-se populaes muito antigas (como os astecas, maias, incas e outros) num estado civilizacional semelhante ao das primeiras civilizaes da Antiguidade Oriental. Nas montanhas da Bolvia e do Peru habitavam os Quchuas, que desenvolveram a agricultura de montanha e praticavam a pastorcia. Viviam em aldeias comunitrias, num regime social semelhante ao feudalismo europeu.

5. As novas representaes da Humanidade

Na zona do atual Brasil, foram encontradas populaes num estado de desenvolvimento semelhante ao do final do Neoltico europeu, subdivididos numa srie de tribos com dialetos e costumes diferentes. A chegada dos europeus Amrica maioritariamente, portugueses e espanhis - teve um enorme impacto localmente. Como se sentiam superiores, devido a serem uma civilizao materialmente mais avanada, os portugueses e os espanhois promoveram um processo de europeizao (os espanhis demonstraram modos mais violentos e forados aquando deste processo.) Esta aculturao teve como consequncia a estagnao ou, at mesmo, destruio de certas culturas e uma elevada mortalidade gerada, tanto pelas guerras de ocupao como pelo contacto nos aldeamentos e misses enorme recuo demogrfico. Os Europeus transportaram, ainda, muitas doenas desconhecidas para a Amrica, no possuindo os indgenas defesas orgnicas para estas.

As dificuldades de aceitao do principio de unidade do gnero humano: evangelizao e escravizao


Os Europeus, levados pela curiosidade despertada devido ao encontro das etnias a culturas to desconhecidas, escreveram e relataram vrias obras, onde descreviam, de modo detalhado, os diferentes povos, particularidades fsicas e costumes. Como foram postos em causa os conhecimentos adquiridos at ento sobre a raa humana, atravs da religio, houve a necessidade de uma reviso do conceito do Homem e da Humanidade, procurando verdadeiramente definir a sua essncia. Os Europeus questionaram-se, com algum ceticismo, se os povos encontrados seriam, realmente, humanos, ou seja, se todos seriam iguais, devido origem da raa humana partir do ato divino de Ado e Eva. Na poca, o pensamento humanista exaltava a excelncia do homem. As civilizaes eram tidas em conta como gente de aspeto grosseiro e estranho, primitivas em relao aos hbitos e modos de vida e, por isso, dificilmente encaixavam no conceito. Nos relatos da poca tambm percetvel uma viso etnocntrica que dominava a mentalidade europeia, que eram crentes na superioridade da sua civilizao, pois esta aparentava ser a mais avanada a nvel tcnico e material e o seu modo de vida era mais organizado e conforme a vontade de Deus. Por isto, achando-se superiores, os Europeus acreditaram que era sua obrigao impor a religio crist s novas civilizaes, considerando-a a nica verdadeira e autntica. Deste modo, justificada a preocupao quanto evangelizao que acompanhou todas as aes de expanso comercial dos europeus e, tambm, a aceitao e complacncia da poca perante a escravatura.

5. As novas representaes da Humanidade

Os povos conhecidos eram vistos pelos europeus mais como animais do que como humanos, o que os levou a um sentimento e noo de racismo. O escravo era visto tambm, como algum que, ao integrar-se no mundo do seu senhor, conseguia civilizar-se e abandonar a vida anteriormente levada.

Os antecedentes da defesa dos direitos humanos


Apesar dos sentimentos e ideias anteriormente explicadas terem dominada a mentalidade da altura, alguns acreditaram e compreenderam que o aspeto fsico e os hbitos e modos de vida eram fruto da histria, ou seja, das circunstncias temporais em que as civilizaes se tinham desenvolvido e que a sua essncia era to humana como todos os outros, independentemente da raa ou cultura. Foi, ento, desenvolvido um sentimento de fraternidade pelos que conviveram mais proximamente e quotidianamente com estas populaes. Algo que evidencia esse sentimento foi o aumento crescente dos casamentos mistos, que alastraram o fenmeno da mestiagem. Na Amrica espanhola e no Brasil, os padres jesutas iniciaram um discurso em defesa dos direitos humanos, ainda no sculo XVI, dos ndios que, na sua opinio, apesar de serem criaturas selvagens eram dceis e boas e no deviam ser escravizadas. A questo da essncia humana tambm foi importante para a elite intelectual. O pensamento humanista da poca defendia que a grandeza do homem assentava na sua origem divina, pois Deus criara-o sua imagem e semelhana, concedendo-lhe dois bens essenciais: razo e liberdade, ou seja, o dom do livre-arbtrio para que pudesse decidir e agir. Estas caractersticas eram as que permitiam descender da sua condio de matria (bicho) do homem natural (em estado selvagem) espera superior do homem civilizado aquele que, capaz de desenvolver as suas capacidades, pode atingir o conhecimento e o domnio das verdades espirituais, chegando at Deus.

Das könnte Ihnen auch gefallen