Sie sind auf Seite 1von 7

Leitura: Marcos 5: 25-34 Introduo: Hoje quero falar sobre o surpreendente encontro entre Jesus e uma mulher.

primeira vista pareceu um encontro casual, desses que poderamos ter todos os dias, mas no foi. Antes, porm, preciso coloc-los a par do momento histrico em que esse surpreendente encontro se deu. Contexto amplo: Israel, apesar de estar sob o domnio romano, era um Estado Teocrtico. O modo de vida de todo e qualquer cidado que vivia dentro dos limites de Israel era grandemente influenciado pelo judasmo. As condutas social, tica e moral estavam encharcadas de religiosidade. No se exercia poltica sem que os contornos da religio se fizessem presentes. No se tratava a sade sem levar em considerao os fatores religiosos. At mesmo a economia tinha que conviver com a aprovao ou desaprovao da classe religiosa. As categorias de poder eram delineadas a partir dos diversos partidos e grupos religiosos. Os romanos, valendo-se da associao com as classes formadoras de opinio, conseguiam implementar perodos de paz na Judia. Contexto particularizado: o lugar da mulher dentro do Judasmo. Na poca bblica, as mulheres dos Patriarcas eram as Matriarcas, mulheres ouvidas, respeitadas e admiradas. Haviam profetisas e at mesmo juzas. As mulheres participavam ativamente das celebraes religiosas, sociais e dos atos polticos. Atuavam no plano econmico e tinham voz, tanto no campo privado como no pblico. O tempo e a fora das influncias estrangeiras, especialmente a grega, trouxeram transformaes sociais e as mulheres foram excludas de toda atividade pblica passando a ficar relegadas ao lar. Observe alguns postulados gregos sobre a mulher: Por natureza, o macho superior, e a fmea inferior, o homem governa e a mulher governada.

Aristteles - Que a mulher um flagelo desmedido, posso provar: o pai que a gera e cria estabelece um dote a quem a leve, a quem o livre de tamanha praga. Eurpedes. - Um filho sempre se cria, mesmo quando se pobre; uma filha abandona-se, mesmo quando se rica Posidipo. Em Atenas as mulheres e as crianas no eram consideradas cidads, sendo assim no podiam exigir direitos de cidadania. Essas prticas foram absorvidas e passaram a fazer parte da maneira de viver do povo judeu. Os lderes religiosos da poca de Jesus encontravam muito pouco tempo ou utilidade para as mulheres. A atitude deles pode ser vista em escritos registrados nos dois sculos depois de Jesus. No fale muito com as mulheres No fale excessivamente com uma mulher para que isso no o leve ao adultrio Um homem no deve falar com uma mulher no mercado, nem mesmo se for sua esposa, menos ainda outra mulher, porque as pessoas podem interpretar mal. Ns no sabemos de o Todo-Poderoso ter falado com uma mulher exceto Sara. A vida de uma mulher no era nada fcil, mas a religio havia encontrado uma maneira de embaraar ainda mais a vida delas. Levtico 15: 25-27 nos diz que... "Quando uma mulher tiver um fluxo de sangue por muitos dias fora da sua menstruao normal, ou um fluxo que continue alm desse perodo, ela ficar impura enquanto durar o corrimento, como nos dias da sua menstruao. Qualquer cama em que ela se deitar enquanto continuar o seu fluxo estar impura, como acontece com a sua cama durante a sua menstruao, e tudo sobre o que ela se sentar estar impuro, como durante a sua menstruao. Quem tocar em alguma dessas coisas ficar impuro; lavar as suas roupas e se banhar com gua, e ficar impuro at tarde."

A menstruao, hemorragia, poluo noturna, tornavam impuras as pessoas e pureza era um conceito ligado intimamente vida. A impureza ameaava o dom da vida. Da o conceito santidade (separao). Tudo quanto viesse a ameaar a vida deveria ser banido afim de que no houvesse uma praga dizimadora de toda a comunidade. Tudo o que para ser vida e torna-se morte se tem como impuro. O smen era para ser vida, o vulo era para ser vida. No se tornando vida traduzia-se em morte gerando impureza, portanto separados do Senhor da vida e todo fluxo que tem a ver com alguma enfermidade est ligada morte. Na antiga literatura, achamos toda sorte de coisas estranhas no tocante mulher menstruada. Acreditava-se que, se uma mulher, nessas condies, se sentasse sob uma rvore frutfera, os frutos da arvore cairiam. Que a sua mera presena poderia estragar alimentos. Para outros, ate um p-de-vento que passasse por uma mulher e fosse soprar sobre outra pessoa tornava essa ltima imunda. Doenas e enfermidades so sempre acompanhadas de muitos sofrimentos: sofrimento fsico; sofrimento emocional; sofrimento psicolgico. Sofrer palavra comum aos doentes. Tudo isso nos mostra a desconcertante vida de uma mulher enferma nos dias de Jesus, mas vamos nos voltar para o Evangelho. Baseados no exemplo dessa mulher, vamos extrair lies de grande valor para a nossa vida. 1 NO DEIXE QUE O SOFRIMENTO PROLONGADO ROUBE SUA ESPERANA. E estava ali certa mulher que havia doze anos vinha sofrendo de hemorragia. Ela padecera muito sob o cuidado de vrios mdicos e gastara tudo o que tinha, mas, em vez de melhorar, piorava. V 25, 26

A mulher a qual o texto se refere tinha uma hemorragia debilitante, embaraosa, desencorajadora, que estava para alm da ajuda e da simpatia das pessoas. O bem mais precioso para todos a vida, a sade. Tudo o que uma pessoa tem dar pela sua sade. Ela obsessivamente sacrificou tudo em busca da cura. Ela teve os melhores conselhos que os mdicos poderiam lhe dar; usou todos os remdios que poderiam lhe receitar; mas quando os recursos se foram, ento j no podiam ajudar. Os sofrimentos causados por essa enfermidade eram mltiplos. Havia o sofrimento da dor, do desconforto, da impossibilidade, sim, porm as mais profundas dores eram causadas pela discriminao que se desdobrava em isolamento e confinamento. Foram doze anos sem receber e dar um toque, sem poder se sentar mesa com a famlia, sem um aperto de mo, um afago no cabelo, um carinho no rosto, um beijo nos lbios. Foram doze anos de espera, de esperana. A esperana o combustvel da vida. O desespero busca a morte fcil para acabar com o sofrimento prolongado. O sofrimento prolongado pode levar ao desespero. J resistiu com firmeza violncia da provao durante sete dias e sete noites. No amaldioou a Deus nem pediu a morte. Mas, em determinado momento de sua caminhada ele explode em imprecaes e lamentos, chegando a amaldioar o dia em que nasceu. O sofrimento prolongado desumaniza. Mulheres comem seus prprios filhos. Pior do que o sofrimento o sofrimento que no tem hora para acabar.

Na Idade Mdia, dava-se aos guerreiros feridos um punhal afiadssimo, denominado misericrdia, que lhes servia para evitar o sofrimento prolongado da morte e para no carem s mos do inimigo. Essa mulher, por meio de sua f, venceu todos os inimigos que buscavam roubar sua esperana. Ela no se descuidou da sua enfermidade. Ela venceu a falta de recursos faltou dinheiro, mas sobrou f. Venceu o tempo - apesar de todos os meses e anos de sofrimento ela permaneceu crendo. Venceu os diagnsticos e a inoperncia mdica. Ela venceu a Lei e confiou na graa a lei proibia esse toque a pessoas que estavam na condio em que ela se encontrava. Mas nem mesmo a Lei pode impedi-la de receber o que fora buscar em Jesus. Nem tradies, nem falsos dogmas foram suficientes para roubar-lhe a esperana. Ns precisamos vencer esse nosso cristianismo terico, rico em discurso, mas pobre em prtica. H tanta desgraa nesse mundo que nos tornam insensveis para as coisas de Deus, tornamo-nos cnicos. normal que as pessoas no se dirijam a Cristo, at terem procurado, em vo, todos os outros que possam ajudar, quando ento certamente descobrem que so mdicos sem valor. E Cristo ser descoberto como um refgio seguro, mesmo para aqueles que fazem dele o seu ltimo refgio. O amor, por meio de Cristo, conferiu num momento o que doze anos de esforos humanos no tinham podido realizar. 2 NO TENTE MANTER A SUA EXPERINCIA COM DEUS EM SEGREDO. "Quando ouviu falar de Jesus, chegou-se por trs dele, no meio da multido, e tocou em seu manto, porque pensava: Se eu to-somente tocar em seu manto, ficarei curada". v 27, 28.

Nesse tempo a fama de Jesus era enorme e ultrapassa as fronteiras de Israel. Notcias sobre ele se espalharam por toda a Sria, e o povo lhe trouxe todos os que estavam padecendo vrios males e tormentos: endemoninhados, epilticos e paralticos; e ele os curou. Mt 4:24 - Todavia, as notcias a respeito dele se espalhavam ainda mais, de forma que multides vinham para ouvi-lo e para serem curadas de suas doenas. Lc 5:15 - Essas notcias sobre Jesus espalharam-se por toda a Judia e regies circunvizinhas. Lucas 7:17. A mulher j ouvira muitos rumores, mas os comentrios acerca de Jesus eram verdadeiros. O temor levou aquela mulher clandestinidade. Ela temeu por haver quebrado a lei levtica em seu desespero. Temeu por ultrapassar os limites da liberdade permitidos a uma mulher - tocar as vestes de um homem que no fazia parte de sua famlia. Temeu por no saber qual seria a reao de Jesus. Alguns temem que a sua relao com Deus seja evidenciada por medo de crticas, de repdio social. Aquela mulher acreditou que um toque clandestino lhe possibilitaria manter seu precioso segredo a salvo. H quem queira tocar em Deus sem se dar conta de que tambm ser tocado. A ideia de que h um Deus pessoal criador que intervm na Histria, sendo a sua maior interveno o envio do seu Filho para resgatar a humanidade do pecado para um relacionamento com Ele, no atende ao postulado da razo. A ideia de que Deus tomou a forma humana, tendo morrido na cruz para expiar nossos pecados, tomada como absurda. O cristianismo visto, em muitos crculos intelectuais, como uma forma de superstio, a ser evitada. Nestes ambientes, um cristo visto como algum que abriu mo da razo, logo, perigoso para a cincia e para o pensamento.

A tentao ao silncio, dissimulao, ao toque pelas costas muito forte. Por isto, como se Paulo nos dissesse: no se envergonhe do Evangelho porque o poder de Deus para a salvao de todo aquele que cr . Precisamos toca-lo olhando-O de frente, mesmo que seja sob uma chuva de vaias. Ela poderia ter ido embora sem ser vista. Sabia que estava curada. No era o bastante? No foi para isso que tinha vindo? Mas Jesus perguntou se ela queria mais. Deu-lhe a oportunidade de contar sua histria em voz alta. A maioria de ns tem pavor disso. Preferiramos que Deus simplesmente nos curasse silenciosamente em algum lugar e poderamos sair annimos. Mas h mais se quisermos. Se ela tivesse sado despercebida teria perdido essa linda saudao, Filha. Teria perdido Cristo honrando sua f e desespero. O que estou tentando dizer que voc no precisa chegar-se a Ele pelas costas. No tente ocultar-se em meio a multido, pois no ir conseguir. Tornamo-nos como criana que quando coloca a mo em seu prprio rosto acredita estar escondida dos outros. Jesus faz a declarao de que ningum pode se esconder diante da luz, ainda que se tente dela fugir. Concluso: Essa mulher estava desesperada o bastante para arriscar tudo e tocar Jesus. Ela veio a Jesus como ltimo recurso. Teria apelado para ele antes, se tivesse podido faz-lo. Os gregos e romanos antigos, tendo chegado ao fim de suas esperanas, diziam: Lana-o ao cuidado dos deuses, e reza.
... contou-lhe toda a verdade. "... vai em paz", ou, "caminhe em paz", "reconstrua sua vida". O vocbulo "paz" foca justamente a harmonia, o bem-estar, a tranquilidade, a prosperidade, a sade, a vida. As curas eram sinais da chegada do Reino de Deus. No sei o que voc v quando se olha no espelho. Talvez veja um peixe fora do aqurio, um patinho feio por dentro e por fora que no tem esperana de ser libertado. Eu o convido a fazer o que j fiz, a estender a mo e tocar nas vestes de Jesus.

Das könnte Ihnen auch gefallen