Sie sind auf Seite 1von 4

Pombal e o Positivismo como indicadores de influncia

FERNANDO BRAGA
SUMRIO
1. O influxo pombalino. 2. O apostolado positivista. 2.1. Histrico. 2.2. Doutrina. 2.3. A induo no Brasil. 2.4. Conseqncias tericas. 2.5. Os precursores. 3. Concluso.

1. O influxo pombalino
No que pese Sebastio Jos de Carvalho e Melo (1799-1846), Conde de Oeiras, ttulo recebido em 1759, aps o famoso Processo dos Tvoras, e mais tarde Marqus de Pombal, ter sido acusado por Dona Maria I (1734-1777) como vendetta, sendo-lhe imputada toda a responsabilidade coletiva por causa do estribilho foi o Rei quem mandou, quando Ministro de Dom Jos I (1714-1777), numa soberania conhecida como Tbua Rasa, segundo a classificao de Joo Ameal, em sua Histria de Portugal : das origens at 16401, sem nenhuma dvida ou m interpretao, ao Marqus j era reservado, pelo registro dos fatos, um lugar de grande estadista, por ter, como do conhecimento histrico, sabiamente reerguido Lisboa, parcialmente soterrada pelo terremoto de 1755, com o ouro das nossas Minas Gerais e com o lucro da Companhia Geral de Comrcio do Gro-Par e Maranho, idealizada por ele prprio sob a orientao do capitalista Jos Francisco da Cruz, com um capital de cem milhes e duzentos mil cruzados. Pombal, que em tudo se revelou um poltico de pulso e grande protetor do Maranho, fez ferrenha oposio aos discpulos de Loyola. Os religiosos apelaram para o Rei, mas a verdade que Pombal venceu, e a Provncia, antes abandonada, comeou
1

Fernando Braga Advogado e Professor universitrio.


Braslia a. 35 n. 137 jan./mar. 1998

Op. cit., p. 473.


125

a prosperar (...), pois de logo se verificou, com as medidas adotadas, o crescente impulso da exportao maranhense (...). Com tais medidas e o brao escravo, mais eficiente que o indgena, e a fase da revoluo industrial na Europa, a vasta Provncia nortista (o Maranho) cresceu em franca prosperidade. Quem assim nos conta em belssima narrativa o escritor maranhense Astolfo Serra2. Sobre as reformas pombalinas, Antnio Jos Saraiva, em Histria da Literatura Portuguesa, assim comenta3: Dom Jos, um dspota esclarecido, inspirou as reformas do Marqus de Pombal. sob esse Ministro que cessa a perseguio dos cristos-novos e terminam os autos-de-f e que so expulsos de Portugal os jesutas em 1759, que to absorventemente tinham dominado o Estado, e sobretudo a educao. A grande burguesia mercantil e colonialista inspira esta poltica, que aps dois sculos de segregao coloca de novo Portugal no nvel dos povos da Europa Ocidental. Se por um lado Pombal se valia de arbitrariedades, como escrevem alguns historiadores perpetradas na prpria Casa Real Portuguesa , por outro, usava a eqidade e a justia, como neste excerto de uma carta do Marqus endereada ao seu sobrinho, Joaquim de Melo e Pvoas (1761-1779), quando este assumiu o Governo do Maranho, a qual foi transcrita na ntegra por Augusto Csar Marques4. (...) A justia e a paz, com que V. Exa. o governa, o faro igualmente benquisto e respeitado, porque, com uma e outra coisa, se sustenta a sade pblica. Engana-se quem entende que o temor com que faz obedecer mais conveniente do que a benignidade com que se faz amar; pois a razo natural ensina que a obedincia forada violenta e a voluntria, segura (...). Sendo o homem o principal objeto do pensamento filosfico numa operao viva, cujo progresso real sem ser, entretanto, linear e, sobretudo, sem nunca estar acabado, segundo
A Balaiada. Rio de Janeiro : Biblioteca Militar, 1946. 3 Op. cit., p.137-8. 4 Dicionrio histrico e geogrfico da provncia do Maranho. Rio de Janeiro : Fon-Fon, 1972.
126
2

Lucien Goldmann5, levou-nos meditao de que o atavismo que Carvalho e Melo legou formao poltica do Brasil, prendeu-se, frontalmente, ao autoritarismo, como se pode observar em estudos mais densos de alguns precursores do Positivismo entre ns que, ilustrados pela doutrina de Comte6, chegaram e se manifestaram no poder com o mesmo rano que o Marqus exalava, ficando, portanto, anlise do tempo, se dspotas ou liberais, se mrtires ou santos , mas aureolados pelo iluminismo superior. A obra de Auguste Comte apresenta trs caractersticas: uma filosofia da histria do pensamento humano; uma fundamentao e classificao das cincias e, por fim, uma sociologia ou simplesmente uma doutrina da sociedade.

2. O apostolado positivista
2.1. Histrico
O Positivismo uma escola filosfica, chamada tempos depois de Filosofia Cientfica, fundada por Isidore Auguste Marie Franois Xavier Comte (1798-1857), caracterizada pela revolta antimetafsica. As idias do filsofo francs surgiram de reflexes tendo por pano de fundo a cincia e a filosofia do sculo XIX, convicto de que s a cincia pode ir penetrando os aspectos do mundo acessveis experincia. A ao do Positivismo lanava-se contra a posio filosfica de base espiritualista. Nessa fase, no Brasil, as representaes principais eram frei Francisco de MontAlverne, Domingos Gonalves de Magalhes, Eduardo Ferreira Frana, Padre Patrcio Muniz, Soriano de Sousa e Pedro Amrico de Melo. Outros apstolos do Positivismo foram Miguel Lemos, que era lder do culto a Comte, e Clotilde des Vaux (com quem Comte dividia a sua filosofia, e, dizem, o seu amor). Miguel Lemos desenvolvia sua devoo sempre ao lado de Raimundo Teixeira Mendes, maranhense da cidade de Caxias, cuja fidelidade s idias comtianas so profundas e comovedoras. Foram eles os idealizadores da Bandeira da Repblica, a qual tem o dstico positivista Ordem e Progresso.
5 Dialtica e cultura. Rio de Janeiro : Paz e Terra, 1967. 6 Autor de Cours de philosophie positive, 18301842. 6 v.; Sistme de politique positive, 1851-1854. 4 v.; Discours sur lesprit positif, 1844; Cathcisme positiviste, 1852 e Appel aux conservateurs, 1855.

Revista de Informao Legislativa

Como ilustres seguidores, destacam-se ainda Lauro Sodr, no Par; Barbosa Lima, em Pernambuco, e Joo Pinheiro, em Minas Gerais.

2.2. Doutrina
Os estudiosos dizem que a filosofia poltica positivista baseia-se no pressuposto de que a sociedade humana caminha inexoravelmente rumo estruturao racional. Esta convico e os meios necessrios para a sua realizao so alcanados mediante o cultivo da Cincia Social. Ante tal formulao, so possveis duas alternativas: ou empenhar-se na educao dos espritos, para que o regime positivo se instaure como fruto de um esclarecimento, ou simplesmente impor a organizao positiva da sociedade por parte da minoria esclarecida. Sustentou a primeira atitude, principalmente, Pereira Barreto, o que corresponde ao chamado positivismo ilustrado; a segunda foi a alternativa de Jlio de Castilhos e foi a verso de inspirao que prevaleceu, cujas repercusses se fazem sentir ainda hoje. Dizia a Filosofia Positivista que o esprito humano atravessa trs estados tericos e distintos o teolgico, o metafsico e o positivo, que, de resto, so trs mtodos diferentes da busca do conhecimento , o positivismo interpreta o primeiro deles como a infncia da humanidade; o segundo, de transio, caracterizado pelo esprito de crtica; e o terceiro, finalmente, utilizando processos prprios e cientficos, representa a idade madura da humanidade e inaugura um perodo fixo e definitivo.

assim como entre a Maonaria e a Igreja, estimulando, dessa forma, a difuso do agnosticismo e do atesmo. A corrente abolicionista fortificava-se e punha em perigo a estrutura semifeudal da economia agrria, segundo alguns autores, e a propaganda republicana mais crescia. As discusses entre catlicos e livres pensadores eram constantes, e os poetas, quase todos acadmicos, rompiam com as doutrinas romnticas, dando passagem ao realismo na prosa e ao parnasianismo no verso, e mais ferrenhamente ao sentido crtico que atacou especialmente o ecletismo espiritualista ento vigente como filosofia oficial e falta de unidade doutrinria, segundo comentrio do Professor Antnio Paim.

2.4. Conseqncias tericas


O propsito de garantir ao homem a totalidade dos seus direitos implicou historicamente a declarao de um estado de guerra e um esforo por reeducar as massas, at que houvesse homens capazes de querer livremente e com plena vontade o seu verdadeiro querer. Esses fatos justificam a compulso de uma elite que suspenderia a liberdade e manteria o estado de guerra, enquanto houvesse alguma oposio e a sociedade no fosse plenamente unificada. Resultou desse efeito o totalitarismo cuja nica meta consiste na total dominao do homem, como entende Hannah Arendt7.

2.5. Os precursores
Augusto Comte ensinou que o poder vem do saber. O saber no outro seno o estado positivo, ltimo estgio a ser atingido pela humanidade. Aceitando, na ntegra, este conceito e considerando-se no s competente, mas possudo de intenes absolutamente puras, Jlio de Castilhos (1860-1903), que foi sucedido por outro, de igual brilhantismo como pensador, Antnio Borges de Medeiros, imaginou que o governo estava a servio do aprimoramento moral da sociedade, deixando transcrever em sua obra estas trs teses positivistas: a afirmao da grandeza moral do catolicismo, por ter sido a mais nobre e elevada tentativa de uma Religio Universal at a
7 Cientista Poltico norte-americano. Autora de On Revolution. Nova Iorque : Vichking Press, 1963, tido pelos especialistas como um clssico poltico.

2.3. A induo no Brasil


No final do sculo XIX e incio do sculo XX a admirao pela doutrina comtiana e pelo prprio filsofo no Brasil, tinha, de certo modo, o mesmo fascnio que Aristteles despertava na culta Grcia. O ambiente universitrio em So Paulo era agitadssimo, apesar dos ditames conservadores vindos da Universidade Imperial. Os estudantes superiores paulistanos e de Recife jogavam-se s novas correntes de pensamento; encontravam respaldo entre eles as idias do materialismo e do positivismo. No Brasil, a questo religiosa abriu uma brecha entre os bispos e o poder civil,
Braslia a. 35 n. 137 jan./mar. 1998

127

grande crise do sculo XVIII; a completa separao do poder temporal com relao ao espiritual, a eliminao da cincia oficial e a necessidade de moralizar a poltica. Em seguida, Benjamin Constant (1836-1891), o crebro da Repblica, sustentava os entendimentos doutrinrios entre o Positivismo e o Exrcito, cabendo a Silva Jardim (1860-1891) ser o expoente das idias novas. Finalmente, o cientificismo ocupa trs ciclos de grande influncia no Brasil, na assertiva do Professor Antnio Paim8, assim dispostos: 1) O carisma pombalino exaura-se na luta poltica sem conseguir chegar ao poder, marcando, no entanto, sua fase de ouro entre ns, com a criao da Real Academia Militar que depois passaria a chamar-se Escola Politcnica; a implantao da Escola de Minas e a organizao dos anais da Biblioteca e do Museu, ambos do Rio de Janeiro; 2) Caracteriza-se por explicar a possibilidade da moral cientfica, apenas pressuposta no iderio pombalino compreendendo a poca da Proclamao da Repblica dcada de 30 deste sculo (este ciclo corresponde ao Positivismo); 3 ) Nesta fase, a mentalidade adota o marxismo e inicia-se com os concursos de Hermes Lima (1902-1978) e Lenidas de Resende (1889-1950), nos comeos da dcada de 30, na Faculdade Nacional de Direito, da extinta Universidade do Brasil, at os nossos dias.

administrao no Brasil aboliu as capitanias hereditrias, criou numerosas comarcas e vilas, estabeleceu leis de inegvel alcance social, incrementou o comrcio, as exportaes, a lavoura cafeeira e a construo naval. Ao proclamar a liberdade dos indgenas brasileiros, polemizou com os jesutas, o que lhe valeu o fim poltico. Por fim, o mestre Hermes Lima nos deixou uma mxima de grande alcance: Afinal a raiz do homem o prprio homem, e no h como pensar sobre o homem seno partindo dele mesmo.

Bibliografia
BARRETO, Vicente, PAIM, Antnio. Primrdios do liberalismo; Diseno do Poder Moderador ; Liberalismo e representao poltica. Gazeta, sup. do Jbr, 12 mar. 1983. BARRETO, Vicente, PAIM, Antnio, VELEZ RODRIGUES, Ricardo. A propaganda republicana ; A ditadura republicana e o Positivismo ; Autoritarismo. Gazeta, sup. do Jbr, 19 mar. 1983. PAIM, Antnio, SOUZA, Francisco Martins de, BARROS, Reynaldo. O Socialismo ; O integralismo ; A opo totalitria. Gazeta, Jbr., 9 abr. 1983. SALDANHA, Nlson. O pensamento poltico no Brasil. Rio de Janeiro : Forense, 1979. ___________ . O pensamento constitucionalista brasileiro. VELEZ RODRIGUES, Ricardo. O Castilhismo ; O trabalhismo aps 30. Gazeta, sup. Jbr., 26 mar. 1983. CICLO de Conferncias realizado pela universidade de Braslia (UnB), no perodo de 24 a 26 de outubro de 1977. Braslia : Centro Grfico do Senado Federal, 1978. ENCICLOPDIA BARSA. So Paulo : Enciclopdia Barsa do Brasil, 1994. v. l, 5 e 12.

3. Concluso
O Professor e historiador Mrio Martins Meireles9, decano da Academia Maranhense de Letras, assim comenta sobre a derrocada poltica de Pombal: Acusado de aproveitar-se de posies oficiais em proveito prprio, sua

8 Pombal e a cultura brasileira. Rio de Janeiro : Fundao Cultural Brasil-Portugal, Tempo Brasileiro, 1982. 9 Melo e Pvoas. So Lus : SIOGE, 1974.

128

Revista de Informao Legislativa

Das könnte Ihnen auch gefallen