Sie sind auf Seite 1von 6

Disciplina: Direito Processual Civil II Turma: 5 Semestre Prof. Solange Aparecida Gonalves.

. Roteiro de Aula 03 O PROCEDIMENTO COMUM ORDINRIO Introduo Noes Gerais O procedimento comum ordinrio divide-se em quatro fases: 1. Fase Postulatria: A fase postulatria vai da inicial at a resposta do ru, inclusive, com o pedido do autor e a defesa do ru. 2. Fase de Saneamento ou Ordinatria ou Intermediria de Ordenamento do Processo: Vem logo aps a resposta do ru, com as medidas preliminares e a deciso de saneamento. Nesta fase, o juiz faz um exame especial da regularidade do processo, ordenando diligncias e suprindo eventuais nulidades ou irregularidades. 3. Fase Instrutria ou Probatria: Compreende a realizao da audincia e a produo de provas. O CPC colocou a tentativa de conciliao como mero incidente da audincia. A rigor, porm, poderamos ver a uma outra fase, a fase de conciliao, feita em audincia, se esta se realizar (art. 447). A doutrina, contudo, no menciona a conciliao como uma fase em si. 4. Fase Decisria: Compreende o momento da sentena, aps o encerramento da instruo, ou antes, em determinados casos, como no julgamento antecipado da lide. O Pedido do Autor A Petio Inicial O direito de invocar a tutela jurisdicional do Estado para decidir sobre uma pretenso manifesta-se em concreto por meio da petio inicial. Petio Inicial: o instrumento pelo qual o autor, por seu advogado constitudo, solicita ao juiz a prestao jurisdicional para o seu direito, propiciando, assim, o incio da ao ou do processo judicial. (Valdemar P. da Luz)

A petio inicial deve conter os seguintes requisitos: 1. Requisitos da Petio Inicial: Art. 282 - A petio inicial indicar: I - o juiz ou tribunal, a que dirigida; Indicao do rgo jurisdicional apto a apreciar a causa segundo as regras de competncia prevista. II - os nomes, prenomes, estado civil, profisso, domiclio e residncia do autor e do ru; Indicao de todos aqueles que devero ser atingidos pela deciso, com nome completo, profisso, estado civil, domicilio e residncia. III - o fato e os fundamentos jurdicos do pedido; Causa de pedir. IV - o pedido, com as suas especificaes; Deciso que se pretende do juiz e bem da vida objetivada (cabe cumulao de vrios pedidos, desde que sejam compatveis entre si, de mesma competncia e de mesmo procedimento). V - o valor da causa; Expresso econmica da demanda deve ser indicada sempre, ainda que no haja valor econmico claro (se discordar do valor indicado, dever o ru, no prazo da contestao, apresentar impugnao em pea apartada; o juiz decidir). VI - as provas com que o autor pretende demonstrar a verdade dos fatos alegados; VII - o requerimento para a citao do ru. Se ausente tal requerimento, cabe concesso, pelo juiz, de prazo ao autor no superior a 10(dez) dias (art.284) para emendar a petio inicial, sob pena de indeferimento.

2. Documentos Indispensveis: Art. 283 Alm dos requisitos do art. 282, no procedimento comum ordinrio, a petio inicial deve vir acompanhada, em princpio, dos documentos indispensveis propositura da ao, bem como dos destinados prova das alegaes (art. 396). A resposta do ru, da mesma forma, deve vir tambm acompanhada, da prova documental (art. 396). Documentos indispensveis so os que servem de base para o pedido, como a certido de casamento na ao de separao judicial ou o ttulo executivo na ao de execuo. A falta de documento indispensvel pode acarretar o indeferimento da inicial (arts. 284, pargrafo nico, e 295, VI). A falta de documento apenas probatrio pode prejudicar o xito da demanda, sem, contudo impedir a viabilidade da ao. 3. Mandato:

Deve ser acompanhada do instrumento de mandato conferido ao advogado que a subscreve, cujo endereo nela dever ser declarado, para fins de sua intimao. O art. 39 do CPC exige que da inicial conste o endereo do advogado. Temse admitido, porm, que o endereo do advogado conste apenas da procurao. A inicial deve ser redigida de maneira lgica e compreensvel, de modo que o ru possa entender o pedido e defender-se. No indispensvel que o autor cite o artigo de lei em que se baseia, pois o juiz conhece a lei (narra mihi factum dabo tibi jus). Por isso, no tem nenhuma importncia o engano na indicao do artigo de lei aplicvel ou na denominao da ao. Indeferimento da Petio: Art. 284, Pargrafo nico. O juiz poder ordenar que o autor corrija ou complete a petio inicial. Poder tambm indeferi-la nos casos do art. 295, como falta de correo ou complementao, inpcia, falta de documento indispensvel, falta de condio da ao, ocorrncia de prescrio alm de outros. Do indeferimento da inicial cabe apelao, devendo o ru ser citado para acompanh-la. Prescrio: No que se refere prescrio, convm observar que o juiz s pode decretar a prescrio de ofcio no caso de direitos no patrimoniais. Se a lide versar sobre direitos patrimoniais, deve-o aguardar a provocao da parte (art. 295, 5.). Inpcia: Inepta a petio inicial que no expe com clareza os fatos, os fundamentos jurdicos do pedido e suas especificaes (art. 295, pargrafo nico). Mas no se considera inepta a petio inicial quando, apesar de no ser um modelo de tcnica, permite a preparao da defesa sem dificuldade para o ru. A simples formulao da inicial em versos no caracteriza a sua inpcia. Apesar de ter recebido a inicial, no comeo do processo, pode o juiz vir a rejeit-la posteriormente, at a sentena. Depois da citao, no pode mais o autor modificar o pedido ou a causa de pedir, sem o consentimento do ru (art. 264). Mas pequenos erros materiais podem ser corrigidos a qualquer tempo, desde que isso no modifique a inicial. Cumulao de Pedidos: O autor pode formular dois ou mais pedidos, no mesmo processo, contra o mesmo ru ou contra vrios litisconsortes passivos, se for o caso. Mas, para que se admita a cumulao de pedidos, necessrio que sejam

compatveis entre si, que seja competente o mesmo juzo e que um s tipo de procedimento seja adequado para todos os pedidos (art. 292). Quando, para cada tipo de pedido, corresponder tipo diverso de procedimento, admitir-se- cumulao, se o autor empregar o procedimento ordinrio (art. 292, 2.). Isso porque o procedimento ordinrio o que oferece a mais ampla possibilidade de defesa possvel.

O Valor da Causa Conforme a legislao, varivel atravs das pocas, o valor da causa tem sido usado para a fixao das custas, da escolha do tipo de procedimento, da competncia, da alada para recurso, dos honorrios advocatcios, etc. Obrigatoriedade: Na petio inicial deve-se atribuir um valor causa, ainda que esta no tenha contedo econmico imediato (art. 258). Critrios de Fixao: O critrio de fixao do valor da causa pode ser legal ou voluntrio. O Cdigo, nos arts. 259 e 260 estabelecem vrios critrios legais. Nos casos no fixados na lei, o critrio ser o voluntrio, devendo o autor fazer uma estimativa. Em regra, o valor da causa dever corresponder ao proveito econmico perseguido pelo autor.

Valor da Causa Determinado pela Jurisprudncia Ao Declaratria Anulao de Negcio Anulao de Ttulos Cobrana de Dvida Extino de Condomnio Consignatria de Aluguel Demarcao Valor da Causa Valor da relao jurdica cuja existncia se discute Valor do negcio a anular Valor dos ttulos Valor do principal mais multas e juros Valor estimativo Valor de uma anuidade Estimativa oficial para lanamento de
4

imposto Desapropriao Indireta Despejo (cont. c/ prazo indeterminado) Despejo (cont. c/ prazo determinado) Diviso Divrcio Embargos Execuo Embargos de Terceiro Nunciao de Obra Nova Possessria Renovatria Separao Judicial Dissoluo de Sociedade de Fato (Concubinato) Dissoluo de Sociedade por Quotas Usucapio Valor meramente fiscal e estimativo Valor da soma de 12 aluguis Valor do contrato Estimativa oficial para lanamento de imposto Valor estimativo Valor da execuo Valor do bem defendido Valor estimativo da parte que se quer demolir Valor venal do imvel para fins fiscais Soma do total dos aluguis pagos no contrato a ser renovado Valor estimativo Valor dos bens do acervo a ser dividido Valor do capital social Valor estimativo

Momento de Fixao: O valor da causa, semelhana do que ocorre na competncia, fixa-se no momento da propositura da ao, sendo irrelevantes eventuais modificaes posteriores (ex.: valor do salrio mnimo) ou o teor do julgamento. Impugnao do Valor: Art. 261, Pargrafo nico. Alterao do Valor: Predomina o entendimento de que o juiz, nos casos de critrio legal (arts. 259 e 260), pode corrigir de ofcio o valor da causa. Da deciso que resolve incidente sobre o valor da causa cabe agravo (art. 522). A Citao do Ru Arts 28 e 213 e ss.. Se a petio inicial cumprir todos os requisitos, o juiz ordenar a citao do ru.

O comparecimento espontneo de ru supre a falta ou a nulidade da citao (art. 214). As formas de citao so: Vide art.221. a) Pelo correio (art.222); - (Por carta postal com AR, por precatria ou rogatria); b) Por oficial de justia (art.224); c) Por edital (art. 231); A falta ou a nulidade de citao, no suprida pelo comparecimento espontneo do ru, um defeito que no se apaga nunca, nem pelo trnsito em julgado da sentena, nem pelo trmino do prazo para a ao rescisria. Esse defeito pode ser alegado a qualquer tempo, at por ocasio da execuo (art. 741, I, CPC).

Das könnte Ihnen auch gefallen