Sie sind auf Seite 1von 116

Poesias

Celito Medeiros celitomedeiros.com.br celitomedeiros@onda.com.br

Quero
Quero... Ora, se quero! E coisas que no quero.

Quero

Projeto Sol Vermelho Ltda


Todos os direitos reservados desta edio para

Sol Vermelho Ltda Editora Livraria - Distribuidora


Impresso NEOPRINTE Printed in Brazil 1999

Capa Celito e Adrion Medeiros

5a. Edio
1999

Dedico:

Ao poeta dentro de cada um. A todos que emprestam lies de vida para minhas poesias.

Aos que canto e s vezes encanto!

Prefcio A inspirao que invade

No posso deixar de escut-la. Nem sequer posso mold-la em meus anseios. difcil corrigi-la. Penso num tema prope-me outro, e vai em frente ditando, mostrando o caminho. assim, solto a rdea, solto o pensamento e divago pelas palavras que chegam. Ento eu paro, analiso. No d mais...est escrito. Pouco permito-me interferir. No comeou ao acaso. Faz tempo. No entanto eu no compreendia, s agora um pouco melhor. No era algo vindo de algum, mas de bem dentro de mim. Algo meu, voc sabe! Claro, bem ao meu tipo, este algo interior que dita a conscincia? Encontrei uma explicao eu simplesmente deixava fluir, acreditava, no suprimia talvez seja o grande segredo. Um dia percebi que escrever me era muito familiar para vrios temas: romance, fico, pesquisa e poesia estavam inclusas. Algo como se j houvesse feito antes... sabe, bem l atrs! J havia escrito antes nesta vida, mas no como o fao agora, nem com esta ajuda. Um dia algum escreveu e eu li: Escritor aquele que escreve! Ora ento tambm o serei. E meu portugus acanhado? No, no colocarei agora um obstculo. Bem, o produto final est a o comeo! Creio que qualquer pessoa poderia se dar a mesma chance. Tente! O autor

QUERO

QUERO

Quero um sorriso farto Como uma fruta madura Caindo em pedaos. Quero que a brisa volte Bater na minha face Mesmo que por um momento. Quero que o tempo no passe Mas que a vida continue Como um sonho fosse. Quero um amor que dure Que esteja sempre Na minha estrada. Quero ter bons amigos Para falar de tudo Que me interesse. Quero o mar sempre perto Montanhas e matas Em todo o horizonte.
7

Quero produzir Fazer acontecer Realizar. Quero Ora Se quero! Quero muito mais e ... Coisas que no quero!

QUANDO VALE A PENA

Quando eu chegar Prepara aquele lenol Sabes, aquele... Quando eu chegar Fecha os olhos Abre tua boca... Quando eu chegar Apenas suspira Cala, no digas nada... Se eu tardar Vale a espera Espera a hora... Se eu tardar No culpes Chega... Se eu no voltar Te quero, te amo No esqueas... Se eu no voltar engano Apenas mostrar No posso O corpo Que no mais tenho A, sou eu que te espero.

TE

MOSTRA

Te mostra Vale a pena No te escondas. Te mostra Mostra tudo No te acanhes. Te mostra Me mostra D uma amostra. No vale a pena Sentir s por dentro Sem dividir comigo. No vale a pena Amar tanto assim Sem dar um pouco. No vale a pena Ser to prudente Sem fazer o mesmo. No vale a pena Ter tudo sozinha E sozinha ficar!

10

POR QUE A PRESSA?

Por que tanta pressa? Descanse, pense Ainda tem tempo Calma, devagar... Isto loucura No, devaneio no ter recreio Nesta vida que passa. Tangido pela mordaa Ainda que impea O indivduo se lana Na pura desgraa. Por que tanta pressa? Olhe o sol Aprecie as nuvens Volte... Pise no cho Sinta o que toca Segure a mo Daquele que foge. Por que tanta pressa? No fuja da vida Para que a vida no fuja. Se embrenhe Suspire... O susto que aspire Vai logo embora Mas voc, fique!

11

LUZ NO SE GANHA, SE CONQUISTA

Foi para meu consolo Que fui at a janela Espiei pela cortina Para ver tudo l fora. Eu que estava em meu mundo Distante de tudo em volta No consegui ficar sozinho Apelei ao candeeiro! Na redoma em que vivia O que pouco enxergava Era como algo distante Longe da conscincia. Fui muito enganado Por gente bem intencionada Cheias de atrativos Senhores da sabedoria. Ento vi que no estava s Nem poderia ficar sozinho -Foi o encontro com a vida Eu que pensava estar vivendo! Bela armadilha... Somente luz que faltava Para iluminar meu caminho E a tal luz danada Teria que encontrar sozinho!

12

VENHA SEM MISTRIOS

Venha sabedoria Mostrar-se toda Inteira. Venha verdade nica Para todos Ser a mesma. Chega da penumbra Que apenas permeia, Apenas insulta. Venha sem mistrios Que assente como uma luva Nos anseios de ns todos. Que no seja para poucos Mas a todos da mesma forma Independente da procura. Que tenhamos conscincia Expandida... A verdade sobre ser infinito Ou que a vida Passageira. Venha logo, J tempo!!!

13

FOI

MUITO RPIDO

Foi apenas por um momento Um deslize Um descuido... Muito rpido para ser visto Passou Se foi... Nem ao menos pude pensar Refletir Concluir... J no posso mudar Est feito Escrito... Mas serve como lio Da vida Do momento... Agarrar enquanto posso O que passa O que vivo... Viver de modo intenso Tudo Reinvento... O passado passou O futuro Eu mesmo fao!...
14

PERSISTNCIA Voa, no sossega O que isto? E eu velado Calado O que vejo? No sou percevejo Percebo Vejo. Procura uma ajuda De onde? Est muda. E eu ao lado Percebo No sou analista Nem pessimista Sou apenas eu. E eu que fao Dou um abrao? Me iludo Me satisfao. O que mais posso? Posso? Sim, acho que posso! No estou neste poo Darei mais que um abrao Serei como um osso No desisto Insisto... E consigo!

15

MAIS QUE UM VELHO

Oh! Juventude que te foste Volta e me abraa Faze deste quase velho um moo. Vem alegria, enche meu peito Acode meus lamentos Traze toda a graa Para que de novo Eu possa sorrir. O que foi que houve Que j no mais suporto Tanta desiluso? Sim! porque vejo a vida Procurando uma sada Desta pobre situao. Chega de lamento Pois j no agento Ser uma traa. Velho!... Mostra tua raa Sacode a poeira E como na domingueira Volta a danar. Sai pela rua Mostra teu talento Pois possuis por dentro Uma coisa s tua. Que volte o humor Pois no est s no corpo Teu imenso valor Volta! (aquela raa...)

16

ERA

UMA PRISO

Sa da toca Deixei a dormncia E sem pacincia Corri para o longe. Abandonei minha praa Que por tanto tempo Foi minha priso. Bati cabea Em lugares danados Com povoados Sem ter um amigo Por isso eu digo Estou de volta. aqui minha vida No outros lugares Pois por longos mares Naveguei por um tempo. Chequei tudo volta Encontrei dissabores Nem mesmo os amores Conseguiram o encanto. Encantei-me com o mundo Mas digo no fundo No existe priso!

17

CONFIAR PRECISO

Socorro! Nos salva, Se no morremos todos... Socorro! Fui pego, Muitos esto comigo... Calma! Tem calma Estou aqui, Sempre estive! Pensa... Tu s forte Todos so fortes Estou convosco! Agora... Olha para a luz Segue este rumo a sada! Confia... Sou teu amigo No me chamaste?!...

18

SBIO SABER

Ele pensa que sabe Que tudo sabe Mas ainda no sabe Que pouco o que sabe. sbio o saber De quem sabe Que tem muito Para saber! A sabedoria do sbio ensinar o saber Para quem no sabe. A sabedoria Guardada com chaves Distante do homem De nada serve. A sabedoria No um mingau Existe o degrau Para ser digerida. Se tudo dado Sem intervalo Escapa o tempo Para respirar. Estou esperando Venha sbio Ensinar a viver!

19

MOS

Mos que acariciam Mos que batem Em puro gesto Que inteira se mostra.Mos que realamO prprio trabalhoNa lida, no trao Num doce embalo. Mos ligeiras Que a tudo percebem Acolhem to rpido Sem deixar vestgio. Mos fortes Assim como o ao Mos... Mos que remoam!

20

DE

TUDO UM POUCO

Eu Eu Eu Eu

gosto da chuva gosto da borrasca gosto dos troves gosto das tempestades! Tambm gosto do sol Tambm gosto da sombra Tambm gosto do calor Tambm gosto da luz! Gosto da vida Gosto de viver! Ainda gosto do passado Amo muito o presente Gostarei do futuro! Gosto de mim Gosto de todos! Tambm gosto de ser Tambm gosto de ter Tambm gosto de fazer Tambm gosto de mudar! gosto de escrever gosto de ler gosto de tudo enfim gosto de dizer!!!

Eu Eu Eu Eu

21

MUDANDO DE LADO

O vento agora canta E eu no canto Sopro, suspiro At falo. E no falo Que representa pouco No transborda. Vou alm Percorro a distncia Ento me lano E a lana atinge E fere, e morde. Aquece, levanta Na suprema dana Fala o falo Que alivia e mostra. Sem trapaa Saio do canto Mudo de lado. E o vento ainda canta Para voc Agora no canto Doce amada Mais amor Menos falo.
22

PARA NO DIZER QUE ESQUECI

Se foram poucos os momentos Recordo e aprovo Pelo que passamos. Senti o amor Senti a graa E vou pela vida Se vai... Fica a lembrana Se me apego No nego, se juro fato. Ento venha Revivamos o tempo No existe lamento Se ainda existo. Voc lembrana Lembrana que trago Que belo trago Quando me lembro. sentir a tontura Da doce aventura Juntos tivemos.

23

DANDO O PULO

Olho para o lado Aprecio, aprovo. Depois adiante Que isto? Assim no! No gosto. Mudo No sigo passos. Percebo tudo Mas mudo. No, no me calo Apenas mudo assim que falo. Fao a medida Calculo ele, O pulo. Saio para a vida A vida fao, A minha!

24

NA BALANA

Por que ser exigente Se a vida da gente Ainda pode mudar? Por que tanta depresso Se no um ladro Que leva a vida? Por que duvidar Se apenas amar o grande comeo? Por que se iludir Se no pode fugir Do tempo que passa? Faa a vida Para que a vida no faa Uma bela pea! Deixe passar O tempo que passa Mas deve ficar! Viva na luta Sem trapaa
25

Vena!

26

SER

UM PASSARINHO

No ser prisioneiro Sair por inteiro Da jaula que prende. Faa tudo de novo Marque o momento Pois o belo tempo Tem tempo ainda. No agir dureza Quando a pobreza Insiste em ficar. Oua o tom do poeta A lua que enfeita A noite s sua. Olhe da montanha Ao rio caudaloso E seja zeloso Por tudo o que faa. Desdobre o tino E feito um menino Sinta o vento. Veja o encanto De ser simplesmente Diferente dos outros. No seja igual Encontre o rival Em seu prprio ninho A o passarinho j pode voar!
27

TOCANDO POR DENTRO

Teu corpo apenas um corpo Entre tantos que eu vejo. Teu semblante Para muita gente figura que encanta. No beijo que sinto Agora no minto No tem uma boca. s minha amada Coisa sagrada como vejo. Se perto Ou se longe Sempre me toca. tua alma No tua massa Que me prende tanto. Sou preso Estando solto E quando envolto Feliz me sinto. Gosto de tudo Mesmo as desavenas Pois contigo Que tudo tenho!

28

SOU

ANDARILHO

Ns dois Tu e eu Pouco sei Tu, o saber! Andamos juntos Mas te procuro. S a luz De brilho intenso Que como o incenso Invada por inteiro. Vem como capa Que da chuva abrigue Este andarilho Na grande procura. No fujas Nos momentos Em que mais preciso De tua ajuda. No permitas que eu me perca Em todo este embarao Que a vida me mostra. Sim, eu te busco Procurei pelo tempo Vaguei como o vento Que toca E se espalha. No te vejo Te sinto Orgulhoso fico Pois um rico Quem te encontra E logo te usa! 29

NO

DIFCIL

No procuro Palavra difcil! Uso O que Fcil! No fcil Ser difcil. Mas difcil Ser fcil! Sou um ser Sem saber O que ser Isto fcil. Saber O que ser No difcil. Por mais que seja fcil Parece muito difcil Apenas compreender! A vida O sonho O simples viver. No torne difcil Nem leve vida fcil Para no se arrepender.

30

O QUE VEM?

Se tropeo Insisto Caio Levanto Sigo. Desejo Procuro s vezes alcano. Nem sempre veno Sempre luto Sem luto enterro. O fracasso O sonho.. Parto Sem dor Sem queixa Sem lamento. Apenas suporto Tudo o que passa. S ento Se vai a noite O escuro se vai. Amanhece Vem o sol O que foi L fica. J tudo vem O novo, de novo Aceito!

31

DESCULPE, SOU DIRETO

Vou confessar Que no gosto de galinha Sou homem No combina! Se no gosto de titica Por que me sujar Existem poleiros No no meu altar. Confesso No aprecio tal risoto Pois fico com arroto S em pensar. Mude Vire gente Ou v para o galinheiro Onde seu lugar. No diga que sou xarope Pois no sou o remdio Para tanto tdio Que no posso curar. Somente um vagabundo Que vaga Pelo mundo Consegue te aturar. Agora confesso Meu forte sempre foi Ser honesto E saber a quem amar!
32

CONTUDO, GOSTO

No corrijo a poesia Eu me corrijo Ela fica Eu passo Mas volto. No vivo dela Vivo com ela Que me sustenta E no cobra. como uma prola Que muito vale Para a musa Que Usa. Com ela Sou forte Abalo. Caminho At vo Para longe Ou Para perto. Acho graa Fico completo Uso Ou Abuso. Com tudo aprendo Contudo, gosto!

33

UM

RECADO DA VIDA

Quero esquecer! No, no esquea Compreenda, aprenda... Nada esquea De tudo tire proveito Da sina, que ensina... No adianta sofrer Por algo que j passou Compreenda, aprenda... Nada ser igual Tudo muda Voc muda, mude... Mesmo que no saiba O que bom tambm mata Agora j sabe, no esquea... Ento viva, reviva Invente, reinvente Sempre prossiga, siga... Estou a seu lado Num doce afago

Eu sou a vida!...
34

MOSTRO O QUE GOSTO

muito estranho Dizem que sou forte No assim que me vejo. Me esparramo Me atrapalho E ainda choro! Ah, me diga o que fazer... Ora, no sei Faa... Pensam que no erro Que sempre decido Acerto! Mas no assim Estou sempre caindo Me aprumo Resvalo At caio! Ah, com voc no acontece Tu tem talento isso... No, no verdade Ainda procuro No dizer O que de fato Escondo. que no mostro s s isto!?...
35

TANAJURA PURA

Pura doura Pura beleza Brandura pura! Pura dana Pura meiguice Saudade pura! Pura grosseria Pura maldade Inveja pura! Pura bobagem Pura tolice Amargura pura! Pura onda que te empurra Pura besteira que te emburra Pura dura que te atura Bobagem pura! Pura vontade que segura Pura firmeza que jura Pura vida de candura Verdade pura!!!

36

SAINDO DE LICENA

Um indigesto manifesto No temporrio tempo Que abrigou no abrigo Tal o vento na ventania. Assim ousar com ousadia Na fiel fidelidade Do corao coragem Morar na moradia Um desatino destino Tingiu a tinta Borrou a borracha Como o divino vinho. Ento criou a criatura Acompanhou a companheira Da vida vivida Pelo temido temor. Liberdade para ser livre Custou a custdia. Memorizou na memria Licenciou a lio. Aprendeu Mudou Saiu Com licena!

37

UMA GRANDE MAGIA

Assim to perto Vejo alm do retrato Por curioso disparato Me inclino, pasmejo mais que um lampejo Chegando to logo. O mgico tremor Incandesce por dentro Atrela o sublime Debilita o passo Fascinante embarao Atola e mergulha Na pura dana Que assisto e fao. Voc nem rebate A indelvel fria Que assoma e permeia Minhas entranhas Soltas ao tato. Eminente refgio Que abriga e que chama O devaneio ato Que aproxima.

38

mgico clamor Da cumplicidade Que na mera idade Recomeo de novo!

39

VIDA DE AMOR

Amor que chora Amor que grita Amor que ama E no dormita. Mulher que dana Mulher que acode Mulher que embala E faz pagode. Homem que olha Homem que sente Homem de bem Vive contente.Verdade puraVerdade escondidaVerdade nua Por toda vida.Sonho de luzSonho de arteSonho de amor Por toda parte.

40

DROGA DE TENTAO

(Tentao da droga ou a droga da tentao)

D um tempo.... No estou com saco De fingir que gosto Aplaudir o chato. D um tempo... V se te manca No sejas potranca To prestimosa. D um tempo... Sossega Respira Retranca. D um tempo... Te dou um tempo e, Tens todo o tempo Enquanto tempo! D um tempo... D um tempoooooo..............!!!!!. Ou cai fora!

Voltei para a vida.

41

PENSANDO NAQUILO

Dinheiro! Desgraado Abenoado Amaldioado Te quero Te gosto Te espero Te desejo No preciso... (Sou mentiroso) No traz felicidade... (Se for pouco!) No adianta! (J disse que minto) Bastante! (Na hora certa) Toda hora! Vem!!! Vai trabalhar!... (Nossa!) Viste? {Adoro ser pobre...(j disse que minto!)}

42

AL, QUEM FALA? Ah, doce memria! Tanta coisa que insiste Pensamento que no resiste Em sobrepujar o meu. Se no gosto do que penso Se no penso no que gosto Por que insiste em se alojar E perturbar a razo? s vezes me consola Em outras me desola Tentando imprimir A sua prpria vontade. Se no meu o pensamento Que me traz certo tormento Deixa sempre a dvida De quem ser ento? Que voz esta que sopra Sempre desorientando E minha vida mudando Nas horas mais amargas? No a voz da conscincia J no tenho pacincia Para dizer que todo dia sempre a mesma agonia. Deixe este velho soldado Pelos menos um pouco de lado V pegar outro caminho E no me engane mais! J sei, sou eu que mando Tenho que dar comando Entrando na lucidez Sendo s eu outra vez!!!

43

AMOR PARA SEMPRE

Quero mais uma vez Plantar a nova semente Acreditar no amor Reviver a chama. Fazer brotar o belo Dar gritos para o ar Rir como um bobo Chorar de contentamento. Sentir que ainda tempo De ter tal sentimento A invadir meu peito. No importando o resto Vou velar este sonho Marcar um novo instante. Vou me cobrir de cheiros Rasgar apenas o silncio Impertinente e afeto. Relembrar velhas canes Sentir de novo o vento Tocando ainda lento De leve como outrora. Do velho amor farei novo Tudo de novo para este velho Que por fora e no por dentro Aparente mscara que no ama.

44

O ESCRITOR Se me perguntarem O que um escritor Digo ser clonagem De algum sonhador Na verdade ele Aquele que escreve E coloco minha f Mesmo sendo breve Escritores de todo o tipo Existem aos milhes Considerados um mito Pelas grandes multides Certas obras de escritores Que lotam a livraria Trazem muito dissabores Sendo grande judiaria No sou nenhum juiz Apenas dou opinio Fico muito feliz Em no ter iluso O escritor competente No precisa agradar Mas deve saber que a gente Pode nele se espelhar Muitos so os motivos Que levam escrita No causando prejuzos Sempre ser bendita.

45

MEU

FILHO

Obrigado... Tenho um filho danado Esperto e inteligente. Amo... No escondo, amo muito E no tenho medo. Sossega... Tens todo o tempo Construi bem tua vida. Faze... Por teu determinismo Tua luz mais confivel. Espero... Que consigas teus intentos E que colhas bons frutos. No esqueas... Tua parte na responsabilidade De uma humanidade melhor. Vai... Mostra para que veio E que sejas vitorioso. Desculpa... Sou assim Mas tu, s tu mesmo!

46

MULHER PERFEITA Se ela muito bonita As ms lnguas chamam de burra pura ciumeira, coisa de mulher feia. Mulher com inteligncia o que mais temos no momento! No s afirmao, pura constatao. Burra a mulher esnobe Que no procura a beleza da arte, Sempre competitiva, sem ser nada criativa! Competio se faz por capacidade Individualmente, deve sempre lutar Conquistar posio, deve ser a ambio! Por isso que se torna bela Na batalha do dia-a-dia. Qualquer mulher ativa muito destemida! No sei se estou errado Mas mulher feia coisa muito rara Pois apenas se comenta, a cara que apresenta. Mulher bonita aquela que se fez me !!!... Que se doa em prol da humanidade vindoura. Se deleita com surpresa quando tem algo mais na mesa! Mulher bonita aquela que encontra a felicidade Junto com seu amado, realizando seus grandes sonhos por seus feitos: Ser grande e altaneira nesta vida passageira. No est atrs, s... se empurrando um grande homem! Mas ao lado ou na frente, conduzindo! Sai da competio e soma na realizao!!!

47

MA

R, SALGADO MAR

(Eu) Por que dizer que s enorme Por que dizer que s forte Se teu rugido s vezes frentico (e sensvel) Me d fora e me faz potico. Tuas ondas so como alavanca Dizendo ao povo que no se manca De lidar sempre com muito jeito. (Ele) Oh! Grande lenol de brisa constante Lano um cordel de linha espumante Dizendo estou aqui minha gente No corro, no me arredo, sou forte. Ainda que me lancem um impiedosa sujeira Estou me livrando desta simples maneira Devolvendo o pouco que posso. Estou lanando apenas meu lamento Dizendo que quase no mais agento Tanta injustia com seu amigo mar. Por que me odeiam tanto assim? No gostam de olhar para mim, Sentindo ainda minha beleza?! Parece fazerem de meu espao Um rodeio que com seu lao Me prendam na podrido! J dei vrios avisos dessa trapaa Da imundcie que me abraa O pavor que sinto com isto. Mas parecem ignorar Que este velho lobo mar Ainda quer sobreviver! Me ajudem enquanto posso Impedindo este colosso Poluente que me afoga. Mas parece que ainda moda Lanar em mim toda tragdia Dos rejeitos no mais em voga. Espero... soluo... at choro!... 48

(Poesia premiada na Antologia Potica Brasileira 98 - com meno honrosa )

49

CLONAGEM Por que querem clonar Um Ser quase perfeito Procurando com outro jeito A natureza modificar? Ora, no sabe tal cientista Que pode ficar na lista De sua idia bestial! J que somos um animal Dito pela psicologia No nada racional Usar de tal estratgia. Mas eu que sou um esprito Nego tal tragdia S tenho corpo animal! Um corpo j to sacrificado Que por muitos usado Para suas aberraes. No brinquem com coisa sria Criatura de tanta grandeza No precisa fazer misria Brincando com a natureza. Mas querem fazer clonagem Pensando ter a soluo O que fazem bobagem E di muito no corao. Vou pedir ao meu divino Que faa este cretino Mudar a direo Trabalhar com tal primor E fazer com todo o amor Sua obra agradar Pois precisamos de fato De talento quase nato Ajudar a humanidade. Tanta coisa para fazer E o homem reerguer Sua antiga honestidade. 50

QUASE UM ANJO Estou envolto em pensamentos Um vento toca leve em minha testa Sinto o perfume dos ornamentos Sempre existente numa festa. Me deixo levar pela brisa Como se a pudesse acompanhar Pelos recantos daquela lisa Montanha prxima ao luar No tenho nenhuma saudade Pois j estou naquela idade De ser feliz e sereno Contemplo toda a juventude Para que meu anjo ajude Meu paraso encontrar Mas enquanto eu tiver fora Lutarei como uma moa Que chegou ao altar S dizer que no fico calado Ao pensar que no outro lado Eu possa tambm amar Para ti minha querida Que deixo nesta vida Pois no posso continuar Minha grande satisfao De que nossa unio Deixou um rasto bonito Te amei, amei este mundo Agora que estou moribundo Sei que valeu a pena viver Te espero do outro lado Como um amante fadado A ser feliz onde estiver.

51

UM

GRITO VERDE

Me salve diz a cerejeira esta grande altaneira madeira de movelar Esto devastando tudo Nesta luta eu ajudo Alertar o companheiro Que fez do moveleiro O embelezamento do lar. No pense que estou brincando Vejo poucos ajudando A tudo preservar Mas quando acabar A doao da natureza No restar a beleza Da mesa de seu jantar. Ainda que uns poucos saibam O valor do ecossistema Continuam numa teima De quem mais vai lucrar Pois s pensam em lucros Estes seres to malucos Por dinheiro e posio Me deixaram aqui no cho J nem posso respirar. No s eu que estou resistindo Nem sei por quanto tempo fingindo Que na frente vo refletir Pois enquanto eu existir As amigas ao meu lado Sentindo um frio gelado Ao ver tamanha indignao Se pe a gritar bem forte Pois logo vir a morte E no enfeitaremos seu lar.

52

RICO E NA LAMA Ele fazia festa todo dia Nem se ligava na aurora E s noite refletia Sobre a festa e tudo... Agora se cala e fica mudo. Nem pode ficar como outrora Pois logo e sem demora No restar nada para gozar. Aquele que em toda a idade Gozou de sua posio Do dinheiro e da relao Que possua na sociedade Liberdade de poder sair Por onde quisesse que fosse E tudo o que admirasse Podia ter com facilidade. Sem esforo que fizesse... Nem mesmo para ter amigos Pois com esta facilidade S conseguia a companhia Na sua mocidade vadia Estava lotada de covardes. Sugavam o seu dinheiro Damas, ambiente rampeiro Que freqentava constantemente Sendo a vida indulgente Pra este rico na lama E ainda que tivesse fama Os bons no tinha a seu lado Somente amigo safado Colecionava aos montes. Mas a vida no perdoa E hoje solitrio S se magoa... Triste, ex-idolatrado Pobre rico na lama!

53

MEU DOCE ABRIGO (Eliza) Te aperto e gosto Te aliso quando ajuda Me amassa e me adoa. Teu cheiro e teu rosto Teu encanto se apossa Me toca e me suga. Tambm me mostra Mulher muda Que o sono afasta. O calor que emana O cheiro que lana Me empina e me enche Na pura dana, Esconde na mama Leite de criana. Ento sou guloso No tenho parada Avano e prossigo No lugar macioso Adiante do umbigo Cantinho gostoso Fruta aucarada Meu doce abrigo! Ficas apreciando Em longo remanso Pois vem chegando Sem dar descanso... Vou continuar Com minha ousadia Para adentrar Na tua moradia E poder amar Em tua companhia! A CAMINHADA Eu estava de bem com a vida. O dia estava convidativo para uma caminhada Sa de casa tardinha 54

para caminhar no Botnico. Tempo Curitibano!.. Nem quente, nem frio. Parecia que se formava um temporal. Mas moro pertinho s uma caminhada! Logo retorno, afinal no noite, apenas tardinha. No levo agasalho, pois estou vendo que a chuva demora. Percorro o espao. Atravesso a rua e adentro. Pessoas vm e vo. Eu vou Parece estar to bonito. As flores? Ora, como sempre. Belas, alinhadas. Uns fotografam, outros apenas admiram. Outros nem tanto. Eu, tudo. A tudo observo. Crianas de escola, velhos. Pessoas felizes, outrastristes. Me pergunto: Por qu? Por que umas to diferentes das outras? Bem, raciocino As flores tambm so diferentes, at as semelhantes. Sentado em um banco est um jovem bem vestido. Cala e tudo combinando. culos escuros, at modernos. Meu engano! Me aproximo. Sento sua frente. Ento que tal o dia? Bem, me diz (ele, o cego real): Deve estar como as pessoas. Veja, olhe quanto h de belo volta, e no contenta a todos Nem as flores se contentam. Como?!!. Nem as flores se contentam como todos. Eles no enxergam o que ns vemos. 55

parecem estar cegos. No, me diz ele. Cegos, no! Eles s no sentem. Vem e no se tocam. Assistem e no se emocionam. No percebem beleza. Cegos, no! Apenas esto andando, andando. Mas, veja como existem outros. Mesmo que poucos, eles existem. Que podem ter sentimentos. Os outros, esto trancados. No sentem. Cegos, no! S no sentem. Cego sou eu, mas como voc eu sinto! Oh! desculpe, no sabia que... Ora, isto porque voc sente! Agradeo, me despeo. Retorno. Aprendo!

56

NO

ESPERE A SORTE CHEGAR

Confio no futuro, por isso dou muito duro, no espero a sorte chegar. Vejo o amigo ao lado queixar como um malvado, onde isso vai parar? Contudo vejo mais gente trabalhando persistente para ver no que vai dar. Ora tolo ambicioso ser muito mais charmoso o que conseguir por lutar. Jogar na loteria e esperar que um dia tudo possa mudar? No acredito nesta tolice e at acho muita burrice desta maneira a sorte lanar. S olhar para o norte esperando pela sorte acaba encontrando o azar. Veja por todo o lado no muito complicado conseguir se safar. O mundo est competitivo mas parece um aperitivo se no desanimar. Esperei pelo dinheiro igual a um marinheiro h muito tempo no mar. Ainda no consegui, mas uma coisa aprendi a sorte no vou esperar.

57

O OPRESSOR

Viro a mesa, dou o grito no me deixo dominar e num grande conflito tudo fazem para calar no meio que se apresente como uma fonte latente que no os possa enfrentar. No me entrego, luto contra esta opresso que tentam manter em cativeiro mas sou um grande guerreiro trapaa pra ladro. Fazem grande estardalhao pensando que sou palhao e no conheo o estilo mas j fui um caudilho e nessa no caio no! Fazem grande cenrio montam o campanrio para ali fazer meu ninho mas no sou um passarinho sou um grande cidado. Abre os olhos para a realidade pois no ters felicidade se ficares aplaudindo aquele que est fingindo que s quer te ajudar. Olha em volta e reconhece de quem estou falando uma besta atrapalhando a tua liberdade e num gesto de maldade esmaga sem piedade para que tu no floresas!

(Poesia premiada com meno honrosa 98)

58

ME AMOROSA

Vem meu filho querido pois j estou com saudade desde a tua tenra idade que meu corao est ferido. Muito novo me abandonou mas aqui esperando estou para saber onde errei pois direito ainda no sei o que te fez ir embora. Passei por tanta pobreza sem dinheiro para sustentar mas nunca deixei de amar mesmo sem ter riqueza. Vem meu filho amado nosso lar est esperando a volta de um soldado que nunca teve comando. Nunca pude te dar uma boa educao pois quem soube apenas amar agora quer teu perdo. Se te deixei to sozinho foi porque tinha meu caminho de espinhos e crueldade mas nem isso nem a maldade da vida que eu levei me impede de pedir perdo ao filho que tanto amei.

59

O PRISIONEIRO

Sei que fui muito errado e agora estou pagandoo preo do pecadofoi me desafiando. Parecia fazer fileirados prazeres do mundohoje vejo a sujeiradeste pobre vagabundo. Se errei estou padecendo para pagar a minha culpa e os erros estou revendo esperando que vida me indulta. No sei mais o que fazer estou pronto pra liberdade e esperando ainda ter o perdo da sociedade. Ento poderei novamente mostrar que tenho inteno provando pra toda gente minha total dedicao. E aqueles que tm errado nesta vida passageira no deixem para o outro lado ver a lei justiceira. Portanto j fico alegre sabendo uma lio que nesta vida breve vale muito a inteno!

60

MUDANA

Venha tempo de paz Encontrar minha alma Saindo do sufoco... Venha liberdade do alm mar Me deixar cheio de esperana Que ainda eu possa ver... Venha meu povo sofrido Das guerras que enfrentou A ventura da conquista... Venha grito de alegria Encher o corao Deste velho sonhador... Para que eu no assista o pobre Estar sempre em desamparo Sem ter vez na sociedade... Para que no falte educao Ao infeliz sem destino Sendo menos que lixo... Para que pelo menos Tenha comida farta Que mantenha o corpo... Para que sejamos todos
61

Irmos com oportunidades De fazer valer o merecimento... Que mudemos para o futuro O que parece ser to desumano No fazer nada e tambm calar...

62

REFLEXO Sou muito falso Deixo passar coisas Que me arrepiam. Sou homem, isto... Mas isto ser homem? Mais pareo um bagao Desprovido do senso De mudar quando percebo. Mas que desencanto Olhar para tudo E tudo pouco. Ento esmoreo E logo fracasso Nem tampouco tento Sair do embarao. Onde arranjar foras Ao ver que to deprimente Olhar para tanta gente Que tambm nada faz... Procuro h tempo a graa Para que ainda me faa Um pouco melhor. Respiro esperana Na pura crena De que vai mudar. Ento decido! No vou esperar Farei ao menos um pouco Do que h para mudar. Farei minha parte isto! Mesmo que pouco No serei mais louco Vou j comear! O passado, passou... O futuro eu mesmo fao.

63

ESPERANDO NETOS

64

Venha numa noite serena Convidar minha filha morena Para sair e passear.

Leve para a noite Curitibana Esta linda prenda Pois fiz dela a oferenda Do meu mais belo exemplar.

J est muito apaixonada Por um certo ladro Que roubou seu corao E logo a verei casada.
65

Mas ele um bom Caudilho Trar muita felicidade J o tenho como um filho E dela terei saudade... Sigam adiante meus afetos! Que bom estarem se amando S no esqueam meus netos Que vou ficar esperando.

66

PARA MUDAR (Fazer minha parte)

Vim para este planeta O anterior ainda no sei Mas, estou aqui h algum tempo E ainda no resolvi me mudar! Ainda estou aqui para mudar! Vim de to longe... Porque gostei do povo daqui Havia muitas recordaes Aqui deixadas quando passei Numa aventura feliz. Ento, o povo havia mudado O Planeta se transformado A dominao se instalado E o povo, sofrido e calado... Outros indivduos Tambm se organizaram E para aqui vieram, Tentar mudar! Me aliei a eles Nesta grande misso: Tornar o povo livre De tamanha opresso. Um dia quando tivermos vencido E a populao em liberdade Voltarei para meu povo querido
67

Que j deve sentir saudade!

68

BUSCANDO UMA SADA Um dia eu pensei que era diferente De todos estes caras chatos Que me rodeiam pela vida. Percebi que no concordava Com os conselhos que recebia Afinal nem sempre estavam certos. Eu pensava diferente Eu agia diferente Eu era diferente. Via muitos defeitos nas pessoas Muitas com o mesmo problema Que eu j conhecera antes. Parecia que toda a humanidade Sofria dos mesmos males E no encontravam respostas. Tanta gente com medo de avio Com medo de alturas Com medo de mar. Tanta gente com depresso Outros estressados Outros tantos sem nada. Mas sem nada mesmo Completamente vazios Sem rumo. Ento percebi Que as dificuldades que eu tinha Eram simplesmente minhas. Ento mudei Comecei pelas minhas dificuldades Busquei como me libertar Sa fora da rotina No me deixei enganar. As promessas de ajuda Que o povo recebe sem funcionar Desestimulam, ferem e matam. Ento percebi a armadilha Em que todos nos encontramos Possumos um passado E nele fui buscar a sada.

AMOR DESEJADO

Tenho desejado amor duradouro


69

Que me adule o dia todo Encontrando o tal tesouro Sairei deste pobre lodo. Assim poder sair por a Vislumbrar todos os sis No encanto do jata Estar embaixo de seus lenis. E, continuar pelo tempo Enquanto desejares Meu rosto ao vento Admirando teus olhares. Indo pela redondeza Onde canta o sabi Mostra tua beleza Outra igual no h.
(Poesia premiada com meno honrosa 98)

70

EU

SOU, EU TENHO, EU FAO

Sinto saudade do tempo que passa Das coisas boas que foram E quero tudo de novo. Renovo, invento e prossigo Buscando um mero abrigo No tempo que vivo e revivo. Gostei do que fiz Mas fao mudanas Que corto pela raiz Nas minhas andanas. Por que dizer Que sempre fui certo? No, no mesmo... Deslizei, sucumbi E feito um certo zumbi Acordei para a realidade. Ainda que passe o tempo Agora mais livre Mais atento, reinvento... O Tempo A massa O silncio. O espao A energia O movimento! Eu infinito Aprecio tudo A vida A existncia...

71

DANDO DURO

O tempo que passa Fere e amordaa Aquele que se lana Na mesma dana. O imprio desmorona Ao sujeito na lona Que no produz trabalho S procurando o atalho. Ainda que duvide Vem logo o revide Encontrando-se s. O que precisa dar de si Pois ainda pior Ficar no frenesi. bom ver o resultado Do esforo danado Na luta que se apega. Voltei ao lado do vento Que tem me guiado tanto Pois no conheo o rumo. Estou seguindo a intuio Para no ficar parado Esperando a sorte chegar. Ento saio pelo mundo afora Procurando uma morada Onde eu possa enraizar. to tolo ficar inerte Passando pela vida Sem ver a vida passar. Vou cruzando por caminhos Somando conhecimentos Que podem me dar o sustento Trazendo luz em vez de espinhos.

72

POBRE EU NO FICO Dinheiro no traz felicidade (Se for pouco me diz algum) Porm se tiver de verdade E souber como convm Desfrutar de tal benefcio Me diga em qual idade Voc far melhor isso. Poder dele desfrutar Mas me d para gastar Uma pequena fortuna Que na idade que emplacar No deixo nenhuma lacuna. Ser rico no defeito isto sim uma tragdia Achar que pobre satisfeito Mesmo na sua comdia. Quem rico que desfrute Como melhor lhe convier Ainda que pobre mamute Quero comer um caviar No posso ser um folgado Para um dia desfrutar Como aquele rico danado Que s soube me esnobar. Deixem pra l o dinheiro No traz felicidade Burro do trambiqueiro Que no cai na realidade. Se der duro o ano inteiro Ter a mesma facilidade Deixem pra c o dinheiro Se for rico perdio Me tornarei muambeiro Ser essa minha profisso Mas pobre e no galinheiro Isto eu no fico no!

73

ACORDE,

AMIGO!

Meu amigo est dormindo H muito tempo fingindo Que no h mais esperana Sei que no gosta da omisso Que no suporta tal presso De pessoas dominadoras S conheo tal caminho E ficar aqui sozinho Nunca d em nada Muitos procuram sada Para melhorar a vida E se perdem na iluso Voc vivente um ser

Neste planeta com gente espera da vitria D apoio tica sempre Pois isto comumente Que nos salva do perigo

74

Se quer brilhante

futuro

Deve pensar constante Em toda civilizao Ainda temos tempo Pois ainda existe o vento Para espalhar a novidade
(continua na pgina seguinte)

Cada um que faa um pouco E no chame de um louco Aquele de boa inteno Cada um na sua parte Usando muita arte Dar o grito de liberdade! A vitria valer a pena Nesta luta muita amena De pureza e grande amor s deixar o errado Que fique pra outro lado E nos deixe prosseguir Voc no estar sozinho Pois quem vai neste caminho Nada ter a perder
75

Um dia valer a pena O esforo que convenha Todos ns a s amar! (Continuo a insistir... Deixe de dormir Venha para a luta!)

76

PROCURANDO A VERDADE Vem saudade e me pega Para descobrir o que se passa Pois j estou sem graa Em no saber o que isto. Tenho um grande sentimento Que carrego aqui por dentro Como uma fora viva.Parece que no passadoEu tivesse apostadoEm algo que no sei.Vou procurar descobrirPara voltar a sorrirQuando tiver encontrado.Se parecer esquisito como eu tenho ditoNo fico na iluso.O que carrego comigoNo pode ser um castigoPreciso de compreenso.Coisas ruins no se procuraA princpio s douraMas transformam e enganam.E eu no sou um pianoQue espera ser tocadoPor um mestre malvadoSado no sei de onde.Por isso que procuroSair deste escuroE abraar a liberdadeDesde a tenra idadeTenho sonhado promoverPara o mundo todo saberQue existe vida melhorE sabendo lidar com o piorEncontrarei a tal verdade.

77

TODOS SABEM QUE POUCO SABEM

No mundo minha voltaEst quase tudo:EuFamliaGrupoNaoAnimaisPlantasUni verso fsicoInfinito...Todos sabem como andam as coisas!E no me parecem bem...Todos sabem que precisamos mudar! Mas, exatamente o qu?Todos sabem que precisamos de uma sada!Mas, exatamente qual?Todos sabem que deveramos ter mais conscincia!Mas, exatamente como?Todos sabem que deve existir uma Verdade escondida!E qual seria ela?Quem exatamente somos?Qual exatamente nossa origem?O que aconteceu no passado da humanidade? Penso, penso que sei...Penso que no sabem...Penso que todos, logo sabero! Liberdade e conscincia com autodeterminao!

78

NS QUE FAREMOS! Tantas pessoas de boa vontadeCom lealdade e intenoQuerendo total liberdadeMas ficando na iluso. Quantas vs filosofias Religies a escolher Eu nas minhas poesias Procurando pelo saber.Sei que nem todos percebemVivem a vida, vivem o momentoMas apenas o que recebem um mero e curto aposento. Outros dizem que intil lutar Contra foras poderosas Mas adianta apenas reclamar Ficando sempre chorosas?Parece uma trama perfeitaUma armadilha misteriosaDeixando gente satisfeitaCom esta priso odiosa? Quem so os dominadores Que fizeram tudo isto J seriam sabotadores Os que mataram o Cristo?O povo pede ajudaPara todos os santosOnde estar BudaE outros tantos? Onde estar Maom A sujeira ainda persiste Venham mostrar que a f Salva aquele que resiste.Parece que esto esperandoQue a sada seja encontradaPelos que esto orandoMas fazendo quase nada.

79

UM ESPAO Deleitado com aquele verdeAgora, tambm deitado neleOuo apenas o riachoQue vai rio abaixoSerpenteandoA colina.Com apenas minha botina...Encho os olhos dguaSem alternativa.Meus ps, cansadosO frio, imagina!Levanto um tanto arcadoAquele galho se pendurana pura cisma,Balana.Balano pendurado,Pelos botes Um legado,do cinza ao riscadoCubro-me guisa.J sonhando estar acordado...Viro um pouco para o ladoSem ver minha divina.Amanhece,um novo dia!Pinta no pano da vidaUm pinta coloridaNum tom que irradia.Ento abrao:O cantoO pssaroE o lao que ajuda.Procuro espao,encontro...Ainda!

80

PERCORRENDO CAMINHOS Vai a qualquer lugarDesde que encanteAquele velho berranteDos campos de outrora.Assim como diz inocenteO esbranquiado galanteAprendiz de genteAo fitar a plena aurora.Acostumado encilhaNo amargo trabalhoProcura um pequeno atalhoEm busca da maravilha!E encontra. E chora...Do tenaz sol escaldanteUm brilho na nascenteQue risca pela sua espora.E toca a vida... Assola o malho.Ainda que na tocaEnfurea o bravioAgora pega o pavioE acenda a tocha!Nem sempre apanha...Mas apanha o cabrestoE num curto gestoSe vai!Se vai levandoAssim como o passo,distante avana (de passo em passo)E para. (j foi longe... ) E chega!... ( finalmente!!! )

81

NO MUNDO DA LUA num momento soleneQue me ponho a fitarA mesma lua de sempreSingela, amiga...brilhante.Como um tolo amanteQue procura semprePela amor ao luar.A misturo tudoFico quase mudoE se vai o tempo.Agora volto de novoProcurando saber:O que foi?No funciona?O romantismo acabou?Apenas fui enganadoPelo doce recadoQue a vida ensinou.A lua estar l sempre...Mesmo que o amor ausenteInsista em se esconder.Ento amei um no sei o quPois nela sempre pude verQue o amor existia.Fiquei no mundo da luaEnquanto o amor fingiaQue viria me visitar.Agora sei!O amor que no deiAinda poderei darAfinal ainda existe O sempre belo luar !.

82

LUZ, APENAS LUZ

Nasci no sei bem comoVivi no sei por qu.Foi o acaso...Acordo!Saio do pesadeloConsigo enxergar a luz.Sem ela

fico cegoCom muito dela o mesmo.

Escurido...Cego!Muita luz me cegaSem luz estou cego.Degrau a degrauSubo!No fico mais embaixoNem posso ir muito acima.Meu espao...Conquista!Conquisto meu espaoE a luz, quem diria...Agora no mais cega! Aprendi o que conquistaTornei-me um alquimista...Compreendi um pouco a

vida!

83

O CAMINHO DE VOLTANo sei ficar sozinhoIncomoda.Penso que sou felizPenso.Gosto de mim Amo!Procuro uma conquistaProcuro?!Aquele algo que no sei o qu...Prende, chama. algo que proclamaPor ser logo encontradoTalvez um tesouro!No sei ainda.Frustrado...No me dou por vencidoS depois de ter morrido (o corpo)Entrego.Eu, morrer?No sou eternoEterno?! {(alma, esprito ou thetano > (do grego)}Ento isto que procuroO eterno e doce eterno! (sou!...)Por que esqueciO tempo que viviOnde e no sei quando!?Tem algo errado na histriaAlgo por ser descoberto (verdade interior de cada um!)E parece to pertoSe liga criatura!Criador.O Criador e a criaturaLigar! Religar! (Independente da procura...)

84

ESPEREI Um dia imaginei que voc existiriaUm dia sonhei com sua imagemPostulei que ao mundo viriaUma mulher cheia de coragem. De fato no me enganei A est e no deu pane A filha que me alegrei Tem o nome de Adriane.Pensei ter um genroSurgiu como uma plumaUm sujeito ainda tenroQue atende por de Luna. Desculpe se insisto Mas aguardo pelas crias E disto no desisto Pois me daro alegrias.No importa se demoraPois ainda no tempoAguardarei como outroraFaa sol, chuva ou vento. Portanto vo trabalhando Lorota no d em nada J estarei esperando Para agradecer minha fada.Que me traga a este mundoUm ser de grande qualidadePois o meu sonho profundoQue vire logo realidade!

85

ANDANDO S

J tentei tantos amores Num jardim em vez de flores S plantei desiluso... Procurei uma sada Fui buscar minha guarida Em meu prprio coraoNo me chame pra sair Estou a fim de desistir Do meu amor procurar Continuo andando s Pois assim ser melhor No terei desiluso Onde estar meu doce amor Que procuro com ardor Em que praia foi parar... Entre por favor em sintonia No suporto mais esta agonia De no poder te encontrarNo quero amor passageiro Quero ele todo inteiroE construir nosso abrigo Deve estar em algum lugar Esperando para amarQuando encontrar comigo!

86

EMBORA SOLIDO Tenho o amor da minha vidaVou curar toda feridaQue ainda possa restar Ela meiga, carinhosaMas bastante manhosa assim, deixa estar Fui atendido em meu pedidoE o amor quase perdidoNo vou deixar escapar

Sou fiel e sou felizVou criar minha raizNunca mais estar ausente Dos erros de meu passadoQuero deixar tudo de ladoSendo feliz completamente. Vai embora solidoNo visite nunca maisEste nobre coraoMe deixa viver em paz

87

VOU TRATAR BEM DESTE

Resolvi ser diferenteDo que faz muita genteCom a rainha do larEm vez de tapas darei floresVoc a maior dos amoresQue um homem pode desejarVou tratar bem deste amorNo a deixarei sozinhaMulher, doce mulherQuando chegar a estaoVou curtir todo o veroCom voc onde estiverVou estar sempre a seu ladoPorque este amor danadoTraz o sol ou faz chover.
AMOR

88

SEM LUXO No tenho luxo para a vida o luxo ser bem vivida. Imprimo o passoMesmo que lentoSem fugaSem tormento.Balano, me afirmoTo logo o sonhoDesabrocha.Que fiz eu que nada fiz?Apenas usei o gizPara escrever minha histria.Se errei, tive coragem Se no venci, Ainda veno. Procuro saber onde est O leme a guarida Se existe batalha Est por ser vencida. No sou um perdedor Apenas aposto. Apstolo da vida Vivida dividida. Contudo ainda passo E a vida passa Mas continuo Com vida!

89

COM CINCIA

Por que tanta queixa Me deixa No estou nesta. Gosto da ameixa, da amora Me implora... Fica nua! Sem nada, limpa Dengosa, serena vadia V dia! Ainda pensa Envolve, sacode Me empina! Se empepina. Enferruja, atola Doce memria Da dana da vida. Me chateia! Gloriosa lacuna Preenche o tempo Que traz com o vento O sabor da flora, Que aflora. Mimosa melodia Uma flor agora!?...
PASSO A PASSO 90

Passa o sonho Passa a saudade Que no tem idade Para azucrinar. pura vaidade Querer dar o pulo Sem tropear! Passa o trem Passa a chuva Fico molhado Dependurado No posso voltar! Passa a dor Passa a raiva Comeo subir. Uma escada Um morro Eu no! No morro No subida Apenas a vida Querendo eclodir. Passa a vida A vida passa E fico sem graa Mas vou partir Adeus trapaa Sou eu que passo Mas volto...

91

SILENCIOSA MATA

rvores mudas Planta Transplanta Mata difusa. Acolhe o ninho Recolhe Abriga O pssaro que habita. D o pasto A comida Sustenta O animal que dormita. Eu te olho Admiro Contemplo s vezes te invejo!

92

PAGANDO O PRO

Olhando, estou cego... Sentir no percebo E o amor se evade. E dizer que procurei... Que mandei flores Tolo que fui. Quando penso... No acredito O que fazer agora? No adianta lamento... buscar pela vida Trazer de volta. Se vale o preo Calcule Eu pago. J paguei por tanto... Mas este, este o que vale!

93

SEMPRE CONTIGO

Vem amor da minha vida No deixes s este poeta Vem ficar para sempre O amor est todo guardado No fui tolo, te esperei Agora j ests pronta No importa o passado No ele que eu quero No, no te culpes assim mesmo Vem chorona! Tenho muitos lenos!...

94

SE FALA, ESCUTO

A decncia Da eminncia No chega. Bato porta Nem mesmo Escuta. Por que se cala? O poema Do poeta Emperra. Tenho ouvido tanto Falas que se vo ao vento E nada consta Nada fica Por que espero tanto? A voz viva Ouo!

APENAS UM TOQUE

Tocou-me a alma
95

Fustigou-me o pranto E assim quase mudo Acabou o tormento. Saiu pelos ares Arrebatou a fria Deleitou-me apreciar Magistral ruptura. Foi como um raio Sem nenhum aviso Rompeu o silncio Estardalhao sem riso. Como num disparo De repente veio Bem explcito O julgamento. Parei com tudo Contudo J claro vista. Fique comigo No fuja nunca Temer preciso Saber o comeo!

96

AINDA TEMPO Meu amigo telefonou Parecia preocupado Eu muito ligado Disse: Vem! Vamos conversar... Ento fiquei sabendo Porque estava abalado Era seu filho Um jovem drogado! Que terrvel descoberta Espero que ainda em tempo De transmitir o alerta... O que sabes sobre as drogas? Procura saber mais Ento fala com o rapaz E s de fato um pai... Este mal que atinge milhares Neste sculo conturbado No fiques a parado Vai logo, interfere! Mostra tua garra, tua firmeza E fala com franqueza Com aquele que teu filho E das trevas recupere o brilho. No o culpes No te culpes Enfrenta o desafio Pois pode estar por um fio Aquela viagem sem volta!...

ENRAIVECIDO

Explode a bomba
97

Retumba o sibilo Que corta a carne. Empalidece o dia Sacode na fria A vida sublime. Num arremesso Gesto grotesco Que fere e pune. Em desalento Corta o vento Espalha o medo. Diz que vence Mas tudo perde E nada percebe !

98

MUITO PARA REMOVER

O poder no me seduz Nem reduz Meu grito. No sou um santo Fico no canto Atento. No sou um omisso Tenho compromisso Incomodo. Abalo o descrente Que no v na gente Esperana. Nesta linha potica Estou de olho na tica Te cuida! No inovo Mas ainda removo A montanha...

99

UM

PONTO DE VISTA

O mundo no absurdo E no vou ficar mudo Ou chorando... Meu pas do terceiro Nem o dinheiro Muda. Porta fechada A alma calada Por que as trancas? Rompa esta priso Sem confuso Mude. O mundo no absurdo No seja um surdo So as pessoas!

100

GOSTO DAQUI No quero ir para o cu Deve ser chato!(prefiro o


paraso)

No quero continuar rezando No me escutam! Que adiantam anjos e santos Todos se foram! Fui expulso do paraso Mas por qu? Gosto deste planeta To lindo! Posso um dia morrer Mas volto!
101

TODOS PODEM FAZER No sou um mente aberta Que em tudo me meto E nada aprendo. No sou diletante em nada Mas fao de tudo Com afinco. Um grupo no cria nada Mas muitos criaram Com apoio do grupo. Sozinho sou pouco Assim como penso So muitos. Se acredita em algo No discuta Apoie, e faa Pelo menos um pouco!

102

NO ACREDITE! Dizem que errar humano No . desumano... Os meios justificam os fins Engano. Nem tudo... Dizem que bom ser normal Coitados. No seja!... Dizem que sou animal racional Sou gente. Apenas!... Dizem que evolumos Macacos me mordam Estou fora. Dizem que pensar demais fica louco Ah! Ento isto? Te querem burro, preso, submisso!

103

SO

COISAS...

No clamo pela tragdia Que invade os tempos. No canto o sofrimento Que atropela o incauto. No me apego a turbulncias Que mudam o rumo. Gosto da aventura Que traz o novo. Gosto da proeza Que sacode o trapo. Gosto da ousadia Que muda o velho. Vivo esperando a mudana Que vir sem grande alarde. Vivo de olho na liberdade Que aprisiona a alma. Vivo confiante Nos amigos da humanidade. Quero voltar aos velhos tempos Ter novamente os atributos! Da maneira que fui criado.

104

MESTRE

DE JOGOS

A vida um jogo o jogo da vida. O bom jogador Conhece as regras. Existem muito jogos Nem todos jogados. s vezes se ganha s vezes se perde. Trapaa foi criada No jogo impune. Todo jogo possui barreiras Todo jogo adversrios. Como jogar o bom jogo Sem ser mestre de jogos?

BOM SONHAR

Ah! Doce imaginao...


105

Em

quantos caminhos me tem colocado?! Por quantos feitos esteve ao meu lado? Andei pelos reinos de outrora senti o amor e a discrdia lutei por tantos ideais. Estive no futuro distante Voei pelos ares solto, feito viajante. Ah! Doce imaginao! Tem-me feito forte quando fui fraco Segurou-me pelas alas da persistncia e no me deixou na ignorncia. Fincou-me os ps no presente Mostrou-me tudo de fato o que vida, o que sonho! Aqui estou querendo mais e mais... O quanto mais posso esperar? Posso?! Mas, qual a conta? Nada! s chamar? Ento venha... Mas para ficar!

DECIDIR PRECISO 106

O que que eu sinto no peito Que me intriga e me assola Feito um pulsar de mola Fere assim desse jeito? O que se passa comigo Fico s e sem abrigo Para defesa imediata?! Por que no saio desta Pouco ainda me resta Para ser utilizado?! Por que fico calado No dou o grito da liberdade Tirando toda maldade Que insiste em me prender? Ora, chega!!! Vou dar um basta No sou alterdeterminado Para viver enojado. Vou lidar com ousadia No quero mais companhia De tristeza ou solido. Vou levar para o rumo norte Meu barco com vento forte Nesta eu no fico no!

107

AINDA ESTOU VIVO

duro pedir ajuda Depois de tantas falhadas Parece no dar em nada Toda reza que eu fiz. Mas, diga no estou certo De mudar um pouco de ttica Nesta vida to dramtica Parar de pedir e ir buscar? Oferecem tudo certo Coisa dali, coisa daqui Mas j estou ficando esperto No sou mais um guri. Vou fazer minha prpria feijoada Nem que no d em nada Parado no vou ficar. Procurarei pelos temperos Pitadas certas que vou usar Do meu prprio condimento Serei tolo se errar. O que no gosto, no mais farei Do que achar errado caio fora Um dia conseguirei Mandar tudo isto embora.

108

PERDO

Procurei pela filosofia Para resolver minhas dvidas Agora no mais duvido Era muito confuso. Se fui criado por Deus E ele meu pai Puxa... Sou seu filho! Mas no sou predileto? Como, filhos no so iguais? Pais no amam da mesma forma? Que fiz eu ou o que no fiz Para ser assim relegado? Sim, sim... devo ser o prdigo Ainda mais amado! Ento como herdeiro do mundo E de todo o Universo Vou repartir um pouco Pois sei que tenho muito... J sei, vou falar com ele Dizer que no fui um sbio No entendi o grande jogo Perdo... estou de volta!

109

LUZ ES

E SOMBRAS

Palavras Sentimentos E emoes... Cutucam Ferem s vezes matam. Mas so apenas palavras Ou pequenos sentimentos Por que o medo? Penso o que uma sombra... No escuro ela no existe, Tem que haver algo de luz.
110

Mas, isto que eu procuro?!

111

AT BREVE, AMIGO!

Que som este que me chama Que atrai minha ateno Que som este? De onde vem tal melodia Que modifica meu humor Que som este? Ah! J sei... o som da magia Contida e reservada Que agora explode em meu peito Chamando minha ateno. o som em telepatia Composto por uma orquestra De coro angelical. Sim! Agora eu ouo Algo vindo do fundo Angelicamente tocada Por instrumentos de aviso?! O Telefone toca uma notcia sobre anjos Meu amigo ngelo e sua amada Partiram! (Acidente de carro)

112

VER E NO PERCEBER

Que pena! Passa perto, quase toca Procura, procura... s estar mais atento Saber o que realmente quer Para poder encontrar. Sinta! Sinta por dentro E a verdade se revela. Aproveita as vitrias No sempre que se ganha Qualquer passo um proveito. Somando pouco a pouco Diminuindo as quedas Poder galgar as estrelas! Continua... No est sozinho Encontrar muita gente Trilhando o mesmo caminho! H algo mais ainda Os que j conseguiram Aguardam a sua vinda!

113

114

Contatos com o autor:

Celito Medeiros
Escritor, pesquisador, poeta, artista grfico - plstico e engenheiro

Livros publicados Antologia Potica Brasileira 98 meno honrosa Antologia Potica Brasileira 99 meno honrosa Edio Poetas de Ouro de Brasil Caminhando juntos De Olho na Terra: fico Melhoramentos de Vida: Filosofia celitomedeiros.com.br celitomedeiros@onda.com.br

Rua So Janurio, 944 Jardim Botnico Curitiba Paran 80.210-300 Telefax (041) 264-2177

115

BIBLIOTECA VIRTUAL http://www.bibliotecavirtual.com.br Sua fonte de pesquisas na Internet

116

Das könnte Ihnen auch gefallen