Sie sind auf Seite 1von 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAU - UESPI DISCIPLINA: LITERATURA OCIDENTAL ALUNO (A): Helaine Firmina de Lemos________________________________________ CURSO: LICENCIATURA PLENA

E M LETRAS PORTUGUS BLOCO: V TURNO: NOTURNO/ 2013.1 ATIVIDADE COMPLEMENTAR 1)Depois da leitura do texto: A poca clssica da Era Moderna escreva um texto dissertativo enfocando os seguintes aspectos: a)as concepes estticas; b)os aspectos sociais; c) o conceito de imitao segundo Plato.

A poca Clssica da Era Moderna correspondeu a dois sculos e meio. Tanto as obras daquela poca como seu estilo e esttica foram seguidas por muitos outros autores ao longo dos tempos. Na poca Clssica, os fatores estilsticos e estticos se sobreponham ao contedo, mensagem, ou seja, as obras eram mais valorizadas pela beleza esttica do que pela riqueza do contedo e dos sentimentos. Durante essa poca, aconteceram mudanas significativas na Europa, foi o tempo das descobertas martimas. Essas viagens em alto mar possibilitaram aos desbravadores, dessas novas terras encontradas, entrarem em contato com outras culturas, e consequentemente, novas literaturas. Soma-se a isso, o fato dos avanos cientficos da poca e o estouro dentro da Igreja Catlica, que foi a Reforma Protestante. Finalmente aconteceu o Renascimento. As concepes estticas que permeiam a poca Clssica vo desde ideologias observncia de normas gramaticais e de rimas: Conceito de imitao: Essa prtica da poca Clssica tem suas razes em um conceito de Plato que diz que a arte a imitao da realidade. Para o autor do classicismo o importante no imitar a realidade em sua profunda essncia, mas apenas na aparncia. Verossimilhana: Caracteriza-se pela forma como as coisas poderiam ser ou poderiam acontecer. No h, por exemplo, um exagero fictcio ou fantasioso, e quando ele ocorre tem explicaes religiosas ou mgicas. Razo e Labor: Para o Classicismo, o ato de criar est ligado a um esforo racional que disciplina a imaginao e os sentimentos, ou seja, razo sobre emoo. Observncia de estilo: O autor clssico muito apegado regras: forma, rimas, normas tcnicas. Para eles havia um padro esttico literrio naquela poca e esse padro deveria ser seguido rigorosamente. Convenincia e decncia: Essa concepo est ligada aquilo que era considerado arte. Para eles a arte no poderia ser vulgar, baixa, ou obscena. A esttica clssica proibia qualquer manifestao que pudesse ferir a sensibilidade do receptor da mensagem. Todas essas concepes e modelos tiveram fim apenas com o surgimento de uma nova viso artstica: o Romantismo. Ele trouxe consigo toda subjetividade e liberdade que tomaram o lugar do apego pela forma e pela razo da poca Clssica.
2)A partir da leitura do texto: A produo literria da poca clssica faa uma anlise crtica da obra Os Lusadas de Cames, ressaltando o

plano da enunciao e o plano do enunciado. ( essa anlise deve ter como referencial a anlise do autor do texto)

A obra Os Lusadas de Cames um poema pico a respeito das grandes navegaes martimas de Portugal, em particular, a chefiada por Vasco da Gama em busca da ndia. A essncia central desse poema a histria do povo portugus, desde seu fundador mtico Luso, at o reinado de D. Sebastio que reinava quando o livro Os Lusadas foi publicado. No plano da enunciao, podem-se perceber diferentes vozes dentro da mesma narrao, ou seja, h diferentes pontos de vista, focos narrativos. O que chamado de aspecto polifnico. Isso pode ser notado quando o autor enaltece os reis e governantes e depois quando aponta defeitos, ora idolatra deuses pagos e logo depois considera que essas divindades so mentiras, entre outros. O enunciado a prpria histria, ou seja, a obra Os Lusadas. Neste caso, segundo estudos, a narrao entrelaada em trs grandes pocas, que so presente da enunciao (publicao do poema = futuro do acontecimento), presente do enunciado (quando a histria ocorre) e passado do enunciado (fundao de Portugal at Vasco da gama = antes da histria). No plano do enunciado, esses trs tempos se misturam, a obra inicia durante a viagem, mas o narrador leva o leitor h tempos atrs, durante o incio da histria portuguesa atravs de flashbacks (tempo cronolgico, ento) e depois retoma a histria, e vai mais longe ainda: atravs de profecias de uma personagem possvel descobrir o que ocorrer em decorrncia dessa expedio de Vasco da Gama, caracterizando-se com uma narrao prospectiva tambm.
3)Do ponto de vista social como a Literatura Universal pode ser enfocada no contexto escolar?

Acredito que a resposta da questo 4 contempla tambm essa pergunta.


4) Numa sociedade bombardeada por inmeras informaes momentneas, como inserir a leitura das obras no cotidiano dos alunos?

Hoje em dia h uma quantidade enorme de adaptaes dos livros universais, como por exemplo: Livros de Shakespeare adaptados em prosa, em linguagem atual e condensados em contos, livro de Dante em prosa, Livro de Machado em HQs, entre outros. Poder-se-ia comear a refletir sobre a leitura desse ponto. O aluno capaz de ler qualquer coisa, desde que esteja condizente com sua faixa etria, haja uma introduo clara daquele livro e estabeleam-se objetivos para aquela leitura. As multimdias tambm so importantes aliados para o ensino. Uma ideia interessante para trabalhar o Livro de Shakespeare (Romeu e Julieta), seria pegar o filme que foi baseado na obra e depois de assistirem o filme, poderia ser feito uma diviso em captulos para ser exposto

em uma aula em forma de apresentao oral ou encenao. As opes so inmeras, o importante trazer toda atividade para o contexto social do aluno, de forma que ele tenha acesso a essa informao de forma clara e possa ter seu interesse despertado com atividades novas, que fogem mesmice das aulas de literatura.
BOM TRABALHO!

Das könnte Ihnen auch gefallen