Sie sind auf Seite 1von 6

TTULO DO PROJETO

I. INTRODUO Lendo sobre o semi-rido do Brasil observei que nele existe um grande bioma exclusivamente brasileiro, a caatinga. O que me deixou intrigado foi saber que esse bioma esta sofrendo com a ao destruidora do homem (desmatamentos, queimadas e utilizao inadequada de seus recursos) e que isso pode gerar problemas futuros. A impresso que tinha era que na caatinga s existia pobreza, seca e pouca biodiversidade. Fiquei curioso em saber qual a significncia e importncia de um bioma com essas caractersticas e resolvi aprofundar meus conhecimentos e pesquisar sobre esse assunto. Com o andamento da pesquisa percebi que tinha um conceito equivocado de caatinga. Oposto ao que pensava, esse bioma tem valores significativos para o pas por possuir grande quantidade de matrias primas e benefcios ambientais como conservao da gua, do solo e da vasta biodiversidade, influenciando tanto em valores biolgicos como em valores econmicos e sociais.
O estudo e a conservao da diversidade biolgica da Caatinga um dos maiores desafios da cincia brasileira. H vrios motivos para isto. Primeiro, a Caatinga a nica grande regio natural brasileira cujos limites esto inteiramente restritos ao territrio nacional. Segundo, a Caatinga proporcionalmente a menos estudada entre as regies naturais brasileiras, com grande parte do esforo cientfico estando concentrado em alguns poucos pontos em torno das principais cidades da regio. Terceiro, a Caatinga a regio natural brasileira menos protegida, pois as unidades de conservao cobrem menos de 2% do seu territrio. Quarto, a Caatinga continua passando por um extenso processo de alterao e deteriorao ambiental provocado pelo uso insustentvel dos seus recursos naturais, o que est levando rpida perda de espcies nicas, eliminao de processos ecolgicos chaves e formao de extensos ncleos de desertificao em vrios setores da regio. (Leal; Tabarelli; Silva, 2003, p. XIII).

Por isso esto sendo feitas campanhas de preservao e recriao da caatinga. O cearense Iranildo de Sousa (2012), representante da juventude ambientalista brasileira na ONU, afirma que a caatinga um bioma frgil e nico que precisa ser urgentemente preservado e uma forma de sua valorizao o reconhecimento do bioma como patrimnio nacional. O IRPA - Instituto Regional da Pequena Agropecuria Apropriada tem como meta mais importante a convivncia com o semi-rido e com o projeto de Recaatingamento que visa reverter o processo de degradao da caatinga.

Atravs de resultados obtidos com essa iniciativa direcionada caatinga, o IRPA (2011) disse: A perspectiva de melhorias no ponto de vista produtivo tambm faz parte do projeto Recaatingamento, que a partir de uma ao de preservao ambiental, agrega outras formas das famlias produzirem seus sustentos sem degradar a caatinga. Diante dos fatos percebi que devemos nos preocupar em preservar a Caatinga. Utilizar os recursos que ela oferece, sem destru-la, e fazer um manejo sustentvel para que as plantas e os animais possam se reproduzir de modo satisfatrio e em quantidades que permitam a constante restaurao do ecossistema. Que fatores so importantes para a preservao da caatinga levando em considerao os recursos que ela pode oferecer ao homem?

II. JUSTIFICATIVA Conhecer e analisar os fatores para preservao da caatinga permite ao homem se organizar e encontrar as melhores formas de controlar e combater a degradao desse bioma tendo em vista benefcios biolgicos, econmicos e sociais. III. OBJETIVOS (o estudo e sua finalidade) 1. Geral Estudar a degradao e a preservao da caatinga no semi-rido Brasileiro com a finalidade de ampliar meus conhecimentos com relao s formas e meios significativos para preservao desse bioma tendo em vista seus recursos (hdricos, biodiversidade, matrias primas, formas de energia, solo) e de acordo com a opinio de diversos autores. 2. Especfico Estudar o bioma caatinga e conhecer suas caractersticas. Enumerar os fatores que causam a degradao da caatinga. Enumerar e analisar os fatores que levam preservao da caatinga.

IV. METODOLOGIA Pesquisa bibliogrfica seguindo os passos do cronograma de execuo tendo como fonte de pesquisa livros, artigos, notcias e sites e como base de pesquisa internet e bibliotecas.

V. CRONOGRAMA DE EXECUO
PASSOS A T I V I D A D E T E M P O

INCIO

TRMINO

LEITURAS EXPLORATRIAS E LEVANTAMENTO DAS FONTES LEITURA TEMTICA E FICHAMENTO

18/03

22/03

19/03

26/03

CRITICA DA DOCUMENTAO

25/03

30/03

PRIMEIRA REDAO DO ENSAIO

31/03

05/04

REDAO FINAL DO ENSAIO

07/04

07/04

APRESENTAO DO ENSAIO

_____

_____

ENTREGA DO ENSAIO

08/04

VI. ORAMENTO
ORD MATERIAIS E SERVIOS UNIDADE QUANT. VALOR EM R$

L ..

VII. VIII.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS LOCAL E DATA

Teresina-PI, maro de 2013.

IX. ASSINATURA DO ORIENTADOR

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAU

ESTUDO SOBRE PRESERVAO NA CAATINGA

TERSANDRO MARTINS GOMES

TERESINA-PI, MARO DE 2013

Das könnte Ihnen auch gefallen