Sie sind auf Seite 1von 3

Mec anica e Ondas

S erie 1: Cinem atica do ponto material

1. Uma pedra e lan cada, na vertical, com velocidade inicial v0 =2 m/s, cando sujeita ` a acelera c ao da gravidade. Calcule a altura m axima atingida pela pedra, a velocidade com que chega ao ch ao e o tempo que leva a ir e vir. Sol: h=0.2 m, t = 0.4 s 2. Uma pedra e deixada tombar para dentro de um po co. Ao m de 2 s ouve-se a pedra bater na agua. A que profundidade est a a superf cie da agua no po co? (velocidade do som=340 m/s). Sol: h=18.2 m 3. Um alpinista subiu a uma escarpa 50 m acima de um lago. Da largou duas pedras, a segunda 1 s depois da primeira. Ouviu um u nico splash na agua. Sabendo que a primeira pedra foi lan cada com uma velocidade inicial de 2 m/s: a) Quanto tempo demorou a primeira pedra a atingir a superf cie do lago? b) Qual a velocidade com que foi atirada a segunda pedra? c) Qual a velocidade de cada pedra no momento em que atinge a agua? Sol: a) t=3 s; b) v20 =15.2 m/s; c) v1f =31.4 m/s, v2f =34.8 m/s 4. Larga-se um saco de lastro de um bal ao que est a 300 m acima do ch ao e a subir ` a raz ao de 13 m/s. Relativamente ao saco, determinar: a) A altura m axima atingida. b) A sua posi c ao e velocidade 5 s depois de ser largado. c) O instante em que atinge o solo. Sol: a) 308.6 m; b) y=-57.5 m; v=-36 m/s 5. Um saltador de ski deixa a pista na direc c ao horizontal com uma velocidade de 25 m/s. Determine: a) O ponto da encosta em que o saltador ir a cair, sabendo que esta tem uma inclina c ao de 35 . b) A dura c ao do salto. c) O valor da componente vertical da velocidade imediatamente antes da aterragem. a) xf =89.3 m, yf =62.5 m; b)t=3.57 s; c) vy =35 m/s 1

6. Lan ca-se uma bola do topo de um pr edio para outro pr edio mais alto, a dist ` ancia de 50 m. A velocidade inicial da bola e 20 m/s fazendo o um angulo de 40 acima da horizontal. Qu ao acima ou abaixo do n vel original e que a bola atinge a parede do pr edio oposto? Sol: 10.5 m abaixo do n vel original 7. Um canh ao num terreno horizontal lan ca uma banana na direc c ao de um macaco, que se encontra no topo de uma arvore de altura h e a uma dist ancia d. Supondo que o macaco, inicialmente em repouso, inicia uma queda no mesmo instante em que o canh ao dispara mostre que a banana atinge o macaco independentemente do m odulo da velocidade inicial da banana v0 (desde que o alcance seja superior ou igual a d) e dos valores de h e d.

8. A roda A da gura, cujo raio e 30 cm, parte do repouso e aumenta uniformemente a sua velocidade angular na raz ao de 0.4 rad/s. A roda A transmite o seu movimento ` a roda B de raio 12 cm por meio da correia C.
A B

a) Obter a rela c ao entre as velocidades angulares e os raios das duas rodas. b) Calcular o tempo necess ario para a roda B atingir uma velocidade angular de 300 rpm. Sol: a)
A B

RB RA

= 0.4; b) t=10 s

9. Uma bola, presa a uma corda de 0.5 m de comprimento, e posta a girar no plano vertical. Quando a corda faz um angulo de 20 com a vertical a bola tem uma velocidade de 1.5 m/s. Determine, nesse instante: a) Os valores das componentes radial e tangencial da acelera c ao. b) O valor e a direc c ao da acelera c ao total.

Sol: a) ar =4.5 m/s2 , at =3.4 m/2 ; b) a=5.6 m2 ; arctg

at =37 ar

10. O bra co OA gira em redor de O e o seu movimento e denido pela rela c ao (t) = 0.55 t2 rad. O cursor desliza ao longo do bra co sendo o seu deslocamento em rela c ao a O dado por r(t) = 1 0.13t2 m. Determine a velocidade e acelera c ao do cursor ap os o bra co ter girado de 30 .

Y A r O
Sol: v = 0.19er 1.35e , a = 2.2er 1.32e 11. Um barco atravessa um rio largo com uma velocidade de 10 km/h relativamente ` a agua. O rio tem uma velocidade de 5 km/h. a) determine a velocidade (m odulo e direc c ao) do barco em rela c ao a um observador estacion ario na margem b) Se o barco quisesse ir a direito, isto e, chegar ` a outra margem no ponto mais pr oximo ao de partida, para que direc c ao deveria estar virado? Sol: a) v=11.2 km/h, =26.6 ; b) v=8.6 km/h, = 30 12. Um carro move-se com uma velocidade de 50 Km/h. Est a a cair chuva verticalmente em rela c ao solo. As marcas das gotas de chuva nas janelas laterais do carro fazem um angulo de 60 com a vertical. Ache a velocidade da chuva em rela c ao ao carro e ao solo. Sol: a) v=57.7 km/h; b) v=28.8 km/h

Das könnte Ihnen auch gefallen