Sie sind auf Seite 1von 13

AGRRIA, So Paulo, n 6, pp.

83-95, 2007

MODERNIZAO, TERRITRIO E RELAO CAMPO-CIDADE - UMA OUTRA LEITURA DA MODERNIZAO DA AGRICULTURA

MODERNIZACIN, TERRITORIO Y RELACIN CAMPO-CIUDAD - UNA OTRA LECTURA DE LA MODERNIZACIN DE LA AGRICULTURA

MODERNIZATION, TERRITORY AND COUNTRY-CITY RELATIONSHIP - ANOTHER INTERPRETATION OF AGRICULTURAL MODERNIZATION Jlio Csar Suzuki1 Professor do Departamento de Geografia da FFLCH-USP jcsuzuki@usp.br

Resumo: A modernizao da agricultura no pode ser entendida somente a partir de sua fase ltima, relacionada com a introduo do pacote tecnolgico, assim, pretendemos analis-la como um movimento de re-elaborao da base tcnica, bem como das relaes de submisso do trabalho, ao longo da histria do homem, ento, muito mais antiga do que pretende a historiografia em geral. Para ns, no entanto, com a absolutizao da propriedade privada e a produo da cidade capitalista, em meados do sculo XIX, no Brasil, introduzem-se novas tramas no processo de modernizao, agora, relacionada com o moderno e a modernidade. Palavras-chave: modernizao, agricultura, campo, cidade, territrio. Resumen: La modernizacin de la agricultura no puede ser entendida solamente a partir de su fase ltima, relacionada com la introduccin del ?paquete tecnolgico?,as, pretendemos analizarla como um movimiento de reelaboracin de la base tcnica, bien como de las relaciones de sumisin del trabajo, a lo largo de La historia del hombre, por lo tanto, mucho ms antigua de lo que pretende la historiografia em general. Para nosotros, sin embargo, con la absolutizacin de la propiedad privada y la produccin de la ciudad capitalista, a mediados del siglo XIX, en Brasil, se introducen nuevas tramas em el proceso de modernizacin, ahora, relacionada com lo moderno y la modernidad. Palabras-Clave: modernizacin, agricultura, campo, ciudad, territorio
1 Professor Doutor lotado no Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas da Universidade de So Paulo. Graduado, em Geografia, pela Universidade Federal de Mato Grosso e, em Letras, pela Universidade Federal do Paran, com Mestrado e Doutorado, em Geografia Humana, pela Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas da Universidade de So Paulo.

84

AGRRIA, So Paulo, N 6, 2007

SUZUKI, J. C.

Abstract: The modernization of agriculture cannot be understood only from its last stage, when occurs the adoption of the technological package. The article propose to consider it as a movement of re-making of technical basis, as well as of the relationships of labor subordination throughout human history, that is much older than is admitted by the historiography in general. However, with the preponderance of private property and capitalist city production in mid-19th century in Brazil, new relationships are introduced in the process of modernization, now in connection with the modern and modernity. Keywords: modernization; agriculture, countryside, city, territory

A modernizao da agricultura2 tem sido lida a partir do movimento da cidade, mais particularmente com referncia na predominncia da populao urbana sobre a rural. No , por acaso, que a sua referncia temporal so, principalmente, as dcadas de 1950, 1960 e 1970. Perodo em que, efetivamente, a populao brasileira, em sua grande maioria, passou a residir nas aglomeraes urbanas. como se, por um lado, a modernizao da sociedade brasileira tivesse chegado s cidades a partir de meados do sculo XIX, com a abertura de agncias bancrias, a expanso das casas de comrcio, a constituio das bolsas de valores e a dinamizao da construo civil; enquanto, por outro lado, a modernizao s atingisse o campo nos meados do sculo XX. Jos Graziano da Silva um dos autores que mais reforaram tal entendimento na leitura da modernizao da agricultura no Brasil.
O termo modernizao tem tido uma utilizao muito ampla, referindose ora s transformaes capitalistas na base tcnica da produo ora passagem de uma agricultura natural para uma que utiliza insumos fabricados industrialmente. Neste texto o termo modernizao ser utilizado para designar o processo de transformao na base tcnica da produo agropecuria no ps-guerra a partir das importaes de tratores e fertilizantes num esforo de aumentar a produtividade. (GRAZIANO DA SILVA, 1996:19)
Estamos entendendo, aqui, agricultura como o conjunto de atividades, relativas aos cultivos e aos sistemas criatrios, presentes no campo, conforme se convencionou nos estudos de Geografia da Agricultura. Jos Alexandre Felizola Diniz (1984), em seu livro Geografia da Agricultura, discute vrias concepes que partilham da idia de que agricultura muito mais do que a prtica dos cultivos, envolvendo, tambm, a criao dos animais. Conforme Ren Dumont, a agricultura pode ser definida como a transformao do meio rural feita pelo homem ( apud DINIZ, 1984:20); j segundo Erich W. Zimmermann, o termo agricultura abarca os esforos produtivos, mediante os quais o homem sedentrio trata de aproveitar e, se possvel, melhorar e acelerar o ciclo vegetativo natural das plantas e animais, a fim de obter os produtos vegetais e animais necessrios ao homem ou desejados por ele (apud DINIZ, 1984:20).
2

Modernizao, territrio e relao campo-cidade uma outra leitura da modernizao da agricultura, pp. 83-95

85

Queremos destacar que apenas aps se haver consolidado a hegemonia do capital industrial com a industrializao pesada que se deslancha o processo de modernizao da agricultura brasileira. Ou seja, por fora do prprio processo de industrializao do Pas que a agricultura deixa de ser um setor quase-auto-suficiente da economia para se tornar parte integrante de um conjunto maior de atividades interrelacionadas. Em poucas palavras, no processo de desenvolvimento capitalista brasileiro do ps-guerra, a agricultura se converteu gradativamente num setor subordinado indstria e por ela transformada. (GRAZIANO DA SILVA, 1982:46)

A compreenso de que a modernizao da agricultura brasileira s tenha se iniciado em meados do sculo XX, no ps-guerra, um grande equvoco historiogrfico. Para ns, a modernizao, no Brasil, atinge, no mesmo perodo, tanto o campo, como a cidade. A leitura da urbanizao no se descola, assim, da compreenso da agricultura. Nestes termos, procuramos compreender a modernizao da agricultura como um movimento de re-elaborao da base tcnica, bem como das relaes de submisso do trabalho, ao longo da histria do homem, entendendo que, com a absolutizao da propriedade privada e a produo da cidade capitalista, ocorre uma metamorfose do processo de modernizao, particularmente, no caso brasileiro, em meados do sculo XIX. A modernizao da agricultura vem acontecendo a partir do momento em que o homem comeou a lidar com a prtica do cultivo e dos sistemas criatrios. Modernizao entendida, em sua dimenso produtiva, como introduo de ingredientes tcnicos, bem como alteraes nas relaes de submisso do trabalho. Durante o feudalismo, a introduo do sistema trienal, em substituio ao sistema bienal, foi uma inovao tcnica de grande monta, significando um aumento de produo da ordem de 33,3%.
A produo dos domnios no apresentava grandes novidades em relao agricultura da Antiguidade. A terra era trabalhada quase sempre ou no sistema bienal ou no trienal. No extremo norte europeu e na zona mediterrnea o tipo de solo tornava prefervel o esquema bienal: a terra frtil era dividida em duas partes, cultivando-se uma delas no primeiro ano enquanto a outra ficava em pousio, invertendo-se no segundo ano e assim sucessivamente. Na zona intermediria da Europa ocidental, de clima moderado e mido e solo profundo, desde o sculo VIII recorria-se ao sistema trienal (...). Realmente, ao se dividir a rea cultivada em trs partes, no s se ampliava a extenso efetivamente produtiva (66% contra 50% no bienal) como ainda se tinha a segurana de duas colheitas anuais. (FRANCO JNIOR, 2002:34)

86

AGRRIA, So Paulo, N 6, 2007

SUZUKI, J. C.

Sobre o conjunto das transformaes nas tcnicas de cultivos, durante o perodo feudal, Jacques Le Goff identifica o significado do sistema de afolhamento trienal na definio de uma produo menos oscilante de alimentos, tendo, em grande medida, neste sentido, contribudo o crescimento das cabeas de gado e a expanso dos moinhos; melhorias tcnicas que se verificaram, tambm, no cultivo das vinhas, repercutindo em vinhos de melhor qualidade.
(...) o lento progresso do afolhamento trienal, custa do bienal, permite elevar a poro produtiva anual do terreno e diversificar as culturas, com semeaduras no outono ou na primavera para colher cereais de inverno (trigo, centeio), ou aveia, cevada e leguminosas. A melhor alimentao do gado, elevando a quantidade e a qualidade da carne, acrescenta-se a este progresso das culturas para elevar a parte das protenas na alimentao, assegurando um melhor nvel e um maior equilbrio alimentar. O afolhamento trienal, alm das culturas forrageiras, permite desenvolver tambm os cultivos industriais (garana ou pastel para a tintura dos tecidos). A vinha conhece uma grande extenso, surgindo vinhos de qualidade (Borgonha, oeste da Frana, vale do Reno e, no fim da Idade Mdia, estimulada pela demanda inglesa, a regio de Bordeaux). A multiplicao dos moinhos permite fazer face ao crescimento das superfcies cultivadas com cereais, ao aumento dos rendimentos, ao crescimento da demanda ligada ao impulso demogrfico (LE GOFF, 2002:561).

A introduo do sistema trienal, em parte da Europa, foi acompanhada pelo uso da charrua, um grande arado de ferro com jogo dianteiro e uma s aiveca helicoidal, que permitia que a leiva (poro de terra entre dois sulcos), cortada em prisma, fosse voltada regularmente (AULETE, 1970:691), contribuindo, tambm, para o aumento no volume da produo agrcola, conforme salienta Jacques Le Goff no tocante ao significado de novos instrumentos de trabalho para se alcanar o aumento da produtividade em relao rea de cultivo:
Sendo a terra a base da economia na Idade Mdia, as transformaes nas tcnicas rurais tm grande alcance. A difuso da charrua assimtrica com rodas e aiveca, munida de uma relha, desencadeia grandes progressos. Este arado remove a terra mais profundamente, dispondo-a melhor, permite trabalhar as terras pesadas ou duras, hostis ao arado, assegura semente melhor nutrio e proteo, produz melhores rendimentos. Este aumento da eficcia do trabalho e da produo reforado pela adoo do sistema de atrelagem moderna: coelheira de espdua para os cavalos e jugo frontal para os bois, que melhoram o rendimento destes animais, bem como a ferragem dos cavalos, a prtica da atrelagem em fila, o surgimento da grande carroa com quatro rodas, e a inveno da grade de esterroar, cuja primeira representao conhecida pode ser vista no bordado chamado Tapearia de Bayeux de fins do sculo XI (LE GOFF, 2002:560-1)

Modernizao, territrio e relao campo-cidade uma outra leitura da modernizao da agricultura, pp. 83-95

87

A difuso das sementes, durante o feudalismo, permitiu, ainda, o aumento de um banco gentico, diversificando as possibilidades de cultivo, bem como ampliando a extenso das reas com a presena de alguns alimentos e variedades. Charles Parain, em seu clssico texto acerca das transformaes do sistema feudal, indica a existncia de uma renovao tcnica, a partir do ano 1000 at 1150, na agricultura, valorizando, tambm, a introduo de novos cereais na alimentao do ocidente europeu:
(...) adota-se cada vez mais a brida rgida para o cavalo, o arado com rodas, a debulhao; cultiva-se mais a cevada e a aveia, cereais de introduo relativamente recente (PARAIN, 1996:26).

No entanto, mesmo com as inovaes, a produo de alimentos no regular para dar conta do volume necessrio para abastecimento da populao, tanto que Pierre Vilar, ao discutir a transio do feudalismo ao capitalismo, referindo-se aos sculos XV e XVI, aponta que
(...) Na agricultura, a horticultura (Itlia, vale do Loire) e talvez a viticultura, conhecem algumas melhoras. Mas o rendimento dos gros no ir sentir um progresso antes do sculo XVIII, e as colheitas continuaro a ser irregulares, com carestias peridicas (...) (VILAR, 1996:40).

Alm da impossibilidade de superar, plenamente, a irregularidade na oferta de alimentos, nenhuma das inovaes da pr-histria, da antiguidade clssica ou do feudalismo veio relacionada constituio da modernidade ou do moderno. A relao da modernizao da agricultura com o movimento de constituio do moderno e da modernidade se estabelece a partir da transio do feudalismo para o capitalismo, com dataes histricas diversas para cada pas e regio. Em certa medida, a prpria histria do capitalismo construindo a modernidade e o moderno, na cidade e no campo, no modo de vida e na produo da riqueza social, conforme salientou Marshall Berman (1986), em Tudo que slido desmancha no ar. No entanto, no podemos confundir a modernizao, a modernidade e o moderno com a introduo de relaes de produo eminentemente capitalistas. No Brasil, a introduo do trabalho escravo nos engenhos de cana-de-acar era a situao de maior modernidade no sculo XVI, mas marcada por uma relao de produo no-capitalista (no mediada pelo assalariamento). Mas a circulao era capitalista, tendo em vista que se realizava pela mediao do dinheiro em um circuito

88

AGRRIA, So Paulo, N 6, 2007

SUZUKI, J. C.

internacional, superando, em muito, a troca direta de bens dentro de cada um dos domnios feudais. Assim, um olhar voltado unicamente para o campo, em certa medida, dificulta, porm, um entendimento mais denso do que seja a prpria modernizao da agricultura, tendo em vista que no permite avanar para a compreenso do que vinha acontecendo na sociedade em geral, por mais rural que fosse est sociedade na transio do feudalismo ao capitalismo, no caso europeu, ou da formao do capitalismo, no caso americano. No que concerne Europa, a modernizao, na constituio do moderno e da modernidade, inicia-se na cidade e expande-se para o campo. A cidade o centro difusor; o locus a partir do qual o movimento toma fora e propulso. a cidade assumindo a situao de lugar privilegiado de materializao das condies gerais de produo e de consumo das atividades urbanas e agrrias3, bem como estabelecendo uma nova relao com o campo. O processo de modernizao do campo e da cidade, na constituio do moderno e da modernidade, atinge no s a Europa, mas, tambm, todo o resto do mundo; no como uma malha que cubra todos os espaos, mas privilegiando uns em relao a outros. Assim, cidade e campo vo assumindo novos contornos sociais, culturais, polticos e econmicos, mas, tambm, semnticos, j que no podero mais ser lidos como o eram anteriormente, tendo em vista mudanas significativas que se processam, desde o sculo XVIII, na Europa e, particularmente, no Brasil, em meados do sculo XIX. No Brasil, a reproduo das relaes sociais era calcada, at meados do sculo XIX, na concesso de terras, no trabalho escravo e no capital mercantil. O Brasil inseriu-se, na lgica mercantil, desde o sculo XVI, com a atividade monocultora, realizada em grandes fazendas, com o uso do trabalho escravo; tanto o

Nossa compreenso, aqui, do significado da cidade no modo de produo capitalista, est fundada na tradio marxista, tendo como referncia a discusso realizada por Sandra Lencioni (1985) em sua dissertao de mestrado, intitulada Agricultura e Urbanizao A capitalizao no campo e a transformao da cidade. Jardinpolis, o estudo de um lugar, mas, tambm, por ns, em nossa dissertao de mestrado, intitulada De povoado a cidade A transio do rural ao urbano em Rondonpolis (SUZUKI, 1996), bem como em nossa tese de doutorado: A gnese da moderna cidade de So Paulo Uma contribuio da Geografia Urbana histria da cidade (SUZUKI, 2002).

Modernizao, territrio e relao campo-cidade uma outra leitura da modernizao da agricultura, pp. 83-95

89

trabalho do indgena, sobretudo at meados do sculo XVIII4, como o do negro africano at o final do sculo XIX. Essa atividade monocultora no excluiu a necessidade da pequena produo agrcola, essencial para a dinmica econmica e social das aglomeraes urbanas, da qual participavam, em grande parte, homens livres, sempre entendidos como pobres e despossudos, conforme deixa claro Lcio Kowarick (1994:13):
Daqui para a frente, a utilizao do termo livre (homem, indivduo, populao, pessoa) incluir o contingente dos libertos. Refiro-me a eles tambm como nacionais ou brasileiros. Obviamente esses elementos, como j eram designados durante a escravido, s incluem os pobres e no os potentados econmicos e polticos.

A produo da riqueza, em grande parte era drenada para os cofres metropolitanos, tendo as aglomeraes papel fundamental na difuso do poder da Metrpole. As aglomeraes materializavam as condies de extrao da riqueza realizada na Colnia para a Metrpole. As aglomeraes urbanas eram o locus de onde emanavam as diretrizes gerais dos interesses da Metrpole portuguesa, bem como se resolviam as questes menores por meio dos representantes da Coroa, mas, sobretudo, por intermdio do poder secular da Igreja, uma outra face do poder da Metrpole e, depois, do Imprio. A laicizao da sociedade brasileira vai se estabelecendo ao longo do sculo XIX, mas s com a Proclamao da Repblica que se d a separao entre Igreja e Estado. Esse o perodo em que os aglomerados passam por um processo de resignificao e transformaes materiais, superando uma dimenso, eminentemente, administrativo-religiosa para incorporar a centralidade das atividades econmicas, sobretudo por conta da expanso do comrcio e o desenvolvimento da atividade fabril e bancria. Para tanto, trs legislaes foram das mais importantes: a Lei no 601 Lei de Terras (que legitima a compra e a venda como nica forma de apropriao da terra), a Lei Eusbio de Queiroz (que pe fim ao trfico negreiro) e a Lei do Comrcio. A Lei no 601, de 18 de setembro de 1850, a Lei de Terras, vem legitimar a mercantilizao da terra como nica forma de aquisio, bem como as posses anteriormente existentes, sendo que, para a realizao da titulao, o Estado, que
Paulo Cesar Xavier Pereira, em sua dissertao de mestrado e em sua tese de doutorado, deixo bastante claro o quanto o trabalho do negro da terra, o do indgena, fora utilizado, at meados do sculo XVIII, no Brasil, sendo que, em So Paulo, permanece seu uso at meados do sculo XIX por conta da situao de pobreza dos fazendeiros no Planalto Paulista. Os dois trabalhos citados foram publicados em forma de livro: PEREIRA (1988, 2004 dissertao e tese, respectivamente).
4

90

AGRRIA, So Paulo, N 6, 2007

SUZUKI, J. C.

estava em formao, utilizou-se da nica informao possvel que garantisse o efetivo levantamento da ocupao das terras: o registro paroquial. A legitimao que o governo imperial d ao registro denota as intrnsecas relaes que mediavam o imprio e a Igreja, conforme salientou Murillo Marx (1991). De qualquer forma, as terras no estavam disposio de todos, pois alm de documentos falsificados com registros em cartrios oficiais (a partir da constituio da Repblica), cujos escrives e notrios haviam sido subornados, o antigo escravo e o imigrante no tinham dinheiro, condio legal mnima para a aquisio da terra, aps 1850, com a promulgao da mencionada Lei de Terras. (MARTINS, 1990:29) Esse procedimento legal que no exclui outras formas de aquisio, como a permanncia da concesso de datas de terra ou a posse, estava em consonncia com a transformao nas relaes de trabalho presentes na poca, pois j havia influncia inglesa para que a renda capitalizada no escravo fosse liberada para penetrar no circuito da produo, bem como no da renda capitalizada em imveis urbanos. A restrio de acesso terra, legitimado apenas por compra e venda, ou seja, o cativeiro da terra, est relacionada com a transio do trabalho escravo para o trabalho livre. Segundo Jos de Souza Martins, a abolio progressiva da escravido (da qual a Lei Eusbio de Queiroz um marco fundamental ao proibir, de forma contundente, o trfico negreiro) requereu a montagem do cativeiro da terra, ou seja, a terra deixava de ser livre para ser aprisionada como mercadoria pelo capital a transio da renda capitalizada escravista renda capitalizada em terras. Movimento importante na manuteno da subordinao do trabalho, agora, no mais escravo, mas livre, o trabalho do imigrante.
A Lei de Terras de 1850 e a legislao subseqente codificaram os interesses combinados de fazendeiros e comerciantes, instituindo as garantias legais e judiciais de continuidade da explorao da fora de trabalho, mesmo que o cativeiro entrasse em colapso. Na iminncia de transformaes nas condies do regime escravista, que poderiam comprometer a sujeio do trabalhador, criavam as condies que garantissem, ao menos, a sujeio do trabalho. Importava menos a garantia de um monoplio de classe sobre a terra, do que a garantia de uma oferta compulsria de fora de trabalho grande lavoura. De fato, porm, independentemente das intenes envolvidas, a criao de um instrumento legal e jurdico para efetivar esse monoplio, pondo o peso do Estado do lado do grande fazendeiro, dificultava o acesso terra aos trabalhadores sem recurso. (MARTINS, 1990:59).

A subordinao do trabalho do imigrante coadunava-se, assim, com a transio da renda capitalizada escravista em renda capitalizada em terras. Assim, a riqueza

Modernizao, territrio e relao campo-cidade uma outra leitura da modernizao da agricultura, pp. 83-95

91

concentrada no escravo vai se movendo para outros bens. O escravo vai deixando de ser fonte de trabalho e de riqueza acumulada do fazendeiro. Tal privilgio passa a transitar para os imveis urbanos e as aes. O estudo, feito por Zlia Maria Cardoso de Mello (1990:126-147), tendo como referncia a riqueza gerada pelo caf, em So Paulo, permite vislumbrar que, enquanto entre 1845 e 1875, os trs estamentos sociais proprietrios urbanos, sitiantes e fazendeiros do interior , ainda, mantinham nmeros desiguais de escravos na participao de suas riquezas pessoais, o mesmo no acontece nos vinte e cinco anos seguintes, em que se priorizam os imveis e as aes. Nesse movimento de transio da riqueza alocada no escravo para os imveis e as aes, a constituio de um sistema bancrio na segunda metade do sculo XIX fundamental, bem como a inaugurao das bolsas de valores, definindo novos marcos na comercializao do caf, inserido, agora, em uma lgica de mercado de futuros. A Lei do Comrcio, tambm de 1850, teve significado essencial na expanso do caf para o Oeste de So Paulo, ao diminuir os obstculos para a circulao do produto em um circuito internacional, alm de contribuir para o crescimento de outras atividades econmicas restringidas durante o perodo colonial e incio do imprio, tais como a fabril. A cidade, locus privilegiado de localizao das bolsas de valores, de concentrao da atividade comercial, passa, ento, a concentrar e materializar as condies gerais de produo e de consumo das atividades urbanas e agrrias. Em uma situao muito distinta da que encontrramos quando havia quase que completa autonomia das fazendas no que concerne produo da riqueza. Nos liames das transformaes polticas, econmicas e sociais, uma nova relao entre o campo e a cidade vai se delineando, inserida no bojo da modernizao dessas duas realidades socioespaciais. A modernizao do campo e da agricultura est inserida no contexto da valorizao de um conhecimento tecnocientfico, provocada pela ascenso do capitalismo industrial europeu, que vai se delineando nos projetos pensados e implantados durante o sculo XIX no Brasil. O Real Horto no Rio de Janeiro um dos marcos do incio de um pensamento sobre a agricultura, particularmente na introduo de novas espcies no territrio nacional, conforme salienta Marilda Nagamini (2004:145-146):

92

AGRRIA, So Paulo, N 6, 2007

SUZUKI, J. C.

(...) sob o comando de dom Joo, organizou-se o Real Horto no Rio de Janeiro [em 1808], depois denominado Jardim Botnico e anexado ao Museu Real. Seu objetivo era (...) o de aclimatar especiarias das ndias Orientais, como noz-moscada, cnfora, manga, cravo, canela, laranja, entre outras. Para isso, o rgo mantinha contatos com instituies congneres de outras partes do mundo. Em 1814, por exemplo, foi realizada uma tentativa de cultivar ch com vistas exportao, com auxlio de agricultores chineses especialmente enviados para esse fim. Maior dinamismo foi dado ao estabelecimento quando o (...) frei Leandro do Sacramento assumiu sua direo e estabeleceu intercmbios com instituies similares, como o Jardim Botnico de Cambridge, alm de enviar sementes para outros hortos do Brasil. Foi tambm institudo um prmio aos que colaborassem na aclimatao de novas espcies. Em 1890, aps sucessivas gestes que evidenciavam a incompatibilidade entre os objetivos cientficos e os de local de lazer, a atividade cientfica reforada com a constituio de estufas, herbreo, aqurio e biblioteca, sob a direo de Joo Barbosa Rodrigues (...).

No sentido de construo de um pensamento sobre o campo e a agricultura, ainda, durante o imprio e primeiros anos da Repblica, foi importante a fundao do Instituto Histrico e Geogrfico Brasileiro (1938), com sede no Rio de Janeiro; do Instituto Agronmico de Campinas (1887); da Politcnica de So Paulo (1893), com o curso de Engenharia Agrcola; do Instituto de Pesquisas Tecnolgicas do Estado de So Paulo (1934), com sede na capital do estado; da Escola Agrcola Prtica Luiz de Queiroz5, de Piracicaba, denominada, a partir de 1925, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq). A modernizao, entendida, agora, nas mediaes da constituio do moderno e da modernidade, vai se tornando uma realidade cada vez mais contundente. Na cidade, os processos de periferizao e, depois, os de verticalizao vo se delineando, estabelecendo uma nova paisagem urbana marcada pela existncia de um mercado imobilirio. No campo, novas variedades so introduzidas, bem como novas tcnicas de cultivo; mas a transformao mais contundente s vai ser operada em meados do sculo XX, com a introduo do pacote tecnolgico na agricultura, a chamada Revoluo Verde, em que se salienta o significado das grandes empresas transnacionais na transformao dos sistemas de cultivo e dos sistemas criatrios; este, tambm, o momento de transio do trabalho livre, presente no sistema de colonato, para o trabalho livre assalariado, sobretudo no estado de So Paulo. No se estabelece, entre meados do sculo XIX e meados do sculo XX, apenas uma transio do complexo rural ao complexo agroindustrial, como salientara
Para uma histria da Escola Agrcola Prtica Luiz de Queiroz, vide o denso estudo de Marly Therezinha Germano Perecin (2004).
5

Modernizao, territrio e relao campo-cidade uma outra leitura da modernizao da agricultura, pp. 83-95

93

Jos Graziano da Silva (1996), ao discutir a existncia da modernizao da agricultura a partir do ps-guerra, mas uma metamorfose do significado da riqueza no Brasil, em que a terra se torna o seu locus principal, em mediao com mudanas nas formas de subordinao do trabalho (marcada por formas diversas de trabalho livre), com a formao de um capital urbano-industrial, bem como por alteraes tcnicas. No campo e na cidade, vo se construindo territrios do capital, mas sem destruir todas as formas pr-existentes que, ao seu metamorfosearem, encontram maneiras de resistirem e persistirem, enquanto outras so criadas. Vale, aqui, lembrar, no campo, a existncia dos caiaras, dos quilombolas, das populaes ribeirinhas, dos faxinalenses, dos ocupantes de fundos de pastos, das populaes indgenas, dentre mltiplas possibilidades de resistncia e de criao de formas sociais que se conformam em territrios que negam o territrio do capital, marcado pela lgica da modernizao no sentido da constituio de uma nova relao entre o campo e a cidade, no mundo da modernidade e do moderno. Assim, vale frisar que a modernizao da agricultura no pode ser pensada, apenas, como esse momento ltimo de transformaes da base tcnica da agricultura e de expanso do trabalho assalariado. A modernizao da agricultura existe desde que o homem iniciou a prtica dos cultivos e domesticou os animais. No entanto, tal modernizao inseriu-se em outro contexto na transio do feudalismo para o capitalismo e na sua expanso; definindo-se pela presena do moderno e da modernidade de plus en plus. Nos marcos da compreenso do que seja a modernizao da agricultura, envolvendo um conjunto de transformaes na base tcnica e nas formas de submisso do trabalho, o momento ps-guerra a fase mais contundente das transformaes na base tcnica da agricultura e de alterao nas relaes de trabalho, com intensificao do trabalho assalariado. Mas apenas isso: a fase ltima, com forte presena da indstria na agricultura, constituindo os complexos agroindustriais, cujos vnculos so para alm de algumas linhas de relaes, j que sua estrutura se estabelece em rede, em que a cidade ponto nodal para a realizao da atividade de produo, bem como da circulao dos seus produtos, particularmente no que concerne s commodities agrcolas.

94

AGRRIA, So Paulo, N 6, 2007

SUZUKI, J. C.

Referncias Bibliogrficas

AULETE, Caldas. Dicionrio Contemporneo da Lngua Portuguesa. 5.ed. Rio de Janeiro: Delta, 1970. v.I. BERMAN, Marshall. Tudo que slido desmancha no ar; A aventura da

modernidade. Traduo de Carlos Felipe Moiss e Ana Maria L. Ioriatti. So Paulo: Cia. das Letras, 1986 DINIZ, Jos Alexandre Felizola. Geografia da Agricultura. So Paulo: DIFEL, 1984. FRANCO JNIOR, Hilrio. A Idade Mdia; Nascimento do Ocidente. 2.ed. rev. e ampl. So Paulo: Brasiliense, 2002. GRAZIANO DA SILVA, Jos. A modernizao dolorosa; Estrutura agrria, fronteira agrcola e trabalhadores rurais no Brasil. Rio de Janeiro: Zahar, 1982. GRAZIANO DA SILVA, Jos. A nova dinmica da agricultura brasileira. Campinas: IE/UNICAMP, 1996. KOWARICK, Lcio. Trabalho e vadiagem; A origem do trabalho livre no Brasil. 2.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994. LE GOFF, Jacques. Trabalho. Traduo de Mrio Jorge da Motta Bastos. In: LE GOFF, Jacques; SCHMITT, Jean-Claude (coords.). Dicionrio Temtico do Ocidente Medieval. Traduo coordenada por Hilrio Franco Jnior. Bauru: EDUSC; So Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2002. v.II, p.559-572. LENCIONI, Sandra. Agricultura e Urbanizao; A capitalizao no campo e a So Paulo:

transformao da cidade. Jardinpolis, o estudo de um lugar. FFLCH/USP, 1985. (Dissertao de Mestrado).

MARTINS, Jos de Souza. O cativeiro da terra. 4.ed. So Paulo: Hucitec, 1990. MARX, Murillo. Cidade no Brasil. Terra de quem? So Paulo: EDUSP/Nobel, 1991. MELLO, Zlia Maria Cardoso de. Metamorfoses da riqueza, So Paulo, 1845-1895; Contribuio ao Estudo da Passagem da Economia Mercantil-Escravista Economia Exportadora Capitalista. 2.ed. So Paulo: Hucitec, 1990.

Modernizao, territrio e relao campo-cidade uma outra leitura da modernizao da agricultura, pp. 83-95

95

NAGAMINI,

Marilda.

1808-1889: cincia e tcnica na trilha da liberdade.

In:

MOTOYAMA, Shozo (org.). Preldio para uma histria; cincia e tecnologia no Brasil. So Paulo: EDUSP/FAPESP, 2004. p.135-183. PARAIN, Charles. A evoluo do sistema feudal europeu. In: SANTIAGO, Theo. Do Feudalismo ao Capitalismo; uma discusso histrica. So Paulo: Contexto, 1996. p.20-36. PERECIN, Marly Therezinha Germano. Os Passos do Saber: A Escola Agrcola

Prtica Luiz de Queiroz; O Esforo para Implantar o Ensino Tcnico de Segundo Grau na Agricultura, 1891-1911. PEREIRA, Paulo Cesar Xavier. Espao, tcnica e construo; O desenvolvimento das tcnicas construtivas e a urbanizao do morar em So Paulo. So Paulo: Nobel, 1988. PEREIRA, Paulo Cesar Xavier. So Paulo; a construo da cidade 1872-1914. So Carlos: RiMa, 2004. SUZUKI, Jlio Csar. A gnese da moderna cidade de So Paulo; Uma contribuio da Geografia Urbana histria da cidade. So Paulo: FFLCH/USP, 2002. (Tese de Doutorado). SUZUKI, Jlio Csar. De povoado a cidade; A transio do rural ao urbano em Rondonpolis. So Paulo: FFLCH/USP, 1996. (Dissertao de Mestrado). VILAR, Pierre. A transio do feudalismo ao capitalismo. In: SANTIAGO, Theo. Do Feudalismo ao Capitalismo; uma discusso histrica. So Paulo: Contexto, 1996. p.37-49.

Das könnte Ihnen auch gefallen