Sie sind auf Seite 1von 15

22-04-2010 Curso LFG Intensivo I - Professor Marcelo Novelino 9 aula - Dir.

Constitucional
Faltei - cpia dois cadernos

REPRISTINAO: ocorre quando a norma revogada volta a ter vigncia em razo da revogao da norma que a revogou.

Existem 3 leis. A lei A revogada pela lei B. Vem a lei C e revoga a lei B. O fato de a lei B ter sido revogada pela lei C faz com que a lei A volte automaticamente a ter vigncia? No, pois inadmissvel a repristinao tcita no Direito Constitucional, o qual apenas admite a forma expressa.

Qual o fundamento jurdico disso?

No direito infraconstitucional o fundamento est na LICC.

No direito constitucional temos 2 princpios que impedem a repristinao tcita: Princpio da segurana jurdica; e Princpio da estabilidade das relaes sociais.

Se fosse permitida, esse fluxo e refluxo de normas causariam insegurana e instabilidade. CF/88 revogou a CF/67, o que no significa que a CF/46 voltou a viger.

EFEITO REPRISTINATRIO TCITO: nas ADIs o efeito repristinatrio tcito poder ocorrer em duas situaes. A rigor no a mesma coisa que repristinao. Mas j caiu em concurso como se fosse a mesma coisa.

A Lei 9.868/99, no art. 11, 2 possui uma hiptese que tem sido muito cobrada. Vejamos: Art. 11. (...) 2o A concesso da medida cautelar torna aplicvel a legislao anterior acaso existente, salvo expressa manifestao em sentido contrrio.

A lei A revogada pela lei B at aqui igual. Diferente o seguinte: a lei B no revogada pela lei C, mas o STF concede medida cautelar em ADI referente lei B.

Segundo o ministro Gilmar Mendes, a cautelar suspende a vigncia e a eficcia da norma. Caso no suspendesse a vigncia haveria a vigncia simultnea de duas normas incompatveis.

Assim, caso o STF conceda uma cautelar suspendendo a lei, de acordo com a Lei 9.868/99, a lei A volta a ter efeitos, com a simples suspenso da lei B, sem que o STF se manifeste a respeito.

Tem de existir uma legislao anterior para voltar a ter efeitos e no pode haver manifestao em contrrio do STF. Nesses casos a lei anterior volta a ter efeitos tacitamente.

No caso da cautelar a regra o efeito ex nunc (de agora em diante), ento, h necessidade de previso expressa.

Em resumo: a concesso de medida cautelar suspendendo uma lei revogadora faz com que a lei revogada volte a ser aplicada novamente, salvo determinao expressa em sentido contrrio (L. 9.868/99, art. 11, 2).

A segunda hiptese referente a este efeito no tem previso legal. A lei A revogada por uma lei B, s que ao invs do STF conceder cautelar, ele j julga como inconstitucional numa deciso de mrito. A regra geral que essa deciso tem efeito ex tunc (retroativo). A lei inconstitucional desde o momento em que ela foi criada, o que significa que ela no poderia ter validamente revogado uma lei anterior constitucional. Sendo declarada inconstitucional, automaticamente a lei anterior volta a produzir efeitos. um efeito repristinatrio tcito porque o STF no precisa dizer na deciso de mrito que a lei anterior volta a surtir efeitos. Se a lei anterior tambm for inconstitucional, expressamente o STF ter que dizer na deciso que a lei anterior tambm no vai produzir efeitos. Em resumo: na deciso definitiva de mrito, se uma lei declarada inconstitucional com efeitos retroativos (ex tunc), o vcio reconhecido e declarado desde o seu surgimento. Neste caso, a lei inconstitucional no poderia ter revogado uma norma vlida, razo pela qual esta poder voltar a ser aplicada novamente, caso esta soluo seja mais razovel que o vcuo legislativo. Hiptese semelhante ocorre com o exerccio da competncia legislativa plena pelos Estados (CF, art. 24, 1 ao 4). A CF estabelece que, no mbito da legislao concorrente, a Unio tem competncia para legislar sobre normas gerais, cabendo aos Estados exercer a competncia suplementar. Caso a Unio no elabore as normas gerais, os Estados podero exercer a competncia legislativa plena para atender as suas peculiaridades. Todavia, a qualquer momento a Unio poder elaborar a norma geral de sua competncia suspendendo a eficcia da lei estadual no que lhe for contrria. Se, porventura, a lei federal sobre normas gerais for posteriormente revogada, a lei estadual suspensa voltar a produzir efeitos novamente. Existe ainda a possibilidade de ocorrer o efeito repristinatrio tcito com uma lei cuja eficcia tenha sido suspensa por uma medida provisria. Caso a MP suspensiva seja posteriormente rejeitada ou revogada, a lei suspensa volta a produzir efeitos novamente.

REPRISTINAO: a repristinao ocorre quando uma terceira lei revoga a lei revogadora da primeira lei. H uma relao entre a Lei A (lei originria), B (lei revogadora) e C (lei que revoga a lei revogadora). Suponha que a lei A revogada pela lei B, que posteriormente revogada pela lei C. A repristinao seria a volta da eficcia da lei A. Existem duas espcies de repristinao: a) expressa; b) tcita. A repristinao tcita no admitida no direito infraconstitucional, ou seja, deve a Lei C declarar a eficcia da Lei A. A repristinao expressa, com previso no art. 2, p. 3, da LICC,

aplica-se para o direito infraconstitucional, no podendo ser aplicada sobre a CF. No direito constitucional, a repristinao expressa admitida. J a repristinao tcita no. Fundamentos - princpios da vedao a repristinao tcita: a) questo de segurana jurdica; b) manuteno da estabilidade das relaes sociais. Se no tivssemos isso teramos duas constituies ao mesmo tempo. Diferentemente da repristinao, o EFEITO REPRISTINATRIO ocorre quando o STF declara inconstitucional a lei revogadora, passando a surtir efeitos a lei revogada. O efeito repristinatrio tcito no se confunde com a repristinao tcita. Quando ocorre este efeito repristinatrio tcito? O art. 11, p. 2, da Lei 9.868/99, por exemplo, trata da concesso de medida cautelar em ADI. O efeito repristinatrio esta relacionado, por exemplo, a deciso em sede cautelar de ADI. Suponha que a lei A seja revogada pela lei B. O STF, em sede de cautelar de ADI, suspende a eficcia da lei B. De acordo com referido artigo, ocorrendo esta hiptese, a lei A voltar a produzir efeitos, caso o STF no se pronuncie. Em regra, a medida cautelar deciso precria que possui efeitos ex nunc. Efeito parecido com repristinao, efeito repristinatrio tcito, o que isso, primeira hiptese uma lei A que tenha sido revogada por uma lei B, essa lei B suspensa em razo de uma cautelar proferida por uma ADI pelo STF, quando o STF concede essa deciso e se nessa deciso ele no disser nada sobre a lei A, s suspende a lei B, automaticamente a lei A volta a sua eficcia, portanto ela automaticamente restaura a sua eficcia, isso esta previsto na lei 9868/99 art. 11 2. Outro exemplo, agora em sede da deciso de mrito e no na cautelar: lei A tambm revogada por uma lei B, s que nesse caso o STF profere uma deciso de mrito, julgando a ADI procedente, quando o STF no fala nada sobre os efeitos temporais, tal deciso tem efeito ex tunc. Como uma lei que nasceu morta pode revogar uma lei vlida? Assim, a lei A volta a produzir efeitos, no silncio a lei vlida volta a produzir os efeitos. Quando ocorre a repristinao tcita? A repristinao esta relacionada, por exemplo, a deciso de mrito da ADI, que possui efeitos ex tunc. Segundo o STF, a lei inconstitucional um ato nulo. Ao declarar a lei B inconstitucional (sendo um ato nulo), a lei anterior volta a ser aplicada, pois no poderia ter sido revogada. Segundo entendimento majoritrio, o efeito repristinatrio no foi adotado como regra geral no direito brasileiro e implica restaurao da lei revogada, se extinta a causa determinante da revogao (prova do TJ de SP). A declarao de inconstitucionalidade de uma norma pelo STF acarreta a repristinao da norma anterior que por ela havia sido revogada, efeito que pode ser afastado, total ou parcialmente, por deciso de 2/3 dos membros do tribunal, em decorrncia de razes de segurana jurdica ou de excepcional interesse social (Cespe).

MUTAO CONSTITUCIONAL: este tema foi introduzido no direito pelo autor chamado Laband, e posteriormente ele foi desenvolvido de forma mais tcnica por Jellinek. Este, quando desenvolveu esse tema, desenvolveu com a clara finalidade de contrapor a reforma constitucional.

Qual a diferena principal entre mutao e reforma? A mutao um processo informal enquanto a reforma um processo formal. Ambos so processos de alterao da constituio. Toda formalidade de alterao da constituio por reforma est no art. 60 da CF. Mutao constitucional so processos informais de alterao do contedo da CF sem que ocorra qualquer modificao em seu texto. Na reforma h uma alterao da constituio e uma alterao no texto constitucional. Na mutao muda apenas o sentido atribudo ao texto, sem modificar este. Isso ocorre atravs da interpretao. Agora, para que ocorra a mutao, essa modificao de interpretao tem que ser feita pelo STF e no por qualquer pensador. Tem que ser o guardio da CF. Tem que ser uma mudana de posicionamento de uma norma constitucional e no de qualquer lei. O STF interpreta a CF de uma maneira e depois muda.

Sem ser atravs da interpretao, a mutao pode ocorrer tambm atravs de uma alterao nos costumes. Costumes tambm so normas e so normas no escritas. Esse tem que ser costume constitucional. No Brasil quase no temos costume constitucional. Um exemplo de costume constitucional (se no for o nico) referente ao voto de liderana (quando determinado assunto unnime no Congresso e para no haver votao nominal de cada parlamentar, as lideranas votam). O ministro Gilmar Mendes entende como hiptese de mutao o art. 52, X da CF. O papel do Senado ser apenas de dar publicidade a deciso do STF. A mutao constitucional legtima ou no? Canotilho adota dois parmetros. Para ser legtima tem que: 1 Ser uma mutao constitucional comportada pelo programa normativo. No mtodo normativo-estruturante h uma distino entre domnio normativo e programa normativo, sendo que este o texto da norma, a norma propriamente dita. A mutao tem que estar dentro do comportado pela letra da norma; e 2 Estar de acordo com os princpios estruturais da CF. Princpios estruturantes so os que do base e alicerce a pas. Exemplos: princpio republicano, federativo, do estado democrtico de direito, separao dos poderes, etc. MUTAO CONSTITUCIONAL: tal instituto foi criado por Laband, mas foi Jellinek quem tratou este de forma melhor. A idia que a constituio se altera por mutao ou por reforma constitucional (art. 60 CF). A mutao no se confunde com a reforma constitucional, que realizada pelo Poder Constituinte Derivado Reformador. A reforma um processo formal de alterao da CF (obedece vrias formalidades). J a mutao uma alterao da CF que se d por meio de processos informais. Mutao so processos informais de alterao da CF sem que haja modificao em seu texto. Como se pode alterar a CF sem alterar seu texto? Por meio da interpretao, por exemplo. Se ocorrer uma alterao da CF por meio da interpretao haver uma alterao informal. Como o ltimo caso possvel? Existem duas possibilidades: .interpretao, essa mudana de interpretao tem que ser feita pela corte; e .a segunda possibilidade seria conforme os costumes constitucionais, no Brasil o costume constitucional mais difcil. Conceito de mutao constitucional: processo informal de alterao do contedo da constituio sem que ocorra qualquer modificao em seu texto. Quais so os limites para que uma mutao constitucional seja legtima? A mutao deve ocorrer excepcionalmente, no sendo um princpio geral. Para ser considerada legtima, segundo Canotilho, dever observar dois aspectos: a) tem que ser uma interpretao da qual o texto da norma comporte, sob pena de ilegitimidade; e b) princpios estruturantes, onde uma mutao somente ser legtima se for compatvel com os princpios (ex: princpios do estado democrtico, da federao, separao dos poderes, etc.). A mutao ilegtima, por exemplo, seria a interpretao dada pelo ministro Gilmar Mendes, com relao competncia do SF para suspender a vigncia da lei.

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

Essa pirmide sofreu alterao: juntamente com a CF (na mesma posio da pirmide) devemos considerar os tratados internacionais de direitos humanos aprovados com 3/5 em 2 turnos. Juntamente com os atos normativos primrios, temos os tratados internacionais que no versem sobre direitos humanos. Existe hierarquia entre normas de uma CF? Segundo a doutrina majoritria, no existe hierarquia entre normas de uma CF, sejam originrias ou derivadas, direitos fundamentais ou no, princpios ou regras. O princpio que afasta a tese da hierarquia o princpio da unidade da constituio. Apesar de no existir hierarquia, nada impede que a EC seja objeto de controle

H hierarquia entre LO e LC? Tanto o STF quanto o STJ tem o mesmo entendimento: no existe hierarquia, porque ambas possuem campos materiais distintos estabelecidos pela CF. LO tem competncia residual e LC tem matria especfica estabelecida na CF. Alm disso, h uma diferena formal, ou seja, o qurum de aprovao de cada uma delas diferente: LC maioria absoluta (art.69, CF) e LO, maioria relativa (art. 47, CF). LO no pode tratar de matria de LC.

LC pode tratar de matria de LO? Segundo o STF, LC pode tratar de matria de LO sem ser invalidada por uma questo de economia legislativa. Neste caso ela ser formalmente complementar, mas materialmente ordinria, admitindo-se sua posterior revogao por outra lei ordinria. No ocorrer vcio na manifestao de vontade da maioria parlamentar que justifique a anulao da norma.

Conflito entre leis federais, estaduais e municipais: em regra no existe hierarquia entre elas, pois cada uma tem seu campo de atuao especfico. H uma repartio horizontal de competncia (arts. 21, 22 e 48, CF). Mas h uma exceo no art. 24, CF: a repartio de competncia no horizontal e sim vertical de competncia que a competncia legislativa concorrente, a lei federal estabelecer normas gerais e, a lei estadual, normas especficas. Alm disso, o art. 30, II, CF ainda permite que os municpios, por meio de leis municipais, criem normas suplementares. Aqui h hierarquia entre elas: as normas suplementares devem obedecer s leis especficas que devem obedecer s normas gerais. Mas isso ocorre em funo do tipo da lei e no porque a Unio mais importante que o Estado e o Estado mais que o Municpio. Antes da EC n. 45 o tribunal competente para julgar o conflito de normas era o STJ e, ento, se tinha impresso que ele protegeria a lei federal, pois ele guardio da lei federal. Isso foi corrigido aps a EC que passou a competncia para o STF.

SUPREMACIA CONSTITUCIONAL: fala-se em supremacia material e supremacia formal. A supremacia Material est relacionada a contedo, substncia. Toda Constituio dotada de supremacia material, de contedo, porque o contedo que a Constituio consagra

considerado superior ao contedo essencial DEO: . Direitos fundamentais, .Estrutura do Estado e .Organizao dos Poderes. S que esta supremacia material no relevante juridicamente. A supremacia formal s est presente na Constituio rgida. A supremacia formal decorre da rigidez. Para uma Constituio ser rgida, ela tem que ser escrita para assim poder ter um processo mais dificultoso (no h costume mais dificultoso do que outro). Se escrita ela tem uma rigidez formal e no sociolgica. Haver normas: Superiores e Inferiores. Para saber a diferena usam-se dois critrios: ser superior quando determina: a forma e o contedo. Enfim, o que relevante para fins de controle a supremacia formal.

PARMETRO PARA O CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE: a CF um parmetro para o controle. O objeto de controle a lei. Apesar de o prembulo ser parte integrante da CF, ele no serve de parmetro para o controle de constitucionalidade, porque, para o STF, ele no norma jurdica, no tem carter normativo. A parte permanente (arts. 1 a 250) + o ADCT servem como parmetros, ou seja, toda a CF/88, exceto o prembulo servem como parmetro. Alm da CF, serve como parmetro os tratados internacionais de direitos humanos com aprovao de 3/5 e 2 turnos.

E o tratado internacional de direitos humanos, mas SEM aprovao de 3/5 e 2 turnos (aprovado como LO)? Ele no serve como parmetro, pois embora ele tenha o contedo, ele no tem a forma e, por isso, no serve como parmetro.

H uma expresso que tem sido utilizada pelo STF o BLOCO DE CONSTITUCIONALIDADE que est relacionada com o parmetro. Esta expresso surgiu por meio de um autor Francs Louis Favoreu que quis usar como parmetro a CF/1958 (atual CF da Frana), prembulo da CF 1947, a DUDHC de 1789 e outras normas. Isso formou o bloco de constitucionalidade e vrios autores comearam a utilizar essa expresso e isso chegou aqui no STF. Mas aqui no Brasil no h um consenso sobre o que faz parte do bloco de constitucionalidade. As duas concepes que temos sobre o tema so: 1.Bloco de constitucionalidade em sentido estrito (acepo menos ampla): quando Canotilho se refere a esta expresso a coloca como sinnimo de parmetro para o controle; e 2.Em sentido amplo: pode se referir tanto s normas constitucionais, quanto ao prembulo e, inclusive, normas infraconstitucionais, desde que estas normas sejam reconduzveis CF.

Um princpio implcito da CF serve de parmetro para o controle? Canotilho quando fala em alargar o bloco de constitucionalidade se refere aos princpios implcitos. Os princpios implcitos tambm servem de parmetro. Quando se fala de norma formalmente constitucional no se est falando de norma expressa e por isso os princpios implcitos tambm servem. O princpio implcito criado pelo prprio legislador e por isso que ele formalmente constitucional, servindo de parmetro. A doutrina e a jurisprudncia apenas descobrem esse princpio.

FORMAS DE INCONSTITUCIONALIDADE O que a inconstitucionalidade? No sentido usado pela CF no qualquer violao de dispositivo da CF. S inconstitucionalidade, tecnicamente falando, a incompatibilidade entre a CF e um ato do poder pblico. Em sentido especfico, em sentido estrito, tem que ser um ato do poder pblico e no qualquer ato. A inconstitucionalidade s ocorre quando h ato do poder pblico e no por uma conduta realizada por qualquer pessoa arts. 102, I, a; 102, III; 103, 2, todos da CF. Sempre que falamos em inconstitucionalidade estamos falando em incompatibilidade de uma conduta do poder pblico e da CF. O poder pblico age de forma incompatvel com o que a CF estabelece. Se o ato anterior CF no est violando a CF, pode at se tornar incompatvel.

CLASSIFICAO DAS FORMAS DE INCONSTITUCIONALIDADE 1. Quanto ao tipo de conduta do poder pblico - classificao que leva em considerao o objeto:

a) Inconstitucionalidade por ao b) Inconstitucionalidade por omisso

Inconstitucionalidade por ao - Por ao (facere) quando o poder pblico pratica uma conduta incompatvel. O poder pblico faz algo que a CF no permite que ele faa. Inconstitucionalidade por omisso - Por omisso (non facere) quando ele deixa de praticar uma conduta que deveria. Deveria agir, mas no age, se omite. (conduta negativa)

Que tipo de normas constitucionais pode gerar uma omisso inconstitucional? Com base na classificao de Jos Afonso em normas de eficcia plena, contida e limitada, a nica que no auto-aplicvel, auto-executvel so as de eficcia limitada. Sendo assim, apenas as normas limitadas podem gerar inconstitucionalidade por omisso. O parmetro para omisso constitucional so apenas as normas de eficcia limitada. Dentro das normas de eficcia limitada esto as normas facultativas ou permissivas e estas no geram a inconstitucionalidade por omisso porque no h obrigatoriedade de complementao. A norma de eficcia limitada pode ser de princpio programtico ou de princpio institutivo. E as normas de princpio institutivo podem ser facultativas ou impositivas. Todas as normas de princpio programtico ou de princpio institutivo podem gerar uma inconstitucionalidade por omisso? No. As normas facultativas no geram omisso constitucional. Elas so facultativas e no obrigatrias. Sendo assim, o parmetro da omisso constitucional so as normas de eficcia limitada exceto as de princpio institutivo facultativas.

2. Quanto norma constitucional ofendida - classificao que leva em considerao o parmetro. Aqui o critrio usado no a conduta do poder pblico, mas qual norma da CF foi violada pela conduta do poder pblico. a) Inconstitucionalidade formal; b)Inconstitucionalidade material.

Inconstitucionalidade formal - Formal quando a norma ofendida estabelece uma formalidade, um procedimento. Se a norma ofendida for uma norma que estabelece um procedimento, uma formalidade, esta inconstitucionalidade ser formal. Aqui existem duas espcies de inconstitucionalidade: . Formal subjetiva; e . Formal objetiva Quando uma norma da CF que estabelece uma competncia para determinado sujeito e esta competncia no observada h uma inconstitucionalidade formal (refere a formalidade do ato) subjetiva. Quando se fala em subjetiva est se falando na competncia para praticar o ato. A inconstitucionalidade formal pode ser subjetiva no caso de leis e atos emanados de uma autoridade incompetente. Ex. Se o art. 61, 1 que fala das iniciativas do Presidente da Repblica for desrespeitado h uma inconstitucionalidade formal subjetiva. Outras autoridades no podem fazer projeto de lei com essas matrias que so exclusivas do Presidente. Tambm haver essa inconstitucionalidade quando a proposta de EC no for feita por um dos legitimados do art. 60.

A iniciativa era do presidente, mas outro fez. Se ele sancionar esse projeto, essa sano supre o vcio de iniciativa do projeto de lei? No supre o vcio. A smula 5 do STF diz que se o chefe do executivo teria que tomar a iniciativa, mas no toma, se ele sancionar o projeto a falta da iniciativa suprimida. (Smula 5 do STF: A sano do projeto supre a falta de iniciativa do poder executivo. - Verifica-se na leitura do acrdo da Rp 890 (RTJ 69/625), do Tribunal Pleno, que a Smula 5 era aplicvel na vigncia da Constituio Federal de 1946, no o sendo, porm, em face do art. 57, pargrafo nico, "a", da Constituio Federal de 1967, na redao da Emenda Constitucional 1/1969). Essa smula se encontra superada, no est sendo aplicada, mas no foi revogada. Depois da CF/88 o STF mudou o seu entendimento. Hoje, o entendimento do STF de que se o chefe do executivo era competente para a iniciativa e no toma, mesmo que ele sancione no ser suprida a falta da sua iniciativa. Trata-se de um vcio insanvel a falta de iniciativa. O vcio de iniciativa insanvel.

Objetiva quando a inconstitucionalidade est ligada ao procedimento em si e no ao sujeito competente. A inconstitucionalidade formal objetiva ocorre quando um ato elaborado em desacordo com as formalidades e procedimentos estabelecidos pela CF. Pode ser analisada pelo art. 69 que fala que uma LC precisa de maioria absoluta, mas se ela for aprovada por maioria diferente, haver um vcio. Se a matria tinha que ser tratada por LC s que o legislador tratou do assunto atravs de LO art. 47. Se tinha que ser aprovada por maioria absoluta e foi aprovada por maioria simples houve uma inconstitucionalidade formal objetiva. Veja que o art. 47 da CF no estabelece um direito, mas sim um procedimento de aprovao de LO. Por isso uma inconstitucionalidade formal objetiva. Outro exemplo est no art. 60, 2 que exige 3/5 em 2 turnos de votao, e se este procedimento no for observado haver uma inconstitucionalidade formal objetiva.

Inconstitucionalidade material - Material se d quando uma norma de fundo, de contedo, que estabelea direitos atingida. No art. 5 da CF temos os direitos e garantias individuais e coletivos. Se qualquer dos incisos do art. 5 for violado haver uma inconstitucionalidade material e no formal. Toda vez que uma determinada lei viola um direito fundamental essa inconstitucionalidade material. O art. 2, 1 da lei de crimes hediondos foi declarado inconstitucional pelo STF. Trata-se de uma inconstitucionalidade material. A vedao de progresso de regimes viola o princpio da individualizao da pena que um direito individual assegurado na CF.

Qual o princpio que impede que uma norma materialmente incompatvel continue sendo vlida? Princpio da unidade do ordenamento jurdico. o mesmo princpio usado da recepo. Se permitir essas normas materialmente incompatveis com a CF a unidade do ordenamento jurdico fica violada.

3. Quanto extenso: a) Inconstitucionalidade total; b) Inconstitucionalidade parcial.

A inconstitucionalidade total quando toda a lei ou todo ato so incompatveis com a CF. No sobra nada. Geralmente, nem sempre, a inconstitucionalidade total vai ocorrer quando houver uma inconstitucionalidade formal, porque neste caso toda a lei estar viciada. Se um assunto deveria ser tratado por LC e foi tratada por LO, toda lei ser inconstitucional, no ser aproveitado nada.

A inconstitucionalidade parcial normalmente decorre, em geral, de uma inconstitucionalidade de contedo. Uma parte da lei ou do ato incompatvel com a CF. Para que isso ocorra deve haver a possibilidade de diviso da lei ou do ato (parte vlida e parte no vlida). Pode haver inconstitucionalidade parcial de uma palavra ou uma expresso ou ela tem que abranger todo artigo, todo pargrafo, todo inciso? Ela pode incidir sobre uma palavra ou sobre uma expresso, desde que no altere o sentido da frase. Ex. a CF de SP e de MG dizia que o TJ tinha competncia para julgar lei ou ato normativo estadual ou municipal em face da CF e da CE. O STF disse que esse dispositivo era incompatvel com o art. 125 da CF apenas na expresso e da repblica. Vamos supor que uma frase diga que no se pode fazer isso. Se o STF entende que esse no inconstitucional, altera-se o sentido daquela frase, devendo declarar toda a frase inconstitucional. O STF no pode atuar como legislador. No confundir inconstitucionalidade parcial com veto parcial. A inconstitucionalidade parcial pode incidir sobre uma palavra ou sobre uma expresso, desde que no altere o sentido restante da frase. Se alterar o sentido restante da frase no pode. O veto parcial do art. 66, 2 que no permite isso. = Art. 66. A Casa na qual tenha sido concluda a votao enviar o projeto de lei ao Presidente da Repblica, que, aquiescendo, o sancionar. ... 2 - O veto parcial somente abranger texto integral de artigo, de pargrafo, de inciso ou de alnea.A declarao parcial diferente do veto parcial.

Estas duas prximas classificaes so imprescindveis para entender o controle concentrado ADI e ADC. 4. Quanto ao momento: a)Inconstitucionalidade originria; e b)Inconstitucionalidade superveniente.

O marco temporal para saber se ela originria ou superveniente a data da CF. No caso, 05-10-1988. Se a lei for feita aps 05-10-1988, imagine uma lei de 1990 que foi considerada inconstitucional essa ser originria. Originria aquela lei que inconstitucional desde a sua origem. A lei originariamente incompatvel a CF. Quando a lei posterior a CF a inconstitucionalidade originria. Ela j nasceu inconstitucional. O objeto surge aps o parmetro, sendo, portanto, inconstitucional desde a sua origem. Agora imagine uma lei que foi feita em 1980, no caso sobre a gide a CF anterior, mas posteriormente com o advento da nova CF ela tornou-se inconstitucional. A lei originariamente constitucional tornou-se incompatvel com a CF. Nesse caso teramos uma inconstitucionalidade superveniente. A lei nasce constitucional, mas se torna incompatvel posteriormente em virtude da mudana do parmetro. o oposto da constitucionalidade superveniente. O objeto que originariamente era constitucional, em razo da mudana do parmetro se torna inconstitucional. Aqui no Brasil admitimos que uma lei anterior a CF possa ser chamada de lei inconstitucional superveniente? Segundo a expresso do STF ocorre uma revogao, uma no recepo. No Brasil a inconstitucionalidade superveniente no admitida. Para o STF lei anterior incompatvel com a CF nova revogada. Trata-se de uma questo de direito intertemporal. Tecnicamente seria uma hiptese de no recepo. Aqui no h que se falar em inconstitucionalidade em hiptese alguma (Portugal admite). Quando a lei foi criada o poder pblico no desrespeitou a CF. Essa classificao importante para o estudo do controle concentrado a ADI s cabvel quando a norma for posterior a CF. No h inconstitucionalidade superveniente no Brasil. Essa lei anterior a CF s pode ser objeto de ADPF, e no de ADI porque no se fala nesse caso em inconstitucionalidade.

5. Quanto ao prisma de apurao: uma classificao super importante para saber qual ato pode ser considerado inconstitucional. No adianta decorar, tem que entender. a)Inconstitucionalidade direta ou antecedente (segundo Jorge Miranda); b)Inconstitucionalidade indireta. A indireta se divide em duas espcies: . Conseqente; e . Reflexa ou inconstitucionalidade por via oblqua.

O ato normativo primrio aquele que est ligado diretamente com a CF, tem a CF como fundamento direto de validade. Nesse caso, havendo inconstitucionalidade ela ser direta. J o ato normativo secundrio tem o ato normativo primrio como o seu fundamento de validade e a CF como fundamento indireto.

Inconstitucionalidade direta aquela praticada ou gerada por um ato ligado diretamente a CF, ou seja, ato primrio. A violao direta na constituio. O fundamento direto de validade do decreto a lei. A CF fundamento de validade de todos os atos, mas no caso do decreto um fundamento de validade indireto. Ou seja, quando se tem um ato interposto, ato intermedirio entre a CF e a norma violadora, a inconstitucionalidade ser indireta.

Qual a diferena entre a inconstitucionalidade conseqente ou reflexa? Imagine a seguinte hiptese, a lei incompatvel com a CF, mas o presidente faz um decreto seguindo a fiel execuo dessa lei. Sendo o contedo da lei inconstitucional, o decreto tambm ser por conta disso. Inconstitucionalidade conseqente ocorre quando a inconstitucionalidade de um ato decorre a da inconstitucionalidade do seu fundamento de validade. A inconstitucionalidade conseqente uma conseqncia de outra inconstitucionalidade antecedente. A inconstitucionalidade do objeto uma conseqncia da inconstitucionalidade do ato que ele regulamenta.

O decreto de lei inconstitucional pode ser objeto de ADI? No, porque a violao da CF tem que ser direta. Mas a lei pode ser, porque est violando diretamente a CF. Apesar do decreto no ser objeto por ao direta, a inconstitucionalidade dessa lei vai arrastar esse decreto. Vai haver inconstitucionalidade por arrastamento. Tambm chamada de inconstitucionalidade conseqente ou por atrao. A lei objeto de ADI e o decreto no considerado. Se a lei for considerada inconstitucional, o STF pode considerar o decreto inconstitucional mesmo sem ser provocado. Nessa hiptese, mesmo que o ato no tenha sido objeto de uma ADI, ele poder ser arrastado na declarao de inconstitucionalidade de seu fundamento de validade. Ou seja, a inconstitucionalidade do fundamento ir arrastar o decreto para a inconstitucionalidade para que ele no fique existindo sozinho, sem fundamento. J na inconstitucionalidade reflexa ou oblqua a lei, que fundamento de validade do decreto, no tem qualquer tipo de vcio, ela constitucional. A lei constitucional. No entanto, o decreto viola a lei, ilegal. Sendo o decreto ilegal, em ltima anlise, indiretamente ou reflexamente, ele ser tambm inconstitucional porque ir ferir o art. 84, IV da CF. = Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da Repblica: ... IV - sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentos para sua fiel execuo; ... A inconstitucionalidade reflexa ocorre quando a lei constitucional, mas o decreto que a regulamenta ilegal. Por via reflexa ele ser tambm inconstitucional. Esse decreto pode ser objeto de ADI? No pode, porque a violao indireta.

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE: o controle de constitucionalidade usado para assegurar a supremacia da CF. Consiste na fiscalizao da compatibilidade entre condutas (comissivas ou omissivas) do Poder Pblico e dos comandos constitucionais, visando assegurar a supremacia da CF. A CF, toda vez que se refere a constitucionalidade, fala em ato do Poder Pblico, no havendo inconstitucionalidade de atos de particulares. Somente h controle de constitucionalidade quando h supremacia formal da CF (qurum qualificado). A supremacia formal da CF decorre do princpio da rigidez, s havendo controle de constitucionalidade quando a CF for rgida. Se a constituio for flexvel, no h que se falar em supremacia formal nem em controle de constitucionalidade. Para que possa ser rgida a CF deve tambm ser escrita. Existe hierarquia entre o dispositivo originrio e um dispositivo derivado (alterado)? Conforme entendimento majoritrio inexiste hierarquia entre normas de uma constituio (sejam originrias ou derivadas, direito fundamentais ou no, princpios ou regras, quanto ao carter normativo, princpio e regra se esto na CF, esto na mesma hierarquia, consoante o p. da unidade da constituio). O fato de no existir hierarquia na CF, no significa falar que uma norma feita por meio de emenda constitucional no possa ser objeto de controle. Tratados internacionais - qual a posio dos tratados? Do topo da pirmide para abaixo temos o seguinte: 1 patamar, no topo, tem a CF (a EC est dentro da CF, no infraconstitucional, uma norma constitucional, fruto de um poder derivado; a EC no est abaixo da CF!). E os tratados de Internacionais sobre direitos humanos que OBSERVEM a regra e procedimento do art.5, par.3, CF. Status de uma EC; 2 Tratados de Internacionais sobre direitos humanos que no observem a regra e procedimento do art.5, par.3, CF: Art. 5 ... 3 Os tratados e convenes internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por trs quintos dos votos dos respectivos membros, sero equivalentes s emendas constitucionais. OBS.: esse pargrafo terceiro s para tratado de direitos humanos e caso seja aplicado para outros tipos de tratados s ir alm, mas no mudar nada; 3 Todas as leis: complementar, ordinria, delegada, medida provisria (no tecnicamente uma lei, mas tem fora de lei), decreto legislativo, resoluo. Aqui entram os TRATADOS INTERNACIONAIS que no tenham nada a ver com dir. humanos; por fim, no 4 patamar - piso/ cho da pirmide: atos infralegais, os atos que esto abaixo da lei, tem a funo principal de regulamentar a lei, por exemplo, os decretos, as portarias, etc. So atos emanados pelo Poder Executivo.

Existe hierarquia entre lei complementar e lei ordinria? O STJ dizia que existia e o STF dizia que no. Hoje o posicionamento dos dois tribunais que no existe hierarquia entre lei complementares e ordinrias, pois ambas possuem campos materiais distintos estabelecidos pela CF. Lei complementar tratada por matria reservada; j a lei ordinria cuida de matria residual. Quem defende o campo de atuao das duas CF, portanto, trata-se de uma diferena material. Alm da diferena material, existe a diferena do qurum de aprovao (votao igual), na LC exige maioria absoluta e na LO exige maioria relativa. Uma lei ordinria pode tratar de matria de lei complementar, se a CF estabelece campos distintos, se isso ocorrer estaria violando a CF e seria inconstitucional. OBS.: Lei complementar pode tratar de matria de lei ordinria, nesse caso pode ela pode tratar de matria de lei ordinria. LC pode tratar de matria de LO sem ser invalidada por uma questo de economia legislativa. Neste caso ela ser formalmente complementar, mas materialmente ordinria. Quanto ao qurum de aprovao: quem pode o mais pode o menos. Mas mesmo que ocorra isso, ela ser formalmente complementar e materialmente ordinria, logo, amanh poder ser revogada por lei ordinria, porque ela somente materialmente tem a forma lei complementar.

H hierarquia entre leis federais (art. 22 CF), estaduais (art. 25 1) e municipais (art. 30 CF)? No, pois cada uma tem seu campo reservado na CF. Em regra, existe uma repartio horizontal de competncias, porm existe uma exceo, a saber: a do art. 24 CF - a repartio de competncia vertical de competncias. Aqui a lei federal tratar de normas gerais; lei estadual que iro especific-las; e as leis municipais estabelecero as normas suplementares. Isso ser estudado mais adiante.

Qual a diferena entre supremacia material e supremacia formal? Supremacia material: contedo da constituio - estabelece a base e os fundamentos do Estado - por isso seu contedo superior ao de outras leis - toda constituio possui supremacia material sem exceo. Supremacia formal: apenas uma espcie de constituio que possui supremacia formal, qual seja, a constituio rgida, feita por meio de um processo mais solene. Tal constituio tem de ser escrita (a costumeira no tem como ter essa rigidez). Por fim, o que relevante para fins de controle a chamada supremacia formal (porque dela decorre da rigidez).

PARMETRO PARA QUE O CONTROLE POSSA SER EXERCIDO: no confundir parmetro do controle de constitucionalidade com objeto do controle de constitucionalidade. Objeto o ato do poder pblico que ir sofrer o controle (ex: lei declarada inconstitucional). Parmetro ser a norma utilizada que servir de referncia (ex: princpios, normas constitucionais, etc.). Para que a norma sirva de parmetro, ela tem que ser formalmente constitucional. O contedo dela, em princpio, no tem relevncia (material). A norma constitucional que trata do Colgio D. Pedro II, por exemplo, serve de parmetro, ainda que seu contedo no tenha relevncia. A CF dividida em: prembulo (parte introdutria), parte permanente e o ADCT. Segundo o STF, o prembulo a nica parte da CF que no serve de parmetro para o controle de constitucionalidade, pois no tem carter normativo (no norma jurdica). O Judicirio no pode declarar uma norma inconstitucional por violao ao prembulo.

A finalidade do ADCT fazer uma transio entre a antiga e a nova CF (perodo de adaptao feito pelo ADCT). O ADCT serve tambm para as emendas constitucionais mais complexas. Quando se fala em parmetro, as normas formalmente constitucionais no se referem somente aos princpios expressos, mas engloba tambm os princpios implcitos. Esta a denominada ordem constitucional global. Quem cria os princpios implcitos? A doutrina e a jurisprudncia no criam estes princpios, apenas os evidenciam, sendo abstrados de outros princpios explcitos. O princpio da proporcionalidade, por exemplo, no encontrado expressamente no ordenamento jurdico, porm, serve de parmetro. A EC 45/2004 dispe que os tratados internacionais de direitos humanos, desde que aprovados por 3/5 do Congresso em dois turnos, tambm servem de parmetro para o controle de constitucionalidade. Se o tratado for de direitos humanos, porm no for aprovado pelo referido procedimento, no tem a forma de norma constituio, logo, no serve para parmetro. Este o parmetro geral. Porm, existem determinadas aes que exigem parmetros especficos, como a ADPF, que tem como parmetro as normas constitucionais fundamentais. Existem normas denominadas de Blocos de Constitucionalidade. O Bloco de constitucionalidade surgiu para todas as normas do sistema jurdico francs com status constitucional (Louis Favorev). A expresso foi criada para se referir a todas as normas com status constitucional. Segundo dispe o referido autor, fazem parte das normas constitucionais, alm da Constituio Francesa, o prembulo, a declarao universal dos direitos dos homens e do cidado, e outras normas com status constitucionais. No existe um consenso com relao a este bloco de constitucionalidade. Alguns autores, num sentido mais amplo, entendem que estes abrangeriam todas as normas constitucionais. J Canotilho, num sentido mais restrito, quando se refere aos blocos de constitucionalidade est se referindo apenas as normas que servem de parmetro para o controle de constitucionalidade. O ministro Celso de Mello tambm utiliza a expresso no sentido de parmetro. O ministro tambm menciona os tratados de direitos humanos como bloco de constitucionalidade. Bloco de constitucionalidade = normas que servem de parmetro para o controle A expresso bloco de constitucionalidade pode ser entendida como o conjunto normativo que contm disposies, princpios e valores materialmente constitucionais fora do texto da CF formal (Cespe).

FORMAS DE INCONSTITUCIONALIDADE: h vrios critrios e classificaes para o controle de constitucionalidade. Todas as classificaes se do de atos do Poder Pblico. 1. Quanto ao tipo de conduta do Poder Pblico a) Por ao: quando o Poder Pblico pratica um ato (age) de forma incompatvel com a CF. b) Por omisso: quando o Poder Pblico deveria agir, mas se omite. Somente existe uma norma constitucional que pode gerar a inconstitucionalidade por omisso, que a norma de eficcia limitada ou no autoexecutvel ou no bastante em si. As normas de eficcia plena ou contida, princpios institutivos e as normas facultativas no geram omisso.

2. Quanto norma constitucional ofendida

Nesta classificao, se analisa qual o parmetro constitucional foi violado ou ofendido: a) Inconstitucionalidade formal: aquela relacionada forma, ao processo, competncia e ao procedimento de formao da norma. Sempre que os dispositivos violados forem aqueles que estabelecem os procedimentos de formao, haver inconstitucionalidade formal. a.1) Inconstitucionalidade formal subjetiva: refere-se ao sujeito que detm a competncia para apresentar o projeto de lei. O vcio de iniciativa de projeto no suprido pela sano do presidente da Repblica, sendo este vcio insanvel (a smula 5 do STF foi revogada). a.2) Inconstitucionalidade formal objetiva: refere-se ao procedimento de aprovao (ex: a EC exige aprovao por 3/5 dos parlamentares, em dois turnos, proibido a reedio do projeto rejeitado na mesma sesso legislativa; a LC exige aprovao por maioria absoluta). Se a lei no respeitar este procedimento, ser acobertada pela inconstitucionalidade formal objetiva. b) Inconstitucionalidade material: so normas que, ao criarem direitos e deveres ou organizarem determinadas entidades, violam os direitos fundamentais. Violam uma norma de fundamento e no uma norma de procedimento.

3. Quanto extenso da inconstitucionalidade a) Total: a declarao de inconstitucionalidade incide sob o texto de forma integral. Na maioria dos casos, a inconstitucionalidade total decorre de uma inconstitucionalidade formal. b) Parcial: a declarao pode incidir sob uma parte da lei, podendo atingir uma palavra, uma expresso, todo artigo, todo pargrafo, toda alnea ou todo inciso. A inconstitucionalidade parcial decorre da inconstitucionalidade material (inconstitucionalidade do dispositivo que vedou a progresso de regime previsto na Lei de Crimes Hediondos). A declarao parcial no pode modificar o sentido da frase (ex: excluir a expresso no), somente podendo declarar a inconstitucionalidade de palavras se o restante da frase for autnomo.

4. Quanto ao momento da inconstitucionalidade a) Originrio: o marco inicial a data de 5 do outubro de 1988 (data da promulgao da CF). Se uma lei incompatvel posterior a CF/88, sua inconstitucionalidade originria, pois inconstitucional desde que foi criada. So atos posteriores ao parmetro. b) Superveniente: se uma lei compatvel criada aps a CF, mas em virtude de EC passa a ser inconstitucional, sua inconstitucionalidade ser superveniente, tendo em vista que nasceu constitucional. So atos constitucionais que se tornam incompatveis com o novo parmetro. No Brasil, a doutrina no fala em inconstitucionalidade superveniente. Segundo o STF, o ato anterior a CF ou parmetro sofrer a revogao, pois norma posterior revoga norma anterior. No se fala em inconstitucionalidade, pois esta expresso se refere ao desrespeito pela constituio por meio da elaborao de lei posterior ao parmetro. Em normas anteriores, no houve qualquer desobedincia com relao a CF. Porm, h divergncia quanto denominao utilizada, pois seria mais correto utilizar a expresso no recepo e no a expresso revogao. Segundo o professor Marcelo Novelino, em termos tcnicos, no se trata de revogao, pois uma lei somente pode ser revogada por outra lei de mesma espcie.

Informativo 499 do STF. A superveniente alterao/supresso das normas, valores e princpios que se subsumem noo conceitual de bloco de constitucionalidade, por importar em descaracterizao do parmetro constitucional de confronto, faz instaurar, em sede de controle abstrato, situao configuradora de prejudicialidade da ao direta, legitimando, desse modo ainda que mediante deciso monocrtica do Relator da causa - a extino anmala do processo

de fiscalizao concentrada de constitucionalidade, independentemente da existncia de efeitos residuais concretos que possam ter derivado da aplicao dos diplomas questionados.

5. Quanto ao prisma de apurao Os atos normativos primrios tm seu fundamento de validade direto na CF (ex: leis). Os atos normativos secundrios esto ligados CF de forma indireta (ex: decretos) e ligados diretamente com os atos primrios.

Constituio Federal Atos normativos primrios Atos normativos secundrios

a) Inconstitucionalidade direta ou antecedente: quando o ato normativo primrio contraria a CF. Somente cabe ADI quando a inconstitucionalidade for direta. b) Inconstitucionalidade indireta: quando o ato secundrio contraria a CF. Este pode ser conseqente ou reflexa. b.1) Indireta conseqente: se a lei regulamentada pelo decreto inconstitucional, a inconstitucionalidade do decreto conseqncia da inconstitucionalidade da lei. A lei pode ser objeto da ADI; j o decreto no. Neste caso, a culpa do Poder Legislativo, que editou uma lei inconstitucional. O STF pode declarar a inconstitucionalidade do decreto sem ADI, por meio do arrastamento. b.2) Indireta reflexa: a lei constitucional, porm, o decreto que regulamenta esta lei ilegal (no obedece ao art. 84, inc. IV, da CF). Neste caso, a culpa do Poder Executivo. Este decreto no se submete ao controle de constitucionalidade, pois viola a CF indiretamente. Poder sofrer controle de legalidade. Quando um decreto ilegal reflexamente inconstitucional. O decreto presidencial pode gerar uma inconstitucionalidade direta ou indireta. Se o decreto for regulamentar (ato normativo secundrio), haver inconstitucionalidade indireta. Se o decreto for autnomo (ato normativo primrio), haver a inconstitucionalidade direta.

Das könnte Ihnen auch gefallen