Sie sind auf Seite 1von 9

851

PACFICO SUL COLOMBIANO: RELAO ENTRE AS MSICAS TRADICIONAIS COM A GEOGRAFIA, HISTRIA E SOCIEDADE Maria Ximena Alvarado Burbano Universidade Federal do Paran- UFPR Curso de Mestrado em Musicologia e Etnomusicologia Histrica SIMPOM: Subrea de Etnomusicologia Resumo: Este artigo apresenta uma breve descrio do contexto geogrfico, histrico e social do Pacfico Sul Colombiano, com o propsito de explorar sua relao e participao no surgimento das diferentes manifestaes musicais tradicionais desta regio. A fim de exemplificar esta relao dos contextos com as tradies musicais do Pacfico Sul Colombiano, apresentam-se as caractersticas gerais dos cantos de Boga, os cantos fnebres e do Currulao, gneros musicais tradicionais existentes na regio, assim como tambm as caractersticas do conjunto musical Marimba de Chonta. Palavras-chave: Pacfico Sul Colombiano; Cantos de Boga; Cantos fnebres; Currulao; Marimba de Chonta. Colombian South Pacific: Relation between the Traditional Music with the geography, history and society Abstract: This article present a brief geographic, historic and social contexts description of the Colombian South Pacific, with the propose of exploring their relationship and participation in the emergence of different traditional musical events in this region. In order to illustrate the relationship of context with the Colombian South Pacific musical traditions, shows the general characteristics of the songs of Boga, the funeral songs and Currulao, traditional musical genres in the region, as well the characteristics of the Marimba de Chonta musical ensemble. Keywords: Colombian South Pacific; Songs of Boga; Funeral songs; Currulao; Marimba de Chonta.

1.

Preliminares Para a anlise das msicas tradicionais do Pacfico Sul colombiano, essencial partir

da observao, aproximao e explorao do entorno geogrfico, histrico e social. A selva, os rios, o mar, as chuvas, os mangues, o calor, a umidade, a herana ancestral, as diversas situaes sociais, a fauna, que tem rodeado as pessoas, representam elementos constitutivos no desenvolvimento das tradies, costumes, cultura e msica. Em outras palavras, fundamental partir da compreenso do papel que desenvolvem os contextos. (NATTIEZ, 2004, p. 5). Ainda conforme Nattiez, a significao musical na etnomusicologia surge quando se analisam os valores conduzidos pela msica numa determinada sociedade e pelos laos que o autctone estabelece entre esta e sua prpria vivncia. Se a semntica musical o estudo das vivncias dos seres humanos e a experincia do mundo atravs da msica e esta experincia

852

depende diretamente dos diferentes hbitos e elementos existentes nas diferentes culturas e do papel dos contextos, portanto so necessrias novas pesquisas que analisem com maior profundidade estes ambientes scio-culturais. Segundo Oliveira, a msica manifestao de crenas, de identidades, universal quanto sua existncia e importncia em qualquer que seja a sociedade. Ao mesmo tempo singular e de difcil traduo quando apresentada fora de seu contexto ou de seu meio cultural. (OLIVERA PINTO, 2001, p. 2). No caso do objeto deste artigo, a proposio de Oliveira Pinto fundamental. Vale lembrar que o contexto geogrfico do Pacfico mido, selvtico e agreste no se estabelece somente como o espao fsico onde transcorre a vida dos seus moradores, onde se desenvolvem sistemas econmicos, polticos e sociais; mas tambm se constitui como a matriz determinante e criadora de histrias, mitos, rituais e manifestaes artsticas. A herana ancestral africana tambm fornece a chave para a compreenso das diferentes manifestaes das comunidades do Pacfico que atualmente ainda so o reflexo dos grupos tnicos que chegaram do continente africano para serem escravizados em terras colombianas. No decorrer da histria, esses grupos tnicos, desenvolveram processos sincrticos, tomando elementos culturais dos europeus escravistas e dos indgenas que j habitavam essas terras, gerando desta forma, a atual cultura do Pacfico colombiano. Como a atual sociedade do Pacfico Colombiano constituiu-se por elementos que surgiram e se desenvolveram dentro de diversos contextos, partindo do estudo dos mesmos ser possvel obter como resultado o entendimento das msicas que surgem nesta regio da Colmbia.

2.

Contextualizao geogrfica As terras do Pacfico Sul colombiano encontram-se delimitadas geograficamente

dentro dos estados de Valle Del Cauca, a capital deste Estado a cidade de Cali, o Estado Cauca, cuja capital Popayn e o Estado de Nario, que tem como capital a cidade de Pasto. O Pacfico, em sua totalidade, est localizado a oeste da cordilheira ocidental dos Andes, estendendo-se por 1.300 quilmetros aproximadamente desde o Equador no sul, at o Panam ao norte. A sua extenso de quase dez milhes de hectares de selva mida tropical. considerada uma rea com um dos maiores nveis de biodiversidade do planeta. (OSLENDER, 2011, p. 27). De acordo com Oslender esta rea:
Abrange uns 10 milhes de hectares, ou 6,2% da superfcie terrestre da Colmbia. Estende-se entre 80 e 160 quilmetros entre a costa e as ladeiras da cordilheira

ANAIS DO II SIMPOM 2012 - SIMPSIO BRASILEIRO DE PS-GRADUANDOS EM MSICA

853

Ocidental, incluindo o amplo delta do rio Atrato que desemboca no oceano Atlntico. [...] A regio est situada na Zona de Convergncia Intertropical, uma faixa de baixa presso de ar convergente carregada de umidade. Isto a causa dos elevados nveis de precipitao, que podem chegar aproximadamente at 10.000 mm em algumas reas.1 (OSLENDER, 2011, p. 169).

A rea total da regio equivale a pouco menos da metade do territrio do Estado do Paran, o nvel de precipitao ali registrado encontra-se entre os mais elevados do planeta e os habitantes tiveram que se adaptar a estas condies de extrema umidade. O Pacfico Sul possui uma extensa rede de rios que geram umidade e fertilidade aos solos. Estes produzem uma enorme quantidade de recursos para a sobrevivncia dos moradores. um ambiente que possui variedade de animais, aves, peixes, plantas alimentcias e plantas medicinais. Com essa diversidade o Pacfico acabou constituindo-se em um dos ecossistemas mais complexos do mundo. (WHITTEN, 1992, p. 27). O espao territorial do Pacfico est constitudo por amplos e labirnticos mangues, vegetao que se caracteriza por ter uma grande poro de suas razes fora da terra, condio que impede que as mars altas e os fortes ventos marinhos cheguem s terras que se encontram localizadas por trs destes, atuando assim, como uma espcie de esponja protetora natural. Cada um dos elementos que forma o ecossistema do Pacfico Sul rios, terras, selva, mangues, mar e fauna determina as atividades sociais, culturais e econmicas dos moradores da regio que conseguem desenvolver um estilo de vida determinado pelos ciclos da natureza, os ciclos do mar, os perodos das chuvas, e demais ritmos que o ambiente estabelece. Esse contexto geogrfico do Pacfico Sul Colombiano fornece os materiais necessrios para a construo dos instrumentos musicais. O conjunto musical tradicional do Pacfico Sul Colombiano recebe seu nome graas ao instrumento protagonista, a Marimba de Chonta. Alm deste instrumento, o conjunto formado por: Dois bombos ou tamboras, dois cununos, fmea e macho, guasas, cantor e cantoras. Dentro do conjunto musical, a Marimba de Chonta desenvolve tanto as linhas meldicas, quanto as rtmicas e harmnicas. O instrumento formado por aproximadamente entre 24 a 28 placas que se percutem; sua afinao, que no coincide com a afinao ocidental, se conserva de gerao em gerao por tradio oral e se caracteriza por dividir a escala em sete tons separados por intervalos iguais.

Traduo livre da pesquisadora.

ANAIS DO II SIMPOM 2012 - SIMPSIO BRASILEIRO DE PS-GRADUANDOS EM MSICA

854

Tanto os bombos quanto os cununos, espcie de tambores, so instrumentos de percusso; dentro do conjunto desenvolvem funo rtmica e de acompanhamento. Os guasas, instrumento idiofone, desenvolvem funo de acompanhamento. Dentro dessa regio, selvtica e mida, proliferam diferentes tipos de rvores como a Palma de Chonta (Guilielma Gasipaes ou Humiria Procera), utilizada na construo das placas da marimba e a Guadua (Bambusa guadua ou Guadua Angustifolia), madeira empregada para os ressoadores do mesmo instrumento e para a construo dos guass, entre outros tipos de rvores. Tambm as sementes e fibras vegetais, necessrias para a elaborao dos instrumentos, so oferecidas pelo entorno. Alm da flora, a fauna do Pacfico proporciona outros tipos de materiais. As peles de alguns animais so utilizadas na elaborao dos tambores (bombos e cununos). O veado, mamfero ruminante2, e o tatabro (Tayassu albirostris), mamfero artiodtilo3, so alguns dos animais cuja pele tradicionalmente utilizada. Cabe mencionar que na atualidade estes instrumentos so fabricados, quase em sua totalidade, com os materiais tradicionais que a selva fornece, entretanto, materiais como as fibras vegetais, utilizadas para amarrar as peles com as madeiras dos tambores, so substitudas por cordas sintticas que podem ser encontradas no comercio para facilidade do construtor, e elas conseguem o mesmo efeito. Por estas razes, o contexto geogrfico, com a fauna e flora, constitui-se como elemento chave no subministro da matria-prima utilizada para a elaborao e fabricao dos instrumentos musicais que formam o conjunto tradicional do Pacfico Sul Colombiano, Marimba de Chonta.

3.

Contextualizao histrica e social O contexto histrico fornece dados que sustentam e explicam o porqu das diferentes

caractersticas musicais presentes nas msicas do Pacfico Sul. Nesta breve contextualizao histrica pretende-se expor a importncia da cultura Africana na formao daquelas manifestaes culturais, especificamente na formao da msica.

Subordem de mamferos artiodtilos, que inclui os veados, girafas e bovdeos, caracterizados pela presena de um estmago complexo, com trs ou quatro cmaras, adaptado ruminao [Algumas classificaes incluem tb. os camelos.] (Dicionrio eletrnico Houaiss da lngua portuguesa 3.0) 3 Ordem de mamferos ungulados, herbvoros, que inclui porcos, camelos e ruminantes; possuem dedos pares e estmago complexo, ger. dividido em cmaras; artiodctilos. (Dicionrio eletrnico Houaiss da lngua portuguesa 3.0)

ANAIS DO II SIMPOM 2012 - SIMPSIO BRASILEIRO DE PS-GRADUANDOS EM MSICA

855

Nas comunidades atuais do Pacfico colombiano, a cultura afrocolombiana4 impese enfaticamente. Apresenta-se em elevadas porcentagens dentro da sociedade, constituindose assim, como o segmento populacional predominante da regio. Segundo pesquisas baseadas nos nmeros pelo DANE5, pode-se evidenciar a situao:
A populao da regio tem aproximadamente 1.300.000 habitantes, entre os quais, 93% so afrocolombianos, 2% pertencem a populaes indgenas e em torno de 5% mestios, na sua maior parte, provenientes do interior do pas. (OSLENDER, 2011, p. 171).6

Este predomnio da etnia negra sobre os indgenas e os mestios deve-se em parte, ao isolamento geogrfico da regio. O Pacfico continua sendo um territrio isolado e recndito dentro da Colmbia. A selva tem construdo uma barreira que dificulta o acesso regio, dando origem a uma espcie de santurio natural, onde a raa, as manifestaes sociais e culturais, os rituais e a msica continuam apresentando caractersticas nicas e claramente marcadas pela dispora africana. Angolas, Mondongos, Congos, Yolofos, Minas, Lucumes, Yorubas, Chambas, Guangus, Carabales, Bambaras e Mandingas foram as etnias que chegaram Colmbia, da herana ancestral destas, surgiram as manifestaes sociais, econmicas, ideolgicas e culturais que predominam na regio Pacfica, sendo a msica um claro reflexo desta herana. Os africanos expatriados e comercializados como objetos mercantis, foram separados de suas famlias, de suas comunidades e do seu contexto cultural. Segundo registros existentes da poca da colnia, no porto de Cartagena, principal porto localizado na costa atlntica colombiana, desembarcavam do mesmo barco africanos de diferentes culturas e grupos tnicos que no conseguiam estabelecer nenhum tipo de comunicao entre eles pelo fato de no falarem a mesma lngua. De acordo com Arocha e Friedmann:
Os negreiros no capturavam a tribo toda, mas sim, indivduos que nem sempre pertenciam mesma filiao tnica. Como os cativos- em especial homens jovens- no eram necessariamente vendidos em conjunto, e os compradores escolhiam segundo as suas necessidades, cada amo possua um nmero de indivduos que se comportavam de maneiras muito distintas: falavam idiomas to dispares como o russo e o espanhol, e at sonhavam com mundos e futuros que nada tinham em comum entre si. (AROCHA; FRIEDMANN, 1986, p. 36).7

A palavra Afrocolombiano/a utilizada para designar as pessoas de descendncia Africana, mas que nasceram no territrio colombiano. 5 DANE: Departamento Administrativo Nacional de estatstica. 6 Traduo livre da pesquisadora. 7 Traduo livre da pesquisadora.

ANAIS DO II SIMPOM 2012 - SIMPSIO BRASILEIRO DE PS-GRADUANDOS EM MSICA

856

Essa maneira de selecionar os indivduos afastando-os das suas etnias, permitiu que africanos provenientes de diversas culturas e sociedades chegassem ao territrio colombiano portando conhecimentos, crenas e informaes, algumas destas sobreviveram e outras foram esquecidas com o passar do tempo. Ainda de acordo com Arocha e Friedmann:
[...] Para que os negros conseguissem reconstruir suas instituies tradicionais no novo mundo faltava-lhes o complemento social. Nas costas americanas desembarcavam sacerdotes e sacerdotisas, mas no o sacerdcio nem os templos: prncipes e princesas, mas no as cortes nem as monarquias. (AROCHA; FRIEDMANN, 1986, p. 36).8

Esse complemento social inexistente no territrio colombiano ajudou na formao dos diferentes paradigmas sociais, culturais, econmicos, polticos e religiosos. Estes paradigmas tambm edificaram as bases para a formao das diferentes manifestaes artsticas, entre estas as msicas da atual sociedade afrocolombiana. Encontram-se caractersticas prprias das msicas africanas, que persistem ainda nas msicas tradicionais do Pacfico. Os africanos levaram na sua memria as formas dos instrumentos musicais utilizados no seu continente, quando desembarcaram no territrio colombiano construram esses instrumentos, porm com os materiais que a selva proporcionava. A Marimba de Chonta um claro exemplo desta situao. Embora existam diferentes conjecturas sobre a origem da Marimba de Chonta, podese afirmar que o Balafn, originrio do Sudo, compartilha semelhanas com o instrumento musical tradicional do Pacfico Sul. Deste modo, a herana do continente africano se vislumbra na construo de alguns dos instrumentos tradicionais desta regio colombiana. Outros elementos representativos das msicas africanas que se encontram nas msicas do Pacfico Sul so: a similaridade na formao dos conjuntos instrumentais - vogais, a afinao dos instrumentos, o canto responsorial, a polirritmia na percusso, a importncia da expresso corporal e a dana. Assim, os afrocolombianos, adotaram elementos principalmente das diferentes etnias africanas e os misturaram com alguns elementos das msicas europias e indgenas. Dentro deste panorama geogrfico, histrico e social, surgem as msicas tradicionais do Pacfico Sul, gneros como, os cantos de Boga9, os cantos Fnebres e o Currulao, entre outros, apresentam-se na atualidade em diferentes situaes e cenrios do pas.

Traduo livre da pesquisadora. 9 Voga: ato ou efeito de vogar. (Dicionrio eletrnico Houaiss da lngua portuguesa 3.0)

ANAIS DO II SIMPOM 2012 - SIMPSIO BRASILEIRO DE PS-GRADUANDOS EM MSICA

857

4. Caractersticas gerais dos cantos de Boga, cantos fnebres e o Currulao Cantos de Boga: Cantos responsoriais que se realizam durante as atividades de navegao. Durante a pesca e a colheita de moluscos, os afrocolombianos interpretam diferentes letras de canes, elaboradas com versos seguidos por fonemas ou slabas (o, ve, u). As letras desenvolvem temticas relacionadas as situaes cotidianas, como as relaes sentimentais, o trabalho, as paisagens, o mar, entre outros. Cantos Fnebres: Cantos responsoriais interpretados em cerimnias e rituais fnebres, com o propsito de limpar a alma da pessoa que morre. Geralmente so a cappella, ou com acompanhamento simples de tambor. Existem dois tipos de cantos fnebres: os Bundes ou Chigualos e os Alabaos. Os Bundes ou Chigualos so cantos interpretados nos velrios das crianas, a cerimnia alegre pelo fato que a criana considerada um anjo livre de pecados que chegar ao cu. Os Alabaos so cantos interpretados nos velrios dos adultos, diferentemente dos Chigualos, esta cerimnia de carter lgubre e tem como propsito limpar a alma do defunto. O Currulao: um dos gneros musicais existentes no Pacfico Sul Colombiano. Manifesta-se em municpios tais como: Guapi, Timbiqu, Tumaco, Barbacoas e Buenaventura entre outros. Em cada um destes municpios pode receber nomes diferentes em rao dos variados estilos e velocidades com que se interpreta o gnero musical padro. Alguns destes nomes podem ser: Juga, Patacor, Marabajeo, Pango, Abozao, Berej, entre outros. No entanto, cada um destes conserva as caractersticas musicais fundamentais do Currulao. Entre estas caractersticas destaca-se a presena do conjunto musical tradicional de Marimba de Chonta, conjunto que interpreta este gnero; a mtrica tradicionalmente escrita num compasso de 6/8, a polirritmia presente entre as linhas meldico-rtmicas da Marimba, bombos e cununos e o canto de carter responsorial. O Currulao interpretado principalmente nos eventos festivos das comunidades, sempre acompanhado pela dana e a expresso corporal. Nas coreografias tradicionais, a temtica que se apresenta amorosa, na qual o homem tenta conquistar a mulher. Este gnero musical um dos mais representativos da regio sul do Pacfico, consolida-se com fora dentro do repertorio das msicas tradicionais colombianas, do mesmo modo que a Cumbia, Pasillos, Bambucos, Joropos, entre outros. O Currulao apresenta-se em diferentes cenrios nacionais e internacionais, tanto com agrupaes tradicionais quanto com agrupaes que fusionam elementos de msicas urbanas como o jazz, salsa, hip-hop entre

ANAIS DO II SIMPOM 2012 - SIMPSIO BRASILEIRO DE PS-GRADUANDOS EM MSICA

858

outras, com os elementos prprios deste gnero, utilizando instrumentos eletrnicos como a guitarra, o baixo eltrico, o teclado para conseguir novas e diferentes sonoridades.

5.

Consideraes finais Tanto os cantos de Boga, quanto os cantos fnebres e o Currulao, alguns dos gneros

representativos do Pacfico Sul, surgiram dentro de contextos que marcaram e influenciaram a construo dos elementos puramente musicais. O entendimento das caractersticas geogrficas, histricas e sociais, demonstra quo prximas podem estar as manifestaes artsticas tnicas, dos elementos que constituem seu entorno. Desta forma, a idia de Nattiez apresentada no inicio do artigo, reafirma-se ao expor quais dos elementos existentes nos contextos do Pacfico Sul, participam na construo dos diferentes instrumentos, caractersticas e gneros musicais. Tanto a fauna como a flora da geografia e a herana ancestral dos africanos, ofereceram elementos, materiais e ferramentas para as msicas das primeiras comunidades afrocolombianas. Na atualidade, pode-se vislumbrar como esses elementos ainda persistem e so utilizados por diversas agrupaes musicais, no somente formadas por pessoas oriundas do Pacfico, mas tambm de outras regies do pas, quem partindo desses elementos musicais tradicionais os transformam para criar novas sonoridades, e conseguir que cenrios distantes da cultura afrocolombiana possam conhecer as msicas tradicionais do Pacfico Sul Colombiano. Referncias AROCHA, J.; FRIEDMANN, N. De sol a sol: gnesis, transformacin y presencia de los negros en Colombia. Bogot, Colombia: Planeta Colombiana Editorial S.A., 1986. CRDOBA, C. D, DE CRDOBA, C. El Alabao: cantos fnebres en la tradicin oral del Pacfico colombiano. Santa Fe de Bogot, D.C: Kimpres, 2003. GONZALES, S. P. Marginalidad y exclusin en el Pacfico colombiano: una visin histrica. Cali, Colombia: Ledesma, 2005. HOUAISS, A. Dicionrio eletrnico Houaiss da lngua portuguesa 3.0. Copyright: Instituto Antnio Houaiss, Junho de 2009. CD-ROM. MASSA, E. ZAPATA, D. El Currulao. In: Manual de danzas de la costa pacfica de Colombia. Santa F de Bogot, Colombia: Patronato Colombiano de Artes y Ciencias, 2006. p. 391, 440.

ANAIS DO II SIMPOM 2012 - SIMPSIO BRASILEIRO DE PS-GRADUANDOS EM MSICA

859

MIANA BLASCO, Carlos. Afinacin de las Marimbas en la costa Pacfica Colombiana: Un ejemplo de la memoria intervlica africana en Colombia. Disponvel em: http://www.docentes.unal.edu.co/cminanabl/docs/MARIMBAScmi%F1ana.pdf Acesso em: 06-04-2012. MORA, C. PEA, M. Historia de Colombia: Introduccin a la Historia Social y Econmica. Bogot, Colombia: Editorial Norma S. A, 2000. NATTIEZ, J.J. Etnomusicologa e significaes musicais. PER MUSI- Revista Acadmica de Msica, Belo Horizonte, v.10. p. 5-30, 2004. OSLENDER, U. Comunidades negras y espacio en el Pacfico Colombiano: Hacia un giro geogrfico en el estudio de los movimientos sociales. Bogot, Colombia: Imprenta Nacional de Colombia, 2011. PATIO, Germn. La msica del Pacfico. El Complejo Cultural del Currulao. Disponvel em:http://dintev.univalle.edu.co/cvisaacs/index2.php?option=com_content&do_pdf= 1&id=250 . Acesso em: 06-04-2012. PINTO, Tiago Oliveira de. Som e Msica: Questes de uma antropologia sonora. Revista de Antropologia, So Paulo, vol. 44, no 1, 2001. _____. As cores do som: Estruturas sonoras e concepo esttica na msica afro- brasileira. Revista do centro de estudos africanos. USP, So Paulo, p. 87- 109, 2004. PORTES, H. Para la Gloria niito!: Jugas, Bundes y Salves en la tradicin afrocaucana. Cali, Colombia: Feriva, 2009. WHITTEN, N. E. Pioneros Negros: la cultura Afro- Latinoamericana del Ecuador y de Colombia. Quito, Ecuador: Centro Cultural Afro-Ecuatoriano, 1992.

ANAIS DO II SIMPOM 2012 - SIMPSIO BRASILEIRO DE PS-GRADUANDOS EM MSICA

Das könnte Ihnen auch gefallen