Sie sind auf Seite 1von 20

VESTIBULAR UNIFICADO 2006

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES ABAIXO.


01 Voc recebeu do fiscal o seguinte material: a) este caderno, com o tema da Redao, o enunciado das questes discursivas e as 40 questes objetivas, sem repetio ou falha, assim distribudas: Lngua Portuguesa/ Literatura Brasileira Questes Pontos 1 a 5 8,0 6 a 10 12,0 Biologia/Qumica Questes Pontos 11 a 15 8,0 16 a 20 12,0 Fsica/Matemtica Questes Pontos 8,0 21 a 25 26 a 30 12,0 Geografia/Histria Questes Pontos 31 a 35 8,0 36 a 40 12,0

b) 1 folha para o desenvolvimento da Redao, grampeada ao CARTO-RESPOSTA destinado s respostas das questes objetivas formuladas nas provas. Faa o rascunho da Redao, se desejar, na ltima pgina deste Caderno de Questes. c) 1 folha para o desenvolvimento da resposta questo discursiva relativa ao Grupo da Carreira que voc escolheu, contendo CARTO com seu nome e nmero de inscrio. Se quiser, utilize o verso da folha de resposta para rascunho. 02 03 04 Verifique se este material est em ordem e se o seu nome e nmero de inscrio conferem com os que aparecem nos CARTES. Caso contrrio, notifique IMEDIATAMENTE o fiscal. Aps a conferncia, o candidato dever assinar no espao prprio dos CARTES, preferivelmente a caneta esferogrfica de tinta na cor preta. No CARTO-RESPOSTA, a marcao das letras correspondentes s respostas certas deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o espao compreendido pelos crculos, a caneta esferogrfica de tinta na cor preta, de forma contnua e densa. A LEITORA TICA sensvel a marcas escuras; portanto, preencha os campos de marcao completamente, sem deixar claros. Exemplo: 05 -

Tenha muito cuidado com os CARTES, para no o DOBRAR, AMASSAR ou MANCHAR . Os CARTES SOMENTE podero ser substitudos caso estejam danificados em suas margens superior ou inferior BARRA DE RECONHECIMENTO PARA LEITURA TICA. Para cada uma das questes objetivas, so apresentadas 5 alternativas classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E); s uma responde adequadamente ao quesito proposto. Voc s deve assinalar UMA RESPOSTA: a marcao em mais de uma alternativa anula a questo, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS ESTEJA CORRETA. As questes objetivas so identificadas pelo nmero que se situa acima de seu enunciado. SER ELIMINADO do Vestibular unificado o candidato que: a) se utilizar, durante a realizao das provas, de mquinas e/ou relgios de calcular, bem como de rdios gravadores, headphones, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espcie; b) se ausentar da sala em que se realizam as provas levando consigo o Caderno de Questes e/ou o CARTO-RESPOSTA grampeado REDAO, e/ou a folha de resposta da questo discursiva e o seu respectivo CARTO. Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu CARTO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no Caderno de Questes NO SERO LEVADOS EM CONTA. Quando terminar, entregue ao fiscal O CADERNO DE QUESTES, O CARTO-RESPOSTA GRAMPEADO REDAO, A FOLHA DE RESPOSTA DA QUESTO DISCURSIVA E RESPECTIVO CARTO E ASSINE A LISTA DE PRESENA. O TEMPO DISPONVEL PARA A REDAO E PARA ESTAS PROVAS DE QUESTES OBJETIVAS E DISCURSIVA DE 4 (QUATRO) HORAS.

06

07 08

09 10 11

VESTIBULAR UNIFICADO 2006

2
VESTIBULAR UNIFICADO 2006

VESTIBULAR UNIFICADO 2006

REDAO

TEXTO I

Somos Quem Podemos Ser

Um dia me disseram Que as nuvens no eram de algodo Um dia me disseram Que os ventos s vezes erram a direo E tudo ficou to claro Um intervalo na escurido Uma estrela de brilho raro Um disparo para um corao
Composio: Humberto Gessinger

TEXTO II A insegurana do jovem compensada pela fantasia, o grande remdio para as dificuldades reais. E a fantasia do adolescente superlativa: serei o construtor de um mundo novo, ou destruirei totalmente este.
SANCHES, Renate Meyer. Adolescncia: a idade das contradies.

Construa uma dissertao argumentativa, com o mnimo de 20 e o mximo de 30 linhas, a partir da relao estabelecida entre os textos acima. D um ttulo sua redao, que deve ser escrita a tinta.

3
VESTIBULAR UNIFICADO 2006

VESTIBULAR UNIFICADO 2006 LNGUA PORTUGUESA/ LITERATURA BRASILEIRA


TEXTO I Inventrio da infncia perdida Um homem feito na infncia, aperfeioado na adolescncia e cristalizado na idade madura. Depois dos quarenta a existncia humana, a no ser para os asiticos, que tm o segredo da vida longeva e produtiva, assinala realmente uma decadncia interminvel, at que ela se torna insuportvel: toda a razo da vida se concentra em algumas coisas muito especficas, em seres, sobretudo, e da o conflito que se trava no interior de cada ser humano quando aquilo que ele quis ser para duas, trs ou quatro pessoas pois nisso que se concentra a nossa vida deixou de ser o que realmente se quis ser ou parecer. Mas uma grande parte de nossa vida desenhada muito cedo, quando se inicia o que alguns romnticos chamam de aventura humana e que aos poucos vai-se transformando numa incansvel continuidade de diminutas frustraes e pequenos embates corporais com a realidade, frustraes que depois se transformam em fontes de amargura. (...) O que a infncia, no fundo, seno um perodo de nossa vida tal como ns o olhamos, depois de adultos: a verso que se sobrepe, poderosa, sobre a realidade, e essa verso, por mais suscetvel de ser destruda pela anlise fria, a que prevalece e guia nossos passos, por anos interminveis. Todo mergulho na infncia ao mesmo tempo doloroso e doce, como aqueles diminutos pratos chineses que misturam gostos e odores. Assim, eu, por exemplo, me lembro, quando fao muita fora, de trechos de minha infncia: no consigo lembr-la toda, ou largos perodos dela, talvez porque o que foi doloroso nela tenha sido mais abundante e mais avassalador do que o que foi doce.
ABRAMO, Cludio. In: A regra do jogo. So Paulo. Cia das Letras, p. 41, 1989.

2
O substantivo abstrato que caracteriza, no Texto I, a fase da aventura humana : (A) intransigncia. (B) realizao. (C) excluso. (D) tenacidade. (E) abstrao.

3
A respeito das idias do Texto I correto afirmar que o(a): (A) perfil do homem comea a delinear-se na adolescncia. (B) estrutura definitiva do homem conseqncia dos resultados da luta travada com a realidade no curso da vida. (C) infncia caracteriza-se pela abstrao do ser humano com relao s contradies da vida. (D) adolescncia o elemento contemporizador entre a infncia e a fase adulta. (E) cristalizao na idade madura, semanticamente, corresponde concretizao dos ideais da infncia.

10

15

20

4
Quanto ao gnero discursivo, o Texto I classificado como: (A) descrio. (B) crnica. (C) dissertao. (D) narrao. (E) ensaio.

25

30

5
Os recursos estilsticos presentes nas passagens Um homem feito na infncia, aperfeioado na adolescncia e cristalizado na idade madura.(l. 1-2 ) e Todo mergulho na infncia ao mesmo tempo doloroso e doce, como aqueles diminutos pratos chineses que misturam gostos e odores. (l. 27-29) so, respectivamente: (A) elipse epstrofe. (B) catacrese anttese. (C) metfora anfora. (D) pleonasmo anstrofe. (E) gradao smile.

1
No Texto I, em relao infncia, INCORRETO afirmar que ela: (A) o alicerce do curso de vida do ser humano. (B) possibilita ao homem atenuar a realidade dura de sua vida. (C) se marca por um contexto especfico de vida. (D) se caracteriza pelas certezas do rumo que a vida vai tomar. (E) j apresenta adversidades na trajetria existencial do ser humano.

4
VESTIBULAR UNIFICADO 2006

VESTIBULAR UNIFICADO 2006


6
Tendo em vista os aspectos morfolgicos e sintticos apresentados no segundo pargrafo, assinale o comentrio IMPROCEDENTE. (A) Reescrevendo-se a orao uma grande parte de nossa vida desenhada muito cedo, (l. 13-14) na passiva pronominal, teremos: desenha-se muito cedo uma grande parte de nossa vida. (B) Os vocbulos quando (l.14), diminutas (l.17) e que (l. 18) so, respectivamente, advrbio, substantivo e pronome relativo. (C) Em que alguns romnticos chamam de aventura humana... (l. 14-15), o predicado classifica-se como verbonominal. (D) Quanto ao processo de formao de palavras, corporais e embates (l. 17) so, respectivamente, exemplos de derivao sufixal e derivao regressiva. (E) A prclise em que depois se transformam... (l. 18) justifica-se pela presena do pronome relativo. TEXTO II Caminhos da Minha Infncia Na revoada dos beija-flores Na quietude de um quintal Dormir sonhando com os meus amores sombra amiga de um bambuzal Meus companheiros iro comigo L na vendinha do abacaxi Dar um abrao em cada amigo Da linda terra onde nasci Csar Menotti e Fabiano

9
Das afirmativas sobre o Texto II, uma est INCORRETA. Assinale-a. (A) Caracteriza-se como uma pardia de Cano do Exlio de Gonalves Dias. (B) H predominncia das funes potica e expressiva. (C) Constri-se com caractersticas temticas e expressionais do Simbolismo. (D) Quanto forma, apresenta caractersticas modernistas. (E) Quanto ao gnero literrio, classifica-se como lrico.

7
Considerando a estrutura do Texto I, correto afirmar que: (A) em os asiticos, que tm o segredo da vida longeva e produtiva, (l. 3-4), as vrgulas foram empregadas para separar uma orao subordinada adjetiva explicativa intercalada. (B) o referente do pronome ela (l. 6) vida longeva e produtiva (l. 4). (C) a passagem pois nisso que se concentra a nossa vida (l. 10-11) estrutura-se por duas oraes. (D) no segundo pargrafo, substituindo-se Mas por Ademais no h alterao de sentido. (E) em O que a infncia, no fundo, seno um perodo de nossa vida... (l. 21-22), o seno introduz um argumento que se contrape idia anterior.

10
Assinale o comentrio IMPROCEDENTE sobre as caractersticas dos autores enfocados abaixo. (A) Machado de Assis: suas narrativas apresentam, freqentemente, digresses que fundamentam sua viso patolgica do ser humano. (B) Olavo Bilac: extrema preocupao com o rigor formal e predominncia de descries em sua obra. (C) Augusto dos Anjos: seu pessimismo diante da vida evidencia-se pelo vocabulrio e tratamento dado aos temas em sua poesia. (D) Carlos Drummond: uma de suas fases literrias caracteriza-se pela preocupao com os rumos que o mundo poderia tomar. (E) Ceclia Meireles: a transitoriedade da vida e a musicalidade so caractersticas marcantes em seus textos.

8
Assinale a opo em que o emprego da preposio destacada NO constitui caso de regncia verbal ou nominal. (A) ...se concentra em algumas coisas muito especficas, (l. 6-7) (B) ...pequenos embates corporais com a realidade, (l. 1718) (C) se transformam em fontes de amargura. (l. 18-19) (D) ...que prevalece e guia nossos passos, por anos interminveis. (l. 25-26) (E) ...me lembro, quando fao muita fora, de trechos... (l. 29-30).

5
VESTIBULAR UNIFICADO 2006

VESTIBULAR UNIFICADO 2006 BIOLOGIA/QUMICA


O texto a seguir refere-se s questes 11 e 12. Existe um tipo de processo de reciclagem do carbono que ocorre somente em sistemas aquticos. Ele envolve a dissoluo de compostos carbonatos na gua e sua precipitao como sedimentos, particularmente calcrio e dolomita. Numa escala global, a dissoluo e a precipitao se equilibram, embora possam ser afetados pelas atividades dos organismos aquticos. No sistema marinho, sob condies de pH aproximadamente neutro, o carbonato e o bicarbonato apresentam-se no seguinte equilbrio qumico:
CaCO3 (insolvel) + H2O(l) + CO2(g) Ca+2 (aq) + HCO3(solvel)

A absoro do benzeno provoca efeitos txicos ao sistema nervoso central, causando, de acordo com a quantidade absorvida, narcose e excitao seguida de sonolncia, tonturas, cefalia, nuseas, taquicardia, dificuldade respiratria, tremores, convulses, perda da conscincia e leucemia. O Ministrio da Sade estabelece que o limite permitido para a presena de benzeno em gua potvel de 5 microgramas por litro.

13
Esse tipo de cncer provocado pelo excesso de benzeno se caracteriza por causar: (A) produo descontrolada de leuccitos imaturos e anormais, formando um quadro de leucopenia. (B) aumento do nmero de leuccitos, plaquetas e hemcias, evoluindo para a policitemia. (C) aumento do nmero de leuccitos em resposta a uma infeco, fenmeno conhecido como leucocitose. (D) diminuio do nmero de leuccitos, clulas com funo de prevenir ou interromper hemorragias. (E) destruio dos eritroblastos, clulas da medula ssea com a funo de produzir leuccitos.

11
Atravs da fotossntese das algas e plantas aquticas, o CO2 : (A) quebrado nos tilacides do cloroplasto para a liberao de O2. (B) assimilado no estroma do cloroplasto para a formao de compostos orgnicos. (C) liberado nas cristas mitocondriais durante a cadeia respiratria. (D) produzido no Ciclo de Krebs dentro da matriz mitocondrial. (E) usado na mitocndria para a sntese de monossacardeos.

12
Segundo o Princpio de Le Chatelier, durante o processo da fotossntese, o equilbrio da reao deslocado para a: (A) esquerda, em funo da produo de CO2. (B) esquerda, em funo do consumo de CO2. (C) esquerda, em conseqncia do aumento da solubilidade do carbonato de clcio. (D) direita, em conseqncia da precipitao do on bicarbonato. (E) direita, em funo do consumo de H2O. O texto a seguir refere-se s questes de 13 a 15.
DESASTRE AMBIENTAL NA CHINA Vazamento de benzeno contamina rio, deixa quatro milhes sem gua e atinge a Rssia. Uma exploso na indstria qumica 101, da Companhia PetroChina, na cidade de Jilin, causou um vazamento de benzeno (substncia altamente cancergena) nas guas do rio Songhua, nordeste da China, num dos maiores desastres ecolgicos do pas, que atinge a Rssia e ameaa at mesmo as relaes com Moscou. O benzeno j poluiu uma extenso de 80 quilmetros do rio, obrigando Harbin uma das maiores cidades do pas a suspender o abastecimento de gua por tempo indeterminado, o que afeta mais de quatro milhes de pessoas.
O Globo, nov. 2005.

14
Sabendo-se que o benzeno pouco solvel em gua e que 1 (micrograma) equivale a 1 x 10-6 g, a concentrao de benzeno, em mol/L, permitida pelo Ministrio da Sade : (A) 5 x 10-6 (B) 4 x 10-7 (C) 1 x 10-8 (D) 6,4 x 10-8 (E) 7 x 10-8

15
O Sistema Nervoso Central humano, responsvel por receber, analisar e integrar informaes do meio externo e do meio interno, dividido em: (A) crebro e meninges. (B) medula espinhal e nervos raquidianos. (C) nervos enceflicos e nervos espinhais. (D) encfalo e nervos cranianos. (E) encfalo e medula espinhal.

6
VESTIBULAR UNIFICADO 2006

VESTIBULAR UNIFICADO 2006


16
A Sndrome Spoan uma doena neurovegetativa recmdescoberta no interior do Rio Grande do Norte, onde so freqentes os casamentos consangneos. O gene Spoan se encontra no cromossomo 11, e apenas os indivduos que apresentam duas cpias do gene associado sndrome manifestam a doena. Um indivduo que no apresenta a Sndrome de Spoan filho de pais heterozigotos em relao a esta caracterstica. Qual a probabilidade de este indivduo ser portador do gene Spoan? (A) 1/4 (B) 1/3 (C) 1/2 (D) 2/3 (E) 3/4

18
A radioterapia uma especialidade dentro da medicina que se utiliza das radiaes e da sensibilidade dos tumores para o seu tratamento. Existem vrios tipos de radiao, porm as mais utilizadas so as eletromagnticas (raios-x ou raios gama) e os eltrons (estes disponveis apenas em aceleradores lineares de alta energia). A radiao gama um tipo de radiao eletromagntica gerada e emitida continuamente no ncleo de elementos radiativos como o cobalto, csio e irdio. Os elementos radiativos so armazenados num recipiente de material de nmero atmico alto como, por exemplo, o chumbo, para impedir o vazamento da radiao para o ambiente. A tabela a seguir fornece o tipo de emisso e a meia-vida aproximada de alguns radioistopos. RADIOISTOPO
137 55 60 27

17
Azeites de oliva com baixa acidez so mais gostosos ou intensos A acidez um fator de classificao importante do azeite de oliva virgem, mas no serve para indicar a qualidade sensorial do produto. impossvel fazer a associao: quanto menor for a acidez, mais gostoso ser o azeite de oliva. O sabor e o aroma do produto resultam de um complexo equilbrio de pelo menos 70 compostos diferentes que so transmitidos em gradaes diversas, primariamente, pela variedade e pela maturao dos frutos no momento do processamento e, secundariamente, pelo microclima e pelo solo em que a rvore est plantada.
www.azeite.com.br

EMISSO Beta Beta Beta Alfa Alfa

MEIA-VIDA 30 anos 5 anos 74 dias 22 anos 3 dias

Cs Ir Pb Ra

Co

192 77

210 82 224 88

A frmula estrutural do principal composto qumico encontrado no azeite de oliva :

O grfico abaixo refere-se desintegrao de um dos radioistopos da tabela apresentada.

Analise a frmula apresentada acima e assinale a opo que corresponde s funes das estruturas formadas pela hidrlise do composto. (A) cido carboxlico e lcool. (B) cido carboxlico e ster. (C) cido carboxlico e fenol. (D) lcool e fenol. (E) ster e lcool.

Identifique o radioistopo cuja desintegrao est representada no grfico. (A) 137Cs (B) 60Co (C) 192Ir (D) 210Pb (E) 224Ra

7
VESTIBULAR UNIFICADO 2006

VESTIBULAR UNIFICADO 2006


O texto a seguir refere-se s questes 19 e 20. O nitrognio essencial manuteno da vida porque faz parte de substncias envolvidas com a construo, a coordenao e o metabolismo energtico dos seres vivos. O ciclo do nitrognio na natureza contm vrias etapas e muitas delas so realizadas por bactrias como as decompositoras, nitrificantes, desnitrificantes e fixadoras. Algumas destas etapas esto representadas no quadro abaixo.
I - 2N2 + 6H2O III - 2NH3 + 3O2 2NO2 + O2 4NH3 + 3O2 4CO2 + 2H2O + 2NH3 2H + 2NO2 + 2H2O + energia 2NO3 + energia 30CO2 + 42H2O + 12N2 + energia
+

RASCUNHO

II - 2CH2NH2COOH + 3O2

IV - 5C6H12O6 + 24NO3 + 24H+

19
As etapas I, II, III, e IV representam, respectivamente: (A) nitrificao, fixao, decomposio e desnitrificao. (B) nitrificao, decomposio, fixao e desnitrificao. (C) fixao, decomposio, nitrificao e desnitrificao. (D) fixao, nitrificao, desnitrificao e decomposio. (E) decomposio, nitrificao, desnitrificao e fixao.

20
De acordo com os processos citados, podemos afirmar que: (A) no h transferncia de eltrons na etapa I. (B) a etapa II uma reao de combusto sem troca de calor. (C) as etapas III e IV possuem H < 0 porque so reaes exotrmicas. (D) as etapas III e IV possuem H > 0 porque liberam calor. (E) o nitrognio se oxida na etapa IV.

Continua
8
VESTIBULAR UNIFICADO 2006

1
Com massas atmicas referidas ao istopo 12 do carbono
HLIO

CLASSIFICAO PERIDICA DOS ELEMENTOS


18
2

IA

VIIIA

HIDROGNIO

1
IIIA
5 6 8
FLOR NITROGNIO OXIGNIO BORO CARBONO

H
IVA
7

2
VA VIA
9

13 14 16
VIIA

15

17

He
4,0026 10
NENIO

1,0079

IIA

LTIO

BERLIO

Li B N
14,007 15
ENXOFRE

Be C O
15,999 16 12,011 14
SILCIO FSFORO

F
18,998 17
CLORO

Ne
20,180 18
ARGNIO

6,941(2) 13

9,0122

10,811(5)

11
ALUMNIO

12

SDIO

22,990

MAGNSIO

3
VB VIII
27 29 32
ARSNIO GLIO ZINCO COBRE GERMNIO NQUEL

Na Al Si
28,086 30,974 33 26,982 31

Mg P As
74,922 51 50
ANTIMNIO

3
VIB VIII
28 30

4
VIIB IB IIB
25 26
FERRO COBALTO MANGANS

5
VIII
23 24
CRMIO

9 10 12 11

S
32,066(6)

Cl
35,453

Ar
39,948

24,305

IIIB

IVB

19

20

21

22

34
SELNIO

35
BROMO

36
CRIPTNIO

CLCIO

TITNIO

POTSSIO

ESCNDIO

VANDIO

4
50,942 51,996 55,845(2) 58,933 65,39(2) 48 49
NDIO ESTANHO

K V Mn Ni Zn
69,723 72,61(2) 58,693 63,546(3) 47
PRATA CDMIO

Ca Cr Fe Cu Ag Cd In
114,82 81
TLIO

Sc Co Ga Sn
118,71 82
CHUMBO

Ti
54,938 43 44
RDIO PALDIO

Ge

Se
78,96(3) 52
TELRIO

Br
79,904 53
IODO

Kr
83,80 54
XENNIO

39,098 41
TECNCIO RUTNIO

40,078(4) 42 45 46

44,956

47,867

37

38

39

40

RUBDIO

ESTRNCIO

ZIRCNIO

85,468 101,07(2) 102,91 77


IRDIO PLATINA MERCRIO

87,62 92,906 107,87 79 80


OURO

MOLIBDNIO

Rb
Nb Ru
106,42 112,41 78 76
SMIO

Sr Mo Tc
98,906 75
RNIO

Y
95,94 74 73
TUNGSTNIO

Zr Rh Ir
192,22 195,08(3) 110
UNUNNIO UNNBIO

NIBIO

TRIO

Pd Pt Au
196,97 111 112 200,59(2)

Sb
121,76 83
BISMUTO

Te
127,60(3) 84
POLNIO

I
126,90 85
ASTATO

Xe
86
RADNIO

88,906

91,224(2)

131,29(2)

55

56

57 a 71

72

CSIO

BRIO

HFNIO

132,91 180,95 183,84 186,21 107


BHRIO HASSIO MEITNRIO UNUNILIO

137,33 190,23(3) 108 109 105 106


SEABRGIO

La-Lu Db
262

TNTALO

FRNCIO

RUTHERFRDIO

VESTIBULAR UNIFICADO 2006

223,02

226,03

Ac-Lr

261

Srie dos Lantandios


58 61
SAMRIO EURPIO

DBNIO

RDIO

CRIO

TRBIO

HLMIO

ITRBIO

LANTNIO

NEODMIO

PROMCIO

PRASEODMIO

138,91 140,12 140,91 144,24(3) 146,92

150,36(3)

151,96

GADOLNIO

DISPRSIO

LUTCIO

RBIO

TLIO

NOME DO ELEMENTO

TRIO

ACTNIO

URNIO

CRIO

NETNIO

FRMIO

PLUTNIO

AMERCIO

BERQULIO

EINSTINIO

NOBLIO

CALIFRNIO

PROTACTNIO

227,03

232,04 231,04

238,03

237,05

239,05

241,06

244,06

MENDELVIO

249,08

252,08

252,08

257,10

258,10

259,10

LAURNCIO

9
Ta W Sg Bh Hs Mt Uun Uuu Uub Re Os Hg
59 60 62 63 64 65

Cs

Ba

Hf

Tl
204,38

Pb
207,2

Bi
208,98

Po
209,98

At
209,99

Rn
222,02

178,49(2)

87

88

Fr

Ra

89 a 103

104

Rf

Nmero Atmico

57

66

67

68

69

70

71

La

Ce Pr Pm Sm

Nd

Eu

Gd
157,25(3)

Tb
158,93

Dy
162,50(3)

Ho
164,93

Er
167,26(3)

Tm
168,93

Yb
173,04(3)

Lu
174,97

Smbolo
90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103

Srie dos Actindios

89

Massa Atmica

Ac Pa U

Th

Np

Pu

Am

Cm

Bk

Cf

Es

Fm

Md

No

Lr
262,11

VESTIBULAR UNIFICADO 2006

Massa atmica relativa. A incerteza no ltimo dgito 1, exceto quando indicado entre parnteses.

VESTIBULAR UNIFICADO 2006 FSICA /MATEMTICA


21 22
Uma lata fechada, com formato cilndrico, ser colocada dentro dgua. Conhecendo-se a densidade da gua, possvel descobrir se a lata ir flutuar sabendo-se apenas os valores das grandezas: (A) altura, rea lateral e raio da base. (B) altura, permetro da base e volume. (C) altura, massa e raio da base. (D) rea lateral e massa. (E) permetro da base e raio.

23

A figura acima mostra um bloco que desliza sobre uma superfcie plana e horizontal. Durante os 20s da Etapa 1, atuam simultaneamente sobre o bloco vrias foras, entre as quais F1 = 4N e F2 = 5N. Ao passar pelo ponto P, as foras F1 e F2 deixam de agir, mas o corpo ainda se desloca por 10s at parar, como indicado na Etapa 2. A esse respeito, considere as afirmaes abaixo. I O tempo total de movimento do bloco, considerando as duas etapas, de 30s. II Na etapa 1, o vetor soma F = F1 + F2 pode ter valores entre 1N e 9N. III Na etapa 2, a resultante de todas as foras que agem sobre o bloco nula. Um mbile feito com pequenas bolas, luas e estrelas de metal penduradas por fios em uma haste AC de 30cm. As Figuras 1 e 2 mostram situaes de equilbrio. Deseja-se pendurar, na haste da Fig. 1, um novo fio F1, a uma distncia x do ponto B, com um outro esquema igual ao da Fig. 1. Para manter o equilbrio, ser pendurado um outro fio, F2 , a uma distncia y de B, com uma nica bola, como mostra a Figura 3. Quais devem ser, respectivamente, as distncias x e y, em centmetros, de modo que a distncia entre os fios F1 e F2 seja de meia haste? (Desconsidere pesos de fios e hastes). (A) 3 e 12 (B) 5 e 10 (C) 5 e 15 (D) 6 e 9 (E) 10 e 5

(So) verdadeira(s) a(s) afirmao(es):


(A) (B) (C) (D) (E) I, apenas. II, apenas. III, apenas. I e II, apenas. II e III, apenas.

10
VESTIBULAR UNIFICADO 2006

VESTIBULAR UNIFICADO 2006


24
So conhecidos os riscos provenientes do contato humano com fontes de alta tenso. No entanto, embora a voltagem da rede eltrica na residncia de uma pessoa seja relativamente baixa, em torno de 120V, a sensibilidade humana depende do valor da corrente eltrica que atravessa o organismo. Para a maioria das pessoas vlida a seguinte tabela, relacionando a corrente eltrica e os sintomas gerados: Corrente eltrica (em Ampres) em torno de 0,001 em torno de 0,01 em torno de 0,1 maior do que 0,1 Sintomas sensao de formigamento dores e espasmos descompasso cardaco parada cardaca O grfico acima mostra o afastamento da posio de equilbrio (x) em funo do tempo (t) para uma molcula de ar colocada para vibrar pela oscilao de um diapaso. Qual aproximadamente a freqncia, em hertz, da nota emitida por este diapaso? (A) 250 (B) 120 (C) 4 (D) 0,75 (E) 0,25

26

Ao entrar em contato com terminais eltricos, a pele de uma pessoa est em uma das trs situaes, I, II ou III, descritas abaixo, que alteram o valor mdio da resistncia de seu corpo. Situao I - pele seca II - pele um pouco mida, (devido ao suor, por exemplo) III - pele molhada (no banho, por exemplo) Resistncia eltrica do corpo humano (em Ohms) 100.000 10.000 1.000

27
Um tanque vazio tem a forma de um paraleleppedo retngulo com 7 m de comprimento, 5m de largura e 4m de altura. Num certo instante, aberta uma torneira que verte gua para o tanque, taxa de 2 cm3 por hora, at que ele esteja cheio. Qual a expresso da funo h que d a altura, em metros, da gua no tanque, t horas aps a abertura da torneira? (A) h(t) = 4 2t , t [ 0;70] (B) h(t) = 4 2t , t [ 0;140] (C) h(t) = 4 + 2t , t [0;140] (D) h(t) = 2t , t [0;70] 35 (E) h(t) = 2t , t [0;140] 35

As sentenas abaixo so verdadeiras, EXCETO uma. Indique-a. (A) Na situao I, a corrente atravs da pessoa vale 0,0012A, ocasionando apenas formigamento. (B) Na situao II, a corrente eltrica, pouco superior a 0,01A, pode gerar dores e espasmos. (C) A situao III geralmente fatal, pois a corrente atravs da pessoa vale 0,12A. (D) Uma corrente em torno de 0,1A causa risco que pode ser fatal para algumas pessoas. (E) Nenhuma das situaes apresentadas oferece risco, j que a corrente sempre menor do que 1A.

28
Com um cubo e duas pirmides quadrangulares regulares, foi formado o poliedro que est representado na figura abaixo. Pretende-se numerar as 12 faces desse poliedro com nmeros de 1 a 12 . Como se v na figura, duas das faces j esto numeradas com os nmeros 1 e 3.

25
Um pequeno fogareiro composto de uma resistncia eltrica com potncia de 100W. Uma barra de chumbo de 200g, em sua temperatura de fuso, colocada em um recipiente sobre o fogareiro ligado. Desprezando-se as trocas de calor com o recipiente, o tempo necessrio, em segundos, para que o chumbo seja completamente derretido corresponde a: (Dado: Calor latente de fuso do chumbo: 5,5 cal/g) (A) 325 (B) 200 (C) 100 (D) 55 (E) 45

De quantas maneiras podemos numerar as outras 10 faces desse poliedro, se nas faces de uma das pirmides devem ficar s nmeros mpares e nas faces da outra, s nmeros pares? (A) 90 (B) 2 160 (C) 4 320 (D) 8 640 (E) 103 680

11
VESTIBULAR UNIFICADO 2006

VESTIBULAR UNIFICADO 2006


29 RASCUNHO

Na figura acima est representada parte da parbola que grfico de uma certa funo g, de domnio real. Se h a funo, tambm de domnio real, definida por h(x) = g(x). (x + 3)2 , qual pode ser o conjunto dos zeros de h? (A) { 2, 3, 4 } (B) {-3, 1, 4 } (C) {-1, 5, 9 } (D) {-2, 2, 3, 5 } (E) {-3, 2, 3, 5 }

30

Hoje de manh, Ana saiu de casa para ir escola. Fez uma parte desse percurso andando e outra, correndo. A distncia percorrida por Ana, em funo do tempo decorrido, est mostrada no grfico acima. Observando o grfico, pode-se afirmar que Ana: (A) percorreu metade da distncia andando e outra metade correndo. (B) percorreu maior distncia andando do que correndo. (C) levou mais tempo correndo do que andando. (D) fez a parte inicial do percurso correndo e a seguinte, andando. (E) fez a primeira parte do percurso andando e a seguinte, correndo.

12
VESTIBULAR UNIFICADO 2006

VESTIBULAR UNIFICADO 2006 GEOGRAFIA/HISTRIA


31
Globalizao o processo pelo qual o espao mundial adquire unidade. O ponto de partida desse movimento retorna s Grandes Navegaes europias dos sculos XV e XVI, que conferiram unidade aventura histrica dos povos, e configuraram, na conscincia dos homens, pela primeira vez, imagem geopoltica do planeta.
MAGNOLI, Demtrio. Globalizao: Estado Nacional e espao mundial. So Paulo: Ed. Moderna, 1977. p.7.

33
Os governos agem a partir de ento com o apoio da opinio pblica, que, embora se tivesse mostrado durante muito tempo indiferente e mesmo refratria questo colonial, comea a aproximar-se, toma conscincia da amplitude da obra realizada, orgulha-se da imensido de certos imprios, comea a aperceber-se das vantagens materiais ou polticas e adere questo. o nascimento de um sentimento imperialista.
RMOND, Ren Introduo histria de nosso tempo Do Antigo Regime aos Nossos Dias. Lisboa:Gradiva, 1994.p.164.

Com base no texto e considerando a expanso martima e comercial europia, pode-se afirmar que: I as navegaes concorreram para o acmulo primitivo do capital, preparando o caminho para a revoluo industrial; II a organizao territorial do mundo colonial estruturou-se a partir do aumento crescente nas relaes mercantis da China; III um dos fatores que contriburam para o pioneirismo portugus nessa poca foi a poltica de cooperao com as potncias europias, neutralizando, dessa forma, a disputa colonial; IV o deslocamento do eixo comercial econmico do Mediterrneo para o Oceano Atlntico contribuiu, de forma decisiva, para a ampliao das fronteiras geogrficas. Esto corretas as afirmativas: (A) I e II, apenas. (C) II e III, apenas. (E) III e IV, apenas. (B) I e III, apenas. (D) II e IV, apenas.

32
Nas primeiras dcadas do sculo XX, pases latino-americanos como Mxico, Argentina e Brasil, que ainda baseavam suas economias na produo de artigos primrios, comearam a desenvolver o processo de industrializao. Sobre esse fato, pode-se afirmar que: I nesses pases a industrializao foi do tipo substitutivo, ou seja, um processo destinado a produzir internamente certos bens que antes eram importados; II a participao do Estado na criao de uma infra-estrutura bsica necessria industrializao foi nula, fato esse que repercutiu de forma negativa no nvel de vida da populao; III esses pases iniciaram seus processos de industrializao influenciados pela 1 e 2 guerras mundiais e pela crise de 29, tendo como uma das mais importantes conseqncias desse processo um acentuado desenvolvimento urbano; IV a presena de investimentos estrangeiros na Amrica Latina foi intensificada como garantia da diversificao do parque industrial recm-criado nessa poca. Esto corretas as afirmativas: (A) I e II, apenas. (C) II e III, apenas. (E) III e IV, apenas. (B) I e III, apenas. (D) II e IV, apenas.

Considerando-se que o sentimento imperialista cresceu, em geral, em pases europeus, a conseqncia bvia foi o surgimento de antagonismos entre esses mesmos pases, na passagem do sculo XIX para o sculo XX. Neste quadro, pode-se citar o antagonismo: (A) norte-sul, gerado pelas diferentes polticas ambientais do planeta e pela concentrao de renda nas mos de uma minoria privilegiada da populao. (B) anglo-russo, cujo foco da disputa foi o controle da navegao sobre o Mar Negro, regio de portos quentes, essenciais expanso de ambos os pases. (C) germano-sovitico, motivado pela expanso do socialismo nas repblicas do antigo Sacro Imprio Germnico. (D) franco-alemo, motivado pela questo marroquina e fortalecido, inclusive, por fatores econmicos. (E) entre socialistas e capitalistas, que consolidou o poder dos pases centrais e excluiu do mundo desenvolvido as economias consideradas perifricas.

34
A partir da 2 metade do sculo XX, o Brasil viveu momentos em que as instituies democrticas foram suprimidas, resultando no fechamento do Congresso Nacional e na elaborao de uma nova Constituio. Assinale a opo que NO apresenta um exemplo de prticas centralizadoras e intervencionistas do Estado brasileiro ao longo desse perodo. (A) Reorganizao da poltica econmica atravs do aumento da importao de matrias-primas para a indstria nacional. (B) Atuao do Departamento de Imprensa e Propaganda na regulamentao dos meios de comunicao durante o Estado Novo. (C) Enfraquecimento do movimento sindical com a priso de seus principais lderes e intervenes previstas na legislao vigente. (D) Poltica salarial baseada na reduo dos salrios do setor pblico, enquanto que os do setor privado encaminhavamse para a livre negociao entre patres e empregados. (E) Poltica econmica de subsdios s exportaes agrcolas como estratgia de sustentao do milagre brasileiro nos anos 70.

13
VESTIBULAR UNIFICADO 2006

VESTIBULAR UNIFICADO 2006


35 36
Os estudiosos so unnimes em considerar Getlio Vargas como o personagem mais popular e carismtico de nossa historiografia. Durante o primeiro perodo em que exerceu o poder, de 1930 a 1945, mobilizou o aparelho estatal para implantar uma srie de medidas que costuraram a unidade nacional e viabilizaram o processo de industrializao, modificando a face do pas (...).
Revista Histria Viva. Grandes temas: O Brasil que Getlio sonhou. Edio especial temtica n 4. So Paulo: Ed.Duetto, 2005. p.5.

A Era Vargas foi responsvel por mudanas significativas na rea socioeconmica brasileira e, dentre elas, pode-se destacar a(o): (A) extenso dos direitos trabalhistas zona rural, fruto da bem sucedida negociao do governo com as oligarquias. (B) defesa intransigente do capital estrangeiro cerceando os direitos do trabalhador. (C) legislao trabalhista que, embora com conotaes paternalistas, atendeu s necessidades do capital. (D) incentivo dado pelo governo aos investimentos em atividades financeiras com o objetivo de atender aos projetos estatais relacionados indstria de base. (E) retorno a uma prtica poltica que via a questo social como caso de polcia.

37 Os detentores: tenham pacincia, mas aqui no sobe mais ningum.


Revista Nossa Histria. Aliana caf com leite. So Paulo: Ed. Vera Cruz. Ano 2 n 19. maio 2005.p.44.

A dcada de 90 do sculo XX ser lembrada na histria da economia brasileira como o perodo em que o Brasil entrou para a era da globalizao, ao mesmo tempo em que se desmontaram as bases do modelo de substituio das importaes, adotado desde a ultima dcada do sculo XIX. Sobre o processo mencionado, pode-se afirmar que: I a estruturao de um novo modelo desenvolvimentista no Brasil permitiu o aparecimento de um ritmo de crescimento econmico classificado como um dos mais elevados do mundo; II para atingir as suas metas, o governo brasileiro implementou a estabilidade econmica, com a reduo dos altos juros inflacionrios que prevaleciam antes da adoo do Plano Real; III a reduo dos gastos pblicos e a diminuio do papel do Estado na economia levaram a cortes nos investimentos em infra-estrutura, piorando a oferta de servios pblicos; IV a paridade cambial que marcou este perodo resultou em uma acelerao do consumo e, em conseqncia, no aumento da oferta de emprego e na elevao da qualidade de vida da populao. Esto corretas as afirmativas: (A) I e II, apenas. (C) II e III, apenas. (E) III e IV, apenas. (B) I e III, apenas. (D) II e IV, apenas.

A charge acima, publicada em 1925, retrata um dos traos marcantes da vida poltica da Repblica Velha qual podemos associar a(o): (A) disputa entre Minas Gerais e So Paulo pela organizao espacial da agropecuria brasileira durante o Estado Novo. (B) luta de poder na Repblica Velha entre paulistas e mineiros, culminando com a Revoluo Constitucionalista de 1932. (C) valorizao do Vale do Paraba como plo cafeicultor de grande importncia no cenrio internacional. (D) alternncia de polticos paulistas e mineiros no comando decisrio do pas durante a Repblica Velha. (E) estabelecimento de uma poltica fundiria regional que garantisse a posse da terra para todos durante a 1 Repblica.

14
VESTIBULAR UNIFICADO 2006

VESTIBULAR UNIFICADO 2006


38
Dois pases, um s time: separadas desde 1945, a Coria do Norte e a do Sul decidiram disputar os jogos asiticos de 2006 e as Olimpadas de 2008 com um time unificado. Em dezembro, os comits olmpicos dos dois pases vo-se reunir para decidir como sero compostas as selees e como sero os treinamentos.
Revista poca. N 390. RJ: Ed.Globo. 7 nov. 2005. p.12.

Fonte: ACHCAR, Gilbert (Org.). El Atlas de Le Monde Diplomatique. Edicin Cono Sur. Buenos Aires: Espacio, 2003. p. 50.

O IDH sintetiza a tragdia humana que assola a frica Subsaariana. Os 26 pases do mundo mais mal colocados neste ranking mundial esto nesta regio, onde cerca de 30% da populao sofre de subalimentao crnica. A esperana de vida , em mdia, inferior a 50 anos e mais de 60% da populao adulta analfabeta.
MAGNOLI, Demtrio & ARAUJO, Regina. Geografia: a construo do mundo. So Paulo: Ed. Moderna, 2005.p.447-449. (com adaptaes).

As crises agudas de fome que atingem periodicamente os pases da frica Subsaariana esto sempre associadas a fatores naturais ou a guerras civis. Entretanto, outros fatores podem ser responsabilizados pela misria permanente, como a(o): (A) estabilidade poltica ocorrida no continente na primeira metade do sculo XIX, aps o processo de descolonizao que colocou lado a lado cristos e muulmanos. (B) submisso da populao nativa s demandas do mercado internacional transformando boa parte da regio em centros exportadores de minrios e importadores de alimentos. (C) permanncia de uma economia colonial voltada para o mercado interno com a finalidade de manter a economia tribal de subsistncia. (D) aumento relativo no desenvolvimento industrial, que tomou o lugar das velhas plantations como foco da economia e das exportaes. (E) crescimento da populao rural, que foi acompanhado pela expanso insuficiente da produo agrcola, reproduzindo o crculo de pobreza ancestral.

H mais de 50 anos as duas Corias apresentam divergncias de origem poltica e econmica. A Coria do Norte, comunista, hoje um dos grandes focos de tenso internacional na sia, em funo de seu programa nuclear. J a Coria do Sul, capitalista, se tornou uma plataforma da indstria globalizada. Sobre este fato, pode-se afirmar que: (A) a Coria do Sul, politicamente, viveu diversos golpes militares, ditaduras e escndalos ligados corrupo, sendo dominada por indivduos afinados com os interesses da Coria do Norte. (B) a Coria do Norte, nos anos 90, procurou desenvolver uma poltica agressiva na conquista de mercados, ao mesmo tempo que convivia com diversas leis protecionistas que restringiam o acesso internacional ao seu mercado. (C) a esperada unio das duas Corias nos jogos asiticos e olmpicos pode ser interpretada pelo mundo ocidental como uma tentativa de barganhar ajuda econmica internacional para melhorar seu desempenho tecnolgico. (D) as dificuldades econmicas da Coria do Norte se agravaram aps o fim da URSS, em 1991, tornando-a mais vulnervel s presses polticas e econmicas norteamericanas, principalmente quelas ligadas ao seu programa nuclear. (E) os investimentos japoneses nas duas Corias foram capazes de desenvolver o setor industrial de alta tecnologia, principalmente o de bens manufaturados.

39

15
VESTIBULAR UNIFICADO 2006

VESTIBULAR UNIFICADO 2006


40
Que esperana tem um jovem nascido em um bairro sem alma, cercado apenas da feira, aprisionado pelas muralhas cinzentas em uma terra baldia, tambm cinzenta, e condenado a uma vida cinzenta, enquanto, em torno dele, a sociedade prefere ignorar sua situao at que chegue a hora de reprimir, a hora de PROIBIR?
Franois Mitterrand, Folha de So Paulo, 15 nov. 2005.

As ondas de violncia como as que se alastraram pelos subrbios de Paris, no final de outubro de 2005, podem ser explicadas: (A) pelo agravamento das tenses xenfobas entre a comunidade migrante na Europa e o colapso do Estado de Bem-Estar Social que vem abandonando nas ltimas dcadas sua populao mais pobre. (B) pela tentativa de barrar a entrada no continente de migrantes da frica Subsaariana como forma de fortalecer a elaborao de polticas de integrao nacional entre os pases da Comunidade Europia. (C) pela formao de guetos na periferia das cidades que so responsveis pela degradao dos servios pblicos e aumento da informalidade dos servios. (D) pelas lutas entre a pequena burguesia e os imigrantes, buscando a reforma da sociedade para desenvolver uma poltica de integrao das comunidades migrantes. (E) pelas disputas entre imigrantes de diferentes etnias e religies por empregos de melhor remunerao, com o objetivo de elevar seu padro de vida.

16
VESTIBULAR UNIFICADO 2006

VESTIBULAR UNIFICADO 2006 PROVA DISCURSIVA DE BIOLOGIA/QUMICA


ATENO: Esta prova destina-se somente aos candidatos do GRUPO I e as respostas devero ser apresentadas na folha especfica. CARREIRAS DO GRUPO I: Cincias Biolgicas, Educao Fsica, Enfermagem e Obstetrcia, Farmcia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinria, Nutrio e Odontologia.

O pequeno coppode Tigriopus vive em poas altas ao longo de costes rochosos na zona intramar. Estas poas esporadicamente recebem gua do mar do respingo de ondas maiores e, medida que a gua evapora, a concentrao de sal se eleva bastante. Uma chuva pesada, por outro lado, pode rapidamente reduzir a concentrao salina nessas poas. Em funo do ambiente em que este animal vive, ele capaz de sintetizar grandes quantidades de certos aminocidos, como alanina e prolina, bem como degradar e metabolizar tais aminocidos rapidamente. O grfico a seguir mostra a concentrao relativa de aminocidos livres nos fluidos corporais do coppode.

Uma amostra de 200 mL de gua do mar com concentrao do cloreto de sdio 0,43 mol/L foi recolhida e evaporada at 1/5 de seu volume. a) Indique a concentrao, em mol/L, da soluo final. b) Explique a vantagem fisiolgica, para o coppode, da rpida sntese de aminocidos em resposta ao aumento da concentrao salina do ambiente.

17
VESTIBULAR UNIFICADO 2006

VESTIBULAR UNIFICADO 2006 PROVA DISCURSIVA DE FSICA/MATEMTICA


ATENO: Esta prova destina-se somente aos candidatos do GRUPO II e as respostas devero ser apresentadas na folha especfica. CARREIRAS DO GRUPO II: Arquitetura e Urbanismo, Cincia da Computao/Computao/Sistemas de Informao, Desenho Industrial, Engenharia Civil, Engenharia de Computao, Engenharia de Produo, Engenharia de Telecomunicaes, Engenharia Eltrica, Engenharia Mecnica, Matemtica, Tecnologia em Automao Industrial, Tecnologia em Gesto de Projetos em Tecnologia da Informao, Tecnologia em Gesto em Redes de Computadores, Tecnologia em Processamento de Petrleo e Gs Natural, Tecnologia em Transmisso e Distribuio Eltrica e Zootecnia.

Joo e Maria esto brincando em uma pista de patinao. Quando Joo v Maria parada, aproxima-se dela com uma velocidade de 2m/s e lhe d um empurro na mesma direo de seu movimento. Ento, os dois seguem em movimento, separadamente, mas no mesmo sentido. Desprezando todos os atritos e sabendo que Joo pesa duas vezes mais do que Maria, determine as respectivas velocidades, vJ e vM , depois do empurro. INSTRUES: - Apresente o desenvolvimento da soluo, de forma clara e organizada, indicando o raciocnio que levou resposta. - Use o verso como rascunho. - Escreva a resoluo e a resposta na Folha de Resposta, com caneta (tinta azul ou preta).

18
VESTIBULAR UNIFICADO 2006

VESTIBULAR UNIFICADO 2006 PROVA DISCURSIVA DE GEOGRAFIA/HISTRIA


ATENO: Esta prova destina-se somente aos candidatos dos GRUPOS III e IV e as respostas devero ser apresentadas na folha especfica. CARREIRAS DO GRUPO III: Administrao, Cincias Contbeis, Cincias Econmicas, Tecnologia em Auditoria Fiscal e Tributria e Tecnologia em Gesto de Marketing. CARREIRAS DO GRUPO IV: Biblioteconomia, Comunicao Social, Direito, Filosofia, Geografia, Histria, Letras, Pedagogia, Psicologia e Tecnologia em Cinema.

Mapas enviados aos Estados Unidos, pelo Baro do Rio Branco, para auxiliar os trabalhos de fixao das fronteiras brasileiras.
Revista HISTRIA.So Paulo: Ed. Vera Cruz.Ano 3, n 25, nov. 2005.

A definio das fronteiras internas no Brasil esteve associada expanso do povoamento, ao controle da terra e/ou ao acesso de recursos ou ainda a estratgias geopolticas de ocupao e organizao territorial. Na Amaznia, em particular, a definio dos limites poltico-administrativos estaduais foi motivada por preceitos geopolticos de ocupao e controle territorial das reas de fronteiras da regio norte do Brasil. A preocupao com essa faixa de fronteira marcou a poltica sul-americana no Brasil, acabando por impulsionar projetos voltados para a segurana desta rea, principalmente a partir da dcada de 70.

a) Caracterize a poltica externa brasileira na 1 Repblica, relacionando-a s intervenes do Baro do Rio Branco. b) Apresente duas causas da instabilidade poltica da Amaznia Internacional, identificando dois dos projetos voltados para a preservao da segurana na regio, com os respectivos objetivos.

19
VESTIBULAR UNIFICADO 2006

Das könnte Ihnen auch gefallen