Sie sind auf Seite 1von 2

RENASCIMENTO E KARMA A palavra snscrita karma significa ao e se refere causalidade, a interdependncia entre todos os atos e suas conseqncias naturais.

. De modo geral, para que as que as coisas aconteam, necessria uma ao. Por exemplo, se voc quer tomar um ch, precisa praticar vrios atos que possibilitem isso: comprar a erva, arrumar uma xcara, preparar a gua etc., at que, enfim, esteja em condies de beb-lo. Essas aes, como toda e qualquer ao, tm seus resultados; esta a lei do karma. Existem aes que frutificam de imediato; outras, porm, frutificam em alguns meses ou anos, ou depois de vrias vidas, ou mesmo depois de vrias eras mas, apesar do tempo que possa mediar, sempre haver uma correspondncia entre a ao e o seu fruto. (Dalai Lama, citado na revista Bodisatva) Certamente, a maneira mais utilizada para se explicar o karma a analogia de que estamos colhendo os frutos das aes que cultivamos anteriormente; do mesmo modo, nosso futuro ter as conseqncias do que estamos fazendo agora. Tudo o que colocado em movimento produz um movimento correspondente. Se voc joga uma pedra numa lagoa, formam-se ondulaes ou anis que correm para fora, batem na margem e voltam. O mesmo se passa com o movimento dos pensamentos: ondulaes correm para fora, ondulaes retornam. Quando os resultados desses pensamentos chegam de volta, sentimo-nos vtimas indefesas: estvamos inocentemente vivendo nossa vida por que todas essas coisas esto acontecendo conosco? O que acontece que os anis esto voltando para o centro. (...) Isto o karma e, devido a ele, nossa experincia da realidade continua a girar em ciclos, com todas as suas variaes, vida aps vida. Assim o interminvel samsara, a existncia cclica. No compreendemos que estamos vivendo resultados que ns mesmos criamos, e que nossas reaes produzem ainda mais causas, mais resultados incessantemente. (...) O karma pode ser comparado a uma semente que, em condies adequadas, dar lugar a uma planta. Se voc colocar na terra uma semente de cevada, pode Ter certeza de que obter um broto de cevada. A semente no vai produzir arroz.

A mente como um campo frtil coisas de todos os tipos podem crescer nele. Quando plantamos uma semente um ato, uma palavra ou um pensamento , num dado momento, ser produzido um fruto que ir amadurecer e cair por terra, perpetuando e incrementando sementes de causalidade potentes em nosso corpo, fala e mente. Quando se juntarem as condies adequadas para o amadurecimento do nosso karma, teremos que lidar com as conseqncias das coisas que plantamos. (Chagdud Tulku Rinpoche, Portes da Prtica Budista) A doutrina budista, ao delinear o que deve ser abandonado e o que deve ser aceito, classifica o karma em dez no-virtudes e dez virtudes. As dez no-virtudes incluem trs do corpo matar, roubar e conduta sexual indevida; quatro da fala mentir, difamar, fala rude e conversa fiada; e trs da mente cobia, maldade e viso errnea. (...) As dez aes virtuosas so o oposto das dez no-virtuosas: no matar, e sim proteger a vida; no roubar, e sim praticar a generosidade; no se entregar a uma conduta sexual indevida, e sim praticar a moralidade em assuntos sexuais (realada pela manuteno do celibato em certos dias sagrados e durante certas ocasies como retiros espirituais); no mentir, e sim falar a verdade; no difamar, e sim falar harmoniosamente; no usar a fala rude, e sim usar palavras reconfortantes; no tagalerar, e sim falar com discrio e significado; no cobiar, e sim regozijar-se com a riqueza e as qualidades dos outros; no ter maldade, e sim benevolncia; no defender vises errneas, e sim cultivar as corretas. (Chagdud Khadro, Prticas Preliminmares do Budismo Vajrayana) A palavra reencarnao, apesar de ser bastante utilizada, no muito correta para o contexto budista; a palavra mais precisa seria renascimento. Algumas pessoas acreditam que uma alma imortal, ou Atman, migra de vida para vida, ou que a conscincia individual reabsorvida na conscincia universal ou mente divina para depois, mais uma vez, renascer. A viso budista no nenhuma dessas. (...) [Segundo Buddha,] o que sobrevive morte o fluxo contnuo, sempre em mutao, da energia de nosso corpo e mente muito sutis. Todos ns recebemos um nome quando nascemos e, por toda a nossa vida, respondemos a ele, embora nosso corpo e

mente aos dez, vinte, trinta, quarenta, cinqenta ou setenta anos sejam bastante diferentes. Somos a mesma pessoa, mas no somos a mesma pessoa. A natureza essencial de nossa mente vazia de uma existncia independente, por si mesma existente. Nossa natureza mais essencial como um cristal puro, e nela so gravadas muitas marcas. Assim, momento aps momento, vida aps vida, estamos sempre nos manifestando de formas diferentes. (T.Y.S. Lama Gangchen, Ngelso) H nas escrituras budistas um relato muito claro desse processo de condicionalidade. O sbio budista Nagasena fez uma explanao disso ao rei Milinda num famoso conjunto de respostas a perguntas que o rei lhe fez. O rei perguntou a Nagasena: Quando algum renasce, ele o mesmo que aquele que acabou de morrer ou diferente? Nagasena respondeu: Ele no o mesmo, nem diferente... Diga-me uma coisa, se um homem acendesse uma lamparina, ela poderia fornecer luz durante toda a noite? Sim. a chama que brilha na primeira viglia da noite a mesma da segunda... ou da ltima? No. Isso quer dizer que h uma lamparina na primeira viglia, outra lamparina na segunda, e outra na terceira? No, de uma nica lamparina a luz que brilha a noite toda. No renascimento a mesma coisa: um fenmeno surge e outro cessa, simultaneamente. Assim, o primeiro ato de conscincia na nova existncia no o mesmo do ltimo ato de conscincia da existncia prvia, nem tampouco diferente. O rei pediu outro exemplo que explicasse a natureza precisa dessa dependncia, e Nagasena fez a comparao do leite: a coalhada, a manteiga ou o ghee [manteiga semilquida], feitos de leite, nunca so o mesmo que o leite, mas dependem totalmente dele para serem produzidos. (Sogyal Rinpoche, O Livro Tibetano do Viver e do Morrer) No budismo tibetano, muito comum a identificao de tulkus (tib. Sprul sku), lamas renascidos como crianas e identificados atravs de vises, profecias e testes. O mais famoso tulku tibetano Tenzin Gyatso, o Dalai Lama. Segundo ele, a tarefa de identificar os tulkus mais lgica do que pode parecer primeira vista. Dada a crena budista no renascimento, e considerando que todo o 2

propsito da reencarnao possibilitar ao ser continuar seus esforos em benefcio de todos os seres vivos, uma concluso clara que deveria ser possvel identificar casos individuais. Isso habilita-os a serem educados e colocados no mundo de tal forma que continuem seu trabalho o mais rpido possvel. Certamente, podem ocorrer erros nesse processo de identificao, mas as vidas da grande maioria dos tulkus (atualmente existem algumas centenas deles reconhecidos, sendo que antes da invaso chinesa eram provavelmente milhares os tulkus reconhecidos) so um bom exemplo do testemunho de sua eficcia. (Dalai Lama, citado na revista Bodisatva) A palavra tulku tambm geralmente traduzida com o sentido reencarnao, mas o significado correto corpo de emanao (snsc. nirmanakaya). Do mesmo modo que o sol emana muitos raios que no so totalmente iguais, nem totalmente diferentes , um lama teria a capacidade de emanar uma sucesso de renascimentos para trazer benefcio aos outros seres. O que continua num tulku? ele exatamente a mesma pessoa que reencarnou? Ele e no , ao mesmo tempo. Sua motivao e dedicao para ajudar todos os seres a mesma, mas ele no na verdade a mesma pessoa. O que continua de uma vida para outra uma bno, isso que o cristo chama de graa. Essa transmisso de uma bno e da graa sintonizada e adequada a cada poca sucessiva, e a encarnao aparece da maneira que potencialmente melhor se adqua ao karma das pessoas desse tempo, para poder ajud-las de modo mais completo. (Sogyal Rinpoche, O Livro Tibetano do Viver e do Morrer)

Das könnte Ihnen auch gefallen