Sie sind auf Seite 1von 36

UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE

Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Inhambane


Departamento de Turismo

Licenciatura em Gesto de Mercados Tursticos

Relatrio de Estgio Curricular

Relatrio de Actividades Desenvolvidas na Direco Provincial de Indstria, Comrcio e Turismo de Maputo

Celso Bernardino Doane

Inhambane, Dezembro de 2012

Celso Bernardino Doane

Relatrio de Actividades Desenvolvidas na Direco Provincial de Indstria, Comrcio e Turismo de Maputo

Natureza do Trabalho Relatrio de Actividades de Estgio Curricular apresentado em cumprimento parcial dos requisitos exigidos pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Inhambane para obteno do ttulo de licenciatura.

Orientador(a): dr. Elisa das Dores Mazive Licenciada em Psicologia e Sociologia

Inhambane, Dezembro de 2012

Relatrio de Actividades Desenvolvidas naDireco Provincial de Indstria, Comrcio e Turismo de Maputo

Relatrio de actividades do estgio curricular apresentando em cumprimento parcial dos requisitos exigidos pela Escola superior de Hotelaria e Turismo de Inhambane, para obteno do ttulo de licenciatura.

Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Inhambane Universidade Eduardo Mondlane

Inhambane, Dezembro de 2012

O jri: O Supervisor ________________ O Avaliador __________________ Data ___/___/______

ii

IDENTIFICAO DO LOCAL DE ESTGIO: Nome do Local do Estgio: Direco Provincial de Indstria, Comrcio e Turismo de Maputo Endereo: Cidade da Matola, Avenida Mrio Estevo Coluna n115. Contactos: Telefone: +258 21 724 067; Fax. +258 21 721 976 Perodo de Estgio: 01/10/2012 a 30/11/2012 Nome de Orientador de Estgio: dr. Elisa das Dores Mazive Sociloga e Psicloga Ramo Empresarial Referente ao Estgio: Turismo Actividades desenvolvidas no local do estgio pelo estudante: Anlise documental; Anlise e aprovao de projectos tursticos; Criao de base de dados das estncias tursticas; Elaborao de notas, pareceres, relatrios mensais de actividades e outros expedientes; Homologao de tabela de preos e livro de reclamaes; Realizao de Vistorias e inspeces; Organizao da Campanha Bem Servir; Organizao e partio no seminrio de Reflexo sobre o Turismo Domstico na Provncia de Maputo.

Apoios recebidos que contriburam param o sucesso do estgio: Apoio moral e instrutivo dado pelos colaboradores da instituio. Observaes gerais sobre o local do estgio: A DPICT localiza-se na Cidade da Matola, n 115 e engloba o Ministrio da Indstria e Comrcio e o Ministrio do Turismo. Possui uma Directora Provincial e um Director Provincial Adjunto sendo que a Directora Provincial responde pela rea da Indstria e Comrcio e o Director Provincial responde pela rea do Turismo. Na instituio, existem 3 departamentos, nomeadamente da Indstria, do comrcio e do Turismo. A INAE encontra-se subordinada aos Indstria e Comrcio por estar ainda em criao, por essa razo no aparece no organograma da instituio, mas brevemente ter sua autonomia e prestar contas ao INAE central.

iii

DECLARAO

Declaro que este relatrio resultado da minha investigao pessoal, que todas as fontes esto devidamente referenciadas, no contendo nenhum plgio. Este relatrio nunca foi apresentado para aprovao de qualquer mdulo nesta Universidade, Escola ou em qualquer outra instituio.

Assinatura ___________________________________ (Celso Bernardino Doane)

Data: ____/____/_____

iv

DEDICATRIA

Aos meus pais, e aos meus irmos!

AGRADECIMENTOS Primeiramente agradecer Deus por ter me dado sade e fora para elaborar este trabalho, aos meus progenitores Casimiro Bernardino Lissave e Leonor Ana Banda Lissave pela contribuio em todas vertentes at aos dias de hoje e toda a esperana que tm depositado em mim durante a minha progresso acadmica.

Este trabalho no teria sido possvel sem a colaborao e a boa vontade daqueles a que agora me refiro: Direco Provincial de Indstria, Comrcio e Turismo de Maputo por me ter aceite para realizao do estgio e por ter criado condies para que eu me enquadrasse e realizasse as actividades.

dr. Elisa Das Dores Mazive, orientadora do estgio, um agradecimento muito especial por todo o apoio e estmulo que me prestou, por toda a energia, confiana, disponibilidade, compreenso e motivao que me transmitiu e tambm por me ter contagiado com a sua boa disposio no trabalho.

Agradeo tambm ao meu Supervisor, dr. Ernesto Jorge Macaringue, pelo tempo, ateno e pacincia que durante esta fase, depositou em mim. Por ltimo agradecer a todos que directa ou indirectamente contriburam para que o presente relatrio se tornasse realidade.

vi

LISTA DE ABREVIATURAS UEM Universidade Eduardo Mondlane ESHTI Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Inhambane DPICT Direco Provincial de Indstria, Comrcio e Turismo de Maputo INAE Inspeco Nacional de Actividades Econmicas CHAEM Centro de Higiene Ambiental e Exames Mdicos CHA Centro de Higiene Ambiental CEM Centro de Exames Mdicos REAE Repartio de Estudos e Anlise Econmica RAF Repartio de Administrao e Finanas RRH Repartio de Recursos Humanos RAE Relatrio de Actividades de Estgio Rep. Repartio Dep. Departamento RATRBSD Regulamento de Alojamento Turstico, Restaurao Bebidas e Salas de Dana. TIC Tecnologias de Informao e Comunicao

vii

Relatrio de Actividades de Estgio Desenvolvidas na DPICT

NDICE Contedo Pgina

Folha de Rosto.....i Folha de Aprovao....ii Identificao do local de estgio....iii Declarao......iv Dedicatria......v Agradecimentos......vi Lista de Abreviaturas.vii 1. INTRODUO ............................................................................................................ 1 1.1. Objectivos: ............................................................................................................... 2 1.2. Metodologia ............................................................................................................. 3 2. CARACTERIZAO DO LOCAL DE ESTGIO.................................................... 5 2.1. Caracterizao da INAE ........................................................................................... 5 2.1.1 Atribuies da INAE .......................................................................................... 6 2.1.2. Organograma da INAE ...................................................................................... 7 2.2. Caracterizao da DPICT ......................................................................................... 7 2.2.1 Atribuies do Departamento do Turismo ........................................................... 8 2.2.1. Organograma da DPICT .................................................................................... 8 3. ACTIVIDADES REALIZADAS NO ESTGIO......................................................... 9 3.1. Actividades realizadas na INAE ............................................................................... 9 3.2. Actividades Realizadas na DPICT .......................................................................... 10 4. RELAO COM AS DISCIPLINAS DO CURSO: ................................................. 13 5. COMPETNCIAS ADQUIRIDAS ............................................................................ 16 6. CONCLUSES E RECOMENDAES .................................................................. 17 5.1. Concluses ............................................................................................................. 17 5.2. Recomendaes ..................................................................................................... 17 7. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS....................................................................... 19

Celso Doane Gesto de Mercados Tursticos 3 Ano

Relatrio de Actividades de Estgio Desenvolvidas na DPICT

1. INTRODUO O aprendizado1 muito mais eficaz quando adquirido por meio da experincia, isto , a reteno ao aprender na prtica maior do que ao aprender lendo ou ouvindo. O estgio um processo de aprendizagem indispensvel a um profissional que deseja estar preparado para enfrentar os desafios de uma carreira, pois nesta fase em que o estudante (estagirio), tem a oportunidade de assimilar a teoria e a prtica, ou seja, conhecer a realidade do dia-adia que escolheu para exercer.

Um dos requisitos para a obteno do grau de Licenciatura em Gesto de Mercados Tursticos na Universidade Eduardo Mondlane Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Inhambane a realizao de um estgio curricular e posterior elaborao do respectivo relatrio, onde o estudante deve apresentar o local de estgio, as tarefas que realizou e a ligao entre as tarefas realizadas com as cadeiras do curso, sendo assim, surge o presente Relatrio de Actividades, com o propsito de apresentar as actividades realizadas durante o Estgio Curricular, na Direco Provincial de Indstria, Comrcio e Turismo de Maputo, concretamente no Departamento do Turismo e na INAE, uma instituio subordinada a DPICT, no perodo compreendido entre 1 de Outubro a 30 de Novembro de 2012.

O presente relatrio de actividades de estgio curricular encontra-se dividido nas seguintes partes: (I) Introduo: onde se faz uma breve introduo da temtica do documento, caracterizao geral da organizao onde foi realizado o estgio, seu funcionamento e dos objectivos; (II) Desenvolvimento: onde so descritas as actividades e os procedimentos tcnicos aplicados bem como dos respectivos sectores onde estas foram realizadas; (III) Concluses e recomendaes: onde so apresentadas as principais concluses a que se chegou e as possveis recomendaes para melhorar o desempenho da instituio; (IV) Elementos ps-textuais: onde apresentada a bibliografia, apndices e anexos.

Fonte: http://www.eseba.ufu.br

Celso Doane Gesto de Mercados Tursticos 3 Ano

Relatrio de Actividades de Estgio Desenvolvidas na DPICT

1.1. Objectivos: Geral Integrar o estudante nas actividades desenvolvidas na DPICT, de modo a consolidar os conhecimentos tericos adquiridos ao longo do curso com a prtica.

Especficos 1. Identificar e descrever as actividades desenvolvidas durante o estgio na DPICT; 2. Desenvolver actividades na DPICT, de modo adquirir conhecimentos e experincia de trabalho de forma a complementar os conhecimentos tericos; 3. Relacionar as actividades desenvolvidas no DPICT com as reas temticas do curso.

Celso Doane Gesto de Mercados Tursticos 3 Ano

Relatrio de Actividades de Estgio Desenvolvidas na DPICT

1.2. Metodologia Metodologia o conjunto de mtodos ou caminhos que so percorridos na busca do conhecimento (ANDRADE, 1997). O presente Relatrio de Actividades de Estgio curricular obedeceu os seguintes processos metodolgicos:

1 Etapa: Concepo do plano e projecto de estgio Esta etapa teve lugar quando o estagirio frequentava o mdulo de Seminrio de Estgio e consistiu na escolha do local de estgio, identificao das actividades a realizar, as competncias que esperava adquirir bem como os procedimentos que seriam levados a cabo para colectar informao do local de estgio.

2 Etapa: Realizao das Actividades de Estgio Nesta etapa foram usadas duas tcnicas de recolha de dados que permitiram dissipar as dvidas que emergiam como consequncia da realizao das diferentes actividades como se segue. Entrevista No Estruturada 2: consistiu em conversas informais tidas com os funcionrios das instituies (INAE e DPICT) com vista a inteirar-se do funcionamento da instituio, visando solucionar dvidas relacionadas com as prticas, na perspectiva de consolidar a teoria com a prtica. Observao Participante3: consistiu na observao e participao de diversas actividades prticas na instituio de acolhimento, o que contribuiu para o conhecimento e aplicao dos procedimentos tcnicos usados na instituio.

Segundo Schlter (2003:106), a entrevista no estruturada aquela em que o pesquisador no se baseia em perguntas j formuladas, consiste numa conversa sem restries entre o pesquisador e o entrevistado sobre temas relacionados com o objecto de estudo
3

Esta consiste em estar em contacto com a comunidade, ou facto que se estuda, mantendo e interferindo no desenvolvimento das actividades (http://www.infopedia.pt/$observacao-participante).

Celso Doane Gesto de Mercados Tursticos 3 Ano

Relatrio de Actividades de Estgio Desenvolvidas na DPICT

3 Etapa: Compilao e redaco do Relatrio A 3 e ltima etapa foi realizada com recurso ao processador informtico de textos MS Word para a redaco do RAE. Durante esta etapa foram aplicadas os seguintes mtodos: Mtodo Descritivo: este mtodo consistiu na descrio do fenmeno observado ao longo do estgio, com o objectivo de confrontar com os conhecimentos tericos adquiridos durante a formao com a finalidade de dar a conhecer a realidade que se verifica no local de estgio. Mtodo Comparativo: este mtodo consistiu no estabelecimento de uma relao entre os conhecimentos adquiridos nos diferentes mdulos e realidade prtica da organizao de acolhimento.

Celso Doane Gesto de Mercados Tursticos 3 Ano

Relatrio de Actividades de Estgio Desenvolvidas na DPICT

2. CARACTERIZAO DO LOCAL DE ESTGIO O estgio foi concedido pela DPICT, instituio que representa os Ministrios da Industria e Comrcio e o Ministrio do Turismo a nvel da Provncia de Maputo. Nas primeiras trs semanas (de 1 a 19 de Outubro), a DPICT encaminhou-me a INAE, uma instituio a ela subordinada (que brevemente ter sua autonomia), a fim de realizar a actividade inspectiva, que passou a ser feita por aquela instituio.

2.1. Caracterizao da INAE A INAE um rgo do Estado criado pelo decreto n 46/2009 de 19 de Agosto, tutelado pelo Ministro da Indstria e Comrcio com o intuito de fiscalizar a actividades econmicas. Surge da necessidade de facultar as aces inspectivas aos inspeccionados, pois antes da criao, os agentes econmicos recebiam vrias inspeces de diferentes instituies, obrigando-os a interromper suas actividades por vrias vezes. Por exemplo, um proprietrio de um estabelecimento de restaurao podia receber no mesmo ms a inspeco do turismo (inspeccionando a legalidade), da sade (inspeccionando as condies higinicas do local), e da administrao local (inspeccionando a regularizao do espao) e eram obrigados a interromper as suas actividades. Criada a INAE, o proprietrio passa a receber apenas uma inspeco, onde se inspecciona aspectos ligados a legalidade das actividades, condies higinicas, legalizao do espao entre outras.

Antes da criao da INAE, as aces inspectivas eram feitas por uma equipa multissectorial composta por tcnicos da sade (CHAEM actualmente dividida em CHA e CEM), DPICT e administrao local (Conselho Municipal ou Governo, dependendo do local), mas actualmente, a INAE afectou funcionrios das instituies acima referidas, passando estes a prestar contas a INAE. Importa referir que a INAE, ainda est em formao, por isso ainda se encontra subordinada a DPICT e conta com 14 funcionrios e tem falta de recursos, como computadores e viaturas.

Celso Doane Gesto de Mercados Tursticos 3 Ano

Relatrio de Actividades de Estgio Desenvolvidas na DPICT

2.1.1 Atribuies da INAE a) Fiscalizar todos os locais onde se proceda a qualquer actividade industrial, comercial, ou de prestao de servios, designadamente de produtos acabados e/ou intermdios, armazns, escritrios, cargas transportadas ou em trnsito no territrio nacional, entrepostos frigorficos, empreendimentos tursticos, agncias de viagens, estabelecimentos de restaurao, empresas de animao turstica, estabelecimentos de bebidas, cantinas, refeitrios, armazns porturios e terminais de carga, recintos de diverso, estabelecimentos de produo e realizao de espectculos desportivos e/ou recreativos, estabelecimentos de produo desportiva e de publicidade; b) Promover aces de natureza preventiva em matria de infraces contra a qualidade, genuinidade, composio, aditivos alimentares e outras substncias e de rotulagem dos gneros alimentcios para consumo humano e dos alimentos para animais; c) Fiscalizar a legalidade do exerccio da actividade de abate, preparao, tratamento e armazenamento de produtos de origem animal; d) Fiscalizar, em coordenao com outros organismos competentes, a oferta de produtos e servios, prevenir aces de aambarcamento em bens considerados essenciais ao abastecimento; e) Verificar a legalidade dos empreendimentos susceptveis de causar danos ao meio ambiente e zelar pela observncia das leis, normas e regulamentos relativos ao ambiente; f) Fiscalizar a legalidade da explorao da energia em instalaes elctricas e em postos de abastecimento de combustveis e embargar actividades ilegais. g) Fiscalizar a legalidade do exerccio da actividade mineira e a comercializao dos produtos mineiros;

Celso Doane Gesto de Mercados Tursticos 3 Ano

Relatrio de Actividades de Estgio Desenvolvidas na DPICT

h) Fiscalizar a conservao e venda dos produtos de pesca no mercado nacional; O Combater a produo e venda de produtos pirateados ou contrafeitos; i) Velar pelo cumprimento das leis, regulamentos, despachos e demais normas que disciplinam a actividade econmica; j) Promover, junto dos interessados, aces de divulgao da legislao sobre o exerccio das actividades econmica cuja fiscalizao lhe esteja atribuda; k) Realizar quaisquer outras actividades que lhe sejam cometidas superiormente ou por lei.

2.1.2. Organograma da INAE

Gabinete do Delegado

Departamento Fiscal Repartio de Administrao e Finanas

Departamento Jurdico

Rep. de Recursos Humanos

Repartio do Contencioso

Rep. de Sistemas de TI

Fonte: o estagirio com base nos dados recolhidos na instituio.

2.2. Caracterizao da DPICT A DPICT uma instituio do Estado que representa o Ministrio da Industria e Comrcio; e o Ministrio do Turismo a nvel da Provncia de Maputo. O estgio decorreu no Departamento do Turismo no perodo compreendido entre 22 de Outubro a 30 de Novembro.

Celso Doane Gesto de Mercados Tursticos 3 Ano

Relatrio de Actividades de Estgio Desenvolvidas na DPICT

2.2.1 Atribuies do Departamento do Turismo Dar o parecer para abertura de um estabelecimento turstico; Efectuar vistorias, como forma de autorizar as estncias tursticas a iniciarem o exerccio da actividade; Emitir livros de reclamaes e tabelas de preos de produtos e servios prestados pelas estncias tursticas; Organizar aces de promoo do Turismo a nvel provincial. Organizar eventos, seminrios e palestras da DPICT e quando solicitado do Governo da Provncia de Maputo;

2.2.1. Organograma da DPICT

Directora Provincial

Director Provincial Adjunto


Dept. do Comrcio Dept. da Indstria Dept. do Turismo

REAE

RAF

RRH

Patrimnio
Fonte: o estagirio com base em dados recolhidos na instituio

Secretariado

Celso Doane Gesto de Mercados Tursticos 3 Ano

Relatrio de Actividades de Estgio Desenvolvidas na DPICT

3. ACTIVIDADES REALIZADAS NO ESTGIO 3.1. Actividades realizadas na INAE As actividades por mim realizadas foram: a) Realizao de Inspeces; Nas actividades inspectivas verifica-se o seguinte: Legalidade das actividades se o estabelecimento encontra-se registado no BA, possui alvar em dia; Legalizao das actividades em curso se exerce alguma actividade que no esteja mencionada no alvar ou vende algum produto que no esteja na tabela de preos. Cumprimento das normas higinico-sanitrias verificar se o estabelecimento possui cartes de controlo de sade dos trabalhadores, extintores, fardamentos para cozinheiros, tampas nos baldes de lixo, dreno para produtos qumicos (no casos de estabelecimentos de restaurao) e tambm verificar como armazena o lixo, se o estabelecimento tem moscas, teias de aranhas e se est limpo. Controlo de validade de produtos e rotulagem verificar se os produtos esto dentro do prazo e o cumprimento dos requisitos do rtulo (o rtulo deve conter validade do produto e o endereo do fabricante); Controlo da qualidade dos produtos e sua conservao; Verificar se o estabelecimento tem uma tabela de preos de todos produtos/servios e se encontra se afixada em trs locais visveis; Educou-se os agentes econmicos de modo a melhorar o desempenho de suas tarefas.

b) Elaborao do relatrio de inspeco O relatrio deve conter o nome e contacto do estabelecimento e seu representante legal, endereo do estabelecimento e as infraces cometidas (caso existam). Nos casos de inspeco por via de denncia, deve-se mandar uma cpia do relatrio ao denunciante.

Celso Doane Gesto de Mercados Tursticos 3 Ano

Relatrio de Actividades de Estgio Desenvolvidas na DPICT

c) Elaborao do auto Consiste na penalizao do infractor, que pode ser desde aplicao de multas, destruio de produtos at ao encerramento do estabelecimento de acordo com o plasmado no RATRBSD.

d) Medidas ps inspeco No caso de encontrar-se produtos fora do prazo, caso fossem slidos, eram recolhidos e incinerados na Lixeira da Machava e se fossem lquidos, abria-se uma cova e despejava-se o contedo, sempre na presena do infractor.

Os estabelecimentos no licenciados, eram notificados a comparecer ao BA para procederem o licenciamento, mas de momento tinham de suspender as suas actividades.

Em casos de estabelecimentos sujos, eles tinham de parar com as actividades e fazerem limpeza, mas se repetissem a infraco eram multados.

3.2. Actividades Realizadas na DPICT a) Anlise documental: O estagirio analisou processos vindos do BA, a fim de verificar se estes continham todos os documentos necessrios para abrir uma estncia turstica.

b) Anlise e aprovao de projectos tursticos: Nesta actividade, fez-se a anlise de projectos tursticos, a fim de dar-se um parecer tcnico para a continuao do processo de regularizao da actividade. Importa referir que no parecer elaborado, tinha de se escrever se o projecto podia ir avante ou no, citando os aspectos positivos ou negativos do mesmo.

Celso Doane Gesto de Mercados Tursticos 3 Ano

10

Relatrio de Actividades de Estgio Desenvolvidas na DPICT

c) Criao da base de dados das estncias tursticas: O estagirio criou uma base de dados para Registo de estabelecimentos tursticos (alojamento; restaurao e bebidas separadamente) em MS Excel, para facilitar o processo de apuramento dos dados, que anteriormente se encontravam em MS Word.

d) Elaborao de notas, pareceres e outros expedientes: Aqui o estagirio elaborou notas, pareceres, outros documentos e a aprendeu a tramit-los (encaminhar para assinatura, carimbo e arquivar).

e) Elaborao de relatrio mensal do departamento: O estagirio foi incumbido de elaborar os relatrios mensais de actividades realizadas nos meses de Outubro e Novembro, tendo em conta que o relatrio devia constar informao sobre: as vistorias realizadas, os expedientes que deram entrada, as visitas ou trabalhos de campo e outras actividades.

f) Homologao de tabela de preos e livro de reclamaes: O estagirio preencheu tabelas de preos (vide anexo A e B) dos de estabelecimentos de alojamento; restaurao e bebidas, tendo que escrever nelas o valor mnimo e mximo de cada servio/ou produto e informar ao operador para afixar as tabelas em trs lugares visveis do estabelecimento (facilitando o acesso ao cliente) e caso no cumprisse poderia estar sujeito uma multa. Tambm homologou livros de reclamaes (vide anexo C) cuja fixao e obrigatria para as estncias tursticas.

g) Realizao de Vistorias: Nas vistorias, verifica-se alguns aspectos especficos ou comuns de acordo com os tipos de estabelecimentos: de alojamento, restaurao e bebidas e salas de dana que passo a mencionar: O comum que em todas as vistorias tem de estar presente um tcnico do departamento do Turismo da DPICT (chefe da brigada), um tcnico de sade (normalmente do CHA, sendo substitudo por um tcnico de sade local em locais nos postos administrativos) e um

Celso Doane Gesto de Mercados Tursticos 3 Ano

11

Relatrio de Actividades de Estgio Desenvolvidas na DPICT

representante do Governo local (Municpio no caso de um local de abrangncia, caso contrrio um representante do SDAE). O que se exige de comum em todos os estabelecimentos apresentar um lugar limpo, que possui casas de banho para clientes e para funcionrios, cartes de sade e vestirio para funcionrios.

No caso de estabelecimentos de alojamento do tipo Hotel, imprescindvel a presena de um tcnico o SENSAP, para identificar os locais onde devem-se montar extintores de fogo, que extintores devem-se montar e verificar a validade dos mesmos. Tambm verifica-se se os quartos esto limpos, possuem ventilao ou ar condicionado, no devem possuir cheiros nauseabundos

Para o caso de salas de dana do tipo porta aberta (geralmente discotecas, abertas at alta noite), obrigatria a presena da Polcia, a fim de terem conhecimento de um estabelecimento que funciona at s altas horas para ficar vigilante.

Nas vistorias aos estabelecimentos de restaurao e bebidas, verificou-se se a cozinha estava limpa, os trabalhadores possuam uniformes (batas, luvas, toucas e mscaras), se nos drenos, as guas claras e negras esto separadas, o estabelecimento possui armazm.

Aprovada a vistoria, faz-se levantamento das mesas e cadeiras (restaurao e bebidas) e dos quartos e camas (alojamento) para lanar na base de dados e so deixadas recomendaes que devem ser cumpridas dentro de 15 dias desde a realizao da vistoria e elabora-se um auto de vistoria (vide anexo D) para o caso de vistorias aprovadas onde faz-se um resumo do que vem no processo (local do estabelecimento, proponente, tipo de estncia). h) Organizao da Campanha Bem Servir uma campanha realizada todos os anos no ms de Dezembro, com o intuito de ensinar os operadores tursticos e de servios de apoio ao turismo e as instituies do Estado (Migrao) e os agentes econmicos em geral, como prestar servios de qualidade e manter um bom relacionamento com os clientes.

Celso Doane Gesto de Mercados Tursticos 3 Ano

12

Relatrio de Actividades de Estgio Desenvolvidas na DPICT

i) Organizao do seminrio de Reflexo sobre o Turismo Do mstico na Provncia de Maputo Esta actividade foi realizada no ltimo dia de estgio, e o estagirio elaborou convites para os participantes, auxiliou no processo de escolha do estabelecimento a servir o lanche ao intervalo e antes do incio do seminrio trabalhou como protocolo, onde tinha de passar a lista de presenas aos participantes e entreg-los o programa e uma folha para anotaes do que se tratava. Logo aps o incio do seminrio, o estagirio efectuara a actividade que tinha sido incumbido a quando da realizao do programa, que era de ser o secretrio do seminrio.

Importa referir que o seminrio teve lugar na Direco Provincial de Plano e Finanas de Maputo e contou com a participao de cerca de 60 convidados, e teve como 4 oradores, nomeadamente o Director Provincial Adjunto de Indstria, Comrcio e Turismo de Maputo, uma representante do INATUR, um representante dos operadores tursticos e por fim um representante das LAM. Terminado o seminrio, o estagirio entregou o relatrio do seminrio.

4. RELAO COM AS DISCIPLINAS DO CURSO: Atravs das actividades realizadas na DPICT, foi possvel conciliar com as seguintes cadeiras do curso de Licenciatura em Gesto de Mercados Tursticos: a) Legislao Turstica e Ambiental o mdulo contribuiu na anlise documental, anlise e aprovao de projectos tursticos, para verificar se os documentos estavam completos e cumpriam o plasmado na Lei e quando se fazia a vistoria se o estabelecimento merecia a classe que o dono do projecto propunha. b) Metodologia de Investigao Cientfica para a elaborao de documentos, relatrios mensais e do relatrio do seminrio;

Celso Doane Gesto de Mercados Tursticos 3 Ano

13

Relatrio de Actividades de Estgio Desenvolvidas na DPICT

c) Tecnologia de Informao e Comunicao aplicadas ao Turismo para a elaborao de documentos (relatrios, pareceres, notas) e na criao da base de dados; d) Relaes Interpessoais no relacionamento com os funcionrios da instituio, os participantes do seminrio e os operadores tursticos que se faziam presentes a DPICT; e) tica e Responsabilidade Social maneira de me apresentar no local de estgio, no seminrio e nos trabalhos fora da instituio. f) Anlise e Gesto de Projectos de Investimento na anlise de projectos tursticos, avaliou-se o impacto financeiro que causaria e os postos de empregos que criaria o projecto; g) Anlise e Gesto Financeira quando o estagirio analisou os pedidos de abertura de estancias tursticas. h) Patrimnio Natural ainda na anlise de projectos, tinha tambm de se analisar os impactos que o projecto causaria ao meio ambiente. i) Planeamento Turstico e Ordenamento Territorial e por fim na anlise de projectos tinha ver se os estabelecimentos estavam construdos de acordo com o plasmado na lei (ex: um estabelecimento tem de estar uma distncia de 50 metros praia) j) Planeamento e Organizao de Eventos na preparao do seminrio, desde ao processo de aquisio do espao ao recrutamento do operador que forneceu os servios de restaurao; k) Estatstica Aplicada no apuramento dos dados estatsticos dos estabelecimentos tursticos e na criao da base de dados de estncias tursticas;

Celso Doane Gesto de Mercados Tursticos 3 Ano

14

Relatrio de Actividades de Estgio Desenvolvidas na DPICT

l) Operaes Tursticas na reserva do local do seminrio e no contacto co fornecedor dos servios de restaurao. m) Marketing na organizao do Seminrio, pois foi apresentando um DVD que continha as potencialidades tursticas da Provncia de Maputo como forma de atrair investidores. n) Gesto de Recursos Humanos no seminrio, o estagirio trabalhou como protocolo, sendo assim tinha de orientar os participantes e encaminhar aos seus lugares.

Celso Doane Gesto de Mercados Tursticos 3 Ano

15

Relatrio de Actividades de Estgio Desenvolvidas na DPICT

5. COMPETNCIAS ADQUIRIDAS COMPETNCIAS ADQUIRIDAS POR REA Semana Actividades realizadas INAE 1 19 de Outubro 1. Anlise documental; 2. Elaborao de notas, pareceres e outros expedientes; 3. Realizao de inspeces. Comunicao interpessoal; Relacionar com o pblico. Trabalho em equipe; Uso das TIC' na realizao das actividades. DPICT - Departamento do Turismo 1. Anlise documental; 2. Anlise e aprovao de projectos tursticos: De 22 de Outubro 30 de Novembro 3. Criao de base de dados das estncias tursticas; 4. Elaborao de notas, pareceres e outros expedientes; 5. Elaborao do relatrio mensal; 6. Homologao de tabela de preos e livro de reclamaes; 7. Realizao de Vistorias; 8. Organizao do seminrio de Reflexo sobre o Turismo Domstico na Provncia de Maputo. Exerccio da criatividade; Organizao e avaliao dos documentos (processos, pareceres e outros expedientes); Planear e gerir eventos; Organizao e avaliao de processos; Anlise e avaliao de projectos financeiros; Organizao de servios de restaurao; Habilidades para o mercado de trabalho; Uso das TIC' na realizao das actividades. Competncias e Habilidades adquiridas

Celso Doane Gesto de Mercados Tursticos 3 Ano

16

Relatrio de Actividades de Estgio Desenvolvidas na DPICT

6. CONCLUSES E RECOMENDAES 5.1. Concluses O estgio na DPICT contribuiu muito para a minha formao, pois as actividades realizadas complementaram a parte terica de algumas cadeiras por mim estudadas como foi referenciado anteriormente. O estgio deu-me tambm a oportunidade de saber quais so as tarefas de um profissional de turismo afecto a uma instituio e de forma geral como trabalhar numa instituio do Estado. O estgio permitiu-me entrar em contacto com o ambiente de trabalho em que pretendo exercer, depois de formado, aprender na prtica o que ensinado teoricamente no curso, e atravs do seminrio em que participei levarei para o curso a experincia adquirida em termos de assuntos ligados ao fraco desenvolvimento turismo Domstico na Provncia de Maputo e auxiliar com a experincia adquirida a Provncia de Inhambane que tambm tem os mesmos desafios.

Findo o estgio, percebi que existe uma relao de complementaridade entre a DPICT e a INAE, pois a primeira, licencia mostrando ao operador que est capacitado para oferecer servios com qualidade ao seu cliente e a segunda tem de dar continuidade, fazendo cumprir o compromisso da prestao servios respeitando os direitos do consumidor.

5.2. Recomendaes Recomendo que a DPICT e a INAE tracem um plano de a INAE em conjunto para efectuar inspeces pelo menos um ms aps a vistoria, para garantir que os operadores esto cumprindo seu compromisso de oferecer servios de qualidade respeitando os direitos do consumidor de acordo com o plasmado na lei.

a) Recomendaes a INAE: Criar um plano de inspeces, pois eles no possuem, para facilitar que eles saibam quais os locais onde devem efectuar as aces inspectivas; Recrutar um tcnico formado em Turismo;

Celso Doane Gesto de Mercados Tursticos 3 Ano

17

Relatrio de Actividades de Estgio Desenvolvidas na DPICT

Criao de uma base de dados, para facilitar o apuramento dos dados pois eles no possuem, sendo que devem ir sempre a busca dos relatrios para apurar os dados.

Adquirir mais viaturas para permitir que as aces inspectivas sejam abrangentes em toda provncia.

b) Recomendaes a DPICT: Adquirir mais viaturas para facilitar as vistorias, para evitar o uso de viaturas dos operadores que por vezes estes trazem viaturas com uma lotao inferior ao nmero da equipe de deve vistoriar. Articulem com BA, de modo que as vistorias sejam feitas em pelo menos mais um dia, pois actualmente so feitas apenas nas teras e quintas feiras, fazendo que se acumulem processos.

Celso Doane Gesto de Mercados Tursticos 3 Ano

18

Relatrio de Actividades de Estgio Desenvolvidas na DPICT

7. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS Livros 1. ANDRADE, Maria Margarida de. Introduo Metodologia do Trabalho Cientfico. 2. ed. So Paulo: Atlas, 1997. 2. BISSOLI, Maria A. M. A. (2002). Estgio em turismo e hotelaria. 2 ed. So Paulo: Aleph. 3. BIANCHI, Anna Cecilia, ALVARENGA, Marina. BIANCHI, Roberto (2003). Orientao para estgio em turismo: trabalhos, projectos e monografias. So Paulo: Pioneira Thompson Learning. 4. SCHLTER, Regina G. (2003). Metodologia Da Pesquisa Em Turismo E Hotelaria. S. Paulo: Aleph editora Referncias Legislativas Decreto n 46/2009, de 19 de Agosto (Cria a Inspeco Nacional de Actividades Econmicas), publicado no BR n 33, 1 Srie, suplemento, de 19 de Agosto de 2009. Decreto n 18/2007, de 7 de Agosto (aprova o Regulamento de Alojamento Turstico, Restaurao e Bebidas e Salas de Dana e revoga o decreto n 40/2005 de 30 de Agosto), publicado no BR n 31, 1 Srie, 2 suplemento, de 7 de Agosto de 2007.

Pesquisa Virtual: http://www.eseba.ufu.br/arquivos/anais/trabalhos_Completos/Eixo_1/Natalia_Luiza _Borges_-_Experiencia_pratica_como_contribuicao.pdf 3.12.2012 pelas 17:00 horas http://www.infopedia.pt/$observacao-participante consultado no dia 3.12.2012 pelas 17:05 horas. consultado no dia

Celso Doane Gesto de Mercados Tursticos 3 Ano

19

APNDICES

Apndice A GUIO DE ENTREVISTA

O presente questionrio dirigido ao Delegado da INAE a fim de colectar informao sobre composio, funcionamento e procedimentos da instituio.

1. Qual a composio orgnica da instituio? 2. De que forma so feitas as inspeces? 3. A INAE possui um plano de inspeces? 4. O que acontece quando o operador infringe pela 1 vez? E quando remitente? 5. Quando a inspeco feita atravs de uma denncia, o processo semelhante? Se no, qual ? 6. Qual o procedimento a seguir aps a inspeco? 7. Que dificuldades a INAE depara quando efectua as inspeces? 8. Os operadores apresentam preocupaes quando so inspeccionados? Se sim, quais? 9. Quanto a gesto da informao, existe alguma base de dados para facilitar o apuramento dos dados? 10. Nas aces inspectivas, o que se verifica nos estabelecimento de: alojamento turstico; restaurao e bebidas; salas de dana? 11. Que aces so levadas a cabo pela INAE, para evitar que os agentes econmicos prestem servios de m qualidade? 12. Na quadra festiva existe algum programa especial levado pela instituio? Se sim, qual?

Muito obrigado pela colaborao!

Apndice B GUIO DE ENTREVISTA

O presente questionrio dirigido a Chefe do Departamento do Turismo da DPICT a fim de colectar informao sobre composio, funcionamento e procedimentos do seu departamento.

1. Qual a composio orgnica da instituio? 2. Como feito o processo de vistorias? 3. Qual o passo a seguir quando o estabelecimento aprova ou reprova na vistoria? 4. Nas vistorias, que requisitos dever ter um estabelecimento de: alojamento turstico; restaurao e bebidas; salas de dana? 5. Que tipo de aspectos so tolerveis para o exerccio das actividades nos de: alojamento turstico; restaurao e bebidas; salas de dana? 6. Quais so as dificuldades que enfrentam quando efectuam as vistorias? 7. Alguma preocupao foi exposta por um operador quando foi efectuada uma vistoria? 8. Que aces so levadas a cabo pela INAE, para evitar que os agentes econmicos prestem servios de m qualidade? 9. Quanto a gesto da informao, existe alguma base de dados para facilitar o apuramento dos dados? 10. Que aces so levadas a cabo pela DPICT, para evitar que os agentes econmicos prestem servios de m qualidade? 11. Que aces so levadas a cabo pela DPICT, para promover o turismo na Provncia? 12. Existe algum programa especial, no mbito da quadra festiva que se avizinha?

Muito obrigado pela colaborao!

ANEXOS

Anexo A Tabela de Preos de Alojamento

Anexo B Tabela de Preos de Comidas e Bebidas

Anexo C Livro de Reclamaes

Anexo D Auto de Vistoria

REPBLICA DE MOAMBIQUE GOVERNO DA PROVNCIA DO MAPUTO DIRECO PROVINCIAL DA INDSTRIA, COMRCIO E TURISMO

Departamento de Turismo
AUTO DE VISTORIA

MINISTRIO DO TURISMO
DIRECO PROVINCIAL DE INDSTRIA COMRCIO E TRISMO DE MAPUTO DEPARTAMENTO DO TURISMO LICENCIAMENTO E CADASTRO

DIA 13

MS Novembro

ANO 2012

PROCESSO N 506

ASSUNTO

Artigo 211 do Decreto n 18/07, de 7 de Agosto Catering Modam Wellinton Borges Paiva Caterring Matola A
CONDIES DE AUTORIZAO E DE APROVAO DOS PROJECTOS CONDIES DE LABORAO PROPOSTA DE CLASSIFICAO PARECER QUANTO/APROVAO DA DENOMINAO CONCLUSO INSTITUIO DPICT CHA CMCM

CLASSE

GRUPO

Data do pedido da vistoria


VISTORIA REQUERENTE ACTIVIDADE ENDEREO RESULTADO DA VISTORIA

27

Junho

2012

Aprovada Prprias para funcionamento 3 Estrelas Aprovada Aprovada


NOME DO PERITO ASSINATURA

rsula Manhique Pedro Bruno Antnio Guiamba


O DIRECTOR PROVINCIAL ADJUNTO

A CHEFE DE DEPARTAMENTO

Elisa das Dores Mazive

Carlitos Mesa Rupia


.

Data___/___/_____

Data___/___/_____

Das könnte Ihnen auch gefallen