Sie sind auf Seite 1von 58

PROTOCOLO

ADMINISTRAO DE QUIMIOTERPICOS ANTINEOPLSICOS

2 SUMRIO Apresentao Introduo............................................................................................................ Classificao dos quimioterpicos antineoplsicos............................................. Vias de administrao dos quimioterpicos antineoplsicos............................... Dispositivos utilizados para aplicao do quimioterpico.................................. Procedimento Operacional Padro Puno do cateter totalmente implantado. Procedimento Operacional Padro Heparinizao de cateteres antineoplsicos..................................................................................................... Rotina Operacional Padro administrao de quimioterpicos antineoplsico Rotina Operacional Padro Intervenes de enfermagem frente s reaes alrgicas ao quimioterpico antineoplsico......................................................... Extravasamento de quimioterapia antineoplasica ............................................... Rotina Operacional Padro: intervenes de enfermagem frente ao extravasamento de quimioterpicos antineoplsicos........................................... Normas tcnicas para o manuseio seguro dos quimioterpicos antineoplsicos..................................................................................................... Rotina Operacional Padro Intervenes frente ao derramamento acidental de quimioterpicos antineoplsicos..................................................................... Intervenes de enfermagem nos efeitos colaterais mais comuns do tratamento com quimioterapia antineoplsica..................................................... Ficha tcnica dos quimioterpicos antineoplsicos utilizados na Instituio... Competncias dos profissionais de enfermagem na administrao do quimioterpico antineoplsico............................................................................ Referencias .........................................................................................................

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16.

3 4 7 14 15 21 26 28 30 32 34 38 40 42 58 59

3 APRESENTAO

De acordo com a Norma Regulamentadora (NR32) que tem por finalidade estabelecer as diretrizes bsicas para a implementao de medidas de proteo e segurana sade dos trabalhadores dos servios de sade, a Instituio deve assegurar capacitao em biossegurana aos seus funcionrios, bem como fornecer equipamentos de proteo individual especfico. As normas regulamentadoras devem constar no manual de procedimentos de quimioterapia e estar disponvel aos trabalhadores e a fiscalizao do trabalho. Por essas razes, alm do conhecimento cientfico sobre a administrao dos quimioterpicos antineoplsicos, vias de aplicao, cuidados na administrao e preveno e tratamento das complicaes, o profissional de enfermagem precisa estar devidamente orientado quanto s precaues padro para a realizao dos procedimentos tcnicos envolvidos na administrao dessas substncias e no descarte dos materiais, para que a prtica de trabalho se torne mais segura. Diante disso, pretende-se, com as diretrizes assistenciais descritas no presente protocolo, contribuir para a segurana dos profissionais que administram tais drogas, como tambm a do cliente, assegurando desse modo, a qualidade da assistncia prestada.

4 1. INTRODUO

O termo quimioterapia utilizado na rea da sade para designar tratamento de neoplasias, porm a sua definio correta de uma substncia qumica, isolada ou no que tem por objetivo tratar uma patologia tumoral ou no. Assim, denominam-se agentes quimioterpicos antineoplsicos ou citostticos, os frmacos usados para o tratamento de neoplasias quando a cirurgia ou radioterapia no possvel ou ineficaz e como adjuvantes para cirurgia. Elas tm como finalidade: curar, melhorar a sobrevida e/ou promover efeito paliativo. A grande maioria dos agentes quimioterpicos antineoplsicos de natureza txica e sua administrao exige grande cuidado e habilidade. Cometer um erro durante o manuseio ou na administrao de um desses medicamentos pode levar a efeitos txicos graves, no apenas para o cliente, mas tambm para o profissional que prepara e administra estes medicamentos. Por essas razes, a enfermagem deve ter alm de habilidades psicomotoras, o conhecimento cientfico sobre a ao dos agentes quimioterpicos e o preparo do cliente, bem como estar assegurado de equipamentos de proteo individual que atendam as exigncias para a administrao de quimioterpicos antineoplsicos. Alm disso, o enfermeiro deve ter conhecimento, respeito da velocidade de aplicao, efeitos colaterais, toxicidade dermatolgica e cuidados de enfermagem.

5 2. 2.1 2.1.1 CLASSIFICAO DOS QUIMIOTERPICOS ANTINEOPLSICOS Classificao dos antineoplsicos conforme a estrutura e funo em nvel celular Agentes alquilantes: mostarda nitrogenada e derivados (mecloretamina,

ciclofosfamida, clorambucil), etilenamina, epoxidos (dibromomanitol, dibromocitrol), alquil sifonatos (bussulfan), nitrosourias (carmustine, lomustine, streptomizicin), diaquitriazenes (dacarbazina), streptozocina, ifosfamida, melfalan, cisplatina, estramustina, melfalano, tiopeda, semustina, dacarbazina, carboplatina. 2.1.3 Agentes antimetablicos: metotrexato, so anlogos da purina (6-mercapturina, 6tioguanina, azatioprina), anlogos da pirimidina (5-flurouracil, citosin-arabinosidio). 2.1.4 Antibiticos antitumorais: antacclicos (doxorubicina, daunublastina, epirubicina, idarubicina), bleomicina, mitomicina, mitoxotrona. 2.1.5 Plantas alcalides: grupo da vincristina e vimblastina, paclitaxel, teniposido e etoposido. 2.1.6 Outras classificaes: hidroxilrias, asparaginase. 2.2 Classificao dos antineoplsicos conforme as reaes dermatolgicas locais

2.2.1 Quimioterpicos vesicantes: provocam irritao severa com formao de vesculas e destruio tecidual quando extravasados. 2.2.2 Quimioterpicos irritantes: causam reao cutnea menos intensa quando extravasados (dor e queimao sem necrose tecidual ou formao de vesculas); porm, mesmo que adequadamente infundidos, podem ocasionar dor e reao inflamatria no local da puno e ao longo da veia utilizada para aplicao. 2.2.3 Quimioterpicos no vesicantes/irritantes: no causam reao cutnea quando extravasados e no provocam dor e queimao durante a administrao.

6 3. VIAS DE ADMINISTRAO DOS QUIMIOTERPICOS ANTINEOPLSICOS Os quimioterpicos antineoplsicos podem ser administrados pelas vias: oral, intramuscular, subcutnea, endovenosa, intrarterial, intrapleural, intravesical, intra-retal, intratecal e intraperitoneal. 3.1 Via oral Vantagens As mesmas de outra medicao administrada por essa via As mesmas de outra medicao administrada por essa via Complicaes especficas de cada agente Desvantagens Potenciais complicaes Cuidados de enfermagem na via oral Manusear os quimioterpicos com luvas de procedimentos . Orientar e assistir o cliente com relao aos efeitos colaterais. Diluir a droga em gua e administr-la logo em seguida. Comunicar com o mdico imediatamente, se o cliente vomitar. Administrar antiemtico prescrito, se presena de vmitos persistentes. Fazer anotaes de enfermagem descritiva.

3.2 Via intramuscular Vantagens As mesmas de outra medicao administrada por essa via. As mesmas de outra medicao administrada por essa via. Lipodistrofias e abcessos. Desvantagens Potenciais complicaes Cuidados de enfermagem na via intramuscular Diluir os frmacos em pequena quantidade de diluentes. Fazer anti-sepsia rigorosa no local de aplicao.

7 Administrar o quimioterpico em at 5 ml para cada aplicao em adulto e 3ml para criana. Utilizar uma agulha de menor calibre. Fazer rodzios dos locais de aplicao. Orientar e assistir o cliente com relao aos efeitos colaterais. Fazer anotaes de enfermagem descritiva.

3.3 Via arterial Vantagens Aumento da dose para tumores com diminuio dos efeitos colaterais sistmicos Requer procedimento cirrgico para colocao do cateter Sangramento e embolia Desvantagens Potencias complicaes Cuidados de enfermagem na aplicao por via arterial Observar posicionamento e fixao do cateter. Retirar o cateter fazendo compresso por 5 minutos ou mais. Fazer curativo aps a retirada do cateter. Orientar e assistir o cliente com relao aos efeitos colaterais. Fazer anotaes de enfermagem descritiva.

3.4 Via intratecal Vantagens Maiores nveis sricos da antineoplsico no liquido crebro-espinhal Requer puno lombar ou colocao cirrgica do reservatrio ou um cateter implantvel para a administrao da droga Potenciais complicaes Cefalia; confuso; letargia; nuseas e vmitos; convulses Cuidados de enfermagem na aplicao por via intratecal Posicionar adequadamente o cliente em decbito lateral, para favorecer a puno. Desvantagens

8 Manter o cliente em repouso pelo menos por duas horas aps receber a quimioterapia para prevenir cefalia. Orientar e assistir o cliente com relao aos efeitos colaterais. Fazer anotaes de enfermagem descritiva.

3.5 Via intrapleural Vantagens Esclerose da parede da pleura para prevenir a recidiva de derrame pleural Requer insero do dreno de trax Dor; infeco Desvantagens Potenciais complicaes Cuidados de enfermagem na aplicao por via intrapleural Auxiliar o mdico durante a drenagem pleural. Posicionar o cliente em decbito lateral ou sentado com o dorso livre e os braos amparados para o mdico fazer a aplicao do quimioterpico antineoplsico. Ocluir o cateter ou dreno e manter a medicao no espao intrapleural entre 20 minutos a 2 horas, conforme prescrio mdica. Fazer mudana de decbito a cada 15 minutos. Manipular o cateter utilizando tcnica assptica. Orientar e assistir o cliente com relao aos efeitos colaterais. Fazer anotaes de enfermagem descritiva.

3.6 Via intravesical Vantagens Exposio direta da superfcie da bexiga droga Requer insero do cateter de Folley Infeces do trato urinrio, cistite, contratura da bexiga, urgncia urinria, reaes alrgicas droga Desvantagens Potenciais complicaes

9 Cuidados de enfermagem na aplicao por via intravesical Orientar o cliente a fazer restrio hdrica por 8 a 12 horas antes da sondagem. Fazer o cateterismo vesical com sonda vesical de demora e se for retir-la aps a infuso fazer com a sonda de alvio. Aplicar o quimioterpico antineoplsico. Fazer mudana de decbito de 15 em 15 minutos. Orientar que a quimioterapia dever ficar retida por maior tempo possvel. Drenar o quimioterpico e retirar a sonda Assegurar tcnica assptica. Orientar e assistir o cliente com relao aos efeitos colaterais. Fazer anotaes de enfermagem descritiva.

3.7 Via endovenosa Vantagens Efeito imediato e completa disponibilidade da medicao. Esclerose venosa, hiperpigmentao da pele. Infeco, flebite, formao de vesculas ou necrose quando extravasado o antineoplsico. Cuidados de enfermagem na aplicao por via endovenosa Puncionar veia calibrosa. Escolher a veia perifrica mais distal dos membros superiores e de maior calibre acima das reas de flexo. Fixar o dispositivo de uma maneira que facilite a visualizao do local da insero do cateter para a avaliao de extravasamento. Certificar se o acesso venoso est prvio com soro fisiolgico ou gua destilada antes de iniciar a quimioterapia. Usar three way para facilitar na manipulao medicamentosa. Administrar o quimioterpico antineoplsico em contnua, conforme prescrio mdica. bolus, infuso rpida e lenta ou Desvantagens Potencias complicaes

10 No administrar quimioterpicos vesicantes sob infuso contnua atravs de um acesso venoso perifrico. Interromper a infuso quando houver: edema, hiperemia, diminuio ou parada do retorno venoso e dor no local da puno. Seguir protocolo da instituio em caso de extravasamento do quimioterpico. Lavar a veia puncionada com SF 0,9% antes de retirar o dispositivo da puno Fazer compresso local por 3 minutos aps a retirada do dispositivo para evitar o refluxo do quimioterpico e sangue. Observar presena de complicaes locais associados administrao dos quimioterpicos por veia perifrica: flebite, urticria, vasoespasmo, dor, eritema, descolorao, extravasamento. Assistir e orientar o cliente com relao aos efeitos colaterais. Fazer anotaes de enfermagem descritiva. hiperpigmentao venosa e necrose tecidual secundria ao

3.8 Via retal Vantagens As mesmas de outra medicao administrada por essa via As mesmas de outra medicao administrada por essa via Desvantagens Cuidados de enfermagem na aplicao por via intra retal Fazer lavagem intestinal, conforme prescrio mdica. Aplicar o medicamento evitando extravazamento. Orientar o cliente a manter o quimioterpico por maior tempo possvel e mudar de decbito sempre que possvel. Orientar e assistir o cliente com relao aos efeitos colaterais. Fazer anotaes de enfermagem descritiva. Procedimento para administrao de quimioterpicos

3.10

Verificar a identificao do cliente, medicamento, dose, via e tempo de administrao na prescrio mdica.

11 Rever o histrico de alergia medicamentos com o cliente e no pronturio. Antecipar e planejar possveis efeitos colaterais e toxicidade sistmica importante. Rever os dados laboratoriais e outros testes adequados. Escolher os equipamentos e dispositivos adequados. Explicar o procedimento ao cliente e ao acompanhante. Informar que os quimioterpicos so lesivos para as clulas normais e que as medidas de proteo usadas pela equipe minimizam sua exposio ao medicamento. Administrar antiemticos ou outras medicaes prescritas. Administrar o quimioterpico. Monitorar o cliente em intervalos programados durante todo o perodo de administrao de medicamentos. No descartar qualquer dispositivo utilizado em qualquer procedimento na rea de cuidado do cliente.

3.11

Intervenes de enfermagem frente ao tratamento com os quimioterpicos

antineoplsicos Avaliar cavidade oral quanto presena de mucosites e gengivites. Fazer a higienizao dos dentes com cautela, nos clientes que apresentarem hemorragias gengivais. Incentivar o cliente a fazer a higiene oral com escova macia ou com o dedo enrolado na gaze com soro fisiolgico e soluo alcalina (bicarbonato de sdio) na ausncia de hemorragia. Incentivar o cliente a fazer bochecho com soluo de nistatina 30 minutos aps a higiene oral, mantendo-a na boca por 2 minutos e deglutindo aps, conforme prescrio mdia. Liberar a dieta aps 20 minutos do bochecho com soluo de nistatina. Avaliar a aceitao alimentar e documentar. Oferecer alimentao leve 2h antes do incio da quimioterapia. Evitar frituras para minimizar a possibilidade de vmitos para o cliente. Administrar antiemtico antes da quimioterapia, se prescrito. Avaliar a eficcia do antiemtico.

12 Evitar lquidos durante as refeies . Estimular ingesto hdrica 2 litros/dia ou mais. Evitar odores desagradveis na enfermaria. Investigar, medicar e proporcionar o conforto na ocorrncia de dor. Manter os lbios do cliente lubrificados. Registrar o peso diariamente e fazer balana hdrico rigoroso. Estimular a deambulao, quando possvel. Observar, comunicar e registrar presena de reaes adversas.

13 4. DISPOSITIVOS UTILIZADOS PARA APLICAO DO QUIMIOTERPICO ANTINEOPLSICA A escolha do local e dos equipamentos adequados determinada pela idade do cliente, estado das veias, medicamentos a serem infundidos e tempo esperado de infuso. Tipos de dispositivos: Intravenosos

Curto: cateter teflon, ntima e escalpe Intermedirio: intracath Semi-implantado: PICC e tenckhoff Totalmente implantado: port-a-cath Agulhas especficas para as vias subcutnea, intramuscular e intratecal Sonda vesical de alvio ou de demora Dreno de trax Sonda retal Cateter para via arterial

14 5. PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRO PUNO DO CATTER TOTALMENTE IMPLANTADO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRINGULO MINEIRO HOSPITAL DE CLNICAS PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRO PROCEDIMENTO: Puno do cateter totalmente implantado dispositivo agulhado. Responsvel pela prescrio: mdico e enfermeiro. Finalidade: Permitir acesso rede venosa.
POP N 000 DATA: REVISO:

Conceito: Puno da membrana de silicone da cmara do cateter totalmente implantado, com Responsvel pela execuo: Enfermeiros e acadmicos de enfermagem sob superviso. Indicao: Possibilitar aplicao de medicamentos, especialmente drogas antineoplsicas. Administrar quimioterpico antineoplsico com segurana quanto a extravasamento. Evitar ao vesicante ou irritante no sistema circulatrio perifrico. Contra-indicao Leses cutneas locais. Sinais e sintomas de infeco relacionados ao cateter.

Material Bandeja de curativo com campo esterilizado fenestrado - EPIs (mscara, culos e avental especficos) - material de tricotomia, se necessrio - 1 par de luvas esterilizadas - l frasco de SF 0,9% de l00ml ou ampolas de SF0,9% - gazes esterilizadas - almotolia com lcool a 70% - Seringas de 5, 10 e 20 ml

15 - 1 agulha 0,8X20 mm (20X8) - 1 dispositivo de puno:-agulha de Hubber ou Cytocan -eescalpee 23 para criana -eescalpee 21 para adultos - seringa com medicao prescrita preparada, se for o caso - soro montado com o equipo, se for o caso - adesivo hipoalergnico Descrio do procedimento 1. Explicar o procedimento consentimento. 2. Verificar necessidade de tricotomia na regio do 2. Auxiliar na anti-sepsia , prevenir implante do cateter. 3. Lavar as mos. 4. Reunir o material necessrio e encaminhar a enfermaria. 5. Colocar o material sobre a mesa de cabeceira 6. Paramentar-se com mscara, culos e avental 5. Facilitar a execuo do procedimento. impermevel. 7. Posicionar o cliente em decbito dorsal com a cabeceira em ngulo de 30. 8. Colocar o soro montado ou soluo preparada no suporte. 9. Abrir a bandeja de curativo e sobre ela abrir a seringa de 10ml, a de 20ml, a agulha para aspirao, o 9. Evitar contaminao do material. dispositivo de puno e gazes esterilizadas. 10. Umidificar as gazes com lcool a 70%. 10. Facilitar a execuo do procedimento 11. Abrir o frasco ou ampolas de soro fisiolgico 11. Facilitar a execuo do procedimento colocando-o sobre a mesa, prximo bandeja. 7. Facilitar o acesso rea de trabalho e a execuo do procedimento 8. Agilizar a execuo do procedimento. 6. Promover a proteo do profissional. infeco e facilitar a fixao do curativo. 3. Reduzir a transmisso de microrganismos. 4. Economizar tempo. Justificativas a ser realizado e sua 1. Diminuir ansiedade e favorecer a colaborao do cliente.

finalidade ao cliente e/ou familiar, e obter o seu

16 12. Calar as luvas esterilizadas. 13. Aspirar 20ml de SF 0,9% na seringa de 20ml e 2ml 12. Promover procedimento assptico. de SF 0,9% na seringa de 5ml, sem tocar no frasco de 13. Facilitar a execuo do procedimento. soro. 14. Adaptar a seringa de 10ml ao dispositivo de puno preenchendo sua extenso com 1ml de soro. 15. Pinar 3 gazes esterilizadas umedecidas em lcool a 70% e fazer a anti-sepsia na regio de implantao do 15. Remover microrganismos da flora cateter,iniciando 15cm 16. Repetir o procedimento por 3 vezes e aguardar o 16. Garantir a eficcia do procedimento. lcool secar. 17. Colocar o campo fenestrado. 17. Proteger o local de trabalho. na regio central fazendo residente, garantindo assepsia do procedimento. movimentos circulares crescentes at um dimetro de 14. Evitar infuso de ar no sistema venoso.

18. Delimitar o cateter, com a mo no dominante, 18. Identificar o local da puno. segurando-o entre os dedos polegar, indicador e mdio. 19. Puncionar, com a mo dominante,a regio central do cateter, inserindo o dispositivo de puno em ngulo de 90, at tocar o fundo da cmara. 20. Aspirar 10ml da retorno venoso. 21. Confirmar o retorno, acoplar a seringa de 20ml ao dispositivo de puno e lavar a cmara do port-a-cath com 20ml de SF0,9%, em aproximadamente 2 minutos evitando fazer demasiada presso. 22. Proceder de acordo com a indicao da puno (instalar o QTA, o soro, outras medicaes ou heparinizar o cateter) usando tcnica correta. 23. Retirar a puno firmando o cateter com a mo dominante e tracionar o dispositivo com a mo no 23. Evitar movimentao e dor e dar destino adequado ao material. soluo de heparina contida na cmara com a seringa de 10ml e observar se ocorre 21. Remover o sangue contido na cmara, prevenir obstruo do cateter e evitar o rompimento da membrana de silicone e a soltura do cateter. 22. Implementar a terapia prescrita 20. Evitar infuso da heparina e remover possveis cogulos alojados no cateter. 19. Permitir acesso cmara e posicionar corretamente o dispositivo.

17 dominante desprezando-o na bandeja. 24. Comprimir levemente o local da puno com gaze seca. 25. Fazer fixao e curativo oclusivo, orientando o cliente sobre os cuidados necessrios, se mantiver a puno. 26. Identificar o curativo com data, horrio e responsvel. 27. Recolher todo material utilizado. 28. Retirar as luvas, desprezando-as na bandeja 29. Deixar o cliente confortvel. 30. Guardar e/ou desprezar material em apropriados. 31. Fazer anotaes na evoluo de enfermagem. 31. Promover qualidade, documentao e atender legislao 26. Fazer aprazamento para prximas trocas. 27. Promover ambiente favorvel. 28. Reduzir transmisso de microrganismo. 29. Promover ambiente favorvel. locais 30. Dar destino correto ao material. 25. Evitar desprendimento do dispositivo e proteger o local. 24. Promover hemostasia.

Intervenes de enfermagem e cuidados especiais Lavar o cateter com 20ml de SF 0,9% aps infuso de hemocomponentes ou de medicaes. Heparinizar o port-a-cath quando seu prximo uso for ocorrer em um tempo superior a 24h e salinizar quando o tempo for inferior a 24h. Trocar o equipo utilizado para administrao de quimioterpicos antineoplsicos e soroterapia a cada 72h e o de hemocomponente a cada transfuso, exceto plaquetas que deve ser trocada ao final do volume total prescrito. Trocar o curativo tradicional com gazes a cada 24h e na presena de umidade e sujidade ou sempre que for necessrio. Trocar o dispositivo de puno: eescalpees e agulhas de Hubber sem extensor a cada 72h e agulhas de Hubber com extensor ou agulhas de Cytocan a cada 5 dias. Identificar os equipos em uso com a data e horrio da instalao e assinatura do responsvel. Identificar e anotar a data, horrio e assinatura do responsvel pela puno e curativo

18 do dispositivo de puno. Anotar o nmero de punes realizadas, em um impresso prprio, para permitir controlar o tempo de uso do cateter. Observar se h formao de hematoma local e administrar analgsico conforme queixas do cliente, no ps-operatrio imediato da implantao do catter. O cateter pode ser usado logo aps a sua implantao, na ausncia de complicaes operatrias. Nesse caso deve ser puncionado ainda sob efeito do anestsico, evitando a dor da puno. Inspecionar e palpar o local de insero do cateter, procurando detectar precocemente sinais de infeco. Infundir sem pressionar excessivamente o quimioterpico pelo cateter de longa permanncia para que no ocorra o risco de desconectar o cateter da cmara ou romper a membrana de silicone. Observar com rigor o aspecto das solues a serem infundidas, quanto presena de resduos, corpos estranhos, precipitao, colorao e turvao. Utilizar, preferencialmente, sistemas de infuso fechados em cateteres totalmente implantados.

** A manipulao do cateter totalmente implantado deve ser feita por pessoal habilitado, segundo resoluo COFEN 257/2001, por ser procedimento de alta complexidade. **Lembrar-se de que os fenmenos obstrutivos so inversamente proporcionais a qualidade da assistncia prestada.

19

6. PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRO HEPARINIZAO DE CATETERES INTRAVENOSOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRINGULO MINEIRO PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRO PROCEDIMENTO: Heparinizao de Cateteres Intra-Venosos
POP N DATA: REVISO:

Conceito: Preenchimento da luz dos cateteres venosos centrais e perifricos com soluo heparinizada. Responsvel pela prescrio: Mdico e Enfermeiro Responsvel pela execuo: enfermeiros, tcnicos e auxiliares de enfermagem, acadmicos de medicina, de enfermagem e do tcnico de enfermagem acompanhados pelo responsvel. Finalidade: Manter permeabilidade do acesso vascular. Indicao: Clientes com indicao de restrio hdrica. Clientes portadores de cateteres sem indicao do seu uso em tempo superior 24h . Clientes com cateteres de longa permanncia em uso espordico. Material para heparinizao Bandeja contendo: 1 par de luvas de procedimento 2 ampolas de gua destilada de 10 ml 1 agulha 0,12 X 40 mm (40 X12) 1 frasco de heparina 5.000UI/ml prescrita pelo mdico 1 seringa de 5ml, de 10 ml e de 20 ml

20 1 almotolia com lcool 70% 1 pacote de gazes esterilizadas Descrio do procedimento Justificativas

1. Explicar o procedimento a ser realizado e sua finalidade1. Diminuir ansiedade e favorecer a ao cliente e/ou familiar e obter seu consentimento. 2. Lavar as mos. 3. Reunir o material necessrio. lcool a 70%. 5. Preparar a soluo heparinizada (100UI/ml). aspirar 0,2 ml de heparina na seringa de 10ml e completar com 9,8 ml de soro fisiolgico 0,9% 6. Preparar uma seringa com soro fisiolgico na quantidade necessria para o cateter a ser heparinizado. 7. Encaminhar o material enfermaria. 8. Colocar o material na mesa de cabeceira. 9. Posicionar o cliente no leito. 10. Calar luvas de procedimento. 7. Dar destino ao material. 8. Facilitar a execuo do procedimento. 9. Permitir acesso rea de trabalho e facilitar a execuo do procedimento. 10. Promover proteo individual. 11. Colocar algumas gazes estreis na regio ou sob o cateter. 11. Proteger o campo de trabalho. colaborao do cliente. 2. Reduzir transmisso de microrganismos 3. Economizar tempo.

4. Abrir o pacote de gazes esterilizadas e umidific-las com 4. 5. 6. Facilitar a utilizao do material

12.A. Heparinizao do cateter totalmente implantado A1. Fazer ou interromper o procedimento que envolve a manuteno da permeabilidade do acesso vascular (infuso de medicamentos ou soroterapia) A2.Conectar a seringa de 20 ml contendo soro fisiolgico na A2. Remover medicamentos, soros ou extenso do cateter e injetar toda a soluo sem fazer presso sangue contidos no interior da cmara. excessiva. A3.Conectar a seringa de 10 ml contendo soluo A3. Manter a permeabilidade do acesso A1. Permitir a execuo do procedimento.

21 heparinizada e injetar 10 ml da soluo heparinizada na vascular, evitando a obstruo do cateter por cogulos. A4. Terminar a execuo do procedimento A5. Fazer compresso local. 12.B. Heparinizao de Cateteres Perifricos Curtos B1. Fazer ou interromper o procedimento que envolve a manuteno da permeabilidade do acesso vascular (infuso de medicamentos ou soroterapia). B2. Conectar a seringa de 5ml contendo SF 0,9% ao cateter e B2. Remover medicamentos, soros ou injetar de 2 a 5ml. B3.Conectar a seringa de 10 ml contendo soluo heparinizada ao cateter e injetar 2ml da soluo. B4. Fechar o dispositivo. 12.C. Heparinizao de PICC C1. Fazer ou interromper o procedimento que envolve a manuteno da permeabilidade do acesso vascular (infuso de medicamentos ou soroterapia) C2. Conectar a seringa de 10 ml contendo SF 0,9% ao cateter C2. Remover medicamentos, soros ou e injetar 10ml. heparinizada ao cateter e injetar 5ml. C4.Fechar o dispositivo. 12.D. Heparinizao Mltiplos Lumens D1. Fazer ou interromper o procedimento que envolve a manuteno da permeabilidade do acesso vascular (infuso de medicamentos ou soroterapia) D1. Permitir a execuo do procedimento. Cateter Central de nico ou sangue contidos no interior do cateter. vascular, evitando a obstruo do cateter por cogulos. C4. Manter o sistema fechado. C3.Conectar a seringa de 10 ml contendo soluo C3. Manter a permeabilidade do acesso C1. Permitir a execuo do procedimento sangue contidos no interior do cateter. B3. Manter a permeabilidade do acesso vascular, evitando a obstruo do cateter por cogulos. B4. Manter o sistema fechado. B1. Permitir a execuo do procedimento. A5. Promover hemostasia. concentrao de 100UI/ml em adultos e 5ml, em crianas. A4. Retirar o dispositivo de puno.

22 D2.Conectar a seringa de 5ml contendo soro fisiolgico em D2. Remover medicamentos, soros ou uma das vias do cateter e injetar 5ml. D3.Conectar a seringa de 10ml contendo heparinizada via do cateter e injetar 3ml. sangue contidos no interior da cmara. soluo D3. Manter a permeabilidade do acesso vascular, evitando a obstruo do cateter por cogulos. D4.Fechar a via heparinizada e repetir os passos de 2 a 5 com D4. Facilitar a execuo do as demais vias do cateter. 13. Recolher o material usado. 14. Retirar as luvas, desprezando-as na bandeja. procedimento. 13. Promover ambiente favorvel. 14. Evitar disseminao de microrganismos. 15. Colocar o cliente em posio confortvel, adequada e 15. Promover conforto e segurana. segura. 16. Encaminhar o material ao expurgo e desprez-lo nos 16. Dar destino adequado ao material. locais adequados. 17. Lavar as mos 17. Reduzir a transmisso de microrganismos. 18. Proceder anotaes de enfermagem no pronturio do 18. Promover qualidade e documentao e cliente, contendo as seguintes informaes: concentrao e atender legislao. volume da soluo heparinizada injetada, achados e intercorrncias, se houver.

23 Cuidados especiais 1- Salinizar, ao invs de heparinizar, o cateter que ser utilizado em um intervalo inferior de 24 horas, quando prescrito. 2- Heparinizar os cateteres perifricos e centrais que sero utilizados aps o intervalo superior a 24 horas. 3- Heparinizar o cateter totalmente implantado sempre que o uso for espordico e mensalmente quando no estiver sendo utilizado. 4- Lavar os cateteres com SF 0,9%, antes de hepariniz-los. 5- Fixar os cateteres com adesivo hipoalergnico ou pelculas transparentes, obedecendo a tcnica prpria.

24 7- ROTINA OPERACIONAL PADRO ADMINISTRAO DE QUIMIOTERPICOS ANTINEOPLSICOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRINGULO MINEIRO HOSPITAL DE CLNICAS ROP N 000 Diretoria de Enfermagem DATA: Rotina Operacional Padro ROTINA: Administrao de quimioterpicos antineoplsicos REVISO: (QTA) FINALIDADE : normatizar os procedimentos usados para a administrao de quimioterpicos antineoplsicos MBITO DE APLICAO: Unidades de internao COMPETNCIA vinculadas a Enfermeiro, Tcnico e Auxiliar de enfermagem e

Diretoria de Enfermagem Escriturrio Hospitalar FUNDAMENTAO LEGAL: NR 32 , Resoluo 210 COFEN

NORMAS As prescries mdicas dos quimioterpicos antineoplsicos devero ser encaminhadas farmcia at as 9h para serem preparadas. A competncia pela administrao do quimioterpico antineoplsico do enfermeiro e a manuteno da vigilncia durante a infuso pode ser feita pelos demais membros da equipe de enfermagem, que acionaro o enfermeiro nas intercorrncias. Os profissionais de sade que preparam, administram e transportam o quimioterpico antineoplsico devero, obrigatoriamente, usar equipamentos de proteo individual durante todo e qualquer contato com essas drogas. Os equipamentos de proteo individual especficos para a administrao dos quimioterpicos antineoplsicos sero fornecidos pela Instituio. As drogas antineoplsicas reconstitudas que no forem administradas imediatamente ao preparo devero ser armazenadas em local seguro, separadas das demais medicaes, sempre respeitando o tempo e o local de conservao descritas no rtulo do medicamento. O descarte do lixo, invlucros, frascos, e demais materiais que entraram em contato com o quimioterpico antineoplsico dever ser feito em recipientes especficos localizados no expurgo. Os quimioterpicos antineoplsicos devero ser preparados pelo farmacutico em capela com fluxo laminar, conforme determinao da ANVISA,RDC n220.de 21 de setembro de 2004. O enfermeiro autorizado a preparar quimioterpicos,conforme RESOLUO COFEN 210/98 desde que obedea as resolues da ANVISA.

AGENTE

AO

NO CONFORMIDADE

25 Escriturrio Hospitalar Encaminhar a prescries dos QTAs farmcia Buscar farmcia. Conferir o rtulo com as prescries mdicas. Entregar o QTAs ao enfermeiro Conferir o rtulo com a prescrio Enfermeiro mdica. Confirmar a identificao do cliente ao rtulo e prescrio. Administrar os QTAs. Se no for possvel administrar o QTA, no momento do recebimento, verificar a estabilidade aps reconstituio e o local de armazenamento. Devolver Farmcia o QTA no administrado. os QTAs preparadas na

8- ROTINA OPERACIONAL PADRO INTERVENES DE ENFERMAGEM FRENTE S REAES ALRGICAS AO QUIMIOTERPICO ANTINEOPLSICO

26 UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRINGULO MINEIRO HOSPITAL DE CLNICAS ROP N 000 Diretoria de Enfermagem DATA: Rotinas Operacionais Padro ROTINA: Intervenes de enfermagem frente s reaes REVISO: alrgicas ao quimioterpico antineoplsico FINALIDADE : Normatizar as aes de enfermagem frente reao anafiltica provocada pelo quimioterpico antineoplsico MBITO DE APLICAO: Unidades de internao Diretoria de Enfermagem FUNDAMENTAO LEGAL: Protocolo do institucional COMPETNCIA vinculadas a Enfermeiro e Tcnico de enfermagem

NORMAS Os medicamentos e dispositivos de emergncia devero estar disponveis e armazenado em local de fcil acesso em todas as unidades de internao. Os medicamentos especificados sero: aminofilina, hidrocloreto de difenidramina, dopamina, epinefrina, heparina e hidrocordisona e solues isotnicas. Os dispositivos especificados sero: cateteres e mscaras respiratrias, cateteres de aspirao, equipos e dispositivos para acesso venoso. O atendimento das urgncias relacionadas administrao de quimioterpicos antineoplsicos dever ser feito de acordo com o protocolo institucional.

27 AGENTE Enfermeiro AO NO CONFORMIDADE Suspender imediatamente a infuso do medicamento. Instalar soluo isotnica na linha de infuso e aumentar a vazo. Tcnico Enfermagem de Entrar em contato com o mdico e

providenciar o material de emergncia. Auxiliar o mdico e o enfermeiro no atendimento.

Enfermeiro

Verificar os sinais vitais. Instalar oxignio por meio de mscara a 10 litros/minutos, se detectado padro respiratrio ineficaz. Atuar junto com o mdico nas intervenes. Administrar as medicaes prescritas. Verificar com o mdico a continuidade da infuso da droga Registrar o incidente no pronturio do cliente. Caso seja indicado manter a infuso, infundir o QTA em uma velocidade menor que a inicial.

28 9. EXTRAVAZAMENTO DE QUIMIOTERPICOS ANTINEOPLSICOS O extravasamento do QTA definido como infiltrao acidental da droga no tecido subcutneo circunjacente e seus efeitos txicos locais variam, podendo causar dor, necrose tissular ou descamao do tecido. O potencial vesicante de uma droga, o volume extravasado, o stio de infiltrao e o tempo de exposio droga sero fatores decisivos para determinar a extenso da leso. 9.1 Sinais e sintomas do extravasamento diminuio ou parada total do fluxo de soro. queixa de queimao em volta da puno. dor tipo agulhada ou pontada. edema no local da puno. cessao do retorno venoso.

9.2 Fatores de riscos para o extravasamento clientes que no podem relatar os sintomas. clientes com enfermidades vasculares, diabetes, sndrome de Raynaud, etc... clientes idosos, devido fragilidade vascular. clientes que receberam radioterapia prxima puno. clientes com infuso contnua por longo perodo. utilizao de bombas de infuso. dispositivos inadequados. localizao inadequada da puno.

9.3 Medidas de preveno para evitar o extravasamento Conhecer os QTAs com potencial vesicante. Ter habilidade na administrao do medicamento. Evitar administrao de frmacos vesicantes em veia perifrica puncionada com escalpe. Observar permeabilidade e presena de sinais flogsticos em veias puncionadas h mais de 24 horas.

29 Evitar punes em veias dos membros inferiores, membros de aplicao de radioterapia, do mesmo lado de mastectomia ou leses metastticas, veias com mltiplas punes e em articulaes. Evitar a fossa anticubital. Fixar a puno de maneira que permita a visualizao do local da puno. Administrar primeiro os QTAs com menor poder vesicante. Observar constantemente a rea puncionada. Orientar o cliente a observar e relatar as anormalidades que podero surgir. Infundir 20ml de SF0,9% na veia puncionada, ao finalizar a administrao do frmaco.

30 10. ROTINA OPERACIONAL PADRO: INTERVENES DE ENFERMAGEM FRENTE O EXTRAVASAMENTO DE QUIMIOTERPICOS ANTINEOPLSICOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRINGULO MINEIRO HOSPITAL DE CLNICAS ROP N 000 Diretoria de Enfermagem DATA: Rotinas Operacionais Padro ROTINA: Intervenes frente ao extravasamento de REVISO: quimioterpicos antineoplsicos FINALIDADE : Normatizar as aes de enfermagem na ocorrncia de extravasamento de quimioterpicos antineoplsicos MBITO DE APLICAO: Unidades de internao vinculadas a Diretoria de Enfermagem FUNDAMENTAO LEGAL: Protocolo institucional COMPETNCIA Enfermeiro e Escriturrio Hospitalar

NORMAS A enfermagem dever manter observao rigorosa durante todo o perodo em que estiver sendo infundida a QTA, procurando detectar precocemente os extravasamentos. No local que ocorreu o extravasamento do QTA dever ser aplicado compressa com gua levemente aquecida por 15 minutos no local afetado de 3 a 4 vezes ao dia durante 24 a 48 horas, conforme a resposta e indicao. Indicao: vincristina, vinorelbine, vindesina, vinblastina, etoposdeo e teniposido. No local que ocorreu o extravasamento dever ser aplicado compressa com gua fria por 15 minutos no local afetado de 3 a 4 vezes ao dia durante 24 a 48 horas, conforme a resposta e indicao. Indicao: demais quimioterpicos antineoplsicos. Os antdotos tpicos, subcutneos e endovenosos ainda esto sendo estabelecidos em protocolo.

AGENTE AO NO CONFORMIDADE Enfermeiro/tcnico Interromper imediatamente a infuso do de enfermagem quimioterpico extravasamento. No retirar a agulha. antineoplsico instalado, quando observar sinais e sintomas de

31 Aspirar, pela agulha, a medicao Os passos que envolvem a aplicao at a de antdotos dos devem ser desconsiderados definio antdotos em protocolo extravasada residual o quanto puder. Injetar o antdoto pela mesma agulha, conforme o protocolo ou mdica. Enfermeiro Injetar antdoto subcutneo ou passar antdoto tpico conforme o protocolo ou prescrio mdica. Remover a agulha. Evitar aplicar presso no local suspeito de infiltrao. Cobrir levemente com um curativo estril oclusivo Aplicar compressa aquecida conforme indicao ou compressas geladas conforme indicao. Orientar o cliente a manter o membro elevado por 48 horas. Observar regularmente a presena de dor, eritema, endurao ou necrose. Documentar extravasamento: o tratamento data, do hora, prescrio

local/dispositivo inserido, seqncia de medicamentos, notificao do mdico e tratamento de enfermagem.

11.

NORMAS

TCNICAS

PARA

MANUSEIO

SEGURO

DOS

QUIMIOTERPICOS ANTINEOPLSICOS

32 A exposio aos antineoplsicos representa risco potencial sade dos profissionais que os manuseiam, os administram e os descartam. Dessa forma, esto proibidos de manusear os antineoplsicos as gestantes, as nutrizes, profissionais expostos ao raio-X (fator de risco adicional) e por profissionais no habilitados. O enfermeiro habilitado para administrar drogas antineoplsicas deve demonstrar conhecimento tcnico e cientfico nas seguintes reas: I. Farmacologia dos agentes antineoplsicos. II. Princpios da administrao de medicamentos, incluindo os antineoplsicos. III. Puno e terapia intravenosa. IV. Efeitos colaterais da quimioterapia e intervenes de enfermagem. 11.1 Equipamentos de Proteo Individual deUso Obrigatrio A Instituio deve fornecer a seus trabalhadores os EPIs necessrio para que estes possam desempenhar suas atividades com o menor risco de contato com os QTAs. KIT: avental descartvel e impermevel de manga longa com punho justo e fechado na frente de comprimento abaixo do joelho, mscara respiratria facial com filtro ou com carvo ativado, culos com protetor lateral. luvas 007 de cano longo e saco plstico duplo para coleta de roupas usadas e lixo. As instrues devem ser entregues aos trabalhadores por escrito mediante protocolo, deixar uma cpia para inspeo da fiscalizao do trabalho. Exigncia da NR32.3.9.4.9.3 11.2 Normas relativas ao manuseio dos clientes Utilizar os EPIs (luvas, culos e avental especficos) no manuseio de secreo e excretas. Desprezar com cautela as secrees e excretas para evitar a contaminao atravs de respingos. Manusear roupa de cama, camisolas e pijamas contaminados com luva de procedimento. Embalar em saco plstico fechado e identificar como ROUPA CONTAMINADA antes de encaminhar lavanderia. 11.3 Normas de segurana na administrao do quimioterpico antineoplsico

33 Usar EPI (especfico), obrigatoriamente, para administrao de quimioterpico antineoplsico. Retirar o EPI somente ao terminar as atividades com o cliente ou se houver derramamento acidental do quimioterpico no EPI. Retirar o ar do equipo dentro de um saco plstico, se presente. Desprezar o equipo, gazes, luvas, avental e frasco vazios ou com restos de medicao utilizado na quimioterapia no saco plstico duplo j identificado com o smbolo de lixo txico na lixeira com tampa no expurgo. 11.4 Normas de segurana relativas aos descartveis, frascos e ampolas Desprezar os dispositivos perfurocortantes utilizados no cliente em tratamento com quimioterpicos antineoplsicos em um recipiente rgido e impermevel de polipropileno. A tampa do recipiente dever permanecer sempre fechada. Deixar o recipiente localizado no expurgo. 11.5 Normas relativas contaminao pessoal Retirar todo equipamento de proteo individual contaminado e descart-lo imediatamente, no lixo prprio localizado no expurgo. Lavar com gua corrente e sabo neutro exaustivamente a pele exposta ou irrigar o olho exposto com gua ou soluo isotnica por 5 minutos, mantendo a plpebra aberta. Procurar atendimento mdico. Preencher a ficha de acidentes de acordo com as normas do SMOEST.

11.6 Normas relativas ao transporte do quimioterpico antineoplsico O profissional destinado ao transporte do QTA da unidade de preparo unidade solicitante, o escriturrio hospitalar, dever ser treinado quanto aos riscos de acidentes e contaminao pelo contato direto ou por inalao dos quimioterpicos antineoplsicos. Dessa forma, para o transporte seguro, necessrio que o quimioterpico seja levado em um contaener trmico e fechado por meio de um carrinho de inox provido de rodas articuladas juntamente com o KIT de segurana que dever conter: 2 pares de luvas de procedimento, 1avental impermevel, 2 compressas absorventes, 2 plsticos absorventes

34 com capacidade de 250ml cada um, substncia neutralizadora do quimioterpico (bicarbonato de sdio) e lcool a 70% para limpeza do local, mscara facial com filtro, culos com protetor lateral e descrio do procedimento no caso de acidentes de acordo com PPRA (Programa de Preveno de Riscos Ambientais). 11.7. Efeitos adversos no manejo da quimioterapia antineoplsica para os trabalhadores Os quimioterpicos em contato com a pele e mucosa, e resduos destes agentes inalados ou ingeridos podem provocar no profissional: tontura, cefalia, mutagenicidade, nuseas, vmitos, carcinogeneses, disfunes menstruais, alergia, alteraes nas mucosas, irritao da garganta, alteraes genticas, aborto e/ou mau formao congnita e infertilidade. A aes txicas para o trabalhador que prepara e administra o quimioterpico antineoplsico, so: MALIGNIDADE DROGAS Asparginase Bleomicina AO TXICA SECUNDRIA

Hematolgica, gastrointestinal, respiratria Mutagnica e carcinognica renal, cardaca Hematolgica, gastrointestinal, respiratria Mutagnica renal, cardaca, heptica e dermatolgica teratognica carcinognica

Daunorubicina

Hematolgica, gastrointestinal, respiratria Carcinognica e teratognica renal, cardaca, heptica, renal e dermatolgica Hematolgica, gastrointestinal, respiratria Carcinognica, mutagnica e renal, cardaca, heptica, renal e teratognca teratognica Hematolgica, gastrointestinal, respiratria renal, cardaca, renal, heptica e Carcinognica dermatolgica Hematolgica, gastrointestinal, respiratria renal, cardaca, heptica, renal Mutagnica e teratognica Carcinognica, mutagnica e dermatolgica Idem

Doxorubicina

Etoposdeo

Fluorouracil

Ifosfamida

35 Metrotexate mitoxantrona Teniposido Idem Idem Hematolgica, gastrointestinal, respiratria teratognica Pode induzir riscos de

neoplasias indireta Carcinognica aguda, quando

Neurolgica, heptica, renal, cardaca, Leucemia dermatolgica carcinognica Hematolgica, gastrointestinal, respiratria Leucemia aguda,

Vinblastina

Neurolgica, heptica, renal, cardaca, junto de outras drogas como dermatolgica alquilantes Hematolgica, gastrointestinal, respiratria Malignidade secundria junto

vincristina

Neurolgica, heptica, renal, cardaca, de drogas txicas dermatolgica

12.

ROTINA

OPERACIONAL

PADRO

INTERVENES

FRENTE

AO

DERRAMAMENTO ACIDENTAL DE QUIMIOTERPICOS ANTINEOPLSICOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRINGULO MINEIRO HOSPITAL DE CLNICAS ROP N 000 Diretoria de Enfermagem DATA: Rotina Operacional Padro ROTINA: Intervenes frente ao derramamento acidental dos REVISO: quimioterpicos antineoplsicos (QTAs) FINALIDADE : normatizar as condutas frente o derramamento acidental do quimioterpico antineoplsico para impedir contaminao do ambiente e das pessoas.

36 MBITO DE APLICAO: Enfermagem FUNDAMENTAO LEGAL: NR 32 COMPETNCIA Tcnico/Auxiliar de enfermagem e Escriturrio Hospitalar Unidades subordinadas a Diretoria de Enfermeiro,

NORMAS Toda unidade que administra o QTA dever conter 1 Kit de derramamento armazenado em local de fcil acesso aos profissionais. O kit de derramamento do QTA, dever conter: avental impermevel, duas luvas de procedimento, mscara facial com filtros, culos com proteo lateral, 2 compressas, 2 plsticos absorventes com capacidade de 250ml cada um, um saco identificado como lixo txico. frasco de bicarbonato de sdio 8,4% e lcool a 70% e a norma e rotina de intervenes frente ao derramamento acidental do QTA. As intervenes necessrias frente ao acidente sero de responsabilidade do profissional que propiciou o derramamento do QTA, seja durante o manuseio, administrao ou transporte do QTA. AGENTE Enfermeiro, Tcnico enfermagem Escriturrio Hospitalar de e AO NO CONFORMIDADE Colocar os EPIs recomendados, imediatamente aps o derramamento acidental do QTA. Remover o QTA com o plstico absorvente. Desprezar o plstico absorvente no saco identificado como lixo txico. Colocar sobre o local onde a medicao foi derramada, a soluo de bicarbonato de sdio 8,4% e deix-la agir por 5 minutos. Remover a soluo de bicarbonato de sdio com a compressa. Passar outra compressa embebida no lcool 70% no local onde o QTA foi derramado. Comunicar o enfermeiro imediatamente.

37 Enfermeiro Notificar o acidente de trabalho, seguindo as recomendaes do SMOEST.

13. INTERVENO DE ENFERMAGEM NOS EFEITOS COLATERAIS MAIS COMUNS DO TRATAMENTO COM QUIMIOTERAPIA ANTINEOPLSICA Os quimioterpicos podem causar efeitos colaterais adversos e a toxicidade varia de gravidade de acordo com a resposta individual do cliente quimioterapia. Os efeitos colaterais mais freqentes so mielossupresso, nuseas e vmitos. Diagnstico de enfermagem : Dficit de conhecimento relacionado aos efeitos colaterais da quimioterapia Intervenes de enfermagem Avaliar o nvel educacional, capacidade, desejo de aprender e barreiras ao aprendizado.

38 Avaliar a compreenso acerca do tratamento planejado. Identificar junto famlia um responsvel para participar da assistncia

Diagnstico de enfermagem: Risco para leso relacionado alterao do sistema imunolgico e a fatores de coagulao Intervenes de enfermagem Monitorar as contagens sangneas, hemoglobina, tempo de protrombina, TTP e contagem de plaquetas. Avaliar o tipo de tratamento (quimioterapia, radioterapia) e os medicamentos em uso (cido acetilsaliclico, anticoagulantes) que podem alterar os tempos de sangramento e coagulao Avaliar os fatores que podem alterar o processo de coagulao febre, sepse, funo heptica alterada e funo da medula ssea Observar e relatar sintomas: equimoses, sangramento nos locais de acesso venoso, nariz, gengivas, vagina reto, hemoptise, hematmese. sangue nas fezes, melena intermitente ou perda abundante. aumento de fluxo menstrual usual, alterao dos sinais vitais, petquias e hematomas espontneos. Diagnstico de enfermagem: Nutrio alterada: ingesto abaixo das necessidades corporais relacionadas nuseas e vmitos Intervenes de enfermagem Avaliar quantidade, cor, consistncia e freqncia dos vmitos e episdios de nuseas Determinar que fatores facilitam e/ou impedem as nuseas e vmitos Avaliar as possveis variaes do peso: antes de apresentar os sintomas da doena, na poca do diagnostico e antes de iniciar o tratamento. Registrar perdas e ganhos. Monitorar os valores laboratoriais: albumina srica, nveis sricos de transferrina, hemograma e eletrlitos Avaliar a histria diettica: hbitos e preferncias alimentares (tipo de alimento ingerido no caf da manh, almoo, jantar e lanches) Diagnstico de enfermagem: Distrbio da imagem corporal relacionado com alopecia Intervenes de enfermagem Informar ao cliente que a perda de cabelos temporria e que eles crescero de novo quando o tratamento for interrompido. o crescimento normal de cabelos volta em dois a seis meses.

39 Informar o cliente sobre cuidados de sade para proteo do couro cabeludo: uso de xampus suaves, evitar secadores de cabelo e tinturas de cabelo e proteger o couro cabeludo. Diagnstico de enfermagem: Risco de infeco: imunossupresso, leso na pele ou contaminao de suprimentos Intervenes de enfermagem Potencializar as intervenes de enfermagem na fase nadir. Instruir e monitorar os clientes acerca da tcnica de lavagem de mos antes/aps as refeies, aps o uso de banheiro e antes de qualquer atividade de autocuidado relacionada com o tratamento Restringir visitantes com infeces potenciais ou recentemente imunizados com vacinas de vrus vivos atenuados (DPT, MMR)

14. FICHA TCNICA DOS QUIMIOTERPICOS ANTINEOPLSICOS UTILIZADOS NA INSTITUIO ASPARAGINASE (IM, EV- T>30 minutos) Nome Comercial: Elspar Ao Vesicante: No Efeitos colaterais mais comuns Hematolgico: risco de sangramentos, coagulao intravascular disseminada, trombose e embolismo pulmonar. Gastrintestinais: nuseas, vmitos leves, anorexia e clica abdominal. Neurolgicos: sonolncia e letargia.

40 Reaes alrgicas: erupes cutneas, urticria, espasmo de laringe, hipotenso e perda da conscincia e anafilaxia. Outros: hepatoxidade e azotemia Interaes medicamentosas: O uso concomitante com vincristina e ciratabina tambm aumenta a toxidade. A L-asparaginasese potencializa os efeitos dos anticoagulantes orais e quando administrada com predinisona pode exacerbar os efeitos hiperglicmicos. Cuidados de enfermagem Na presena de reao alrgica, manter o cliente em posio supina, monitorar os sinais vitais e se necessrio, providenciar o material para oxigenoterapia e comunicar imediatamente o mdico. Se a aplicao for IM, o volume a ser injetado no deve exceder 2 ml. Realizar rotaes das reas de aplicao. O tempo de administrao nas aplicaes EV, no deve ser inferior a 30 minutos. No aplicar calor ou frico no local da administrao IM para no interferir na absoro do medicamento. BLEOMICINA (EV- rpida- >15 min/contnua, IM, SC, IA, Intravesical, tpica) Nome comercial: Tecnomicina, Bleocin Ao vesicante: No Efeitos colaterais mais comuns Gastrintestinal: estomatite, vmitos e anorexia prolongada. Pulmonar: a toxicidade pulmonar potencialmente o efeito colateral mais grave, manifestada por dispnia e tosse. Cutneos: alopecia aps 3 a 4 semanas, eritema, estrias, hiperpigmentao cutnea, descamao das pontas dos dedos eprurido. Estes so os efeitos mais comuns. Outros: febre, calafrios e fadiga. Interaes medicamentosas: H aumento da toxidade renal quando usada juntamente com cisplatina. Cuidados de enfermagem importantes Observar sinais e sintomas de toxicidade pulmonar e comunicar com o mdico. No administrar oxignio em altas concentraes. A toxicidade pulmonar diminui quando se utiliza a administrao por infuso continua ao invs de infuso rpida.

41 Se a aplicao for IM, o volume a ser injetado no deve exceder 5 ml. Realizar rotaes das reas de aplicao. CARBOPLATINA (EV 15 a 60 minutos) Nome Comercial: Kemocarb Ao vesicante - No Efeitos colaterais mais comuns Hematolgicos: leucopenia (nadir: 15 a 21dias aps aplicao). Neurolgica: sintomas brandos Gastrintestinais: nuseas, vmitos (incio nas duas a quatro horas aps a aplicao, prolongandose por at 24 horas) e anorexia. Neurolgicos: neuropatia perifrica em clientes com mais de 65 anos de idade). Outros: toxicidade renal e auditiva. renal. Cuidados de enfermagem importantes O uso da carboblatina no recomendvel com outros compostos nefrotxicos. A carboplatina reage na presena do alumnio, formando precipitado e/ou perda da potncia. A carboplatina incompatvel com as seguintes drogas: fluorouracial, mesna e solues de bicarbonato de sdio. Interaes com as seguintes drogas: cisplatina (aumenta a nefrotoxicidade). aminoglicosdeo (aumenta a ototoxicidade e nefrotoxicidade) e fenitona (diminuio dos nveis sricos da fenitona) CICLOFOSFAMIDA (EV- infuso rpida ou contnua, VO, IM, Intraperitonial e Intapleural) Nome Comercial: Genuxal Ao vesicante - No. Efeitos colaterais mais comuns Hematolgicos: leucopenia (nadir: 7 a 14 dias aps aplicao. recuperao medular: 18 a 25 dias aps aplicao). Gastrintestinais: nuseas, vmitos (incio nas duas a quatro horas aps a aplicao, prolongandose por at 24 horas) e anorexia.

Interaes medicamentosas: o uso concomitante com aminoglicosdeos pode aumentar a toxidade

42 Genitourinrio: cistite hemorrgica e no hemorrgica, cncer de bexiga, amenorria e esterilidade temporria ou definitiva. Cutneos: alopecia, hiperpigmentao cutnea e interferncia na cicatrizao normal. Outros: reao alrgicas (coriza, congesto nasal, espirros e lacrimejamento).

Interaes medicamentosas: a ciclosfamida pode potencializar os efeitos dos frmacos cardiotxicos e tambm os da succinilcolina. Os barbitricos e o alopurinol podem alterar a ativao e a eliminao de ciclosfosfamida. Cuidados de enfermagem importantes Administrar o medicamento atravs do infusor lateral do equipo, sem interromper o fluxo do soro. Administrar o quimioterpico imediatamente aps a reconstituio. Estimular ingesto oral hdrica antes e aps quimioterapia at 2 dias subseqentes. Encorajar esvaziar a bexiga de duas em duas horas durante o dia e, se acordar a noite deve urinar. No administrar o medicamento a noite. Comunicar ao mdico se o cliente referir calor, mal-estar ou sinais semelhantes gripe (lacrimejamento, espirro, coriza) para diminuir a velocidade de infuso da droga. Orientar acerca da alopecia: queda total ou parcial com mudana da textura e cor e medidas para amenizar o potencial de queda.

CISPLATINA (EV contnua, Intra-arterial, Intraperitoneal, Intracavitria) Nome Comercial: Incel, Cisplatex Ao vesicante - No Efeitos colaterais mais comuns Hematolgicos: leucopenia (nadir: 18 a 23 dias aps aplicao e recuperao medular: 39 dias aps aplicao). Gastrintestinais: nuseas, vmitos (incio uma a duas horas aps a aplicao, prolongando-se por at 24 horas, podendo persistir at uma semana) e anorexia. Renais: insuficincia renal e acumulativa relacionada a dose.

43 Neurolgico: neuropatia perifrica Outros: ototoxicidade moderada a grave, distrbios eletrolticos, amenorregia e azoospermia, sangramento gengival Interaes medicamentosas: A ototoxidade e nefrotoxicidade aumenta em uso com furosemida, anfotericina B, cefalotina e amiglicosdeos. Cuidados de enfermagem importantes No administrar o medicamento em recipientes ou dispositivos que contenham alumnio. aconselhvel fazer hidratao prvia de aproximadamente 2 litros de soluo IV apropriada antes de iniciar a infuso do QTA. A hiperidratao venosa vem, em geral, acompanhada de manitol, cloreto de potssio e sulfato de magnsio. As solues diludas no devem ser refrigeradas, e as solues que forem infundidas em um perodo superior a seis horas devero ser protegidas da luz. A administrao da droga deve ser sempre precedida de medicao antiemtica potente tais como os antagonistas da serotonina. CITARABINA (EV- lenta 1 a 3 horas ou contnua mais efetiva. SC, INTRATECAL e IM) Nome Comercial: Aracytin Ao vesicante - No. Efeitos colaterais mais comuns Hematolgicos: leucopenia, trombocitopenia medular: 3 semanas). Gastrintestinais: nuseas e vmitos de moderados a severos (mais comuns aps altas doses e/ou infuses rpidas), alterao de paladar e ulcerao oral e anal, anorexia e diarria. Neurolgicos: cefalia, tonturas e sonolncia. Cutneos: alopecia, dor no local da injeo e descamao cutnea. Outros: mico difcil ou dolorosa e conjuntivite. pneumoniae e pseudomonas aeruginosa, quando usados concomitantemente. Usado com barbitricos pode agravar a leucopenia. Cuidados de enfermagem importantes No administrar esta droga em bolus. Aplicar colrio de corticosteride durante e aps o tratamento com alta dosagem, conforme prescrio mdica. e anemia (nadir: 7 a 10 dias e recuperao

Interaes medicamentosas: diminui a atividade dos aminoglicosdeos contra Klebsiella

44 DACARBAZINA (EV- 15 a 30 min, Intra -arterial) Nome comercial: Dacarb Ao Vesicante: sim Efeitos colaterais mais comuns Hematolgicos: leucopenia, trombocitopenia e anemia (nadir: 21 a 25 dias aps a aplicao). Gastrintestinais: nuseas, vmitos severos, anorexia, diarria, estomatite e alteraes do paladar. Cutneos: alopcia, dor e queimao no local de aplicao, extravasamento pode ocasionar leso tecidual e necrose. Interaes medicamentosas: o uso concomitante com anestsicos volteis pode aumentar a hepatotoxidade. Cuidados de enfermagem importantes Verificar o retorno venoso antes da aplicao da droga. Administrar a droga no infusor lateral soroterapia. Administrao sob infuso contnua superior a meia hora no deve ser feita atravs de veia perifrica puncionada com eescalpee ou cateter teflon. Administrar o quimioterpico at 1 hora aps sua reconstituio protegida da luz. do equipo de soro, sem interromper o fluxo da

DACTINOMICINA (EV- 10 a 30 minutos, Intra-arterial) Nome Comercial: Cosmegen Ao Vesicante: sim Efeitos colaterais mais comuns Hematolgicos: leucopenia e trombocitopenia (nadir- 14 a 21 dias), anemia tardia. Gastrintestinais: nuseas, vmitos (moderados a severos - incio duas a cinco horas aps administrao at 24 horas), anorexia e diarria. Cutneos: alopecia, extravasamento ocasiona grave leso tecidual e necrose.

45 Cuidados de enfermagem importantes Administrar medicao antiemtica potente antes de aplicar o quimioterpico, conforme prescrio mdica. Verificar o retorno venoso antes da aplicao da droga. No utilizar equipo com filtros de infuso. Administrar a droga no infusor lateral soroterapia. Administrao sob infuso contnua superior a meia hora no deve ser feita atravs de veia perifrica puncionada com escalpe ou jelco. DAUNORRUBICINA (EV- 10 a 30 minutos) Nome comercial: Daunoblastina Ao Vesicante: sim Reaes colaterais mais comuns Hematolgicos: leucopenia, trombocitopenia, anemia (nadir: 10 a 14 dias). Gastrintestinais: nuseas e vmitos (moderados a severos. incio uma a duas horas aps aplicao com durao at 24 horas) e estomatite. Cardiocirculatrios: cardiotoxicidade nas primeiras 48 horas. Cutneos: alopecia (intensa, ocorre trs a quatro semanas aps aplicao), hiperpigmentao cutnea, rubor facial, prurido, extravasamento ocasiona grave leso tecidual e necrose. Outros: urina avermelhada at 24 horas aps a administrao da droga. Interaes medicamentosas: o uso concomitante com aminoglicosdeos pode levar a reduo da atividade desse antibitico contra Stafilococcus aureus. Cuidados de Enfermagem importantes Verificar o retorno venoso antes da aplicao da droga. Administrar a droga no infusor lateral soroterapia. Administrao sob infuso contnua superior a meia hora no deve ser feita atravs de veia perifrica puncionada com escalpe ou jelco. Diminuir a velocidade de administrao ou aumentar o fluxo do soro caso o cliente sinta dor ou queimao ao longo da veia. Verificar sinais vitais antes, durante e aps a administrao do quimioterpico. Comunicar o mdico imediatamente se o cliente referir dor no peito. do equipo de soro, sem interromper o fluxo da do equipo de soro, sem interromper o fluxo da

46 Orientar quanto possibilidade de apresentar urina de cor avermelhada durante uma a dois dias aps aplicao da droga. DOXORRUBICINA (EV- 10-30 minutos, I- arterial, Intravesical e Intratecal) Nome Comercial: doxolem Ao Vesicante: sim Efeitos Colaterais mais comuns Hematolgicos: leucopenia, trombocitopenia e anemia (nadir: 10 a 14 dias) Gastrintestinais: nuseas, vmitos (uma a trs horas aps aplicao e podem persistir durante 24 horas) e mucosite. Cardiocirculatrios: cardiotoxicidade durante ou aps a infuso. Cutneos: alopecia (intensa, ocorre duas a quatro semanas aps aplicao), hiperpigmentao cutnea, eritema, urticria e prurido no trajeto da veia utilizada, extravasamento ocasiona grave leso tecidual e necrose. Outros: urina avermelhada at 48 horas aps a administrao da droga. Interaes medicamentosas: o uso concomitante com a ciclosfamida e a daunorrubicina podem exacerbar a toxidade cardaca e com mercaptopurina acentuar a hepatotoxidade. Cuidados de Enfermagem importantes Verificar o retorno venoso antes da aplicao da droga. Administrar a droga no infusor lateral soroterapia. Administrao sob infuso contnua superior a meia hora no deve ser feita atravs de veia perifrica puncionada com eescalpee ou cateter teflon. Diminuir a velocidade de administrao ou aumentar o fluxo do soro caso o cliente sinta dor ou queimao ao longo da veia. Verificar sinais vitais antes, durante e aps a administrao do quimioterpico. Comunicar o mdico imediatamente se o cliente referir dor no peito. Orientar quanto possibilidade de apresentar urina de cor avermelhada durante uma a dois dias aps aplicao da droga. EPIRRUBICINA (EV- 10-30 minutos, Intravesical, Intra-arterial) Nome Comercial: Tecnomax Ao Vesicante: sim do equipo de soro, sem interromper o fluxo da

47 Efeitos Colaterais mais comuns Hematolgicos: leucopenia, trombocitopenia e anemia (nadir: 10 a 14 dias). Gastrintestinais: nuseas, vmitos (uma a trs horas aps aplicao e podem persistir durante 24 horas), mucosite e anorexia. Cardiocirculatrios: cardiotoxicidade durante ou aps a infuso. Cutneos: alopecia (intensa, ocorre duas a quatro semanas aps aplicao), hiperpigmentao cutnea, urticria e prurido, rubor facial. extravasamento ocasiona grave leso tecidual e necrose. Outros: urina avermelhada at 48 horas aps a administrao da droga. Verificar o retorno venoso antes da aplicao da droga. Administrar a droga no infusor lateral soroterapia. Administrao sob infuso contnua superior a meia hora no deve ser feita atravs de veia perifrica puncionada com eescalpee ou cateter teflon. Diminuir a velocidade de administrao ou aumentar o fluxo do soro caso o cliente sinta dor ou queimao ao longo da veia. Verificar sinais vitais antes, durante e aps a administrao do quimioterpico. Comunicar o mdico imediatamente se o cliente referir dor no peito. Orientar quanto possibilidade de apresentar urina de cor avermelhada durante uma a dois dias aps aplicao da droga. do equipo de soro, sem interromper o fluxo da Cuidados de Enfermagem importantes

ETOPOSIDO (EV 30 a 60 minutos) Nome Comercial: Vepesid, Posidon Ao Vesicante: No, porm irritante Efeitos Colaterais mais comuns Hematolgicos: leucopenia, anemia e trombocitopenia (nadir: 7 a 16 dias). Gastrintestinais: nuseas e vmitos. Cutneos: alopecia, hiperpigmentao cutnea, urticria e prurido e dor no local de aplicao.

48 Outro: reaes alrgicas (tremores, febre, taquicardia, dispnia, sinais e sintomas semelhantes gripe e broncoespasmo) e hipotenso arterial. Cuidados de enfermagem importantes Observar sinais e sintomas de hipotenso e reao alrgica, comunicar ao mdico imediatamente. Est medicao deve ser feita em frascos de vidro ou evitar frascos de soro rgidos (plstico ABS). No administrar o medicamento em um tempo inferior a 30 minutos. No administrar o medicamento em bomba de infuso com mecanismo peristltico, pois pode precipitar a soluo no tubo. No conservar esse medicamento em geladeira.

FLUDARABINA (EV- 30-60 minutos) Nome Comercial: Fludara Ao Vesicante: No Efeitos colaterais mais comuns Hematolgicos: leucopenia, anemia e trombocitopenia (nadir: 7 a 10 dias). Gastrintestinais: nuseas, vmitos, anorexia e diarria. Neurolgico: sonolncia, letargia e parestesia. Pulmonar: dispnia tosse. Outro: febre, calafrios, hematrima e edema.

Interaes medicamentosas: Com dipiridamol e outros inibidores da captao de adenosina: reduz a eficcia teraputica da fludarabina. Cuidados de enfermagem importantes Administrar a droga, preferencialmente, em 30 minutos.

FLUOROURACIL (EV- rpida ou contnua- mais efetiva, IA, tpica e VO) Nome Comercial: Fauldfluor Ao Vesicante: no Efeitos colaterais mais comuns Hematolgicos: leucopenia, trombocitopenia e anemia (nadir: 9 a 14 dias). Gastrintestinais: estomatite, nuseas, anorexia (cinco a oito dias aps) e diarria. Cutneos: hiperpigmentao cutnea (palma das mos, face e trajeto venoso). Cardiocirculatrios: angina.

49 Outros: lacrimejamento excessivo, conjuntivites e fotofobia. Interaes medicamentosas: O uso concomitante com anticoagulantes orais e cimetidina pode aumentar a toxidade. Cuidados de enfermagem importantes Quando prescrito o cido folnico, aplic-lo uma hora antes do quimioterpico. No oferecer esse medicamento (cpsula-VO) com suco de frutas. Pode causar alteraes de pele irreversveis.

IDARRUBICINA (EV- 10 a 30 minutos) Nome Comercial: Ida Ao Vesicante: Sim Efeitos Colaterais mais comuns Hematolgicos: leucopenia, trombocitopenia, anemia (nadir: 10 dias). Gastrintestinais: nuseas e vmitos de leve a moderado, anorexia, mucosite, diarria. Cutneos: alopecia parcial, eritema parcial, extravasamento ocasiona grave leso tecidual e necrose. esclerose venosa (quando a droga aplicada em vasos pequenos ou repedida na mesma veia). Cardiocirculatrios: arritmias, angina (inferior a doxorrubicina e daunorrubicina). Outros: problemas hepticos, cefalia e urina de cor avermelhada um a dois dias aps a aplicao). Cuidados de enfermagem importantes Verificar o retorno venoso antes da aplicao da droga. Administrar a droga no infusor lateral soroterapia. Administrao sob infuso contnua superior a meia hora no deve ser feita atravs de veia perifrica puncionada com escalpe ou jelco. Diminuir a velocidade de administrao ou aumentar o fluxo do soro caso o cliente sinta dor ou queimao ao longo da veia. Verificar sinais vitais antes, durante e aps a administrao do quimioterpico (toxicidade cardaca). Comunicar o mdico imediatamente se o cliente referir dor no peito. Orientar quanto possibilidade de apresentar urina de cor avermelhada durante uma a dois dias aps aplicao da droga. do equipo de soro, sem interromper o fluxo da

50 IFOSFAMIDA (EV-30 minutos a 2 horas ou contnua) Nome Comercial: Holoxane Ao Vesicante: No, porm irritante Efeitos colaterais mais comuns Hematolgicos: leucopenia, trombocitopenia e anemia (nadir: 10 a 14 dias). Gastrintestinais: nuseas e vmitos (moderado a intenso- inicia de 3 a 6 horas aps e pode persistir durante 3 dias) e anorexia. Cutneos: alopecia. Neurolgicos: sonolncia, alucinao, desorientao e psicose depressiva. Geniturinrios: cistite e cistite hemorrgica. Outros: hepatotoxidade, sinais e sintomas semelhantes gripe, hipotenso ou hipertenso durante a infuso. Interaes medicamentosas: aumento da toxicidade sistmica quando utilizado concomitantemente com a cimetidina, alopurinol, cloroquina, fenotiazida, cloranfenicol, imipramine, vitamina A, corticosterides, succinilcolina, fenobarbital, fenitona e hidrato de cloral . Cuidados de enfermagem principais Estimular ingesto oral hdrica antes e aps quimioterapia at 2 dias subseqentes. Encorajar esvaziar a bexiga de duas em duas horas enquanto se submete ao tratamento, se acordar a noite deve urinar. No administrar o medicamento no final da tarde a noite, quando a hidratao e a mico so menos freqentes. Comunicar ao mdico se o cliente referir calor, mal-estar ou sinais semelhantes gripe (lacrimejamento, espirro, coriza) para diminuir a velocidade de infuso da droga. Administrar o medicamento imediatamente ao seu preparo.

IMATINIB (VO) Nome Comercial: Glivec Efeitos Colaterais mais comuns Hematolgicos: pancitopenia (nadir: 21 a 30 dias). Gastrintestinais: nuseas, vmitos, anorexia, dispepsia,boca seca, distenso abdominal, constipao e distenso abdominal

51 Cutneos: edema periorbitrio, edema facial, alopecia, suores noturnos, edema de membros inferiores e prurido. Neurolgicos: insnia, parestesias, tonturas e perturbaes do paladar. Outros: epistaxe, fadiga, pirexia e fraqueza. Ingerir durante s refeies com pouca gua. Monitorizar peso e edemas. Estar atento a reteno hdrica severa.

Cuidados de enfermagem principais

MELFALANO (VO, EV- 15 a 60 minutos, intra-peritoneal, intra-arterial) Nome Comercial: Alkeran Ao Vesicante: No, porm irritante. Efeitos Colaterais mais comuns Hematolgicos: pancitopenia (nadir: 14 a 21 dias). Gastrintestinais: nuseas, vmitos, diarria e estomatite. Manifestaes menos comuns na administrao pela via oral. Outros: alteraes no ciclo menstrual, oligo ou azoospermia. Interaes medicamentosas: o uso concomitante com a ciclosporina pode aumentar a incidncia de nefrotoxidade, sendo recomendado, nesse caso, o controle da funo renal do cliente. O tratamentos por via oral, concomitantente a cimetidina altera a biodisponibilidade do melfalano. Cuidados de enfermagem principais Ingerir o quimioterpico com estmago vazio. Evitar a ingesto de alimentos ou lquidos durante as duas primeiras horas aps administrao da droga (VO). Administrar uma droga antiemtica e anticida antes do quimioterpico (VO), conforme prescrio mdica. Administrar uma droga antiemtica potente antes do administrao endovenosa do quimioterpico, conforme prescrio mdica. Administrar o medicamento EV aps a sua reconstituio. Na administrao intraperitoneal, orientar mudana de posio (decbito lateral direito, esquerdo, dorsal, ventral, ortosttica) a cada 15 minutos durante uma hora. METOTREXATO (EV- bolus/contnua, IM, Intratecal, VO, SC) Nome Comercial: Lexato

52 Ao Vesicante: No Efeitos colaterais mais comuns Hematolgicos: leucopenia, trombocitopenia e anemia (nadir: 7 a 10 dias). Gastrintestinais: nuseas e vmitos, estomatite e diarria. Pulmonar: tosse seca e dispnia. Cutnea: fotossensibilidade. Outros: hepatotoxidade, hematria, cistite, hiperuricemia. midazolam, dexametasona, isofamida, vancomicina, salicilatos,

Incompatibilidade medicamentosa: bleomicina, doxorrubicina, idarrubicina, metoclorpramida, ranitidina, clorpromazina, sulfonamidas, diurticos, hipoglicemiantes, tetraciclinas, cloranfenicol e antiinflamatrios no esteroidais prolongam o clearance de metotrexato e aumentam a sua toxidade. Cuidados de enfermagem importantes Estimular a ingesto hdrica para aumentar o dbito urinrio. Oferecer anticido e antiemtico 30 minutos antes da administrao oral e endovenosa do quimioterpico. Administrar o cido folnico antes do quimioterpico. Orientar quanto possibilidade de apresentar urina de cor amarelo forte durante e nas primeiras 24 horas aps a administrao da droga. Administrar a pr-hidratao, conforme prescrio mdica.

MITOXANTRONA (EV- 5 a 30 minutos) Nome Comercial: Mitoxal, Misostol Ao Vesicante: No Efeitos colaterais mais comuns Hematolgicos: leucopenia, trombocitopenia e anemia (nadir: 8 a 15 dias). Gastrintestinais: nuseas e vmitos (leves e transitrios) e mucosite. Cardiocirulatrios: alteraes do ECG e arritmias cardacas. Cutnea: alopcia leve. Outros: urina com colorao verde-azulado (at 48 horas aps administrao da droga), esclertica azulada. Incompatibilidade e principais interaes

53 - Incompatibilidade com heparina, fosfato de hidrocortisona, plactaxel, doxorrubicina lipossomal propofol e cefepime. Cuidados de enfermagem importantes Observar sinais e sintomas de toxicidade cardaca aguda e crnica. Orientar o cliente quanto possibilidade de apresentar urina de cor verde azulada durante um a dois dias aps administrao da droga. PACLITAXEL (EV- 3horas a 24 horas) Nome Comercial: Taclipaxol Ao Vesicante: No, porm irritante Efeitos colaterais mais comuns Hematolgicos: leucopenia, trombocitopenia e anemia (nadir: 8 a 11dias). Gastrintestinais: nuseas e vmitos, mucosite, diarria e alteraes de paladar. Cardiocirulatrios: bradicardia transitria e assintomtica, hipotenso e taquicardia ventricular. Cutnea: alopecia completa. Neurolgico: mialgias e artralgias transitrias. Reaes alrgicas: hiperemia cutnea, dispnia com broncoespasmo e urticria.

Incompatibilidade medicamentosa: anfotericina B, clorpromazine, doxorrubicina lipossomal, metilpredinizolona e mitoxantrone. O uso concomitante com a cisplatina aumenta a neurotoxidade, com o plactaxel aumenta a mielossupresso. Cuidados de enfermagem importantes Evitar administrar o quimioterpico em material constitudo por PVC, mas sim em material de polietileno com filtro adequado com membrana de microporos menores ou iguais a 0,22 micron. Administrar drogas que previnem reaes de hipersensibilidade antes do quimioterpico, conforme prescrio mdica. TENIPOSIDE (EV- 45- 60minutos) Nome Comercial: Vumon VM 26 Ao Vesicante: irritante. Efeitos colaterais mais comuns Hematolgicos: leucopenia (nadir: 7 a 14 dias). Gastrintestinais: nuseas e vmitos, mucosite, diarria e dor abdominal. Cardiocirulatrios: hipotenso, principalmente, aps administrao rpida. Cutnea: alopecia e rash cutneo.

54 Neurolgico: mialgias e artralgias transitrias. Reaes alrgicas: hiperemia facial, dispnia com broncoespasmo, calafrios e urticria.

Incompatibilidade e principais interaes - Incompatibilidade com idarrubicina e heparina. Cuidados de enfermagem importantes Evitar administrar o quimioterpico em material constitudo por PVC com filtro, mas sim em material de polietileno. O quimioterpico no deve ser administrado por injeo bolus ou infuso rpida. No refriger-lo aps a sua reconstituio. Geralmente, administra-se o medicamento em at 4 horas a partir da reconstituio a fim de minimizar a tendncia a precipitao. Aferir sinais vitais durante e aps a administrao do citosttico. Administrar antiemticos potentes antes do quimioterpico.

VIMBLASTINA (EV- 2-3 minutos/ 40 a 60 min) Nome Comercial: Rabinefil, Velban Ao Vesicante: sim Efeitos Colaterais mais comuns Hematolgicos: leucopenia (nadir: 4 a 10 dias). Gastrintestinais: nuseas e vmitos leves. Cutnea: alopecia, extravasamento causa grave leso tecidual com formao de vesculas e necrose. Neurolgico: neuropatia perifrica (formigamento, paralisia). neuropatia do sistema nervoso autnomo (constipao, leo paraltico, reteno urinria, hipotenso ortosttica). Menos freqentes. Incompatibilidade e principais interaes - Incompatibilidade com a furosemida, a heparina e o cefepime. Cuidados de enfermagem mais importantes Verificar o retorno venoso antes da aplicao da droga. Administrar a droga no infusor lateral soroterapia. do equipo de soro, sem interromper o fluxo da

55 Administrao sob infuso contnua superior a meia hora no deve ser feita atravs de veia perifrica puncionada com eescalpee ou cateter teflon. Diminuir a velocidade de administrao ou aumentar o fluxo do soro caso o cliente sinta dor ou queimao ao longo da veia. Verificar sinais vitais antes, durante e aps a administrao do quimioterpico.

VINCRISTINA (EV- 2 a 3 minutos/contnua) Nome Comercial: Vincrifil, oncovin Ao Vesicante: Sim Efeitos colaterais mais comuns Hematolgicos: mielodepresso leve (nadir: 10 a 14 dias). Gastrintestinais: nuseas e vmitos leves. Cutnea: alopecia, extravasamento causa grave leso tecidual com formao de vesculas e necrose. Neurolgico: neuropatia perifrica (formigamento, paralisia). neuropatia do sistema nervoso autnomo (constipao, leo paraltico, reteno urinria e hipotenso ortosttica). Incompatibilidade e principais interaes Incompatibilidade com a furosemida, cefepime, bicarbonato de sdio e idarrubicina. Em uso comcomitante a mitomicina potencializado o broncoespasmo e as alteraes pulmonares agudas. Cuidados de enfermagem importantes Verificar o retorno venoso antes da aplicao da droga. Administrar a droga no infusor lateral soroterapia. Proteger o frasco da luz, quando a administrao for contnua. Administrao sob infuso contnua superior a meia hora no deve ser feita atravs de veia perifrica puncionada com escalpe ou cateter teflon. Diminuir a velocidade de administrao ou aumentar o fluxo do soro caso o cliente sinta dor ou queimao ao longo da veia. Verificar sinais vitais antes, durante e aps a administrao do quimioterpico. do equipo de soro, sem interromper o fluxo da

CIDO FOLNICO (EV 30 minutos, IM, VO, Intraperitoneal) Nome Comercial: Folinato de clcio, levorin, leucovorin Ao Vesicante: No

56 Indicao: para diminuir a toxicidade do metotrexato, fluoracil citostticos do quimioterpico. No possui atividade antitumoral. Cuidados de Enfermagem importante Administrar rigorosamente o medicamento nos horrios estabelecidos, conforme prescrio mdica. MESNA (EV- bolus/intermitente) Nome comercial: mitexan Ao Vesicante: No Indicao: protetor da bexiga contra os efeitos urotxicos dos quimioterpicos derivados da oxazafosforina (ifosfamida e ciclofosfamida). No possui ao antitumoral. Efeitos colaterais mais comuns Altas doses: nuseas, vmitos, clicas, diarria. Controlar a ingesto hdrica e o dbito urinrio e manter o cliente adequadamente hidratado para garantir 100 a 150 ml de diurese por hora. Incompatibilidade e Principais Interaes Incompatibilidade com bicarbonato de sdio e o fluororacil. Cuidados de Enfermagem: e potencializar os efeitos

15. COMPETNCIAS DOS PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM NA ADMINISTRAO DO QUIMIOTERPICO ANTINEOPLSICO 13.1 Enfermeiro Cumprir e fazer cumprir as normas, regulamentos e legislao pertinentes s reas de atuao em quimioterapia.

57 Estabelecer relao tcnico-cientfico com a unidade afim de desenvolver estudos investigacionais e de pesquisa. Promover e participar da integrao da equipe multiprofissional, procurando garantir uma assistncia integral ao cliente e familiar. Formular e implementar manuais tcnicos operacionais para a equipe de Enfermagem nos diversos setores de atuao. Formular e implementar manuais educativos aos clientes e familiares adequando-os a sua realidade social. Manter a atualizao tcnica e cientifica de biossegurana individual, coletiva e ambiental, que permita a atuao profissional com eficcia em situaes de rotinas e emergenciais, visando interromper e/ou evitar acidentes ou ocorrncias que possam causar dano fsico ou ambiental. Manter registro de quem manipula quimioterpicos. Estabelecer programa de treinamento na unidade responsvel pela administrao de quimioterpico. No permitir que grvidas trabalhem com quimioterpico. S permitir que trabalhe com quimioterpico, quem tiver conhecimento especfico. Limitar o nmero de servidores/funcionrios na manipulao de quimioterpicos. Sistematizar avaliao mdica peridica ver com medicina do trabalho. Saber a velocidade de aplicao das drogas e efeitos colaterais. Certificar do uso do kit de transporte pelo carregador da quimioterapia.

13.2 Tcnico de Enfermagem executar aes de enfermagem a clientes submetidos ao tratamento quimioterpico antineoplsico, sob a superviso do Enfermeiro, conforme lei de No 7498/86 Art 15 e decreto 94.406/87 Art 13, observado o disposto na resoluo COFEN 168/93

Referncia Bibliogrfica FONSECA, S.M. et. Al. Manual de quimioterapia antineoplsica, Rio de Janeiro: Reichmann &Affonso, 2000, 164p.

58 MILLER, D. Quimioterapia. In: Administrao de medicamentos. Rio de Janeiro: Reichmann &Affonso, p. 369-82, 2002. ARCHER, E, et al. Protocolo de quimioterapia. In: Procedimentos e protocolos. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2005, 408p. ADAMI, N.P, et al. Extravasamento de drogas antineoplsicas: notificao e cuidados prestados. Rev. Brs. Cancerologia, v. 47 n. 2, p. 147-51, 2001. ROCHA, F.L.R.. MARZIALE, M.H.P.. ROBAZZI, M.L.C.C. Perigos potenciais a que esto expostos os trabalhadores de enfermagem na manipulao de quimioterpicos antineoplsicos: conhec-los para preven-los. Rev. Latino-am Enfermagem, v. 12, n. 3, p. 511-7, 2004. Conselho Federal de Enfermagem (COFEn). Resoluo 210 de 01 de julho de 1998. Dispe sobre a atuao dos profissionais de enfermagem que trabalham com quimioterpicos antineoplsicos. In: COFEn. Documentos Bsicos de Enfermagem. So Paulo, 2001. p. 207. BONASSA.E. M.. Quimioterapia na Enfermagem. So Paulo: Ed.Atheneu, 2005. 538p. NR32 segurana e sade no trabalho em servios de sade SANTOS, A.D.; PITO, G.B.B. Acesso vascular para quimioterpicos antineoplsicos: manual ilustrativo. Macei: UNCISAL&LAVA; 2006, 17p.

Das könnte Ihnen auch gefallen