Sie sind auf Seite 1von 5

ABELHAS________________

____________________________________________________
J as abelhas sociais vivem juntas em grandes colnias de indivduos e seus ninhos so O mel, foi a primeira substncia adoante conhecida da Antiguidade segundo a Bblia era uma das duas ddivas da Terra da Promisso (a outra era o leite).

Apicultura a criao de abelhas para produo de mel, esta prtica vem de h muito tempo desde a poca dos egpcios, que documentaram essa prtica pela primeira vez no ano 2600 a.C, nas inscries funerrias nas pirmides. Hoje em dia nos apirios tm-se uns aparatos bem modernos para coleta de mel. Antigamente era pouco rendosa, pois era realizada em colnias fixas de barro, madeira ou palha, apresentando assim dificuldades para a coleta do mel.

Pertencem a ordem dos Himenpteros. Existem abelhas de muitas espcies e nem todas vivem em colnias. A maioria so abelhas solitrias, que constroem seu ninho em rvores ocas ou embaixo da terra. chamados colmias. Seu corpo que raramente ultrapassa 3,75 cm de comprimento constitudo de trs partes : cabea, trax e abdmen. No trax encontram-se dois pares de asas e trs pares de pernas. As fmeas possuem um ovopositor na extremidade do abdmen, que utilizado para depositar os ovos e contm um ferro para picar os inimigos predadores. As abelhas produtoras de mel organizam-se em trs classes principais: as operrias, que providenciam a alimentao, a rainha que pe ovos e o zango, que se acasala com a rainha. Uma colnia de tamanho mdio compreende uma rainha e cerca de cem zanges e mais ou menos sessenta e cinco mil operrias. Agora mostraremos algumas espcies de abelhas:

Abelha Mulata = Uruu Uruu Mineiro

Esta uma "abelha indgena sem ferro" por possuir o ferro atrofiado. Logo, ela incapaz de ferroar. Assim como as demais espcies de Meliponinae so sociais, ou seja, vivem em colnias. A uruu um inseto holometablico, isto , a fmea realiza postura de ovos que do origem as larvas, que so morfolgica e fisiologicamente diferentes dos adultos. As larvas se alimentam, crescem, sofrem um certo nmero de mudas e se transforma em pupa, forma esta que no se alimenta e fica imvel na clula de cria. Aps algum tempo, a pupa sofre muda, transformando-se em uma abelha adulta.

Abelho = Mamangaba

Esta abelha um himenptero da famlia dos bombdeos, que representa as grandes abelhas sociais. O abelho inicia a colnia fazendo ninhos no solo, no fundo de touceiras de capim. O fundo forrado com musgo e capim bem fino. Em cima do capim, a futura rainha comea a estocar o plen. Depois constri, com cera, dois potes. No primeiro, pe os primeiros 12 ovos. O outro a dispensa, que ela enche de mel. Em trs semanas, o ovo se transforma em inseto adulto. A essa altura, j foi construido dezenas de potes iguais aos primeiros e ps entre 200 a 400 ovos. A primeira gerao d origem s operrias da colnia que no procriam e sua funo cuidar dos ovos da prxima gerao. Cada colnia de mamangabas possui mais de 300 membros e tem origem numa nica fmea. Na primavera as

larvas se alimentam de uma mistura de plen e nctar, que as rainhas e operrias servem atravs de um buraco no teto do pote. Aps o acasalamento, todos os machos e algumas fmeas morrem, isso acontece no vero. Durante o outono e o inverno, aps todo o trabalho feito, o abelho pra e fica at nove meses dormindo.

Abelha Africana = Apis melfera adamson lactar.

Habitam da frica do sul at o sul do Saara. So abelhas muito agressivas, polinizadoras, enxameadoras e migratrias, entretanto so propolizadoras, produtivas nas linhagens selecionadas, madrugadeiras e trabalham at mais tarde. Seu porte pequeno e constroem clulas menores, os zanges so amarelados assim como as operrias. Foi introduzida no Brasil na regio de Rio Claro-SP em 1956 para pesquisas cientficas que acabaram escapando do cativeiro, no cruzamento com as raas aqui existentes, produziu um hbrido que passou a ser chamado de abelha africanizada. Bastante produtivo e ao mesmo tempo muito agressivo, se alastrou rapidamente por todo o continente. Sem meios de extermin-los os apicultores se uniram em associaes com o objetivo de utiliz-lo como produtor de mel. Portanto, com o desenvolvimento de novas tcnicas e a utilizao de medidas de segurana, foi possvel obter uma boa produo de mel havendo um desenvolvimento acentuado na apicultura em nosso Pas.

Abelha Caucasiana = Apis melfera remipes pall

originria da regio central da Rssia. Possuem anis cinzas acentuados, so pouco enxameadeiras e boas propolizadoras. No so muito difundidas no Brasil.

Abelha Italiana = Apis melfera lingustica Spin


Conhecida como abelha italiana a raa mais criada no mundo. do mesmo tamanho que a abelha preta e possui o corpo coberto de pelos amarelos compridos, mais acentuados nos trs primeiros anis abdominais. No zango, a colorao mais pronunciada e uniforme em todo o corpo. So mansas e pouco enxameadeiras. A rainha de fcil localizao, o que facilita o manejo por parte o apicultor. Produzem oprculos de cor clara e se reproduzem bem.

Abelha Mirim = Melipona Mnima (Jata)

Melpona mnima, de porte pequeno Dentre os melipondeos, a abelha mirim-preguia (Friesella schrottkyi) nidifica em ocos pequenos onde quer que os encontre. comum em moires de cerca, paredo de pedra, dentro de postes, em condutes de luz etc. Seu nome popular est relacionado ao fato de essas abelhas s sarem do ninho nas horas mais quentes do dia e, portanto, sempre trabalharem em perodos mais restritos, limitados pela temperatura. Essa abelha muito mansa o menor melipondeo da rea. facilmente reconhecida pela cor cinza-opaca devido pilosidade do corpo. Tem vo caracterstico antes de pousar na flor, uma espcie de dana em zigue-zague.

Referncia Bibliogrfica

Nogueira-Neto, P. 1997. Vida e criao de abelhas indgenas sem ferro. Nogueirapis, So Paulo. 446p. Couto, RHN. Contribuio das abelhas na polinizao de plantas produtoras de vagens. Anais do Encontro sobre Abelhas, 2: 135-140. 1996. Diniz Filho JAF, Malaspina O. Abelhas africanizadas nos anos 90. A histria mostra que a populao aprendeu a conviver com essas abelhas. Cincia Hoje 90:73-6, 1995. Mello MLS. O veneno das abelhas. In: Camargo MFJ. Manual de Apicultura . Agronmica Ceres Ltda: So Paulo, p.142-153, 1972.

Das könnte Ihnen auch gefallen