Sie sind auf Seite 1von 42

OBJETIVO

A identificao de perigos tem por objetivo levantar os possveis eventos indesejveis que podem levar materializao de um perigo, para que possam ser definidas as hipteses e meios de se evitar esses acontecimentos.

PROVIDNCIAS INICIAIS
A fim de se ter uma noo do que ocorre no ambiente em que est inserido, cabe ao profissional se interar do que acontece a sua volta. Para isso deve:

a. circular pelo local de trabalho e observar tudo o que possa causar danos; b. consultar os trabalhadores e/ou os seus representantes sobre os problemas que lhes tenham surgido;
c. analisar sistematicamente todos os aspectos do trabalho, isto , observar o que se passa realmente no local de trabalho; d. analisar as operaes no rotineiras e intermitentes; e. ter em ateno acontecimentos no planejados mas previsveis, como, por exemplo, interrupes das atividade.

PRINCIPAIS MTODOS DE IDENTIFICAO DE PERIGOS Sries Histricas Estudo do ambiente Brainstorm

Dentre diversos outros mtodos, a tcnica de brainstorming prope que um grupo de pessoas - de duas at dez pessoas renam-se, e utilizem das diferenas em seus pensamentos e idias para que possam chegar a um denominador comum eficaz e com qualidade, gerando assim idias inovadoras que levem o projeto adiante.

prefervel que as pessoas que se envolvam nesse mtodo sejam de setores e competncias diferentes, pois suas experincias diversas podem colaborar com a "tempestade de idias" que se forma ao longo do processo de sugestes e discusses. Nenhuma idia descartada ou julgada como errada ou absurda.

Todas as idias so ouvidas e trazidas at o processo de brainwrite, que constitui-se na compilao ou anotao de todas as idias ocorridas no processo de brainstorming.
No Brainwrite, realiza-se uma reunio com alguns participantes da sesso de brainstorming, evoluindo-se as idias at a chegada da soluo efetiva.

As quatro principais regras do brainstorming so:

Crticas so rejeitadas; Criatividade bem-vinda; Quantidade necessria; Combinao e aperfeioamento so necessrios.

CRTICAS SO REJEITADAS: Esta provavelmente a regra mais importante. A no ser que a avaliao seja evitada, o princpio do julgamento no pode operar. A falha do grupo ao cumprir esta regra a razo mais crtica para que o sesso de brainstorming no resulte. Esta regra aquela que primariamente diferencia um brainstorming clssico dos mtodos de conferncia tradicionais.

CRIATIVIDADE BEM VINDA: Esta regra utilizada para encorajar os participantes a sugerir qualquer ideia que lhe venha mente, sem preconceitos e sem medo que isso o v avaliar imediatamente. As ideias mais desejveis so aquelas que inicialmente parecem ser sem domnio e muito longe do que poder ser uma soluo. necessrio deixar as inibies para trs enquanto se geram ideias. Quando se segue esta regra, cria-se automaticamente um clima de brainstorming apropriado. Isso aumenta tambm o nmero de ideias geradas.

QUANTIDADE NECESSRIA: Quanto mais ideias forem geradas, mais hipteses h de encontrar uma boa ideia. Quantidade gera qualidade.

COMBINAO E APERFEIOAMENTO SO NECESSRIOS: O objetivo desta regra encorajar a gerao de ideias adicionais para a construo e reconstruo sobre as ideias dos outros.

LIES BSICAS SOBRE O BRAINSTORMING Gere inicialmente o maior nmero possvel de ideias: Linus Pauling j dizia A melhor forma de ter uma boa ideia ter vrias ideias.

No comeo no descarte ideias esdrxulas: Uma idia esdrxula pode servir de lembrete para uma idia til.
Concentre seu esforo nas melhores ideias: escolhidas as melhores idias, explore-as. Mantenha o controle: Por mais que seja estimulada freneticidade inicial, a equipe precisa saber quando j tem ideias o suficiente para dar prosseguimento ao processo.

EXEMPLO: Quais os perigos encontrados em uma residncia?

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10.

Tomada Chuveiro eltrico fogo secador de cabelo lixo Animais peonhentos Piso escorregadio Panela quente Liquidificador lcool

11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20.

Objetos pontiagudos Armas Veculos Co de guarda Veneno Janelas de vidro Cadeiras defeituosas Redes de dormir Gs Plantas txicas

CONCEITO
A APR consiste em um estudo, durante a fase de concepo ou desenvolvimento prematuro de um novo sistema, com o fim de se determinar os riscos que podero estar presentes na sua fase operacional.

CARACTERSTICAS
uma anlise inicial "qualitativa", desenvolvida na fase de projeto e desenvolvimento de qualquer processo, produto ou sistema, possuindo especial importncia na investigao de sistemas novos, de alta inovao e/ou pouco conhecidos, ou seja, quando a experincia em riscos na sua operao carente ou deficiente.
Apesar das caractersticas bsicas de anlise inicial, muito til como ferramenta de reviso geral de segurana em sistemas j operacionais, revelando aspectos que s vezes passam despercebidos.

CARACTERSTICAS
A APR no uma tcnica aprofundada de anlise de riscos e geralmente precede outras tcnicas mais detalhadas de anlise, j que seu objetivo determinar os riscos e as medidas preventivas antes da fase operacional. No estgio em que desenvolvida podem existir ainda poucos detalhes finais de projeto e, neste caso, a falta de informaes quanto aos procedimentos ainda maior, j que os mesmos so geralmente definidos mais tarde.

A APR prpria para ser empregada na fase inicial de concepo e desenvolvimento das plantas de processo, na determinao dos riscos que possam existir. As principais vantagens da APR so: identificao com antecedncia, e conscientizao dos perigos em potencial por parte da equipe de projeto

identificao e/ou desenvolvimento de diretrizes e critrios para a equipe de desenvolvimento do processo seguir.

PRINCPIOS
Os princpios e metodologias da APR consistem em proceder-se a uma reviso geral dos aspectos de segurana de forma padronizada, descrevendo todos os riscos e fazendo sua categorizao de acordo com a MIL-STD-882.
A partir da descrio dos riscos, so identificadas as causas (agentes) e efeitos (consequncias) dos mesmos, o que permitir a busca e elaborao de aes e medidas de preveno ou correo das possveis falhas detectadas.

CATEGORIZAO DE ACORDO COM A MIL-STD-882


CATEGORIA I II TIPO DESPREZVEL MARGINAL OU LIMTROFE CARACTERSTICAS

No degrada o sistema, nem seu funcionamento No ameaa os recursos humanos Degradao moderada / danos menores No causa leses compensvel ou controlvel
Degradao crtica Leses Danos substanciais Coloca o sistema em risco, e necessita de aes corretivas imediatas para a sua continuidade e recursos humanos envolvidos.

II

CRTICA

IV

Sria degradao do sistema CATASTRFICA Perda do sistema Mortes e leses

A priorizao das aes determinada pela categorizao dos riscos, ou seja, quanto mais prejudicial ou maior for o risco, mais rapidamente deve ser solucionado.

Desta forma, a APR tem sua importncia maior no que se refere determinao de uma srie de medidas de controle e preveno de riscos desde o incio operacional do sistema, o que permite revises de projeto em tempo hbil, no sentido de dar maior segurana, alm de definir responsabilidades no que se refere ao controle de riscos.

UTILIZAO DO MTODO

A anlise preliminar de riscos compe-se dos seguintes passos bsicos: reunir os dados necessrios; efetuar a anlise preliminar de riscos; registrar os resultados.

REUNIR OS DADOS NECESSRIOS A APR requer a reunio, antes de tudo, dos dados disponveis sobre a planta(ou sistema) em estudo, e ento, informaes pertinentes, proporcionadas pela experincia prvia com qualquer planta similar, ou mesmo com uma planta que trabalhe com processo diferente, mas utilize equipamentos e materiais similares.
muito conveniente que se determine a existncia de experincia prvia com a concepo do processo em estudo. Quaisquer problemas que venham a ser identificados pela experincia prvia, podero auxiliar na APR da planta em estudo.

REUNIR OS DADOS NECESSRIOS Os processos devero ser conhecidos, bem como os principais tipos de equipamentos, principalmente itens de equipamentos especiais ou de longa vida, por exemplo, vasos, trocadores de calor e tipo de construo das instalaes. Alm dos componentes da planta, os objetivos operacionais desta e os requisitos bsicos de desempenho so teis definio do contexto para os riscos e o ambiente no qual ir a planta operar.

REALIZAR A ANLISE PRELIMINAR DE RISCOS O processo de execuo da APR consiste em identificar os perigos, eventos iniciadores em potencial, e outros eventos capazes de gerar consequncias indesejveis. Os analistas devem igualmente identificar os critrios de projeto ou alternativas com possibilidades de eliminar ou reduzir os perigos capazes de determinar um nvel de riscos excessivamente elevado para o empreendimento.

REALIZAR A ANLISE PRELIMINAR DE RISCOS Na realizao da APR, devem ser considerados os seguintes elementos:
equipamentos e materiais perigosos da planta como, por exemplo, combustveis, substncias qumicas altamente reativas, substncias txicas, sistemas de alta presso e outros sistemas de armazenamento de energia interfaces entre equipamentos e substncias da planta associadas segurana como, por exemplo, interaes de materiais, incio de propagao de incndios ou exploses e sistemas de controle ou parada

fatores ambientais susceptveis de influenciar o equipamento e os materiais da planta como, por exemplo, terremotos, vibrao, temperaturas extremas, descargas eletrostticas e umidade

REALIZAR A ANLISE PRELIMINAR DE RISCOS Na realizao da APR, devem ser considerados os seguintes elementos:
procedimentos de operao, teste, manuteno e atendimento situaes de emergncia, importncia dos erros humanos, funes a serem desempenhadas pelos operadores, disposio (ergonomia) dos controles de equipamentos e proteo contra acidentes com o pessoal; elementos de apoio das instalaes como, por exemplo, armazenamento, equipamentos de teste, treinamento e utilidades; equipamentos relacionados com a segurana: sistemas de atenuao, redundncia, extintores de incndio e equipamentos de proteo pessoal.

EXEMPLO:
Como exemplo, consideremos um processo que utilizar H2S (cido sulfdrico) lquido bombeado. O analista de APR s dispe da informao de que este produto ser usado no processo e nenhum outro detalhe do projeto.

ANLISE O analista sabe que o H2S txico e identifica sua liberao como um perigo. Estuda ento as causas para esta liberao:
o cilindro pressurizado vasa ou rompe-se; o processo no consome todo H2S; as linhas de alimentao de H2S apresentam vazamento ou ruptura; ocorre um vazamento durante o recebimento do H2S na planta.

EXEMPLO:
O analista determina, ento, o efeito dessas causas. Neste caso, havendo liberaes maiores, podero ocorrer mortes. A tarefa seguinte consiste em oferecer orientao e critrios para os projetistas aplicarem no projeto da planta, reconhecendo cada um dos mecanismos de liberao em potencial significativos.

EXEMPLO:
Por exemplo, para o primeiro item, vazamento no cilindro, o analista poderia recomendar:

estudar um processo que armazene substncias alternativas de menor toxidez, capazes de gerar o H2S de acordo com as necessidades da operao; instalar um sistema de alarme na planta; minimizar o armazenamento local do H2S, sem excesso de manuseio ou de entregas como, por exemplo, armazenamento das necessidades de produo para um perodo de duas semanas a um ms; desenvolver um procedimento de inspeo de cilindros

REGISTRO DOS RESULTADOS


Os resultados da APR so registrados convenientemente num formulrio que mostra os perigos identificados, as causas, o modo de deteco, efeitos potenciais, categorias de frequncia e severidade e risco, as medidas corretivas/preventivas e o nmero do cenrio.
MODO DE DETECO CATEGORIAS EFEITOS FREQUNCIA SEVERIDADE RISCO MEDIDAS/ OBSERVAES N CENRIO

RISCO

CAUSA

REGISTRO DOS RESULTADOS


1 coluna: Riscos Esta coluna contm os riscos identificados para o mdulo de anlise em estudo. De uma forma geral, os perigos so eventos acidentais que tm potencial para causar danos s instalaes, aos operadores, ao pblico, ao meio ambiente. Portanto, os perigos referem-se a eventos tais como liberao de material inflamvel e txico.

2 coluna: Causa As causas de cada risco so discriminadas nesta coluna. Estas causas podem envolver tanto falhas intrnsecas de equipamentos (vazamentos, rupturas, falhas de instrumentao, etc), bem como erros humanos de operao e manuteno.

REGISTRO DOS RESULTADOS


3 coluna: Modo de Deteco Os modos disponveis na instalao para a deteco do perigo identificado na primeira coluna foram relacionados nesta coluna. A deteco da ocorrncia do perigo tanto pode ser realizada atravs de instrumentao (alarmes de presso, de temperatura, etc), como atravs de percepo humana (visual, odor, etc).

4 coluna: Efeito Os possveis efeitos danosos de cada perigo identificado foram listados nesta coluna. Os principais efeitos dos acidentes envolvendo substncias inflamveis e txicas incluem: incndio em nuvem; exploso de nuvem; formao de nuvem txica.

REGISTRO DOS RESULTADOS


5 coluna: Categoria de Frequncia do Cenrio No mbito da APR, um cenrio de acidente definido como o conjunto formado pelo perigo identificado, suas causas e cada um dos seus efeitos. Exemplo de cenrio de acidente possvel: Grande liberao de substncia inflamvel devido a ruptura de tubulao podendo levar formao de uma nuvem inflamvel tendo como consequncia incndio ou exploso da nuvem. De acordo com a metodologia de APR adotada neste trabalho, os cenrios de acidentes foram classificados em categorias de frequncia, as quais fornecem uma indicao qualitativa da frequncia esperada de ocorrncia para cada um dos cenrios identificados, conforme tabela 1 a seguir.

REGISTRO DOS RESULTADOS


TABELA 1. CATEGORIAS DE FREQUNCIA DOS CENRIOS USADOS

REGISTRO DOS RESULTADOS


6 coluna: Categoria de Severidade Tambm de acordo com a metodologia de APR adotada neste trabalho, os cenrios de acidentes foram classificados em categorias de severidade, as quais fornecem uma indicao qualitativa do grau de severidade das consequncias de cada um dos cenrios identificados. As categorias de severidade utilizadas no presente trabalho esto na tabela 2. 7 coluna: Categoria de Risco Combinando-se as categorias de frequncia com as de severidade obtmse a Matriz de Riscos, conforme mostrado a seguir. Essa matriz fornece uma indicao qualitativa do nvel de risco de cada cenrio identificado na anlise.

CATEGORIAS DE SEVERIDADE DOS CENRIOS DA APR

REGISTRO DOS RESULTADOS


MATRIZ DE CLASSIFICAO DE RISCO

REGISTRO DOS RESULTADOS


8 coluna: Medidas/Observaes Esta coluna contm as medidas que devem ser tomadas diminuir a frequncia ou severidade do acidente ou quaisquer observaes pertinentes ao cenrio de acidente em estudo. A letra (E) - Existente nesta coluna indica que as medidas j foram tomadas.

9 coluna: Identificador do Cenrio de Acidente


Esta coluna contm um nmero de identificao do cenrio de acidente. Foi preenchida sequencialmente para facilitar a consulta a qualquer cenrio de interesse.

RISCO

CAUSA

MODO DE DETECO

CATEGORIAS
EFEITOS
FREQUNCIA SEVERIDADE RISCO

MEDIDAS/ OBSERVAES

N CENRIO

Liberao txica

1. Vazamento no cilindro de H2S


2. H2S no consumido todo no processo

1. 2.

No h No h

1e2 Possveis mortes com liberaes maiores

III

Instalar sistema de alarme b) Minimizar armazenamen to no local c) Preparar procedimento para inspeo de cilindro

a)

A APR tem grande utilidade no seu campo de atuao, porm, como j foi enfatizado, necessita ser complementada por tcnicas mais detalhadas e apuradas. Em sistemas que sejam j bastante conhecidos, cuja experincia acumulada conduz a um grande nmero de informaes sobre riscos, esta tcnica pode ser colocada em by-pass e, neste caso, partir-se diretamente para aplicao de outras tcnicas mais especficas.

CATEGORIAS
RISCO CAUSA
MODO DE DETECO

EFEITOS
FREQUNCIA SEVERIDADE RISCO

MEDIDAS/ OBSERVAES

N CENRIO

Das könnte Ihnen auch gefallen