Sie sind auf Seite 1von 32

SINAES

Sistema Nacional de Avaliao da Educao Superior

04
Novembro / 2011

EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

2011

ENGENHARIA GRUPO IV
LEIA COM ATENO AS INSTRUES ABAIXO.
1 - Verifique se, alm deste caderno, voc recebeu o Caderno de Respostas, destinado transcrio das respostas das questes de mltipla escolha (objetivas), das questes discursivas e do questionrio de percepo da prova. 2 - Confira se este caderno contm as questes de mltipla escolha (objetivas) e discursivas de formao geral e do componente especfico da rea, e as questes relativas sua percepo da prova, assim distribudas: Partes Formao Geral/Objetivas Formao Geral/Discursivas Componente Especfico Comum/Objetivas Componente Especfico Comum/Discursivas Componente Especfico Engenharia de Alimentos/Objetivas Componente Especfico Engenharia Qumica /Objetivas Questionrio de percepo da Prova Nmero das questes 1a8 Discursiva 1 e Discursiva 2 9 a 30 Discursiva 3 a Discursiva 5 31 a 35 36 a 40 1a9 Objetivas 85% Discursivas 15% Peso das Peso dos questes componentes 60% 40% 25%

75%

3 - Verifique se a prova est completa e se o seu nome est correto no Caderno de Respostas. Caso contrrio, avise imediatamente um dos responsveis pela aplicao da prova. Voc deve assinar o Caderno de Respostas no espao prprio, com caneta esferogrfica de tinta preta. 4 - Observe as instrues expressas no Caderno de Respostas sobre a marcao das respostas s questes de mltipla escolha (apenas uma resposta por questo). 5 - Use caneta esferogrfica de tinta preta tanto para marcar as respostas das questes objetivas quanto para escrever as respostas das questes discursivas. 6 - No use calculadora; no se comunique com os demais estudantes nem troque material com eles; no consulte material bibliogrfico, cadernos ou anotaes de qualquer espcie. 7 - Voc ter quatro horas para responder s questes de mltipla escolha e discursivas e ao questionrio de percepo da prova. 8 - Quando terminar, entregue ao Aplicador ou Fiscal o seu Caderno de Respostas. 9 - Ateno! Voc s poder levar este Caderno de Prova aps decorridas trs horas do incio do Exame.

Ministrio da Educao

*A0420111*

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

FORMAO GERAL
Retrato de uma princesa desconhecida Para que ela tivesse um pescoo to fino Para que os seus pulsos tivessem um quebrar de caule Para que os seus olhos fossem to frontais e limpos Para que a sua espinha fosse to direita E ela usasse a cabea to erguida Com uma to simples claridade sobre a testa Foram necessrias sucessivas geraes de escravos De corpo dobrado e grossas mos pacientes Servindo sucessivas geraes de prncipes Ainda um pouco toscos e grosseiros vidos cruis e fraudulentos Foi um imenso desperdiar de gente Para que ela fosse aquela perfeio Solitria exilada sem destino

QUESTO 1

No poema, a autora sugere que A B C D E

ANDRESEN, S. M. B. Dual. Lisboa: Caminho, 2004. p. 73.

os prncipes e as princesas so naturalmente belos. os prncipes generosos cultivavam a beleza da princesa. a beleza da princesa desperdiada pela miscigenao racial. o trabalho compulsrio de escravos proporcionou privilgios aos prncipes. o exlio e a solido so os responsveis pela manuteno do corpo esbelto da princesa.

QUESTO 2 Excluso digital um conceito que diz respeito s extensas camadas sociais que ficaram margem do fenmeno da sociedade da informao e da extenso das redes digitais. O problema da excluso digital se apresenta como um dos maiores desafios dos dias de hoje, com implicaes diretas e indiretas sobre os mais variados aspectos da sociedade contempornea. Nessa nova sociedade, o conhecimento essencial para aumentar a produtividade e a competio global. fundamental para a inveno, para a inovao e para a gerao de riqueza. As tecnologias de informao e comunicao (TICs) proveem uma fundao para a construo e aplicao do conhecimento nos setores pblicos e privados. nesse contexto que se aplica o termo excluso digital, referente falta de acesso s vantagens e aos benefcios trazidos por essas novas tecnologias, por motivos sociais, econmicos, polticos ou culturais. Considerando as ideias do texto acima, avalie as afirmaes a seguir. I. Um mapeamento da excluso digital no Brasil permite aos gestores de polticas pblicas escolherem o pblicoalvo de possveis aes de incluso digital. II. O uso das TICs pode cumprir um papel social, ao prover informaes queles que tiveram esse direito negado ou negligenciado e, portanto, permitir maiores graus de mobilidade social e econmica. III. O direito informao diferencia-se dos direitos sociais, uma vez que esses esto focados nas relaes entre os indivduos e, aqueles, na relao entre o indivduo e o conhecimento. IV. O maior problema de acesso digital no Brasil est na deficitria tecnologia existente em territrio nacional, muito aqum da disponvel na maior parte dos pases do primeiro mundo. correto apenas o que se afirma em A B C D E I e II. II e IV. III e IV. I, II e III. I, III e IV.
2 ENGENHARIA GRUPO IV

*A0420112*

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO 3 A cibercultura pode ser vista como herdeira legtima (embora distante) do projeto progressista dos filsofos do sculo XVII. De fato, ela valoriza a participao das pessoas em comunidades de debate e argumentao. Na linha reta das morais da igualdade, ela incentiva uma forma de reciprocidade essencial nas relaes humanas. Desenvolveu-se a partir de uma prtica assdua de trocas de informaes e conhecimentos, coisa que os filsofos do Iluminismo viam como principal motor do progresso. (...) A cibercultura no seria ps-moderna, mas estaria inserida perfeitamente na continuidade dos ideais revolucionrios e republicanos de liberdade, igualdade e fraternidade. A diferena apenas que, na cibercultura, esses valores se encarnam em dispositivos tcnicos concretos. Na era das mdias eletrnicas, a igualdade se concretiza na possibilidade de cada um transmitir a todos; a liberdade toma forma nos softwares de codificao e no acesso a mltiplas comunidades virtuais, atravessando fronteiras, enquanto a fraternidade, finalmente, se traduz em interconexo mundial.
LEVY, P. Revoluo virtual. Folha de S. Paulo. Caderno Mais, 16 ago. 1998, p.3 (adaptado).

QUESTO 4 Com o advento da Repblica, a discusso sobre a questo educacional torna-se pauta significativa nas esferas dos Poderes Executivo e Legislativo, tanto no mbito Federal quanto no Estadual. J na Primeira Repblica, a expanso da demanda social se propaga com o movimento da escolanovista; no perodo getulista, encontram-se as reformas de Francisco Campos e Gustavo Capanema; no momento de crtica e balano do ps-1946, ocorre a promulgao da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, em 1961. somente com a Constituio de 1988, no entanto, que os brasileiros tm assegurada a educao de forma universal, como um direito de todos, tendo em vista o pleno desenvolvimento da pessoa no que se refere a sua preparao para o exerccio da cidadania e sua qualificao para o trabalho. O artigo 208 do texto constitucional prev como dever do Estado a oferta da educao tanto a crianas como queles que no tiveram acesso ao ensino em idade prpria escolarizao cabida. Nesse contexto, avalie as seguintes asseres e a relao proposta entre elas. A relao entre educao e cidadania se estabelece na busca da universalizao da educao como uma das condies necessrias para a consolidao da democracia no Brasil. PORQUE Por meio da atuao de seus representantes nos Poderes Executivos e Legislativo, no decorrer do sculo XX, passou a ser garantido no Brasil o direito de acesso educao, inclusive aos jovens e adultos que j estavam fora da idade escolar. A respeito dessas asseres, assinale a opo correta. A As duas so proposies verdadeiras, e a segunda uma justificativa correta da primeira. B As duas so proposies verdadeiras, mas a segunda no uma justificativa correta da primeira. C A primeira uma proposio verdadeira, e a segunda, falsa. D A primeira uma proposio falsa, e a segunda, verdadeira. E Tanto a primeira quanto a segunda asseres so proposies falsas.
3 ENGENHARIA GRUPO IV

O desenvolvimento de redes de relacionamento por meio de computadores e a expanso da Internet abriram novas perspectivas para a cultura, a comunicao e a educao. De acordo com as ideias do texto acima, a cibercultura A representa uma modalidade de cultura ps-moderna de liberdade de comunicao e ao. B constituiu negao dos valores progressistas

defendidos pelos filsofos do Iluminismo. C banalizou a cincia ao disseminar o conhecimento nas redes sociais. D valorizou o isolamento dos indivduos pela produo de softwares de codificao. E incorpora valores do Iluminismo ao favorecer o compartilhamento de informaes e conhecimentos.

*A0420113*

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO 5

Desmatamento na Amaznia Legal. Disponvel em: <www.imazon.org.br/mapas/desmatamento-mensal-2011>. Acesso em: 20 ago. 2011.

O ritmo de desmatamento na Amaznia Legal diminuiu no ms de junho de 2011, segundo levantamento feito pela organizao ambiental brasileira Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amaznia). O relatrio elaborado pela ONG, a partir de imagens de satlite, apontou desmatamento de 99 km no bioma em junho de 2011, uma reduo de 42% no comparativo com junho de 2010. No acumulado entre agosto de 2010 e junho de 2011, o desmatamento foi de 1 534 km, aumento de 15% em relao a agosto de 2009 e junho de 2010. O estado de Mato Grosso foi responsvel por derrubar 38% desse total e lder no ranking do desmatamento, seguido do Par (25%) e de Rondnia (21%).
Disponvel em: <http://www.imazon.org.br/imprensa/imazon-na-midia>. Acesso em: 20 ago. 2011(com adaptaes).

De acordo com as informaes do mapa e do texto, A B C D E foram desmatados 1 534 km na Amaznia Legal nos ltimos dois anos. no houve aumento do desmatamento no ltimo ano na Amaznia Legal. trs estados brasileiros responderam por 84% do desmatamento na Amaznia Legal entre agosto de 2010 e junho de 2011. o estado do Amap apresenta alta taxa de desmatamento em comparao aos demais estados da Amaznia Legal. o desmatamento na Amaznia Legal, em junho de 2010, foi de 140 km2, comparando-se o ndice de junho de 2011 ao ndice de junho de 2010.
4 ENGENHARIA GRUPO IV

*A0420114*

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO 6 A educao o Xis da questo


Desemprego
Aqui se v que a taxa de desemprego menor para quem fica mais tempo na escola

QUESTO 7 A definio de desenvolvimento usualmente


Salrio
Aqui se v que os salrios aumentam conforme os anos de estudo (em reais)

sustentvel

mais

utilizada

a que procura atender s

necessidades atuais sem comprometer a capacidade das geraes futuras. O mundo assiste a um questionamento crescente de paradigmas estabelecidos na economia e tambm na cultura poltica. A crise ambiental no planeta, quando traduzida na mudana climtica, uma ameaa real ao pleno desenvolvimento das potencialidades dos pases. O Brasil est em uma posio privilegiada para enfrentar

13,05%

At 10 anos de estudo

18 500
Salrio de quem tem doutorado ou MBA

7,91%
12 a 14 anos de estudo

8 600
Salrio de quem tem curso superior e fala uma lngua estrangeira

3,83%
15 a 17 anos de estudo

os enormes desafios que se acumulam. Abriga elementos fundamentais para o desenvolvimento: parte significativa da biodiversidade e da gua doce existentes no planeta; grande extenso de terras cultivveis; diversidade tnica e cultural e rica variedade de reservas naturais. O campo do desenvolvimento sustentvel pode ser conceitualmente dividido em trs componentes: sustentabilidade ambiental, sustentabilidade econmica e sustentabilidade sociopoltica. Nesse contexto, o desenvolvimento sustentvel pressupe A a preservao do equilbrio global e do valor das reservas de capital natural, o que no poltico de uma sociedade. B a redefinio de critrios e instrumentos de avaliao de custo-benefcio que reflitam os efeitos socioeconmicos e os valores reais do consumo e da preservao. C o reconhecimento de que, apesar de os recursos naturais serem ilimitados, deve ser traado um novo modelo de desenvolvimento econmico para a humanidade. D a reduo do consumo das reservas naturais com a consequente estagnao do desenvolvimento econmico e tecnolgico. E a distribuio homognea das reservas naturais entre as naes e as regies em nvel global e regional.
5 ENGENHARIA GRUPO IV

2,66%
Mais de 17 anos de estudo

1 800
Salrio de quem conclui o ensino mdio

Fontes: Manager Assessoria em Recursos Humanos e IBGE

Disponvel em: <http://ead.uepb.edu.br/noticias,82>. Acesso em: 24 ago. 2011.

A expresso o Xis da questo usada no ttulo do infogrfico diz respeito A quantidade de anos de estudos necessrios para garantir um emprego estvel com salrio digno. B s oportunidades de melhoria salarial que surgem medida que aumenta o nvel de escolaridade dos indivduos. C influncia que o ensino de lngua estrangeira nas escolas tem exercido na vida profissional dos indivduos. D aos questionamentos que so feitos acerca da quantidade mnima de anos de estudo que os indivduos precisam para ter boa educao. E reduo da taxa de desemprego em razo da poltica atual de controle da evaso escolar e de aprovao automtica de ano de acordo com a idade. REA LIVRE

justifica a

desacelerao do desenvolvimento econmico e

*A0420115*

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO 8 Em reportagem, Owen Jones, autor do livro Chavs: a difamao da classe trabalhadora, publicado no Reino Unido, comenta as recentes manifestaes de rua em Londres e em outras principais cidades inglesas. Jones prefere chamar ateno para as camadas sociais mais desfavorecidas do pas, que desde o incio dos distrbios, ficaram conhecidas no mundo todo pelo apelido chavs, usado pelos britnicos para escarnecer dos hbitos de consumo da classe trabalhadora. Jones denuncia um sistemtico abandono governamental dessa parcela da populao: Os polticos insistem em culpar os indivduos pela desigualdade, diz. (...) voc no vai ver algum assumir ser um chav, pois se trata de um insulto criado como forma de generalizar o comportamento das classes mais baixas. Meu medo no o preconceito e, sim, a cortina de fumaa que ele oferece. Os distrbios esto servindo como o argumento ideal para que se faa valer a ideologia de que os problemas sociais so resultados de defeitos individuais, no de falhas maiores. Trata-se de uma filosofia que tomou conta da sociedade britnica com a chegada de Margaret Thatcher ao poder, em 1979, e que basicamente funciona assim: voc culpado pela falta de oportunidades. (...) Os polticos insistem em culpar os indivduos pela desigualdade.
Suplemento Prosa & Verso, O Globo, Rio de Janeiro, 20 ago. 2011, p. 6 (adaptado).

Considerando as ideias do texto, avalie as afirmaes a seguir. I. Chavs um apelido que exalta hbitos de consumo de parcela da populao britnica.

II. Os distrbios ocorridos na Inglaterra serviram para atribuir deslizes de comportamento individual como causas de problemas sociais. III. Indivduos da classe trabalhadora britnica so responsabilizados pela falta de oportunidades decorrente da ausncia de polticas pblicas. IV. As manifestaes de rua na Inglaterra reivindicavam formas de incluso nos padres de consumo vigente. correto apenas o que se afirma em A I e II. B I e IV. C II e III. D I, III e IV. E II, III e IV. REA LIVRE

*A0420116*

ENGENHARIA GRUPO IV

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO DISCURSIVA 1 A Educao a Distncia (EaD) a modalidade de ensino que permite que a comunicao e a construo do conhecimento entre os usurios envolvidos possam acontecer em locais e tempos distintos. So necessrias tecnologias cada vez mais sofisticadas para essa modalidade de ensino no presencial, com vistas crescente necessidade de uma pedagogia que se desenvolva por meio de novas relaes de ensino-aprendizagem. O Censo da Educao Superior de 2009, realizado pelo MEC/INEP, aponta para o aumento expressivo do nmero de matrculas nessa modalidade. Entre 2004 e 2009, a participao da EaD na Educao Superior passou de 1,4% para 14,1%, totalizando 838 mil matrculas, das quais 50% em cursos de licenciatura. Levantamentos apontam ainda que 37% dos estudantes de EaD esto na ps-graduao e que 42% esto fora do seu estado de origem.

Considerando as informaes acima, enumere trs vantagens de um curso a distncia, justificando brevemente cada uma delas. (valor: 10,0 pontos) RASCUNHO
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

7 ENGENHARIA GRUPO IV

*A0420117*

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO DISCURSIVA 2 A Sntese de Indicadores Sociais (SIS 2010) utiliza-se da Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios (PNAD) para apresentar sucinta anlise das condies de vida no Brasil. Quanto ao analfabetismo, a SIS 2010 mostra que os maiores ndices se concentram na populao idosa, em camadas de menores rendimentos e predominantemente na regio Nordeste, conforme dados do texto a seguir. A taxa de analfabetismo referente a pessoas de 15 anos ou mais de idade baixou de 13,3% em 1999 para 9,7% em 2009. Em nmeros absolutos, o contingente era de 14,1 milhes de pessoas analfabetas. Dessas, 42,6% tinham mais de 60 anos, 52,2% residiam no Nordeste e 16,4% viviam com salrio-mnimo de renda familiar per capita. Os maiores decrscimos no analfabetismo por grupos etrios entre 1999 a 2009 ocorreram na faixa dos 15 a 24 anos. Nesse grupo, as mulheres eram mais alfabetizadas, mas a populao masculina apresentou queda um pouco mais acentuada dos ndices de analfabetismo, que passou de 13,5% para 6,3%, contra 6,9% para 3,0% para as mulheres.
SIS 2010: Mulheres mais escolarizadas so mes mais tarde e tm menos filhos. Disponvel em: <www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias>. Acesso em: 25 ago. 2011 (adaptado). Fonte: IBGE

Populao analfabeta com idade superior a 15 anos ano 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 porcentagem 13,6 12,4 11,8 11,6 11,2 10,7 10,2 9,9 10,0 9,7

Com base nos dados apresentados, redija um texto dissertativo acerca da importncia de polticas e programas educacionais para a erradicao do analfabetismo e para a empregabilidade, considerando as disparidades sociais e as dificuldades de obteno de emprego provocadas pelo analfabetismo. Em seu texto, apresente uma proposta para a superao do analfabetismo e para o aumento da empregabilidade. (valor: 10,0 pontos) RASCUNHO
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

*A0420118*

ENGENHARIA GRUPO IV

COMPONENTE ESPECFICO
QUESTO 9 At hoje no se sabe a altitude exata do Everest. Isso porque medir as montanhas ainda um desafio para os gegrafos. (...) O Pico da Neblina perdeu 20 metros de altitude, j que o uso do GPS em 2004 mostrou erros nas medies anteriores, feitas por meio de presso atmosfrica.
Veja, edio 2 229, 10 ago. 2011, p.90-1.

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO 11 Muitas operaes de processamento na indstria qumica, farmacutica e de alimentos utilizam a agitao como etapa importante para a suspenso de slidos em lquidos, mistura de lquidos miscveis e disperso de um gs em um lquido na forma de pequenas bolhas, entre outras funes. Por definio, agitao refere-se ao movimento induzido de um material de um modo especfico. Considerando um tanque com agitador, a ser utilizado para a mistura de lquidos, analise as afirmaes abaixo. I. A potncia requerida pelo agitador no tanque funo do dimetro do agitador, do nmero de rotaes do agitador por unidade de tempo, da viscosidade do lquido e da densidade do lquido. II. A componente axial ou longitudinal da velocidade de um lquido, que gera correntes paralelas ao eixo de um agitador disposto no centro do tanque, pode causar vrtices prejudiciais ao processo de agitao. III. Em tanques agitados, o grupo adimensional Nmero de Potncia funo dos adimensionais Nmero de Reynolds e Nmero de Froude e das relaes geomtricas entre as dimenses do tanque e do agitador. IV. A baixos nmeros de Reynolds (menores que 300), as curvas para o nmero de potncia de tanques agitados, com ou sem chicanas ou defletores, divergem bastante entre si. J a altos nmeros de Reynolds, essas curvas so praticamente idnticas. correto apenas o que se afirma em A I. B II. C I e III. D II e IV. E III e IV.
9 ENGENHARIA GRUPO IV

Considere que, pelas medidas feitas com base na presso atmosfrica, o Pico da Neblina tinha 3 014 metros. Sabendo-se que a presso atmosfrica ao nvel do mar igual a 101 000 Pa e que o peso especfico do ar igual a 10,0 N/m3, conclui-se que a presso atmosfrica no topo do pico A de 21 a 40% menor do que ao nvel do mar. B de 1 a 20% menor do que ao nvel do mar. C invarivel em relao ao nvel do mar. D de 1 a 20% maior do que ao nvel do mar. E de 21 a 40% maior do que ao nvel do mar. QUESTO 10 Os processos de coagulao e floculao baseiam-se na desestabilizao das partculas, ou seja, potencial zeta igual a zero. Para isso, utilizam-se produtos (coagulantes e floculantes) em diferentes concentraes. Este sistema pode ser aplicado ao tratamento fsico-qumico de guas para abastecimento e de efluentes de forma similar. Nesse contexto, analise as afirmaes abaixo. O tratamento fsico-qumico de efluentes industriais atravs da coagulao e da floculao otimizado quando nesses processos se utilizam diferentes gradientes de velocidade. PORQUE Os processos de coagulao e floculao, embora sejam conceitualmente diferentes, so complementares e necessitam de graus de mistura diferentes. Com relao a essas asseres, assinale a opo correta. A As duas asseres so proposies verdadeiras, e a segunda uma justificativa correta da primeira. B As duas asseres so proposies verdadeiras, mas a segunda no uma justificativa correta da primeira. C A primeira assero uma proposio verdadeira, e a segunda, uma proposio falsa. D A primeira assero uma proposio falsa, e a segunda, uma proposio verdadeira. E Tanto a primeira quanto a segunda asseres so proposies falsas.

*A0420119*

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO 12 Uma indstria que fabrica suco de uva efetua a mistura dos ingredientes em um tanque, ocorrendo posteriormente um processo de filtrao. Em seguida, o suco armazenado em um reservatrio, sendo ento enviado at o equipamento de envase, que fica no pavimento superior, por meio de uma bomba de recalque, conforme mostra a figura a seguir. O reservatrio aberto e apresenta grandes dimenses. A tubulao de recalque tem dimetro de 1,95 cm, com rea de seo transversal igual a 0,0003 m.

Considerando que o suco possua viscosidade desprezvel e que a acelerao da gravidade g = 10 m/s, qual deve ser a altura manomtrica da bomba para que seja obtida uma vazo de envase de 3 L/s? A 1m B 9m C 10 m D 11 m E 90 m REA LIVRE

10

*A04201110*

ENGENHARIA GRUPO IV

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO 13 A necessidade premente de substituio da matriz energtica baseada no uso de recursos fsseis traz como alternativa a obteno de bioetanol a partir de matriasprimas aucaradas, amilceas, lignocelulsicas e tambm de microalgas. A sacarificao enzimtica da fonte de carbono , por vezes, necessria, a fim de serem produzidos acares fermentescveis que sero convertidos em etanol por leveduras como a Saccharomyces cerevisiae em processos fermentativos. A tabela a seguir apresenta a produtividade em etanol de algumas matrias-primas.
Matria-prima Trigo Mandioca Milho Cana-de-acar Microalgas Produtividade em etanol (L/ha) 2.590 3.310 3.460 4.020 6.190 7.500 46.760 140.290

QUESTO 14 A extrao slido-lquido uma operao empregada nas indstrias de alimentos, qumica, metalrgica e farmacutica. O processo consiste na extrao de um soluto, contido em uma fase slida, mediante a ao de um solvente lquido. O solvente difunde atravs do slido e solubiliza o soluto, formando uma nova fase. A figura abaixo uma representao grfica das vazes e concentraes de entrada e sada das fases leve (V) e pesada (L) de um processo multiestgio em contracorrente, em que N o nmero terico de estgios para extrao de leo vegetal, empregando hexano como solvente.

MUSSATTO et al. Technological trends, global market, and challenges of bio-ethanol production. Biotechnology Advances, v. 28, p. 817-830, 2010.

Considerando os dados da tabela e as caractersticas dos processos de sacarificao necessrios para produo de bioetanol em funo da matria-prima utilizada, analise as afirmaes a seguir. I. O trigo, a mandioca e o milho so matrias-primas amilceas e a sacarificao pode ser conduzida utilizando enzimas como alfa-amilases, betaamilases e amiloglicosidase. II. A utilizao de matrias-primas lignocelulsicas, como o caso do bagao de cana, depende de um pr-tratamento anterior sacarificao, para deslignificao e rompimento da cristalinidade da celulose, sendo esse processo baseado em tratamentos qumicos e trmicos. III. As matrias-primas amilceas, da mesma forma que as lignocelulsicas, necessitam de prtratamento drstico (como a gelatinizao) antes da sacarificao, a fim de diminuir a cristalinidade ocasionada pela capacidade de ligao de cadeias lineares subjacentes atravs de pontes de hidrognio. IV. As microalgas podem ser cultivadas em tanques, com maiores produtividades por rea em comparao com as matrias-primas amilceas e a cana-de-acar, o que justifica as maiores produtividades em etanol. correto apenas o que se afirma em A B C D E I e III. II e IV. III e IV. I, II e III. I, II e IV.
11

Com base nessas informaes, analise as afirmaes abaixo. I. Em diagramas para o clculo do nmero de estgios, como o mostrado na figura acima, as linhas que caracterizam os estgios tericos so verticais e ligam a sada da vazo da fase pesada com a sada da vazo da fase leve. Quando no se apresentam como linhas verticais, indicam que pode ter havido tempo de contato insuficiente entre o soluto e o solvente ou adsoro do soluto no slido ou, ainda, solubilidade do soluto no slido.

II. Nas condies apresentadas no diagrama, so requeridos entre um e dois estgios tericos de extrao para o processo. III. O ponto VN+1, com coordenadas (xN+1, 0), que representa a vazo de entrada do solvente no processo, no est localizado no ponto de coordenadas (0; 0), pois o hexano est levemente contaminado com leo. IV. A linha tracejada sobre a qual se localiza o ponto relacionado vazo de sada LN, com coordenadas (yN , NN), conhecida nesse tipo de diagrama como linha de overflow, e representa as composies das vazes da fase pesada. correto apenas o que se afirma em A I. B II. C I e III. D II e IV. E III e IV.

ENGENHARIA GRUPO IV

*A04201111*

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO 15 A operao de secagem envolve a aplicao de calor para remover parte da gua presente em um alimento. Considerando que o custo do combustvel para aquecer o ar o principal fator econmico que afeta a operao de secagem nos secadores a ar quente, algumas caractersticas podem ser projetadas para reduzir a perda de calor, economizar energia e aumentar a eficincia do processo de secagem. Nesse sentido, avalie se as afirmativas a seguir representam caractersticas para reduzir a perda de calor. I. Recirculao do ar de exausto atravs da cmara, desde que a alta temperatura de sada seja tolerada pelo produto e que a reduo na capacidade evaporativa seja aceitvel. II. Reduo na velocidade de circulao do ar da cmara, porque aumenta a taxa de remoo do vapor dgua e aumenta o coeficiente de transferncia de calor. III. Recuperao do calor do ar de exausto para aquecer o ar de entrada, utilizando trocadores de calor ou rodas trmicas, ou para pr-aquecer o material na entrada. IV. Utilizao do escoamento de ar de secagem em paralelo em vez do escoamento de ar perpendicular ao material. correto apenas o que se afirma em A I. B II. C I e III. D II e IV. E III e IV. REA LIVRE

QUESTO 16 A fluidizao uma operao de contato slidofluido, que pode ser utilizada em processos que requerem elevados coeficientes de transferncia de massa e calor, como no craqueamento cataltico de naftas e outras fraes de petrleo. Alm da indstria de petrleo, o processo de fluidizao pode ser tambm empregado na indstria qumica, petroqumica e metalrgica, devido, principalmente, s excelentes caractersticas obtidas do contato entre as fases slida e fluida. Considerando o processo de fluidizao, analise as afirmaes abaixo. Em leitos rasos e com dimetro elevado, pode haver a passagem do gs sob a forma de bolhas, que, devido ao fenmeno da coalescncia, ocasiona a formao de bolhas maiores, dando origem ao que se conhece como slugging, que deve ser evitado na prtica. O uso de partculas grandes e pesadas ajuda a diminuir a ocorrncia de slugging. II. Em um sistema lquido-slido, um aumento no fluxo de lquido acima da condio de mnima fluidizao, resulta em expanso progressiva do leito. As instabilidades decorrentes do aumento da vazo de lquido so pequenas, e regies com elevadas porosidades ou heterogeneidade do leito so comuns. O leito nessa condio recebe o nome de leito fluidizado incipiente. III. Quando partculas pequenas so fluidizadas a uma vazo de gs suficientemente elevada, a velocidade terminal dos slidos excedida, a superfcie do leito desaparece e suspenses ou mistura de partculas tornam-se evidentes, dando origem ao movimento intenso de pores de partculas e bolhas de gs de vrios tamanhos, caracterizando o que se conhece como leito fluidizado turbulento. IV. Alm das altas taxas de transferncia de calor e massa entre o fluido e as partculas slidas, entre as vantagens obtidas pelo uso da fluidizao, destacam-se a eficincia do processo de mistura, a capacidade do leito, a obteno de condies praticamente isotrmicas no leito e a possibilidade de circulao das partculas entre duas ou mais unidades de fluidizao. correto apenas o que se afirma em A B C D E
12

I.

I. II. I e III. II e IV. III e IV.

*A04201112*

ENGENHARIA GRUPO IV

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO 17 Aps uma aula de transferncia de calor, um estudante de engenharia, cansado de passar frio em seu apartamento, decidiu que iria cobrir todas as paredes internas com uma camada grossa de papel de parede. Para isso, avaliou os dados da figura a seguir

QUESTO 18 Na modelagem de um reator tubular, deve-se considerar os termos de acmulo, de transporte por conveco e por difuso, alm da taxa de reao. Considere uma reao de primeira ordem, em que A forma B e que o fluxo difusivo do componente A dado por . Nessa situao, a equao diferencial parcial que descreve adequadamente o balano do componente A

E Considerando os valores de condutividade trmica indicados na figura, assim como as espessuras da parede e do papel e os coeficientes estimados de conveco para os ambientes interno e externo, seria correto o estudante chegar concluso de que o valor da razo (fluxo de calor sem o papel)/(fluxo de calor com o papel) estaria no intervalo de A 1 a 2. B 2 a 3. C 3 a 4. D 4 a 5. E 5 a 6. REA LIVRE QUESTO 19 No dimensionamento de equipamentos de absoro, em que uma mistura gasosa posta em contato com um lquido, frequentemente admite-se que o lquido se comporte como uma soluo ideal. Considerando as propriedades dos lquidos ideais, analise as afirmaes abaixo. I. A presso de vapor total da soluo constante. II. O volume da soluo varia linearmente com a composio. III. A lei de Raoult descreve adequadamente o equilbrio entre um lquido ideal e um gs. IV. As foras mdias de atrao e repulso no lquido no se alteram com a composio. correto apenas o que se afirma em A B C D E
13 ENGENHARIA GRUPO IV

I. II. I e III. II e IV. III e IV.

*A04201113*

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO 20 A respeito das propriedades termodinmicas de um fluido de trabalho nas suas formas de lquido saturado, vapor saturado e mistura de lquido e vapor saturados em um processo que ocorre a presso constante, conclui-se que A o ttulo representa o percentual de lquido em uma mistura. B a energia interna especfica do sistema aumenta durante a vaporizao. C a entalpia especfica da mistura constante ao longo da vaporizao. D a temperatura da mistura aumenta durante a mudana de fase. E o volume especfico do lquido saturado, diminui com o aumento da presso de operao. QUESTO 21 A produo de enzimas, via fermentao em estado slido por fungos filamentosos, requer condies de umidade que no excedam a capacidade de absoro da matriz e que, ainda assim, sejam compatveis com as necessidades do microrganismo em relao atividade de gua. Deseja-se preparar um meio para produo de lipases por Penicillium sp., sendo que esse meio ser composto por 80% de farelo de soja (10% de umidade) e 20% de casca de soja (5% de umidade). Considerando-se uma massa inicial de 400 kg da mistura de farelo e casca de soja, que massa de gua dever ser adicionada para que a umidade final do meio seja de 60%? A 364 kg. B 510 kg. C 546 kg. D 600 kg. E 910 kg.
14

QUESTO 22 Suponha que a superfcie de um lago parado est em equilbrio termodinmico com o ar estagnado, que este lago seja sulfuroso e que SO2 se difunda do fundo do lago at a superfcie, migrando para o ar atmosfrico. Nessa situao, avalie as asseres a seguir. A frao molar de SO2 igual em ambos os lados da interface lquido/gs. PORQUE A temperatura igual em ambos os lados da interface lquido/gs. Acerca dessas asseres, assinale a opo correta. A As duas asseres so proposies verdadeiras, e a segunda uma justificativa da primeira. B As duas asseres so proposies verdadeiras, mas a segunda no uma justificativa correta da primeira. C A primeira assero uma proposio verdadeira, e a segunda, uma proposio falsa. D A primeira assero uma proposio falsa, e a segunda, uma proposio verdadeira. E Tanto a primeira quanto a segunda asseres so proposies falsas. QUESTO 23 Espera-se que o engenheiro qumico seja capaz de, para um determinado processo, escolher entre as vrias possveis configuraes de reatores, a fim de otimizar a produo de um componente. A simulao uma ferramenta que pode assisti-lo nessa deciso, mas que requer um profundo conhecimento dos fenmenos de transferncia de quantidade de movimento, calor e massa que ocorrem nestes equipamentos. A respeito da modelagem e do comportamento de reatores, avalie as seguintes afirmaes. I. Em certas situaes, o termo de acmulo pode ser desprezado no reator tipo batelada. II. Um conjunto de reatores de mistura perfeita (CSTR) em srie pode ser aproximado, para efeitos de modelagem, a um reator tubular ideal. III. Em um reator tubular com leito empacotado, esperam-se taxas de transferncia de calor elevadas na regio prxima ao empacotamento. IV. Em um reator do tipo leito fluidizado, a vazo de mnima de fluidizao resulta de um balano entre o empuxo exercido pelo fluido, a fora de arraste e a fora peso das partculas do leito. correto o que se afirma em: A I, apenas. B II, apenas. C I e IV, apenas. D II, III e IV, apenas. E I, II, III e IV.

*A04201114*

ENGENHARIA GRUPO IV

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO 24 Para o desenvolvimento de um bom projeto de engenharia envolvendo materiais particulados, entender as caractersticas desses slidos muito importante. Vrios processos de interesse para a sociedade atual envolvem materiais particulados, tais como tratamento de efluentes gasosos e produo de alimentos. A superviso, manuteno e avaliao da operao desses processos para garantir a eficincia e confiabilidade de sua operao envolvem a anlise granulomtrica dos materiais particulados envolvidos nesses processos.
FOUST, A. S. et al, Principios das Operacoes Unitarias, 2 Ed., Rio de Janeiro: Guanabara Dois, 1982. McCABE, W.L., SMITH, J.C. Unit Operations of Chemical Engineering, 3 ed., New York: McGraw-Hill, 1976.

QUESTO 25 A transferncia de massa desempenha papel muito importante em muitos processos industriais, como, por exemplo, a remoo de poluentes de um sistema de descarte por absoro, o stripping de gases de guas residurias, a difuso de substncias adsorvidas nos poros de um adsorvente e a extrao lquido-lquido, entre outros. O mecanismo de transferncia de massa depende da dinmica do sistema no qual esta ocorre. O entendimento dos mecanismos de transferncia de massa muito importante no projeto, otimizao e resoluo de problemas envolvendo processos de transferncia de massa, como os processos de separao.
WELTY, J.R., WICKS, C.E., WILSON, R.E., Fundamentals of Momentum, Heat, and Mass Transfer , 3rd Ed., New York: John Wiley and Sons, 1984.

A tabela apresenta a anlise granulomtrica de uma amostra de slidos particulados. A massa total da amostra analisada de 250 g. A abertura da peneira refere-se peneira de menor abertura entre as duas indicadas em cada linha da tabela.
Tyler (mesh) - 10 - 14 - 20 - 28 - 35 - 48 - 65 + 14 + 20 + 28 +35 + 48 + 65 + 100 Abertura da peneira (mm) 1,17 0,835 0,59 0,42 0,295 0,208 0,145 0,104 0,074 x (frao mssica retida) 0,02 0,03 0,25 0,30 0,18 0,095 0,05 0,045 0,025 0,005

Lembrando dos conceitos de transferncia de massa, analise as afirmaes apresentadas a seguir. I. A Primeira Lei de Fick afirma que a transferncia de partculas de uma regio para outra proporcional ao gradiente de concentrao. A constante de proporcionalidade o coeficiente de difuso e caracterstico do soluto que est se difundindo. A Segunda Lei de Fick refere-se difuso em estado no estacionrio.

- 100 + 150 - 150 + 200 - 200

II. Os nmeros adimensionais Le (Lewis), Sc (Schmidt) e Sh (Sherwood) so importantes na anlise da transferncia de massa convectiva. III. A conveco o mecanismo de transferncia de massa atravs de um fluido em movimento que ocorre apenas de forma forada. A velocidade de transferncia de massa de um soluto resultado do movimento convectivo (movimento do fluido) e do movimento difusivo (diferena de concentrao). IV. A Lei de Fick associa o coeficiente de difuso ao inverso da resistncia a ser vencida pelo soluto. correto apenas o que se afirma em A I. B III. C II e III. D I e IV. E II e IV.
15

Considerando os dados acima, analise as afirmaes a seguir. I. 70% (em massa) da amostra analisada passa pela peneira de 35 mesh. II. 40% (em massa) da amostra analisada formada por partculas com dimetro menor que 0,42 mm. III. A massa retida na peneira de 100 mesh foi de 12,5 g. IV. Na tabela, - 10 + 14 significa partculas que ficaram retidas na peneira de 10 mesh e passaram pela peneira de 14 mesh. correto apenas o que se afirma em A I. B III. C I e IV. D II e III. E II e IV.

ENGENHARIA GRUPO IV

*A04201115*

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO 26 A amnia uma substncia txica e agressiva ao meio ambiente. Tem grande solubilidade em gua e, na forma gasosa, dissolve-se nas mucosas dos olhos e no trato respiratrio. uma substncia corrosiva. A inalao causa dificuldade respiratria, broncoespasmo, queimaduras nas mucosas da boca, laringe e faringe, constrio, dor torcica e salivao. Stripping e absoro so processos que podem ser usados para a remoo de amnia de efluentes gasosos. Um efluente gasoso de uma indstria petroqumica contm elevada concentrao de amnia (NH3). Esse efluente deve ser tratado e o processo escolhido foi a absoro. Para isso, optou-se por uma coluna de absoro usando gua. Esse sistema opera a 20 oC e 1 atm. Nesse processo, 90% da resistncia total transferncia de massa est na fase gasosa. A constante de Henry 1,34x10-5 atm/(mol/m3) e o coeficiente de transferncia de massa individual da fase gasosa (kG) 1,1x103 mol NH3/h.m2.atm. O sistema opera a baixas concentraes e, desse modo, a constante de proporcionalidade m a constante de Henry. A equao que relaciona a resistncia global transferncia de massa (baseado em unidades de concentrao da fase gasosa), KG, com as resistncias nas fases gasosa (kG) e lquida (kL) dada por

QUESTO 27 No inverno, ou em dias frios e chuvosos, o embaamento interno do para-brisa de um carro causado pela condensao de vapor de gua presente no ar quando este entra em contato com a superfcie do vidro, se esta se encontrar a uma temperatura mais baixa que a temperatura de orvalho do ar interno. Uma soluo aquecer eletricamente o vidro ou, ento, circular ar aquecido sobre sua superfcie interna. Entretanto, em algumas situaes, a simples movimentao do ar sobre a superfcie, mesmo sem aquecimento e acima de certa velocidade, impede esta condensao. Com base nesses fatos, analise as afirmativas a seguir. I. A circulao forada do ar sem aquecimento adicional sobre o vidro provoca a diminuio da camada limite turbulenta, o que causa uma menor quantidade de vapor de gua em contato com a superfcie.

II. Com a circulao forada do ar sem aquecimento adicional, diminui o tempo de contato do vapor de gua presente no ar com a superfcie do vidro, fazendo com que o vapor de gua no se resfrie tanto quanto se estivesse sem circulao. III. Com a circulao forada do ar sem aquecimento adicional, aumenta o valor do coeficiente interno de transferncia de calor e o fluxo de calor do interior para o exterior do veculo atravs do vidro, o que aumenta a temperatura da sua superfcie interna. correto apenas o que se afirma em A I. B II. C III. D I e II. E II e III. REA LIVRE

Com as informaes apresentadas, o valor do coeficiente global de transferncia de massa baseado em unidades de concentrao da fase gasosa (KG) e o coeficiente de transferncia de massa do filme na fase lquida (kL) so, respectivamente, iguais a A B C D E 103 mol NH3/h.m2.atm e 0,134 mol NH3/h.m2.(mol/m3). 0,134 mol NH3/h.m2.atm e 103 mol NH3/h.m2.(mol/m3). 103 mol NH3/h.m2.atm e 1,1x10-4 mol NH3/h.m2.(mol/m3). 10-3 mol NH3/h.m2.atm e 1,34x10-7 mol NH3/h.m2.(mol/m3). 10-3 mol NH3/h.m2.atm e 1,34x10-5 mol NH3/h.m2.(mol/m3).

REA LIVRE

16

*A04201116*

ENGENHARIA GRUPO IV

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO 28 As Normas Regulamentadoras (NR), relativas segurana e medicina do trabalho so de observncia obrigatria pelas empresas privadas e pblicas e pelos rgos pblicos da administrao direta e indireta, bem como pelos rgos dos Poderes Legislativo e Judicirio, que possuam empregados regidos pela Consolidao das Leis do Trabalho (Portaria SSMT n. 06/1983). Especificamente, a NR-6 estabelece as condies e os procedimentos para fabricao, comercializao e utilizao dos Equipamentos de Proteo Individual (EPI). Segundo a NR-6, o empregador obrigado a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservao e funcionamento, em determinadas circunstncias (Portaria SIT-MTE n. 25/2001). Com base nessas informaes, o empregador obrigado a fornecer EPI I. sempre que as medidas de ordem geral no ofeream completa proteo contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenas profissionais e do trabalho. II. enquanto as medidas de proteo coletiva estiverem sendo implantadas. III. para atender situaes de emergncia. correto o que se afirma em A B C D E I, apenas. II, apenas. III, apenas. I e II, apenas. I, II e III.

QUESTO 30 Em sistemas de escoamento de fluidos (gases ou lquidos) muito comum ser necessrio adicionar-se energia para manter o escoamento. Bombas e compressores so exemplos de equipamentos que fornecem energia aos fluidos. Suponha que, em uma estao de tratamento de efluentes que opera em uma indstria, uma das bombas centrfugas usadas para garantir o escoamento do efluente est apresentando cavitao. O fabricante da bomba forneceu a curva da bomba e o NPSH caracterstico para a operao dessa bomba. Tendo em vista essa situao, analise as afirmaes a seguir. Se h cavitao, significa que o NPSH do sistema nas condies de operao superior ao NPSH indicado pelo fabricante. II. Pode-se solucionar o problema de cavitao aumentando-se a rotao da bomba ou a vazo. III. O NPSH pode ser definido como a diferena entre a carga esttica na entrada da suco e a carga correspondente presso de vapor do lquido na entrada da bomba. IV. Cavitao a formao de regies de baixa presso, que ocorre quando a presso fica abaixo da presso de vapor do lquido e ocorre a vaporizao nesses pontos. As bolhas deslocam-se para regies de maior presso e colapsam. correto apenas o que se afirma em A B C D E I. II. II e IV. I e III. III e IV. I.

QUESTO 29 Uma etapa de um processo consiste na mistura de duas correntes de soluo de gua contendo NaCl. O sistema formado por 2 misturadores e a sada do primeiro uma das correntes de entrada do segundo. A primeira corrente (corrente 1) formada por uma soluo 5% de sal em gua e tem vazo mssica de 500 g/min. Essa corrente se mistura com uma corrente 2, formada apenas por gua. A corrente 2 tem vazo mssica de 200 g/min. A mistura das correntes 1 e 2 produz a corrente 3, que entra em um misturador junto com uma corrente 4, formada por soluo aquosa contendo 10% de NaCl e vazo mssica de 1 000 g/min. Desse misturador, sai uma soluo aquosa com concentrao de NaCl igual a A B C D E 3,6%. 10%. 5%. 7,4%. 12,5%.
17

REA LIVRE

ENGENHARIA GRUPO IV

*A04201117*

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO DISCURSIVA 3 Uma operao importante na indstria de cermica o tratamento trmico que deve ocorrer em fornos a altas temperaturas. Para avaliar e supervisionar de maneira eficiente a operao desses fornos importante conhecer como acontece a transferncia de calor nesses equipamentos, em suas diferentes formas, como a conduo e a conveco. Suponha que uma fbrica de materiais cermicos tem como parte de seu processo um forno retangular que isolado do meio externo por 2 camadas, que formam a sua parede. A primeira camada de espessura L1 est em contato com o material que est dentro do forno e constituda de material refratrio especial (k = 0,50 W/moC). A segunda camada constituda de um material isolante (k = 0,1 W/moC) e tem espessura L2. A temperatura na face interna do forno (Tint) igual a 925 oC e a temperatura ambiente (Tamb) igual a 25 oC. O fluxo de calor atravs da parede do forno (Q) constante e igual a 1000 W/m2 e a espessura total da parede de 0,30 m. So dadas as seguintes expresses matemticas: ; em que: k a condutividade trmica; h o coeficiente de transferncia trmica (h = 10 W/m2 oC para o ar); R a resistncia a transferncia de calor; Com base na situao-problema acima e considerando que a rea A igual a 1 m2, faa o que se pede nos itens a seguir. a) Esboce um desenho que represente o circuito trmico equivalente, ou seja, o circuito formado pela resistncia transferncia de calor entre a parte interna do forno e o meio externo, usando analogia com resistncias eltricas. (valor: 2,0 pontos) b) Determine a espessura de cada uma das camadas que formam a parede do forno. (valor: 5,0 pontos) c) Determine a temperatura da superfcie externa das camadas. (valor: 3,0 pontos) RASCUNHO
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

18

*A04201118*

ENGENHARIA GRUPO IV

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO DISCURSIVA 4 Um tanque industrial cilndrico com 1,0 m de raio, preenchido com leo viscoso at um nvel situado a uma altura h da sua base, deve ser drenado atravs de um tubo com 0,2 m de raio e comprimento L, conectado sua base. O perfil de velocidade do leo no tubo de drenagem pode ser descrito pela equao: v = vmx [1 (r/R)2] em que v a velocidade do leo, vmax a = velocidade mxima do leo, r o raio e R o raio do tubo.

Considerando essa situao problema, faa o que se pede nos itens a seguir, justificando suas respostas. a) Qual o volume, em litros, de leo retirado do tanque aps 10 segundos, se a velocidade mxima de descarga do leo alcanar 0,35 m/s? Dados: 22/7; 1 m3 = 1 000 L (valor: 7,0 pontos) b) Mantida a mesma velocidade mdia, se, em vez do leo, o tanque estivesse preenchido com gua, quais modificaes seriam esperadas no processo? Dados: massa especfica do leo = 800 kg/m3, massa especfica da gua = 1 000 kg/m3, viscosidade do leo = 0,056 Pa.s e viscosidade da gua = 0,001 Pa.s (valor: 3,0 pontos). RASCUNHO
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

19 ENGENHARIA GRUPO IV

*A04201119*

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO DISCURSIVA 5 Os abatedouros avcolas caracterizam-se pelo alto consumo de gua e produo de efluentes. O processo de tratamento com floculao e flotao uma tecnologia eficiente para remoo de DBO (Demanda Bioqumica de Oxignio), podendo atingir 95% de eficincia. A floculao do efluente pode ser feita com a adio de diferentes coagulantes como cloreto frrico, sulfato ferroso, sulfato de alumnio e, mais recentemente, o policloreto de alumnio. As indstrias que utilizam os sais derivados do ferro tm encontrado problemas de aumento da acidez do lodo, sendo necessria sua correo, enquanto as indstrias que utilizam sais de alumnio tm despesas para dispor o lodo corretamente. Suponha que os gerentes de um abatedouro solicitaram ao setor de engenharia um estudo de viabilidade tcnica e financeira para substituio do coagulante cloreto frrico (R$ 1,00/L de coagulante diludo pronto) por policloreto de alumnio (R$ 1,20/L de coagulante diludo pronto). Foram realizados ensaios de floculao com 1 000 mL de efluente para cada teste. A tabela a seguir apresenta os principais resultados do ensaio de floculao. Os resultados mdios foram estatisticamente iguais e as dosagens timas do ensaio de floculao foram de 0,2 mL para os dois coagulantes.
Parmetro DBO Fsforo total Nitrognio amoniacal total leos e graxas Remoo com cloreto frrico (%) 94,8 91,5 77,3 98,5 Concentrao do poluente com cloreto frrico (mg/L) 244,0 4,2 37,0 14,7 Remoo com policloreto de alumnio (%) 94,0 93,8 81,3 97,2 Concentrao mxima Concentrao do poluente com policloreto permitida para lanamento de efluentes (mg/L) de alumnio (mg/L) 281,0 60 3,1 2 ou 75% 30,5 27,5 2 ou 75% 30

Com base nessa situao, avalie a viabilidade tcnica (em relao eficincia de tratamento e atendimento legislao) e financeira da substituio do coagulante cloreto frrico pelo policloreto de alumnio considerando uma vazo de efluente de 250 m3/h e de lodo de 1 m3/h. Suponha que, os custos para a disposio do lodo no processo com policloreto de alumnio so R$ 200,00/m3, enquanto os custos com a correo da acidez do lodo no processo com cloreto frrico so de R$ 150,00/m3. Em sua resposta, apresente os clculos do custo do tratamento e descreva as anlises de viabilidade tcnica e financeira. (valor: 10,0 pontos) RASCUNHO
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

20

*A04201120*

ENGENHARIA GRUPO IV

ATENO!
Prova de

Prezado(a) estudante,
1 - A seguir sero apresentadas questes de mltipla escolha (objetivas) relativas aos Componentes Especficos dos cursos de Engenharia Grupo IV, assim distribudas:

Cursos Engenharia de Alimentos Engenharia Qumica

Nmero das questes 31 a 35 36 a 40

2 - Voc dever responder APENAS s questes referentes ao curso no qual voc est inscrito, conforme consta no Caderno de Respostas. 3 - Observe atentamente os nmeros das questes de mltipla escolha correspondentes ao curso no qual voc est inscrito para assinalar corretamente no Caderno de Respostas.

*A04201121*

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO 31 A banana (Musa spp.), independentemente de seu grupo genmico, , sem dvida, uma das frutas mais consumidas no mundo. um alimento altamente energtico (cerca de 100 kcal por 100 g de polpa), cujos carboidratos (cerca de 22%) so facilmente assimilveis, quando madura. importante destacar que a farinha de banana verde (estgio I de maturao) apresenta uma quantidade significativa de amido resistente do tipo III, que tem sido associado com efeitos benficos sade, tais como: reduo do ndice glicmico, capacidade de reduzir a colesterolemia e inmeros benefcios ao clon, os quais esto associados sua elevada taxa de fermentao, pelas bactrias intestinais, para cidos graxos de cadeia curta, principalmente cido butrico.
FASOLIN, L. H. et al. Biscoitos produzidos com farinha de banana: avaliaes qumica, fsica e sensorial. Cinc. Tecnol. Aliment., Campinas, v. 27, n. 3, set. 2007.

QUESTO 32 Um grande problema enfrentado pelas indstrias processadoras de alimentos so os resduos gerados durante o processamento, que podem ser slidos, lquidos ou gasosos. Todos esses resduos devem ser tratados ou ter um destino adequado para no poluir o meio ambiente, garantindo a sustentabilidade da indstria. As indstrias produtoras de suco de laranja, de forma geral, utilizam todos os resduos e subprodutos gerados no seu processamento e, portanto, no causam grande impacto ambiental. De qualquer forma, no processamento de suco de laranja, gerada grande quantidade de resduos slidos, constitudos por cascas, sementes e bagao, que, geralmente, so transformados em pellets e utilizados como ingredientes na formulao de rao animal. Porm, desses resduos slidos, poderiam ser extrados (com viabilidade econmica) diferentes produtos com maior valor comercial, como por exemplo, alguns ingredientes largamente utilizados na indstria de alimentos que incluem A B C D E a frutose e a pectina. a frutose e a vitamina E. os leos essenciais e a pectina. os cidos orgnicos e a vitamina E. o cido ascrbico e o cido pctico.

Com as recentes informaes divulgadas sobre o amido resistente presente na banana verde, um empresrio resolveu abrir uma fbrica para o processamento da farinha de banana verde. Nesse caso, para a secagem da banana verde, I. um spray dryer seria o mais adequado, pois como trabalha com temperaturas extremamente baixas mantendo todas as caractersticas nutricioanais da banana

REA LIVRE

II. um secador de bandeja seria mais vivel quando comparado com o custo de operao de um liofilizador III. a liofilizao no poderia ser empregada por causa da retrogradao do amido. IV. o uso de secadores solares seria adequada para a produo em pequenas escalas. correto apenas o que se afirma em A I. B II. C I e III. D II e IV. E III e IV.
22

*A04201122*

ENGENHARIA DE ALIMENTOS

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO 33 Na figura abaixo, observa-se o diagrama de fases da gua, que mostra o comportamento da gua em funo da presso e da temperatura.

SONNTAG, R. E.; BORGNAKKE, C.; VAN WYLEN, G. J. Fundamentos da Termodinmica. 7 ed., So Paulo: Edgard Blncher Ltda., 2009, p. 660.

Com o auxlio desse diagrama, avalie as afirmaes abaixo relativas s tcnicas utilizadas na conservao dos alimentos. I. Na liofilizao dos alimentos, ocorre a sublimao do gelo nas seguintes condies: presso menor que 4,579 mmHg e temperatura menor que 0,01C. II. Verifica-se que a gua encontra-se na forma de lquido quando a temperatura 100 C e a presso de 750 mmHg. III. Na concentrao de alimentos lquidos, possvel realizar a evaporao de uma parte significativa da gua; nesse caso, quando a presso igual a 760 mmHg, a evaporao da gua inicia-se a 100 C. IV. No congelamento dos alimentos, ocorre a reduo da atividade de gua, pois uma parte significativa da gua do alimento fica indisponvel para multiplicao de microrganismos e para as reaes qumicas e bioqumicas. correto apenas o que se afirma em A I e III. B II e III. C II e IV. D I, II e IV. E I, III e IV.
23 ENGENHARIA DE ALIMENTOS

*A04201123*

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO 34 Os planos de amostragem por atributos so amplamente utilizados na indstria de alimentos na recepo de suas matrias-primas, e, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cincia e Tecnologia de Alimentos (SBCTA, 2000), estabeleceu-se o nvel geral de inspeo II como o padro de referncia para a codificao de amostragem nas indstrias de alimentos. A seguir, so apresentadas a tabela de classificao do NQA, a tabela de codificao de amostragem e o plano de amostragem simples-normal.

Manual de amostragem por atributos para empresas de alimentos SBCTA, 2000.

ABNT - Coletnea de normas tcnicas - planos de amostragem por atributos - volume 1 - NBR 5425, 5426 e 5427 dez/1977.

Suponha que, uma indstria de chocolate implantou o sistema de amostragem por atributos para recepo de suas matrias-primas, de acordo com a SBCTA (2000). Um lote de 140 unidades foi recebido e pretendia-se fazer uma amostragem para se definir o tamanho da amostra e o nmero para rejeio. O manual de qualidade da empresa estabelece que, para o referido produto / atributo, o Nvel de Qualidade Aceitvel dever ser 0,4. De acordo com o plano de amostragem normal, a amostra a ser inspecionada deve ter A B C D E 3 unidades e, se uma unidade apresentar defeito, o lote dever ser rejeitado. 20 unidades e, se uma unidade apresentar defeito, o lote dever ser rejeitado. 32 unidades e, se uma unidade apresentar defeito, o lote dever ser rejeitado. 20 unidades e, se 3 unidades apresentarem defeito, o lote dever ser rejeitado. 140 unidades e, se uma unidade apresentar defeito, o lote dever ser rejeitado.
24 ENGENHARIA DE ALIMENTOS

*A04201124*

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO 35 Os concentrados proteicos de pescado so preparados a partir de subprodutos da indstria processadora de pescado (que normalmente utiliza o descarte comestvel do processamento do pescado magro). Os concentrados proteicos de pescado podem ser obtidos de diferente formas, como, por exemplo, por meio da hidrlise qumica da protena. Esses concentrados podem ser utilizados como ingredientes na elaborao de diferentes produtos, com funes variadas, podendo atuar como um substituto de gordura ou para melhorar as propriedades funcionais e nutricionais de produtos emulsionados. Em uma pesquisa, foram avaliados dois concentrados proteicos de pescado, obtidos por extrao qumica (uma alcalina e a outra cida), que foram comparados com a polpa do pescado (corvina) in natura. As trs amostras foram avaliadas em relao capacidade de reteno de gua (CRA) e solubilidade, que so caractersticas muito importantes na caracterizao de uma protena. As caractersticas avaliadas nos diferentes compostos podem ser observadas nas figuras 1 e 2. Na figura 1, observam-se as curvas de solubilidade do concentrado proteico cido (CPAc), do concentrado proteico alcalino (CPAl) e da polpa de corvina in natura (Polpa). Na figura 2, esto representadas as curvas da capacidade de reteno de gua (CRA) dos trs tipos de protena.

FONTANA, A.; CENTENARO, G. S.; PALEZI, S. C.; PRENTICE-HERNNDEZ, C. Obteno e avaliao de concentrados proteicos de corvina (micropogonias furnieri) processados por extrao qumica. Qumica Nova, So Paulo, v. 32, n. 9, p. 2299-2303, 2009 (Com adaptaes).

A partir da anlise das figuras 1 e 2, avalie as seguintes afirmaes. I. O ponto isoeltrico (pI) de uma protena corresponde ao valor de pH no qual a molcula encontra-se eletricamente neutra, ou seja, quando o nmero de cargas positivas igual ao nmero de cargas negativas.

II. Para as trs amostras avaliadas (os dois concentrados proteicos e a polpa de corvina) no pH igual a 5, observouse a menor solubilidade e reduzida capacidade de reteno de gua (CRA). III. Quanto menor a solubilidade de uma protena, menor ser sua interao com gua e, consequentemente, a sua capacidade de reteno de gua ser maior. IV. No ponto isoeltrico (pI), a protena apresenta uma solubilidade mnima. E, no caso estudado, o pI da protena de corvina corresponde ao pH = 5. correto apenas o que se afirma em A I e II. B I e III. C III e IV. D II, III e IV. E I, II e IV.
25 ENGENHARIA DE ALIMENTOS

*A04201125*

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO 36 O etilenoglicol um produto de interesse para a indstria qumica. Suas principais aplicaes so como anticongelante e como matria-prima na produo de fibras de polister. O etilenoglicol produzido pela hidrlise do xido de etileno, segundo a reao: C2H4O (A) + H2O (B) C2H4(OH)2 (C) Etilenoglicol

QUESTO 37 A crescente preocupao com a qualidade do ar e com o meio ambiente levou adoo de regulamentaes mais rigorosas para controlar a emisso dos gases de combusto provenientes de automveis e de motores estacionrios, em diversos pases no mundo. Os xidos de nitrognio, NOX, so as principais causas da poluio do ar devido formao de fumaa fotoqumica e da chuva cida. A reao de decomposio do xido de nitrognio mostrada a seguir: 2 N2O5 4NO2 + O2 Com relao a essa reao, avalie as afirmaes a seguir. A velocidade de formao de NO2 duas vezes a velocidade de decomposio de N2O5. II. A velocidade de formao de O2 a metade da velocidade de decomposio de N2O5. III. A velocidade de decomposio do reagente constante com o tempo. IV. No se pode medir a quantidade de O2 produzida e relacion-la estequiometricamente com a quantidade de N2O5 consumida. correto apenas o que se afirma em: I. A B C D E I. III. I e II. III e IV. II e IV.

xido de etileno

FOGLER, H. S. Elementos de engenharia das reaes qumicas, 3 e., LTC, 2002.

Uma empresa produz etilenoglicol em um reator, que opera a 60 oC, por meio da reao de hidrlise do xido de etileno catalisado por cido sulfrico, com excesso de gua no meio reacional. Sabe-se que a reao de primeira ordem em relao ao xido de etileno e que a converso do xido de etileno de 70%. A vazo de alimentao do reator 1 000 L/min e a velocidade especfica da reao (k) 0,3 min-1. No reator usado para esta reao, a concentrao de um dado componente no varia com o tempo e tambm no varia no espao (em funo da posio dentro do reator). Dados: FAo = vazo molar de A na entrada do reator (mol/min); XA = converso de A; CAo = concentrao molar de A na entrada do reator (mol/L); (-rA) = equao da velocidade da reao = k.CA; V = volume do reator (L); v0 = vazo volumtrica na entrada do reator (L/min); FA,0= CA,0 . v0; Reator CSTR: Reator PFR: ; .

REA LIVRE

Se for necessrio calcular ln (y), use a equao apresentada e aproxime truncando no segundo termo da srie:

Com os dados apresentados, conclui-se que o tipo de reator usado por essa empresa para produzir o etilenoglicol e o volume aproximado desse reator so, respectivamente, A B C D E PFR e V = 3 150 L CSTR e V = 7 778 L CSTR e V = 3 333 L PFR e V = 1 150 L PFR e V = 945 L
26 ENGENHARIA QUMICA

*A04201126*

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO 38 Um engenheiro qumico, com o objetivo de compreender o mecanismo cintico da reao A + 2B seguintes dados em um reator batelada a volume constante: Para [A]o = 1 mol.L-1 e [B]o = 2 mol.L-1, a taxa inicial de reao de 2 x 10-5 mol.L-1.s-1 Para [A]o = 2 mol.L-1 e [B]o = 2 mol.L-1, a taxa inicial de reao 8 x 10-5 mol.L-1.s-1 Para [A]o = 1 mol.L-1 e [B]o = 7 x 10-5 mol.L-1, obteve-se a seguinte relao de concentrao do composto B com o tempo: t (s) [B] mol.L-1 0,0 7 x 10-5 1,0 6 x 10-5 2,0 5 x 10-5 3,0 4 x 10-5 4,0 3 x 10-5 5,0 2 x 10-5 6,0 1 x 10-5 7,0 0 2C, obteve os

Supondo uma expresso de taxa reacional do tipo r = k.[A]a[B]b, a ordem global da reao (n = a + b) em relao aos reagentes igual a A B C D E 0. 1. 2. 3. 4.

QUESTO 39 O biodiesel uma mistura de steres de elevada massa molecular, resultantes da reao de glicerdeos com lcoois. Um dos componentes representativos do biodiesel o metil estearato, que pode ser representado pela frmula C19H38O2. A combusto do metil estearato pode ser representada pela equao

, em que aT a quantidade de ar terico necessria para a combusto completa. A temperatura de ponto de orvalho da mistura oriunda da combusto completa funo da presso parcial de vapor dgua, representada de acordo com a tabela abaixo. P (kPa) 5 10 15 20 25 30 40 50 T (oC) 32,88 45,81 53,97 60,06 64,97 69.10 75,87 81,33

Considerando que os produtos de combusto da reao representada acima esto presso de 101,3 kPa, a temperatura do ponto de orvalho, em graus Celsius, tem valor situado no intervalo de A B C D E 32,88 a 45,80. 45,81 a 53,96. 53,97 a 60,05. 60,06 a 64,96. 64,97 a 69,10.
27 ENGENHARIA QUMICA

*A04201127*

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO 40 O diamante, uma das formas alotrpicas do carbono, o mais duro dos minrios conhecidos, o que lhe confere usos tecnolgicos especiais na construo de ferramentas abrasivas. Outra caracterstica o seu elevado ndice de refrao, proporcionando-lhe um brilho peculiar devidamente explorado na confeco de joias. Aps longo perodo de tempo, o diamante converte-se naturalmente em grafite, altropo termodinamicamente mais estvel, sob as condies ambiente. Considerando o enunciado acima, analise as afirmaes que se seguem. I. Atualmente, possvel confeccionar diamantes sintticos submetendo o grafite a presses elevadas, em uma transformao exotrmica. II. A transformao do diamante em grafite possvel cineticamente, no entanto, do ponto de vista termodinmico, essa reao invivel. III. A combusto completa de uma determinada massa de grafite libera a mesma quantidade de CO2 e gua que uma massa equivalente de diamante. IV. Do ponto de vista cintico, o adgio os diamantes so eternos poderia se aplicar a outros minrios, uma vez que, na escala de tempo humana, muitas das transformaes sofridas por esses minrios so extremamente lentas. correto apenas o que se afirma em A I. B II. C I e III. D II e IV. E III e IV. REA LIVRE

28

*A04201128*

ENGENHARIA QUMICA

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTIONRIO DE PERCEPO DA PROVA QUESTIONRIO DE PERCEPO DA PROVA As questes abaixo visam levantar sua opinio sobre aa qualidade ee aa adequao da prova As questes abaixo visam levantar sua opinio sobre qualidade adequao da prova que voc acabou de realizar. Assinale as alternativas correspondentes sua opinio nos que voc acabou de realizar. Assinale as alternativas correspondentes sua opinio nos espaos apropriados do Caderno de Respostas. espaos apropriados do Caderno de Respostas. Agradecemos sua colaborao. Agradecemos sua colaborao. QUESTO 1 Qual Qualo ograu graude dedificuldade dificuldadedesta destaprova provana naparte partede de Formao Formao Geral? Geral? A AMuito Muito fcil. fcil. B BFcil. Fcil. C CMdio. Mdio. D DDifcil. Difcil. E EMuito Muito difcil. difcil. QUESTO 2 Qual Qualo ograu graude dedificuldade dificuldadedesta destaprova provana naparte partede de Componente Componente Especfico? Especfico? A AMuito Muito fcil. fcil. B BFcil. Fcil. C CMdio. Mdio. D DDifcil. Difcil. E EMuito Muito difcil. difcil. QUESTO 3 Considerando Considerandoa aextenso extensoda daprova, prova,em emrelao relaoao ao tempo tempo total, total, voc voc considera considera que que aa prova prova foi foi A Amuito muito longa. longa. B Blonga. longa. C Cadequada. adequada. D Dcurta. curta. E Emuito muito curta. curta. QUESTO 4 Os Osenunciados enunciadosdas dasquestes questesda daprova provana naparte partede de Formao Formao Geral Geral estavam estavam claros claros ee objetivos? objetivos? A ASim, Sim, todos. todos. B BSim, Sim, aa maioria. maioria. C CApenas Apenas cerca cerca da da metade. metade. D DPoucos. Poucos. E ENo, No, nenhum. nenhum. QUESTO 5 Os Osenunciados enunciadosdas dasquestes questesda daprova provana naparte partede de Componente Componente Especfico Especfico estavam estavam claros claros ee objetivos? objetivos? A ASim, Sim, todos. todos. B BSim, Sim, aa maioria. maioria. C CApenas Apenas cerca cerca da da metade. metade. D DPoucos. Poucos. E ENo, No, nenhum. nenhum.
29 ENGENHARIA GRUPO IV

QUESTO 6 As informaes/instrues fornecidas para aa resoluo As informaes/instrues fornecidas para resoluo das questes foram suficientes para resolv-las? das questes foram suficientes para resolv-las? A at excessivas. ASim, Sim, at excessivas. B em todas elas. BSim, Sim, em todas elas. C na maioria delas. CSim, Sim, na maioria delas. D somente em algumas. DSim, Sim, somente em algumas. E em nenhuma delas. ENo, No, em nenhuma delas. QUESTO 7 Voc se deparou com alguma dificuldade ao responder Voc se deparou com alguma dificuldade ao responder prova. Qual? prova. Qual? A do contedo. ADesconhecimento Desconhecimento do contedo. B diferente de abordagem do contedo. BForma Forma diferente de abordagem do contedo. C insuficiente para responder s questes. CEspao Espao insuficiente para responder s questes. D de motivao para fazer aa prova. DFalta Falta de motivao para fazer prova. E tive qualquer tipo de dificuldade para responder ENo No tive qualquer tipo de dificuldade para responder prova. prova. QUESTO 8 Considerando apenas as questes objetivas da prova, Considerando apenas as questes objetivas da prova, voc percebeu que voc percebeu que A estudou ainda aa maioria desses contedos. Ano no estudou ainda maioria desses contedos. B Bestudou estudoualguns algunsdesses dessescontedos, contedos,mas masno noos os aprendeu. aprendeu. C aa maioria desses contedos, mas no os Cestudou estudou maioria desses contedos, mas no os aprendeu. aprendeu. D ee aprendeu muitos desses contedos. Destudou estudou aprendeu muitos desses contedos. E ee aprendeu todos esses contedos. Eestudou estudou aprendeu todos esses contedos. QUESTO 9 Qual foi oo tempo gasto por voc para concluir aa prova? Qual foi tempo gasto por voc para concluir prova? A de uma hora. AMenos Menos de uma hora. B uma ee duas horas. BEntre Entre uma duas horas. C duas ee trs horas. CEntre Entre duas trs horas. D trs ee quatro horas. DEntre Entre trs quatro horas. E horas, ee no consegui terminar. EQuatro Quatro horas, no consegui terminar.

*A04201129*

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

REA LIVRE

30

*A04201130*

ENGENHARIA GRUPO IV

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

REA LIVRE

31 ENGENHARIA GRUPO IV

*A04201131*

SINAES
Sistema Nacional de Avaliao da Educao Superior

EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

Ministrio da Educao

*A04201132*

Das könnte Ihnen auch gefallen