Sie sind auf Seite 1von 40

Conceito do Ensaio

Ensaio Charpy
O ensaio de impacto se caracteriza por submeter o corpo ensaiado a uma fora brusca e repentina, que deve romp-lo.
um ensaio empregado no estudo da fratura frgil dos metais, que caracterizado pela propriedade de um metal atingir a ruptura sem sofrer deformao aprecivel. Embora existam para esse fim ensaios mais elaborados e bem mais representativos, pela sua simplicidade e rapidez, o ensaio de impacto um ensaio dinmico usado ainda em todo o mundo sendo obrigatrio para teste de aceitao de material, principalmente para materiais utilizados em baixa temperatura.

Conceito do Ensaio
O corpo de prova padronizado e provido de um entalhe para localizar a sua ruptura e produzir um estado triaxial de tenses, quando ele submetido uma flexo por impacto, produzida por um martelo pendular.

A energia que o corpo de prova absorve, para se deformar e romper, medida pela diferena entre a altura atingida pelo martelo antes e aps o impacto, multiplicada pelo peso do martelo.

Conceito do Ensaio
Nas mquinas em geral, essa energia lida na prpria mquina, atravs de um ponteiro que desliza numa escala graduada, j convertida em unidade de energia.

Pela medida da rea da seo entalhada do corpo de prova, pode-se ento obter a energia absorvida por unidade de rea, que tambm um valor til.
Quanto menor for a energia absorvida, mais frgil ser o comportamento do material quela solicitao dinmica.

Conceito do Ensaio
O entalhe produz um estado triaxial de tenses, suficiente para provocar uma ruptura de carter frgil, mas apesar disso, no se pode medir satisfatoriamente os componentes das tenses existentes, que podem mesmo variar conforme o metal usado ou conforme a estrutura interna que o metal apresente. O resultado do ensaio apenas uma medida da energia absorvida na fratura de um corpo de prova, no fornecendo indicaes seguras sobre o comportamento do metal ao choque em geral.

Conceito do Ensaio
Existem vrios fatores que influem na resistncia ao impacto, tais como entalhe ou descontinuidade, composio do metal de base, composio do metal de adio, tratamento trmico, grau de encruamento, tamanho de gro, temperatura, etc...

Nos metais a temperatura tem um efeito acentuado na resistncia ao impacto tal que, medida que a temperatura diminui, o corpo de prova se rompe com fratura frgil e pequena absoro de energia.
Acima dessa temperatura, as fraturas do mesmo metal passam a ser dcteis e com absoro de energia bem maior em relao quela ocorrida em temperaturas baixas.

Corpo-de-Prova
Geralmente os corpos de prova entalhados para ensaio de impacto Charpy so especificado pela norma ASTM E 23 e podem ser divididos em trs grupos (A, B e C), conforme a forma do seu entalhe.

Eles tem seo quadrada de 10 mm de lado e um comprimento de 55 mm. O entalhe feito no meio do corpo de prova e no tipo A, tem forma de um V; no tipo B, a forma de fechadura (buraco da chave) e, no tipo C, a forma de um U.
Os corpos de prova Charpy so livremente apoiados na mquina de ensaio, com uma distncia entre apoios especificada de 40 mm.

Corpo-de-Prova
Dimenses dos corpos-de-prova para ensaio de impacto Charpy.

Corpo-de-Prova
Corpo-de-prova ajustado na mquina de ensaio.

Corpo-de-Prova
Pode-se, ainda, empregar corpos de prova de tamanho reduzido, caso no seja possvel retirar os corpos de prova normais, mas da, os resultados obtidos no podem, evidentemente, serem comparados com os resultados dos corpos de prova normais. Quando o material a ser testado tiver espessura menos que 11 mm, corpos de prova de tamanho reduzido devem ser usados. Quando esse tipo de corpo de prova requerido, o nvel de energia especificado ou temperatura de ensaio ou ambos, devem ser modificados.

Corpo-de-Prova
A confeco dos corpos de prova de tamanho reduzido segue a orientao abaixo:

Corpos de Prova
Orientao dos Corpos de Prova Toda norma que especifica ensaios de impacto deve indicar o local para retirada dos corpos de prova, bem como a orientao do corpo de prova e a direo do entalhe. O cuidado acima leva em considerao a alterao significativa dos resultados do ensaio em funo da orientao do corpo de prova e da direo do entalhe, que tem como principal exemplo as peas trabalhadas mecanicamente.

Corpo-de-Prova
A figura mostra o efeito da direcionalidade nas curvas de impacto, em corpos de prova Charpy retiradas em trs locais distintos e entalhes com diferentes orientaes.

Corpo-de-Prova
No recomendvel efetuar apenas um ensaio de impacto para se tirar alguma concluso. necessrio fazer-se no mnimo trs ensaios, para se ter uma mdia aceitvel como resultado. Os corpos de prova devem ser do mesmo tipo e dimenses, e serem retirados numa mesma orientao do material a ser ensaiado.

Posio de retirada de corpos-de-prova do metal soldado.

Tcnicas do Ensaio
O corpo de prova Charpy apoiado e engastado na mquina de ensaio, sendo o martelo montado na extremidade de um pndulo e ajustado num ponto, de tal maneira que sua energia cintica, no ponto de impacto, tenha um valor fixo e especificado. O martelo solto e bate no corpo de prova, no local mostrado na figura .

Tcnicas do Ensaio
Depois de romper o corpo de prova, o martelo sobre at uma altura que inversamente proporcional energia absorvida para deformar e romper o corpo de prova. Assim, quanto menor for a altura atingida pelo martelo, mais energia o corpo de prova absorveu.

Essa energia lida diretamente na mquina de ensaio. O entalhe submetido a uma tenso de trao, logo que o corpo de prova flexionado pelo choque com o martelo, produzindo nele um estado triaxial de tenses (tenso radial ao entalhe, longitudinal e transversal), que depende das dimenses do corpo de prova e do entalhe.

Tcnicas do Ensaio
Mquinas de ensaio Charpy

Tcnicas do Ensaio
Conforme ser visto mais adiante, a temperatura de ensaio tem uma influncia decisiva nos resultados obtidos em materiais de baixa e mdia resistncia e deve, portanto, ser mencionada no resultado, junto com o tipo de corpo de prova que foi ensaiado. A energia medida um valor relativo e comparativo entre dois ou mais resultados, se esses forem obtidos nas mesmas condies de ensaio, isto , mesma temperatura, mesmo tipo de entalhe e mesma mquina. Em ensaios a temperaturas diferentes da temperatura ambiente, o corpo de prova Charpy mais recomendado, devido a sua maior facilidade de colocao na mquina. Nesses casos, aquece-se ou resfria-se a amostra, mantendo-a cerca de 10 minutos na temperatura desejada e coloca-se rapidamente na mquina, acionando-se imediatamente o pndulo para o ensaio.

Tcnica do Ensaio
A mquina deve ser testada por uma oscilao livre do pndulo, com o indicador na posio inicial. Na condio de oscilao livre, o pndulo deve indicar energia nula no mostrador da mquina; caso contrrio, o valor indicado no mostrador deve ser diminudo do resultado obtido no ensaio do corpo de prova.

Influncia da Temperatura
A energia absorvida num corpo de prova de um metal de baixa resistncia acusada numa mquina de ensaio de impacto varia sensivelmente com a temperatura de ensaio. Um corpo de prova a uma temperatura T1, pode absorver muito mais energia do que se ele estivesse a uma temperatura T2, bem menor que T1, ou pode absorver praticamente a mesma energia a uma temperatura T3, pouco menor ou pouco maior que T1.

Influncia da Temperatura
H uma faixa de temperaturas relativamente pequena, na qual a energia absorvida cai apreciavelmente. O tamanho dessa faixa varia com o metal, sendo, s vezes, uma queda bastante brusca.

Influncia da Composio Qumica


O contedo de carbono na composio qumica do material tambm influencia na sua tenacidade.

Influncia do Entalhe
Os valores de energia determinados so comparaes quantitativas em um selecionado corpo de prova, mas no podem ser convertidos em valores de energia que serviriam para clculos em projetos de engenharia. O comportamento do entalhe indicado em um ensaio individual se aplica somente para o tamanho do corpo de prova, geometria do corpo de prova, e condies de ensaio envolvidas, e no pode ser generalizado para outros tamanhos de corpo de prova e outras condies.

Aplicao do Ensaio
O ensaio de impacto um ensaio essencialmente comparativo para metais de uso em Engenharia. A energia absorvida para romper o corpo de prova pode ser utilizada como instrumento de controle da qualidade destes materiais.

O exame visual da fratura do corpo de prova rompido, aliado energia absorvida, pode servir para anlises de fraturas em servio destes materiais, alm de poder tambm ser utilizado para a escolha de materiais em bases comparativas, no caso de metais de mdia resistncia.
Para os metais de baixa resistncia, essa escolha pode ser baseada unicamente na aparncia da fratura, bem como a tenso e a temperatura possveis de serem usadas num projeto, com a garantia de evitar rupturas catastrficas, sob condies de servio.

Aplicao do Ensaio
A mquina para ensaio de impacto uma mquina na qual um corpo entalhado rompido por uma simples pancada de um pndulo oscilando livremente. O pndulo solto de uma altura fixada de modo que a energia da absorvida pelo impacto com o corpo de prova determinada. A altura que o pndulo atinge, depois da ruptura do corpo de prova medida e usada para determinar a energia residual do pndulo.

Aplicao do Ensaio
O corpo de prova suportado horizontalmente (corpo de prova de Charpy) como uma barra simples, com o eixo do entalhe na posio vertical e rompido por uma pancada do pndulo no meio da face oposta ao entalhe.
As mquinas devem ter graduaes diversas para altura inicial do pndulo, a fim de dar maior preciso de leitura na escala mais adequada que garanta a ruptura do corpo de prova. Para os materiais de uso normal, uma escala mxima de 30 kgf.m ou mais precisamente 33,19 kgf.m (325,44 Joules), garante a ruptura de um corpo de prova mesmo bastante dctil. O valor acima se refere energia cintica do pndulo quando ele est em pleno movimento na parte mais baixa da trajetria ou energia potencial gravitacional quando ele est em repouso no ponto mais alto da trajetria.

Aplicao do Ensaio
Atrito A perda de energia por atrito, por resistncia ao ar do pndulo e por atritos no ponteiro de leitura, se no corrigida, ser includo na perda de energia atribuda para quebrar o corpo de prova e pode influenciar significativamente nos resultados do ensaio. Existem mquinas cuja leitura de energia absorvida dada em graus, ou seja, dado o ngulo que o pndulo atingiu aps o rompimento do corpo de prova. Aps o ensaio, atravs de tabelas, faz-se a correlao do ngulo indicado no mostrador com um respectivo valor da energia absorvida. Nesse tipo de mquina, as perdas por atrito no so normalmente compensadas pelo fabricante da mquina.

Em mquinas com leitura direta de energia, as perdas de energia por atrito so, normalmente, compensadas atravs do aumento da altura de partida (altura inicial) do pndulo.

Aplicao do Ensaio
Avaliao dos resultados O ensaio de impacto deve consistir de, no mnimo, trs (3) corpos de prova, retirados de uma pea de testes.
Os critrios de avaliao dos resultados variam de norma para norma. Para a norma ASTM, por exemplo, o valor mdio de energia absorvida deve ser igual ou superior ao mnimo especificado. Adicionalmente, nenhum valor individual poder ser menor que o mnimo especificado. Caso ocorra uma das duas situaes, um re-teste com trs corpos de prova deve ser feito e, cada corpo de prova deve atingir um valor de energia absorvida igual ao mnimo especfico. O percentual de cisalhamento e a dimenso em mm, da expanso lateral, oposta ao entalhe, so outros critrios freqentemente utilizados para aceitao nos ensaios de impacto dos corpos de prova Charpy V.

Avaliao da Fratura
Percentual de Cisalhamento (fratura dctil) O percentual de cisalhamento pode ser determinado por um dos seguintes mtodos: 1) medir o comprimento e a largura da poro de aparncia brilhante da fratura como mostra a figura abaixo e determinar o percentual de cisalhamento (fratura dctil) pela tabela a seguir.

Avaliao da Fratura
Tabela da determinao do percentual de cisalhamento.

Avaliao da Fratura
2) Comparar a aparncia da fratura do corpo de prova com a aparncia da fratura do quadro mostrado na figura abaixo.

Ensaio de Impacto
ENSAIO DE QUEDA-LIVRE DE PESO (Drop-weight test) O ensaio de impacto Charpy V, como j foi visto, um ensaio estatstico aplicado mais no controle de lotes de materiais supostamente homogneos.

Entretanto, no se presta para o desenvolvimento de materiais de maior tenacidade e nem mesmo para a comparao da tenacidade de materiais diferentes, em virtude de utilizar corpos de prova com entalhes usinados os quais so conseguem reproduzir a fratura frgil nas temperaturas e tenses observadas em servio.

Corpo-de-Prova
Corte
Deve ser cortado por qualquer processo desde que se tome contra problemas, tais como, o superaquecimento do material durante o corte.
O corpo de prova aps deve manter as mesmas caractersticas do material que lhe deu origem.

Quanto a orientao, a ASTM E208 diz que o ensaio insensvel ao sentido de laminao.
Entretanto, a no ser que de outra forma acordado, todos os corpos de prova especificados pelo cliente dever ser seguindo a mesma orientao, e esta deve ser anotado no relatrio de registro do ensaio.

Corpo-de-Prova
Confeco do Entalhe
Um cordo de solda deve ser depositado sobre a superfcie do corpo de prova e deve ter aproximadamente 63,5 mm de comprimento e 12,7 mm de largura.

O consumvel deve ser do tipo que deposite um metal de solda de caractersticas frgil que, junto com o metal de base, garanta o surgimento de um entalhe metalrgico e cause a formao de uma trinca.
Aps a soldagem deve-se fazer um corte de serra (entalhe geomtrico), transversalmente ao cordo de solda com a finalidade de localizar a ruptura no corpo da prova.

Corpo-de-prova
Figura do CP

Conceito do Ensaio
O ensaio conduzido submetendo-se conjuntos de corpos de prova (quatro a oito corpos de prova por conjunto) de um determinado material, a um dispositivo de impacto em queda livre, numa seqncia de temperaturas selecionadas, para determinar a mxima temperatura na qual o corpo de prova quebra. Uma srie de corpos de prova ensaiada a diferentes temperaturas, aps uniformizao da temperatura em banho apropriado. O tempo mnimo de imerso dos corpos de prova, aps homogeneizao da temperatura, deve ser de 45 ou 60 minutos, dependendo da natureza do banho.

Conceito do Ensaio
O apoio inferior do corpo de prova garante que o mesmo no seja solicitada acima do limite de escoamento do material, isto , o material do corpo de prova flexionado pelo dispositivo de impacto at um limite de deformao, determinado pelo apoio do corpo de prova, que solicita do material esforos apenas na zona elstica. A figura abaixo mostra um esquema do ensaio.

Avaliao dos Resultado


O ensaio avalia a capacidade de um ao de resistir a esforos na zona elstica, na presena de uma pequena descontinuidade.

Aps o ensaio, os corpos de prova devem ser examinados e a avaliao dos resultados utiliza a terminologia quebra, no quebra e no ensaiado, como segue:

Avaliao dos Resultados


Quebra O corpo de prova considerado quebrado se, rompendo, atingir apenas uma ou as duas bordas na superfcie de trao (lado da solda); no necessria a completa separao do corpo de prova no seu lado de compresso para que seja considerado como quebrado.

Avaliao dos Resultados


No quebra O corpo de prova desenvolve uma trinca visvel, a partir do entalhe feito no cordo de solda, sem contudo atingir nenhuma das bordas da superfcie de trao, conforme figura abaixo.

No ensaiado Condies em que a trinca no visvel aps o ensaio ou quando o corpo de prova no foi flexionado suficientemente at atingir o seu apoio inferior.

Das könnte Ihnen auch gefallen