Sie sind auf Seite 1von 6

Ir para: navegao, pesquisa Nota: Para outros significados, veja Onda (desambiguao).

Este artigo ou se(c)o cita fontes fiveis e independentes, mas elas no cobrem todo o texto (desde
Maro de 2009). Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiveis e independentes, inserindo-as em notas de rodap ou no corpo do texto, nos locais indicados.
Encontre fontes: Google notcias, livros, acadmico Scirus. Veja como referenciar e citar as fontes.

Onda.

As ondas podem ser classificadas como um movimento harmnico simples.

Ondas se propagando na superfcie de um meio lquido. Em fsica, uma onda uma perturbao oscilante de alguma grandeza fsica no espao e peridica no tempo. A oscilao espacial caracterizada pelo comprimento de onda e o tempo decorrido para uma oscilao medido pelo perodo da onda, que o inverso da sua frequncia. Estas duas grandezas esto relacionadas pela velocidade de propagao da onda. Fisicamente, uma onda um pulso energtico que se propaga atravs do espao ou atravs de um meio (lquido, slido ou gasoso). Segundo alguns estudiosos e at agora observado, nada impede que uma onda magntica se propague no vcuo ou atravs da matria, como o caso das ondas eletromagnticas no vcuo ou dos neutrinos atravs da matria, onde as partculas do meio oscilam volta de um ponto mdio mas no se deslocam. Exceto pela radiao eletromagntica, e provavelmente as ondas gravitacionais, que podem se propagar atravs do vcuo, as ondas existem em um meio cuja deformao capaz de produzir foras de restaurao atravs das quais elas viajam e podem transferir energia de um lugar para outro sem que qualquer das partculas do meio seja deslocada; isto , a onda no transporta matria. H, entretanto, oscilaes sempre associadas ao meio de propagao.

Uma onda pode ser longitudinal quando a oscilao ocorre na direco da propagao, ou transversal quando a oscilao ocorre na direco perpendicular direco de propagao da onda.

ndice
[esconder]

1 Meios de propagao 2 Exemplos de ondas 3 Propriedades caractersticas 4 Ondas transversais e longitudinais o 4.1 Polarizao 5 Descrio fsica de uma onda o 5.1 Ondas estacionrias e ondas no-estacionrias o 5.2 A equao universal da onda o 5.3 Equao de Schrdinger 6 Ondas unidimensionais 7 Ondas bidimensionais 8 Ondas tridimensionais 9 Ver tambm 10 Referncias

[editar] Meios de propagao


Os meios nos quais uma onda pode se propagar so classificados como a seguir:

Meios lineares: se diferentes ondas de qualquer ponto particular do meio em questo podem ser somadas; Meios limitados: se ele finito em extenso, caso contrrio so considerados ilimitados; Meios uniformes: se suas propriedades fsicas no podem ser modificadas de diferentes pontos; Meios isotrpicos: se suas propriedades fsicas so as mesmas em quaisquer direes..

[editar] Exemplos de ondas


Ondas ocenicas de superfcie , que so perturbaes que se propagam atravs da gua (veja tambm surf e tsunami). Som - Uma onda mecnica que se propaga atravs dos gases, lquidos e slidos, que de uma frequncia detectada pelo sistema auditivo. Uma onda similar a onda ssmica presente nos terremotos, que podem ser dos tipos S, P e L . Luz, Ondas de rdio, Raio X, etc. so ondas eletromagnticas. Neste caso a propagao possvel atravs do vcuo.

[editar] Propriedades caractersticas

Todas as ondas tem um comportamento comum em situaes padres. Todas as ondas tem as seguintes caractersticas:

Reflexo - Quando uma onda volta para a direo de onde veio, devido batida em material reflexivo. Refrao - A mudana da direo das ondas, devido a entrada em outro meio. A velocidade da onda varia, pelo que o comprimento de onda tambm varia, mas a frequncia permanece sempre igual, pois caracterstica da fonte emissora. Difrao - O espalhamento de ondas, por exemplo quando atravessam uma fenda de tamanho equivalente a seu comprimento de onda. Ondas com alto comprimento de onda so facilmente difratadas. Interferncia - Adio ou subtrao das amplitudes das ondas, depende da fase das ondas em que ocorre a superposio. Disperso - a separao de uma onda em outras de diferentes frequncias. Vibrao - Algumas ondas so produzidas atravs da vibrao de objetos, produzindo sons. Exemplo: Cordas ( violo, violino, piano, etc.) ou Tubos ( rgo, flauta, trompete, trombone, saxofone, etc.)

[editar] Ondas transversais e longitudinais


Ondas transversais so aquelas em que a vibrao perpendicular direo de propagao da onda; exemplos incluem ondas em uma corda e ondas eletromagnticas. Ondas longitudinais so aquelas em que a vibrao ocorre na mesma direo do movimento; um exemplo so as ondas sonoras.

[editar] Polarizao
Ondas transversais podem ser polarizadas. Ondas no polarizadas podem oscilar em qualquer direo no plano perpendicular direo de propagao. Ondas polarizadas no entanto oscilam em apenas uma direo perpendicular linha de propagao.

[editar] Descrio fsica de uma onda

1 = Elementos de uma onda 2 = Distncia 3 = Deslocamento = Comprimento de onda = Amplitude


Ondas podem ser descritas usando um nmero de variveis, incluindo: frequncia, comprimento de onda, amplitude e perodo. A amplitude de uma onda a medida da magnitude de um distrbio em um meio durante um ciclo de onda. Por exemplo, ondas em uma corda tm sua amplitude expressada como uma distncia (metros), ondas de som como presso (pascals) e ondas eletromagnticas como a amplitude de um campo eltrico (volts por metro). A amplitude pode ser constante (neste caso a onda uma onda contnua), ou pode variar com tempo e/ou posio. A forma desta variao o envelope da onda. O perodo o tempo(T) de um ciclo completo de uma oscilao de uma onda. A frequncia (F) perodo dividido por uma unidade de tempo (exemplo: um segundo), e expressa em hertz. Veja abaixo:

. Quando ondas so expressas matematicamente, a frequncia angular (mega; radianos por segundo) constantemente usada, relacionada com frequncia f em:

[editar] Ondas estacionrias e ondas no-estacionrias


Ondas que permanecem no mesmo lugar so chamadas ondas estacionrias, como as vibraes em uma corda de violino.

Corda a vibrar na frequncia fundamental e no 2 e 3 harmnicos. Quando uma corda deformada, a perturbao propaga-se por toda a corda, reflectindose nas suas extremidades fixas. Da interferncia das vrias ondas pode resultar uma onda estacionria, ou seja, um padro de oscilao caracterizado por stios (os nodos)

onde no h movimento. Os nodos resultam da interferncia (destrutiva) entre a crista e o ventre de duas ondas. Nos anti-nodos, onde o deslocamento mximo, a interferncia d-se entre duas cristas ou dois ventres de onda. Cada padro de oscilao corresponde a uma determinada frequncia a que se chama um harmnico. As frequncias de vibrao variam com o comprimento da corda e com as suas caractersticas (material, tenso, espessura), que determinam a velocidade de propagao das ondas. frequncia mais baixa a que a corda vibra chama-se frequncia fundamental. Ondas que se movem (no-estacionrias) tm uma perturbao que varia tanto com o tempo t quanto com a distncia z e pode ser expressada matematicamente como: y = A(z,t)cos(t kz + ), onde A(z,t) o envelope de amplitude da onda, k o nmero de onda e a constante de fase. A velocidade v desta onda dada por: , onde o comprimento de onda.

[editar] A equao universal da onda


A forma mais simples desta equao :

v = .f
Em que:

v: Velocidade da onda : Comprimento de onda f: Frequncia de onda

Y = A.sen[2.(t/T - x/) + ]

[editar] Equao de Schrdinger


A equao de Schrdinger descreve o comportamento ondulatrio da matria na mecnica quntica. As solues desta equao so funes de onda que podem ser usadas para descrever a densidade de probabilidade de uma partcula.

[editar] Ondas unidimensionais


So aquelas que se propagam numa s direo. Exemplo: Ondas em cordas.[1]

[editar] Ondas bidimensionais


So aquelas que se propagam num plano.[1] Exemplo: Ondas na superfcie de um lago.

[editar] Ondas tridimensionais


So aquelas que se propagam em todas as direes.[1] Exemplo: Ondas sonoras na atmosfera ou em metais.

[editar] Ver tambm

Das könnte Ihnen auch gefallen