Sie sind auf Seite 1von 24

VIAGENS E VIAJANTES NA OBRA POTICA DE JOO CABRAL DE MELO NETO*

ZNIA DE FARIA**

RESUMO O universo potico de Joo Cabral de Melo Neto um universo de viagens e de viajantes. A maneira peculiar como esse poeta explora essas temticas, em sua obra potica, contribui para ampli-las, dando-lhes novas dimenses. Diante disso, nosso estudo se prope a examinar diferentes dimenses da viagem na obra desse autor, que ilustra, de maneira exemplar, a amplitude que a noo de viagem pode tomar em literatura. PAVAVRAS-CHAVE: Viagens, viajantes, potica de Joo Cabral de Melo Neto.

O universo potico de Joo Cabral de Melo Neto um universo de viagens. Viaja-se no tempo, no espao, para a morte. O homem viaja, o rio viaja, o tempo viaja, a memria viaja. Viaja-se a p, de avio, de helicptero, de carro, de barco, viaja-se com/na literatura Viaja-se em busca da palavra potica, do poema, do fazer potico. Em alguns dos poemas, a viagem apresenta-se em sua acepo mais corrente, a de travessia, a de percurso que se realiza para se chegar a algum lugar; em outros poemas, porm, so outras as acepes e as funes da viagem, como veremos. Ao seguir o percurso dessas mltiplas viagens e desses viajantes singulares, o leitor tambm viaja. Trata-se, porm, de uma viagem diferente, que ele empreende atravs do amplo e diversificado espao potico cabralino, deparando-se, em sua trajetria, com os diversos fazeres
* Uma verso reduzida da parte final deste artigo foi apresentada no VII Congresso da ABRALIC, realizado em Salvador, Bahia, de 25 a 28 de julho de 2000. ** Professora da Universidade Federal de Gois (Goinia, GO). E-mail: zenia@letras.ufg.br

Recebido em 5 de maio de 2008 Aceito em 17 de junho de 2008

poticos, com as diversas temticas, bem como com as preocupaes estticas, sociais, culturais e ticas do poeta, conforme as diretrizes que este vai estabelecendo para sua obra. Apesar da multiplicidade de viagens, isto , de poemas construdos em torno do tema da viagem, ao longo da obra potica de Cabral, podemos nela perceber duas principais vertentes sobre o referido tema. A primeira vertente constituda por uma viagem esttica. Trata-se de uma trajetria marcada pela tentativa de definio do processo criador de Cabral, de uma reflexo sobre o que falar e sobre como falar, trajetria essa que, embora aludida em alguns dos poemas de Pedra do sono, de O engenheiro e de Os trs mal-amados, , a nosso ver, colocada em movimento pela Pequena ode mineral e concretizada particularmente no trptico de Psicologia da composio. A segunda vertente constituda por poemas isolados disseminados nos diferentes livros de Joo Cabral em que ele utiliza a temtica da viagem como instrumento de observao e de indagao de aspectos diversos do mundo exterior (a paisagem, os seres, os objetos), do fazer potico, bem como de aspectos abstratos atinentes ao homem, como a passagem do tempo, a morte, a memria. Diante do exposto, este trabalho se prope a examinar essas vertentes da temtica da viagem na obra potica de Joo Cabral de Melo Neto. Embora, em alguns poemas de Pedra do sono, de O engenheiro e em Os trs mal-amados apaream algumas poucas referncias a viagens, viajantes e meios de transporte, a primeira viagem realmente relevante encontra-se em Psicologia da composio, mais especificamente em Fbula de Anfion. Por isso, iniciaremos nosso estudo pelo exame da primeira vertente, que denominamos viagem esttica. Como se sabe, em Pedra do sono, seu livro de estria, Joo Cabral no tinha, ainda, seu iderio esttico definido. Esse livro, escrito sob forte influncia surrealista, marcado tanto pela presena da subjetividade, como das vivncias do mundo inconsciente, do mundo onrico,
210 FARIA, Znia. VIAGENS E VIAJANTES NA OBRA POTICA...

expressas por elementos de natureza lquida, inconsistente, por tonalidades escuras, sombrias, neutras. No entanto, por seu questionamento em Poesia onde o mistrio maior/ do sol da luz da sade? (p. 51)1 j se percebe no poeta, no meio dessa noite furiosa, desses jardins de sua ausncia, seu desejo de abandonar tal mundo noturno, inconsistente, de criao inconsciente, em busca da concretude, da fora diurna e lcida do sol, da construtividade que, em Os trs mal-amados segundo livro de Cabral , Raimundo j explicitara em suas falas:
[...] o campo cimentado que atravessava para chegar em algum lugar. Sozinho sobre a terra e sob o sol que me poderia evaporar de toda nuvem. (p. 61) [...] o sistema estabelecido de antemo, o fim onde chegar. Era a lucidez que, ela s, nos pode dar um modo novo de ver uma flor, de ler um verso. (p. 64)

Raimundo sabe que quer encontrar um modo novo de ver uma flor, de ler um verso, isto , inventar uma nova potica, e que para isso ele precisa de fazer uma travessia, logo, uma viagem. Embora ele ainda ignore o fim onde chegar, ele j est consciente das exigncias de tal viagem: a) o tipo de caminho a ser trilhado: um campo cimentado, e no uma trilha paisagstica; um sistema estabelecido de antemo, bem diferente de qualquer tipo de improvisao; c) sobre a terra, ou seja, manter os ps no cho, e no freqentar o metafsico, nem as vivncias interiores; d) a necessidade do sol, que significa tanto a recusa da noite, como a eliminao da nuvem (do onrico, do inconsciente, do impreciso, do amorfo), quanto a exigncia da lucidez. Vemos, assim, que a vertente da viagem esttica j estava latente desde Os trs mal-amados. Em O engenheiro embora Cabral no tenha se desembaraado totalmente da veia onrica de Pedra do sono j se percebe a predominncia da inclinao para o construtivismo, para a eliminao da subjetividade, para a busca da lucidez e do fazer consciente, do concreto e, sobretudo, do silncio. A opo por estas ltimas inclinaes, apesar de
SIGNTICA, v. 20, n. 1, p. 209-232, jan./jun. 2008 211

presente em vrios poemas dessa coletnea (O engenheiro), como, por exemplo, O engenheiro, Lio de poesia, A Paul Valry, est claramente evidenciada em Pequena ode mineral, poema que encerra o referido livro. Esse ltimo poema, composto por dois blocos de seis quadras cada um, estruturado a partir de uma oposio, cujos termos so apresentados em cada um desses blocos. No primeiro bloco, temos a constatao, pelo poeta, da natureza passageira e perecvel da existncia fsica do homem e da desordem de suas vivncias interiores, como se percebe, nos versos da 1 e da 6 estrofes:
Desordem na alma que se atropela sob esta carne que transparece [...] Tua alma escapa como este corpo solto no tempo que nada impede. (p. 83)

Nesse primeiro bloco, a desordem na alma, sua natureza difusa, fugaz e transitria, a instabilidade das emoes so salientadas pela analogia entre alma e elementos inconsistentes e amorfos vaga fumaa e informe nuvem e reiteradas pelos verbos se atropelar, fugir, se dispersar, perder e escapar, verbos que giram em torno dos campos semnticos da falta de controle e do deslocamento rpido. Como observa Antnio Carlos Secchin (1985, p. 45), a desordem na alma simboliza a obstruo da ordem no texto. Por isso, opondo-se a essa desordem na alma, a esse rio impreciso que corre em regies de alguma parte de ns mesmos (p. 63) e perecibilidade do corpo, o segundo bloco aponta o caminho para lutar contra a transitoriedade do corpo e para eliminar o caos interior, logo, tambm, o caos do texto.
212 FARIA, Znia. VIAGENS E VIAJANTES NA OBRA POTICA...

Procura a ordem que vs na pedra: nada se gasta mas permanece. (p. 83)

Verifique-se a fora do verbo no imperativo e a referncia dureza, resistncia da pedra.2 Mas o imperativo no aponta apenas para a ordem que provm da dureza da pedra, ele estipula a procura de outro tipo de ordem, a do silncio:
Procura a ordem desse silncio que imvel fala, silncio puro, de pura espcie, voz de silncio mais do que a ausncia que as vozes ferem. (p. 84)

Aqui, o poeta j sabe o que ele deve recusar (ou seja, o que est no primeiro bloco) e o que deve procurar. Ele j sabe o caminho onde chegar e o que preciso para encontrar o modo novo de ver uma flor, de ler um verso referidos na fala de Raimundo supracitada. A Pequenaa ode mineral e, conseqentemente, o livro O engenheiro fecham-se sobre a nova meta do poeta investido de uma misso, a da busca do que ele concebe como seu ideal potico: a ordem da pedra e a ordem do silncio. A tomada de conscincia da direo dada busca de seu iderio esttico conduz o poeta concretizao dessa busca, ao longo dos poemas de Psicologia da composio. , pois, como se no houvesse soluo de continuidade entre a Pequena ode mineral e esse ltimo conjunto de poemas: acompanhamos, de fato, a rdua trajetria do poeta em busca das bases de sua potica, j que, como se sabe, o conjunto de poemas de Psicologia da composio constitui uma reflexo ontolgica
SIGNTICA, v. 20, n. 1, p. 209-232, jan./jun. 2008 213

dada em termos de potica, ou seja, de poesia sobre poesia (MERQUIOR, 1972, p. 100). Assim, a travessia do deserto, realizada pelo heri mtico Anfion,3 na Fbula de Anfion a quem o poeta delegou a misso da procura mencionada na Pequena ode mineral , constitui o primeiro itinerrio importante, da viagem aludida desde Os trs mal-amados, em busca do iderio potico. Essa travessia constitui, de fato, uma experincia de ascese em busca da depurao da poesia, isto , em busca de clareza, de esterilidade afetiva, de silncio, de preciso, de mineralizao. A viagem de Anfion , pois, uma viagem esttica, uma busca voltada no s para sobre o que falar, mas, tambm, para sobre o como falar, conforme observamos anteriormente. Esse percurso, em busca da depurao da poesia, atravs do deserto, realizado por Anfion em trs etapas, correspondentes s trs partes do poema, intituladas por Cabral: 1. O deserto; 2. O acaso; 3. Anfion em Tebas. Na primeira etapa (1. O deserto), Anfion parecia ter encontrado o que procurava (estrofes 7-19), pois descobre na paisagem do deserto, clara, estril, uma resposta a seus anseios:
(Ali um tempo claro como a fonte e na fbula. Ali, nada sobrou da noite como ervas entre pedras. Ali, uma terra branca e vida como a cal. Ali, no h como pr vossa tristeza como um livro na estante). (p. 87-88)

Alm disso, sob o sol do deserto, sua flauta seca permitindolhe atingir o silncio procurado, ele se encontra finalmente,
214 FARIA, Znia. VIAGENS E VIAJANTES NA OBRA POTICA...

[...] entre os esqueletos de seu antigo vocabulrio [...] [...] no deserto, mais, no castio linho do meio-dia, Anfion, agora que lavado de todo o canto em silncio, silncio. (p. 89)

Anfion sente aqui o mesmo grau de satisfao que o atingido pelo poeta, em O funcionrio, ao encontrar
[...] a prosa procurada, o conforto da poesia ida. (p. 76)

No entanto em seu percurso, quando pensava ter encontrado a esterilidade e o silncio almejados, isto , ter encontrado seu ideal de clareza, de preciso, de despojamento, de ausncia de subjetividade, de silncio e de lucidez,
[...] depara o acaso, Anfion. (p. 89)

A irrupo do acaso tem como conseqncia a construo de Tebas, isto , o nascimento fortuito da poesia, fazendo ressurgir no deserto tudo o que Anfion rejeitava. Assim, Anfion busca em Tebas o deserto perdido, mas s encontra a injusta sintaxe/ que fundou, marcada pelos signos da proliferao: mos frutferas, a copada folhagem (p. 91). A sintaxe injusta, porque no resultou no ideal almejado. Tendo em vista o que havia desejado e encontrado:
liso muro, e branco, puro sol em si (p. 91)

SIGNTICA, v. 20, n. 1, p. 209-232, jan./jun. 2008

215

e que perdeu em vez da brancura e da lisura do muro, a colorao e a irregularidade dos tijolos; em vez do cho mineral, que no permite qualquer tipo de germinao, a terra e o ressurgimento da flora , Anfion exprime seu lamento diante da obra produzida:
Esta cidade, Tebas, no a quisera assim, de tijolos plantada, que a terra e a flora procuram reaver sua origem menor. (p. 91)

Diante de sua decepo e da sua incapacidade de domar a flauta como responsvel pela imperfeio da obra criada, Anfion encerra sua travessia do deserto, jogando sua flauta aos peixes surdo-/mudos do mar (p. 92), para silenci-la de vez, impedindo, assim, que outra Tebas seja criada. Assim, apesar da obra criada, e da subsistncia de alguma poesia, o gesto de Anfion permite ao poeta, sair do poema/ como quem lava as mos (p. 93), e continuar sua trajetria esttica no segundo poema do trptico Psicologia da composio, que constitudo por oito poemas independentes, onde so examinadas as relaes do poeta com o processo criador, com o fazer potico, relao essa analisada de vrios ngulos. Nessa viagem esttica, continuando a experincia depuradora de Fbula de Anfion, o deserto substitudo pelo papel, mais especificamente, pela folha branca, que desempenha uma dupla funo: a de recusar o onrico, o inconsciente e, ao mesmo tempo, a de promover a criao movida pela nitidez e preciso. As noes de preciso, de ateno, de mineralidade, de pureza so fortalecidas atravs da equivalncia entre folha branca e praia pura, pela recusa de ambas ao noturno, recusa essa marcada pela referncia a sonho e noite, isto , ao onrico, falta de lucidez e, particularmente, pela idia de proibio radical contida no verbo proscrever:
216 FARIA, Znia. VIAGENS E VIAJANTES NA OBRA POTICA...

Esta folha branca me proscreve o sonho me incita ao verso ntido e preciso. Eu me refugio nesta praia pura onde nada existe em que a noite pouse. (p. 93)

Assim, a folha branca onde o poeta, em sua luta branca pela purificao potica, busca, no s desembaraar a poesia de seus resduos afetivos e retricos, mas tambm resguardar-se (Eu me refugio/nesta praia pura) das foras onricas ou inconscientes. Achamos importante lembrar que, j em Os trs mal-amados, Raimundo assim se referia praia: uma praia, lugar onde me sinto exato e ntido como uma pedra meu particular, minha fuga, meu excesso imediatamente evaporados (p. 59). A folha branca, porm, cumpre ainda uma outra funo: a de rejeitar a temporalidade, como se pode ver nas estrofes subseqentes.
Como no h noite cessa toda fonte; como no h fonte, cessa toda fuga; como no h fuga nada lembra o fluir do meu tempo, ao vento que nele sopra o tempo. (p. 93-94)

A respeito da rejeio da temporalidade nessa passagem, comenta Merquior: como na Pequena ode mineral, a lucidez da obra uma vitria contra o tempo-disperso (1972, p. 140). A temtica da mineralizao da folha branca, sugerida pela equivalncia entre esta e praia pura, desenvolvida na parte III e ampliada na parte VII, onde a idia de mineralidade se transfere do papel para
SIGNTICA, v. 20, n. 1, p. 209-232, jan./jun. 2008 217

todo tipo de escrita que ele acolhe. Assim, a busca pela ordem da pedra, ativada pela Pequena ode mineral, chega aqui ao seu objetivo, como notamos pela constatao do poeta: tudo mineral quando em estado de palavras: vegetal (flores, plantas, frutas), animal (bichos), o abstrato (o horizonte), objetos e essas coisas feitas de palavras (qualquer livro, nossos nomes). Enfim, tudo mineral quando em estado de palavra (p. 96). Em Antiode (contra a poesia dita profunda), o poeta prossegue sua trajetria em busca da definio do seu processo potico, portanto, prossegue sua viagem esttica, cujo programa de ao j vem indicado tanto no Anti do ttulo, como no subttulo, entre parnteses. Trata-se, agora, de questionar e de recusar, no s a idia de poesia tal como vinha sendo vista pela tradio, como algo sublime e transcendental, como lirismo fcil, como expresso dos estados dalma mas tambm de questionar o prprio instrumental do poema, a linguagem, o vocbulo j reconhecidamente potico, j potico com anterioridade ao poema ao qual Cabral j se opunha em seu artigo A gerao de 45 (p. 751), publicado pela primeira vez, em 1952, no Dirio Carioca. Antiode composto por cinco blocos de quadras, cada bloco sendo indicado pelas letras A, B, C, D e E. O poema excetuando-se o bloco C construdo por um recurso dialgico, ou, melhor dizendo, por meio de uma apstrofe dirigida pelo poeta poesia, apstrofe essa centrada sobre uma reflexo em torno do smile poesia = flor. Na verdade, trata-se, em sua maior parte, de um relato que o poeta faz poesia sobre a evoluo de sua concepo da relao poesia-flor. Para mostrar essa evoluo (que constitui mais uma etapa da longa viagem esttica de Cabral) o poema construdo em sua maior parte por uma narrativa, em que a sucesso dos tempos verbais vo marcando as modificaes ocorridas na referida concepo, desde a 1 quadra, quando o eu lrico inicia, pelo pretrito imperfeito modo temporal que expressa ao habitual no passado , uma retrospectiva de sua postura, no tocante ao assunto em pauta:
218 FARIA, Znia. VIAGENS E VIAJANTES NA OBRA POTICA...

Poesia te escrevia: flor! Conhecendo que s fezes. Fezes como qualquer. (p. 98; grifos nossos)

Nos blocos A e B, a utilizao de verbos no pretrito imperfeito e no futuro do pretrito (escrevia, evitava, esperava, descobriria) mostram, no passado, a atitude do poeta para com a poesia, tanto no que diz respeito palavra flor, quanto sua imagem. Nos dois ltimos blocos, D e E, a mudana de atitude do poeta para com a relao poesia-flor marcada pela fora dos verbos no presente do indicativo (te escrevo, s, ) que indicam de que modo se dar, a partir do presente da enunciao, seu trato com a palavra flor e com a idia de poesia. A modificao da conduta do eu lrico dos blocos A e B para os D e E, isto , a evoluo de sua atitude para com a poesia, do passado para o presente, deu-se atravs de um processo de decomposio da metfora poesia=flor. No meio desse percurso, porm, no bloco C, o poeta examina, denuncia e condena, por exemplo, o vcio da poesia, a lnguida horticultura do poema. Nesse processo, a palavra flor foi esvaziada de vrias conotaes elevadas e nobres que lhe eram atribudas pela tradio tendo para isso, ao longo de sua reflexo, o poeta recorrido ao orgnico e ao escatolgico , o que lhe permite, assim, chegar finalmente palavra desmetaforizada, isto , ao simples signo escrito que ser ressignificado, no poema, pelo contexto, pelo rigor do fazer potico, ou, utilizando os termos do prprio Cabral, a palavras que o poema salva, que o poema faz poticas (p. 751):
Flor a palavra flor, verso inscrito no verso, como as manhs no tempo

A esta altura de nossa anlise, fazendo uma retrospectiva das buscas e dos questionamentos de Cabral, desde Pedra do sono, podeSIGNTICA, v. 20, n. 1, p. 209-232, jan./jun. 2008 219

mos constatar que ele, ao longo dessa viagem esttica, achou resposta para muitos de seus questionamentos, ao atingir vrios de seus objetivos especificados em diferentes poemas, ao longo de sua trajetria: a mineralizao, o silncio, a lucidez, a preciso, a conteno, a negao da poesia dita profunda, o sistema estabelecido de antemo, um novo modo de ver uma flor, de ler um verso. A decomposio da metfora e a concomitante eliminao dos bolores afetivos retricos e lricos da poesia conduziram o poeta equivalncia poesia=fezes, poesia= cuspe, que, pela incorporao do impuro, do prosaico, do nosublime, leva a uma concepo anti-idealizadora da poesia, sua dessacralizao:4
Poesia, te escrevo Agora, fezes, as Fezes vivas que s. [...] [...].Te escrevo cuspe, cuspe, no mais; [...]. (p. 101-102)

Tornara-se, pois, possvel cultivar o deserto/ como um pomar s avessas (p. 97), como o poeta cabralino havia almejado desde Psicologia da composio. Ao substituir flor por fezes, ou cuspe, no obstante ainda registrar palavras impossveis de poema, Joo Cabral abria a possibilidade para incorporar sua trajetria a lama, o homem, o homem-lama de sua regio (BARBOSA, 1975, p. 89), tal como se ver particularmente em O co sem plumas e em O rio. Nos livros posteriores, alm desses poemas de temticas nordestinas, Cabral introduz novos espaos referenciais, ampliando seu campo temtico-expressivo. , principalmente nesses novos contextos, a partir de O co sem plumas, que situamos a maior parte dos poemas da segunda vertente da viagem, a que nos referimos no incio deste estudo e que passaremos, agora, a examinar.
220 FARIA, Znia. VIAGENS E VIAJANTES NA OBRA POTICA...

Os primeiros poemas que nos vm mente, quando pensamos no tema das viagens na obra de Cabral, so Morte e vida severina e O Rio. Este ltimo poema, alis j traz explcito o termo viagem, desde seu ttulo alternativo: O Rio ou a viagem que faz o Capibaribe de sua nascente cidade do Recife. J nesses dois poemas, embora tratem ambos de uma travessia, de viagem que se faz para se chegar a algum lugar, os objetivos da viagem e os viajantes so diferentes. O Rio narrador5 das aventuras de seu prprio percurso enceta sua travessia obedecendo a um antigo anseio, pois sempre pensara em ir/ caminho do mar, j que a um rio sempre espera/ um mais vasto e ancho mar. Alm desse anseio, a viagem responde a duas exigncias inerentes natureza do rio, j que para os bichos e rios/ nascer j caminhar e, tambm, porque os rios, como os homens do mar, no conseguem evitar o exigente chamar do mar. Esse narrador singular, que o rio, narra todas as etapas de seu prprio percurso geogrfico, descrevendo minuciosamente tudo o que encontra nos locais percorridos, desde sua partida at o Recife. Na verdade, nada escapa percepo desse observador perspicaz que o rio. Por isso, ele vai descrevendo com fidelidade a toponmia, as paisagens, as gentes, a histria, os elementos econmicos das regies por onde transita. A narrao dessa viagem uma relao/tecida em grosso tear (p. 143) e, como outros poemas de Cabral, caracteriza-se, como diz o poeta, pelo grosso tecido de seu texto, pelo seu estilo prosaico, sobre o qual, alis, o leitor j est advertido desde o incio pela epgrafe de Berceo: Quiero que compongamos io e t una prosa6 (p. 118). Este (o estilo prosaico) um dos aspectos que contribuem para a ausncia de idealizao da realidade, ao longo do poema. De fato, o discurso do rio reflete, com severidade, as condies de carncia do espao percorrido e das figuras que nele e ao lado dele transitam: da, a carncia do rio ser a mesma carncia do discurso, como o poeta aprendeu em O co sem plumas. Essa severidade do discurso v-se intensificada a partir da terceira estrofe, quando o rio passa a
SIGNTICA, v. 20, n. 1, p. 209-232, jan./jun. 2008 221

nivelar imagisticamente o homem, o animal e o mineral, como se pode ver nos seguintes versos:
Os rios que eu encontro vo seguindo comigo. [...]. Rios todos com nome e que abrao como a amigos. Uns com nome de gente, Outros com nome de bicho, [...]. Mas todos como a gente que por aqui tenho visto: a gente cuja vida se interrompe quando os rios. A gente no muita que vive por esta ribeira. [...] vm para a beira da gua como bichos com sede. (p. 121-122)

O rio relata seu percurso como uma testemunha ocular, e seu olhar no inocente: sua travessia ou, melhor dizendo, a narrativa de sua travessia, concretiza-se como um depoimento social. Assim, o que se apresentou como razo primeira da travessia do rio o anseio de chegar ao mar relegado a segundo plano, e o relato da viagem se transforma em relato da indigncia e da penria que caracterizam esse espao regional. Como O Rio, o poema Morte e vida severina narra tambm um percurso, uma travessia: a viagem de Severino retirante do Serto para o Recife. De fato, sob um certo ngulo, pode-se considerar a viagem de Severino como uma variante da viagem realizada pelo Rio, como o salienta Benedito Nunes (1971, p. 83-84):
ambos os poemas apresentam o mesmo episodismo da viagem que se realiza por etapas; a ambos comum a mesma matria referencial:

222

FARIA, Znia. VIAGENS E VIAJANTES NA OBRA POTICA...

a toponmia, os elementos econmicos (plantaes de cana, engenhos e usinas e os elementos geogrficos (rios, paisagens do serto, o Agreste, a caatinga, a Mata).

A viagem de Severino, porm, uma espcie de travessia do deserto em busca da terra prometida; s que a esperana de vida que impulsiona essa travessia desgasta-se a cada passo, pela constatao da morte em vida, da misria e da penria. Como disse o rio, ao fim de sua viagem, observando os retirantes:
eles no encontram na cidade que imaginavam mar seno outro deserto de pntanos perto do mar. (p. 142)

E o narrador de Morte e vida severina conclui:


No viagem o que fazem, vindo por essas caatingas, vargens; a que est o seu erro: vm seguindo seu prprio enterro. (p. 191)

Vemos, assim, que a viagem dos retirantes acaba se transformando em sinnimo de morte. Alis, em outros poemas, esse poeta das viagens, que Joo Cabral, estabelece tambm uma relao entre viagem e morte, mas em sentido oposto, isto , a morte que vista como viagem, a grande viagem. A morte uma presena obsessiva na produo cabralina: a morte do homem, do vegetal, do animal. A esse respeito, lembremo-nos, en passant, da srie de poemas sobre os cemitrios, em Quaderna, e de Agrestes, onde sob o ttulo geral A indesejada das gentes, o poeta apresenta uma srie de catorze poemas sobre a morte. Lembremo-nos, tambm, de tantos outros poemas que, contendo ou no a palavra morte no ttulo, tratam da morte.

SIGNTICA, v. 20, n. 1, p. 209-232, jan./jun. 2008

223

O tratamento dado temtica da morte variado. O poeta ora adota um tom srio, ora adota um tom irnico, humorstico ou satrico. E geralmente nesses ltimos tons que ele trata da morte vista como a grande viagem. como se ele zombasse da morte, dessa morte que espreita todos os mortais. Alis, alm de zombaria, talvez tambm possamos falar em exorcismo. No poema O Exorcismo, publicado em Crime na Calle Relator, embora J. Cabral afirme jamais falar de sua morte, que pessoal,/ mas da morte social, do Nordeste, a insistncia com que fala da morte, particularmente nos poemas em tom jocoso, leva-nos a acreditar que, para ele tambm, falar da morte uma espcie de exorcismo:
Seu escrever da morte exorcismo, seu discurso assim me parece: o pavor da morte, da sua, que o faz falar da do Nordeste. (p. 596)

Nesse sentido, alis, o ttulo da srie, A indesejada das gentes, muito significativo. Joo Cabral confessou muitas vezes a influncia que sofreu de Le Corbusier. E acreditamos que essa influncia no se limite apenas ao aspecto construtivista de sua obra, mas tambm a outros aspectos. Por exemplo, no livro Por uma arquitetura, Le Corbusier sugere trs novas fontes de inspirao artstica: os avies, os navios e os automveis. Parece que o discpulo concordou com o mestre, pois, no universo potico cabralino, transitam os mais variados meios de transportes, como o trem, a bicicleta, o planador, o avio, o helicptero, o barco, o transatlntico, automvel, o nibus. A presena de vrios desses meios de transporte recorrente, quando o autor trata da morte como viagem. Assim, a viagem como metfora da morte se concretiza, de fato, como viagem, atravs da presena desses meios de transporte. Um dos casos mais exemplares o do poema intitulado Meios de transporte, em Museu de tudo, onde doenas fatais so vistas como meios de transporte para a morte. A, a causa-mortis, cncer, vista
224 FARIA, Znia. VIAGENS E VIAJANTES NA OBRA POTICA...

como um nibus, pontual em seu ponto, para que o tomemos. O enfarte visto como
um taxi que, de repente, ao lado de quem no se pensava, pra, no meio fio, toma, quem no o vira ou chamara. (p. 372)

Em Morte e vida severina, Joo Cabral j utilizara os meios de transporte para hierarquizar o ndice de mortalidade das pessoas de diferentes nveis sociais. O dilogo entre os coveiros, repleto de humor negro, mostra bem essa hierarquia. Referindo-se aos diferentes setores do cemitrio, dizem eles:
as avenidas do centro, onde se enterram os ricos so como porto de mar; [...]: no mximo um transatlntico chega ali cada dia. (p. 188)

Outro setor do cemitrio comparado estao de trens, devido ao nmero de mortos que ali chegam. Mas existe ainda um terceiro setor do cemitrio que comparado a uma parada de nibus,/ com fila de mais de cem por causa da quantidade de enterros que ali so realizados. para aonde vai, entre outros indigentes,a gente retirante/ que vem do Serto de longe (p. 190). Em Agrestes, no poema A travessia do Atlntico, o avio equiparado ao caixo. A viagem de avio vista como uma verdadeira viagem para o alm, em decorrncia da impresso para quem viaja de tempo e espao abolidos (p. 580). Em oposio a esse poema, em Morrer de avio a lentido da morte em avio que posta em evidncia, ao contrrio da morte de guilhotina que limpa e cai de repente. Com o humor que lhe peculiar, o poeta explica que o avio com seu voar de gavio,
SIGNTICA, v. 20, n. 1, p. 209-232, jan./jun. 2008 225

a voar crculos de vida, disfarando sua cada, demorando-a at o mais lento para que quem vai l dentro goze da satisfao de uma ltima refeio. (p. 579)

O sarcasmo, a ironia, a irreverncia e o humor so marcas constantes de Velrio de um comendador, em Serial. A, no s o velrio tratado de modo irreverente, mas sobretudo o comendador apresentado de modo completamente satrico e degradante. A comenda enfocada com insistncia, no s por ser o objeto que caracteriza a fatuidade do morto, mas tambm, como salienta Secchin, por ser o nico vestgio de sobrevida do comendador: o que dele permanece a instituio, simblica e materialmente mais forte do que o indivduo que a representa (1985, p. 215). Essa sobrevida da comenda , pois, ressaltada, tanto por seu valor simblico, quanto pela matria de que feita: metal. O terceiro Segmento desse poema trata da morte como viagem, ao apresentar o caixo como veculo:
Embarcado no caixo, parece que ele, afinal, encontrou o seu veculo: a marca e o modelo ideal. (p. 319)

Mais adiante, precisa o poeta: esse veculo de marca e modelo ideal um barco. Ainda nesse terceiro segmento, completando a seqncia de equivalncias Caixo/ veculo/ barco, o ideal de imobilismo do comendador e a comenda fundem-se, atravs da viso do metal da comenda como ncora a atar-se ao pescoo/ para no deixar que nada /se mova de um mesmo porto. Assim, o barco o veculo ideal, porque, como o projeto existencial do morto, o barco em que vai, parado,/ no tem rodas, todo freios (p. 320).

226

FARIA, Znia. VIAGENS E VIAJANTES NA OBRA POTICA...

Outras viagens h, porm, no universo potico cabralino, que, embora constituam uma travessia, ou um percurso para se chegar a algum lugar, tm como conseqncia a explorao perceptiva do mundo. A, so os sentidos que orientam a apreenso do mundo. Esse o caso, por exemplo, de O automobilista infundioso. Este poema, obedecendo ao princpio de composio em sries de Serial livro em que se encontra apresenta uma viagem de automvel atravs de quatro regies, sendo trs da Europa e uma do Brasil. Cada srie enfoca uma regio diferente, a saber: a Provena, o Serto, a Inglaterra e La Mancha. Essas regies no se encontram reunidas no poema por suas semelhanas como acontece com outras regies examinadas e comparadas por Joo Cabral, em outros poemas, sobretudo os de Paisagens com figuras mas pelo fato de serem percebidas pelos sentidos do automobilista que as atravessa. pelos sentidos que so percebidas as diferenas entre tais regies. Trata-se, de fato, de uma viagem sensorial. Nesse poema, a Provena percebida pelo olfato, atravs de uma gama de odores de elementos vegetais peculiares regio timo, mostarda, alfazema e lavanda: cheiros castos, ainda vegetais, em mato, esclarece o poeta. J o Serto percebido atravs de sensaes tteis, isto , sensaes de dureza e aspereza, que se desprendem da rudeza da natureza, como as causadas pela lixa R da paisagem, por urtigas, por um ninho farpado/ feito de espinhos e talos. Alm da referncia a esses objetos desagradveis ao tato, para caracterizar a natureza do Serto, a predominncia de palavras contendo a letra r, criando um efeito aliterativo, refora a sensao de aspereza presente nessa srie de quadras sobre o Serto. Opondo-se totalmente impresso transmitida pela paisagem do Serto, o espao da Inglaterra caracterizado pela imagem do algodo. Aqui, so a viso e o tato que fornecem ao viajante a caracterstica essencial desse espao. O que o automobilista apreende pela vista esse aspecto algodoento/ de uma nvoa-todo-o-tempo.
SIGNTICA, v. 20, n. 1, p. 209-232, jan./jun. 2008 227

A nvoa-sempre algodoa o espao de coisa a coisa; embota nelas as quinas, o duro e o claro, o que linha. (p. 293)

Do ponto de vista do contato, que sugere o macio e o fofo, o automobilista tem a impresso de que as rodas na certa vo/ (e so) sobre algodo. Finalmente, a viagem por La Mancha marcada pelas sensaes de liquidez, tanto do ponto de vista do visual como do ttil. Na percepo do viajante, a terra transforma-se em mar. A planura e a amplido da paisagem transmitem a impresso de que ele vai rolando na gua aberta do oceano, e se sente entre horizontes de mar. Essa sensao to forte, que a viso de um mastro de um barco ao longe se sobrepe viso da torre de uma igreja. A imagstica dessa srie se assemelha ao princpio do tratamento analgico da metfora proustiana, principalmente passagem de lombre des jeunes-filles em fleur, sobre as marinhas de Elstir, em que o narrador comenta: uma das metforas mais freqentes em [suas] marinhas [...] era justamente aquela que, comparando a terra ao mar, suprimia todas as demarcaes entre elas.7 Logo em seguida, o narrador acrescenta o seguinte comentrio: Foi, por exemplo, em uma metfora desse gnero representando o porto de Carquethuit, [...] que Elstir tinha preparado o esprito do espectador, empregando para a cidadezinha apenas termos marinhos e apenas termos urbanos para o mar8 (PROUST, 1954, p. 835-836). Em duas das sries, a fora das sensaes to grande, que as essncias do espao por elas captadas pelo automobilista so por ele absorvidas, no mais profundo de seu ser, e a ele se incorporam: na Provena, h uma fuso entre a pureza e a castidade dos cheiros da natureza e a alma limpa do viajante. No Serto, a alma que ele carrega/ se arrasta por paus e pedras. Segundo Benedito Nunes, Joo Cabral, fundando sua elaborao potica num ato de intuio fenomenolgica, seguiu um percurso que vai da percepo externa de objetos sensveis abstrao ideatria a eles inerente (1971, p. 122).
228 FARIA, Znia. VIAGENS E VIAJANTES NA OBRA POTICA...

Outro poema em que a viagem funciona como uma forma de percepo do mundo pelos sentidos De um avio, publicado em Quaderna. Nesse poema, nos mostrada a modificao da paisagem de Pernambuco, apreendida pelo olhar de um observador. medida que este, num avio, vai se distanciando do campo de pouso e sobe em crculos espiralados ascendentes, o poeta descreve a reduo progressiva da percepo visual dos diferentes elementos da paisagem, at o desaparecimento desta e sua recuperao pela memria. O observador passa da identificao precisa e detalhada dos objetos e formas vistas do avio nos primeiros crculos do vo , inclusive a cidade por entre a lama negra, os mangues, a cicatriz do homem, para a uma viso de harmonia e pureza, ao chegar nos crculos mais altos. Como observa o poeta: a paisagem ainda a mesma, mas parece escrita numa lngua mais culta, sem vozes de cozinha, traduzida para uma lngua mais diplomtica, onde as casas so brancas, as estradas geomtricas, a terra limpa. Depois, em decorrncia da altura, a distncia suprime por completo todas as linhas;/ restam somente cores/ justapostas sem fmbria. Em seguida, a partir de um crculo mais alto do avio, todas as cores/ das coisas que so Pernambuco/ fundem-se todas nessa/ luz de diamante puro. Por fim, at essa luz desaparece e agora Pernambuco o que coube memria. Ocorre, ento, um movimento inverso de recuperao da paisagem atravs da memria, como afirma o poeta: J para encontrar Pernambuco/ o melhor fechar os olhos e buscar na lembrana/ o diamante ilusrio. Esse poema mostra exemplarmente o funcionamento da percepo potica, isto , o afastar-se para se ter uma percepo diferenciada do objeto examinado pela vista e pela linguagem, para recri-lo pela memria. Assim, iluso da imagem de Permambuco, propiciada pela viso distanciada, se sobrepe a memria. Cabe ao poeta, pela memria, refazer a imagem desaparecida:
SIGNTICA, v. 20, n. 1, p. 209-232, jan./jun. 2008 229

refazer aquele diamante que vi apurar-se c de cima, que de lama e sol comps luz incisiva. (p. 232)

Como o indica Marta Peixoto, as operaes que figuram no poema, de mover-se em crculos, buscar, refazer e desfazer, em sua aplicao mais geral descrevem mtodos da linguagem de Cabral, que tambm busca a metfora exata, logo a desfaz, para em seguida refazla por meio de outra analogia (1983, p. 166). Embora a temtica da viagem seja recorrente na obra de Joo Cabral estando presente em poemas de praticamente todos os seus livros examinamos aqui apenas algumas de suas ocorrncias. Como vimos, pelos exemplos apresentados, a viagem utilizada pelo autor em acepes e com funes diferentes. Atravs dessa temtica examinando objetos, o homem, a paisagem, situaes diversas, condies da vida social , o poeta manifesta posies estticas, faz crtica social, aborda noes abstratas, como o passar do tempo e a questo da memria. De fato, o autor imprime a essa temtica uma multiplicidade de direes que no seria possvel examinar nos limites de um artigo. Por isso, as dimenses da viagem no universo potico de Joo Cabral foram apontadas apenas parcialmente. Acreditamos, no entanto, que os exemplos apresentados tenham deixado claro a importncia dessa temtica na obra do autor, bem como a amplitude que a noo de viagem pode tomar em literatura.
TRAVEL AND TRAVELLERS IN THE POETIC WORK OF JOO CABRAL DE MELO NETO ABSTRACT The poetic universe of Joo Cabral de Melo Neto is one of travels and travellers. The peculiar way in which this poet explore these themes in his poetic work contributes to widening their scope giving them new dimensions. In view of this, our study aims to examine different dimensions of the travel experience in

230

FARIA, Znia. VIAGENS E VIAJANTES NA OBRA POTICA...

this authors works which illustrates, in an exemplary manner, the broad scope that the notion of travel may have in literature. KEY WORDS: Travel, travellers, Joo Cabral de Melo Netos poetic.

NOTAS
1 Todas as citaes relativas obra de Joo Cabral de Melo Neto foram extradas do volume de suas obras completas, conforme consta nas Referncias bibliogrficas. Para evitar constantes remisses, as citaes dessa obra sero indicadas simplesmente pelo nmero da pgina de onde foram extradas. 2 Como observa Lauro Escorel (1973, p. 29-30), o smbolo da Pedra, que surge de forma espontnea no ttulo e na epgrafe do primeiro livro [Pedra do sono], erigido agora, de modo consciente, em metfora central da potica cabralina, marcando toda sua obra posterior como presena obsessiva, at assumir a categoria de paradigma moral e esttico no [...] livro A Educao pela Pedra (sic). 3 Como se sabe, Cabral reinventou o seu Anfion, que, ao contrrio do heri poeta-msico do mito grego, tem a lira substituda pela flauta, instrumento que se recusa a tocar. 4 Em A gerao de 45, Cabral j comentava a esse respeito: Aquele vocbulo[j reconhecidamente potico] fora erigido dignidade de potico por uma conveno e se aquela conveno tinha de ser destruda, tambm nada devia restar de seu repertrio. O gosto pelo vocbulo prosaico, que muita gente pretende considerar um gosto bastardo pelo baixo ou pelo nosublime, no devia ser, nada mais nada menos, do que ser uma conseqncia de tal atitude (p. 750). 5 Como se sabe, o poema todo narrado na 1 pessoa, pelo narrador-rio. 6 Quero que componhamos, eu e voc, uma prosa. 7 une de ses mtaphores les plus frquentes dans [ses] marines [...] tait justement celle qui, comparant la terre la mer, supprimair entre elles toute dmarcation. 8 Cest par exemple une mtaphore de ce genre dans um tableau reprsentant le port de Carquehuit [...] quElstir avait prpar lesprit du spectateuren nemployant pour la petite ville que des termes marins et que des termes urbains pour la mer.

SIGNTICA, v. 20, n. 1, p. 209-232, jan./jun. 2008

231

REFERNCIAS
BARBOSA, Joo Alexandre. A imitao da forma: uma leitura de Joo Cabral de Melo Neto. So Paulo: Duas Cidades, 1975. ESCOREL, Lauro. A pedra e o rio: uma interpretao da poesia de Joo Cabral de Melo Neto. So Paulo: Duas Cidades, 1973. LE CORBUSIER, Charles E. J-G. Por uma arquitetura. So Paulo: Perspectiva/ Edusp, 1973. MELO NETO, Joo Cabral de. Obras completas. Organizao de Marly de Oliveira. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. MERQUIOR, Jos G. Nuvem civil sonhada: ensaio sobre a potica de Joo Cabral de Melo Neto. In: _____. A astcia da mimese: ensaios sobre lrica. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1972. p. 69-172. NUNES, Benedito. Joo Cabral de Melo Neto. Petrpolis: Vozes, 1971. PEIXOTO, Marta. Poesia com coisas. So Paulo: Perspectiva, 1983. PROUST, Marcel. la recherche du temps perdu. Paris: Gallimard, 1954. (Coleo Pliade, v. I). SECCHIN, Antnio Carlos. Joo Cabral: a poesia do menos. So Paulo: Duas Cidades; Braslia: INL, Fundao Nacional Pr-Memria, 1985.

232

FARIA, Znia. VIAGENS E VIAJANTES NA OBRA POTICA...

Das könnte Ihnen auch gefallen