Sie sind auf Seite 1von 80

Entrevista com Linus Torvalds Pgina 36

http://revista.espiritolivre.org | #050 | Maio 2013

Dicas para otimizao do Ubuntu Pgina 53 Virtualizao com Vagrant Pgina 56 Criando uma rede social na escola Pgina 72

licena

Esprito Livre Maio/2013

02

Editorial

Uma mensagem para o leitor


Recentemente tivemos a notcia que alguns de nossos governantes, aqueles eleitos para nos representar e zelar por ns, se manifestaram contrrios a tecnologia nacional, com a assinatura de acordos com empresas estrangeiras. Tal medida vem se tornando cada vez mais comum e pode at passar desapercebida sob o olhar da sociedade e at dos "mais entendidos". Entretanto, a comunidade de software livre mostrou-se bastante decepcionada com tais medidas. Um acordo por si s, ainda sem apresentao para o povo de suas premissas e propsitos reais, de forma transparente, j algo que gera medo, incerteza e dvida. Sugere-se que em um acordo entre duas partes, ambas se beneficiaro igualmente, logo, acordos no so malficos por natureza. O que causa estranheza ele partir de estados to popularmente conhecidos por suas inovaes e projetos relacionados com o software livre. Isto causou o mal-estar que me refiro. Nossos governos deveriam (e este o papel deles), zelar por sua populao, cuidar de seu povo. Inovaes nacionais e projetos que nasceram ou foram desenvolvidos aqui no poderiam simplesmente serem jogados para escanteio, em detrimento de acordos com multinacionais. No cabe nem mencionar governos, nem as empresas envolvidas, uma vez que no so poucos tais acordos que vem pipocando aqui e ali. Ns da comunidade, vez ou outra, j nos sentimos deslocados quando fazemos uso de uma tecnologia que nem todos a utilizam. No ter apoio nem dos que deveriam nos representar, ainda, algo que entristece e nos faz refletir em at que ponto tal "cuidado e zelo" est realmente sendo realizado. No colocado em xeque aqui apenas as responsabilidades de nossos governantes, mas tambm sua preocupao com a inovao, genialidade nacional e independncia tecnolgica. Vale ressaltar que no basta termos uma massa de usurios interessados em mudar. necessrio vontade, e algumas vezes, poltica. Que tal pensarmos um pouco sobre isso?
Joo Fernando Costa Jnior Editor
Praczyk, Gilberto Sudr, Glyn Moody, Gustavo Freitas, Hailton David Lemos, Joo Felipe Soares Silva Neto, Joo Fernando Costa Jnior, Joo Victor Rocon Maia, Jos James Figueira Teixeira, Jos Roberto Colombo Jnior, Julian Carlo Fagotti, Linus Torvalds, Marcelo Soares Souza, Milton Simonetti, Nayanne Pacheco, Roney Mdice, Selma Regina Gomes e Wagner da Silva Arestides.

Diretor Geral Editor

Joo Fernando Costa Jnior Joo Fernando Costa Jnior

Reviso

Vera Cavalcante e Joo Fernando Costa Jnior

Arte e Diagramao

Contato

Hlio Jos S. Ferreira e Joo Fernando Costa Jnior

Jornalista Responsvel Capa

Site: http://revista.espiritolivre.org Email: revista@espiritolivre.org Telefone: +55 27 8112-4903

Larissa Ventorim Costa - ES00867JP Carlos Eduardo Mattos da Cruz e Joo Fernando Costa Jnior Albino Biasutti Neto, Aleksandro Montanha, Alexandre Oliva, Antnio Carlos Ribas, Camilo de Souza Teixeira, David Jourdain, Edson
Esprito Livre Maio/2013

ISSN N 2236031X
O contedo assinado e as imagens que o integram, so de inteira responsabilidade de seus respectivos autores, no representando necessariamente a opinio da Revista Esprito Livre e de seus responsveis. Todos os direitos sobre as imagens so reservados a seus respectivos proprietrios.

Colaboradores desta edio

03

su m ri o

edio maio 2013

03 EDITORIAL
por Joo Fernando Costa Jnior

36 ENTREVISTA COM LINUS


TORVALDS
por Glyn Moody

05 NOTCIAS
por Joo Fernando Costa Jnior

44 POR QUE PERSONALIZAR?


por Camilo de Souza Teixeira

08 CARTAS
por vrios autores

47 REDE SOCIAL E VOC NO


FACEBOOK
por Albino Biasutti Neto

09 PROMOES
por vrios autores

49 SALVEM OS HACKERS
por Alexandre Oliva

11 DEPUTADO QUESTIONA
PARCERIA ENTRE ESTADO E MICROSOFT
por Antnio Carlos Ribas

53 DICAS PARA OTIMIZAO DO


UBUNTU
por Wagner da Silva Arestides

13 ENTREVISTA COM JULIAN


CARLO FAGOTTI
por Joo Fernando Costa Jnior

56 VIRTUALIZAO DE DESKTOPS
COM VAGRANT
por Joo Victor Rocon

17 SOFTWARE LIVRE EM XEQUE


MATE NO PARAN
por Marcelo Soares Souza

59 AMBIENTE DE PROGRAMAO
PARA AVR
por Jos Roberto Colombo Jnior

20 SOFTWARE LIVRE NO LIMBO


por David Jourdain

64 O SOFTWARE LIVRE COMO


ALIADO NO COMBATE A FALSIFICAO
por Hailton David Lemos

24 O QUE MOVE AS PESSOAS SO


OS SONHOS
por Aleksandro Montanha

68 APROXIMAES ENTRE A
por Selma Regina Gomes

PEDAGOGIA E O MOVIMENTO DO SOFTWARE LIVRE

26 O USO DO SOFTWARE LIVRE


NA ADMINISTRAO PBLICA
por Roney Mdice

72 COMO CRIAR UMA REDE


SOCIAL NA ESCOLA
por Gustavo Freitas

30 O USO DO SOFTWARE LIVRE


NO GOVERNO
por Milton Simonetti

77 QUADRINHOS
por vrios autores

33 FORMATOS LIVRES
por Gilberto Sudr

79 AGENDA
por vrios autores

Esprito Livre Maio/2013

04

notcias

Notcias
por Joo Fernando Costa Jnior

Lanado Debian GNU/Hurd 2013

Lanado Diaspora 0.1.0.0

A equipe de desenvolvimento do GNU/Hurd no projeto Debian lanou uma verso da distribuio baseada no Debian 7 Wheezy e o kernel GNU Hurd. Debian GNU/Hurd 2013 o primeiro grande lanamento da distribuio depois de anos de trabalho de desenvolvimento, mesmo que ele no sendo um lanamento oficial do Debian. O kernel Hurd um projeto microkernel Unix-like baseado no kernel Mach e est em desenvolvimento desde 1990. Debian GNU/Hurd est disponvel para a arquitetura i386 e os desenvolvedores esto dizendo que mais de 10 mil pacotes esto disponveis nos repositrios, que dizem englobar mais de 75% do repositrio Debian inteiro. A distribuio usa a verso 1.3.99 do kernel do GNU Hurd que os desenvolvedores dizem ter atingido um estado muito decente dados os recursos limitados do projeto, o kernel complementado pelas habituais ferramentas e programas do Debian. O sistema instalado com o familiar instalador grfico do Debian. Debian GNU/Hurd 2013 est disponvel para download como um CD, DVD e NetInstall a partir dos servidores de ports do Debian.
Esprito Livre Maio/2013

A plataforma social federada de cdigo aberto Diaspora acaba de disponibilizar mais um novo lanamento para o pblico. Aps mover o projeto para o modelo de desenvolvimento dentro da comunidade em Agosto de 2012, os desenvolvedores agora conseguiram lanar a verso 0.1.0.0 do projeto. Essa nova verso inclui funcionalidades como upload de fotos via dispositivos mveis, uma funo de preview de posts e navegao via teclado, assim como, um nmero razovel de correes de bugs. Detalhes no changelog do projeto.

Lanado Moodle 2.5

Martin Dougianas, cofundador do Moodle, anunciou o lanamento do Moodle 2.5 aps longos meses de trabalho de desenvolvimento. Entre as principais novidades destaca-se o suporte para o OpenBadges da Mozilla, o incio de suporte para temas projetados com o framework Bootstrap do Twitter, alm de melhorias de usabilidade e acessibilidade. Alm do lanamento do Moodle 2.5, houve tambm atualizaes para as sries estveis 2.2.x, 2.3.x e 2.4.x. Tais informaes podem ser encontradas nas notas de lanamento.
05

notcias Lanado Puppy Linux 5.6

Barry Kauler, desenvolvedor do Puppy Linux, lanou a ltima verso de sua distribuio GNU/Linux. O Precise Puppy 5.6, assim como o nome sugere, baseado no Ubuntu 12.04 LTS de codinome Precise Pangolin, e inclui um novo setup wizard Nuvem do Serpro ser 100% em cpara o X.org, um kernel no-PAE baseado digo aberto na verso upstream 3.2.44 do kernel Linux, alm de um nmero de drivers para modems analgicos destinados a usurios que ainda no possuem acesso a conexes com a Internet via banda larga. Uma lista detalhada de suas novas funcionalidades est disponvel nas notas de lanamento.
Em favor da inovao no mundo da Em agosto, o Serpro planeja concluir o tecnologia, governo da Nova Zelndia desenvolvimento de sua soluo definitiva eliminou as patentes de software para processamento em nuvem, migrando

inveno e nem tampouco uma forma de fabricao para os propsitos desta ata. Com esta deciso, o governo neo-zelands considera legalmente que as leis atuais de patentes j outorgam proteo suficiente ao software, pois cada vez mais comum um estancamento da inovao causado pelo patenteamento massivo de supostas inovaes que na verdade no so. A deciso poderia ser o argumento, contrariamente ao que os EEUU consideram, para excluir totalmente o software das leis de patentes de qualquer pas.

O governo da Nova Zelndia anunciou que j no se podero solicitar mais patentes de software no pas para eliminar uma das barreiras que esto detendo a inovao no mundo da tecnologia. Ainda que tecnicamente nunca fossem explicitamente permitidas as patentes de software, a emenda introduzida na lei de patentes vigente vai ainda mais alm, ao definir-se basicamente em trs princpios novidade, inventividade e aplicao industrial que um programa de computador no uma
Esprito Livre Maio/2013

os atuais ambientes que dispe, inclusive proprietrios, por fora de contratos com a Receita Federal,para uma soluo exclusiva em cdigo aberto. O trabalho vem sendo desenvolvido pela regional do Serpro do Paran, atravs da plataforma openstack, segundo revelou CDTV do portal Convergncia Digital o presidente do Serpro, Marcos Mazoni. Em agosto ns vamos migrar esses servios que j implantamos na nossa nuvem, que so ou em solues proprietrias ou gratuitas, mas no absolutamente livres, passando para o openstack, afirmou. Segundo Mazoni, com a nova plataforma, alguns dos principais clientes do Serpro, entre eles o Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto, podero interagir melhor no ambiente em nuvem, hoje restrito ao seu pessoal da rea de desenvolvimento.
06

notcias

Publicaes digitais da Unesco sero totalmente livres

Raspberry Pi: mdulo de cmera j est disponvel

A Unesco decidiu tornar suas publicaes digitais disponveis gratuitamente para milhes de pessoas ao redor do mundo, sob licena aberta. Seguindo uma deciso da equipe executiva da Organizao, em abril, a Unesco passou a ser o primeiro brao das Naes Unidas a adotar esse tipo de poltica que permite a qualquer pessoas baixar, traduzir, adaptar distribuir e compartilhar os contedos do banco de publicaes e informaes, sem qualquer pagamento. Ao adotar esta nova poltica, a UNESCO alinha a sua prtica ao seu trabalho de defesa do acesso aberto e refora o seu compromisso com o acesso universal informao e ao conhecimento. O movimento de Acesso Aberto (OA) nasceu na comunidade cientfica para enfrentar os custos crescentes da literatura cientfica, que essencial para os pesquisadores. Uma vasta gama de universidades, instituies e governos o apoiam como uma alternativa ao modelo tradicional de disseminao de conhecimento por meio de publicaes acadmicas caras. A partir de julho de 2013, centenas de publicaes digitais da Unesco estaro disponveis para os usurios em um novo repositrio de acesso aberto com uma interface multilngue. Todas as novas publicaes sero lanadas com licena aberta. A Unesco tambm vai buscar formas de aplicar a deciso de forma retroativa, ou seja, para obras j publicadas. Coeditores sero fortemente incentivados a aderir aos requisitos da nova poltica.
Esprito Livre Maio/2013

Em desenvolvimento desde o ano passado, o mdulo da cmera Raspberry Pi est finalmente disponvel. O mdulo pode ser comprado da RS Components ou Element 14 e baseado em um sensor Omnivision 5647 de 5MPixel que configurado para oferecer uma resoluo de imagem de 2592 1944 ou ainda entregar vdeo com resoluo de 1080p a 30fps (frames por segundo). Isso tudo gerenciado em um pacote de 20x25x10mm que se conecta ao Pi atravs de um cabo de fita plana. O suporte de software est incluso na distribuio Raspbian do Debian para o Pi. A placa custa 19,24 no Reino Unido, incluso VAT da RS Components.
Revista Esprito Livre participao especial no fisl14 far

O fisl14 promover uma atividade especial: o ativista e editor Joo Fernando Costa Jnior, da revista Esprito Livre, promover uma oficina aberta de diagramao com o uso de softwares livres, a partir da qual o material apurado no evento, entre textos e fotos, ser usado na produo de uma revista do Frum, creditada aos colaboradores responsveis pela cobertura. Quem ainda no fez sua inscrio, corra!
07

coluna do leitor

Coluna do leitor
A Revista Esprito Livre acrescentou um novo horizonte em minha vida de conhecimento e inSou leitor assduo da revista desde o seu 1 formao. Filipe Neres de Arajo - Jundia/SP nmero. uma leitura fascinante. Sempre abordando temas atuais e relevantes, contribuindo Vou comear a ler. Mas pelo ndice, fundacom nosso aprendizando e, mais importante, mental para ns professores que trabalhamos evangelizando com software livre. com as TICs nas escolas e com Software Livre. Raphael Silva Souza - Macarani/BA Agradeo a oportunidade de utilizar tantas infor uma tima iniciativa dos autores. Como sou maes importantes. Pretendo compartilhar com usurio de Linux, tenho dificuldade em encontrar os colegas. Gilberto C. de Oliveira - Santa Maria/RS publicaes sobre software livre. Esta seo reune os ltimos comentrios, mensagens, e-mails e sugestes que recebemos de nossos leitores.

Paulo Henrique P. Cardoso - Valinhos/SP

Roberto Takeshi Matino - Campinas/SP

Fagner M. Camelo - So Joo de Meriti/RJ O Brasil estava precisando de uma revista Livre e sobre Software Livre. A revista Esprito Livre uma revista informativa feita por quem tem veio para preencher essa laguna e levar o conhecimento do software livre a todos, sem excesso. um ideal e o defende sem sofrer influncia de Helder Oliveira - Presidente Prudente/SP empresas privadas.
um Projeto/Iniciativa que tem tudo pra dar certo e est dando certo, no toa que est na 42 Edio. Com certeza tem algumas dificuldades, mas pra alcanar a vitria e aquilo que acreditamos, teremos que superar os desafios encontrados, no caso, nessa grande jornada que de levar o Software Livre s pessoas. Levar o conhecimento e compartilhando contedo significativo e de qualidade. uma revista que eu gosto e que adoro divulgar. Quem sabe algum dia, quando eu adquirir mais conhecimento, possa tambm colaborar com a REL e com todos os seus outros leitores sempre levantando a bandeira do SL.

Defino em uma palavra: PERFEITA!

Cassio B. de Oliveira - Ilha Solteira/SP

Um importante instrumento de divulgao do Software livre no Brasil.

Elias Alves de Souza - Rio das Ostras/RJ

Uma revista atual que aborda temas relacionados ao crescimento profissional com foco no software livre.

Mrio Luiz Moraes da Silva - Tubaro/SC

Edson L. de Arajo Silva - Castanhal/PA

Uma das poucas revistas, seno a nica, que trata do ponto de vista poltico e filosfico do Software Livre em lingua portuguesa. Sempre acompanho e recomendo para minha equipe e meus alunos.

A Revista Esprito Livre uma publicao moSimplesmente adoro a revista. Contedos variderna que nos traz novidades do mundo do software livre e ao mesmo tempo incentiva a to- ados e com uma proposta tima do uso de ferrados a buscar cade vez mais informaes sobre mentas open source Douglas de Andrade - Uberlndia/MG aplicaes livres.
Esprito Livre Maio/2013

Ricardo Lino Olonca - So Paulo/SP

08

promoes

Promoes

Sorteio de inscries. Participe!

Sorteio de inscries. Participe!

Sorteio de kits de CD e DVD. Clique aqui para concorrer!

Sorteio de associaes para o clube. Clique aqui para concorrer!

Relao de ganhadores de sorteios anteriores:


Ganhadores da promoo Clube do Hacker:
1. Milton Bragana Sousa Porto Velho/RO 2. Daniel Ferreira Petrolina/PE 3. Fred Mercury Freitas Matos Presidente Mdici/RO

Ganhadores da promoo PASL.NET.BR:


1. Vanildo Souto Mangueira So Paulo/SP 2. Marden Laairoy Correia de Oliveira Macei/AL 3. Marlon Santos Coutinho Araua/MG 4. Nelson Martins Ferreira Mesquita/RJ 5. Roberto Carlos Pereira Junior Belo Horizonte/MG

Ganhadores da promoo Virtuallink:


1. Diogo Orro de Campos Viega Campo Grande/MS 2. Danielle Maria Siqueira Silva Guarulhos/SP 3. Jos de Ribamar de Jesus Costa So Luis/MA 4. Filipe Arajo Jundia/SP 5. Everton da Rosa Trs de Maio/RS

Ganhador do Livro "Muito alm do antivrus":


1. Douglas de Andrade Uberlndia/MG

Esprito Livre Maio/2013

09

capa deputado questiona parceria entre estado e microsoft

por Antnio Carlos Ribas

O deputado Edson Praczyk- PRB, em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, manifestou sua preocupao com as notcias que esto sendo veiculadas na mdia sobre a assinatura de um Protocolo de Intenes entre o Governo do Estado e a Microsoft. Este acordo, proporcionaria a utilizao do sistema de software proprietrio ao invs do software livre nos rgos pblicos ligados ao governo estadual modifiEsprito Livre Maio/2013

cando um sistema que utilizado atualmente, e que ao longo dos anos propiciou a economia de muitos milhes de reais aos cofres do Estado, fruto da aplicao da Lei Estadual 14.058, de 2003, de sua autoria, que indica o uso preferencial do software livre, em todos os rgos da Administrao Pblica direta, indireta, Autrquica e Fundacional do Estado do Paran, bem como os rgos autnomos e empresas sob controle estatal.
11

Derli Junior/ Edson Praczyk

Deputado questiona parceria entre Estado e Microsoft

capa deputado questiona parceria entre estado e microsoft

Este sistema j permitiu no s aos rgos estaduais, mas tambm ao prprio governo federal, uma economia extraordinria. Inclusive com o relato de diretores destas estatais como a Sanepar. Seria estranho mudar agora, e exatamente por isso, Praczyk quer saber se isso no atropelar sua lei. Quais os termos deste Protocolo de Intenes, os detalhes deste convnio, e como ficaria o sistema atual que utiliza o software livre? Quais as intenes e os motivos deste convnio? O deputado ainda destaca que os ganhos com o software livre so de conhecimento de todos os paranaenses. A rede de conhecimento do Estado, atravs do Portal da

Educao, utiliza o sistema Linux. Por isso quer saber por que o governo vai assinar este Protocolo de Intenes com a Microsoft? Praczyk espera uma resposta por parte do Governo j para os prximos dias.
Autor: Antonio Carlos Ribas Foto: Derli Junior/ Edson Praczyk

Entenda o Caso

O governo do Estado do Paran assinou no dia 09 de abril, durante o Frum de Lderes de Governo na Amrica Latina e Caribe, no Rio de Janeiro, protocolo de intenes com a diretoria da empresa Microsoft. O protocolo de intenes prev cooperao mtua entre o Governo do Estado e a multinacional norteamericana de tecnologia e informtica nas reas de educao, qualificao, inovao e empreendedorismo. A empresa disponibilizar ao Estado programas e contedos de capacitao em tecnologia da informao, com o uso de plataformas de aprendizagem virtual.

Esprito Livre Maio/2013

12

capa entrevista: julian carlo fagotti

Entrevista: Julian Carlo Fagotti


por Joo Fernando Costa Jnior
Esprito Livre Maio/2013

13

capa entrevista: julian carlo fagotti REVISTA E SPRITO LIVRE - Apresente-se para os leitores da Revista Esprito Livre. J ULIAN C ARLO FAGOTTI - Meu nome Julian

Carlo Fagotti. Fui assessor da Companhia de Informtica do Paran Celepar, desde o incio da implementao do Software Livre no Governo do Estado, na Gesto do governador Roberto Requio e do presidente da Celepar Marcos Mazoni, em 2002. Sai em 2010.

cooperao de desenvolvimento tecnolgico so sempre bons a princpio. No entanto as vantagens dos dois lados dos cooperados tem que ser equilibradas. No caso da Microsoft eu desconheo acordos feito por ela com tal equilbrio, porque criar cdigos em cima de uma plataforma fechada que causa dependncia tecnolgica de uma das partes, inviabiliza a equidade antes mesmo de ser digitada a primeira linha de cdigo. Quando estvamos na Celepar fizemos muitos acordos de cooperao com software livre. Cooperamos muito cdigo aberto. A cooperao de verdade. Quando estvamos no governo optamos pela cooperao com a UFPR, com as comunidades do e-groupware, do PostGreSQL, do hoje chamado LibreOffice, e no primeiro evento internacional de software livre que organizamos, tivemos a Microsoft como patrocinadora do evento. Acabou no dando certo, mas foi uma tentativa de colocar a Microsoft num mesmo patamar de colaborao.
Esprito Livre Maio/2013

REVISTA E SPRITO LIVRE - Recentemente tivemos uma notcia desanimadora quanto a adoo do software livre no governo do Paran. Houve manifestaes em listas de discusso e notcias a respeito. Qual seu ponto de vista quanto a este acordo? J ULIAN C ARLO FAGOTTI - Acordos de

Acordos de cooperao so sempre bons a princpio.


REVISTA E SPRITO LIVRE - O Brasil conhece a Celepar e o seu trabalho na popularizao e desenvolvimento de ferramentas de software livre. Tal acordo foi como um balde de gua fria em anos de trabalho. Na sua opinio, o que levou o governo paranaense a assinar este acordo de intenes com a Microsoft? J ULIAN C ARLO FAGOTTI - Opo por Software
Livre poltica, no est dissociada da poltica partidria. Existem no Brasil basicamente duas posies a respeito de tecnologia. Um grupo de partido que no acredita na capacidade de desenvolvimento da sua prpria gente, e por isso sente necessidade de uma tutela tecnolgica, e outro que acredita na capacidade de desenvolvimento prprio que se relaciona de igual para igual com qualquer empresa de qualquer pas. No

14

capa entrevista: julian carlo fagotti


foi este acordo que foi um banho de gua fria na poltica de software livre. Foram as eleies de 2010 no Paran. Mas foi um banho de gua fria. No uma pneumonia com risco de morte. Apenas o Governo do Paran deixou de fazer, a vida continua, outras empresas pblicas e privadas continuam a fazer e usar software livre. Creio que a maioria dos servidores do Datacenter do Governo do Paran, na Celepar ainda sejam em Linux, por exemplo.

REVISTA E SPRITO LIVRE - Sabemos o quanto difcil implementar uma poltica de uso de software livre. Quais os reflexos e consequncias deste acordo? J ULIAN C ARLO FAGOTTI - Duvido da
produtividade deste acordo. Eventualmente um ou outro profissional pode ter alguma vantagem, mas dificilmente v mudar o panorama do desenvolvimento de software no Brasil, pelas razes que j citei.

No creio que o governo do paran seja um exemplo a ser seguido.

Celepar, que era identificada no pas e no mundo como desenvolvedora de software, e livre, e foi submetida posio de consumidora de software.

REVISTA E SPRITO LIVRE - Com a assinatura de acordos como esse, quem sai software livre tem que se preocupar, ganhando e quem sai perdendo? resolver problemas das empresas do Brasil. J ULIAN C ARLO FAGOTTI - Moralmente a As estatais que tem poltica de software

enfraquecer a comunidade de software livre no Brasil? REVISTA E SPRITO LIVRE - Qual o recado J ULIAN C ARLO FAGOTTI - No. Tem muito que voc manda para os nossos software para desenvolver no mundo. O governantes que pretendem seguir o Brasil ainda desenvolve mais software livre exemplo do governador do Paran? nas estatais do que nas empresas J ULIAN C ARLO FAGOTTI - No creio que o

livre esto fazendo sua parte. As que j tiveram deixaram seu legado. Tem muito software desenvolvido pela Celepar que livre, cabe as comunidades de software livre reivindic-los, modific-los e colocar a REVISTA E SPRITO LIVRE - Voc acha que tal disposio de cooperativas agrcolas, medida tem fora suficiente para bancos, varejo, etc.

privadas. com isto que a comunidade de governo do Paran seja um exemplo a ser
15

Esprito Livre Maio/2013

capa entrevista: julian carlo fagotti


seguido. Mas os governos talvez tenham muito mais em cooperar entre si do que com a MIcrosoft. O Brasil tem 27 unidades federativas, mais de 5 mil municpios, e um governo federal, uma penca de universidades e empresas sob a mesma legislao, a mesma realidade econmica. Tem muito o que cooperar para desenvolvimento tecnolgico. No quer dizer que no devam fazer projetos com a iniciativa privada tambm. Ao contrrio. Mas o que no d pra entender esta predileo pela posio de colonizado. Vamos nos levar a srio! de empresas dos EUA como bem constatou o Frank Alcntara. Precisamos criar o vnculo com as empresas privadas brasileiras. O software livre precisa entrar no ciclo econmico brasileiro, que est num bom momento, e tem pressa. Quando trouxemos o e-gropware para transform-lo no Expresso superamos todas as metas de planejamento do projeto original na Alemanha, dando um porte ao projeto que os criadores nem imaginavam. este tipo de experincia que precisa ser replicada no meio privado. O software livre brasileiro estatal vai bem, apesar de retroceder no Paran. Quem precisa criar asas o software livre brasileiro privado.

tem a mesma tradio dos atos secretos do Senado. O senado j acabou com isso, no Paran recomeou. Mas tem que pedir os contratos, afinal, administrao pblica, pblica!

REVISTA E SPRITO LIVRE - O Partido Pirata do Paran no ltimo dia 25, pediu ao governador uma cpia deste acordo. Como voc encara tal ao? Acha que poder ser bem-sucedida e que trar reflexos positivos? J ULIAN C ARLO FAGOTTI - O Estado do Paran

cdigos para resolver nossos problemas. Longe de ser xenfobo, temos que entender que a maioria dos projetos de software livre so para resolver problemas

REVISTA E SPRITO LIVRE - Deixe algumas palavras para os nossos leitores. OO F ERNANDO C OSTA J NIOR membro J ULIAN C ARLO FAGOTTI - Escrevemos poucos Jda The Document Foundation TDF. Idealizador,
responsvel e editor da Revista Esprito Livre. administrador por formao e especialista em informtica em educao. Moderador da PSL-ES e participante da Tux-ES. Atua ainda como professor de cursos tcnicos.

Esprito Livre Maio/2013

16

capa software livre em xeque no paran

Software Livre em xeque no Paran


por Marcelo Soares Souza

Desde 2003, o Governo do Estado do Paran

tornou-se uma referncia nacional no que diz respeito a independncia e inovao tecnolgica sustentvel. Seja pelo compromisso firmado pelo Governo do Estado em prol da adoo de solues livres e de padres abertos, seja pelas aes exemplares da Companhia de Tecnologia da Informao e Comunicao do Paran - CELEPAR, a mais antiga empresa pblica de informtica no Brasil e que neste ano completa 49 anos.
Esprito Livre Maio/2013

H quatorze anos, o primeiro projeto de lei versando sobre o uso preferencial de Software Livre pelo Governo Federal foi apresentando na Cmara dos Deputados e continua tramitando at os dias de hoje. Quatro anos depois, foi aprovada e sancionada, no Paran, as leis 14058/2003 e 14195/2003 que tratam sobre o uso preferencial de solues tecnolgicas livres e de cdigo-fonte aberto pelo Governo do Estado do Paran.
17

www.sxc.hu

capa software livre em xeque no paran

Desde ento, o Governo do Estado do Paran vem promovendo aes como o Paran Digital - ao de Incluso Digital presente em mais de duas mil escolas pblicas, atendendo a um milho e meio de crianas e adolescentes, possibilitando o desenvolvimento socioeconmico sustentvel utilizando Software Livre. Muito alm da simples formao tcnica, est o exemplo de que o desenvolvimento pessoal se d tambm pela colaborao e compartilhamento. Com uma base de mais de meio milho de usurios, distribudos entre 167 instituies, o Expresso Livre sem dvida o maior exemplo de que possvel desenvolver solues tecnolgicas de alta qualidade, e de forma colaborativa, no Brasil. O Expresso Livre nasceu da necessidade de uma ferramenta corporativa de correio eletrnico livre para o Estado do Paran. Desde o princpio, rapidamente foi ganhando novos colaboradores, novas instituies aderiram e a tornaram uma soluo tecnolgica de excelncia amplamente utilizada e desenvolvida.

Tratando o Software, expresso prtica do conhecimento, como um meio de produo e no simplesmente como um produto, o Governo do Paran possibilitou o surgimento de novos empreendimentos econmicos com bases slidas sobre as tecnologias disponibilizadas. Novos empreendimentos econmicos surgiram, utilizando, desenvolvendo e recompartilhando o conhecimento disponibilizado livremente, oferecendo solues inovadoras, com alto valor agregado. Competitividade o fruto mais doce da inovao, e inovao o resultado direto do ousar o novo e ao adotar instrumentos e aes para a promoo de um ambiente aberto o Estado do Paran lanou bases para um novo paradigma desenvolvimentista. Ao ser pioneiro na abertura dos cdigos fontes de suas solues tecnolgicas o Estado do Paran contribuiu diretamente para o desenvolvimento socioeconmico do estado e do Brasil. No mesmo ano em que se comemora os 10 anos do compromisso firmado pelo Governo do Estado do Paran com a liberdade e a independncia tecnolgica, no dia 09 de Abril o governador do Paran Beto Richa assinou um acordo de

intenes com a Microsoft no Hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. O presidente da Microsoft Brasil sequer teve o trabalho de se deslocar at o Paran para assinar tal acordo. Este, claro, no um fato isolado, em 2008 o Governo do Estado da Bahia firmou acordo parecido com a Microsoft. Nota-se um crescente retrocesso nas polticas e aes pblicas na questo da adoo e fomento de aes ligadas ao Software Livre e sobre os Padres Abertos. No ano em que se comemora os 30 anos do incio do desenvolvimento do Sistema Operacional GNU e os 20 anos desde o registro do primeiro usurio GNU/Linux no Brasil, temos pouco a comemorar.

M ARCELO S OARES S OUZA bacharel em

Informtica pela Universidade Catlica do Salvador. Consultor, desenvolvedor, tcnico, tradutor e docente em tecnologias da informao e comunicao. Atuou em Programas de Incluso e Cultura Digital do Governo Federal como Casa Brasil, GESAC e no Ponto de Cultura Digital juntaDados. org. Blog: http://marcelo. juntadados. org.

Esprito Livre Maio/2013

18

capa software livre "no limbo"

Porqu ainda lidamos com notcias sobre adoo, e posterior abandono do software livre?
Como em poucos lugares do mundo, software livre no Brasil tem sido tratado constantemente como um elemento ideolgico, onde muitos adotam o uso do software livre como quem gosta de um time de futebol, um clube ou um partido. Contudo, software livre nasceu a partir do conceito de disseminao de conhecimento e cincia, nunca foi frutodeste oudaquele partido. O Brasil, infelizmente, vive uma situao surreal onde, mesmo que um determinado software seja avaliado como tecnicamente seguro e estvel, ou ainda mais, como a melhor opo para uma determinada finalidade, quando mudam governos, mudam as polticas, mudam os enfoques tcnicos, mudam os softwares. certo de que este artigo venha a despertar amores e dios. Infelizmente, sei que temos de lidar com isso! Software livre tem sido SIM ferramenta de palanque. Mas, quando o partido perde, muda tudo, e o software muda tambm. Ser que algumas vertentes da comunidade de software livre no Brasil esto errando em algum ponto, ou talvez em vrios pontos?
por David Jourdain

Software Livre no limbo

Esprito Livre Maio/2013

20

capa software livre "no limbo"

GRANDE MOVIMENTAO e desconforto nas listas de discusso, nos fruns e nas comunidades virtuais onde se renem membros de diversas comunidades de software livre, quando da divulgao da notcia a respeito da assinatura de um protocolo de intenes entre o Governo do Estado do Paran e a Microsoft, em que o citado documento prev cooperao mtua nas reas de educao, qualificao, inovao e empreendedorismo. A Microsoft disponibilizar ao Estado do Paran programas e contedos de capacitao em tecnologia da informao, com o uso de plataformas de aprendizagem virtual. Independente de concordar ou no (no este o objetivo deste artigo), temos que lembrar que aes como estas, se amparadas por anlises jurdicas e pareceres favorveis, so lcitas! Sei que alguns podero dizer: !! Um cara de
Volto a dizer que no a inteno deste artigo discutir se lcito ou no um acordo desses. Muito provavelmente seja! Entretanto, minha inteno discutir porqu situaes como estas so corriqueiras e fazem com que seja visto com certa frequncia o software livre ser adotado, para depois de um tempo ser abandonado, para novamente ser adotado e, assim segue, num vai e vem montono e frustrante. Aconteceu em vrias regies do Brasil, ora em cidades, ora na administrao estadual, e at mesmo na esfera federal onde em tese, vivemos um governo de continuidade. E at mesmo em empresas do governo federal, em tese defensoras e investidoras do software livre, que ora divulgam publicamente que investiro no desenvolvimento de software livre, para depois abandon-los e jogar para debaixo do tapete toda a divulgao, com se a internet tivesse tapete para esconder estas notcias.
Esprito Livre Maio/2013

C AUSOU

software livre falando que um acordo desses lcito? um vendido!!.

Acontece que, pelo fato do software livre ser avaliado como um elemento ideolgico, como de esquerda, quem de centroesquerda, centro, "centro-direita ou de direita no se d ao trabalho de transpor a imagem ideolgica para analisar os benefcios do uso do software livre nas diversas esferas de governo, ou mesmo nas empresas de governo. Se chegou at aqui na leitura, significa que o texto ainda no ofendeu voc. Que bom por isso. Voltando ao pargrafo inicial, onde dizia que muito provavelmente o protocolo assinado entre o Governo do Estado do Paran e a Microsoft seja lcito, eu honestamente creio que seja. Mas a pergunta que precisa ser feita : Este protocolo conveniente para o Estado do Paran? Para a administrao do Estado do Paran? Para a Educao do Estado do Paran? Meu av materno tinha o costume de dizer que nem tudo que me lcito, me convm!. No estou questionando o direito da Microsoft de oferecer produtos e servios a quem quer que seja. Governo ou no. Questiono sim se, aps anos de investimentos em uso, treinamento, desenvolvimento de softwares que so utilizados em diversas esferas da administrao do Estado do Paran, conveniente uma mudana dessas? E se for, qual ser o custo desta mudana? E ainda assim, se o custo compensar, no seria mais produtivo que fosse revertido em novos investimentos para melhorias dos softwares j em uso? Compreendem meu ponto de vista? Se considerarmos estas premissas, estou certo que muitos profissionais de TI, isentos de posicionamento ideolgico partidrio, chegariam a concluso de que mudanas to drsticas assim precisariam ser muito justificadas para compensar empenho e dedicao para uma mudana dessas. Situao semelhante est ocorrendo j a alguns anos, quando a prefeitura de Munique na Alemanha
21

capa software livre "no limbo"

entendeu que mudar toda a sua estrutura para software livre, entre diversos fatores positivos, teria o fator de independncia de fornecedor e o pleno domnio dos aplicativos que so utilizados, sem esquecer que eles apresentaram planilhas pblicas, exibindo que financeiramente era muito fcil justificar a mudana. Mas vale lembrar que a imagem do software livre precisa desgrudar da figura de que software livre igual a software de graa! Grande parte dos problemas no Brasil para que projetos de software livre sejam realmente viveis reside na iluso de que o software livre nasce em rvores e que ningum precisa pagar por ele. Inclusive, por este posicionamento que o Brasil conhecido atualmente como o maior consumidor de software livre no mundo, mas a colaborao brasileira para projetos de software livre de alcance mundial muito pequena, para no dizer pfia! M AS EIS O PONTO EM QUESTO: conveniente uma mudana dessas, depois de tanto investimento? Na verdade, para os que trabalham em reparties pblicas subordinadas a administraes municipais e estaduais, sabem que no se deve dedicar muito esforo aos processos implantados pelo governo eleito, pois na prxima eleio ele ser substitudo e tudo ser mudado. Esta triste situao se deve a falta de

compreenso de que polticas partidrias, na maioria absoluta das vezes, so burras! Sim, isso mesmo que voc leu. Polticas partidrias so, por princpio, burras! E so burras porque desconsideram o todo, consideram apenas uma parte do todo, apenas as opinies do partido ou dos aliados, muitas vezes aliados que se unem por motivos no muito republicanos. Sendo assim, como a oposio no foi levada em considerao no processo do projeto das polticas, no se cria uma verdadeira poltica pblica, mas sim uma poltica partidria. Muda o partido, muda a poltica! Se eu estiver dizendo alguma novidade para algum dos leitores, por favor, me corrijam! Avaliando um pouco alm das nossas fronteiras, podemos ver o que ocorre em alguns pases que preferiram adotar polticas pblicas, em vez de polticas partidrias. Veja o caso de Munique. Todo o programa de mudana para adoo do software livre comeou em 2004. De l para c, governos mudaram. Ora a esquerda estava no governo, ora a direita, a ora a centro-direita, mas o projeto continuou. E por qu continuou? Continuou pois ficou claro que software livre no um elemento ideolgico. Ele pode ser analisado como til e com resultados positivos claros, independente de quem est avaliando, se de direita ou de esquerda, ou seja l de que lado for! Veja a situao do software livre nos Estados Unidos. Com todo respeito a meus amigos americanos, nem sei se eles sabem o qu um partido de esquerda. Para eles, se voc est um pouco perto do centro, voc comunista! E mesmo l, o software livre maciamente utilizado em diversos rgos de governo, em diversos estados e cidades, e at mesmo em empresas e programas de governo, como por exemplo a Nasa. A Finlndia, que mais prximo chega de uma esquerda poltica, teve governos sucessivos de centro e centro22

Esprito Livre Maio/2013

capa software livre "no limbo"

direita, e l o uso de Linux e outros softwares livres basicamente questo de honra, alm de questo de domnio de conhecimento. Outros governos, como os de diversas cidades e algumas reparties da administrao federal francesa, algumas outras na Alemanha, a rede de hospitais pblicos da Dinamarca, todos eles pases que no tiveram tradio de esquerda ou de direita. Na verdade, alguns destes pases tm tradio na alternncia de governos, sem que isso signifique mudanas radicais nas polticas para o Estado, pois elas so pblicas e no partidrias. Um exemplo mais prximo de ns encontra-se no Chile. Aps a redemocratizao, os partidos acordaram algumas linhas gerais para a criao de polticas pblicas para o pas, e que de conhecimento da sociedade. Com isso, se tiver um governo de esquerda, ou de direita, ele ter que seguir claras linhas das polticas pblicas planejadas para o desenvolvimento do pas. Esta situao to clara no Chile, que vemos alunos reclamando do governo, seja ele de direita ou de esquerda, pela falta de aplicao das polticas pblicas ou pela demora na

aprovao de novas polticas pblicas. Enquanto vivermos nesta constante partidarizao do software livre, continuaremos a ver outras circunstncias semelhantes a estas ocorridas no Estado do Paran. Ora o software livre est no Governo, ora sai! Ora volta e fica por um tempo, depois sai novamente! Enquanto isso, patinamos enquanto sociedade, esperando que a classe poltica entenda que a sociedade precisa de mais polticas pblicas e menos polticas partidrias. A sociedade agradece, e as comunidades de software livre no Brasil tambm. A no ser que hajam muitos que gostem deste enfadonho vai e vem do software livre no governo. Eu sei que corro o risco de levantar amores e dios, infelizmente. Mas tudo bem, ningum perfeito! Ou ser que tem algum que, baseado em suas crenas polticas, cr que perfeito?
D AVID J OURDAIN membro fundador da The
Document Foundation TDF. Moderador das listas da TDF em lngua portuguesa. Tem toda a sua formao na rea da Computao. Mais de 1 2 anos mexendo no Kernel Linux. J foi professor universitrio em diversos pases, ensinando sobre Kernel Linux e como organizar grupos de desenvolvedores de software livre em Universidades.

Esprito Livre Maio/2013

23

capa o que move as pessoas so os seus sonhos

O que move as pessoas so os seus sonhos


por Aleksandro Montanha

Esprito Livre Maio/2013

24

www.sxc.hu

capa o que move as pessoas so os seus sonhos

Estes sonhos se tornam realidade quando o brilho nos olhos irradia e encanta uma legio de interessados em torn-lo tangvel, possvel e real. O Software Livre , em sua essncia, uma ideologia, um princpio, um hbito que conseguido e praticado. Com a mesma fora de um movimento revolucionrio o caminho da esquerda da tecnologia tomou o seu posto e assumiu uma posio estratgica em diversas reas e isso, chamou a ateno de muitos. Vigaristas de planto se jogaram no meio dessa imensido de bits e tomaram assentos num atribulado conjunto de siglas, convenes, torneios, eventos, palestras, documentos, projetos e diversos outros movimentos gerados pelos sonhadores. Muitos desdes sonhadores acordaram de pesadelos e se viram como marionetes comandados pelo pleonasmo, poltico oportunista. Tambm vimos as gran-

des empresas esponjas, sugando o nctar dos projetos livres e se esbaldando dos benefcios que a explorao predatria lhe oferece. Por outro lado, sinceramente, alguns de nossos gurus gritando liberdade, liberdade e comemorando a vitria sobre o cadver de ilustres competidores, no enaltece em nada um movimento to bonito. Viver criando projetos pelo simples exerccio de ser o diferente, no permite a evoluo de outros j existentes. Pensar no holofote antes do resultado, no traz perpetuidade, nem para o projeto nem para o seu autor. Portanto, o superficialismo um mau comum, que atinge quem est dentro e quem no est conosco. Algo deve ser feito, pensado, discutido e planejado. Somos uma classe que ainda no tem representatividade, um bando de ovelhas que ilustram os sonhos de ilustres empresrios de sucesso. Que fica indignado pela troca de plataforma de um governo que era um aliado,

mas por outro lado no se movimenta nem para organizar eventos de software livre. A Skynet ainda est viva.

em Cincia da Computao, especialista em Anlise de Sistemas e em Desenvolvimento com Software Livre. Tem experincia como gerente de projetos e docente de cursos de Graduao e de PsGraduao. Atualmente trabalha como consultor de tecnologia aplicada e desenvolvimento de aplicaes de processamento de imagens.

ALEKSANDRO M ONTANHA mestre

Esprito Livre Maio/2013

25

capa o uso de software proprietrio pela administrao pblica

O uso de software proprietrio pela Administrao Pblica: uma deciso de retrocesso a sustentabilidade e a economia
por Roney Mdice
www.sxc.hu Esprito Livre Maio/2013

26

capa o uso de software proprietrio pela administrao pblica

O surgimento da Administrao Pblica no Brasil se deu atravs do fracasso da outorga da administrao de territrios particulares, atravs do sistema conhecido como capitanias hereditrias e a instituio de um governo geral, em meados de 1549. Com o passar do tempo, na evoluo histrica, ocorreram diversas transformaes na reforma da administrao pblica, como por exemplo, a instituio por decreto dos princpios da administrao pblica at a reforma promovida pela Constituio Federal Brasileira de 1988, tratando dos princpios: Eficincia, Legalidade e Impessoalidade. A administrao pblica tem um papel fundamental na sociedade que garantir que a vontade da coletividade seja exercida dentro da legalidade (o administrador s pode realizar aes que a lei determinar e permitir) e tambm com Eficincia (que as aes exercidas sejam realizadas com resultados positivos e no menor custo para o errio). Dessa forma, os administradores pblicos precisam conciliar a vontade do povo com as necessidades do Estado realizando uma evoluo social e econmica dentro dos parmetros da administrao pblica. Estamos vivendo em um momento na histria que
Esprito Livre Maio/2013

muito se fala em crescimento sustentvel, gerando desenvolvimento econmico respeitando o meio ambiente e com eficincia. Cabe a cada pessoa conceituar e refletir as aes necessrias para que a sustentabilidade caminhe junto com resultados eficientes e econmicos, proporcionando uma equilibrada e verdadeira evoluo. Para tanto, na administrao pblica, muitos gestores escolheram o uso do software livre para conseguir um desenvolvimento sustentvel e garantiram uma boa economia aos cofres pblicos evitando pagar por uma tecnologia que pode ser usada com bons programas gratuitos de qualidade equivalente ao software pago. Os softwares livres so os programas que podem ser usados, copiados, estudados, modificados, redistribudos sem restries e melhor ainda, sem precisar pagar pelo programa. Qual administrador pblico no quer utilizar software livre em sua gesto para demonstrar eficincia e economia ao seu povo? A utilizao de software livre na gesto pblica brasileira j est bem visvel h anos. Alguns exemplos de utilizao do software livre na administrao pblica podem ser conferidos no site http://www.softwarelivre. gov.br. A tendncia natural

que os softwares proprietrios sejam colocados de lado e que se utilize os softwares livres, economizando e muito o valor pago pela licena de uso aos aplicativos desenvolvido por empresas privadas. O software livre possui inmeros benefcios que s tem a somar com a administrao pblica. Atualmente, governos e prefeituras com recursos escassos, dependentes de verbas para mover a mquina pblica, com o uso desse tipo de software, evita gastos desnecessrios como o pagamento de nova licena a cada atualizao do software proprietrio que com o tempo fica obsoleto e inseguro, na medida que o fabricante de um software proprietrio deixa de disponibilizar atualizaes de segurana e focando em verses mais atuais, com valores cada vez mais caros. Entretanto, alguns administradores pblicos esto andando na contramo do desenvolvimento sustentvel e optando por trocar todo o parque tecnolgico que utiliza software livre por programas proprietrios, pagando um preo alto. Essa ao requer um estudo maior sobre quais os objetivos ou qual a real motivao que leva uma administrao a um retrocesso, deixando de lado a economia obtida por no
27

capa o uso de software proprietrio pela administrao pblica

comprar os programas utilizados atualmente e os seus funcionrios j habituados no seu uso. Seria um jogo de interesse por parte da administrao pblica a aquisio de software proprietrio em vez de um software livre? Quais os beneficirios dessa deciso que demonstra claramente um retrocesso da economia pblica? Respostas essas que precisam ser esclarecidas e que o povo precisa ter a informao concreta pois no se pode aceitar meramente alguns atos da administrao com base em suposies ou favorecimento pessoal. O que se espera de uma administrao pblica a sua autonomia em escolher qual fabricante ou software ser utilizado nos rgos pblicos, independentemente da tecnologia e do desprendimento de um fornecedor em especfico. No se pode escolher um aplicativo apenas pelo conheci-

mento intelectual do fabricante. Tem que atender a demanda e de forma coerente e imparcial, sem privilegiar uma determinada empresa especificamente. A preferncia tentar utilizar tecnologia sem custo, que permite direcionar os recursos que seriam aplicados na compra de software proprietrio para outras reas prioritrias, como a sade, por exemplo. No se pode menosprezar o software livre em um momento em que h lei da responsabilidade fiscal, onde o gestor pblico tem um limite de gasto que no pode comprometer os percentuais legais para evitar responder a processos por improbidade administrativa. Contudo, esperamos que os nossos governantes levem a srio a administrao pblica respeitando o que j conquistamos e os avanos que foram conseguidos com o uso de software livre nos rgos da mquina pblica.

Assim, evitaremos que determinadas empresas sejam beneficiadas por decises estranhas que no condizem com a ansiedade da populao, que realizar os atos administrativos com transparncia, imparcialidade e eficincia.

RONEY M DICE

graduado em Cincia da Computao, Direito e MBA em Gesto de Segurana da Informao. Consultor de Segurana da Informao. Perito em Computao Forense com certificao CDFI. Membro do CSA Cloud Security Alliance, membro do Comit ABNT/CB-21 , Presidente da APECOMFES Associao de Peritos em Computao Forense do Esprito Santo.

Esprito Livre Maio/2013

28

capa o uso do software livre no governo

O uso do Software Livre no governo


por Milton Jos Lyrio Simonetti

Como diriam os anarquistas (concepo poltica): Para que governo? De fato, no se pode dizer, radicalmente, sou alheio poltica, nem que mantenho distncia da poltica. Sem aprofundar na filosofia, estando-se todos imersos em uma sociedade, de alguma forma o controle dessa sociedade nos diz respeito. Ficando-se alheio, permite-se que quem d as cartas continue agindo a seu bem entender. De certa forma, uma concordncia com quem manda. Olhando-se por esse ngulo, pode-se considerar duas vertentes principais: a priEsprito Livre Maio/2013

meira defende que o estado, o governo, no deve interferir na vida da sociedade, a qual saber se autodirigir atravs do mercado. A segunda defende que a mo do estado dever tomar medidas que regulem a organizao da sociedade. Para se discutir a atuao do governo na adoo do software livre, portanto, e mesmo que no se manifeste um ponto de vista antecipadamente, deve-se ter um alinhamento com uma destas vertentes. Implcita ou explicitamente uma das duas estar embutida em cada ponto de vista.
30

capa o uso do software livre no governo


Nessa perspectiva, uma das defesas do software livre considera o papel do estado na organizao social como necessrio e determinante. Se forem levados em conta os investimentos que um governo faz em software, v-se que tais recursos fatalmente influenciaro nas tendncias de mercado, valorizando ou no determinada linha de desenvolvimento, pelo prprio conjunto de recursos destinados ao suprimento de suas necessidades. Ainda deve-se considerar os efeitos colaterais, pois fatalmente a mo de obra necessria a um ou a outro tipo de software ter capacitao diferente. Alguns governos, ao contrrio, preferem adotar exclusivamente a abordagem financeira como parmetro de definio, considerando que sua influncia no mercado irrelevante. Creio que este seja o caso do Governo do Estado do Paran, por exemplo, que anuncia em alto e bom som (http://www.celepar.pr.gov.br/modules/noticias/article.php ?storyid=1044&tit=-Parana-vai-usar-gratuitamente-solucoes-de-TI-da-Microsoft-) Paran vai usar gratuitamente solues de TI da Microsoft. Segundo o texto da matria, Pelo protocolo firmado com a Microsoft ficam disponveis opes de programas e softwares que podero ser implantadas pelo governo nas reas de educao, qualificao, inovao e empreendedorismo. Entre eles esto capacitao bsica em tecnologia da informao e design, comunicao instantnea entre alunos e professores, softwares para projetos de alfabetizao em informtica e desenvolvimento de empresas iniciantes. Esse um tpico exemplo de anlise unicamente financeira, onde efeitos colaterais so desconsiderados pelos governantes. Por outro lado, o portal do SERPRO destaca o encerramento do IV Planejamento Estratgico de Aes do Comit Tcnico de Implementao de Software Livre do Governo Federal (CISL). Nessa viso diameEsprito Livre Maio/2013

tralmente oposta anterior, o secretrio adjunto do CISL, Deivi Kuhn, destacou que o trabalho do comit contribui para a criao de polticas pblicas por parte do Estado. No s mudar a tecnologia, mas fazer algo para transformar a sociedade, diz ele.. J Antnio Carlos Tiboni, coordenador nacional do Programa Serpro de Software Livre, ressaltou que a troca de experincias entre os diversos rgos do governo foi um dos pontos fortes do evento. Discutimos questes como ambientes de compartilhamento, planos de participao em cursos e divulgao de casos de sucesso, explicou Tiboni. Um dos resultados dessa troca foi a definio de aes para que a administrao pblica federal conhea sua prpria experincia no uso de solues livres. V-se assim que a abordagem do tema software livre por parte dos governos tem um arcabouo ideolgico determinante, seja para o lado de uma vertente ou para outro. Nesse IV planejamento do CISL (http://www.softwarelivre.gov.br/contatosdo-cisl), por exemplo, as diretrizes para o binio 2013/2014, em linhas gerais, quanto ao software livre, podem ser agrupadas como:

* Estimular o desenvolvimento colaborativo de software, as redes de colaborao e incentivar mudana de cultura organizacional. * Promover formao contnua do quadro de pessoal da administrao pblica federal em Software Livre. * Adotar solues baseadas em Software Livre, Hardware Livre e padres abertos.
31

D IRETRIZES 1.Colaborao

2.Formao

3.Adoo de tecnologias abertas

c a pa o u so d o softwa re l i vre n o g overn o

* Popularizar o uso de Software Livre na sociedade; * Fortalecer movimentos sociais colaborativos em torno de tecnologias livres; * Disponibilizar dados, processos, meios e cdigos que permitam a transparncia do governo, a auditabilidade plena e a segurana dos sistemas alm de permitir sociedade conhecer e produzir informao pblica para controlar a administrao e com ela contribuir. * Fortalecer negcios em tecnologia abertas; * Incentivar a adoo, o desenvolvimento e a pesquisa de Software Livre nas instituies de ensino e pesquisa.
6. S i n erg i a c om ou tra s a es d e g overn o 5 . I n ova o e d esen vol vi m en to

4. S oc i ed a d e e Tra n spa rn c i a

* Garantir a Sinergia com outras aes e programas de governo, trabalhando pelo desenvolvimento e combate a misria. Entretanto, h ainda um outro aspecto que pode ser trazido discusso quando o tema software: os softwares proprietrios, via de regra, tem um custo por usurio muito inferior ao custo efetivamente pago por cada cpia, ou cada licena. Isso j foi demonstrado em outros artigos. Ento, se uma licena ou cpia custa 10,00 e vendido por 100,00, por exemplo, mesmo que a empresa desenvolvedora fique com um lucro estratrosfrico de 500% (fique com 60,00) ainda restaro 40,00 para agraciar simpatizantes com viagens e benesses. Seria forar muito a imaginao? O Governo do Estado do Esprito Santo, por seu lado, atualizou um decreto do governo anterior, atualizao publicada no Dirio Oficial de 09/04/2012 como decreto n.2991-R, no qual Institui a Poltica Estadual de Tecnologia da Informao e Comunicao PETI, no mbito do Poder Executivo do Estado. O texto desse Decreto longo, embora com muitos rodeios, e
Esprito Livre Maio/2013

no seu Art. 6 fala que a PETI possui as seguintes diretrizes especficas: I - Plano Diretor de TIC do Poder Executivo; II Arquitetura de Referncia e Padres; III Prestao de Servios; IV Processo de Aquisio e Gesto de Contratos; V Aprovao de Projetos; VI Segurana da Informao; VII Desenvolvimento de Competncias em TIC; VIII Uso de Software Livre. A diretriz Uso de Software Livre detalha: a) os gestores de TIC identificaro oportunidades para utilizao de softwares livres, adotando o seu uso quando vivel; b) a adoo de software livre, da mesma forma que para os outros tipos de software, deve obrigatoriamente considerar caractersticas e requisitos compatveis com os adotados para padronizao de tecnologias pelo Governo; c) para adoo do uso de software livre recomendada anlise prvia do custo-benefcio, considerando no somente o das licenas, mas sim o total de adoo da soluo de software (incluindo customizao, implantao, treinamento, suporte, entre outros fatores). Tentando considerar a boa inteno do governo do estado, pode-se extrair do texto acima que o governo no probe o uso do software livre, mas recomenda a anlise prvia do seu custo-benefcio... O texto fala por si.

M ILTON J OS LYRIO S IMONETTI

engenheiro eltrico e especialista em Anlise de Sistemas. J atuou como analista de sistemas na Secretaria de Sade do Estado e posteriormente no DER onde exerce a funo. J ministrou aulas na UVV, UFES, Univila e proferido palestras em diversos eventos.

32

capa formatos livres

Formatos Livres
por Gilberto Sudr

Esprito Livre Maio/2013

33

www.sxc.hu

Quando falamos de um ambiente completamente livre, a princpio todas as atenes voltam-se para os aplicativos. fcil imaginar o motivo pois eles so a parte do computador visvel para os usurios. Mas, no podemos deixar de observar que existem alguns detalhes que, quando olhados

cuidadosamente, passam a fazer parte central da discusso sobre o uso democrtico e irrestrito dos computadores. Quando usamos uma aplicao qualquer, por exemplo um editor de textos, ao terminar o trabalho precisamos salvar o material digitado em um arquivo.

capa formatos livres

Neste momento, o usurio precisa escolher como gravar as informaes no disco, ou seja, qual a organizao das informaes armazenadas. Esta escolha determina onde (equipamentos) e como (aplicaes) o arquivo ser utilizado posteriormente. Os formatos .DOC, .DOCX, .PPT, PPTX, .XLS, Windows Media Vdeo e Windows Media Audio da Microsoft assim como outros so proprietrios e seus donos os mantm sob controle e guardados a sete chaves. O objetivo eliminar a concorrncia e manter a dependncia dos clientes. Uma vez que os utilize, voc ser obrigado a fazer uso tambm de seus aplicativos

para modificao ou impresso. Se pensamos em liberdade de escolha, e isto inclui plataformas de hardware e aplicativos, certamente estes formatos proprietrios no so os mais adequados, pois nos obrigam a tambm utilizar aplicativos do mesmo modelo (proprietrio). Hoje j podemos escolher padres abertos como o XML para textos e dados, .ODT (texto), .ODS (planilha) e .ODP (apresentao), o Theora para vdeo e o Ogg para udio entre outros. Pensando em igualdade de condies para a concorrncia, muito saudvel por sinal, isto tambm vale para compras governamentais

pois se est estabelecido que o formato utilizado proprietrio por consequncia j est definido o nico fabricante que poder fornecer os aplicativos que manipularo estes arquivos.

G ILBERTO S UDR

professor, consultor e pesquisador da rea de Segurana da Informao. Comentarista de Tecnologia da Rdio CBN. Articulista do jornal A Gazeta e portal iMasters. Autor dos livros Antenado na Tecnologia, Redes de Computadores e Internet: O encontro de 2 mundos.

Esprito Livre Maio/2013

34

entrevista: linus torvalds

Entrevista: Linus Torvalds

"Hoje eu no leio mais cdigo"


por Glyn Moody - Traduo: David Jourdain

Publicada no final do ano passado, esta entrevista apresenta um pouco de como Linus Torvalds tem desempenhado atualmente suas atividades relacionadas ao desenvolvimento do kernel, os principais eventos relacionados a desenvolvimento de cdigo, bem como sobre a colaborao de empresas como o Google para o desenvolvimento do kernel linux. Esta entrevista, na verdade, foi uma conversa entre amigos, pois Glyn e Linus j se conhecem desde 1996.
Linux Foundation

Esprito Livre Maio/2013

36

entrevista: linus torvalds TIVE A SORTE DE ENTREVISTAR LINUS mesclados ao cdigo-fonte. No havia
bem no incio da histria do Linux - em 1996, quando ele ainda estava vivendo em Helsinque, e voc pode ler os frutos dessa conversa nesta edio da Wired. Foi um momento importante para ele, tanto sob o ponto de vista pessoal, pois sua primeira filha havia recm-nascido, mas tambm sob o ponto de vista de sua carreira. Ele estava prestes a juntar-se ao desenvolvimento de projetos para processadores na empresa Transmeta. Comparado com um jogo de xadrez, podemos dizer que este foi um movimento que no deu muito certo, mas que o levou a se mudar para os Estados Unidos, onde permanece at hoje. Isso fez com que suas viagens a Europa se tornassem raras. Por isso, eu aproveitei o fato de que ele esteve na LinuxCon Europe 2012 em Barcelona, e fui para entrevist-lo novamente, para rever os momentos-chave para o kernel do Linux e sua comunidade desde nossa ltima conversa.

nenhuma maneira de podermos utilizar este trabalho feito pela SGI em um PC normal, porque eles adicionaram toda uma infraestrutura para trabalhar com milhares de processadores, e isso era muito distante da realidade, quando voc tem apenas acesso a alguns ncleos. Durante um perodo, eu tive medo de que teramos um kernel de alta performance para grandes computadores e o cdigo-fonte acabaria sendo separado do kernel normal. Muitos desenvolvedores trabalhavam duro apenas para ter certeza de que ns tnhamos uma base de cdigo bem limpa, onde voc pode dizer no momento da compilao: hey, eu quero
que o kernel que trabalha para 4.000 CPUs, que ele gere o cdigo para isso e, ao mesmo tempo, se eu disser que no, eu quero que o kernel trabalhe apenas com duas CPUs, e o mesmo cdigo fonte tem que compilar.

sobre todo o trabalho que fizemos no que tange a escalabilidade. Ns samos do ponto em que estvamos satisfeitos com o suporte a 2 ou 4 CPUs para o ponto onde, basicamente, voc pode ter 4000 CPUs. E se voc no puder promover a escalabilidade perfeitamente, na maioria das vezes no ser o kernel o gargalo. Se o seu trabalho permitir, a escalabilidade poder realmente ser muito bem executada. E para que chegssemos a este ponto, foi necessrio muito esforo.

G LYN Olhando para a ltima dcada e meia, o que voc v como os eventoschave no desenvolvimento do kernel? LINUS Uma coisa importante para mim

Particularmente, a SGI trabalhou muito gerando patches para portar algumas centenas de processadores. Contudo, seus patches iniciais no poderiam apenas ser
Esprito Livre Maio/2013

Olhando l atrs na linha do tempo, ter esta preocupao logo no incio foi muito importante, pois isso fez com que o cdigofonte realmente ficasse muito melhor. Todo o esforo que a SGI e outros desenvolvedores fizeram para a unificao destes cdigos ao fonte do kernel no funcionariam para uma centena de CPUs distintas, ento tivemos que limp-lo para que ele funcionasse. E todo este trabalho fez com que o cdigo atual do kernel ficasse mais eficiente e melhor de ser mantido. Atualmente, em nosso ambiente de trabalho, comum termos entre 8 a 16 CPUs, o qu poderia ser um problema. Agora, como brincadeira de criana. Mas outras coisas tambm ocorreram. No outro lado, passamos alguns anos tentando desenvolver solues para economia de energia, pois as pessoas sabiam que seus telefones tinham verdadeiras gambiarras, especialmente para a arquitetura ARM. Passamos anos fazendo cdigo para gerenciamento de energia,

37

entrevista: linus torvalds


fazendo quase sempre a mesma coisa, em vez de ter apenas esses cortes especializados de gerenciamento de energia para ARM e os poucos dispositivos que as pessoas se preocupavam para seus celulares, tentamos gerar correes atravs de todo o kernel. E isso levou uns cinco anos para que consegussemos que o nosso trabalho de gerenciamento de energia pudesse atingir a todo o espectro do desenvolvimento. Quando voc adiciona suporte a um novo dispositivo, normalmente isso no tem impacto no resto do kernel. Mas gerenciamento de energia uma das coisas que impacta sobre todos os milhares de dispositivos que temos no kernel. Impacta principalmente nas funcionalidades elementares, no processo de desligamento de CPUs, nos escalonadores, na VM, impacta em tudo. E isso no apenas afeta tudo mas tem potencial para quebrar tudo, o que torna toda a situao muito dolorosa. Por isso, usamos muito tempo apenas dando dois passos para frente e um passo para trs, pois fazamos uma melhoria que era uma clara, mas que tambm quebrava mquinas. E por isso tnhamos que dar um passo atrs apenas para corrigir as mquinas que ns mesmos quebrvamos. Sendo realista, em cada release, a maior parte apenas desenvolvimento de driver. O qu um pouco chato, porque no h nada fundamentalmente interessante em fazer um driver, pois s para oferecer suporte a um outro chipset ou alguma outra coisa, e ao mesmo tempo, isso o nosso feijo com arroz do kernel. Mais da metade do kernel so apenas drivers. Assim, todas as grandes e emocionantes coisas inteligentes que ns fazemos, no final, no so nada quando comparado com todo o trabalho que acabamos de fazer para oferecer suporte a um novo hardware.
Esprito Livre Maio/2013

G LYN Quais so as principais mudanas na arquitetura, para suportar um novo hardware? LINUS As trilhas de cdigo referentes ao

funcionamento do suporte a USB j foram reescritas vrias vezes, sempre que alguma nova funcionalidade inserida. Neste momento, percebemos que esta funcionalidade ainda no foi prevista por ns e, por isso, temos que reescrever. Seno a funcionalidade simplesmente no vai funcionar. Assim foi com o USB 3.0, que precisou de um novo suporte para os controladores, e verificamos que o qu tnhamos no cdigo no seria o suficiente para trabalhar com as diferentes verses. E esta situao no se trata apenas com USB. assim tambm com as PCIs, que logo sero convertidas em PCIe, e tudo isso funcionando via hotplug. E essa outra grande diferena entre um Linux tradicional e um Unix tradicional. Voc tem uma estao de trabalho Unix e depois que voc a inicializa, isso no muda mais! Voc no adiciona novos dispositivos. Agora, as pessoas podem adicionar diversos dispositivos via USB. Mas, sendo realista, nem sempre foi assim. E por conta disso, toda uma gama de suporte teve que ser adicionada e, por conta disso, tivemos
38

entrevista: linus torvalds

que aplicar todas essas mudanas de hoje eu no leio mais cdigo. Quando um infraestrutura fundamentais ao cdigo. patch j passou por duas pessoas, naquele momento, eu poderia olhar para o patch e G LYN E como anda a comunidade do dizer: no, todo seu trabalho foi uma perda de tempo, e eu teria que gerenciar kernel? Como ela tem evoludo? LINUS Ela costumava ser restrita e at um esta situao a um nvel bem particular e, pouco bajuladora. Eu no sei quando a francamente, eu no quero fazer isso, pois mudana ocorreu, mas costumava ser eu e eu no tenho a capacidade para fazer isso. talvez mais 50 desenvolvedores e nunca Por isso, na maioria das vezes, quando houve uma hierarquia profunda entre ns. Hoje em dia, as correes que chegam a se trata dos responsveis por subsistemas mim, s vezes passam por quatro nveis de principais, eu confio neles pois tenho pessoas. Ns liberamos um novo release a trabalhado com eles por 5, 10, 15 anos. cada trs meses e em cada lanamento Ento eu nem sequer olho para o cdigo. temos aproximadamente 1.000 pessoas Eles me dizem quais so as mudanas e envolvidas. E 500 das 1.000 pessoas do uma viso geral de alto nvel. basicamente enviam correes de apenas Dependendo da pessoa, podem ser cinco uma nica linha para algo realmente trivial linhas de texto dizendo que isso mais ou e assim que alguns colaboram, e alguns menos o que mudou, e ento eles me do deles nunca mais faro outra colaborao, um diffstat[1 ], que apenas diz que 15 linhas e tudo bem em ser assim. Mas quando foram alteradas neste arquivo, e 25 linhas voc tem milhares de pessoas envolvidas, foram alteradas naquele arquivo ou especialmente quando alguns deles so poderia ser um diffstat com algumas estes que esto guiados apenas para dar centenas de linhas, porque h algumas um tiro (para gerar apenas uma centenas de arquivos que foram alterados. correo), voc no pode contar comigo Mas eu nem sequer vejo o cdigo em si, eu apenas para ficar pegando estes patches apenas digo: OK, as mudanas aconteindividualmente de todos. Eu no teria ceram nesses arquivos, e, a propsito, eu confio em voc para mudar esses arquivos, tempo para interagir com eles. de modo que eu creio que est bom. E Algumas pessoas so especializadas em ento eu acabo dizendo: Vou aplicar o drivers, e conhecem outras que sabem que patch. so especialistas nessa rea particular para drivers e que so responsveis dentro do G LYN Ento, qual o seu papel agora? desenvolvimento, e por isso eles interagem LINUS Em grande parte eu estou na gesto entre si, escrevem seus drivers e enviam de pessoas. No no sentido logstico, j que os patches. Eu certamente verei o patch eu no pago ningum, mas tambm no durante este processo, onde raramente tenho que me preocupar que eles tenham existe quatro camadas de pessoas, mas acesso a hardware ou algo assim. Em frequentemente ao menos duas pessoas grande parte o que acontece que eu me esto no meio, entre mim e o envolvo quando as pessoas comeam a desenvolvedor deste patch. discutir e ocorre atrito entre elas, ou quando os erros acontecem. G LYN Ento, qual o impacto que isso Erros acontecem o tempo todo, mas tem sobre o seu papel atual, no muitas vezes as pessoas no sabem enviar desenvolvimento do kernel? LINUS Bem, o fato mais relevante que devidamente um relatrio de erros. Elas
Esprito Livre Maio/2013

39

entrevista: linus torvalds

enviam o relatrio de erros para a lista de discusso Linux Kernel onde ningum capaz de ler muita coisa. Depois que as pessoas descobrem isso na lista de discusso do kernel, muitas vezes comeam a me atacar, dizendo: Hey, esta mquina no funciona mais para mim. E como eu no primeiro momento nem sequer li o cdigo mas sei quem est no comando, eu acabo sendo o ponto de conexo para os relatrios de bugs e para as solicitaes de mudanas reais. Isso tudo que eu tenho feito, dia a dia: leio e encaminho emails. E tudo bem! Eu gosto de fazer isso, mas bem diferente do que eu fazia antes.
G LYN Ento, isso significa que pode haver espao para voc escrever uma outra ferramenta como Git, mas para gesto de pessoas, e no de cdigo? LINUS Eu no acho que isso v acontecer.

Pode at haver algum ferramental, mas sendo bem realista, a maioria das minhas aes tendem a ser sobre interao humana. Ento ns temos ferramentas para descobrir quem o responsvel, para dizer que sabemos que o problema acontece nesta ou naquela rea do cdigo, assim como quem mexeu no cdigo na ltima vez e quem o mantenedor desse subsistema. Existem tantas pessoas envolvidas que tentam manter o controle de cdigo, e ter alguma automao, por si s, no fazem as coisas funcionarem. Mas ao mesmo tempo, a maioria do trabalho de interao, e pessoas diferentes trabalham de formas diferentes, assim como ter um processo muito automatizado pode ser realmente doloroso para todos.

s comigo, isso acontece atravs de todo o kernel e no h uma nica pessoa que esteja no caminho de qualquer fluxo de trabalho especfico. Eu recebo uma quantidade razovel de e-mails, mas no fico sobrecarregado. Eu adoro ler e-mails no meu celular quando eu viajo, por exemplo. Mesmo durante os intervalos, eu leio e-mails no meu celular, pois 90% deles eu s leio para minha informao e depois arquivo. Eu no preciso fazer nada, pois estava como cpia por haver algum problema acontecendo. Preciso estar ciente disso, mas no preciso fazer nada. Ento posso fazer 90% do meu trabalho durante as viagens, mesmo sem ter um computador. noite, quando volto para o quarto de hotel, eu passo o olho nos outros 10%.

G LYN H 16 anos, voc disse que estava impulsionado principalmente pelo que o mundo l fora estava pedindo, dado o enorme interesse em e tablets. Qual tem sido o Mas estamos indo muito bem! O tipo de celulares destas demandas sobre o pontos de desconforto que tnhamos h impacto do kernel? dez anos simplesmente no existem mais. desenvolvimento LINUS No que tange aos tablets, o maior

E isso em grande parte porque estamos utilizando esta hierarquia plana. Ns concertamos nossas ferramentas e concertamos nossos fluxos de trabalho. E no
Esprito Livre Maio/2013

problema tende a ser a gesto de energia, principalmente porque eles so maiores do que os telefones. Tm baterias maiores, mas, por outro lado, as pessoas esperam

40

entrevista: linus torvalds


que tenham uma vida mais longa, mesmo tendo telas maiores e que se utilizam mais da bateria. Por isso, do lado do kernel, um tablet a partir da perspectiva de hardware e da perspectiva de uso em grande parte a mesma coisa que um telefone, e isso algo que ns j sabemos como fazer, principalmente por causa do Android. A interface de usurio para tablets tem sido a principal dor de cabea - mas que est longe o suficiente do kernel. Em um telefone, o navegador no um navegador completo eles costumavam ter os navegadores mveis; sobre os tablets, as pessoas realmente esperam ter um navegador completo - voc tem que ser capaz de clicar nesse link pequeno. Assim, a maioria das questes no tablet tem sido no espao do usurio. Ns tivemos um monte de problemas no kernel durante o desenvolvimento para telefones, mas com os tablets ns recebemos quase que todas as solues de graa.

Qu impacto produziu sobre o kernel? LINUS O maior impacto tem sido que,

de negcios tanto quanto fazem nos outros dez meses do ano. O ponto que eles tm a escala de toda a infraestrutura de hardware baseada para o pico de uso, que bem maior que o do resto do ano. Por isso, eles s usam um dcimo da capacidade instalada. Portanto, ser capaz de no usar energia o tempo todo muito importante, pois o custo da eletricidade grande nesses provedores de grandes G LYN E sobre a computao em nuvem: servidores. mesmo no lado do servidor (mas especialmente quando se trata de computao em nuvem), as pessoas tornaram-se muito mais conscientes do consumo de energia. Todo o trabalho originalmente dirigido para gerenciamento energia costumava ser dirigido para os celulares, e apenas nos ltimos 3-4 anos, as pessoas envolvidas com servidores esto mais conscientes sobre consumo de energia. Muitos destes servidores esto juntos, muitas vezes eles tm o pico de uso bem elevado. Se voc olhar para a Amazon, a ordem de magnitude de uso nos perodos de pico bem maior do que o seu uso regular quando ocioso. Por exemplo, apenas o servio de vendas da Amazon, no final de novembro e inicio de dezembro, um ms antes do Natal, executa operaes

G LYN : Tem gente da Amazon envolvida diretamente com o trabalho de kernel? LINUS A Amazon no o maior exemplo. O

Google provavelmente um melhor exemplo, pois eles realmente tm um monte de engenheiros de kernel trabalhando para eles. Na maioria das vezes, o que eles precisam feito pelo seu prprio pessoal. Eu acho que a Amazon tem tido componentes mais padronizados. Na verdade, eles mudaram a forma de como constroem hardware eles agora tm o seu prprio projeto de referncia de hardware. Usaram para comprar hardware da HP e da Dell, mas acontece que quando voc compra 10.000 mquinas, em algum ponto, mais simples desenhar as mquinas por si mesmo, e ir diretamente
41

Esprito Livre Maio/2013

entrevista: linus torvalds

Contudo, isso melhorou muito, para os fabricantes de equipamentos e dizer: Eu quero essa mquina, como est provavelmente porque o Google ficou um aqui. Mas eles s comearam a fazer isso longo tempo trabalhando em nossas verses da 2.4. Eles permaneceram a recentemente. durante anos, porque eles tinham feito Eu no sei se a Amazon apenas est um muitas modificaes internas para seus pouco atrasada neste ponto ou se o Google hardwares especializados, e simplesmente que mais orientado para tecnologia. atualizar o kernel seria um grande Amazon tem trabalhado mais no espao do problema para eles. E, em parte, tambm usurio, e eles usaram um kernel bastante porque eles tem este projeto do Android e, normal. J o Google tem trabalhado mais por isso, eles realmente querem estar mais do lado do kernel, por isso eles fizeram ativos no todo do desenvolvimento. seus prprios sistemas de arquivos. Eles Agora eles esto de forma mais ativa e costumavam fazer seus prprios drivers os desenvolvedores no desaparecem para seus discos rgidos porque tinham mais. Isso fez com que o kernel ficasse alguns requisitos especiais. melhor, a ponto de muitos dos problemas iniciais se tornassem detalhes, ao invs de G LYN Quo til tem sido para voc o se transformarem em enormes buracos. Eles agora tem atuado mais o menos trabalho do Google no kernel? LINUS Por alguns anos - entre cinco ou dez assim: OK, ns podemos realmente usar o anos atrs o Google costumava ser este kernel padro e, em seguida, fazemos buraco negro. Eles contratavam enge- nossos pequenos ajustes em cima, em vez nheiros do kernel que desapareciam de fazer essas grandes cirurgias apenas completamente da face da terra. Eles para faz-la funcionar na infraestrutura trabalhavam dentro do Google, e ningum deles. jamais ouvia falar sobre eles novamente, porque eles faziam apenas o material G LYN Finalmente, voc diz que passa a especfico para o Google, e o Google maior parte do seu tempo responrealmente no retornava muita coisa. dendo e-mails: Como algum que sempre me pareceu um hacker por excelncia, isso no lhe preocupa? LINUS Eu no diria que me preocupa. Acabo no fazendo programao tanto quanto, s vezes, eu gostaria. Por outro lado, tem alguns tipos de programao que eu no quero fazer mais. Quando eu tinha 20 anos eu gostava de fazer drivers de dispositivo. Se eu nunca mais tiver que fazer um nico driver de dispositivo na minha vida de novo, eu vou ficar muito feliz. Este o tipo de dor de cabea que eu prefiro no ter mais.

Hoje eu no leio mais cdigo


Esprito Livre Maio/2013

Eu realmente gostei de fazer Git, foi muito divertido. Quando comecei o projeto, comecei a fazer a programao no espao do usurio, o que eu no tinha feito h 15
42

entrevista: linus torvalds


anos, e foi como: Uau, isso to fcil. No preciso me preocupar com tantas coisas; eu tenho uma pilha infinita; o malloc[2] simplesmente funciona! Mas, no espao do kernel, voc tem que se preocupar com bloqueio, tem que se preocupar com segurana, tem que se preocupar com o hardware. Fazer o Git foi um alvio. Mas depois acabou ficando chato. O outro projeto que eu ainda estou envolvido o Subsurface, que um programa de monitoria de mergulho. Tambm tivemos um grande problema a algum tempo atrs com o site kernel.org. Foi muito doloroso para os mantenedores, e at o FBI se envolveu para descobrir o que aconteceu. Durante dois meses, no tivemos quase nenhum desenvolvimento do kernel. Bem, as pessoas ainda estavam desenvolvendo para o kernel, mas o site principal, onde todo mundo se reunia, estava inativo, e um monte de desenvolvedores core do kernel passou muito tempo verificando se algum tinha realmente quebrado algo em suas mquinas. As pessoas ficaram um pouco paranoicas. Assim, por um par de meses o meu trabalho principal, que era integrar o trabalho de outras pessoas, basicamente ficou de lado, porque a integrao do nosso site havia se perdido. Ento, eu ainda acabo fazendo programao, mas no final, eu sempre volto para o kernel. Definies:

[1] Diffstat l o resultado do comando diff e mostra um

histograma das inseres, eliminaes e modificaes em cada arquivo. Diffstat comumente usado para fornecer um resumo das mudanas em grandes arquivos de patches complexos.

[2] um termo da computao que designa uma funo

da biblioteca padro das linguagens de programao C e C++, para requisitar alocao dinmica de memria. uma forma abreviada de escrever memory allocation (alocao de memria).

G LYN M OODY escritor, blogueiro e

palestrante. Tem escrito, dado palestras e feito consultoria sobre o uso comercial da internet desde o incio de 1 994, e sobre cdigo aberto desde 1 995. Seu livro, "Rebel Code: Linux and the Open Source Revolution", uma histria detalhada do software livre e foi publicado em 2001 .

D AVID J OURDAIN membro fundador da The

Document Foundation TDF. Moderador das listas da TDF em lngua portuguesa. Tem toda a sua formao na rea da Computao. Mais de 1 2 anos mexendo no Kernel Linux. J foi professor universitrio em diversos pases, ensinando sobre Kernel Linux e como organizar grupos de desenvolvedores de software livre em Universidades.

Esprito Livre Maio/2013

43

opinio por que personalizar?

Por que personalizar?


por Camilo de Souza Teixeira

cinco anos, mais ou menos, eu entrei em uma loja (no lembro do que e nem para que) e notei que a interface do sistema operacional usado no PC da loja, que lembrava o Windows XP, era personalizada! Ou seja, a interface no tinha somente o plano de fundo com o logo da empresa, mas os cones usados tambm eram referentes empresa: o Menu Iniciar tinha o formato do logo da empresa; a Lixeira era uma caneca (tambm com o logo da empresa); na rea de trabalho, alm da Lixeira, s haviam dois cones: um descrito como Cliente e outro como Administrao; a barra de ferramentas era de cor cinza metlica com o nome da empresa escrito em alto-relevo na cor vermelha; s o relgio parecia padro do Windows !
Esprito Livre Maio/2013

Na poca achei, que se tratava do XP ou at do 98 modificado. Inclusive pesquisei na internet para saber era como era feito, mas no encontrei nada. Mas, quando tive acesso ao meu primeiro Linux - Ubuntu 10.04, comprado em banca de jornal a uns 2 anos, me dei conta, por causa da facilidade de personalizao, que talvez aquele sistema operacional que vi anos atrs fosse Linux e no Windows. Ou poderia realmente ser Windows? A certeza eu s vou ter se voltar quela loja - que no lembro mais onde era, para perguntar! Mas est ai uma questo de segurana que geralmente no pensamos: a impossibilidade de identificar visualmente o sistema operacional de agncias comerciais, pblicas e bancarias!
44

opinio por que personalizar?

Pois acredito que algumas pessoas que aplicam golpes nestas agncias via internet, tais como o envio de vrus ou invaso do sistema, teriam como necessidade descobrir primeiramente que sistema operacional utilizado pela agncia, pois assim a invaso seria mais fcil, certo? E para isso alguns desses criminosos chegam a ir at suas agncias vtimas para identificar o sistema operacional usado. Acredito que a maioria dos criminosos virtuais ou fornecedores de informaes para criminosos ajam dessa forma. Como diz o ditado: informao poder, e no caso do mundo digital esse ditado mostra realmente o seu potencial, e dessa maneira o criminoso pode se preparar e estabelecer sua estratgia de ataque mais facilmente e as chances dele ser detectado so muito pequenas. Agora, sem est informao o criminoso correr mais riscos de ser detectado e rastreado e, consequentemente, preso! Pois a personalizao da qual falo, deixaria o sistema operacional realmente com sua cara, alm de descaracterizar totalmente a interface padro do sistema. Imagine, por exemplo, a sua cabea como o Menu Iniciar ou uma casinha de cachorro como lixeira - sem o cachorro quando a lixeira est vazia e com o

E a meu ver, no caso do Linux, h uma dificuldade ainda maior que no Windows para se invadir o sistema, pois alm da distribuio, o criminoso tem que saber a verso do mesmo, se quiser ter algum xito"
Esprito Livre Maio/2013

cachorro quando a lixeira est cheia. Isso tornaria invivel a identificao visual do sistema. Com a personalizao da interface, h a possibilidade de colaborao mutua, no quesito segurana, entre as plataformas (mesmo sem um acordo formal entre elas) usadas pelas agncias, uma vez que a identificao do sistema dificultada, torna-se difcil descobrir quais ferramentas ou cuidados sero necessrios para a invaso. E a meu ver, no caso do Linux, h uma dificuldade ainda maior que no Windows para se invadir o sistema, pois alm da distribuio, o criminoso tem que saber a verso do mesmo, se quiser ter algum xito. Isso porque o kernel do Linux costuma variar de verso para verso, at mesmo entre a mesma distribuio de Linux. E mesmo que o cdigo fonte seja livre no Linux, ou seja, qualquer um pode ter acesso, as brechas e falhas so diferentes de verso para verso. Com o isso o conhecimento para invadir tambm tem que ser diferente! Pois, invadir um sistema como construir tuneis. Voc no pode usar a mesma tcnica que constri tuneis nas entranhas de uma montanha para construir um tnel que passa embaixo de um rio! Por isso, o modo operante que o criminoso usa para invadir o Windows no funciona no Linux e, da mesma forma, o modo operante para invadir o Ubuntu no funciona no Kurumin e por a vai! E a que mora a necessidade do criminoso em saber qual sistema operacional a vtima est usando, pois com tentativa e erro, ele corre o risco de ser preso ou de, no mnimo, alertar sua presa, fazendo com que est se previna contra ele ou at mesmo arme uma arapuca. Ou seja, como puxar o rabo da ona, voc pode conseguir, mas as chances de ser pego por ela so grandes.
45

opinio por que personalizar?

Lamento que, aqui no Brasil, o Linux no tenha ganhado tanta fora quanto deveria, pois s a questo desta personalizao do sistema que impede sua identificao visual, geraria muitos empregos. Esse tipo de servio no seria procurado somente por estas agncias, mas at por usurios domsticos como eu. Existem os temas disponveis na internet para baixarmos, mas estou falando de temas de propriedade pessoal e no de temas que pertencem a uma empresa e possuem cdigo fonte fechado. Ou seja, temas que refletem a sua personalidade (afinal eu adoraria ter um sistema com visual - pelo menos os cones, inspirados nos meus desenhos, pois adoro desenhar). Assim a turma que sabe fazer cones e temas, mas que esto desempregados, poderiam ter uma oportunidade de renda, alm das empresas que (como a Canonical) disponibilizam distribuies Linux de maneira gratuita, poderiam oferecer este servio de personalizao do sistema de maneira comercial. Empresas, pessoas e outras entidades que se interessassem por esse tipo de servio, poderiam manter-se financeiramente e ainda assim manteriam a suas distribuies de sistema operacional

de forma gratuita ao mesmo tempo em que geram mais vagas de trabalho no mercado. Afinal, as possibilidades de gerao de emprego e renda na rea da informtica so inimaginveis, principalmente no Linux. Estou falando de empregos e gerao de renda de forma legal, ou seja, que no infringem a lei, tais como: a personalizao de sistemas (j mencionado), a instalao e a configurao de sistemas e programas, a adaptao de sistemas para pessoas especiais, configurao de redes, etc... Em um pas cuja maioria, da populao ainda est desempregada, est uma questo que devia ser mais defendida. No acham?

C AMILO DE S OUZA TEIXEIRA

formado em pedagogia e iniciante no mundo maravilhoso mundo do sistema operacional GNu/Linux.

Esprito Livre Maio/2013

46

opinio rede social e voc no facebook

Rede social e voc no Facebook


por Albino Biasutti neto

Ol, estava pensando em como deletar uma conta da empresa na rede social do Mark Zuckerberg. Eu j tentei vrias vezes. Impressionante. Primeiro devemos pensar para que serve uma rede social, qual o MEU (SEU) objetivo nela, o impacto que ela vai ocasionar para mim e na minha vida. Esses so os principais pontos que devemos analisar. Depois ler toda a poltica de privacidade da mesma, e o que ela nos beneficia e privilegia. Rede Social para marketing, publicidade e anncios, so seus enfoques primordiais para um site, blog, projeto, comunidade, movimento, ativismos, entusiastas e muitos outros substantivos que podemos acrescentar. Qual ser a sua finalidade para ela? Obter "amigos" virtuais, reencontros, amores, fazer fofoca, vasculhar a vida das outras pessoas, ter cimes das "fotos" que as pessoas postam, inveja, so tantos n.
Esprito Livre Maio/2013

47

opinio rede social e voc no facebook


O impacto que ela vai ocasionar na minha vida

A princpio voc ser visto pelo MUNDO, todas as pessoas que possuem acesso na internet, de Nova Iorque - EUA, at Madagascar - frica (no desmerecendo o pas/cidade, por favor! ). Sua vida ser exposta, por qu? Voc posta uma mensagem ou foto sua pessoal, um "amigo" seu compartilha, e o "amigo" do "amigo" compartilha e assim sucessivamente, lembrando que, os "amigos" podem fazer esse compartilhamento pblico e no s para seus "amigos" da rede. Minha vida ser prejudicada? Talvez sim ou no. A resposta ser no se voc adicionar as pessoas que tem confiana. Ser sim a partir do momento que voc criou uma conta na rede, est exposto para que, as principais foras de segurana, saibam de seus movimentos: FBI, CIA, Polcia Federal e outros. E das piores situao, pessoas maliciosas que desejam fazer o mau a voc. O importante saber que est sendo Licena Copyright vigiado(a) em todos os locais para onde Esta obra est licenciada sob a Licena Creative Commons anda, passeia, curte, suas maiores CC BY-SA (Attribution ShareAlike, ou Atribuio e atividades de lazer, seus prazeres, ideias, Compartilhamento pela mesma licena) 2. 0 Unported. Para lugares que gosta e no gosta, suas ver uma cpia dessa licena, visite criticas e TUDO. A poltica de privacidade, puts.. o que http://creativecommons. org/licenses/by-nc-sa/3. 0 ou envie isso? So os termos que voc est de uma carta ao Creative Commons, 444 Castro Street, Suite acordo ou no em assumir depois de 900, Mountain View, California, 94041 , USA. registrar na rede social, estiver de acordo, registre. So as linhas principais de tudo que for fazer na internet, ler o que os sites pedem para registro. Por qu? Muitos no se responsabilizam por nada do que voc faz. Qualquer problema de sua responsabilidade, sem aval para ela. Se algum rgo de segurana solicita seus dados, obrigatoriamente ter que liberar, sob mandado judicial. Em resumo: no te beneficia em nada. ALBINO B IASUTTI NETO Retornando ao primeiro pargrafo do um apaixonado por Software Livre e e tambm um Geek assumido. texto, quando deletava minha conta do Linux, Site: www. albino. ws. facebook, e quando retornava, meus dados Siga-me: identi. ca/bino28
Esprito Livre Maio/2013

estavam intactos por l. Nisso andei vasculhando as ferramentas que a rede disponibiliza, encontrei os registros de atividades, bloqueio de apps, privacidade(s), ligao com outros sites (no vou falar mais, se voc possui conta deve olhar). Fui no Registro de Atividades, acreditem tudo que eu fiz (ou fazia) na rede social ou ligao com sites (e outros), estava registro nela. Ou seja, ela sabe demais da sua prpria vida do que voc mesmo (paradoxo). de se impressionar mesmo. Ento como deletar por completo e sair "limpo" de l, acredito que deletando todos seus registros e depois sua conta e no voltar nela mais. Estou nesse processo no Facebook. E as outras redes sociais? Estou analisando, deletando alguns registros desnecessrios pela web, e partindo apenas para o identi.ca e talvez o Twitter. Abraos!

48

opinio salvem os hackers

Salvem os Hackers
por Alexandre Oliva

um sarro como reprteres so atrados por palestras com hacker no ttulo; parecem abelhas rondando copos de refrigerante diettico. Por mais que tentem, no vo encontrar ali nem a pimenta nem o acar que esperavam. Os patres desses reprteres acabam vtimas da prpria campanha de difamao que lanaram contra ns, hackers. Por isso mesmo, nada mais justo que usarmos tcnicas de artes marciais para direcionar a fora do oponente contra si mesmo, n?
Esprito Livre Maio/2013

Pois ento, a primeira coisa que se esclarece ao abelhudo que hacker no criminoso virtual; isso uma distoro para nos demonizar. Hackers so seres curiosos, amantes do conhecimento, da descoberta, da engenhosidade. Ganham pontos entre seus pares no por quanto conseguem extorquir dos outros, mas pelo brilhantismo do conhecimento que compartilham. Por que algum demonizaria gente assim, que compartilha conhecimento, por vezes atravs de artifcios engenhosos?

Para entender, basta pensar em diversos hackers perseguidos e demonizados pelas elites ao longo dos tempos: Leonardo da Vinci hackeava suas obras de arte para nelas codificar sua verdadeira posio (no) religiosa; Richard Stallman frequente vtima de ataques pessoais que pretendem desmerecer e desviar a ateno da sua mensagem de libertao dos usurios, que tanto assusta os dominadores; os criadores e mantenedores do The Pirate Bay foram processa49

opinio salvem os hackers

dos e condenados priso por publicar o equivalente digital a uma lista telefnica; Julian Assange, fundador do Wikileaks, ousa publicar segredos vazados que outros jornais igualmente publicaram mas, ao contrrio dos demais, no aceita se calar em face das ameaas de morte, acusaes e cortes de fontes de recursos para pagar sua defesa. Jacob Applebaum, desenvolvedor da rede de anonimizao TOR que ativistas de direitos humanos usam em todo o mundo para escapar dos bloqueios e da censura a que seus governos tentam sujeit-los, sempre barrado pela polcia de fronteira de seu prprio pas, que insiste que ele revele suas senhas de criptografia para que acessem os dados em seus computadores; a presso aumentou depois que ele passou a colaborar com o Wikileaks. Aaron Swartz foi perseguido at a morte, com ameaas de dcadas de priso, por baixar artigos demais de um repositrio cientfico ao qual ele tinha acesso ilimitado; suspeita-se que a presso tenha advindo tambm de sua colaborao com Wikileaks. A rigor, pouco h de novo nisso tudo: historicamente, a elite sempre esteve um passo adiante da populao em geral em termos tecnolgicos, usando esse passo adiante para dominar e
Esprito Livre Maio/2013

manter controle sobre os demais. Douglas Rushkoff, numa palestra no SWSX 2010 sobre seu livro Programa ou Sers Programado, apontou que a inveno do alfabeto permitiu a criao de registros histricos escritos, mas o poder de ler e interpretar os textos escritos, via de regra as escrituras sagradas, ficou restrito ao clero. Quando surgiu a imprensa, os livros deixaram de ser algo restrito nobreza, porm era a realeza quem permitia ou no a publicao das obras: tornou-se o novo instrumento de controle do pensamento e portanto do comportamento. Quando chegou a Internet, a rede em que pessoas se conectam atravs de computadores interligados, passou a ser possvel a qualquer um publicar o que bem entendesse. A elite demorou a perceber que essa ferramenta, criada por hackers, poderia se tornar uma nova revoluo, mas hoje, governos e grandes empresas se aliam para tentar controlar a Internet, por vezes bloqueando sites para evitar a publicao de certas informaes, por vezes filtrando o acesso a informao indesejvel classe dominante, e incansavelmente tentando tirar dos usurios o controle sobre seus computadores: temos uma gerao de blogueiros, mas o controle sobre os meios

est nas mos de programadores, ou melhor, daqueles que pagam seus salrios. Quem no programa (ou usa um computador que impede a programao) programado; se cr usurio, mas usado. Perdoem-me os no letrados nessa disciplina, mas programar fundamental! Afinal, ensinamos a ler e escrever no porque todos vo se tornar escritores profissionais, mas porque uma competncia essencial para a comunicao, para a vida em sociedade. O mesmo se pode dizer da aritmtica, de outros idiomas. Ora, linguagens de programao, antes de serem de programao so linguagens, que crianas se mostram capazes de adquirir e dominar com extrema facilidade. J imaginou se, em vez de ficarem limitados a mquinas de escrever com TV digital e som 5.1 e ao que desenvolvedores de aplicativos acharam que seria vantajoso lhes oferecer, pudessem se tornar mais eficientes programando para automatizar suas prprias tarefas repetitivas (coisa que o computador foi criado para fazer)? Por que deveria ser limitado a poucos esse superpoder de evitar a frustrao, pela incapacidade de expressar o que desejam (se que conseguem formular o desejo para si mesmos), pela incapacidade de sequer compreender os c50

opinio salvem os hackers

digos que governam o funcionamento de sua prpria mquina? Analfabetos algumas vezes tm alguma vaga noo de quanto perdem por no saber ler, mas classe dominante no interessa que as pessoas tomem cincia de quanto perdem por no poderem controlar seus computadores: assim fica mais fcil monitorarem e controlarem a vida dos dominados atravs de seus computadores. Incapazes de acessar, compreender e alterar os cdigos explcitos na programao dos computadores que controlam parte cada vez maior da realidade sua volta, que esperana tm essas pessoas de desvendar, compreender e influenciar os cdigos e protocolos implcitos nas interaes sociais, no estabelecimento e manuteno das estruturas de classes sociais? Por isso me parece que o caminho para uma sociedade mais justa passa necessariamente pela educao, mas uma educao libertadora, cidad, tica, de hackers, no uma (con)formao de gado humano. preciso instigar a curiosidade e o compartilhamento de informaes, no os segredos dos cdigos-fonte e as restries jurdicas e tecnolgicas que se impem sobre muitos materiais educacionais. Incentivar o questionamento,
Esprito Livre Maio/2013

em vez de autoritariamente exigir um respeito suposta autoridade. Mostrar os prazeres do aprender, do pesquisar, do descobrir e do inventar, construindo cada um seu prprio caminho para uma maior diversidade, em vez de todos decorarem o mesmo contedo, seguindo a mesma trilha demarcada at chegarem ao abatedouro. Escolas devem dar o exemplo: ensinavam a compartilhar lanches e brinquedos levados aula; por que no livros e programas de computador, que, quando digitais, so compartilhados no por diviso, mas por multiplicao? Por que a escola, em vez de ensinar valores humanizantes, se v quase forada a ensinar que proibido ajudar ao prximo? No! Isso est errado! preciso ensinar a controlar as mquinas, no que elas no possam ser controladas por ns porque seus controles so secretos. Cada vez que um aluno pergunta ao professor e o professor responde segredo, no posso lhe ensinar isso, ou, pior, no mexa, criatura! , mata a curiosidade, mata um filhote de hacker antes que ele cresa e traga problemas; refora no estudante o auto-esteretipo de consumidor passivo, no de agente cocriador de ideias e da realidade! A mensagem sutilmente ditada pelas elites dominan-

tes parece ser no ouse compreender ou influenciar: consuma, consuma, consuma, sempre passivamente. Consuma software e computadores do jeito que eles vm; consuma obras culturais, mas no ouse querer transform-las, adapt-las ou remix-las; consuma os meios de comunicao, mas sempre da forma restrita mais lucrativa para os intermedirios; consuma a sociedade do jeito que ela vem; consuma o videogame eleitoral e tenha f que a urna que nem voc nem ningum pode auditar conte seu voto direitinho, ou, se voc for um pouquinho mais cnico, que o ltimo a corromper o processo de totalizao (que portanto decide o resultado final) tenha sido o seu candidato favorito. A pseudodemocracia em que vivemos assim: os debates so fictcios ou repletos de distraes, os eleitos representam os interesses daqueles que financiam suas campanhas (no daqueles que os elegeram), e as informaes a que temos acesso atravs da grande imprensa vem de pouqussimas agncias de notcias com interesses alinhados entre si, ainda que seja publicada em diversos meios para dar uma iluso de diversidade, o que refora a aparente veracidade noticiada. uma priso para sua mente, Neo!
51

opinio salvem os hackers

Para romper as amarras das redes antissociais que nos aprisionam, precisamos comear formando hackers livre-pensantes, fomentando sua curiosidade e seu esprito de compartilhamento. Interessados que so, capacitados para compreender e modificar os cdigos dos computadores e dos meios de comunicao, tero alguma chance de resgatar o controle sobre eles. Sem essas amarras, com acesso a informao menos parcial, qui podero desvendar os cdigos e protocolos das redes antissociais e restabelecer a democracia, que, graas atual tecnologia, poderia at mesmo voltar a ser direta, dispensando intermedirios corruptos ou corrompveis. Como hackers, tero at mesmo o interesse em participar ativamente; tendo resgatado o controle sobre os mei-

os de comunicao e a liberdade de expresso, e mantido a sede de informao e de compartilhamento, podero tomar decises informadas e tica. Porque assim somos ns, hackers! Como a alternativa que continue a crescer a manipulao dos fatos, a censura e a perseguio aos que buscam informao, conhecimento e uma sociedade mais justa, imploro: salvem os hackers, ou salve-se quem puder!
---Copyright 2013 Alexandre Oliva Esta obra est licenciada sob a Licena Creative Commons CC BY-SA (Attribution ShareAlike, ou Atribuio e Compartilhamento pela mesma licena) 3.0 Unported. Para ver uma cpia dessa licena, visite http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/ ou

envie uma carta ao Creative Commons, 444 Castro Street, Suite 900, Mountain View, California, 94041, USA. Cpia literal, distribuio e publicao da ntegra deste artigo so permitidas em qualquer meio, em todo o mundo, desde que sejam preservadas a nota de copyright, a URL oficial do documento e esta nota de permisso. http://www.fsfla.org/svnwiki/blogs /lxo/pub/hackers

Conselheiro da Fundao Software Livre Amrica Latina, mantenedor do Linuxlibre, evangelizador do Movimento Software Livre e engenheiro de compiladores na Red Hat Brasil. Graduado na Unicamp em Engenharia de Computao e Mestrado em Cincias da Computao.

ALEXANDRE O LIVA

Esprito Livre Maio/2013

52

tutorial dicas para otimizao do UBUNTU

Um foguete
Dicas para otimizao do UBUNTU
por Wagner da Silva Arestides

celere os softwares instalados no Ubuntu com o prelink. Para quem ainda no conhece, o prelink um software livre escrito por Jakub Jelnek da Red Hat para sistemas operacionais compatveis com o POSIX, principalmente o GNU/Linux porque ele modifica executveis ELF. Destina-se a acelerao de um sistema, reduzindo o tempo que um programa precisa para iniciar. Primeiramente instale-o atravs do aptget ou pela Central de Programas do Ubuntu. Lance o terminal teclando CTRL+T e proceda dessa maneira:
sudo apt- get i nstal l prel i nk - y

que seguem com o "-b":


- b /usr/bi n/skype

Tecle CTRL+O pra salvar e CTRL+X pra sair e rode-o depois da seguinte maneira:
sudo prelink amR

H problemas para iniciar o Skype depois que o prelink executado, ento desta forma edite esse arquivo de configurao abaixo com o editor de textos de sua preferncia. Nesse exemplo usarei o 'nano' que um editor em modo texto bem simples e fcil de usar:
sudo nano /etc/prel i nk. conf

Para implement-lo no sistema toda vez que voc atualiza ou instala algum software no sistema, proceda da seguinte forma: Edite, com o editor de sua preferncia, o arquivo /etc/defaul t/prel i nk alterando de "unknown" para "yes" a linha "PRELINKING=unknown". Salve e feche o arquivo de configurao. Execute a linha de comando abaixo:
sudo /etc/cron. dai l y/prel i nk

Crie o arquivo /etc/apt/apt. conf para que a implementao de execuo do prelink seja iniciada toda vez que voc instalar ou atualizar o sistema inserindo essa linha:
" DPkg: : Post- Invoke {" echo Runni ng\ prel i nk, pl ease\ wai t. . . ; /etc/cron. dai l y/prel i nk" ; } " .

Insira a linha abaixo, logo aps as linhas


Esprito Livre Maio/2013

53

tutorial dicas para otimizao do UBUNTU


Veja o exemplo:
sudo nano /etc/apt/apt. conf DPkg: : Post- Invoke {" echo Runni ng prel i nk, pl ease wai t. . . ; /etc/cron. dai l y/prel i nk" ; } Dri ver " i ntel " Opti on " Accel Method" " sna" EndSecti on

Tecle CTRL+O pra salvar e CTRL+X para sudo i ni t 6 sair. Atualize ou at mesmo instale algum pacote para testar a implementao do Caso no d certo o procedimento prelink no sistema. Ser exibido no final de remova o arquivo /etc/X1 1 /xorg. conf: cada atualizao ou instalao de pacotes sudo rm - f /etc/X1 1 /xorg. conf a mensagem "Running prelink, please Implementei essa dica no meu netbook wait...". e depois consegui usar o Unity 3D no mesmo. Preload Pra complementar a dica acima, instale o preload:
sudo apt- get i nstal l prel oad - y

Digite CTRL+O pra salvar e CTRL+X pra sair. Reinicie o sistema para testar:

O preload reduzir o tempo de inicializao das aplicaes otimizando assim a abertura posterior de um software que fora fechado anteriormente. Para quem usa uma placa de vdeo integrada ou APU da Intel Sandy Bridge instale o PPA Glasen:
sudo apt- add- reposi tory ppa: gl asen/i ntel - dri ver - y && sudo aptget update && sudo apt- get di st- upgrade - y && sudo apt- get i nstal l xserver- xorgvi deo- i ntel - y

/etc/X1 1 /xorg. conf

Logo

aps

maes a seguir:

crie o arquivo inserindo as infor-

sudo nano /etc/X1 1 /xorg. conf Secti on " Devi ce" Identi fi er " Card0

WAGNER DA S ILVA ARESTIDES entusiasta do sistema operacional GNU/Linux e software livre h 9 anos.

Esprito Livre Maio/2013

54

tutorial virtualizao de desktops com vagrant

Virtualizao de desktops com VAGRANT


por Joo Victor Rocon Maia

Vagrant[1 ] uma tecnologia de virtualizao com licena The MIT License mas que, como outras grandes tecnologias da atualidade, tem um empresa envolvida, HASHICORP[2]. O Vagrant usa o VirtualBox[3] como base de virtualizao o que pode parecer estranho j que ele vem para ajudar nesse ponto. Mas no se assustem, vou explicar melhor a respeito. Com a misso de ajudar a todos o Vagrant pode ser instalado facilmente via instaladores simplificados [4] ou de maneiras mais interativa atravs do cdigo fonte [5]. No meu Blog pessoal [6] eu abordo sobre o assunto e um problema relacionado a instalao e manuteno de uma mquina virtual ( VM virtual machine) com o Vagrant.
56

O que o Vagrant?

Esprito Livre Maio/2013

tutorial virtualizao de desktops com vagrant

Benefcios de usar o Vagrant

Um exemplo clssico de como o Vagrant pode ajud-lo ocorre quando da chegada de um novo empregado na empresa. Em geral, nos primeiros dias, esse empregado passa por todo aquele processo de apresentao da empresa, do produto e, por fim, da configurao do seu ambiente de trabalho. na configurao do ambiente de trabalho, que muitos acabam perdendo muito tempo, por causa de erros ou at mesmo, pela demora da configurao. Com isso, empregado e empresa, perdem tempo de produtividade. Porm, com o Vagrant isso pode ser acelerado atravs de VMs prontas. O empregado receberia sua VM toda pronta e assim j iniciaria suas atividades. A prova desses benefcios pode ser vista na comunidade de desenvolvedores com o Ruby On Rails que possui uma VM para ajudar os iniciantes a colaborarem com o Rails. Alm disso, o que tem ajudado o mundo Open Source a apresentar esse crescimento so as grandes empresas como Mozilla, O'Reilly e Nokia por exemplo.
Colocando a mo na massa

O que so essas Box's? O Vagrant por padro trabalha apenas com o Ubuntu de Box prontas [7] mas possvel instalar outros sabores de Linux ou at mesmo BSD atravs de Box de terceiros [8]. Para adicionar uma Box ao seu repositrio bem simples:
$ vagrant box add precise32\ http: //fil es. vagrantup. com/precise32. box

Qual o significado da linha acima? Aps o add estamos informando qual vai ser o nome da Box para que voc possa usar posteriormente e, a url que vem em seguida, a Box que ser adicionada. No lugar da url poderia tambm, ser o caminho no disco para uma Box prpria.
Iniciando a primeira VM

Agora que voc j tem uma Box na sua mquina, podemos criar nossa primeira VM. O processo bem simples:
$ mkdir ~/minha_vm $ vagrant init precise32

Caso tudo ocorra bem algumas mensagens vo surgir no seu terminal e por Nos passos seguintes, seria ideal que usar fim um arquivo chamado Vagrantfile ser Linux ou Mac OS X para conseguir acompa- criado. Eliminando os comentrios do arnhar. Caso contrrio, alguns passos eventu- quivo voc deve obter algo parecido com almente podero ser diferentes. o cdigo abaixo:
Criando a primeira Box
# - *- mode: ruby - *# vi: set ft=ruby : Vagrant: : Config. run do | config| config. vm. box = " precise32" end

Recomendo para quem esta comeando, ou no tenha muita familiaridade com o terminal, utilizar o instalador que for mais adequado, apresentado no link[4]. hora de criar sua primeira VM mas necessrio, primeiramente, ter uma Box.

Quem j conhece ou trabalha com Ruby deve ter percebido que a DSL do Vagrant Ruby e nessa simples configurao j temos uma VM pronta. Vamos inici-la:
Esprito Livre Maio/2013

57

tutorial virtualizao de desktops com vagrant

$ vagrant up [defaul t] Attempti ng graceful shutdown of VM. . . [defaul t] Cl eari ng any previ ousl y set forwarded ports. . . [defaul t] Forwardi ng ports. . . [defaul t] - - 22 => 2222 (adapter 1 ) [defaul t] Creati ng shared fol ders metadata. . . [defaul t] Cl eari ng any previ ousl y set network i nterfaces. . . [defaul t] Booti ng VM. . . [defaul t] Wai ti ng for VM to boot. Thi s can take a few mi nutes. [defaul t] VM booted and ready for use! [defaul t] Mounti ng shared fol ders. . . [defaul t] - - v- root: /vagrant

Pronto! Sua VM est pronta e voc j consegue acess-la e manipular como desejar. Lembrando que, por padro, voc vai acessar ao usurio vagrant que tem configuraes de super usurio. Ento, qualquer comando que requeira o sudo vai funcionar perfeitamente. Para sair da VM basta usar o comando exi t e para desligar vagrant hal t . Nesse artigo conseguimos ver como fcil e rpido trabalhar com virtualizao usando o Vagrant. Isso foi apenas uma pequena demostrao do que podemos fazer com ele. No meu Blog pessoal [9] tenho outros artigos sobre o assunto exemplificando passos mais avanados caso tenham interesse no assunto. Espero ter conseguido passar o conhecimento dessa ferramenta e o mais importante que seja de grande utilidade para voc. Obrigado por ler e at o prximo!
Referncias
[1] http://www.vagrantup.com/ [2] http://www.hashicorp.com/

Concluso

Veja que os passos so simples e rpi- [3] https://www.virtualbox.org/ dos. Tente comparar quanto tempo voc te- [4] http://downloads.vagrantup.com/ ria gasto para fazer a mesma coisa [5] https://github.com/mitchellh/vagrant instalando o Ubuntu na VM atravs do CD [6] http://va.mu/cQgI de instalao. Repare, no log de inicializa- [7] http://va.mu/cQgJ o da VM, alguns detalhes: [8] http://www.vagrantbox.es/ [default] -- 22 => 2222 (adapter 1) : is- [9] http://blog.joaovrmaia.com/ so um mapeamento da porta 22 da VM para a porta 2222 da sua mquina hospedeira. Isso til para o acesso ssh; -- v-root: /vagrant: isso um ponto de montagem em comum entre a sua mquina hospedeira e VM. Significa que na pasta /vagrant da VM voc consegue acessar tudo dentro da pasta ~/minha_vm da mqui- J OO VICTOR ROCON M AIA formado em Engenharia de Computao pela Universidade na hospedeira. Federal do Esprito Santo. Usurio de Software Agora, o mais importante, acessar a VM Livre desde 2005 e envolvido com o grupo criada, nada mais natural de como todo o local de usurios de SL - Tux-ES. Possui experincia com tarafas de administrao de processo de criao da VM: sistemas Linux e desenvolvimento de
$ vagrant ssh
Esprito Livre Maio/2013

solues Web. Email: maia.jvrm@gmail.com Github: https://github.com/joaovrmaia

58

tutorial ambiente de programao para avr

Ambiente de programao para AVR


Desenvolvendo aplicaes micro controladas utilizando micros controladores da ATMEL, com IDE eclipse, programando em C e no Linux
por Jos Roberto Colombo Jnior

Os microcontroladores ATMEL so referncia no mercado de sistemas embarcados. Micro-

controladores clssicos como os PIC, j esto cedendo lugar para esses novos concorrentes. E isso no em vo. Alm da excelente estabilidade e imunidade a rudos, estes garotos possuem uma fantstica arquitetura interna. Contando com muitos perifricos j embutidos, eles tornaram-se perigosos concorrentes para qualquer fabricante desse tipo de componente. Uma das principais vantagens destes microcontroladores, na opinio do autor deste texto, o conjunto de compiladores de C e C++, chamados de avr-gcc e avrg++ . No Linux, a maioria
Esprito Livre Maio/2013

das distribuies possuem meios muito simples para a instalao destes programas. No Windows, eles podem ser instalados atravs do programa WinAVR . Pode no parecer, mas possuir um microcontrolador com seu compilador bem organizado abre um leque muito grande de opes para sua utilizao. Veja o caso do PIC. Existe mesmo um compilador C opensource? E o acesso a esta ferramenta, fcil? E uma ltima pergunta, a estabilidade do cdigo compilado boa? O feito mas importante para a popularizao deste microcontrolador, foi o Arduino. Criado para auxiliar hobistas, radioamadores e leigos, acabou crescendo e incorporando em suas bibli-

otecas, quase todo o hardware interno dos microcontroladores AVR, tornando-se uma fantstica plataforma para a rpida criao de prottipos. Alm disso, pessoas do mundo todo escreveram bibliotecas para hardware externo como por exemplo, display de 7 segmentos, display LCD, dispositivos de comunicao sem fio ZigBee, buzzers, controle de servomotores e motores de passo, entre outros. Alm do microcontrolador, o hardware do Arduino pode ser expandido com os famosos shields, que so placas de expanso que contm os mais variados circuitos, incluindo os acima citados e muito mais. sempre bom possuir uma interface de programa59

tutorial ambiente de programao para avr

o (IDE) organizada e com suporte a pelo menos dois botes: compilar e enviar o cdigo gerado para o microcontrolador. Nesse artigo, mostrarei como instalar um plugin para programao de microcontroladores AVR no Eclipse, que roda nativamente no Linux e no Windows. O Eclipse uma ferramenta de cdigo aberto para programao em geral, em Java, C, C++, entre outros. Em nosso caso, tanto a verso do Eclipse clssico como o especial para C/C++ serviro para a instalao do plugin. Para instalar o plugin no Debian, Ubuntu e derivados, necessrio rodar o seguinte comando no terminal:
$ sudo apt- get i nstal l \ ecl i pse ecl i pse- cdt

Figura 1: Display HD4470 (Fonte: http://www. pictronics. com. br)

Para instalar o Eclipse no Gentoo Linux, basta rodar o seguinte comando no terminal:
# emerge - avq ecl i pse

No caso de outra distribuio Linux, basta utilizar o gerenciados de pacotes padro da distro. No Windows, necessrio acessar o site do Eclipse (1) e fazer o download do binrio para esse sistema operacional. importante ressaltar que o binrio do Eclipse vem em um arquivo compactado e necessrio extrair o contedo dentro de
Esprito Livre Maio/2013

ladas as bibliotecas bsicas ( stdio.h, stdlib.h, entre outras) e o programa que realiza o link de comunicao entre o computador e o microcontrolador, o avrdude. Este programa possui o objetivo de pegar o nosso arquivo binrio e copi-lo para a memria flash (e EEPROM) do microcontrolador. Para instalar os compiladores do Gentoo Linux, necessrio o uso do programa cross-dev, que responsvel por instalar compiladores para crossplataform. A ideia aqui, utilizar um computador super crescido, para compilar por exemplo, o kernel do Linux para os antigos AMD K6-II de 400 MHz. No nosso caso, vamos instalar um compilador para sistemas de 8 bits! $ sudo apt- get i nstal l \ A instalao muito simgcc- avr avr- l i bc\ ples no Gentoo, basta seavrdude guir o tutorial de instalao Veja que alm do pacote do Arduino, que foi muito do compilador, sero insta- bem escrito. O tutorial est uma pasta onde o usurio normal no tenha permisso de escrita, por exemplo a pasta Arquivos de Programas. Com o Eclipse instalado, preciso instalar o compilador de C avr-gcc. No caso do Windows, o compilador disponibilizado em um pacote de programas, chamado WinAVR. Para instal-lo, deve-se acessar o site do projeto e fazer o download da ltima verso. A instalao do pacote muito fcil, basta seguir as instrues apresentadas na tela pelo instalador. No Linux, existem diversas formas de instalar o compilador avr-gcc. No Debian e derivados, pode-se instal-lo atravs do seguinte comando:
60

tutorial ambiente de programao para avr

hospedado no seguinte endereo; http://va.mu/cPJo. Ao trmino da instalao, haver um pequeno problema (apenas no Gentoo). Os arquivos com os defines para cada microcontrolador da ATMEL no so copiados automaticamente para a rea de trabalho do compilador. Para arrumar isso, simplesmente copie o arquivo correspondente ao microcontrolador que est utilizando para a pasta onde est o seu projeto, que ser descrita mais adiante. Por fim, falta a instalao do plugin para microcontroladores ATMEL, desenvolvido para Eclipse. Sua instalao exatamente a mesma em qualquer plataforma, j que instalado de dentro do prprio Eclipse. Para instal-lo, basta abrir a interface IDE Eclipse e clicar sobre a aba Hel p e ento, sobre o item Instal l New Software , como mostrado na Figura 2 .

Ser aberta uma nova ja- on deve receber a URL do nela, parecida com a mos- repositrio do AVR Plugin, que : http://avrtrada na Figura 3 : eclipse.sourceforge.net/upd atesite. Por fim, o boto OK ser habilitado. Clique sobre ele. Ser aberta uma nova janela, parecida com a mostrada na Figura 5 .

Figura 3: Menu de instalao de plugins do Eclipse

Figura 2: Menu Help do Eclipse, para instalao do plugin

Nessa janela, so mostrados os plugins que esto sendo instalados no mo- Figura 5: Seleo do plugin mento. Para iniciar uma nova instalao, clique sobre o boto Add, como destacaAgora, basta clicar em do em vermelho na Figura 3 . Ser aberta uma nova ja- NEXT, aceitar a licena GPL nela como a mostrada na e aguardar a instalao do mesmo. Pronto! Reiniciar o Figura 4 : Eclipse encerrar a instalao. Podemos agora, utilizar o Eclipse para escrever programas na linguagem C para microcontroladores AVR. Para criar um novo projeFigura 4: Menu de adio to, a fim de comear a prode novo repositrio gramar, basta clicar no menu Fil e , em seguida no O campo Name deve item New e por fim, C Proreceber um nome qualquer j ect para programar em de escolha do usurio, de linguagem C ou C++ Proforma que fique fcil identi- j ect para programar em ficar qual plugin ele geren- linguagem C++. Ser aberta uma nova jaciar. Ele servir somente para o propsito de identifi- nela, como demontra a Ficao. J o campo Locati- gura 6 (na prxima pgina):
61

Esprito Livre Maio/2013

tutorial ambiente de programao para avr

Figura 6: Criao de um novo projeto

Nesta caixa, o usurio ter de escolher entre dois tipos de projeto: AVR Cross Target Application , que a aplicao comum ou o AVR Cross Target Static Library, que servir para a criao de bibliotecas estticas. Para aplicaes comuns, basta escolher a primeira opo. Em seguida, altere o nome do seu projeto, para algum de sua preferncia. Evite o uso de caracteres especiais (como acentuao) e espaos. Ento, clique em Next. Na prxima etapa, h as opes Debug e Release. Se o usurio tiver interesse na simulao do projeto em algum simulador, como por exemplo o simulavr, ser necessrio manter a caixa Debug ativada. Com a caixa Release ativada, o Eclipse gerar um arquivo HEX para ser carregado no microcontrolador. Feita essa escolha, clique em Next.
Esprito Livre Maio/2013

Ser aberta uma nova caixa, para a seleo do microcontrolador e da sua respectiva frequncia de clock. Basta fazer as devidas selees. Por fim, clique em Finish . Seu projeto j est criado. Para realmente comear a programar, clique com o boto direito sobre o nome do seu projeto localizado no Project Explorer do Eclipse, esquerda da tela. Ento, escolha a opo New e por fim, C Source File. Para criar um arquivo do tipo cabealho, escolha H Header File. Voc pode verificar se tudo est funcionando corretamente, inserindo esse cdigo ao seu primeiro programa (somente para testar):

Se tudo correu bem, ento voc ter uma sada parecida com a mostrada a seguir:
Devi ce: atmega8 Program: 1 60 bytes (1 . 0% Ful l ) (. text + . data + . bootl oader) Data: 0 bytes (0. 0% Ful l )

(. data + . bss + . noi ni t) Fi ni shed bui l di ng: si zedummy

Para fazer UPLOAD do seu projeto para o microcontrolador, ser necessrio que voc tenha um programador (USBASP, por exemplo). Para configur-lo no Eclipse, o usurio poder seguir esse tutorial, que est muito bem escrito e detalhado: http://va.mu/cPLv Eu mantenho no GITORIOUS algumas bibliotecas que escrevi para o microcontrolador ATMEGA8. No entanto, i nt mai n(voi d) { para port-las para outros whi l e (1 ) {} // Loop microcontroladores, so nei nfi ni to cessrias pouqussimas alteraes no cdigo. claro que return (1 ) ; // Nunca essas bibliotecas esto sob a acontecer licena GPL. Para baix-las, } Vamos compilar esse pro- acesse a pgina da web: grama clicando sobre o bo- http://va.mu/cPL5 Nos prximos artigos, exto Build All, como mostrado na Figura 7, ou plicarei como utilizar essas simplesmente utilizar o ata- bibliotecas, incluindo exemplos de aplicao em lho CTRL+B . hardware.
J OS ROBERTO C OLOMBO J NIOR

Figura 7: Boto para compilar o projeto

aluno de graduao do ltimo semestre em engenharia eltrica na UNESP de Ilha Solteira, representante do corpo discente na Comisso Local de Informtica desde 201 0 e membro do Laboratrio de Ultra Som.

62

percia digital o software livre como aliado no combate a falsificao

O software livre como aliado ao combate a falsificao: reconhecimento de padres em imagens


por Hailton David Lemos

oje vivemos em uma sociedade em que cada vez mais estamos comprando gato por lebre, em funo do grande nmero de falsificaes existentes no mercado. Por vezes adquirimos um produto que julgamos ser original, quanto na verdade so verdadeiras falsificaes. Detectar esse tipo de fraude no um processo trivial ou fcil. Entretanto com o avano dos algoritmos de processamento de imagens o combate a falsificao est ganhando um aliado

importante. Temos por exemplo a adulterao das gasolinas pela adio de solventes, que uma prtica ilegal, e que ocorre com frequncia. A adio ilegal de solventes alm de prejudicar os consumidores acarreta em perdas de arrecadao por sonegao fiscal. Para ajudar nesse combate o uso do software livre pode ser uma tima alternativa, definindo, por exemplo, padres de reconhecimento de imagens. E uma das funes do reconhecimento de padres em imagens pode ser o de

determinar uma maneira para que possam ser detectadas fraudes, e esse o assunto que estamos tratando nesse artigo.
64

Esprito Livre Maio/2013

www.sxc.hu

percia digital o software livre como aliado no combate a falsificao

O objeto discutido ser a fraude em lquidos, tais como combustveis, bebidas e outros. A partir de um padro definido, possvel desenvolver um algoritmo que seja capaz de ser estendido para deteco de fraude em outros materiais tambm. Por exemplo, suponha que se deseja criar um padro para distinguir um produto falso do verdadeiro. O primeiro passo entender o que o produto a ser analisado e a partir da comear a desenvolver o trabalho. Vamos tomar como exemplo o usque, que um produto bastante falsificado. O usque uma aguardente de cereais, com uma caracterstica comum que a fermentao dos gros e a destilao mxima de 80% de lcool para os derivados do milho e de 90% de lcool para os derivados de outros gros. O usque ganha 60% do seu sabor baseado no tipo de barril usado no seu envelhecimento. E todas essas caractersticas fsicoqumicas devem ser levadas em considerao no momento do processamento das imagens que sero capturadas digital-mente. A imagem digital uma representao em uma regio discreta, limitada atravs de um conjunto finito de valores inteiros que representam cada um
Esprito Livre Maio/2013

dos seus pontos. As imagens podem ser binrias, monocromticas ou coloridas. Uma imagem colorida uma imagem onde a cor em cada ponto definida atravs de trs grandezas: luminncia, matiz e saturao. A luminncia est associada com o brilho da luz, a matiz com o comprimento de onda dominante e a saturao com o grau de pureza ou intensidade do matiz. A imagem colorida tambm permite medir a temperatura da cor, que a temperatura de um corpo negro ideal, que irradia luz de tonalidade semelhante da fonte de luz. Neste artigo, a opo foi trabalhar com imagens coloridas, tiradas com equipamento que reflete um espectro ultravioleta

que incide sob o liquido a ser analisado o usque, com o objetivo de diminuir rudos e ter um maior poder de absorbncia, uma vez que rudos podem distorcer a imagem e dificultar o reconhecimento de padres. A absorbncia ou absorvncia a capacidade intrnseca dos materiais em absorver radiaes em frequncia especfica. Usualmente, tal propriedade empregada na anlise de solues em qumica analtica. A opo pelo espectro ultravioleta se deu pelo seu poder de absorbncia, levando-se em conta que existem vrios elementos e reaes qumicas presentes no liquido em estudo, usque. Para identificar a formas e tamanhos a ferramenta adotada foi a
65

percia digital o software livre como aliado no combate a falsificao

morfometria, que um padro matemtico que estuda as formas pertencentes mesma populao estatstica e possibilita a identificao de populaes de organismos vivos ou reaes qumicas, que podem assumir formas ou tamanhos diferentes conforme o ambiente em que se desenvolveram ou que esto expostos. A cor tambm uma caracterstica essencial na anlise proposta, entretanto a cor exibida depende do dispositivo que est sendo utilizado, e para contornar qualquer distoro, foi adotada um padro neste trabalho : o padro CIE. Esse padro um espao de cor puramente matemtico e, portanto independente de dispositivos. Nesse trabalho as imagens so convertidas para os espaos de cores, HSB, HSL, HSV, CIE Lab, CIE Luv e CIE XYZ e dados como brilho, luminncia e cromaticidade so utilizados nos clculos, e pequenas diferenas no espao de cores podem fazer uma grande diferena. A cromaticidade da cor, por exemplo, especificada por dois parmetros derivados de X e Y, dois dos trs valores normalizados que so funes de todos os trs valores tristimulares X, Y e Z, com o calculo da curva de potncia espectral, que d o comprimento
Esprito Livre Maio/2013

de onda da energia. As leis da mistura aditiva tambm outro ponto de apoio fundamental, que tambm utilizado para caracterizao do produto, falso e verdadeiro. A unidade de medida utilizada nos clculos da imagem o pixel, o menor ponto que forma uma imagem digital, o menor elemento num dispositivo de exibio, ao qual possvel atribuir-se uma cor, e cada pixel tem seu prprio endereo. Uma representao adequada de um pixel consiste em uma rea retangular ou quadrada. Trs aspectos so muito importantes nesse

contexto de representao: a vizinhana, a conectividade e as distancias. A relao de distncia indica o quo perto ou quo longe um pixel se encontra do outro geograficamente no plano ou no espao. A distancia Euclidiana um padro que foi adotado para os clculos. Uma imagem possui uma srie de informaes armazenadas, e uma das mais relevantes se refere cor ou ao tom de seus pixels, e o histograma foi o padro esttico adotado para apresentar os determinados nveis de cor detectados em cada um dos pixels que
66

percia digital o software livre como aliado no combate a falsificao

formam a imagem em estudo. Pode-se considerar que o primeiro passo para anlise e entendimento da imagem consiste em particion-la de modo que seja possvel explicitar regies representativas da imagem. A segmentao se refere ao processo de dividir uma imagem digital em mltiplas regies, com um conjunto de pixels, com o objetivo de simplificar para facilitar a sua anlise. A deteco de bordas, que uma tcnica de processamento de imagem para determinar pontos de uma imagem digital em que a intensidade luminosa muda repentinamente, tambm foi adotada, e gera informaes estatsticas usadas na inteligncia computacional da anlise. O algoritmo K-means, algoritmo que fornece uma classificao de informaes de acordo com os prprios dados, tambm adotado para fazer os agrupamentos das informaes. A classificao baseada em anlise e comparaes entre os valores numricos dos dados obtidos com os processos j descritos. Desta maneira, o algoritmo automaticamente vai fornecer uma classificao sem a necessidade de nenhuma superviso humana. Para gerar as classes e classificar as ocorrncias, o algoritmo faz uma
Esprito Livre Maio/2013

comparao entre o valor da distncia euclidiana e tambm de cada cor por meio da distancia das cores no grfico de cromaticidade do padro CIE. O algoritmo vai analisar todos os dados coletados das cores e tambm da imagem alm dos dados morfomtricos e criar as classificaes. A implementao dessa ferramenta esta baseada em software livre. A linguagem de programao adotada foi o Perl com os pacotes grficos GD e Imagemagick, alm de pacotes matemticos. Os resultados geram informaes para serem utilizados e processados nos programas como R, SCILAB, OpenOffice, Excel e MathLab que servem de apoio a inteligncia da ferramenta.
Referncias:

_Pedrini, Hlio. Anlise de imagens

digitais: princpios, algoritmos e aplicaes. Thomson Learning 2008. _Jain , Anil K. Fundamentals of digital image processing. Printice Hall 2008.

_Dougherty, Geoff. Digital image _0radski, Gary. Kaehler, Adrian. _Haykin , Simon. Redes Neurais:

processing for medical applications. Cambridge 2009. Learning OpenCV. OReilly 2008. princpios e pratica. Bookman 2008.

_Sanders, Jason. Kandrot, Edward. CUDA by example. An introduction to General-Purpose GPU programming. NVIDIA 201 1 . _Eisenberg, J. David. SVG Essentials.
OReilly 2002.

_Ammeraal, Leen. Zhang, Kang.


Computacao grfica para programadores Java. LTC 2008.

_Dorigo, Marco. Stutzle, Thomas.

Ant Colony Optimization. Massachusetts Institute of Technology 2004.

_Azeredo, Eduardo. Conci, Aura.


Computao grfica: Gerao de imagens. Campus 2003.

_Floreano, Dario. Mattiussi, Claudio. Bio-Inspired artificial intelligence: theories, methods, and technology. Institute of Technology 2008. _ORourke, Joseph. Computacional
Geometry in C. Cambridge 2008.

_Aoe, Jun-ichi. Computer Algorithms:

string pattern matching strategies. Los Alamitos, CA, USA: IEEE Computer Society Press, 1 994.

_Berry, Michel W. Survey of text

mining: clustering, classification, and retrieval New York NY USA Springer 2003. _Building Bioinformatics Solutions with Perl, R and MySql Bessant, Conrad; Shadforth, Ian; Oakey, Darren. (2009) Wojciech. Jewels of Stringology text Algorithms. Singapore: World Scientific Publishing, Co, 2003.

_Crochemore, Maxime; RYTTER ,

_Gonzalez, Rafael C. , Woods, Richard. Digital image processing Prentice-Hall 2007. _Valentin , Jean Louis. Ecologia
Numrica: uma introduo analise multivariada de dados ecolgicos. Rio de Janeiro: Intercincia, 2000.

Engenharia de Produo e Sistemas. Bacharel em Administrao de Empresas, tecnlogo em internet e redes de computadores, licenciando em cincias biolgicas, especialista em tecnologia da informao, matemtica e estatstica. MBA em Planejamento e Gesto Estratgica. Trabalha com desenvolvimento de sistemas h mais de 25 anos.

H AILTON D AVID LEMOS mestrando em

67

educao aproximaes entre a pedagogia e o movimento do software livre

Aproximaes entre a Pedagogia e o movimento do Software Livre


por Selma Regina Gomes

Este texto objetiva apresentar uma reflexo


envolvendo a Pedagogia e a filosofia defendida pelo movimento de Software Livre. A inteno pontuar algumas aproximaes possveis entre as duas reas, compartilhando o depoimento de uma Pedagoga que acompanha nos bastidores, a luta em prol do entendimento do software livre como uma filosofia.

Esprito Livre Maio/2013

68

educao aproximaes entre a pedagogia e o movimento do software livre

Que pontos comuns se po- formaes sobre o assunto, a ideia de que as duas coi-

de extrair da Pedagogia e do movimento do Software livre? Existe uma relao bem mais estreita que se pode cogitar a princpio. Como profissional formada em Pedagogia e simpatizante do movimento do Software Livre, resolvi escrever como percebo as aproximaes entre estas duas reas. H mais ou menos seis anos, tenho presenciado algumas discusses a respeito de Software Livre. Sou Pedagoga e meu contato com o mundo informatizado no vai alm do acesso normal internet para pesquisas, partilha de novidades com os amigos, leitura, entretenimento e claro a digitao de textos necessrios a minha profisso. Ouvi pela primeira vez a palavra software livre, quando na instituio onde trabalhava, os administradores resolveram trocar um sistema operacional por outro, que todos os conhecidos diziam ser muito complicado. Procurei in-

comecei a manusear os computadores da instituio esperando estar diante de uma tarefa quase impossvel de ser realizada. Percebi que no havia tanta diferena entre o novo sistema e o outro. Adaptei-me rapidamente ao manuseio do novo sistema operacional. Tempos depois, encontrei um grupo de pessoas que falavam sobre Software Livre como se estivessem falando de um conhecimento revolucionrio, defendiam a propagao da ideia e se empenhavam em faz-lo como se defendessem o pas de um inimigo. Por que eles so to fanticos assim? Pensava eu a partir do meu conhecimento aligeirado sobre a questo. A curiosidade me levou a indagar sobre o assunto e fazer algumas leituras que conduziram reflexo que pretendo demonstrar neste texto, buscando as aproximaes possveis entre a Pedagogia e o movimento do Software Livre. A primeira constatao a que cheguei, partilhando das reflexes dos adeptos deste movimento que Software no a mesma coisa que Linux. Este apenas um sistema operacional baseado em software livre. Parece ingnua e bvia esta constatao, mas no , visto que a grande maioria das pessoas iniciam seu pensamento sobre este tema com

sas so uma s.

A partir da busquei confrontar as ideias postuladas pelo movimento com o conhecimento adquirido por mim em minha experincia como profissional da educao. Ento, cheguei concluso que existem aproximaes, tnues, entre as duas reas que precisam ser desveladas, confrontadas. Acredito que ao partilhar as aproximaes por mim percebidas, desenvolvo uma ao educativa, ainda sem a profundidade desejada, mas que pode contribuir para o entendimento e a aproximao das duas reas. Da minha formao como pedagoga, trago a conscincia de que toda ao humana uma prtica educativa, independente dos resultados serem positivos ou no. E que uma ao pode ser pedaggica quando traz em seu bojo uma intencionalidade. A Pedagogia como rea do conhecimento que trata especificamente do fenmeno educativo, procurando compreend-lo numa relao dialtica com as relaes sociais e polticas na sociedade, tem o compromisso tico de promover o conhecimento de tal forma que promova a liberdade de pensamento e, consequentemente, a autonomia do ser humano, habilitando-o para a resoluo de problemas, bem como a
69

Esprito Livre Maio/2013

educao aproximaes entre a pedagogia e o movimento do software livre

atuao critica e consciente na construo da sua realidade sociocultural. Este o primeiro ponto de convergncia entre a Pedagogia e o movimento do Software Livre, pois ambos defendem a liberdade de pensamento. E neste aspecto gosto de pensar numa definio de liberdade maneira do pedagogo brasileiro Paulo Freire, que nos deixou como legado a ideia de que a liberdade uma conquista, e no uma doao, exige permanente busca. Busca permanente que s existe no ato responsvel de quem a faz. Ningum tem liberdade para ser livre: pelo contrrio, luta por ela precisamente porque no a tem. (PAULO FREIRE, 1987, p. 34). Vivemos em uma realidade em que a hegemonia de uma classe privilegiada, que se impe sobre a gide do consumismo e da explorao, abafa a voz e o pensamento de muitos, considerados os oprimidos, segundo Freire.

Este autor, falando sobre os que compem a classe dos opressores, diz que estes alimentam a crena de que ter mais um privilgio, um direito intocvel, pela sua condio de posse confundida com poder. Os seus contrrios, os que no tem, ao exigirem mudana e liberdade para participarem na construo da sociedade, esto assumindo um comportamento de subverso. Da a necessidade do controle, E quanto mais controlam os oprimidos, mais os transformam em 'coisa', em algo que como se fosse inanimado (1987, p. 46).
Em face destas consideraes, reafirmo a impor-

tncia da Pedagogia e do movimento do Software Livre, por seu compromisso tico, responsabilidade e adeso luta pela liberdade de pensamento. Luta que busca uma mudana revolucionria, por meio da qual os oprimidos tomam conscincia das razes de sua explorao e assumem sua prpria luta pela conquista da liberdade e de sua afirmao no mundo. Este um dos aspectos, decorrente da busca pela liberdade de pensamento, que aproxima os postulados da Pedagogia e do movimento do Software Livre, a defesa contra a explorao e luta pela insero crtica e ativa dos indivduos na sociedade. Acredita-se que

medida que os sujeitos vo desvelando o mundo dos opressores, vo deixando de ser marionetes, e assumem o controle de seu comportamento, modificam sua viso de mundo e de sua tica. Outro aspecto que considero aproximar estas duas reas e que pretendo abordar, mas me referindo questo do direito aquisio do conhecimento, diz respeito iniciativa de criao de um sistema operacional, com um cdigo fonte aberto para leitura, modificaes e redistribuio sem restries, que numa primeira leitura pode parecer apenas uma questo tcnica, mas, na verdade, carrega em si a filosofia do acesso livre ao conhecimento, um direito inalienvel do ser humano. Percebo a um vnculo com o princpio bsico da Pedagogia. Os pilares do Software Livre: A liberdade de executar, de estudar e adaptar s necessidades, de redistribuir de modo que se possa ajudar ao prximo, de aperfeioar e liberar os seus aperfeioamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie, so regras bsicas do Software Livre, que se aproximam da convico que tenho como Pedagoga de que a aquisio do conhecimento um direito de todos. Todo indivduo pode e deve ter acesso ao conhecimento produzido
70

Esprito Livre Maio/2013

educao aproximaes entre a pedagogia e o movimento do software livre

pela humanidade; toda pessoa livre para interpretar o conhecimento oferecido sua maneira e adapt-lo s suas necessidades; obrigao daquele que tem o conhecimento, compartilhlo com o seu prximo; todo conhecimento passvel de aperfeioamentos, de mudana, de transformao em benefcio da humanidade. Estes pilares refletem o direito participao coletiva na construo da sociedade, significam dar ao sujeito a oportunidade de opinar na coletividade com o mesmo nvel de influncia e dar a ele a capacidade de

ser consultado para as to- Referncias madas de deciso que di- FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimizem respeito direo da do. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1 987. sociedade em que vive. Esta a defesa da Pedagogia, do movimento do Software Livre e de qualquer rea do conhecimento que defenda a democracia como ponto de partida para a organizao de uma sociedade. Com estas consideraes, espero ter lanado uma fagulha para a reflexo sobre as aproximaes pos- S ELMA REGINA sveis entre estas duas re- G OMES em Educao, as, que na minha opinio, Mestre Pedagoga e apesar de parecerem no Especialista em Educacional, campo prtico distantes, no Psicologia funcionria efetiva da campo terico comungam Secretaria Estadual de Educao do Estado de Gois. de ideias comuns.

Esprito Livre Maio/2013

71

educao como criar uma rede social

TIC na educao: como criar uma rede social na escola


por Gustavo Freitas

Criar uma rede so- tambm os pais e aos pais, algum membro da cial na escola. Voc j responsveis e, principal- comunidade certamente mente, os alunos. Por isso saber instalar e configurar pensou nisso?
Hoje as redes sociais so o grande atrativo das novas tecnologias para os alunos. No celular, no tablet, no computador, eles esto sempre pensando em como acessar as redes sociais. Que tal trazer esse entusiasmo para dentro do ambiente da escola? Que tal criar uma rede social na escola? Sei que a tarefa de criar uma rede social na escola no simples e ser necessrio que toda a escola abrace o projeto, no somente a diretoria e o corpo docente, mas
Esprito Livre Maio/2013

das ferramentas resolvi escrever o artigo uma para levar a conhecer necessrias. algumas ferramentas que iro ajudar no processo. PLANEJAMENTO
TUDO

COMO CRIAR UMA REDE SOCIAL NA ESCOLA

Existem vrias maneiras de criar uma rede social na escola. As ferramentas computacionais no sero o problema aqui, basta que voc encontre algum com o mnimo de conhecimento para ajudar o projeto a alavancar. E tenho certeza que se o projeto for bem planejado e apresentado

Mais importante que instalar e configurar uma ferramenta computacional para criar a rede social de sua escola fazer o planejamento de como funcionar e quais os objetivos pedaggicos da proposta. Esse processo de planejamento essencial e ser determinante para o sucesso do projeto e deve ter a participao de pais e alunos.
72

www.sxc.hu

educao como criar uma rede social

No adianta criar uma rede social que limita os alunos pois eles no a usaro. Por isso a opinio deles to importante. No adianta criar uma rede social que o corpo docente no entende a funo dentro do processo de ensinoaprendizagem. Por isso a opinio dos professores to importante. No adianta criar uma rede social que os pais no participaram da construo. Eles vo pensar que somente mais uma distrao para seus filhos na internet.
TRS FERRAMENTAS PARA CRIAR UMA REDE SOCIAL NA ESCOLA Vou relacionar algumas ferramentas gratuitas que podem ser utilizadas para criar uma rede social na escola.

NOOSFERO

NOOSFERO Noosfero uma plataforma web de cdigo aberto para ELGG redes sociais e que ainda permite a criao de blogs, e-Portfolios, CMS, RSS, discusso temtica, agenda de ELGG eventos, frum e web chat. Elgg um premiado motor de cdigo aberto de rede social que fornece uma estrutura robusta sobre a qual voc pode criar uma rede social na escola. Fornece uma estrutura robusta sobre a qual pode construir todos os tipos de ambientes sociais, desde um campus da sua universidade, escola ou
Esprito Livre Maio/2013

faculdade ou uma plataforma de colaborao interna para a sua organizao atravs de uma ferramenta de comunicao que facilita a comunicao entre a sua empresa e os seus clientes. Foi eleito, em 2008, a melhor plataforma aberta de rede social pela Infoworld.
73

educao como criar uma rede social

BUDDYPRESS BuddyPress foi criado em

2008, enquanto o produtor trabalhava para adicionar recursos de redes sociais para um site WordPress. O primeiro lanamento oficial estvel foi em Maio de 2009. A plataforma cresceu desde ento e transformouse no pacote dinmico que hoje est disponvel. Assim como WordPress, BuddyPress uma plataforma totalmente open source. Tudo desde o cdigo, a documentao, temas, plugins e extenses so todos construdos pela comunidade BuddyPress. Isto significa que qualquer um pode ajudar o projeto, contribuindo com o seu tempo e conhecimento. Com BuddyPress voc pode criar uma rede social na escola de maneira simples e eficiente.

BUDDYPRESS

CONCLUSO

Incluir a TIC na Educao Noosfero no uma tarefa simples. Elgg Precisa haver planejamento BuddyPress e vontade de fazer diferente. Criar uma rede G USTAVO FREITAS social na escola no to bacharel em Sistemas Informao, pssimples, mas pode ser feito de graduado em e se houver um planejamento e docncia planejamento e objetivos educacional do Ensino Superior, pedaggicos envolvidos, desenvolvedor web, pode ser uma grande consultor para monetizao de blogs, problogger e autor de e-books relacionados revoluo na sua escola. a criao e monetizao de blogs.

Links:

Esprito Livre Maio/2013

74

quadrinhos

Quadrinhos
por Jos James Figueira Teixeira e Joo Felipe Soares Silva Neto

Esprito Livre Maio/2013

77

agenda / entre aspas

Agenda
Evento: Firefox OS Hackathon Local: So Paulo/SP Data: 08 e 09/06/2013 Evento: 2 BHack Local: Belo Horizonte/MG Data: 22 e 23/06/2013 Evento: 14 Forum Internacional de Software Livre FISL Local: Porto Alegre/RS Data: 03 a 06/07/2013 Evento: V FSLDC Frum de Software Livre de Duque de Caxias Local: Duque de Caxias/RJ Data: 20/07/2013 Game

Evento: PGBR 2013


Local: Porto Velho/RO Data: 15 a 17/08/2013 Evento: Consegi 2013 Local: Braslia/DF Data: 13 a 15/08/2013 Evento: III Frum de Internet no Brasil Local: Belm/PA Data: 03 a 05/09/2013 Evento: CloudConf Local: So Paulo/SP Data: 10 e 11/09/2013 Evento: 8 SOLISC Local: So Jos/SC Data: 20 e 21/09/2013

Evento: SFD 2013 Software Freedom Day Local: Diversas cidades Data: 21/09/2013 Evento: Plone Conference 2013 Local: Braslia/DF Data: 02 a 08/10/2013 Evento: PythonBrasil[9] Local: Braslia/DF Data: 02 a 04/10/2013

Evento: LATINOWARE 2013


Local: Foz do Iguau/PR Data: 16 a 18/10/2013 Evento: V FTSL Local: Curitiba/PR Data: 24 e 25/10/2013

agenda / entre aspas

Quando as pessoas temem o governo, isso tirania. Quando o governo teme as pessoas, isso liberdade.
Thomas Jefferson (13 de abril de 1743 4 de julho de 1826) foi o terceiro presidente dos Estados Unidos, e o principal autor da declarao de independncia daquele pas. Fonte: Quem Disse

Esprito Livre Maio/2013

79

Das könnte Ihnen auch gefallen