Sie sind auf Seite 1von 18

A POESIA DE HILDA HILST

THE POETRY OF HILDA HILST

Edson Costa Duarte


Ps-doutor em Histria pela Universidade de Campinas (UNICAMP) Doutor m Teoria Literria pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) duarteazul@ig.com.br

RESUMO Tendo o tempo como principal moeda de troca simblica, neste estudo, faz-se uma leitura da poesia da escritora Hilda Hilst, levantando alguns elementos crticos, que permitiram demarcar um possvel terreno conceitual para a interpretao da poesia hilstiana.
Palavras-chave: Poesia moderna brasileira (Crtica). Hilda Hilst (Poesia). Trocas simblicas.

Tempo.

ABSTRACT Taking the time as the main currency of exchange symbolic, in this study, I make a reading of poetry of writer Hilda Hilst, raising some critical elements that allow me to demarcate a possible conceptual ground for the interpretation of poetry hilstiana. Key-words: Poetry modern Brazilian (Critique). Hilda Hilst (Poetry). Exchanges symbolic. Time.

1 ABERTURAS: FENDAS Fotografia sumria da poesia de Hilda Hilst, este estudo tem o intuito de fornecer algumas bases conceituais sob as quais possvel se ler a obra potica hilstiana. A crtica acadmica sobre a obra, principalmente sobre a poesia de Hilst, ainda relativamente pequena, levando-se em conta que seu primeiro livro Pressgio, de poesia, foi publicado em
1950. Sobre a poesia de Hilst, conhece-se apenas sete estudos acadmicos: o de Goimar

Dantas de Souza (2003) da Universidade Presbiteriana Mackenzie de So Paulo; de Ftima


Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicao ISSN 1981-9943 Blumenau, v. 3, n. 2, p. 185-202, mai./ago. 2009 185

Ghazzaoui (2003); de Gabriel Albuquerque (2002) e de Cristiane Grando (1998), realizados na


USP; de Fabiana Amorim (2002), de Sueli Miranda (2003) e de Bernardo Amorim (2004),

realizados na UFMG. Dentre os crticos que podem ser considerados pioneiros, que publicaram textos em jornais e revistas, algumas vezes em livros, destacam-se: Srgio Buarque de Holanda, Srgio Milliet, Jorge de Sena, Anatol Rosenfeld, Nelly Novaes Coelho, Leo Gilson Ribeiro, Ivan Junqueira, Cludio Willer, Vilma Aras e Berta Waldman. As notas introdutrias de Alcir Pcora (2002) obra reunida de Hilst, publicada pela Globo, ajudaro a dar um contorno mais ntido a algumas reflexes a serem desenvolvidas. No captulo final, um texto de Pcora (2003) e dois instigantes e precisos ensaios de Eliane Robert Morais (1999, 2002) possibilitaro iluminar alguns possveis desdobramentos interpretativos da poesia e obra hilstianas.

2 VERTICALIDADE DA ESCRITA: MOVNCIA E OPACIDADE


Se no primeiro momento da poesia de Hilda predominam a ampliao do sentido e o acrscimo de mensagens, na vertente da literatura como relato memorial, num segundo momento ocorre um desbaste, uma reduo cada vez mais acirrada dos efeitos de sentido, em cujo espectro figura uma crescente opacidade, que se tornar caracterstica constante em sua produo (MIRANDA, 2003).

Numa entrevista concedida a Braulio Pedroso (1961), Hilst afirma: eu diria que os versos se sucedem quase que por magia. O que representa esforo, sem dvida, conseguir tecnicamente o que j foi captado sensorialmente. Esta busca da escritora se adensaria ao longo dos anos e, s depois de muito trabalho, aos poucos, ela conseguiria aliar a tcnica expresso do sentimento. A contradio flagrante da poesia primeira de Hilst justamente o fato de a escritora conseguir maior equilbrio entre a ideia e sua expresso (de forma a que no haja o ntido entrechoque entre uma ideia complexa e uma resoluo esttica ainda pouco apurada) somente a partir de 1974. Nesse ano, depois de sete anos de afastamento1 da poesia (Exerccios para uma ideia de 1967), Hilst publica Jbilo memria noviciado da paixo. Neste perodo, Hilst escreve oito peas de teatro (1967-1969) e livros de prosa. Em 1980, chega a hora dos trombones
2

(HILST apud ARAS; WALDMAN,

1990). Com a publicao de Da morte. Odes mnimas, a poeta alcana o pleno domnio da lngua, o limite de seu excesso. A distncia temporal entre a publicao desse livro de poesia e o anterior de seis anos. Tempo de maturao da poesia, perodo em que Hilst comea a escrever sua prosa, altamente elaborada e madura, desde seu incio (1970).
Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicao ISSN 1981-9943 Blumenau, v. 3, n. 2, p. 185-202, mai./ago. 2009 186

Em 1981, foi atribudo escritora, pelo conjunto de sua obra, o Grande Prmio da
APCA. Num texto em que faz um balano da obra de Hilst, um leitor atento como Leo Gilson

Ribeiro (mesmo que se saiba dos exageros de muitos de seus textos), ao falar do livro Poesia (HILST, 1980), faz uma justa observao:
em nossa opinio, a grande poesia hilstiana s ala vo mesmo a partir do seu longo silncio, de sete anos, entre 1967 e 1974. Ao contrrio da sua prosa, que no apresenta cesuras nem rompimentos abruptos, a poesia de Hilda Hilst, quer-nos parecer, nada teria de excepcional, se se tivesse limitado ao perodo anterior a 1974 (RIBEIRO, 1981).

Demarcada a data em que a poesia de Hilst ala vo, um texto de Nelly Novaes Coelho (1999, p.16) ajudar descrever algumas caractersticas da obra potica hilstiana. Coelho fala de uma tarefa nomeadora existente na voz da poeta, a palavra demirgica que cria o Real (COELHO, 1999, p. 67) e ressalta, o que mais me interessa, a existncia de dois polos imantados que atraem a inveno da potica hilstiana: o mistrio da poesia e do amor. Segundo a estudiosa, esse mistrio
vai-se alterando e ampliando em crculos cada vez mais largos, medida que a poeta verticaliza e aprofunda a sondagem de sua palavra. Do interrogar atento e lrico (voltado para os seres e coisas), seus poemas vo radicalizando o interrogar e se concentrando mais no eu, no ser-que-interroga (COELHO, 1999, pp. 67-68).

Coelho afirma, ainda, que a volta3 de Hilst poesia (em 1974) marcada por uma distncia, no propriamente de valor potico, mas de intensidade. Os temas j visitados por Hilst retornam de forma mais densa. O erotismo ganha em fora, h uma evoluo do conceito de sexualidade e, por meio desta experincia-limite definitiva, o chamamento ertico do amado ausente (tpica j encontradia nas cantigas medievais), ocorre a descoberta da expanso e durao do homem no tempo. Este movimento de verticalidade da poesia hilstiana, apontado por Nelly Novaes Coelho, deve-se ao assentamento de uma linguagem potica, que ganha corpo e forma pelo definitivo estabelecimento de marcas estilsticas que singularizam o estilo da poeta. O passo seguinte de Hilst seria elevar a linguagem para o plano do insabido, do incognoscvel. Partindo desta paixo ambgua, desta experincia-limite, a poeta revisitaria temas recorrentes em sua obra potica: a morte, a vida, a relao mstica e amorosa, Deus etc. A obra potica posterior de Hilst (19741995) seria permeada por verticalizaes, por desdobramentos temticos e estilsticos progressivamente mais vigorosos e vertiginosos. Para tanto, muitas vezes, a poeta se vale de frases poticas desestruturantes, de uma linguagem
Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicao ISSN 1981-9943 Blumenau, v. 3, n. 2, p. 185-202, mai./ago. 2009 187

marcada pelas volutas, crculos, redemoinhos e descentramentos da escrita. A opacidade referencial aparece quando Hilst aproxima e amalgama opostos, operando dentro da tenso discursivo-conceitual entre o sagrado e o profano, entre o eterno e o instante, o que determina carter instvel e movente de muitos dos poemas hilstianos. Este aspecto da poesia hilstiana descrito por Jorge Coli (1996), num texto sobre Cantares do sem nome e de partidas (1995). Coli ressalta que a poeta retoma um caminho meditativo neste livro, e que o efeito mais imediato dos poemas o da comoo. Por fim, o crtico acrescenta que Hilst
investe suas frases de uma dinmica movente, ritmadas por uma fora a um tempo natural e poderosa [...] um texto encantatrio e mgico, resistente s anlises que descortinam ou s teorias que generalizam. As palavras possuem ali alguma coisa de palpvel e de espesso. Aos poucos nos persuadimos dessa metafsica que se inicia no amlgama que s vezes chamamos de impuro e de material, feito de nosso orgnico ser [...] Hilda canta nossas entranhas, nossos rgos, nossa pele, nosso esqueleto. como se cada um deles possusse uma alma na matria de que so feitos, mesmo os mais nfimos, mesmo os mais obscenos. Ela canta tambm as funes vitais que nos fazem vivos e ao mesmo tempo perecveis. [...] Ela se interroga sobre o tempo, sobre o que passa, o que se prolonga, o que volta. Ela nos leva a sentir a morte como a ausncia, e apreender, perplexos, a morte em ns, percebida rapidamente por uma fenda estreita (COLI, 1996).

Alguns elementos importantes da obra potica de Hilst, posteriores a 1974, esto resumidos nesta fala de Coli. A poesia hilstiana, agora, detm-se no tempo, no trnsito entre os opostos: alto/baixo, puro/impuro, sagrado/profano. O pensar o corpo como depositrio de sensaes que vitalizam a existncia, que a tornam intensa, inclui tambm o pensar a perecibilidade desta mesma matria (de que o ser humano feito) que possibilita as sensaes.

3 ENCENAO DRAMTICA E METALINGUAGEM Elenca-se dois recursos estilsticos que so recorrentes na poesia hilstiana de 1974 at
1995: a encenao dramtica do poema e a concentrao temtica dos livros.

A encenao dramtica faz com que, num mesmo poema, oua-se outras vozes que fazem parte da orquestrao potica que multiplica os pontos de vista, permitindo iluminar o que est em cena e o obsceno da linguagem potica. Este espelhamento dramtico reflete o avesso do texto, por vezes, marcando a emergncia da metalinguagem na poesia hilstiana. O interlocutor serve como um eu ausente, cuja funo possibilitar o aparecer da pergunta, por exemplo, sob a mscara da interlocuo.
Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicao ISSN 1981-9943 Blumenau, v. 3, n. 2, p. 185-202, mai./ago. 2009 188

Pulsas como se fossem de carne as borboletas. E o que vem a ser isso? perguntas. Digo que assim h de comear o meu poema. (HILST, 2004, p. 26).

Na leitura dos poemas, o que se percebe que alguns recursos estilstico formais anteriormente utilizados por Hilst se assentam e so decantados. Em alguns casos, a poeta d uma nova funo para recursos j utilizados. Isso um ndice de uma insatisfao representacional. Ao lidar com complexidades, cada vez maiores, com novas formas de apresentao dos temas, a poeta empurra a linguagem para significados cada vez mais flutuantes, entrando, num terreno conceitual movedio. A, adentra-se nos limites do que a prpria linguagem pode representar. Ao lado deste fazer textual dramtico e orgnico, v-se um progressivo aprofundar das questes j visitadas pela autora. Os temas, os feixes temticos que atravessam os livros, sero basicamente os mesmos, mas se antes havia um buscar de certezas, agora paira a dvida; se antes havia afirmao, agora paira o impasse, o aberto, o escorregadio de uma linguagem que acumula significados ao mesmo tempo em que os desmonta. Nos poemas, percebe-se uma reiterada busca de comunicao, um embate dramtico com seu objeto de reflexo. O recurso mais insistentemente utilizado por Hilst uma intensa dialogao com um interlocutor que s vezes humano, mas, na maioria dos casos, uma espcie de duplo da prpria conscincia da poeta. Nos livros elencados na economia dos afetos este interlocutor quase sempre um outro-humano, embora, alguns poemas faam referncia a um eu sobre-humano. Nos livros das economias do terror/medo e do excesso, o que se encontra como interlocutor , via de regra, um outro no-humano, sobre-humano. Deste modo, a ideia de Deus, da morte, da vida, dos afetos (o desejo, o medo, a paixo, o dio, a ira, o amor) so figuradas ou personificadas, muitas vezes, em formas viventes. Assim, Hilst cria um lugar conceitual, ocupado pela voz da poeta, que equidistante entre o profano/humano e o sagrado/divino.

4 CONCENTRAO TEMTICA E ORGANICIDADE Mais do que dividir a poesia hilstiana em fases ou maturaes, a centralizao da anlise nos livros publicados entre 1974 e 1995, deve-se ao fato de que neles h uma maior coeso de alguns recursos estilstico formais utilizados pela autora. Em vez de traar uma linha evolutiva da poesia hilstiana, este estudo atem-se ao momento em que Hilst opera a verticalidade de sua escrita.

Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicao

ISSN 1981-9943

Blumenau, v. 3, n. 2, p. 185-202, mai./ago. 2009 189

Em 1974, com a publicao de Jbilo memria noviciado da paixo, a escritora d uma ltima configurao quilo que seria a arquitetura de seus livros de poesia. Excetuandose Amavisse, todos os outros livros de poesia posteriores se concentram num nico ncleo temtico, numa arquitetura dramtica bastante cerrada, A organicidade dos livros de Hilst um ndice, um roteiro no seu fazer potico. Assim, encontra-se, em cada livro de poesia de Hilda Hilst (1974-1995), um ncleo temtico que toma vrias nuances nos poemas, servindo de espinha dorsal, de viga mestra para o desenvolvimento das reflexes da poeta. Este centro da atrao temtica se repetir nos poemas, dando uma ordenao necessria ao pensamento para conter e organizar toda a profuso de questionamentos a que a poeta est sujeita. precisamente esse processo que lhe possibilita um maior aprofundamento das ramificaes que um mesmo tema pode sugerir. Em Jblio memria, noviciado da paixo (1974), o centro de atrao temtico o amor no realizado. A poeta intenta dialogar com o seu amado, que despreza seu amor. O potencial amante se metamorfoseia, sendo chamado por vrios nomes - Tlio, Ricardo, Dionsio - que simbolizam os vrios modos de figurao do afeto, no presente caso, do amor. Da morte. Odes mnimas (1980) se ocupa do redimensionamento da vida por meio da reflexo sobre a morte, o impossvel instante do encontro com o desconhecido. Em Cantares de perda e predileo (1983), tem-se uma doda reflexo sobre o sentimento ambguo e contraditrio da paixo, vista sobre vis do amlgama entre o dio e o amor, numa perspectiva de um ser que sabe-se - pelo desejo inteiro presa do outro ser. Em Poemas malditos gozosos e devotos (1984), a poeta dialoga com um Deus de quem ela desconfia, pois este Deus bebe na crueldade. O Deus do Novo Testamento, que manda seu filho padecer de todo o sofrimento sobre-humano. Em Sobre a tua grande face (1986) h a tentativa da nomeao de Deus. O Desejado, Cara Escura, Sem Nome4, estes so alguns de seus nomes. Nestes poemas, h a busca da dimenso humana, da pequenez do homem diante do possvel contato com a divindade, e sua incapacidade de nomear o absoluto e, num movimento contrrio, a elevao do humano em direo ao divino, que se realiza enquanto corprea fantasia do humano. Na primeira parte de Amavisse (1989), a poeta se v diante da conscincia da existncia do outro, objeto de adorao, de amor e de estranheza, e a tentativa de comungar com essa estranheza. O ttulo do livro, em latim ter um dia amado, remete nostalgia,

Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicao

ISSN 1981-9943

Blumenau, v. 3, n. 2, p. 185-202, mai./ago. 2009 190

rememorao de um estado passional, fixado no tempo como matria de vida e reconhecimento. Na segunda parte do livro, Via espessa, aparece a figura do louco, como um duplo da poeta. Na terceira parte, Via vazia, tem-se novamente as imprecaes a uma divindade cruel. Neste livro, a principal reflexo sobre a relao do homem com a passagem do tempo, e sobre como se d a conscincia humana do real. Em Alcolicas (1990) tem-se a celebrao da vida, a busca de sua dignificao e sentido. O escorrer do tempo (metaforizado na bebida, no lquido) como possibilidade para a transformao do homem na busca do entendimento de sua vivncia no mundo. Em Da noite e Do desejo (partes inditas publicadas no livro Do desejo, 1992),5 tem-se o itinerrio da busca de entender e nomear a intensidade do desejo, em seu vis fsico e metafsico. A epgrafe do livro diz: Quem s? Perguntei ao desejo. / Respondeu: lava. Depois p. Depois nada. (HILST, 2004, p.16). Em Cantares do sem nome e de partidas (1995), a nostalgia do amor sonhado toma a cena dramtica dos poemas, que refletem a potncia deste recordar como ato criador de uma realidade potica, na qual realidade e sonho se mesclam na apresentao ficcional do momento das perdas, das partidas e da dissolvncia do sujeito na intensidade do instante. H, na poesia de Hilda Hilst, duas linhas de fora simblicas que geram o que se chama, nos passos, de uma economia simblica do contrassenso. A primeira a pergunta metalingustica, que coloca em xeque o prprio real potico. A segunda nomeao o que Max Mller (apud Eliade, p.16), fala sobre os mitos, chamando-os de doena da linguagem - o que era nome (nomem) passa a ser uma divindade (numem). Cita:
Graas s descobertas feitas em todos os sectores do orientalismo na primeira metade do sculo XIX, graas tambm constituio da filologia indo-europia e da lingstica comparada, a Histria da Religies atinge o seu verdadeiro impulso com Max Mller (1823-1900). O seu Essay on Comparative Mythology, que data de 1856, abre uma longa srie de estudos do prprio Max Mller e dos partidrios da sua teoria. Max Mller explica a criao dos mitos pelos fenmenos naturais, sobretudo as epifanias do sol, e o nascimento dos deuses por uma <doena da linguagem>: o que, originalmente, no passava de um nome, nomem, torna-se numa divinvidade, numem.

Aplicando-se esta ideia poesia hilstiana, o que se percebe que a autora tateia nomes, inventa-os, os refaz, seja no intuito renomear o sentido dos interditos deus, morte etc. seja no interior de um nico verso, de uma nica cadeia significativa, quando Hilst prolifera palavras, metforas, criando vrias camadas conceituais num mesmo poema.

Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicao

ISSN 1981-9943

Blumenau, v. 3, n. 2, p. 185-202, mai./ago. 2009 191

A reflexo sobre os poemas de Hilst permite formular a hiptese de que a autora investe na experincia esttica da desagregao, da disperso, do descentramento significativo, da reformulao, reinvestindo a representao, por meio da linguagem potica, de seu carter de sntese fugaz, pois que feita, a poesia, num tempo que por si mesmo se perde e se desagrega. A esta impossibilidade de reter o fluxo do tempo (de fixar sentidos experincia), Hilst propaga ncleos discursivos, que entram em contnua troca simblica. Estes ncleos, no entanto, encenam a impossibilidade de permanncia do sentido, pois a cena potica entendida como um evento fugaz que fotografa um instante, mas que se sabe (para alm deste instante) irrecupervel, perdida, neste sentido, morta de sentido. Refazer o caminho deste sentido, primeiro (original), j estar em contato com outra coisa que no o que foi. A reflexo sobre o tempo o lugar de origem sob o qual a leitura dos livros de poesia de Hilst se ampara. No limite, Hilst repensa como as experincias se do no tempo. E como esse mesmo tempo, metfora da transitoriedade da experincia e da prpria existncia, contraditoriamente, est fora do tempo (utopia humana do deus, do alm morte, da eternidade) porque o homem cria fices para fugir da ideia da conscincia de sua impermanncia. Aqui h um n sobre o qual Hilst se debrua. Ao pensar os interditos a figurao de Deus, da morte, do gozo as fices humanas, a escritora procede a uma desmontagem simblico conceitual, toma os preconceitos, as histrias, narrativas, as mitologias do divino, para se autobatizar enquanto mito da sua prpria poesia. Num movimento paradoxal, Hilst cria sua poesia da runa do simblico, rebatiza a morte, por meio da linguagem potica, ao mesmo tempo relativiza este mesmo real potico quando pergunta: Se eu disser que vi um pssaro sobre o teu sexo, deverias crer? (HILST, 1992, p. 20).

5 REMATE SEM N

Desde o incio de sua carreira, a linguagem potica de Hilst foi se construindo a partir de um intenso dilogo com a tradio literria. Com o passar dos anos, aos poucos, sua dico potica revigora o passado, seja pela derriso, seja pela reinsero de formas e temas da tradio em vozes dissonantes que se mesclam nos poemas. Hilst tem conscincia de que o poeta uma persona, uma mscara que atua no poema.6 Por isso, mesmo quando usa formas poticas, metforas e temas j visitados pela tradio, a escritora d indcios de que esses recursos so utilizados para criar uma empatia, um pacto de confidncia com o leitor.

Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicao

ISSN 1981-9943

Blumenau, v. 3, n. 2, p. 185-202, mai./ago. 2009 192

Esse jogo cnico, que aparece na poesia hilstiana, existe h sculos. E sabe-se que ele foi usado conscientemente por muitos poetas. Tome-se, como exemplo, a lrica trovadoresca. Um texto de Angelica Rieger (1983, p.241) diz:
Le pote est le crateur de la domna aime et de lamant courtois figurant dans sa canso. On nexclura point le cas o il est galement lamant de la femme relle, possibble au niveau du vcu, mais sans intrt dans le cadre de lanalyse textuelle. Cette femme destinataire du pome, inspiratrice et/ou mcne du pote, na quune relation purement potique avec lamant courtois, protagoniste de la canso. (...). Lidentification (voulue par le troubadour) du pote avec lamant courtois et de la femme avec la domna aime se situe donc hors du texte, au niveau de le connivence de lauditoire qui, par consquent, joue un rle primordial dans la lyrique troubadouresque.

O movimento de uma leitura horizontal, cronolgica, da obra potica de Hilst demonstra como ela mantm um intenso dilogo, muitas vezes pardico e irnico, com a tradio. A esse movimento, oponho um outro, agora vertical, de intensidade e aprofundamento da dico potica, que pode ser percebido quando se l a poesia que Hilst produziu depois de 1974. Nessa poesia, percebe-se que a linguagem potica de Hilst, muitas vezes, entra em embate com a tradio, principalmente no que diz respeito dico elevada de sua poesia, busca do sublime, que marcou sua poesia primeira, como afirma Eliane Robert Morais (1999, p.114).

6 DO TRNSITO DO TEMPO NA POESIA DE HILST As marcas temporais podem indicar o lugar discursivo em que o sujeito aparece, como um evento, lugar em que se abre uma fenda na qual se instaura a voz do poeta. Deste lugar discursivo que o sujeito revela sua apreenso do mundo, expondo-se ao tempo da linguagem a partir da figurao, da encenao dos afetos (emoes, sentimentos, sensaes). Ao pensar a figurao do tempo e outras figuraes, descreve-se possveis categorias para a anlise da poesia hilstiana. Nesta, a experimentao do tempo o lento caminhar para a morte, a luta contra a permanncia do Nada (a agonia) e o descontrole do corpo tomado pela pequena morte em vida (o gozo) - assume o estatuto paradoxal de uma sensualidade quase sexual de se estar vivo, indissoluvelmente ligada conscincia de se saber morrendo em vida. Na fuso entre a representao esttica do tempo da dilatao (longo e moroso da existncia) e do tempo da fugacidade (a pequena morte, o gozo), Hilst interpe seu texto potico como uma ramificao de questes derivadas destas experincias do(s) tempo(s). Para pensar a perda, a despedida, o amor, o desejo, a vida e a morte, as figuraes da divindade, Hilst organiza sua experincia esttica em torno da questo do(s) tempo(s).
Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicao ISSN 1981-9943 Blumenau, v. 3, n. 2, p. 185-202, mai./ago. 2009 193

Por exemplo, quanto criao potica, Hilst declara, em entrevistas, que fazer poesia estar alm da emoo, desprender-se dela para contempl-la e, portanto, atribuir-lhe novos sentidos e significados, muitas vezes, inaparentes. Estar alm de alguma forma recordar, relembrar, atribuir um sentido posterior a algo j vivenciado ou pensado. A, o lapso temporal imprescindvel criao. Ver retrospectivamente um modo de decantar as emoes. Por isso, a autora declara:
Estou persuadida que o amor a nica coisa a viver. Minha infraestrutura totalmente amorosa. Gostaria sempre de viver na paixo. Pode nos custar anos de vida, esse viver somente em funo da paixo. Como uma corda que tende a se romper. Penso que apenas essa tenso, a paixo, justifica o tempo que a gente passa a viver, e daria anos de minha vida para no conhecer este estado. Por isso escrevo, porque penso que a poesia precisamente o contrrio: escapar da emoo, fazer com que a emoo se desprenda da emoo cotidiana. A poesia um estar alm da emoo. uma maneira de disciplinar o dizer amoroso (apud PISA, 1972, p.341).

Este movimento de distanciamento elabora um quadro mais geral das sensaes, o que permite, ao criador disciplinar, representar o mundo. O processo de compreenso se d neste trnsito paradoxal entre o estar e o no estar imerso na experincia, quando se transita no tempo. A criao artstica requer, do poeta, este estado de impermanncia do sujeito/eu, que pode ser nomeado subjetividade em trnsito. Existir estar perplexo, saborear estes nadas cotidianos at que se encontre a morte. Pensar a morte, represent-la, sofrer a cotidiana experincia da finitude das coisas, dos sentimentos e do prprio ser humano. Existir tomar conscincia do tempo, da perecibilidade do corpo. Viver o transitrio da vida com intensidade, seja na agonia da morte ou na fugacidade do gozo, estar num estado passional diante da prpria existncia. Ao descobrir paixo/sofrimento em ns mesmos, pode-se contemplar tudo o que vivo com uma comovida compaixo.
Na poesia, na obra de arte, h uma terra de ningum, cantos obscuros que para serem iluminados necessitam de sensibilidades antenadas nossa. (...) Sinto que em tudo h necessidade de um estado de paixo, de embriaguez da vontade. E a gente s consegue alguma coisa vigorosa, verdadeira, viva, num estado assim. Porque somente a ento fazemos nosso caminho dentro do outro e sofremos o percurso alheio, por pura intuio mgica. (...) bem verdade que o escritor est sempre falando de si mesmo, porque somente atravs de ns mesmos que podemos nos aproximar dos outros. Nos desnudando procuramos fazer com que os outros se incorporem ao nosso espao de seduo. Estendemos as teias e desejamos que o outro faa parte delas, no para devor-lo mas para que sinta perplexidade e faa a pergunta, para que tome conhecimento da possvel qualidade do nosso fio-seduo, caminhe conosco num veculo que pode ser afetivo-odioso (GONALVES, 1973).

Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicao

ISSN 1981-9943

Blumenau, v. 3, n. 2, p. 185-202, mai./ago. 2009 194

Este descentrar-se para chegar a si mesmo, este largar-se ao lu para alcanar situaes limite, extremas, um dos centros conceituais sob os quais gira a obra potica hilstiana. Assim, percorrido nosso caminho dentro do outro, fazendo com ele o seu percurso, sofrendo com ele, por pura compaixo. Isto remete seguinte ideia de Bakthin sobre a criao artstica:
A atividade esttica propriamente dita comea justamente quando estamos de volta a ns mesmos, quando estamos no nosso prprio lugar, fora da pessoa que sofre, quando damos forma e acabamento ao material recolhido mediante a nossa identificao com o outro, quando o completamos com o que transcendente conscincia que a pessoa que sofre tem do mundo das coisas, um mundo que desde ento se dota de uma nova funo, no mais de informao, mas de acabamento (BAKTHIN, 1992, p. 46).

Com o passar dos anos, a poesia hilstiana revisita velhos temas, vestindo-os com novas roupagens. O amor e a paixo, por exemplo, so cada vez mais sentimentos sonhados, faltosos, brotando da no realizao. So, aos poucos, transformados em gestos que ficaram na memria, uma reapresentao da paixo vivida, do amor supostamente conquistado. A, tem-se um distanciamento do sujeito, no mais de si, porque ele se interioriza, mas do objeto que proporciona o desejo. A representao, neste sentido, toda lembrana, toda recordao. quase como um acordo mtuo: eu volto a ti, sentimento, para que sejas memria viva, rediviva e, assim, fique cristalizado na mente do outro (o leitor) por meio das imagens que construo com palavras. Sobre esta espcie de xtase diante do objeto (que pode ser o outro ou a prpria projeo do eu), da necessidade do descentramento de si mesmo para mergulhar na vida interior, atingindo o ipse (si mesmo/a, em latim), Georges Bataille (1992, p. 137) diz:
Je dirai ceci dobscur: lobjet dans lexprience est dabord la projection dune perte de soi dramatique. Cest limage du sujet. Le sujet tente dabord daller son semblable. Mais entr dans lexprience intrieure, il est en qute dun objet comme il est lui-mme, rduit lintriorit. De plus, le sujet dont lexprience est en ellemme et ds le dbut dramatique (est perte de soi) a besoin dobjectiver ce caractre dramatique. La situation de lobjet que cherce lesprit a besoin dobjectiver ce caractre dramatique. La situation de lobjet que cherche lesprit a besoin dtre objectivement dramatise. A partir de la flicit des mouvements, il est possible de fixer un point vertigineux cens intrieurement contenir ce que le monde recle de dchir, lincessant glissement de tout au nant. Si lon veut, le temps.

Ao pensar no distanciamento do sujeito de si (subjetividade que se move, caindo no tempo) e no distanciamento do sujeito do objeto que lhe proporciona o desejo (descentramento do sujeito de si mesmo para mergulhar em sua vida interior), tem-se alguns elementos para descrever como se d a representao esttica da experincia do tempo na poesia de Hilda Hilst.
Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicao ISSN 1981-9943 Blumenau, v. 3, n. 2, p. 185-202, mai./ago. 2009 195

7 FENDAS DOS TEMPOS Embora se possa falar de temas recorrentes sobre os quais Hilst se debrua em seus poemas, h um ponto de tenso que atrai e, ao mesmo tempo, impossibilita um remate final que fornea um retrato acabado desses mesmos temas. Isto acontece porque os temas, embora sejam o centro gravitacional dos livros, dispersam-se, multiplicam-se, amalgamam-se uns aos outros, ao longo dos livros. Por isso, o mais correto seria falar em ncleos ou feixes temticos. Hilst no s tece logicamente o texto potico, mas, num aparente contrassenso, ao mesmo tempo o esgara. Muitas vezes, a poeta corta, desvia, ou desoperacionaliza o discurso potico com perguntas que explicitam a discusso exposta sobre a irrealidade do poema, ou do que a linguagem potica/metafrica cria. Ou seja, num mesmo movimento discursivo, Hilst d o direito e o avesso de seu texto, sua camada aparente (de poder encantatrio, de beleza da palavra potica), mas tambm expe a sua ineficcia lgica, sua inverossimilhana explcita. Esse dado refora a ideia de que Hilst figura uma cena dramtica em sua poesia. E nela coloca um excedente simblico fora de cena (obsceno), pela necessidade de alargamento do gesto potico. Este transbordamento significativo posto em primeiro plano da cena para desautorizar a verossimilhana dos prprios poemas. Assim, o poema torna-se uma figurao em alta tenso, um curto-circuito, o que alarga os sentidos ao mesmo tempo em que os arruna. Alguns livros de poesia de Hilst caminham para este lugar discursivo do trnsito vertiginoso do processo de significao. Neles, o poema o lugar discursivo no qual encenam-se, figuram-se as experincias reais ou potenciais. Este lugar de tensionamento conceitual tem a reflexo sobre o tempo como elemento fundamental, primordial, que impossibilita o remate final, o assentamento da significao. Sendo o centro gerador dos contrastes significativos, o tempo o personagem principal da poesia hilstiana escrita entre 1974 e 1995. lugar de passagem, de trnsito. um estar sempre entre. Esse dado determina uma dinmica das trocas simblicas que se figura ou se atualiza como momento mpar de tenso representacional. Antes de pensar em temas da potica hilstiana, o tempo o centro ou amarra conceitual que liga os temas entre si, formando, desse modo, uma tela, um quadro com paisagem de fundo. Os temas, quase sempre, estaro vinculados, subordinados reflexo sobre o tempo, que projeta o poema sobre uma superfcie com profundidade, e sobre essa superfcie que os grandes temas da poesia de Hilst so encenados.

Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicao

ISSN 1981-9943

Blumenau, v. 3, n. 2, p. 185-202, mai./ago. 2009 196

Assim, sob argumento do tempo, Hilst desenvolve toda a temtica recorrente em sua poesia: a carncia, a melancolia, o medo, a falta, a saudade, a despedida, o rompimento; at a visita figurao de experincias mais amplas, tais como os afetos (amor, paixo, desejo, gozo, dio), as relaes entre vida/morte e humano/divino - profano/sagrado. Hilst investe a palavra potica de um estatuto de fuga, divergncia do lugar comum da lngua ordinria, mas tambm dos lugares comuns da histria da tradio potica literria. O dado importante que ela faz isto de dentro, pois investe de outros muitos atributos os lugares comuns da tradio lrica. Assim, seu texto potico feito um pouco de construo, um pouco de runa. O que marca, alm de seu carter paradoxal, uma passagem do contnuo ao descontnuo discursivo, seja da lngua, seja da tradio potica. O desvio, criado por Hilst, no s um desvio da linguagem, mas um desvio de si mesmo, um distanciamento do criador de si mesmo enquanto ser que se cria, enquanto outo eu, neste trnsito da escrita.
Para compreender, o homem deve estar a uma certa distncia, sofrer e no sofrer. Os temas que me interessam? O tempo, o existir, o corpo... a morte, o desejo de transcendncia, um delrio vivo diante da vida, a solido, a aspereza dos contatos, a perplexidade diante do existir. Minha alienao no sofrida, ela provocada a fim de executar a tarefa prescrita por San Juan de la Cruz: entremos mas adentro en la espessura (BONJUGA, 1972).

Discorrer sobre o tempo tambm falar sobre a experincia da dissolvncia do corpo. A obsesso pelo tempo, na obra de Hilst, ndice de uma revolta e de uma figurao (FARIA, 1988).7 Revolta contra a perecibilidade do corpo e fingimento teatral de figurar nesta revolta um certo ar de superioridade, de uma fingida resignao diante da conscincia de no se estar grudado ao tempo. Para exemplificar, cita-se o primeiro poema de tua frente. Em vaidade, ltima parte do livro Da morte. Odes mnimas, em que a poeta escreve:
E se eu ficasse eterna? Demonstrvel Axioma de pedra? (HILST, 2003, p.79).

Nesses versos, percebe-se a visada racionalizante da poesia hilstiana, seja pelo vis metalingustico mais aparente do texto, pelo refinado senso de humor, ou pela ironia custica que se refere ao entendimento do real potico como uma construo ficcional, que seria mais verdadeira que o prprio real medida que potencializa, pela exatido e encantamento da palavra, a encenao dramtica do prprio real potico.
Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicao ISSN 1981-9943 Blumenau, v. 3, n. 2, p. 185-202, mai./ago. 2009 197

A temporalizao, a conscincia da passagem do tempo, refletida no texto-tecidopoema, justamente o que assenta a reflexo feita neste estudo. A figurao dramtica do tempo passando pelo corpo, pelo discurso potico, que sustenta a leitura, sendo o centro gerador e aglutinador dos questionamentos colocados pela escritora em seus livros de poesia. No limite, a prpria linguagem, neste estudo, entendida como figurao do real, como fonte que gera fico. Uma das funes do potico justamente essa, no supor que a linguagem corresponda realidade, sabendo que cada palavra pode ser entendida como uma criao esttica. Borges (1980, p. 121) escreve:
Em alemo, o vocbulo lua masculino. Assim foi possvel a Nietzsche dizer que a lua um monge que contempla invejosamente a terra ou um gato (Kater) que pisa um cho de estrelas. Os gneros gramaticais tambm influem na poesia. Dizer lua ou dizer espelho do tempo so dois fatos estticos. Mas a metfora uma obra de segundo grau, pois espelho do tempo compe-se de duas unidades, enquanto a palavra lua talvez nos revele ainda mais eficazmente o conceito de lua. Cada palavra uma obra potica. [...] J o fato de haver uma palavra para designar o silncio parece-me uma criao esttica.

Justamente a, nesta suspenso da descrena, que se faz a f potica, segundo Coleridge (p.27), tem-se, assim, uma outra verossimilhana possvel, baseada numa figurao movente do real. O tempo, por sua vez, um conceito no qual esta instabilidade da representao do real pode estar presente.

NOTAS DE FIM
1

Na verdade, Hilst no deixa de escrever poesia entre estes anos. Ela escreve poemas, mas no publica um livro de poesia. Alguns dos poemas de Jbilo memria noviciado da paixo (1974) foram escritos em 1969. Ver: HILST (1970, p. 187). Expresso usada por Hilst. Hilda Hilst fica 7 anos sem publicar um livro de poesia, de 1967 at 1974. MIRANDA (2003, p.126) faz a seguinte anotao: J em Sobre a tua grande face, de 1986, a escrita de Hilst formaliza a presena da opacidade. O Sem Nome, enquanto nome prprio, antes mencionado em Qads como o sem-nome, situa-se no eixo desse livro de poesia. Grifo do autor. Livro no qual se encontram 20 poemas inditos, e Amavisse, Alcolicas e Sobre a tua grande face, livros de poesia de Hilst j publicados anteriormente. Sobre as possibilidades de retomar uma dico elevada para a poesia brasileira, depois do modernismo, Alcir Pcora (in: HILST, 2007, p.7) afirma que a poesia de Hilst investe em duas estratgias: uma a da poesia rfica, com matriz em Rilke; a outra [...] uma espcie de cantar antiga, um gosto de antigualhas que est perfeitamente ntido, por exemplo, em Roteiro do silncio, de 1959, e em Trovas de muito amor para um amado senhor, de 1960. Neles, a persona lrica finge ser a amiga medieval ou a pastora quinhentista, edificando cenrios longinquamente amenos, vises mentais da tradio, que, entretanto, ecoam dissonantes. [...] no raro, a ironia se solta, quase desabrida, e contamina a imaginao do amor, que se queria delicada

2 3 4

Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicao

ISSN 1981-9943

Blumenau, v. 3, n. 2, p. 185-202, mai./ago. 2009 198

e branda. A persona lrica pe-se, ento, do outro lado da fronteira que abriga as moas donzelas e a vida burqguesa do amigo, com seus filhos lindos e sua mulher, legtima e acinturada. In: PCORA, Alcir. Nota do organizador. Grifo dos autores.
7

Figuratio, onis, subs. f. II Sentido figurado: imaginao, fantasia. Figuro, -as, -are, -avi, -atum, v. tr. I II Sentido figurado: conceder, imaginar, figurar, empregar figuras.

REFERNCIAS ARAS, Vilma; WALDMAN, Berta. Hilda Hilst - o excesso em dois registros. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 1989. BATAILLE, Georges. Lexperience intrieure. Paris: Gallimard, 1992. BORGES, Jorge Luis. Sete noites. So Paulo: Max Limonad, 1980. COELHO, Nelly Novaes. Da poesia. Hilda Hilst. Cadernos de Literatura Brasileira, So Paulo, n. 8, out. 1999. pp. 66-79. COLI, Jorge. Meditao em imagens. Folha de S. Paulo, So Paulo, 14 jun. 1996. ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano: a essncia das religies. Lisboa: Livros do Brasil, s/d. FARIA, Ernesto. Dicionrio escolar latino- portugus. Rio de Janeiro: FAE, 1988. GONALVES, Delmiro. O sofrido caminho da criao artstica, segundo Hilda Hilst. O Estado de S. Paulo. So Paulo, 3 ago. 1973. HILST, Hilda. Alcolicas. So Paulo: Maison des vins, 1990. HILST, Hilda. Amavisse. So Paulo: Massao Ohno, 1989. HILST, Hilda. Cantares de perda e predileo. So Paulo: Massao Ohno / M. Lydia Pires e Albuquerque, 1983. HILST, Hilda. Cantares do sem nome e de partidas. So Paulo: Massao Ohno, 1995. HILST, Hilda. Da morte. Odes mnimas. So Paulo: Massao Ohno/Roswitha Kempf, 1980. HILST, Hilda. Do desejo. Campinas: Pontes, 1992. HILST, Hilda. Jbilo, memria, noviciado da paixo. So Paulo: Massao Ohno, 1974. HILST, Hilda. Poemas malditos, gozosos e devotos. So Paulo: Massao Ohno/Ismael Guarnelli, 1984. HILST, Hilda. Poesia (1959/1979). So Paulo: Quron/INL, 1980.

Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicao

ISSN 1981-9943

Blumenau, v. 3, n. 2, p. 185-202, mai./ago. 2009 199

HILST, Hilda. Sobre a tua grande face. So Paulo: Massao Ohno, 1986. MIRANDA, Sueli de Melo. Frente ruivez da vida (letra e transmisso na poesia de Hilda Hilst). Dissertao de Mestrado (Letras, Estudos Literrios). Minas Gerais, UFMG, 2003. PCORA, Alcir. Nota do organizador. In: HILST, Hilda. Exerccios. 1a ed. So Paulo: Globo, 2002. pp. 7-8. PCORA, Alcir. O corpo do texto. Disponvel em: http://www.oficinainforma.com.br/semana /leituras-20020413/03.htm>. Acesso em: 28 set. 2003. PEDROSO, Braulio. Hilda Hilst e a potica. O Estado de So Paulo, So Paulo, 5 ago. 1961. RIBEIRO, Leo Gilson. Os versos de Hilda Hilst, integrando a nossa realidade. Jornal da Tarde, So Paulo, 14 fev. 1981. RIEGER, Angelica. La dialectique du rel et du potique chez les trobadours. Les quatre protagonistes de la finamors. In: Revue de langue romanes. Montpellier, Universit Paul Valry, tome LXXXVII, 1983. pp. 241-257.

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA BATAILLE, Georges. A parte maldita. Rio de Janeiro: Imago, 1975. BOJUNGA, Cludio. Quatro conversas com o mistrio Hilda Hilst. Jornal da Tarde. So Paulo, 24 jun. 1972. GRAIEB, Carlos. Hilda Hilst expe roteiro do amor sonhado. O Estado de So Paulo, So Paulo, 14 ago. 1995. HOUAISS, Antnio. Dicionrio eletrnico Houaiss de lngua portuguesa. Instituto Antnio Houaiss, 2005. KASSAB, lvaro L. A poesia a hora dos trombones. Dirio do Povo, Campinas, 18 fev. 1990. MAUSS, Marcel. Essai su le don forme et raison de lchange dans les socits archaques. Sociologie et antropologie, quatrime dition, Paris: Presses Universitaires de France, 1968. pp. 143-227. MORAES, Eliane Robert. A prosa degenerada. Folha de So Paulo, So Paulo, 10 maio 2003. MORAES, Eliane Robert. Da medida estilhaada. In: INSTITUTO Moreira Salles. HILDA HILST. Cadernos de Literatura Brasileira. So Paulo, n. 8, out. 1999. pp. 114-126.

Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicao

ISSN 1981-9943

Blumenau, v. 3, n. 2, p. 185-202, mai./ago. 2009 200

ANEXOS

Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicao

ISSN 1981-9943

Blumenau, v. 3, n. 2, p. 185-202, mai./ago. 2009 201

CONTENTE DE SEU CORPO Hilda Hilst fiz 2 poemas a dionsio ele no veio. estou muito triste porque acho que no justo que algum, no caso dionsio, no aproveite o que eu estou sentindo agora. ser que os guias no querem que eu tenha a alegria do corpo? 1 1/2 da manh e pena que o corpo que o corpo corpo corpo corpo e ningum para aproveitar

Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicao

ISSN 1981-9943

Blumenau, v. 3, n. 2, p. 185-202, mai./ago. 2009 202

Das könnte Ihnen auch gefallen