Sie sind auf Seite 1von 10

Centro Cultural de Viana do Castelo

Jorge Nunes da Silvaa, Joo Maria Sobreiraa , Ana Silvab, Valeriy Shanginb
a

Engenheiro Civil, Scio-Gerente do GOP- Gabinete do Organizao e Projectos, Lda Engenheiro(a) Civil, Projectista do GOP- Gabinete do Organizao e Projectos, Lda

Resumo. O presente trabalho descreve a soluo estrutural do Pavilho Multiusos de Viana do Castelo da autoria do Arq. Souto Moura. Esta exposio feita atravs da referncia s solues adoptadas, com apresentao de alguns desenhos de projecto.

1.

Consideraes Gerais

O centro cultural de Viana do Castelo um projecto da autoria do Arq. Eduardo Souto Moura e encontra-se inserido num espao privilegiado da marginal da foz do Lima, em torno de um eixo que se afirma como a nova centralidade cultural do Minho. Este projecto, com um fim multiusos destina-se a ser a sede de eventos Culturais, musicais, desportivos e de lazer. Este edifcio constitudo por trs pisos e tem uma rea de implantao de cerca de 3.800 m2. No piso -1 est inserido o recinto de jogo e o acesso s bancadas laterais. O piso 0 destaca-se pela utilizao de vos envidraados, que garantem a transparncia entre a cidade, o rio e o interior do prprio edifcio. Por ltimo, no Piso 1, encontram-se as cabines cnicas e os espaos administrativos. Este piso prolonga-se para o exterior constituindo uma plataforma perifrica onde esto dispostos os equipamentos mecnicos e o posto de seccionamento.

Fig. 1: Aspecto exterior do Edifcio.

A grande particularidade do edifcio o apoio do conjunto da cobertura e primeiro piso em apenas quatro pontos. Estes apoios so materializados por troos de paredes em estrutura mista situadas nos quatro vrtices do rectngulo com dimenses de 70 por 54 metros.

I Congresso Luso-Africano de Construo Metlica Sustentvel, Luanda, Angola

2. Fundaes
Dadas as caractersticas dos solos superiores e a concentrao de cargas da soluo estrutural a transferncia destas para os solos s poderia realizar-se a profundidades significativas (entre 25 e 10 m). Por outro lado, as escavaes necessrias eram mais profundas do que o nvel fretico e importava resolver a viabilidade destas, tendo em ateno a alta permeabilidade dos solos. Acresce s dificuldades anteriores a presena de grandes blocos de pedra, errticos, que impedem a concretizao, com sucesso, de solues com paredes moldadas e poderiam obrigar interrupo de solues de estacas correntes. Assim optou-se por fundaes custa do reforo das camadas superiores com colunas de Jet-Grouting ligadas rocha com microestacas que tem um desempenho fundamental dado o seu comportamento traco, necessrio para resolver os problemas de impulso das guas. Note-se na Figura 2 a malha de microestacas no centro do terreno. Para os problemas colocados pela presena de gua durante as escavaes optou-se pela realizao de uma cortina de colunas de Jet-Grout armadas, perifricas e encastradas no complexo grantico inferior (ver Figura 3).

Fig. 2: Fundao do edifcio

Fig. 3: Conteno Perifrica

I Congresso Luso-Africano de Construo Metlica Sustentvel, Luanda, Angola

3. Base do edifcio. Bancadas e Galerias Perifricas


A laje trrea macia de beto armado com 0.50 m de espessura na zona central apoiada numa malha de microestacas convenientemente espaada. A zona perimetral da laje apresenta 0.80 metros de espessura. A cave fundada a diferentes cotas. No permetro exterior, encontra-se uma galeria com 1,5 metros de largura, evidenciado na Figura 4, a cota rebaixada de modo a servir a funo de galeria tcnica. No permetro interior junto s paredes exteriores o pavimento tem 0.50 metros de enchimento, de forma a permitir que as instalaes de saneamento pudessem estar sobre a laje evitando assim que esta tenha que ser furada.

a) Galeria tcnica na periferia do b) Execuo da estrutura do nvel enterrado. edifcio. Fig. 4: Elementos do Piso enterrado.

Ao nvel do Rs-do-cho o edifcio constitudo de lajes em beto armado apoiadas em paredes do mesmo material e dimensionado pelo mtodo das linhas de rotura com verificaes pontuais das deformaes pelo mtodo dos deslocamentos. Estas lajes tm espessuras de 0.30m. Todas as paredes exteriores so de beto armado assim como as paredes interiores necessrias ao bom comportamento do edifcio em todas as direces assim como ao apoio das lajes. As suas espessuras variam entre 0.20 e 0.30 m. As lajes das bancadas tm 0,16 metros de espessura e tm a configurao, em corte, das mesmas. Estas lajes encontram-se apoiadas em vigas de beto espaadas de 5 metros (ver Figura 5).

Fig. 5: Bancadas do Pavilho.

I Congresso Luso-Africano de Construo Metlica Sustentvel, Luanda, Angola

4. Primeiro Piso e Cobertura


A cobertura e a laje de primeiro piso funcionam, no essencial, baseadas numa moldura perifrica constituda de vigas metlicas revestidas com 0.10 metros de beto, que constituem as paredes exteriores do edifcio no primeiro piso, apoiadas nas quatro paredes situadas nos vrtices. Os vos destas vigas so, respectivamente, 63 e 43.3 metros, longitudinal e transversal, e as suas alturas so de 5 metros (ver Figura 6). As lajes do primeiro piso alinham com o bordo inferior das vigas referidas no ponto anterior. Ao longo dos alinhamentos longitudinais as lajes constituem uma consola para o interior da viga (galeria) com cerca de 3.7 metros e uma pala para o exterior, o que implicou a realizao de uma viga metlica exterior de modo a haver um binrio resistente para os momentos resultantes das aces verticais descompensadas. A viga metlica serve de apoio s tubagens exteriores e convenientemente contraventada atravs de perfis diagonais e de uma viga deitada no topo superior, de modo a funcionar em conjunto com a viga principal, limitando os deslocamentos transversais (ver Figura 7). As lajes dos topos transversais apresentam maior expresso e so apoiadas nos alinhamentos de parede transversais interiores e nas vigas principais. A cobertura constituda vigas trliadas apoiadas no contorno do edifcio (ver Figura 8). A drenagem desta cobertura ser resolvida com um esquema a quatro guas colocando estas trelias com uma curvatura tal (contra-flecha) que depois de deformadas ainda se apresentem com a sua parte central a cota superior da periferia, permitindo o escoamento das guas para os bordos laterais. A estabilidade horizontal global assegurada pelas paredes principais e pelas paredes em beto armado dos alinhamentos transversais e demais compartimentaes previstas no projecto de arquitectura. Face s dimenses dos vos a vencer pelas vigas principais houve a preocupao em limitar o peso das lajes optando-se pela utilizao de pavimentos constitudos por vigas mistas ao/beto, com funcionamento unidireccional.

Fig. 6: Paredes de Beto armado

I Congresso Luso-Africano de Construo Metlica Sustentvel, Luanda, Angola

a) Perspectiva do vo vencido pela Laje.

b) Alado. Fig. 7: Laje Mista de Ao - Beto

Fig. 8: Aspecto interior do edifcio

5. Mtodos de Clculo
As lajes de beto armado foram calculadas pelo mtodo de rotura do Prof. Johansen. No que diz respeito ao Punoamento o mtodo utilizado o proposto por J. A. Sobreira. Verificaram-se, alm dos Estados Limites ltimos, os Estados Limites de Utilizao, correspondentes formao de fendas e deformao. Na sequncia dos clculos foram utilizados programas de clculo automtico de estruturas e de beto armado usualmente utilizados em computadores, tais como o ROBOT para modelao tridimensional da estrutura metlica. Todas as verificaes foram elaboradas de acordo com as teorias da Resistncia dos Materiais e de Estruturas, obedecendo s prescries regulamentares Portuguesas e Europeias em vigor.

I Congresso Luso-Africano de Construo Metlica Sustentvel, Luanda, Angola

Fig. 9: Modelo de clculo e deformada da estrutura metlica

Fig. 10: Deformada do vo em consola

I Congresso Luso-Africano de Construo Metlica Sustentvel, Luanda, Angola

6. Desenhos

Fig. 11: Planta das Fundaes

Fig. 12: Pormenores das ancoragens

I Congresso Luso-Africano de Construo Metlica Sustentvel, Luanda, Angola

Fig. 13: Conteno Perifrica e fundao dos apoios.

Fig. 14: Apoios do Piso 1 e Cobertura

I Congresso Luso-Africano de Construo Metlica Sustentvel, Luanda, Angola

Fig. 15: Cortes longitudinais do volume Elevado

10

I Congresso Luso-Africano de Construo Metlica Sustentvel, Luanda, Angola

Fig. 16: Corte Transversal do Volume do piso elevado.

Fig. 17: Pormenores dos apoios.

Das könnte Ihnen auch gefallen