Sie sind auf Seite 1von 2

Dobra

Dobra

PANORAMA NACIONAL SOBRE OS BENEFCIOS EVENTUAIS


O Levantamento Nacional sobre os Benefcios Eventuais realizado em outubro de 2009 permitiu obter uma viso panormica da proviso dos Benefcios Eventuais, bem como dos seus avanos e das dificuldades enfrentadas pelos Municpios na sua oferta. Foram coletadas informaes sobre diversos aspectos da regulao e da oferta dos benefcios, tais como: se existe regulao, se esta se encontra em conformidade com as normativas nacionais, como ocorre o financiamento do Municpio e o co-financiamento do Estado, quais os critrios de acesso, entre outros. Participaram do Levantamento Nacional 4.174 Municpios. O panorama obtido evidenciou que necessrio impulsionar o processo de regulamentao dos Benefcios Eventuais, pois, passados quase cinco anos da Resoluo CNAS n 212 e quatro anos do Decreto n 6.307 do Poder Executivo Federal, apenas 1.229 Municpios declararam ter constitudo marco regulatrio adequado aos parmetros nacionais. A compilao e anlise dos dados coletados compem o Caderno de Estudos - Desenvolvimento Social em Debate n 12 - Benefcios Eventuais da Assistncia Social. Esta publicao est disponvel no site do MDS no endereo: http://www.mds.gov.br/gestaodainformacao/biblioteca/cadernos.
Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome Secretaria Nacional de Assistncia Social Departamento de Benefcios Assistenciais SEPN W3 Norte, Quadra 515, Lote 2, Bloco B, 1 Andar, Sala 143 Edifcio mega - Braslia/ DF - Cep: 70770-502 E-mail: beneficioseventuais@mds.gov.br

Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome Secretaria Nacional de Assistncia Social Departamento de Benefcios Assistenciais

BENEFCIOS EVENTUAIS NO

SUAS

Dobra

Dobra

O QUE SO BENEFCIOS EVENTUAIS


So benefcios da Poltica de Assistncia Social, de carter suplementar e provisrio, prestados aos cidados e s famlias em virtude de nascimento, morte, situaes de vulnerabilidade temporria e de calamidade pblica. Os Benefcios Eventuais so assegurados pelo art. 22 da Lei n 8.742, de 07 de dezembro de 1993, Lei Orgnica de Assistncia Social - LOAS, alterada pela Lei n 12.435, de 06 de julho de 2011, e integram organicamente as garantias do Sistema nico de Assistncia Social SUAS.

CONCESSO DOS BENEFCIOS EVENTUAIS


Em conformidade com as alteraes promovidas na LOAS pela Lei n 12.435, de 2011, a concesso e o valor dos Benefcios Eventuais devem ser definidos pelos Municpios, Estados e Distrito Federal, com base em critrios e prazos estabelecidos pelos respectivos Conselhos de Assistncia Social. Para tanto, os Municpios devem estruturar um conjunto de aes, tais como: Regulamentar a prestao dos Benefcios Eventuais; Assegurar, em lei oramentria, os recursos necessrios oferta destes benefcios; Organizar o atendimento aos beneficirios. Os Estados tambm tm como responsabilidade na efetivao desse direito a destinao de recursos financeiros aos Municpios, a ttulo de co-financiamento do custeio dos Benefcios Eventuais. O Conselho Nacional de Assistncia Social - CNAS, por meio da Resoluo n 212, de 19 de outubro de 2006, e a Unio, por intermdio do Decreto n 6.307, de 14 de dezembro de 2007, estabeleceram critrios orientadores para a regulamentao e proviso de Benefcios Eventuais no mbito da Poltica Pblica de Assistncia Social pelos Municpios, Estados e Distrito Federal. A regulamentao fator primordial para a efetiva incorporao desses benefcios ao SUAS, tendo como fundamentao os princpios de cidadania e os direitos humanos. Na perspectiva do SUAS e, tendo como referncia o Protocolo de Gesto Integrada de Servios, Benefcios e Transferncias de Renda (Resoluo CIT n 7, de 10 de setembro de 2009), a prestao dos Benefcios Eventuais deve ocorrer baseada em diagnstico social e planejamento, de forma integrada aos demais servios da assistncia.

REORDENAMENTO DOS BENEFCIOS EVENTUAIS


Os dados obtidos no Levantamento Nacional sobre os Benefcios Eventuais, realizado junto aos Municpios em 2009, indicaram a dificuldade de delimitar o campo da atuao da Assistncia Social no tocante oferta destes benefcios, especialmente pela proviso de itens da Poltica de Sade a ttulo de Benefcios Eventuais, comprovando a existncia de incompreenses da prestao dos Benefcios Eventuais na lgica do SUAS. Neste cenrio, o CNAS, aps criao de Grupo de Trabalho especfico, aprovou a Resoluo n 39, de 09 de dezembro de 2010, que dispe sobre o processo de reordenamento dos Benefcios Eventuais no mbito da Poltica de Assistncia Social em relao Poltica de Sade. Em seu artigo 1, a Resoluo estabelece que no se caracterizam como provises integrantes da Poltica de Assistncia Social itens referentes a rteses e prteses, cadeiras de roda, muletas, culos, medicamentos, pagamento de exames mdicos, apoio financeiro para tratamento de sade fora do Municpio, transporte de doentes, leites e dietas de prescrio especial e fraldas descartveis, devendo estes serem ofertados no mbito da Poltica de Sade. Esta Resoluo prope aos Municpios o reordenamento dos Benefcios Eventuais luz das diretrizes nacionais. Para fins do reordenamento, dever ser estabelecido um processo planejado e articulado entre os rgos gestores e Conselhos de Assistncia Social das trs esferas de governo com as instncias correspondentes da Poltica de Sade, para organizar a concesso dos benefcios a partir da definio de necessidades, estratgias, atividades e prazos. Durante este processo, Sade e Assistncia Social devero firmar entendimento para garantir a continuidade da oferta dos itens da Poltica de Sade prestados a ttulo de Benefcios Eventuais.

MODALIDADES DE BENEFCIOS EVENTUAIS


Na LOAS, esto previstas quatro modalidades de Benefcios Eventuais: Natalidade, para atender preferencialmente: Necessidades do beb que vai nascer; Apoio me nos casos em que o beb nasce morto ou morre logo aps o nascimento; Apoio famlia no caso de morte da me. Funeral, para atender preferencialmente: Despesas de urna funerria, velrio e sepultamento; Necessidades urgentes da famlia advindas da morte de um de seus provedores ou membros; Ressarcimento, no caso da ausncia do Benefcio Eventual no momento necessrio. Vulnerabilidade Temporria, para o enfrentamento de situaes de riscos, perdas e danos integridade da pessoa e/ou de sua famlia. Calamidade Pblica, para o atendimento das vtimas de calamidade pblica, de modo a garantir a sobrevivncia e a reconstruo da autonomia destas.

Das könnte Ihnen auch gefallen